News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 01/08

Started by JotaCC, 01 de August de 2008, 08:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Banho de identidade no arranque da época

Plantel, equipa técnica, directores e administradores da SAD do Braga vestiram ontem o traje oficial das grandes ocasiões que não se jogam no relvado para uma recepção oficial no salão nobre da Câmara Municipal de Braga. António Salvado, líder do emblema, fugiu ao fato oficial e, em vez da gravata vermelha que o cinza escuro dominante coloca em evidência, escolheu um rosa pálido, a remeter para a cor do socialismo da autarquia que acolhe o clube. O salão, que é pequenino, mas carregado de História, encheu-se para a ocasião, a que o autarca Mesquita Machado retirou toda a solenidade, simplificando o protocolo: recebeu-os sem gravata, porque, afinal, do que se tratava era de acolher o Braga em casa, num aceno a desejar uma época vitoriosa, e com os de casa não se faz cerimónia ou, quando muito, reduz-se ao mínimo as distâncias. António Salvador agiu no mesmo sentido, encurtou-as ainda mais quando ofereceu, ao presidente da autarquia, a camisola 12, que ele vestiu mesmo ali.

As primeiras palavras foram de António Salvador, para "agradecer" a associação do município ao Torneio Internacional Cidade de Braga, que hoje se inicia, e adoptou o autarca como inspiração para "dignificar a cidade, tal como faz há 30... 29... 32 anos" - a confusão é natural, pois Mesquita Machado é dos autarcas mais antigos da democracia portuguesa. Desde ontem, é também, oficialmente, um dos símbolos da equipa, o dono da camisola 12, um exclusivo que retribuiu com a oferta de um livro com imagens de Braga, do que o concelho mudou no último quarto de século, mais uma metáfora para a expectativa de "grande sucesso" e de conquista de "um galardão" do anfitrião perante a equipa de Jorge Jesus, que foi conhecer, jogador a jogador. Sem solenidade, mas com simbolismo, cumprimentou todo o plantel, logo no pontapé de saída, num jogo de cortesia bem humorada conduzido por Wender, um dos capitães - as canadianas aconselhavam a manter Paulo Jorge sentado.

Academia continua a ser um sonho adiado

De cada vez que a autarquia e o Braga se juntam em cerimónias de carácter oficial, é reavivada a esperança de que seja dessa vez que tem lugar o anúncio do arranque da construção da academia do clube. O projecto é um objectivo primordial para o presidente António Salvador, que, para lá da consolidação dos resultados no campeonato principal - a conquista de um troféu e a participação na Taça UEFA são metas para a nova temporada -, pretende dotar o emblema de infra-estruturas de alto nível. Ainda não foi ontem que o sonho passou ao terreno, mas Mesquita Machado garante que há progressos e que o desejo é comum: "Tenho dialogado periodicamente com o Braga, e, quando houver oportunidade, o resultado será transmitido. Sendo o Braga a colectividade mais representativa, sem ofensa para as demais, não deixaríamos de colaborar."

Adversários, cuidem-se!

O Braga ainda tem muito o que jogar para atingir a primeira meta da nova época - a participação na fase de grupos da Taça UEFA -, mas nem um autarca e dirigente do futebol experimentado como Mesquita Machado resiste ao entusiasmo, perante a forma como a equipa superou a eliminatória da Intertoto. "Estou certo de que vamos festejar, e muito", antecipou, colocando-se na pele de adepto. "Os nossos adversários que se acautelem. Não tenho dúvidas de que o valor desta equipa nos acalenta muitas esperanças."

Uma cidade em campo

Para lá do protocolo, o Braga a e autarquia local estão unidos, neste arranque de temporada, na organização do Torneio Internacional Cidade de Braga, a que a segunda entidade se associou. A prova, que tem bilhetes a preços simbólicos - €5 e €10 -, juntará, no Estádio Axa, hoje e domingo, a equipa da casa, dirigida por Jorge Jesus, o tricampeão nacional FC Porto, o Leixões e ainda os italianos do Cagliari, que têm em comum com os bracarenses o contrato para o fornecimento do equipamento, responsabilidade da Macron.


Rentería finalmente ao alcance visual

Caso não suceda qualquer imprevisto, Rentería deverá desembarcar esta manhã (6h00) no aeroporto Sá Carneiro, em trânsito para Braga. Será uma questão de pouco tempo até o avançado se juntar oficialmente aos "Guerreiros do Minho". O jogador já foi informado sobre o seu destino, mas hoje ainda deverá discutir, com a administração da SAD do FC Porto, alguns pormenores relacionados com o empréstimo aos minhotos, que será válido por uma época. "Só aceitará ser cedido ao Braga em condições financeiras muito boas", explicou Jorge Machado, o agente do ponta-de-lança, confirmando que Rentería se meteu no avião em Bogotá, capital da Colômbia, já com o visto de entrada em Portugal na mão, documento que protelou a sua viagem durante vários dias. Ligado ao FC Porto por mais três épocas, Rentería chegou a sonhar com um regresso ao Dragão pela porta grande, depois de um ano de empréstimo, bastante frutuoso, aos franceses do Estrasburgo, mas depressa percebeu que não entrava nas contas do técnico Jesualdo Ferreira, que, só para a posição de ponta-de-lança, dispõe de quatro opções de luxo: Lisandro, Farías, Rabiola e Hulk. Aos olhos de Jorge Jesus, o internacional colombiano, de 23 anos, encaixará de forma perfeita no ataque arsenalista, onde já figuram Meyong, Paulo César, Linz e Orlando Sá (será emprestado). Resolvida a sua situação com o clube portista, Rentería deverá seguir de imediato para Braga, sendo previsível a sua apresentação a partir de amanhã, a menos que os minhotos façam questão de mostrá-lo aos sócios já esta tarde, na abertura do Torneio Internacional Cidade de Braga, antes do jogo com os italianos do Cagliari. Para não variar, o Braga prepara-se então para cortar a meta em primeiro lugar em mais uma corrida envolvendo reforços, deixando para trás o Guimarães e o Rapid de Bucareste (Roménia), que chegou a ser hipótese, no âmbito da transferência do lateral Sapunaru para o FC Porto.


Intervalo activo na competição

Ao invés das outras equipas, a pré-época do Braga tem sido encarada muito a sério. É verdade que ninguém brinca em serviço nesta fase de preparação, mas, para os minhotos, o mês de Julho foi vivido intensamente e com grande significado, pois entraram em acção na segunda eliminatória da Taça Intertoto, afastando os turcos dos Sivasspor com vitórias por 2-0, na primeira mão, e por 3-0, na segunda. Antes, apenas houve tempo para particulares com o Freamunde e o Leiria, que redundaram numa vitória (2-0) e num empate (1-1), respectivamente. Ou seja, estes "Guerreiros do Minho" comandados por Jorge Jesus parecem ser invencíveis e poderão mesmo sair consagrados com esse título do Torneio Internacional Cidade de Braga, que abre hoje com os jogos Braga-Cagliari, durante o qual Leone terá a oportunidade de rever o ex-companheiro Jaidi (Vicenza), e o FC Porto-Leixões. Será um descanso activo para os arsenalistas, pois a segunda pré-eliminatória da Taça UEFA está mesmo à porta. O vencedor será apurado pela máxima pontuação conseguida nos dois jogos da competição, sendo curioso o facto de Braga e FC Porto não se defrontarem entre si, assim como o Leixões e o Cagliari. O torneio será transmitido em directo pela Sport TV, mas a organização acredita que será um êxito em termos de assistência, tendo colocado à venda bilhetes a preços convidativos: cinco euros para os sócios dos clubes participantes e dez para o público em geral. Ninguém arrisca estimativas, mas é bem provável que o Estádio AXA se apresente bem composto.

Quadro de jogos


Dia 1 (hoje)

18h30 Braga-Cagliari

21h15 FC Porto-Leixões

Dia 3 (domingo)

18h15 FC Porto-Cagliari

20h45 Braga-Leixões



Mais tempo para Dani


Dispensado por Jorge Jesus, Dani Mallo deverá prosseguir a sua carreira em Espanha. O guarda-redes espanhol reuniu-se ontem de manhã com o "manager" Carlos Freitas, tendo pedido dispensa por mais alguns dias para resolver a sua situação. Ontem, terminava em Espanha o prazo para os clubes regularizarem a sua situação com o fisco, e o guardião acredita que muito em breve avançarão na sua direcção, sendo certo que foi sondado por um clube da I Liga e dois da segunda, depois de ter rejeitado convites da Académica e do Leixões. Paulo Santos também aguarda colocação.

Quarteto com restrições

Com Luis Aguiar novamente a todo o vapor, recuperado que está de um problema na região abdominal, o lote de jogadores entregues aos cuidados do departamento médico resume-se a Paulo César, Bruno Tiago, Mário Felgueiras e Paulo Jorge. Os quatro jogadores trabalharam à parte do grupo, numa sessão matinal que decorreu à porta fechada, e poderão não entrar na convocatória para o jogo desta tarde com o Cagliari, na abertura do Torneio Internacional Cidade de Braga. Pela manhã, haverá mais um treino.



INQUÉRITO ONLINE REALIZADO NOS DIAS 30 E 31 DE JULHO

Teme que o impasse na chegada de Rentería comprometa o ingresso do avançado no Braga?

A mini-novela protagonizada por Rentería na Colômbia foi acompanhada serenamente pelos adeptos. Numa votação "online" promovida por O JOGO, 56% de um universo de 942 votantes entende que a chegada co avançado a Braga nunca esteve em risco devido aos problemas burocráticos (visto de entrada em Portugal) que o retiveram no seu país.

NÃO

56%

SIM

44%

Nº de participantes: 942


O JOGO

JotaCC

Torneio arranca hoje
MOSSORÓ E MEYONG DEVEM DEFRONTAR O CAGLIARI
      
O pontapé de saída no Torneio Internacional Cidade de Braga vai ser dado hoje, pelas 18.30.

O Sp. Braga defronta os italianos do Cagliari, num jogo que deve marcar a estreia dos últimos reforços arsenalistas com a camisola vermelha e branca: Márcio Mossoró e Meyong já estão às ordens de Jorge Jesus e os adeptos esperam vê-los em acção esta tarde.

Às 21.15 terá lugar o encontro entre FC Porto e Leixões. Recorde-se que os bilhetes custam 5 euros (sócios) e 10 euros (público).

Esperado na cidade dos arcebispos, mas talvez só para o fim-de-semana, é Renteria. O avançado colombiano saiu ontem da Colômbia e chega esta manhã à cidade do Porto.

RECORD

JotaCC

"Valor da equipa acalenta esperança"
A comitiva arsenalista foi recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da autarquia, Mesquita Machado. O autarca deposita confiança no novo plantel e espera festejos no final da época.
   
Wender foi o 'cicerone' de serviço. Coube ao número 15 do Sp. Braga apresentar as novas caras do plantel minhoto para a época 2008/09 ao presidente da autarquia, Mesquita Machado, durante a recepção da comitiva arsenalista nos Paços do Concelho. Um novo plantel que o autarca já tinha visto em acção no jogo da Taça Intertoto com o Sivasspor e cujo valor fez questão de reforçar, em jeito de votos para a temporada que está aí à porta.
"Não tenho dúvidas nenhumas que o valor desta equipa nos acalenta profundas esperanças. Se as coisas correrem bem, estou certo que a equipa nos vai dar muitas alegrias. No final da época, normalmente, abrimos as portas para festejar qualquer coisa, estou certo que esta temporada vamos festejar, e muito. Os nossos adversários que se acautelem", sublinhou Mesquita Machado, pouco depois de receber das mãos do presidente do Sp. Braga a camisola número 12. O 'reforço' acredita no sucesso de uma equipa que diz ser "excelente" e um valor que "ajuda na afirmação de Braga" enquanto cidade e distrito.

A comitiva arsenalista - presidida por António Salvador - juntou administradores, equipa técnica, atletas e staff, numa visita que serviu para o estreitar de relações entre autarquia e clube. "Trabalhámos, afincadamente, para que todos os dias este clube seja um digno representante desta cidade, tanto no país como na Europa", frisou Salvador.
Quanto à futura Academia, Mesquita Machado revelou que ainda "não está nada definido" no que diz respeito aos terrenos onde ficará instalada: "estamos abertos a colaborar com o Sp. Braga. Tenho dialogado periodicamente, senão diariamente, com o Sp. Braga. O objectivo da autarquia é estar sempre de mãos dadas com as suas colectividades".

CM

JotaCC

"Guerreiros" na Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Braga recebeu, ontem, o plantel profissional de futebol do Sporting de Braga e mostrou-se convicto que eles serão capazes de fazer uma boa época.

DM

JotaCC

Sporting de Braga e Vitória de Guimarães conhecem hoje adversários europeus     

A cidade de Nyon, na Suiça, é hoje palco dos sorteios das pré-eliminatórias da Taça UEFA e da Liga dos Campeões, com o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães a conhecerem os próximos adversários no trilho europeu.

Depois de terem eliminado os turcos do Sivasspor para a Taça Intertoto, os bracarenses entram agora na segunda pré-eliminatória da Taça UEFA e são cabeças-de-série. Colocados no pote da Europa Sul, o adversário mais sonante do grupo é o Hadjuk Split, da Croácia. Viagens ao leste são de evitar e por isso os representantes mais apetecíveis são de Chipre, Malta ou Andorra.

Já o Vitória de Guimarães não é cabeça-de-série e pode surgir-lhe no caminho um colosso europeu. Os minhotos querem entrar na fase de grupos, mas é preciso evitar equipas como o Liverpool, Arsenal, Juventude ou Barcelona.

Manuel Cajuda considera que seja qualquer for o adversário o objectivo é seguir em frente.

O sorteio está agendado para o final da manhã em Nyon, na Suiça.


Estádio AXA recebe hoje primeira jornada do Torneio Internacional Cidade Braga    

O Estádio AXA recebe hoje a primeira jornada do Torneio Internacional de Braga. O Sporting de Braga defronta os italianos do Cagliari, enquanto que o Futebol Clube do Porto vai medir forças com o Leixões.

Os jogos duram noventa minutos e no final vai haver lugar à marcação de grandes penalidades, para um eventual desempate, já que não há confrontos entre todas as equipas.

Rui Miguel Graça, CIN, faz a antevisão deste primeiro dia.

O vencedor do Torneio vai receber um troféu inspirado nas linhas do Estádio AXA, composto por prata, filigrana e avantcraft.

ANTENA MINHO

JotaCC

Sp. Braga conhece adversário esta sexta-feira

O Sp. Braga vai conhecer esta sexta-feira o adversário da segunda pré-eliminatória da Taça UEFA no sorteio que está marcado para Nyon (Suíça) depois de conhecidos os vencedores da primeira pré-eliminatória que ficou completa esta quinta-feira com os jogos da segunda mão.

O clube minhoto qualificou-se através da Taça Intertoto e terá ainda de passar esta pré-eliminatória para poder jogar a primeira eliminatória da Taça UEFA.

Resultados da primeira pré-eliminatória da Taça UEFA (entre parentes resultados da primeira mão):
Zestafoni-Gyor, 1-2 (1-1)
WIT Georgia-Trnava, 1-0 (2-2)
Banants Yerevan-SV Salzburg, 0-3 (0-7)
Olimpik-Vojvodina Novi Sad, 1-1 (0-1)
Borac C.-Dacia Chisinau, 3-1 (1-1)
L. Metalurgs-Glentoran, 2-0 (1-1)
Milano Kumanovo-Omonia Nicósia, 1-2 (0-2)
Mogren Budva-Hapoel Kiryat Shmona, 0-3 (1-1)
Flora Tallinn-Djurgarden, 2-2 (0-0)
Birkirkara Hajduk Split 0-3 (0-4)
Gomel-Legia Warsaw, 1-4 (0-0)
Haka Valkeakoski-Cork City, 4-0 (2-2)
Nistru Otaci-Hertha BSC, 0-0 (1-8)
Viking-Vetra, 2-0 (0-1)
APOEL Nicósia-Pelister, 1-0 (0-0)
FC Midtjylland-Bangor City, 4-0 (6-1)
Kalmar Racing-FC Union Luxembourg, 7-1 (3-0)
B36 Torshavn-Brondby, 0-2 (0-1)
Zilina MTZ-RIPO Minsk, 1-0 (2-2)
TNS-Suduva 0-1 (0-1)
Akranes-Honka, 2-1 (0-3)
Debrecen-Shakhtyor Karagandy, 1-0 (1-1)
FC Copenhagen-Cliftonville, 7-0 (4-0)
Grevenmacher-Hafnarfjordur, 1-5 (3-2)
Partizani-Siroki Brijeg 1-3 (0-0)
Vllaznia-NK Koper 0-0 (2-1)
Bellinzona-Ararat, 3-1 (1-0)
Slaven Belupo-Marsaxlokk FC, 4-0 (4-0)
Austria Vienna-Tobol Kostanay, 2-0 (0-1)
Juvenes/Dogana-Hapoel Tel Aviv, 0-2 (0-3)
Sant Julia-Cherno More Varna, 0-5 (4-0)
Zrinski-Vaduz, 3-0 (2-1)
Interblock-Zeta Golubovci, 1-0 (1-1)
Lech Poznan-Khazar Lenkoran, 4-1 (1-0)
St. Patricks-Olimps, 2-0 (1-0)
Manchester City-EB/Streymur, 2-0 (2-0)
FC Nordsjaelland-TVMK Tallin, 5-0 (3-0)

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga joga com NK Zrinjski (Bósnia) na Taça UEFA

O Sp. Braga vai defrontar o NK Zrinjski (Bósnia).

Os jogos da segunda pré-eliminatória da Taça UEFA disputam-se a 14 e 28 de Agosto.

Todos os jogos da segunda pré-eliminatória da Taça UEFA

NK Siroki Brijeg (Bósnia)-Besiktas (Turquia)
Sp. Braga (Portugal)-NK Zrinjski (Bósnia)
Lokomotiv Sofia-FK Borac (Sérvia)
Vojvodina (Sérvia)-Hapoel Tel-Aviv (Israel)
Aris (Grécia)-Slaven Koprivnica (Croácia)

Litex-Hapoel Shmona
Deportivo Corunha-Hajduk Split
Apoel FC-Estrela Vermelha
KS Vllznia-Nápoles
Maccabi Netanya-Cherno More Varna
AC Omonia-AEK Atenas

Metalurgs-Vaslui
Zurique-Sturm Graz
Estugarda-Gyori Eto FC
Lech Poznan-Grasshopper
Slovan Liberec-Zilina


As equipas apuradas participam depois na primeira eliminatória da Taça UEFA. Só os vencedores irão para a fase de grupos.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Zrinjski no caminho do Sp. Braga

O NK Zrinjski Mostar, da Bósnia Herzegovina, vai ser o adversário do Sp. Braga na segunda pré-eliminatória da Taça UEFA, ditou o sorteio realizado hoje na sede da UEFA, em Nyon, Suíça.

Os arsenalistas recebem, a 14 de Agosto, o Zrinski em Braga, no jogo da primeira «mão», enquanto o jogo decisivo será disputado na Bósnia Herzegovina a 28 do mesmo mês.

Os minhotos garantiram a presença no sorteio da Taça UEFA após eliminarem o Sivasspor, da Turquia, (2-0 e 3-0) na terceira ronda da Taça Intertoto.

A BOLA

JotaCC

#8
NK Zrinsjki é o adversário uefeiro
EQUIPA BÓSNIA É POUCO CONHECIDA
      
O Sp. Braga vai defrontar o desconhecido NK Zrinsjki, da Bósnia-Herzegovina, na 2.ª pré-eliminatória da Taça UEFA.

A equipa bósnia, na eliminatória anterior da competição, passou sem grandes problemas pelo Vaduz, da Suíça, com duas vitórias - 2-1 e 3-0.

O primeiro encontro será disputado em Braga, no dia 14 de Agosto, com a 2.ª mão marcada para 28 de Agosto, na Bósnia

RECORD

JotaCC

Taça UEFA - Sporting de Braga defronta NK Zrinjski Mostar

Nyon, Suíça, 01 Ago (Lusa) - O Sporting de Braga vai defrontar os bósnios do NK Zrinjski Mostar na segunda pré-eliminatória da Taça UEFA em futebol, ditou o sorteio realizado hoje na sede da UEFA, em Nyon, Suíça.

O encontro da primeira "mão" realiza-se a 14 de Agosto, em Portugal, e o da segunda a 28, na Bósnia-Herzegovina.

A formação "arsenalista", que procura juntar-se a Benfica, Marítimo e Vitória de Setúbal, qualificou-se para a segunda pré-eliminatória ao superar os turcos do Sivasspor (2-0 fora e 3-0 em casa) na terceira ronda da Taça Intertoto.

LUSA

JotaCC

Zrinjski no caminho do Braga

O Sporting de Braga vai defrontar o NK Zrinjski na segunda pré-eliminatória da Taça UEFA, na sequência do sorteio realizado esta sexta-feira em Nyon, na Suíça.

Vencedor da Taça
Cabeça-de-série à partida do sorteio, o Braga, que terminou a última edição da Liga portuguesa na sétima posição, terá pela frente o vencedor da Taça da Bósnia-Herzegovina. Baseado em Mostar, o Zrinjski chegou a esta ronda após afastar o FC Vaduz, do Liechtenstein, tendo vencido fora por 2-1, antes de selar o apuramento com um triunfo em casa, por 3-0. O Braga, que esta temporada é orientado por Jorge Jesus, vai disputar a primeira mão da eliminatória em casa, a 14 de Agosto, duas semanas antes de se deslocar à Bósnia-Herzegovina.

Candidatos
As 37 equipas vencedoras da primeira pré-eliminatória receberam a companhia dos 27 clubes que entram em prova nesta fase, incluindo os 11 conjuntos que chegaram aqui via Taça Intertoto, entre os quais se contavam o Braga, o Aston Villa FC, o RC Deportivo La Coruña e o SSC Napoli. O sorteio desta sexta-feira foi conduzido pelo Secretário-Geral da UEFA, David Taylor, bem como por Giorgio Marchetti, director de competições do organismo que tutela o futebol a nível europeu.

UEFA

JotaCC

Braga bate-se com o NK Zrinjski Mostar

O Sporting de Braga defronta os bósnios do NK Zrinjski Mostar na segunda pré-eliminatória da Taça UEFA em futebol, ditou o sorteio realizado hoje na sede da UEFA, em Nyon, Suíça. O encontro da primeira mão realiza-se a 14 de Agosto, em Portugal, e o da segunda a 28, na Bósnia-Herzegovina. A formação bracarense, que procura juntar-se a Benfica, Marítimo e Vitória de Setúbal, qualificou-se para a segunda pré-eliminatória ao superar os turcos do Sivasspor (2-0 fora e 3-0 em casa) na terceira ronda da Taça Intertoto.

O JOGO

JotaCC

Rui Casaca: «Temos de estar bem preparados»
DIRECTOR QUER DEFINIR ELIMINATÓRIA EM CASA
      
O director desportivo do Sp. Braga, Rui Casaca, que representou o clube minhoto no sorteio da 2.ª pré-eliminatória da Taça UEFA, evitou passar uma mensagem de confiança excessiva por o adversário bracarense, o NK Zrinskji, ser praticamente desconhecido no mundo do futebol.

"Desconfiamos sempre destes adversários. Temos de estar bem preparados e resolver a eliminatória em Braga [palco da 1ª mão]. Em termos internos [a Liga bósnia] esta equipa é boa e o ambiente é infernal no seu estádio. Esperamos fazer a festa do apuramento com o contingente português da NATO", afirmou Rui Casaca ao programa "Bola Branca", da Rádio Renascença.

O director desportivo bracarense também revelou que alguém ligado ao clube irá observar o NK Zrinskji neste fim-de-semana, quando começa o campeonato bósnio.

RECORD

JotaCC

Com um pé na Europa

O Sporting de Braga está praticamente certo na fase de grupos da Taça UEFA, já que defronta os desconhecidos bósnios do NK Zrinjski Mostar na segunda pré-eliminatória, ditou hoje o sorteio de Nyon, na Suíça. Depois de ter afastado o Sivasspor (vitória por 2-0 na Turquia e 3-0 em Portugal), o Braga surge bem mais experimentado do que os bósnios nas competições europeias e realizou já 44 partidas, com o saldo de 17 vitórias, oito empates e 19 derrotas.A equipa bósnia, que afastou o Vaduz (Liechtenstein) na ronda anterior (Taça Intertoto) com duas vitórias, fez apenas 14 jogos nas competições europeias, vencendo cinco e empatando três. Por isso, mas sobretudo pela experiência - na época anterior, por exemplo, a agora equipa de Jorge Jesus defrontou equipas como Bayern Munique, Werder Bremen, Bolton ou Aris Salónica -, os bracarenses são claramente favoritos e até podem recordar a época 2001/02 e o Marítimo. Os insulares jogaram nessa temporada com o FK Sarajevo e venceram os dois jogos por 1-0, na pré-eliminatória da Taça UEFA.

O JOGO

JotaCC

Torneio da Cidade de Braga arranca esta tarde      

O Estádio Municipal de Braga acolhe hoje e domingo a 1.ª edição do Torneio Internacional Cidade de Braga.
Para além da equipa anfitriã o evento conta ainda com as equipas do FC Porto, Cagliari (Itália) e Leixões Sport Clube. O torneio é disputado no formato de campeonato, apurando-se o vencedor pelo maior número de pontos obtidos nas duas partidas disputadas. Para hoje estão marcados os jogos, Sp. Braga- Cagliari (18h30) e  FCPorto-Leixões (21h45). Domingo o FC Porto joga com os italianos do Cagliari (18h15), enquanto os bracarenses defrontam o Leixões (20h45), no último jogo do torneio. Os ingressos custam 5 euros/dia para associados de cada clube e 10 euros/dia para o público em geral.



Sporting de Braga defronta bósnios do NK Zrinjski Mostar 
    

O Sporting de Braga defronta os bósnios do NK Zrinjski Mostar na segunda pré-eliminatória da Taça UEFA, ditou o sorteio realizado hoje na sede da UEFA, em Nyon, Suíça. O encontro da primeira mão realiza-se a 14 de Agosto, em Portugal, e o da segunda a 28, na Bósnia-Herzegovina. Depois de ter afastado o Sivasspor (vitória por 2-0 na Turquia e 3-0 em Portugal), o Sporting de Braga surge bem mais experimentado do que os bósnios nas competições europeias e realizou já 44 partidas, com o saldo de 17 vitórias, oito empates e 19 derrotas. A equipa bósnia, que afastou o Vaduz (Liechtenstein) na ronda anterior (Taça Intertoto) com duas vitórias, fez apenas 14 jogos nas competições europeias, vencendo cinco e empatando três.

Por isso, mas sobretudo pela experiência - na época anterior, por exemplo, a agora equipa de Jorge Jesus defrontou equipas como Bayern Munique, Werder Bremen, Bolton ou Aris Salónica -, os bracarenses são claramente favoritos e até podem recordar a época 2001/02 e o Marítimo.A formação bracarense, que procura juntar-se a Benfica, Marítimo e Vitória de Setúbal, qualificou-se para a segunda pré-eliminatória ao superar os turcos do Sivasspor (2-0 fora e 3-0 em casa) na terceira ronda da Taça Intertoto.

MAIS ACTUAL

JotaCC

Braga joga com equipa da Bósnia-Herzgovina

O Sporting de Braga vai defrontar o Zrinski, da Bósnia-Herzgovina. A equipa, quase desconhecida, desloca-se ao Minho a 14  de Agosto para a primeira-mão da segunda pré-eliminatória da Taça UEFA. A segunda-mão joga-se a 28, em Mostar.

Fundado em 1905, o Zrinski é um dos mais antigos e respeitados clubes da Bósnia-Herzegovina, país ainda com poucas tradições no futebol europeu, dado os poucos anos de independência de que ainda goza, após a separação da ex-Jugoslávia, no dealbar dos anos de 1990.

Os 64 clubes foram separados em três subdivisões - Sul, Centro-Este e Norte - com igual número de equipas cabeças de série e não pré-designadas de acordo com os seus coeficientes do ranking da UEFA.

Também hoje, o rival minhoto do Braga, o Vitória de Guimarães não ficou a saber que vai jogar com o vencedor do jogo entre o Gotemburgo (Suécia) ou o Basileia (Suíça).

Fora dos cabeças de série, tinha pela frente grandes "tubarões" do futebol europeu, como Barcelona, Liverpool, Arsenal, Juventus ou Schalke 04. Os jogos da primeira mão está marcados para 12 e 13 de Agosto e os da segunda disputam-se a 26 e 27.

JN

JotaCC

Braga vence o Cagliari

O Braga teve uma estreia positiva no torneio internacional da cidade ao vencer o Cagliari, por 2-0, no tempo regulamentar, perdendo embora depois na marcação de grandes penalidades (3-5), método este que apenas servirá como acessório para definição da classificação, se tal for necessário. Começou bem e acabou melhor a equipa bracarense notoriamente mais rodada e com mais espírito competitivo que o conjunto italiano. O primeiro golo nasceu de uma incursão de Meyong dentro da grande área que motivou uma intervenção faltosa e a consequente grande penalidade marcada de forma exemplar por Luís Aguiar, iam decorridos 21 minutos de jogo. Mais tarde e já no termo da partida Jorginho fez um golo espantoso de livre directo, aos 81 minutos, a fechar a contagem.


O JOGO

JotaCC

Jorge Jesus e o sorteio da UEFA: «Não conheço nada do adversário»

Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, comentando pela primeira o sorteio da segunda pré-eliminatória da Taça UEFA, frente ao NK Zrinjski (Bósnia), que poderá colocar a equipa na segunda competições de clubes da Europa:

«Não conheço muito desta equipa, devo confessar. Nunca a vi jogar. Por isso tudo o que possa dizer agora é pouco fundamentado. O que posso garantir é que vamos ter tempo, e necessidade, de a analisar mais em pormenor, não só nas observações de vídeos, mas também ao vivo. No próximo domingo vamos à Bósnia para podermos tirar perceber a equipa com uma observação in loco. Se só vamos fazer uma observação? Sim, nesta altura só é possível ver um jogo. Eles jogam no domingo em casa e é esse encontro que vamos observar, depois têm outro jogo em Sarajevo, mas já não dá, até porque o nosso encontro com é quinta-feira. Importante é identificarmo-nos com o adversário e prepararmos da melhor forma esta eliminatória».


João Pereira e o sorteio da UEFA: «É na Bósnia, não é?»

Jorge Pereira, jogador do Sp. Braga, comentando o sorteio da segunda pré-eliminatória da Taça UEFA, frente ao NK Zrinjski (Bósnia), que poderá colocar a equipa na segunda competições de clubes da Europa:

«É na Bósnia que vamos jogar, não é? Em princípio somos favoritos, não conheço nada desta equipa. O primeiro jogo é em casa, vamos tentar resolver as coisas logo em casa, para na Bósnia tentarmos gerir. O nosso objectivo agora é ganhar este Torneio Internacional de Braga, depois temos tempo para pensar no jogo de quinta-feira. Estamos mais forte este ano? Não sei, o ano passado também fizemos bons resultados na pré-época e depois durante o campeonato os resultados não foram os que queríamos. Vamos ver se as coisas este ano mantemos esta boa fase, temos marcado golos, não os temos sofrido, estamos bem e vamos ver se continuamos assim para no campeonato as coisas nos correrem melhor. Como eu já disse, pouco interessa como isto começa, interessa é depois durante a época».


Meyong e o Sp. Braga: «Gosto do Belenenses e nunca escondi nada»

Meyong, jogador do Sp. Braga, comentando a estreia com a camisola do Sp. Braga e a mundança de Belenenses para Braga, ele que nunca foi apresentado oficialmente:

«Ainda não me senti a cem por cento, mas estou a trabalhar para estar bem quando começar o campeonato. Dei o melhor, mas o mais importante nesta fase é trabalhar para nos prepararmos para os jogos a sério. Esta equipa tem muitos jogadores de grande valia para várias posições. O valor do jogador é para provar dentro de campo e estou com vontade de fazer o melhor para que o Sp. Braga cumpra os seus objectivos. O presidente do Belenenses disse que eu fui pouco correcto com o clube? Fico triste por ele pensar nisso, nunca procurei arranjar problemas, fui sincero, ele sabia tudo o que estava a passar-se, resolvi seguir o meu caminho. Recebi uma proposta do Braga e para mim é interessante voltar a trabalhar com o Jorge Jesus, um treinador que me pode ajudar a crescer como jogador. Guardarei para sempre o Belenenses no coração, é um clube do qual gosto muito, mas achei que era altura de seguir o meu caminho».


Sp. Braga-Cagliari: italianos vencem nas grandes penalidades


O Sp. Braga venceu o Cagliari por 2-0, no primeiro jogo do torneio organizado pela formação arsenalista. Segue-se o F.C. Porto-Leixões. No final do encontro, minhotos e italianos ficaram no relvado para uma ronda de grandes penalidades, factor de desempate na prova.

Mossoró, Jorginho e Alan marcaram para o Sp. Braga, mas Andrés Madrid viria a falhar o quarto castigo máximo. Os transalpinos concretizaram todas as oportunidades e ficaram com esse prémio de consolação, vencendo por 5-3.


Jorge Jesus: «Rentería está cá mas ainda há pormenores por acertar»
Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, em declarações à SportTV após a vitória frente ao Cagliari (2-0), falando também da presença de Rentería, que viu ao vivo o jogo do Sp. Braga, mas já não acompanhou o jogo do F.C. Porto:

«A lesão do Stélvio foi uma pena. Em relação ao jogo, nos primeiros quarenta e cinco minutos, a organização de jogo foi melhor que na segunda parte. Fomos uma equipa sempre muito bem posicionada. Na segunda parte, esta equipa foi mais criativa, não tão forte fisicamente. Estes jogos servem para isto mesmo, para fazer o somatório de várias situação, percebermos o que erramos e o que fazemos bem. As dores de cabeça são sempre pela positiva, temos um plantel de qualidade, tentámos escolher os jogadores ao pormenor. Tirando o Edimar e o Leone, mesmo o Rentería, tentei contratar jogadores que já conhecia. Rentería? Está cá mas ainda não é jogador do Sp. Braga. É uma possibilidade, queremos o jogador desde o primeiro dia, mas há pormenores por acertar, com a administração do Sp. Braga e do F.C. Porto.»


Sp. Braga-Cagliari, 2-0 (crónica)

Um golo construído por dois reforços promissores lançou o Sp. Braga para uma vitória justa no jogo inaugural do torneio que ele próprio organiza. Meyong trabalhou bem dentro da área e sofreu falta para penalty, que logo depois Luís Aguiar converteu. O facto até podia ser só esse e morrer por aqui: uma aspecto curioso, apenas.

Mas não é. Em si mesmo encerra uma evidência bem mais importante. Este Sp. Braga é uma equipa nova, bem diferente das formações que nas duas últimas épocas se arrastaram sem convencer. A equipa pareceu encontrar a fórmula para ultrapassar o vazio deixado pela saída de Jesualdo e pode voltar morder os calcanhares aos grandes.

A fórmula tem muito a ver, claro, com Jorge Jesus. O treinador tem uma ideia de equipa e um fio de jogo para ela. Ainda nem tudo sai perfeito, mas sobretudo no aspecto defensivo este Sp. Braga começa a mostrar trabalho. Aliás, há uma coisa que para já se torna evidente: vai ser muito complicado marcar golos a esta equipa este ano.

Embora tenha sempre mais bola que o adversário, o Sp. Braga em nenhum instante perde a organização defensiva. As compensações estão sempre preparadas, há sempre alguém na linha de passe e raramente perde uma bola que deixe desprevenida. Para já é esse o grande mérito desta equipa. Talvez por isso o Sp. Braga ainda não tenha perdido.

Mas há mais. Meyong estreou-se e já mostrou que é uma solução forte, Luís Aguiar continua a fazer a diferença nas bolas paradas, João Pereira não perdeu velocidade nas férias, Jorginho regressou de lesão com mais alegria do que nunca. O golo que marcou de livre sobre o fim e que fez o resultado final mostrou que está sem dúvida confiante.

Em suma, quando a construção ofensiva tiver o talento da segurança defensiva, este Sp. Braga será um caso sério. Para já vai apenas trabalhando sobre vitórias. Já leva três seguidas, quatro em cinco jogos. A qualidade dos adversários ainda não permite grandes conclusões, este Cagliari, como o Sivasspor, é franquinho. Mas que são bons princípios, são.

Ficha de jogo:

Estádio Municipal Axa, em Braga
Árbitro: Paulo Costa (Porto)
Assistentes: Bertino Miranda e João Santos

SP. BRAGA: Kieszek; João Pereira, Rodriguez, André Leone e Evaldo; Vandinho, Stélvio (Frechaut, 25m) e Wender; Luís Aguiar; Meyong (Orlando Sá, 60m)e Linz (Jorginho, 60m).
Suplente não utilizado: Palmeira.

CAGLIARI: Marchetti (Aresti, 46m); Michele (Pisano, 60m), Bianco (Burrai, 64m), Canini (Diego Lopez, 46m) e Agostini (Maglioccheti, 46m); Conti (Astori, 46m) e Parola (Del Grosso, 74m); Biondini (Fini, 46m) Cossu (Ragatzu, 46m) e Capucho (Lazzari, 46m); Larrivey (Matri, 46m).

Golos: Luís Aguiar (24m) e Jorginho (81m)
Disciplina: cartão amarelo para João Pereira (43m), Del Grosso (80m) e Fini (88m).

MAIS FUTEBOL

JotaCC

«Boas dores de cabeça» (Jorge Jesus)

Jorge Jesus gostou da exibição do Sp. Braga no jogo com o Cagliari. O técnico dos «arsenalistas» diz-se satisfeito com o plantel que tem à disposição – «os jogadores foram escolhidos ao pormenor» –, razão pela qual as dores de cabeça que daí resultam são forçosamente positivas.

«A equipa que jogou na primeira parte revelou maior organização defensiva, actuou sempre muito bem posicionada e ocupou bem os espaços. Na segunda parte, os jogadores utilizados foram tecnicamente mais criativos, mas não tão fortes defensivamente», analisou Jorge Jesus.

Questionado sobre a qualidade e quantidade do plantel, o técnico assumiu que tem pela frente «boas dores de cabeça», lembrando que «os jogadores foram escolhidos ao pormenor».

Renteria desejado «desde o primeiro dia»

O internacional colombiano Renteria, pertencente aos quadros do FC Porto, é o avançado desejado por Jorge Jesus. «É um jogador que pretendemos desde o primeiro dia», assumiu, esclarecendo: «Ainda não assinou o contrato, há pormenores para acertar entre os dois clubes».

Já sobre o sorteio da segunda pré-eliminatória da Taça UEFA, que colocou os bósnios do NK Zrinjski no caminho do Sp. Braga, o técnico assumiu: «Não conheço muito desta equipa, devo confessar». «O que posso garantir é que vamos ter tempo, e necessidade, de a analisar mais em pormenor, não só nas observações de vídeos, mas também ao vivo. No próximo domingo vamos à Bósnia para podermos perceber a equipa com uma observação in loco», revelou.


Sp. Braga vence e convence

O Sp. Braga derrotou o Cagliari por 2-0, com golos de Luís Aguiar, de grande penalidade (25m), e Jorginho (82m), na marcação irrepreensível de um livre directo, em jogo inserido no Torneio Cidade de Braga.



No terceiro jogo de preparação da pré-época – com dois compromissos oficiais pelo meio, que valeram a presença na segunda pré-eliminatória da Taça UEFA -, a equipa «arsenalista» rubricou exibição agradável, deixou boas indicações e fez por merecer o triunfo frente a um adversário que produziu pouco para ter sorte diferente.

Meyong, um dos últimos reforços a chegar ao clube minhoto, mostrou o porquê da sua contratação e esteve mesmo no lance do primeiro golo, ao «arrancar» a grande penalidade que seria transformada em golo por Luís Aguiar – outra das boas exibições.

Jorge Jesus promoveu várias alterações na etapa complementar, a exibição do Sp. Braga ressentiu-se e a acutilância da primeira metade não voltou a ser a mesma. O Cagliari regressou mais afoito dos balneários, acercou-se com algum perigo da baliza defendida por Eduardo nos segundos 45 minutos, mas seriam os donos da casa a ampliar a vantagem. Jorginho, na marcação a régua e esquadro de um livre directo, fez a bola sobrevoar a barreira, para se anichar no fundo das redes.

Na marcação das grandes penalidades prevista nos regulamentos do torneio, o Cagliari revelou-se mais certeiro. A equipa italiana converteu cinco remates da marca dos onze metros, enquanto o Sp. Braga se ficou pelos quatro. Andrés Madrid falhou.

Ensaio positivo para o Sp. Braga, no dia em que ficou a conhecer o adversário na segunda pré-eliminatória da Taça UEFA. Os arsenalistas recebem, a 14 de Agosto, a equipa bósnia do Zrinski, com o jogo decisivo a ser disputado na Bósnia Herzegovina, no dia 28.

Refira-se, pela negativa, a lesão de Stélvio ainda na primeira parte, que motivou a substituição do jovem médio por Frechaut, aos 26 minutos.

O Sp. Braga volta a jogar no domingo, com o Leixões.

Sp. Braga: Kieszek (Eduardo, 46m); João Pereira (Filipe Oliveira, 46m), Rodriguez, André Leone (Edimar, 46m) e Evaldo (Andrés Madrid, 46m); Vandinho (Alan, 46m), Stélvio (Frechaut, 26m) e Wender (Mossoró, 46m); Luís Aguiar (César Peixoto, 46m), Meyong (Jorginho, 60m) e Linz (Orlando Sá, 60m).

Suplentes não utilizados: Palmeira

Marcadores: 1-0, Luís Aguiar (g.p., 25m); 2-0, Jorginho (82m)

A BOLA

JotaCC

Triunfo convincente
MINHOTOS DERROTAM CAGLIARI POR 2-0
      
O Sporting de Braga estreou-se, hoje, com um triunfo por 2-0 sobre os italianos do Cagliari no Torneio Cidade de Braga em futebol, que decorre até domingo no Estádio AXA, em Braga, e que conta, ainda, com as participações do FC Porto e Leixões.

Num jogo que já foi presenciado pelo avançado colombiano Renteria, que deverá jogar em Braga por empréstimo do FC Porto, o Sporting de Braga colocou-se em vantagem aos 25 minutos, com uma grande penalidade convertida por Luís
Aguiar e consolidou o triunfo com um livre directo cobrado por Jorginho, aos 80.

Com o avançado camaronês Meyong como novidade no seu onze, o Sporting de Braga foi, sempre uma equipa mais ofensiva, acabando por chegar ao golo aos 25 minutos, na conversão de uma grande penalidade.

Vandinho recuperou uma bola a meio-campo, deu para o ex-Belenenses que, na área, foi carregado em falta por Canini, com Paulo Costa a assinalar a respectiva grande penalidade, que Luís Aguiar (ex-Académica) converteu.

Já na segunda parte, e perante um Cagliari sempre muito defensivo - apenas aos 74 minutos, por Matti, estiveram perto do golo - os bracarenses acabaram por chegar ao 2-0 quando, aos 80 minutos, Jorginho converteu directamente um livre à entrada da área.

O torneio prossegue hoje com o FC Porto a defrontar o Leixões, a partir das 21:15.


Jogo no Estádio AXA, em Braga.
Árbitro: Paulo Costa, do Porto.

SP. BRAGA
Kieszek; João Pereira, Rodriguez, André Leone, Evaldo, Stélvio, Vandinho, Luís Aguiar, Wender, Meyong e Linz.

Jogaram ainda: Eduardo, Frechaut, Mossoró, Madrid, Filipe Oliveira, César Peixoto. Alan, Edimar, Jorginho e Orlando Sá.

CAGLIARI
Marchetti; Michele, Alessandro, Canini, Daniele Conti, Paolo,Bianco, Andrea Cossu, Biodini, Larrivey, Andrea Parola e Capucho.

Jogaram ainda: Simone Aresti, Davide Astori, Maglioccheti, Andrea Lazzari, Del Grosso, Matri, Ragatzu, Michele Fini, Diego Lopez, Pisano, Burrai e Grosso.

Golos
1-0: Luís Aguiar, 25 minutos, de grande penalidade.
2-0: Jorginho, 80 minutos.

RECORD