News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

PORTUGAL NOS JOGOS OLIMPICOS

Started by JotaCC, 08 de August de 2008, 15:11

Previous topic - Next topic

JotaCC

Delegações já desfilam em Pequim
PORTUGAL SERÁ O 175.º PAÍS A SURGIR NO "NINHO DE PÁSSARO"

   
15:00 - Muita alegria na delegação de Angola, que acaba de entrar no Estádio.

14.53 - A numerosa delegação espanhola entra na pista do Estádio Olímpico. No grupo está o tenista Rafael Nadal, virtual n.º 1 do ranking masculino e um dos principais favoritos para vencer a prova de ténis dos Jogos de Pequim.

A organização dos Jogos Olímpicos vendeu 60.207 bilhetes para a cerimónia de abertura, que foi ensaiada exaustivamente nos últimos 13 meses. Alguns ensaios chegaram a demorar 48 horas.

O atletismo é de longe a modalidade mais representada entre os escolhidos para carregar a bandeira dos seus respectivos países na cerimónia de abertura. Dos 204 porta-bandeiras, 91 são atletas da modalidade.

14.23 - As delegações de Taiwan (China Nacionalista) e Hong Hong são muito aplaudidas ao ingressarem na pista do "Ninho de Pássaro".

14.11 - Começam a desfilar os países. A delegação grega foi a primeira a surgir na pista do "Ninho de Pássaro".

14.10 -Termina a primeira parte da cerimónia de abertura. O espectáculo, grandioso como se previa, destacou a milenar cultura chinesa e foi idealizado pelo conceituado realizador de cinema Zhang Yimou.

14.07 - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e os primeiros-ministros da França e da Rússia, Nicolas Sarkozy e Vladimir Putin, respectivamente, são alguns dos cerca de 80 de chefes de Estado e de Governo presentes no Estádio Olímpico de Pequim.

13.52 - A organização anuncia, finalmente, quem será a última pessoa a carregar a chama olímpica: a escolhida é a antiga ginasta chinesa Li Ning.

13.42 - O Comitê Olímpico Internacional (COI) exclui Brunei da cerimônia de abertura, alegadando que o país efectuou a sua inscrição fora do prazo estipulado. A cerimónia de abertura conta, agora, com a participação de 204 países.

A cerimónia de abertura dos XXIX Jogos Olímpicos da Era Moderna, acompanhadas "in loco" por 90 mil espectadores e por 4 mil milhões de pessoas via televisão em todo o Mundo, já começou no Estádio Olímpico da capital chinesa, também conhecido por "O Ninho de Pássaro" por causa do seu estilo arquitectónico.

No total, 11.500 atletas irão desfilar na cerimónia inaugural da competição, sem dúvida o grande evento desportivo do ano.

Portugal será o 175.º país a desfilar, numa delegação composta por 92 pessoas e com o campeão mundial do triplo salto, Nelson Évora, como porta-bandeira. A ordem de entrada é ditada pelo alfabeto chinês. A Grécia, contudo, como berço dos Jogos, continua a ser a primeira nação a desfilar.

Entre os atletas presentes em Pequim irão estar na bancada do "Ninho de Pássaro" João Costa (tiro), Diana Gomes (natação) e Pedro Dias (judo).

A este momento de magia, mas também de grande desgaste físico, vão faltar todos os atletas que competem sábado (excepto João Costa, na bancada) e ainda Telma Monteiro, pois a judoca vice-campeã mundial não quer arriscar para domingo. É pela televisão, na Aldeia Olímpica, que Ana Hormigo (judo), Ana Moura (badminton), Nuno pombo (tiro com arco), Nuno Ribeiro e André Cardoso (ciclismo), Manuel Vieira da Silva (tiro/fosso olímpico) e Sara Oliveira (natação) vão assistir à cerimónia de abertura.


Nuno Ribeiro e André Cardoso controlados
TESTES A CORREDORES DE 11 SELECÇÕES

         
Nuno Ribeiro e André Cardoso foram hoje sumetidos a controlos sanguíneos, no âmbito de um acção que se estende a todas as selecções de ciclismo nos Jogos de Pequim. As análises foram feitas às 7:45 da manhã na capital chinesa, (00:45) em Lisboa.

Os dois ciclistas portugueses competem domingo na prova de estrada.

Citando fonte oficial da União Ciclista Internacional, a AFP informa que foram controlados 43 corredores de 11 selecções (Alemanha, Austrália, Áustria, Colômbia, Espanha, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Rússia e Suíça).

Além do ciclismo, diz uma fonte da UCI citada pela AFP, também as federações internacionais de atletismo, remo e pentatlo moderno têm previsto pôr em prática os seus próprios programas de controlo antes das competições.


Angela_rg

Não tem muito a ver mas hoje recebi de troco uma moeda de 2,50euros...
Parece que foram feitas por causa dos jogos olimpicos...loooooooool

JotaCC

Judo: Ana Hormigo repescada nos -48 kg

A judoca portuguesa beneficiou da vitória da coreana Ok Song Pak - que vais às meias-finais- na terceira ronda e ganhou a chance de lutar contra Kelbet Nurgazina, do Cazaquistão, aspirando ainda ao bronze.


Já estão encontradas as meias-finais:

A dupla campeã, a japonesa Ruyoko Tani, vai jogar com a romena Alina Dimitru. O outro encontro vai opor a cubana Yanet Bermoy a Ok Song Pak.

Judo: Ana Hormigo perde segundo combate

A atleta portuguesa não conseguiu resistir à coreana Ok Song Pak, perdendo por wasari. Ana terá de aguardar pelas repescagens, esperando que a coreana siga em frente.



Badminton: Ana Moura eliminada

Na ronda inaugural, a atleta madeirense não resistiu à suíça Jeaninne Cicognini e perdeu por 0-2, com parciais de 9-21 e 9-13, em pouco mais de 20 minutos.


Era a estreia do badminton feminino em Jogos Olímpicos, mas Ana Moura, 22 anos, não conseguiu parar a atleta suíça, que construiu sempre vantagens impossíveis de contrariar.


Tiro: Manuel Silva (22.º) longe da qualificação

O atirador português de fosso olímpico quedou-se no 22.º lugar, num total de 35 atletas, depois de realizadas as três séries do dia de disparos, nos Jogos Olímpicos de Pequim2008.


Na primeira séria de qualificação Manuel Silva acertou no prato por 22 vezes, tendo melhorado na segunda ronda com 23 tiros certeiros, resultado que repetiu na última série.

Amanhã disputam-se as restantes duas séries, de 25 tiros, mas as probabilidades de qualificação são muito poucas, o que leva a crer que Manuel Silva, que amanhã completa 37 anos, a não ter um dia muito feliz.

«Estou eu um bocado decepcionado, na primeira série estive muito bem até ao vigésimo prato, mas depois falhei o primeiro e o último», o atleta do fosso olímpico diz ter tido dificuldades com o calor e a humidade.

Os objectivos de Manuel Silva, que regressa aos Jogos Olímpicos passados 12 anos, era fazer melhor do que nos JO de Atlanta, onde foi sétimo.


Tiro: João Costa em 18º

O atirador português, que competiu em pistola de ar comprimido a 10 metros, não teve resultado suficiente para chegar à final. Ficou na 18.ª posição entre 48 participantes.

João Costa até co,eçou bem, sendo o único a fazer o pleno de 100 pontos na primeira série de tiros. Acabou por somar 579 pontos ao longo das seis séries de tiros, ficando no 18.º lugar.

João Costa vai ainda competir na sua modalidade mais forte, tiro com pistola de ar comprimido a 50 metros.

O chinês Pang Wei lidera a qualificação com 586 pontos, seguido do sul-coreano Jong Ho Jihn e do norte coreano Jong Su Kim.



JotaCC

Judo: Hormigo mais perto do bronze

A judoca portuguesa Ana Homerigo venceu a cazaque Kelbet Nurgazina, por bloqueio triangular, no segundo jogo da repescagem da categoria de -48 quilos e garantiu um lugar na final da repescagem, onde vai defrontar a russa Luydmila Bogdanova.
Em caso de vitória sobre a russa, que afastou Michaela Baschin, da Alemanha, a portuguesa irá disputar o combate de atribuição da medalha de bronze.


Samuel Sanchez conquista título
ESPANHÓIS CONTINUAM EM GRANDE
      
Samuel Sanchez sagrou-se campeão olímpico de estrada, depois de bater o italiano Davide Rebellin e o suíço Fabian Cancellara, que acabaram por conquistar as medalhas de prata e bronze, respectivamente.

O português Nuno Ribeiro foi 28.º classificado, chegando no terceiro grupo, a 2,28 minutos de Sanchez


Para os espanhóis, foi mais um sucesso, depois do triunfo de Alberto Contador na Volta à Itália e Carlos Sastre na Volta a França. Hoje, os dois espanhóis mais talhados para provas por etapas não tiveram problemas em desempenharem o papel de gregários, protagonizando papel importante no controlo da corrida.

O ataque decisivo foi lançado pelo australiano Cadel Evans, que "partiu" o grupo da frente à entrada para a última volta. Na sequência de diversos ataques e contra-ataques, acabaram por ficar na frente Andy Schleck, que lançou o ataque decisivo para a selecção final, Davide Rebellin e Samuel Sanchez. À entrada do último quilómetros, juntaram-se-lhes Michael Rogers, Alexander Kolobnev e Fabian Cancellara.

No sprint final, Sanchez (de 28 anos e natural de Oviedo) bateu claramente Rebellin, um especialista neste tipo de chegadas.

Os grandes favoritos à partida, Paolo Bettini (campeão em Atenas'2004) e Alejandro Valverde, chegaram no segundo grupo, a poucos segundos do sexteto da frente.

Classificações
1. Samuel Sanchez (Espanha) 6.23 49 horas
2. Davide Rebellin (Itália) m.t.
3. Fabian Cancellara (Suíça) m.t.
4. Alexander Kolobnev (Rússia) m.t.
5. Andy Schleck (Luxemburgo) m.t.
6. Michael Rogers (Austrália) m.t.
(...)
28. Nuno Ribeiro (Portugal) a 2,28 m

fjmp_scb

[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

JotaCC

Tiro/pistola: João Costa afastado da final

O atirador João Costa falhou hoje a passagem à final da disciplina de pistola de ar comprimido (10 metros), ao terminar a sua prova no 18º lugar com 579 pontos, com uma média de 9,65. João Costa ficou a dois pontos do último apurado, o francês Walter Lapeyre, que concluiu a fase de apuramento no oitavo posto. A qualificação para a final estava dividida em seis séries, em que os atiradores podiam obter um máximo de 100 pontos, tendo João Costa registado 100 pontos (1ª série), 95 (2ª), 97 (3ª), 95 (4ª), 97 (5ª) e 95 (6ª). A participação de João Costa nos Jogos Olímpicos ainda não terminou, já que o atirador ainda participará na pistola livre (50 metros), que é a sua especialidade e em que lidera o 'ranking' mundial.

JotaCC

Judo: Ana Hormigo terminou no quadro de honra

Ana Hormigo, da categoria de -48 kg, terminou a sua participação no Torneio de Judo dos Jogos Olímpicos em sétimo lugar, depois de ter perdido com a russa Ludmila Bogdanova, no acesso ao combate para a medalha de bronze. Ana Hormigo sempre disse que seria honroso terminar no quadro de honra (sete primeiros classificados), naquela que foi a sua estreia nuns Jogos Olímpicos, embora a judoca de Castelo Branco não deixasse de sonhar com as medalhas. Nos confrontos anteriores com a judoca russa Hormigo registava um empate. Bodganova venceu em 2007, no Super A de Moscovo (medalha de prata), e a portuguesa triunfou já este ano, no decorrer dos Europeus de Judo de Lisboa, onde foi terceira classificada. No combate de hoje, Hormigo teve uma desvantagem de waza-ari e ainda pontuou com um yuko, por castigo dos juízes à postura defensiva de Bogdanova, mas insuficiente para ganhar e ter acesso à luta pelo bronze.

JotaCC

#7
Natação: Sara Oliveira bate recorde nacional

Sara Oliveira terminou a «Heat 3» dos 100 metros mariposa do Jogos Olímpicos de Pequim na terceira posição com o tempo de 59.48 segundos, o que corresponde um novo recorde nacional. Ainda assim, a nadadora portuguesa não conseguiu o acesso à meias-finais.
Sara Oliveira, que melhorou a sua anterior marca pessoal (59.07), ficou a 0.41 segundos da primeira classificada deste «Heat», a austríaca Birgit Koschischek.
Na geral, a atleta do FC Porto ficou no 35.º lugar, falhando assim o acesso às meias-finais.



Tiro com arco: Nuno Pombo na final

O português Nuno Pombo qualificou-se para a final da prova individual de tiro com arco dos Jogos Olímpicos de Pequim, depois de terminar a fase de qualificação no 42.º lugar, com 650 pontos, o que corresponde um novo recorde nacional.
A prova contou com um total de 64 participantes e terminou com a vitória do mexicano Rene Serrano, com 679 pontos.

JotaCC

 Jorge Lima/Francisco Andrade (Vela) em décimo
A dupla portuguesa Jorge Lima/Francisco Andrade ocupa o décimo lugar na classe 49er, após as três primeiras regatas deste domingo.

O melhor resultado foi alcançado na segunda etapa do dia, com os portugueses a terminarem na sétima posição (sete pontos). Na primeira ficaram em 12º e na última em nono, num total de 28 pontos.

O Reino Unido lidera com 12 pontos, seguido da Itália (13) e da Dinamarca (16). Portugal tem os mesmos 28 que o Japão (9º) e Espanha (8ª).



Pedro Fraga e Nuno Mendes (Remo) em terceiro na eliminatória

Os remadores Pedro Fraga e Nuno Mendes terminaram este domingo na terceira posição a eliminatória de scull ligeiro (LMx2), ganha pelos favoritos, os neozelandeses Storm Uru e Peter Taylor, que já tinham batido os portugueses na primeira regata de qualificação para os Jogos.

Pedro Fraga e Nuno Mendes falharam, porém, o apuramento directo para as meias-finais, mas os vice-campeões do mundo sub-23 em 2003 e 2004 estão entre as equipas repescadas.

A dupla francesa Maxime Goisset/Frederic Dufour foi segunda classificada.



Pedro Dias (judo) repescado para o bronze
Pedro Dias acaba de ser afastado do ouro por Chol Min Pak, norte-coreano, na categoria -66 quilos dos Jogos Olímpicos Pequim 2008.

O judoca português, repescado, irá agora lutar pela medalha de bronze.

Pedro Dias tinha afastado o campeão do Mundo João Derly a categoria de -66 quilos e segue para os quartos-de-final dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

O judoca português demonstrou a combatividade que se lhe reconhece e beneficiou de alguma passividade do brasileiro que ostenta o título mudial. De resto, a equipa de arbitragem acabou por recohecer e punir as escassas iniciativas de ataque de Derly.

Os últimos segudos foram de alguma dificuldade para o português que no entanto segurou a vantagem.

Antes, o judoca Pedro Dias tinha vencido o primeiro combate na categoria de -66kg dos Jogos Olímpicos Pequim 2008. O português afastou o venezuelano Ludwig Ortiz por waza-ari.

Pedro Dias, limitado por algumas dores no ombro, aplicou uma projecção quase perfeita de costas a 27 segundos do fim, movimento que garantiu a vitória.

O judoca do Sport Algés e Dafundo, 20º do ranking mundial e estreante em Jogos Olímpicos, teve uma atitude mais defensiva do que o sul americano (71º).

Pedro Dias magoou-se na cabeça, sendo obrigado a colocar uma ligadura.



Telma Monteiro (judo) afastada da medalha de ouro

Telma Monteiro acaba de ser afastada da medalha de ouro pela campeã olímpica, a chinesa Dongmei Xian, na categoria de -52 quilos dos Jogos Olímpicos Pequim 2008.

A portuguesa chegou a estar em vantagem, mas a chinesa, fortemente apoiada pelo seu público, deu a volta a meio do combate e segurou a vitória até ao fim.

Telma Monteiro será repescada e irá lutar pela medalha de bronze.

A judoca portuguesa Telma Monteiro tinha vencido, também este domingo, o primeiro combate nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, na categoria de -52 quilos.

Telma Monteiro entrou ao ataque e em dois miutos resolveu o combate, derrotando a russa Anna Kharitonova.

Segunda do ranking mundial, Telma Monteiro terminou o combate com duplo waza-ari. Antes já tinha feito um yuko (projecção de lado) e um Koka (projecção de ombro).

Pireks_23

Pequim 2008: Marco Vasconcelos (Badminton) afastado na 1ª ronda
Atleta português fica pelo caminho pelos terceiros Jogos consecutivos

Marco Vasconcelos não conseguiu ultrapassar a primeira eliminatória de Badminton e ficou este domingo pelo caminho nos Jogos Olímpicos de Pequim, tal como sucedera em Atenas 2004 e Sidney 2000.

O indiano Anup Sridhar foi mais eficaz e seguro, por oposição ao atleta português que, depois de um início promissor em que esteve em vantagem, viria a perder o primeiro set por 21-16. Os erros não forçados condenaram Marco Vasconcelos novamente no segundo set, que terminou 21-14.

Portugal fica, assim, sem representantes no Badminton, depois de Ana Moura ter sido afastada na eliminatória da véspera.

Zav

Vela (RS:X): João Rodrigues 10.º na segunda regata

João Rodrigues terminou a segunda e última regata do dia na 10.ª posição, ocupando agora o 16.º posto na classificação geral, com 28 pontos.

Zav

Vela (470): Marinho e Nunes descem para terceiro lugar

Após a segunda e última regata do dia, Álvaro Marinho e Miguel Nunes ocupam o terceiro lugar. Nesta segunda corrida acabaram na décima posição, descendo assim um lugar.

   

Classificação:
1. França 9,0 pts
(Nicolas Charbonnier, Olivier Bausset)
2. Espanha 10,0
(Onan Barreiros, Aaron Sarmiento)
3. Portugal 10,0
(Álvaro Marinho, Miguel Nunes)

JotaCC

Judo/-73kg/Masc: João Pina já afastado das medalhas

João Pina ficou hoje cedo arredado da luta pelas medalhas na competição de -73 kg, tendo apenas vencido o seu primeiro combate e perdido os dois seguintes. Um koka a nove segundos do fim do primeiro combate de repescagem terminou de vez com o sonho de Pina em atingir o pódio na prova, perdendo com o japonês Yusuke Kanamaru, medalha de bronze nos mundiais de 2007 e prata em 2001. Depois do sétimo lugar de Ana Hormigo e do nono de Telma Monteiro e Pedro Dias, o judo nacional continua longe das pretendidas medalhas, com João Pina a ficar em 11º. João Neto, campeão europeu em -81 kg, vai, amanhã, ter a última oportunidade para o judo nacional de chegar ao pódio.



Zav

Sayonara João Pina

O judoca português , João Pina, não conseguiu ultrapassar o adversário japonês, Yusuke Kanamaru, no combate de repescagem e termina a participação nos Jogos de Pequim em 9º lugar da tabela.

Depois de ter triunfado diante do canadiano Nicholas Triton, no combate de estreia, Pina havia sido derrotado pelo iraniano, Ali Malomat, na segunda eliminatória, restando-lhe as repescagens para tentar alcançar o "bronze".

JotaCC

Pequim 2008: João Neto falha acesso às meias-finais e corre para o bronze

João Neto perdeu com o sul-coreano Jaebum Kim ao quarto combate do torneio olímpico, quando se jogava o acesso às meias-finais na categoria de -81 kg. O português, que tinha afastado já três adversários, tem ainda oportunidade de lutar pela medalha de bronze.

O combate com Kim, campeão asiático, foi muito equilibrado e apenas ficou decidido em ponto de ouro. Ao fim dos cinco minutos regulamentares os dois judocas não decidiram o embate, pelo que disputaram um período-extra, onde venceria o primeiro a pontuar. Esse período também não trazia novidades, até que a pouco mais de dois minutos do fim o trio de juizes, após conferenciar, penalizou João Neto por falta de combatividade, atribuindo um koka ao atleta sul-coreano. Na base da decisão está o facto de o coreano ter atacado cinco vezes contra apenas uma de João Neto.

O português, campeão da Europa, teve uma entrada fulgurante em prova. Começou por vencer o georgiano Saba Gavashelishvili, depois bateu o albanês Edmond Topalli e a seguir o cubano Oscar Cardenas, sempre por ippon.

Como apenas foi eliminado nos quartos-de-final, João Neto vai ser repescado directamente para a corrida à medalha de bronze.

JotaCC

Gustavo Lima segue em quarto lugar no "Laser"

O velejador português Gustavo Lima continua bem na "classe laser" da vela nos Jogos Olímpicos Pequim'2008, ao terminar as duas primeiras regatas no quarto lugar, em igualdade com o terceiro. Gustavo Lima foi quinto na primeira regata e oitavo na segunda, totalizando 13 pontos, os mesmos do argentino Júlio Alsogaray, terceiro, que venceu a primeira regata e foi 12º. na segunda. O neo-zelândês Andrew Murdoch segue na liderança, com sete pontos (segundo na primeira regata e quinto na segunda), e o italiano Diana Daniela Raponi é segundo, com nove (sexto e terceiro).


Pedro Fraga e Nuno Mendes nas meias-finais de "double scull"

A dupla de remadores Pedro Fraga e Nuno Mendes ganhou a segunda série de repescagens da categoria de "double scull" ligeiros (LM2x) dos Jogos Olímpicos de Pequim'2008 e prossegue em competição, seguindo assim para as meias-finais, a realizar na próxima quinta-feira. Com uma recuperação notável nos últimos 500 metros, em que passaram de quarto para primeiro lugar, os portugueses terminaram o percurso de dois quilómetros em 6,39,07 minutos, à frente das embarcações de Cuba (6,40,15), Japão (6,43,03), Hungria, Índia e Coreia do Sul.

JotaCC

Tiago Venâncio eliminado nos 100 metros livres

O nadador português Tiago Venâncio fez o 45º. tempo dos 100 metros livres dos Jogos Olímpicos de Pequim'2008, ao percorrer a distância em 50,30 segundos, registo que lhe valeu o sétimo lugar na quinta série e o consequente afastamento da prova. A melhor marca das nove eliminatórias foi obtida pelo francês Alain Bernard, que cumpriu a distância em 47,85 segundos.

João Rodrigues 13º classificado em RS:X

O velejador português João Rodrigues, campeão da Europa e vice-campeão do Mundo em título, segue no 13º. lugar após as primeiras quatro regatas da classe RS:X dos Jogos Olímpicos Pequim'2008. Depois de ontem ter marcado um 18º. lugar e um 10º., Rodrigues obteve hoje um 10º. posto, na terceira regata, e um oitavo, na quarta. Ao fim de quatro regatas, João Rodrigues é pois 13º., com 46 pontos, numa classe que é comandada pelo israelita Shahar Zubari, que soma escassos oito pontos, com duas vitórias e outros tantos terceiros lugares.


SCM

Ainda não temos nenhuma medalha. >:( >:( >:(
É bom viver o Braga.

Pireks_23

Ainda falta a Vanessa Fernandes  :)

JotaCC

Pequim 2008: Nuno Pombo eliminado no tiro com arco

Nuno Pombo foi afastado do torneio olímpico do tiro com arco, falhando o acesso aos 16 avos-de-final. O português, que se despede da sua terceira presença em Jogos Olímpicos, perdeu com o turco Yusuf Goktug Ergin por apenas três pontos, 106-103.

O objectivo de Nuno Pombo era bater o seu próprio recorde nacional de 113 pontos, estabelecido há dois meses em Boé, França, quando venceu o torneio de apuramento olímpico, mas ficou longe das expectativas e volta a ser eliminado na primeira ronda do torneio. O arqueiro já tinha estado em prova no fim-de-semana, mas apenas nas qualificativas para definir o «ranking».

Na prova de Pequim 20008, Pombo mostrou dificuldades de acerto da mira, ora apontando acima, ora abaixo, só tendo encontrado a mira correcta na metade final da eliminatória.

O português, que foi 42º do ranking após as qualificações de sábado, começou mal e foi progredindo, realizando uma segunda metade de prova melhor que o seu adversário (23º), mas já sem conseguir recuperar a desvantagem, que a meio era de seis pontos.