News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 28/06

Started by JotaCC, 28 de June de 2008, 08:06

Previous topic - Next topic

JotaCC

Adriano e Rentería na lista de Jorge Jesus

O ambiente de algum distanciamento nascido da polémica em torno da não-ida de Madrid, no início da última temporada, para o FC Porto - provocado pela insistência de António Salvador de não o negociar por menos de cinco milhões de euros, verba que a SAD portista recusou desembolsar - parece estar em fase final, com o assumir do interesse, por parte do Braga, em dois avançados do plantel portista: Adriano e Rentería. E se o primeiro já é um namoro antigo e foi uma possibilidade há duas temporadas, o acrescentar de Rentería - que na última época jogou no Estrasburgo, a título de empréstimo pelos dragões - surge como um dado novo num processo de reaproximação que até pode vir a envolver um terceiro nome: Roland Linz. O avançado austríaco agrada a Jesualdo Ferreira, e a oportunidade de negócio, pensa a SAD, está na mesa, daí a circunstância de pelo menos um deles poder vir a título definitivo. Outro cenário aponta para o duplo interesse vir a redundar em apenas um ingresso, cenário que Jorge Jesus não descuraria, ainda que a preferência recaia em Adriano, desde que seja imediato. Sem hipóteses, pelo menos aparentemente, de vir a integrar-se no futuro plantel portista, a dupla de jogadores seria bem-vinda a Braga em qualquer altura, mas muito mais se chegasse já, uma vez que os minhotos começam a disputar a Taça Intertoto a partir do dia 20 de Julho, e a presença dos dois jogadores seria uma importante adição de qualidade à equipa. Com quatro vagas ainda no plantel, os nomes de Adriano e de Rentería seriam também uma garantia no caso da saída de Linz - sabendo-se que tem mercado no futebol europeu -, já que tal deixaria o plantel sem um avançado de raiz. Jorge Jesus vai manter-se atento depois de a SAD já ter entrado em campo e manifestado, à sua congénere, do FC Porto o duplo interesse. A bola está do lado dos dragões, num negócio que servirá, como atrás se disse, para avaliar também em que condições estão as relações entre as duas sociedades anónimas depois do negócio falhado de Madrid.


César Peixoto é a primeira baixa

César Peixoto é primeira baixa da época. O esquerdino apresentou ligeiras queixas de manhã, mas à tarde acabou por ter de abandonar o treino com problemas no adutor esquerdo. O futebolista iniciou de imediato tratamento de gelo e não voltou aos trabalhos. Quem, ainda da parte da manhã, acabou por sair mais cedo foi Bruno Tiago, não participando, posteriormente, nas lides da tarde. O centrocampista ficou pelo ginásio. Sob os cuidados do departamento clínico ficou também Abdou, que nem surgiu no relvado.

Ausente esteve, por outro lado, o lateral-esquerdo Evaldo. O defesa brasileiro foi dispensado para tratar de assuntos pessoais no Brasil, dispensa que havia ficado definida na altura da assinatura do contrato. Evaldo teve de viajar para Portugal de um dia para o outro e por isso sem tempo para programar a viagem, ou seja, sem tempo para resolver alguns assuntos pessoais que exigem a sua presença.

Os profissionais arsenalistas têm agendada para hoje uma única sessão, a partir das 9h00, a qual constituirá a quarta desde o início dos trabalhos de campo. A tarde de sábado e o dia de domingo estão consagrados para o descanso dos "Gverreiros do Minho". Hoje, às 16h00, no AXA, vão ser apresentados os equipamentos oficiais.


Figueroa sem negócio

Elias Figueroa não vem para o Braga. O ponta-de-lança viu a viagem marcada para a Cidade dos Arcebispos adiada por divergências de última hora, mas viajou o seu empresário (o mesmo de Luis Aguiar, que até ontem estava convencido da chegada do compatriota). No entanto, ao cabo de uma série de dias de negociações, as partes não chegaram a entendimento, e o representante de Elias Figueroa, Carlos Farrajute, vai deixar hoje a cidade de Braga e regressar ao Uruguai, lamentando o facto de o negócio não ter sido concretizado. O Braga possui outras opções para o posto.

Meia dúzia em Ribeirão

O guarda-redes Diego e os jogadores de campo Pizzi, Forbes, Sibidé, Rui Lopes, Philco e, em princípio, Abdou (que se encontra a recuperar de um problema no joelho esquerdo), vão integrar-se no plantel do Ribeirão. Há dúvidas em relação ao central Palmeira, ainda com idade de júnior e que está a treinar com os seniores, assim como a Orlando Sá, que também está a trabalhar com Jesus. Ambos vão completar o estágio, e só então será tomada uma decisão, mas é provável que sejam treinados por Caldas em Ribeirão.


André Leone

Privações moldaram espírito de conquista

André Leone está em Goiás a ultimar a mudança definitiva para a cidade de Braga. O central, que cumpriu todas as formalidades para se vincular ao Braga na quarta-feira, regressando no dia seguinte ao Brasil, vai voltar ao Minho na sexta-feira. Ainda sem a companhia da esposa, Daniele, e do filho, Halison, de oito anos, que têm a viagem para Portugal agendada para dentro de um mês. Apesar do pouco tempo de permanência em território português, o brasileiro sublinhou que gostou "muito" do que viu, enquanto garantia a O JOGO que jogar em Portugal era um dos seus "sonhos". Que podia ter sido concretizado antes, até porque Carlos Freitas tentou contratá-lo para o Sporting quando, há três anos, o defesa defendia as cores do Cruzeiro e foi considerado o melhor central a jogar no Brasil. Uma possibilidade de chegar mais cedo a Portugal, mas da qual só agora teve conhecimento através do próprio "manager" do Braga. Disposto a conquistar o seu espaço, pese o respeito pela concorrência, André Leone aponta a passagem à Taça UEFA como o objectivo imediato, e a conquista de um dos primeiros lugares na Liga Sagres. Natural da capital do Estado, São Paulo, André Leone cresceu na Vargem Grande do Sul, uma cidade do interior. Oriundo de uma "família muito pobre", com duas irmãs mais velhas e um irmão e outra irmã mais novos, o central começou a praticar futebol na rua, descalço, com os amigos de então. As privações que não lhe roubaram a alegria, serviram, isso sim, para lhe moldar o carácter e a personalidade. Cedo adquiriu um grande espírito de conquista, com o qual se vai apresentar no Minho. "Vou para ajudar a equipa a conseguir os seus objectivos e não quero passar por Braga em branco. Vou para vencer a ajudar o clube a enriquecer o seu historial", sustentou por telefone. As suas qualidades chamaram à atenção do Palmeiras (clube do interior de São Paulo), seguindo-se o Mogi Mirim, ambos na condição de amador. O Primavera foi o seu primeiro clube como profissional.


Careca comprou o documento

Na época 2000/01 André Leone foi transferido do Campinas FC (clube do ex-internacional brasileiro Careca) para o Vicenza, mas o central acabou por ter que regressar ao Brasil. "O meu representante, Careca, comprou um passaporte falso e por isso não fiquei lá", explicou, acrescentando: "Na altura, com 21 anos, fiquei desiludido porque tinha assinado um contrato de cinco anos e acabei por o perder", sustentou. Já na época 2002/03, no Siena, o central não foi bem sucedido porque sofreu uma lesão no joelho de longa recuperação.


Leone custa 60 mil euros

André Leone nunca desesperou com a ausência de sucesso nas suas aventuras italianas. O central sempre confiou num regresso à Europa e essa fé levou-o a conceber uma estratégia para tal acontecer. No Goiás possuía uma cláusula de rescisão em torno dos cinco milhões de reais e por isso trocou de clube. Apesar da vontade dos dirigentes do Goiás em garantir a sua permanência, em Abril passado mudou-se para o Vila Nova, com uma cláusula de rescisão de 150 mil reais. Já o Braga terá de pagar 60 mil euros que o na segunda-feira para garantir o atleta.

Lateral antes de ser central

André Leone é um central (esquerdino), mas essa nem sempre foi a sua posição. Enquanto amador actuou inúmeras vezes como lateral-esquerdo, fixando-se no centro da defesa apenas quando se tornou profissional, no Primavera.

Braga é o 14º clube

Braga é o 14º clube de Leone. A saber Goiás -duas vezes - Palmeiras, Mogi Mirim, Primavera, União Barbarense, Campinas, Vicenza (Itália), Vasco da Gama, Siena (Itália), Ituano, Goiás, Cruzeiro, Corinthians, Vila Nova e Braga.


INQUÉRITO ONLINE
WWW.OJOGO.PT

P | Qual deve ser o objectivo do Braga para esta época?

Com apenas uma entrada directa e outra na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, os cibernautas mostraram-se realistas e colocaram o regresso dos bracarenses à Taça UEFA como objectivo principal, ainda que (22%) tenham colocado a fasquia muita alta (Champions). E outros (17%) foram muito modestos e apontaram para a permanência...

REALIZADO NOS DIAS 26 E 27 DE JUNHO

VALORES EM PERCENTAGEM

N.º DE PARTICIPANTES: 959

Liga dos campeões 22

Taça UEFA 61

Permanência 17


O JOGO

JotaCC

Leone: «Fiquei impressionado com tanta grandeza»
CONTA DOS MINHOTOS AOS AMIGOS DO VILA NOVA   
      
"Ainda estou cansado, mas tinha de vir contar aos meus amigos a realidade que encontrei em Braga", rejubilou André Leone, num contacto telefónico com Record ao princípio da noite de ontem. A nossa reportagem "apanhou" o último reforço conhecido dos bracarenses numa das marquesas do Estádio Serra Dourada, em Goiânia, onde estava a tratar uma lesão e a contar as novidades da sua presença, por um dia, em Portugal para assinar um contrato de duas temporadas.

"Fiquei impressionado com tanta grandeza, foi mesmo espectacular aquilo que presenciei. E então o estádio, meu Deus... nunca tinha visto nada semelhante. Espero ser feliz e ajudar o clube, pois é merecedor de campanhas fantásticas para ir ao encontro da sua história. Fui assinar cheio de entusiasmo, mas não vejo a hora de fazer as malas e embarcar", confessou o brasileiro de 29 anos que nos próximos dias se despedirá do Vila Nova, equipa que disputa a Série B do Brasileirão.


César Peixoto de baixa
JOGADOR COM DORES MUSCULARES
      
César Peixoto é a primeira baixa do plantel que iniciou os trabalhos para 2008/09. O esquerdino, devido a queixas musculares, viu-se obrigado a terminar mais cedo a sessão vespertina e esta manhã será sujeito a uma avaliação do departamento médico. No treino da manhã, Peixoto já tinha dado alguns sinais, mas completou a totalidade da sessão. À tarde, não resistiu e parou de vez. Quem também não se treinou no relvado foi Abdou. O africano, a recuperar de uma lesão da época passada, esteve confinado ao ginásio. À tarde, Bruno Tiago e Jorginho estiveram ausentes dos exercícios no tapete verde, tendo ambos dedicado esta parte do trabalho ao ginásio.

RECORD

JotaCC

Evaldo falhou dupla sessão
O lateral-direito Evaldo foi a principal ausência na dupla sessão de trabalho de ontem para o plantel arsenalista. Jorge Jesus continua a aguardar pela chegada de reforços, quando falta uma semana para a entrada em estágio.

O lateral-direito, Evaldo, primou pela ausência nos trabalhos do Sporting de Braga. O futebolista não compareceu no treino da manhã nem no treino da tarde. Foi de resto, a principal novidade no segundo dia de trabalhos, com Jorge Jesus a privilegiar o trabalho com bola.
Bruno Tiago e Abdou estão entregues aos cuidados do departamento médico, fazendo trabalho condicionado na medida em que não se encontram nas melhores condições físicas para treinarem a cem por cento.
Jorge Jesus cumpre, entretanto, na íntegra o plano de trabalhos, enquanto aguarda pela chegada de mais reforços. Ao seu dispor estão 22 jogadores, mas ainda espera pelos regressos de Roland Linz, Alberto Rodriguez, Rainfor Kalaba, assim como o brasileiro André Leonne. É possível que estes jogadores marquem presença em Braga até ao arranque do estágio em Óbios, no dia 7 de Julho.

CM

JotaCC

Hóquei de Braga joga final-four da Taça
Pelo segundo ano consecutivo, o Hóquei Clube de Braga atinge a final four da Taça de Portugal, que este ano se disputa em Aljustrel. Na outra partida vão defrontar-se FC Porto e Óquei de Barcelos.

DM

JotaCC

PROTOCOLO COM BRAGA FACILITA ACORDO COM O TÉCNICO


ANTÓNIO CALDAS NO RIBEIRÃO

António Caldas vai orientar o Ribeirão na próxima época. O ex-treinador do Braga ruma ao clube famalicense na sequência do protocolo assinado pelos dois clubes durante esta semana, que também envolve jogadores.

O Ribeirão acertou a contratação do técnico António Caldas para orientar a equipa na próxima temporada. A decisão é sequência directa do protocolo assinado entre o clube famalicense e o Sporting de Braga, tendo as partes chegado a acordo na quinta-feira.
Apesar do contrato ainda não estar assinado, Lemos, director-desportivo do Ribeirão, e António Caldas confirmaram o negócio a O NORTE DESPORTIVO, embora o treinador tenha reservado quaisquer declarações para depois da assinatura do vínculo contratual.
"É um treinador que nos agrada e que estava referenciado por nós. O protocolo existente com o Braga facilitou as coisas e chegamos a acordo ontem (ndr: quinta-feira)", disse Lemos ao ND, adiantando, também que a construção do plantel passará "por aproveitar esse protocolo".
Neste sentido, o dirigente do Ribeirão confidenciou que o Braga vai emprestar alguns jogadores para a época que se avizinha. "Em princípio, vamos receber sete ou oito jogadores do Braga, por empréstimo. Estamos a tratar desses assuntos, mas, para já, ainda não há certezas", explicou Lemos.
Depois de ver fugir a subida à Liga de Honra na final com a UD Oliveirense, o Ribeirão também já começou a preparar o plantel para a próxima temporada. Depois da saída de Pires para o Vizela, que rendeu aos cofres do emblema de Famalicão 75 mil euros, os responsáveis do Ribeirão acreditam que o protocolo com o Braga será vantajoso, de forma a construir uma equipa competitiva.
Por seu lado, António Caldas limitou-se a confirmar o compromisso assumido com o Ribeirão, deixando mais comentários para depois da assinatura do contrato. Antes de rumar ao Sporting de Braga, onde orientou primeiro os juniores e depois, na fase final da última época, a equipa sénior, o sucessor de Lito Vidigal teve uma passagem pelo Desportivo de Chaves, ajudando a equipa a alcançar a manutenção na Liga de Honra na época 2003/2004.

O  NORTE DESPORTIVO

Zav

Frechaut condicionado

Frechaut falhou o treino de hoje do Sp. Braga, devido a dorsalgia de esforço, cumprindo trabalho condicionado em ginásio, acompanhado por César Peixoto, Bruno Tiago, Jorginho e Abdou.
Os cinco jogadores, a recuperar das respectivas leões, não estiveram, por isso, às ordens de Jorge Jesus no apronto deste sábado, incluído no exigente programa de pré-época da equipa «arsenalista» com vista à participação na Taça Intertoto.

In "abola.pt"

JotaCC

FC Porto-HC Braga na final de amanhã em Aljustrel

O Hóquei Clube de Braga venceu o Alenquer, por 5-3, na segunda meia-final da Taça de Portugal de hóquei em patins, cuja "final four" se está a disputar no Pavilhão de Aljustrel. Face a este triunfo o HC Braga defrontará amanhã o FC Porto na final, uma vez que os "azuis e brancos" também venceram a sua meia-final contra o Óquei de Barcelos, por 5-4, após prolongamento.

O JOGO