News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Preocupação com as finanças da SAD!

Started by BRAGUISTA 100%, 24 de July de 2008, 14:30

Previous topic - Next topic

BRAGUISTA 100%

Não sei se é correcto abrir um tópico sobre isto, mas já vi por aqui algumas pessoas preocupadas com o destino financeiro do BRAGA. Pois confesso que também estou preocupado, pois dar um milhão (segundo dizem ) pelo Mossoró é, digamos, muita fruta para nós. Mas existem mais casos.... comentem.
Sporting Clube de Braga - love it or leave it.

slb + fcp + scp = LIXO

Bvna

Não sei porquê mas acho que esta "estória" do 1 milhão está muito mal contada....isto é, não acredito lá muito nisto.

Vlad

Quanto ao milhão... não sei.

Mas também me custa perceber onde é que se arranja dinheiro para pagar a Jesus, seus adjuntos, seus olheiros e C.ª, a "lisboetas" tipo Carlos Freitas e Luís Martins, ao Casaca, ao Dito, ao João Cardoso, ao Barroso, a directores de marketing e outros directores da SAD, a estágios em Óbidos num resort 5 estrelas, e a muitos jogadores que também são caríssimos de certeza...
É muita guita!!!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

ZGANDULO

Quote from: Vlad on 24 de July de 2008, 15:07
Quanto ao milhão... não sei.

Mas também me custa perceber onde é que se arranja dinheiro para pagar a Jesus, seus adjuntos, seus olheiros e C.ª, a "lisboetas" tipo Carlos Freitas e Luís Martins, ao Casaca, ao Dito, ao João Cardoso, ao Barroso, a directores de marketing e outros directores da SAD, a estágios em Óbidos num resort 5 estrelas, e a muitos jogadores que também são caríssimos de certeza...
É muita guita!!!

Eles sabem o que estão a fazer, na minha opinião!!!

Como querem uma equipa para vencer um título se não temos uma grande equipa???

Já não temos os assalariados (j.v.pinto) e (p.santos)...

para construir uma grande equipa precisaámos de apostar e correr riscos, não como na época passada em que cont~ratámos nomes e não jogadores!!! - É necessário apostar em jogadores que os podemos transformar e faze-los render em todos os aspectos e depois fazermos dinheiro num ou noutro!!!

Era mais assustador se a nossa SAD estivesse a findar o mandato mas, pelo que se vê está agora a começar e com outras e novas estratégicas para fazer o clube crescer a todos os niveis, de melhorar!!!


Tenham calma que o lobo mau está entretido a atacar o povo em geral mas na crise do aumento dos combustiveis e alimentos... ;D >:(

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

jaimec

Isto é palha meus amigos ! Nem se sabe se realmente é essa a verba envolvida !

Se ele partir uma perna amanhã é caro, se o conseguir-mos vender bem em Dezembro, é barato !

Por um lado, fico contente de termos 1 milhão pra investir num jogador.Por outro, parece-me que aos 25 anos não será fácil fazer um negócio da china aquando da sua venda ( se for o caso ).

se, se, se, se ...

JORGEXINA

Dúvido que está estes valores sejam verdadeiros, e se forem é pk há negociata por traz, ou com empresarios, ou com algum clube (tipo L.Filipe).
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

Zezinho 3005

So a titulo de exemplo o JJ esta a receber menos do que estava n belem,idto pelo boca dele no CM!!

Nao estou nada preocupado,alias muito provavelmente so começamos a receber o dinheiro d transferencias d a 2 e 3 anos agora,por isso obviamente tambem ficamos com um poder de compra maior!!

ric

penso que a estratégia da SAd é vencedora mas parece-me que não pretende vencer a todo o custo e deixar ao seu redor o caos novamente.
Confesso que alguns investimentos me amedrontam mas tb tenho consciencia que AS e seus pares, como empresários que são e depois de todo o esforço de retirar o clube da lama (financeiramente) não iam "limpas a porcaria e tornar a colocar o clube no charco)
parece-me  que a aposta é arriscada mas audaz. E a história só fala dos audazes. Dos remediados e dos poupadinhos pouco reza a história.

Agora oxalá que a audácia e arrojo possam dar frutos. Alguns, caso da equipa de futebol, podem dar frutos esta época. Outros , como as contratações para a "superestrutura" do clube podem ser mais valias para o futuro e com os seus "supervits" a serem aferidos a médio prazo.
vamos a ver e oxalá a clarividência  possa iluminar todos

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: Zezinho 3005 on 24 de July de 2008, 17:41
So a titulo de exemplo o JJ esta a receber menos do que estava n belem,idto pelo boca dele no CM!!

Nao estou nada preocupado,alias muito provavelmente so começamos a receber o dinheiro d transferencias d a 2 e 3 anos agora,por isso obviamente tambem ficamos com um poder de compra maior!!

concordo contigo quanto ao facto de provavelmente só agora estar-mos a receber uma grande fatia das transferências dos últimos anos. É muito provável que assim seja.

quanto ao JJ receber menos que recebe em belem, também acredito que assim seja. Pois, e isto foi-me dito pelo Paulo Santos no ano que ele foi convocado para o mundial da Alemanha, "o SCB apesar de pagar sempre a tempo e horas é um clube que paga mal".

agora se essas afirmações do Paulo Santos foram feitas da boca para fora... ou se tem alguma base de suporte comparativa com outros clubes da mesma dimensão económica do SCB já não posso dizer nada... ::)
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

easy_scb

Quote from: Vlad on 24 de July de 2008, 15:07
Quanto ao milhão... não sei.

Mas também me custa perceber onde é que se arranja dinheiro para pagar a Jesus, seus adjuntos, seus olheiros e C.ª, a "lisboetas" tipo Carlos Freitas e Luís Martins, ao Casaca, ao Dito, ao João Cardoso, ao Barroso, a directores de marketing e outros directores da SAD, a estágios em Óbidos num resort 5 estrelas, e a muitos jogadores que também são caríssimos de certeza...
É muita guita!!!

Falaste em pessoas que ocupam cargos que já existiam no futebol do Braga, por isso nao significa um acrescimo ao orçamento (tirando Luis Martins e Freitas). Quanto a este tema penso que devemos confiar de maneira cega no Salvador até porque em jogadores livramo-nos de encargos como Dani, Ze Manel, Miguelito, Paulo Santos, Joao Tomas tendo entrado outros que devem ganhar menos casos do Edimar, Leone, Filipe Oliveira. Já sobre o milhao de euros pago pelo Mossoró será mesmo verdade esse valor? Se for deve ser pago em prestaçoes suaves  ;D entendo que será sempre € que sai mas nao o é no imediato

Olho Vivo

Com a devida vénia aos foristas que abriram os restantes tópicos, penso que este é o tema que mais nos deveria preocupar...

Todos percebemos que, de há uns tempos para cá, a SAD tem enveredado por opções que envolvem valores financeiros acima do que é habitual num clube da nossa dimensão sem que se perceba que tenha existido qualquer fluxo de contrapartida. Centrando-nos apenas na equipa de futebol:

- Linz
- Luís Aguiar
- Mossoró

Quanto dinheiro foi aqui investido? Muito para os nossos parâmetros, certamente. Neste período, não conseguimos transferir ninguém do nosso plantel. Ora tudo isto é muito estranho, sabendo que o nosso défice operacional anual rondará (minha estimativa) 2-2,5 milhões de euros. Não sei aliás se não será hoje efectivamente maior, tendo em atenção as observações do Vlad (sobretudo no que respeita ao acréscimo nos custos da estrutura de apoio ao futebol). Como se financia este défice e estes investimentos?

Tenho noção de que conseguimos um bom contrato publicitário com a AXA - mas que diz respeito a três temporadas e portanto devem os proveitos dele resultantes ser por elas repartido! Não vejo outro recurso que não a antecipação de receitas, nomeadamente estas (publicitárias) e sobretudo relativas às transmissões televisivas. Se a solução é essa (e não vejo outra), é muito preocupante porque coloca em questão o futuro económico da SAD - e sobretudo tornará mais difícil a gestão de posteriores administrações...

Admito que possa haver a opção de rentabilizar num futuro próximo os activos da SAD (passes dos jogadores), em momento mais propício. Mas atenção!!! Estamos a falar de activos muito voláteis cujo valor de mercado é muito contingente (depende do rendimento desportivo, de lesões, do momento do mercado). Para além disso, estamos num momento de transição (ou pelo menos de indefinição) quanto às regras do mercado de transferências (na sequência do acórdão Webster). Os riscos são consideráveis, portanto.

Acresce a isto, a nossa aparente incapacidade (recente) de promoção dos nossos jogadores - e esta é uma interpretação minha, face ao que vejo. A SAD optou (e bem, quanto a mim) por ter uma estrutura que faça a sua própria prospecção de mercado e defina os seus "alvos" de acordo com as suas necessidades. Evidentemente, isto implica que para um empresário o clube seja menos atraente - deixa de poder trazer as "suas" escolhas que o clube aceitaria passivamente. Penso que foi isto que se passou com Jorge Mendes - que, é bom de ver, deixou de colocar por cá os seus jogadores da forma como há pouco fazia. Como é óbvio, a contrapartida é que deixamos de ter a capacidade de colocação dos nossos atletas que, com a acção da sua empresa, Gestifute, indiscutivelmente tínhamos. Loureiro, Cícero, Diego foram colocados graças ao seu trabalho, mais que graças à nossa promoção, é inegável - independentemente de certamente terem sido operações também muito lucrativas para a Gestifute. Essa "mama" terminou. Mas nós não podemos continuar a viver acima das nossas possibilidades sem estas receitas. Seremos nós capazes de promover no mercado (sobretudo internacional) os nossos atletas, caso deixemos de ter uma parceria tão próxima com a Gestifute - que, todos sabemos, é uma das maiores agências de jogadores de futebol da Europa?

Ou dito de outra forma, poderemos ter uma política desportiva autónoma (mantendo o nível desportivo actual) sem comprometer a nossa autonomia económico-financeira? Ou esta implica que façamos cedência naquela? Este é o dilema que se nos coloca neste momento...


Nota:

1. Vi com desconforto os sites brasileiros anunciarem de início o valor de 350 mil euros a favor do Inter de Porto Alegre na transferência de Mossoró (logo, implicando um valor do passe de 700 mil euros) e posteriormente um comunicado oficial da agência que representa o jogador ter referido 1 milhão de euros. São 300 mil euros de diferença...

2. Penso que o crescimento da estrutura do futebol está relacionado com o projecto de formação (Academia). De qualquer forma, creio que um projecto desta envergadura, por implicar responsabilidades tão grandes que marcarão o futuro do clube, deve ser colocado à apreciação dos sócios e (depois) eventualmente submetido à sua aprovação...

Kramer

É valor a mais para a dimensão do clube e logo esta época que ainda não vendemos nenhum jogador, como tem sido habito, para equilibrar as contas.

Acho que o clube está a dar um passo muito arriscado a gastar estes valores na compra de jogadores só espero que não aconteça algo como no boavista daqui a uns anos :-\

Pode ser que seja vendido um ou dois jogadores por bom preço nos próximos dias mas mesmo assim é um valor alto para o clube.
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

spinto

As contas não são assim tão complicadas de se fazer:

O nosso orçamento ronda os 6milhoes euros.
O orçamento engloba despezas totais de funcionarios (treinadores,estágios, jogadores, etc..)
A vender em caso urgente o linz ou o rodriguez por 3 ou 4milhoes€ a época fica praticamente paga.
Entra muito dinheiro de imagem, cotas e patrocinios.
Estas transferências tem sempre ou quase sempre parcerias que dão dividendos depois nas vendas a quem agora tb entra com a nota.
O freitas no sporting ganhava entre 3 a 4 mil euros/mês (fonte cmvm) o martins ganhava menos.
Em vez de ter 1 ou 2 jogadores a ganhar 15 a 20mil €, apostou-se em jogadores mais baratos (brasileiros) e em menos jogadores e o dinheiro é investido em equipa tecnica, prospeçao, etc.. para futuras valorizações ( menos 2 jogadores mas mais 6 ou 7 pessoas em cargos profissionais treinadores que podem rentabilizar).

Não estou preocupado, a Sad sabe lidar com as contas e prova disso são os anos consecutivos de saldo positivo.
Entrou de forma faseada em 3 anos 5milhoes€ do patrocinio AXA.
O mossoró tem 25 anos feitos á dias, já esteve para ir para o sporting, é um jogador com muito mercado e é uma mais valia juntamente com Linz; Rodriguez; mateus; madrid; Eduardo; Jpereira; etc...

Temos jogadores de muito valor de mercado que de um momento para outro podem dar uns valentes mihões de euros.
Somos crediveis e com crédito, pois temos muitos activos.

Tenho a certeza que a não sair ninguém agora a aposta é a venda no mercado de dezembro pois aí os clubes pagam mais e melhor.


SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

RicardoB


Pé Ligeiro

#14
Quote from: Pedro Ribeiro on 24 de July de 2008, 18:12
Com a devida vénia aos foristas que abriram os restantes tópicos, penso que este é o tema que mais nos deveria preocupar...

Todos percebemos que, de há uns tempos para cá, a SAD tem enveredado por opções que envolvem valores financeiros acima do que é habitual num clube da nossa dimensão sem que se perceba que tenha existido qualquer fluxo de contrapartida. Centrando-nos apenas na equipa de futebol:

- Linz
- Luís Aguiar
- Mossoró

Quanto dinheiro foi aqui investido? Muito para os nossos parâmetros, certamente. Neste período, não conseguimos transferir ninguém do nosso plantel. Ora tudo isto é muito estranho, sabendo que o nosso défice operacional anual rondará (minha estimativa) 2-2,5 milhões de euros. Não sei aliás se não será hoje efectivamente maior, tendo em atenção as observações do Vlad (sobretudo no que respeita ao acréscimo nos custos da estrutura de apoio ao futebol). Como se financia este défice e estes investimentos?

Tenho noção de que conseguimos um bom contrato publicitário com a AXA - mas que diz respeito a três temporadas e portanto devem os proveitos dele resultantes ser por elas repartido! Não vejo outro recurso que não a antecipação de receitas, nomeadamente estas (publicitárias) e sobretudo relativas às transmissões televisivas. Se a solução é essa (e não vejo outra), é muito preocupante porque coloca em questão o futuro económico da SAD - e sobretudo tornará mais difícil a gestão de posteriores administrações...

Admito que possa haver a opção de rentabilizar num futuro próximo os activos da SAD (passes dos jogadores), em momento mais propício. Mas atenção!!! Estamos a falar de activos muito voláteis cujo valor de mercado é muito contingente (depende do rendimento desportivo, de lesões, do momento do mercado). Para além disso, estamos num momento de transição (ou pelo menos de indefinição) quanto às regras do mercado de transferências (na sequência do acórdão Webster). Os riscos são consideráveis, portanto.

Acresce a isto, a nossa aparente incapacidade (recente) de promoção dos nossos jogadores - e esta é uma interpretação minha, face ao que vejo. A SAD optou (e bem, quanto a mim) por ter uma estrutura que faça a sua própria prospecção de mercado e defina os seus "alvos" de acordo com as suas necessidades. Evidentemente, isto implica que para um empresário o clube seja menos atraente - deixa de poder trazer as "suas" escolhas que o clube aceitaria passivamente. Penso que foi isto que se passou com Jorge Mendes - que, é bom de ver, deixou de colocar por cá os seus jogadores da forma como há pouco fazia. Como é óbvio, a contrapartida é que deixamos de ter a capacidade de colocação dos nossos atletas que, com a acção da sua empresa, Gestifute, indiscutivelmente tínhamos. Loureiro, Cícero, Diego foram colocados graças ao seu trabalho, mais que graças à nossa promoção, é inegável - independentemente de certamente terem sido operações também muito lucrativas para a Gestifute. Essa "mama" terminou. Mas nós não podemos continuar a viver acima das nossas possibilidades sem estas receitas. Seremos nós capazes de promover no mercado (sobretudo internacional) os nossos atletas, caso deixemos de ter uma parceria tão próxima com a Gestifute - que, todos sabemos, é uma das maiores agências de jogadores de futebol da Europa?

Ou dito de outra forma, poderemos ter uma política desportiva autónoma (mantendo o nível desportivo actual) sem comprometer a nossa autonomia económico-financeira? Ou esta implica que façamos cedência naquela? Este é o dilema que se nos coloca neste momento...


Nota:

1. Vi com desconforto os sites brasileiros anunciarem de início o valor de 350 mil euros a favor do Inter de Porto Alegre na transferência de Mossoró (logo, implicando um valor do passe de 700 mil euros) e posteriormente um comunicado oficial da agência que representa o jogador ter referido 1 milhão de euros. São 300 mil euros de diferença...

2. Penso que o crescimento da estrutura do futebol está relacionado com o projecto de formação (Academia). De qualquer forma, creio que um projecto desta envergadura, por implicar responsabilidades tão grandes que marcarão o futuro do clube, deve ser colocado à apreciação dos sócios e (depois) eventualmente submetido à sua aprovação...



Concordo no essencial.
Também me preocupam os possíveis efeitos da chamada "Lei Webster", pois pode fazer degradar o valor dos nossos activos (jogadores), especialmente quando assinámos contratos de longa duração (3 ou mais anos).
Há algumas observações que gostaria de fazer relativamente às preocupações enumeradas, mesmo partilhando-as em maior ou menor grau.
1 - Relativamente aos gastos de funcionamento, penso que não haverá muito a fazer, a não ser, negociar ordenados de acordo com o orçamento do clube, ou seja de acordo com aquilo que o clube pode realmente pagar;
2 - Relativamente aos gastos em contratações, penso que estarão dentro de uma margem de risco aceitável – aqui é necessário conciliar ambição de ganhar, com capacidade de gerar receita;
3 – Relativamente à "aparente incapacidade (recente) de promoção dos nossos jogadores", penso que estará relacionada com a má época 2007/2008, em que houve muitas coisas que correram mal, desde lesões em excesso, despedimento de treinadores, casos de indisciplina, até à pobre classificação final, o que levou a que os nossos jogadores não se tornassem apetecíveis para ninguém (como se viu, nem de borla os queriam).  Há vários empresários no mercado. Não podemos nunca ficar reféns de um único. Temos que ter a nossa liberdade de poder vender ou comprar a quem muito bem entendermos. Temos que ter capacidade autónoma de promover os nossos negócios. Os negócios devem ser analisados caso a caso, sem condicionamentos prévios. Aquele empresário que em cada momento apresentar a melhor proposta, será com quem devemos fazer o negócio, mas sem nunca cairmos na mão de ninguém. Penso que não devemos estar ansiosos por vender quem quer que seja, até porque isso funciona contra nós. Se conseguirmos construir uma boa equipa e penso que o vamos conseguir, conseguiremos obter bons resultados e aí não faltarão boas propostas para aquisição dos nossos jogadores;
4 – Há uma outra questão que me preocupa. Trata-se da questão dos "alinhamentos" com A ou com B nos jogos de poder. Aqui também defendo a nossa total autonomia e apenas a concebo, num plano de clara transparência e se estiver em causa a defesa directa dos nossos interesses. Nunca para servir de guarda-costas ou guarda-chuva de ninguém;
5 – Outra preocupação (moderada) tem a ver com o facto de ser cada vez mais baixa a percentagem de jogadores portugueses no plantel (compreensível até certo ponto);
6 – Finalmente, não posso deixar de enaltecer o esforço de rejuvenescimento que está a ser feito no plantel principal e também a aposta em jovens valores do futebol nacional. Espero que este facto possa a curto prazo vir eliminar a preocupação expressa no ponto anterior.
BRAGA SEMPRE MAIS!

disco infiltrator

Quote from: Adepto on 24 de July de 2008, 18:08
Quote from: Zezinho 3005 on 24 de July de 2008, 17:41
So a titulo de exemplo o JJ esta a receber menos do que estava n belem,idto pelo boca dele no CM!!

Nao estou nada preocupado,alias muito provavelmente so começamos a receber o dinheiro d transferencias d a 2 e 3 anos agora,por isso obviamente tambem ficamos com um poder de compra maior!!

concordo contigo quanto ao facto de provavelmente só agora estar-mos a receber uma grande fatia das transferências dos últimos anos. É muito provável que assim seja.

quanto ao JJ receber menos que recebe em belem, também acredito que assim seja. Pois, e isto foi-me dito pelo Paulo Santos no ano que ele foi convocado para o mundial da Alemanha, "o SCB apesar de pagar sempre a tempo e horas é um clube que paga mal".

agora se essas afirmações do Paulo Santos foram feitas da boca para fora... ou se tem alguma base de suporte comparativa com outros clubes da mesma dimensão económica do SCB já não posso dizer nada... ::)


Se paga a tempo e horas, paga bem.....

Já está mais do que na hora do futebol deixar de ser um mundo à parte de tudo o resto....

Zeus

Então dizem que nós pagámos a horas mas pagamos mal... ??? ??? ::) ::)
Ora bem, não me importo nada, toda gente sabe que os contratos em braga funcionam por objectivos, e só pagamos o dinheiro que podemos pagar.
Não Somos como o Benfica 300milhões,  ou Sporting, Boavista, Vitória Guimaraes 12milhões, Setúbal ou Amadora.
Olhem os Espanhóis que têm 12 milhoes de passivo e este ano um orçamento de 6,5 milhões :o
E já viram a equipa deles...gastaram dinheiro em quem?? ???
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

El Che

Julgo que a nossa direcção já deu provas mais que suficientes de saber gerir o nosso clube, por isso acho a preocupação de alguns sócios sem razão de ser.

Kilo

 Não consigo deixar de sentir alguma preocupação!

Na última época registou-se um importante encaixe financeiro com os novos patrocinadores, mas ao mesmo tempo foi um ano em que se deitou muito dinheiro "pela janela"!

Temos uma estrutura humana pesada e com encargos altos...

Mas por outro lado temos um plantel com elevado potencial de mercado! Se bem que desde que se deixou de falar da tão desprezada ligação a Jorge Mendes, os negócios da China desapareceram...


Se o Presidente já mostrou capacidades na gestão do clube, também não é mesmo verdade que há quem esteja atento...

JORGEXINA

O que querem dizer é que pagamos pouco e bem!!! Mas isso já foram tempos, a neste momento dúvido que tal aconteça... Devemos ter uma despesar salarial mensal com o plantel principal a volta dos 500 mil euros, o que é muita fruta!!!
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]