News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Pré-temporada -->comente aqui as novidades do dia a dia doSCB

Started by ric, 23 de June de 2008, 20:43

Previous topic - Next topic

pauloA5

Foi um típico jogo-treino, demasiado morno.
A segunda equipa esteve bastante melhor e só pecou na finalização, já que conseguiu criar algumas boas oportunidades.

Zeus

n me agradou muito mas n passa de um teste.....
Eu tb gostei mais da segunda equipa.
O problema é que o jorge jesus está a colocar os melhores jogadores, adaptando-os ao sistema da equipa, depois acontece o que aconteceu na primeira parte...os jogadores perdem-se um pouco, o L.Aguiar quando tinha a bola estava muito longe da baliza...(dado que jogou na meia esquerda),passou ao lado do jogo.
gostei do Mossoró.
na segunda parte com os jogadores mais no seu lugar a fio de jogo melhorou...gosto de ver o empenho do Orlando, vai a todas.O Alan tb esteve bem, pecou na hora de rematar á baliza.
Ó JJ ás vezes não podem jogarr os melhores mas sim os melhores nas suas posições ;) ;)
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

Satmar

Quanto ao jogo de ontem, valeu pelo empenho, ainda que só tenha dado Braga, pois o Covilhã limitou-se a defender. De facto o JJ tem um problema dos bons pela frente. Temos um bom plantel, mas para jogar todos vai ser dificil, poois o Alan não é interior direito, o Mossoró é avançado e não um 10, lugar esse que tem de ser ocupado pelo Luís Aguiar. o Jorginho é um 10 clássico e não avançado. Bem, mas hoje de manhã levaram uma "sova" de duas horas e meia de treino, com muitos lances repetidos, muitos lances e rever, muita "garra" dos guerreiros e "berros" do JJ. Ahhhh, no fim devo louvar a serenidade e a boa disposição de todos os atletas que tiraram uma foto comigo(Grandes recordações). Este grupo de trabalho parece demonstrar bom ambiente.
Força Guerreiros!!!

Olho Vivo

#403
Sendo um jogo-treino, os minutos frente ao Sp.Covilhã foram importantes para colocar em perspectiva a que nível se encontra a nossa equipa. Independentemente de ser um jogo a feijões, o adversário "ameaçava" ser aquilo que previsivelmente encontraremos na Pedreira em grande parte dos jogos da Liga. E o que se pode dizer é que os serranos, nesse aspecto, não desiludiram. Frente a uma equipa do Braga de potenciais titulares foram uma equipa tacticamente muito organizada que impôs imensas dificuldades à nossa organização ofensiva, em particular durante a primeira parte (que durou aproximadamente uma hora).

E há que dizer que o que a nossa equipa mostrou no primeiro tempo foi uma organização ofensiva muito incipiente. Tinha alguma curiosidade em observar o comportamento da equipa com Aguiar e Mossoró em simultâneo no meio-campo (porque não vira o Braga-Leixões do Torneio Cidade de Braga). Não gostei – assim como não gostei da dupla Meyong-Linz na frente (mas aqui sem surpresa).

O Sp. Covilhã defendeu sempre muito à frente – foi freqüente ver a sua linha defensiva perto da linha de meio-campo, unindo as suas linhas num espaço de cerca de 40 metros, pressionando por isso muito o portador da bola. Com Vandinho e Aguiar nos vértices laterais do losango (este trocando por vezes com Mossoró), faltou dinâmica ao nosso meio-campo. Coma equipa sem largura – e com os dois avançados, em particular Linz, muito estáticos no eixo do ataque – a equipa não conseguia sair a jogar porque os serranos com facilidade cortavam as linhas de passe, do lateral (que normalmente inicia o lance de ataque) para os médios que não abriam nas alas, obrigando sistematicamente a um passe interior (da ala para dentro). Parece-me que Mossoró seria mais capaz de dar à equipa uma maior largura do que Aguiar – porque é mais móvel, tem maior velocidade, é forte no drible e sai melhor da pressão. A jogarem os dois, prefiro ver Mossoró num dos vértices laterais e Aguiar numa posição mais central, com maiores possibilidades de colocar em campo as suas mais-valias (potência e colocação do remate e precisão no último passe).

Por outro lado, com a saída para o ataque desta forma bloqueada, parece-me evidente que se pedia aos dois avançados que se movimentassem abrindo nas alas, criando linhas de passe alternativas que dificultassem a pressão ao adversário. Raramente aconteceu – e de qualquer forma, Linz não tem qualquer vocação para esses movimentos. Mais: parecia evidente que, não havendo espaço para trocar a bola pelo adiantamento da defensiva do Sp. Covilhã, pedia-se outro aproveitamento das suas "costas". É evidente que uma dupla de avançados como a que jogou (com algum défice de velocidade) não está particularmente talhada para isso, o que é algo limitativo quando se procura aproveitar  o espaço que o adversário oferece nas costas da sua linha defensiva. Não gosto da dupla Linz-Meyong. Penso que Meyong com um outro homem mais móvel e com outras características (Matheus, Jorginho, Wender) serviriam melhor o nosso actual modelo de jogo.

O zero ao fim de uma hora de jogo era pois perfeitamente justificado – e não se notaram diferenças entre uma e outra equipa! A nosso favor no plano ofensivo, apenas uma ou outra iniciativa de Meyong e dois ou três lances individuais de Mossoró. O Sp. Covilhã volto a repetir apresentou-se muito organizado e defendendo com inteligência, jamais encostado à sua baliza e procurando aqui e ali visar a nossa baliza (o que, diga-se de passagem raramente conseguiu).

A segunda parte foi bastante diferente. A nossa equipa, renovada, com maior mobilidade, ganhou largura e conseguiu colocar outras dificuldades ao adversário (eventualmente com um onze menos forte, não sei dizer), obrigando-o a recuar no terreno. É verdade que não houve a continuidade desejada no nosso jogo ofensivo, mas houve oportunidades claras de golo que poderiam ter resultado em golos. Alan esteve em evidência pela sua velocidade e capacidade para desequilibrar (embora nem sempre com discernimento na definição dos lances), bem acompanhado por Jorginho (perdulário) e César Peixoto. Wender e Orlando (muito possante, deu muito trabalho à defesa contrária!), com outra mobilidade na frente, abriram espaços e a equipa chegou com outra facilidade à baliza contrária. Matheus entrou (para o meio-campo!) e ainda abanou com o jogo, com os seus raids em velocidade.

Em resumo:

-   gostaria de rever a coexistência de Mossoró e Aguiar no meio-campo; de qualquer forma não me parece que Aguiar seja uma boa solução num vértice lateral do meio-campo (preferia a inversão dos seus papéis);
-   continuo a pensar que é necessária uma alternativa a Vandinho (que continua muito impreciso no passe); caso este não jogue, as soluções que neste momento temos obrigam a uma alteração significativa do cariz da equipa (mais atacante);
-   Frechaut (na segunda parte) marcou pontos sobre Madrid (que jogou francamente mal na primeira parte), denotando falta de velocidade e agilidade (cansado?) e surpreendentemente pouca lucidez no passe;
-   continuo a pensar que Linz, no actual modelo de jogo, não tem lugar; é um jogador de área, que se mexe com inteligência em espaços curtos, e joga a um dois toques – mas é pouco móvel; não está talhado para sair da área, entrando em combinações com os médios; não segura bem a bola; não tem velocidade para aproveitar lançamentos em profundidade; havendo ofertas razoáveis para a sua saída, por mim, saía (caso se confirme a entrada de Renteria);
-   No plano defensivo, a equipa está bem afinada; um ou outro lance de descoordenação na colocação do adversário em fora-do-jogo poderiam ter causado mossa; bem nas transições defensivas;
-   Alan é (para mim surpreendentemente) séria hipótese para a direita do meio-campo, dependendo da opção por um maior ou menor balanceamento ofensivo;
-   Matheus, titular ou suplente utilizado, é útil porque abana com o jogo com as suas arrancadas; tivesse ele outra lucidez no passe (e outro sentido táctico) e poderia ser um fora-de-série; penso, contudo, que neste sistema, rende mais como um avançado móvel (com licença para deambular pelas alas), lado a lado com um ponta-de-lança com outra presença física.
-   Há que colocar alguma água na fervura relativamente às expectativas que se vêm alimentando em relação à nossa equipa; este treino (frente a um adversário sério) mostrou que a equipa tem muito ainda para crescer no plano ofensivo. Continua a falar-se com insistência na intromissão do Braga na quinta dos metralhas. Neste momento é completamente descabido falar nisso. Qualificação directa para a UEFA deve ser o nosso primeiro objectivo, admitindo que o nosso plantel justifica com clareza uma candidatura ao quarto lugar da Liga; mais do que isso, nesta altura, é sonhar.

Apenas uma nota final  para dar os parabéns ao olheiro que descobriu o Palmeira. Admito que para já não fique no plantel – falta-lhe alguma tarimba na colocação – mas dá gosto ver um miúdo com 18 anos a sair a jogar com a cabeça levantada, com uma qualidade técnica considerável (para um central!) e com uma precisão de passe à distancia notável.  Com a estampa física que tem, está na forja um senhor defesa-central! Não sei até o que seria melhor para o seu crescimento: se empresta-lo (ao Ribeirão!), se mantê-lo no plantel, treinando com Jorge Jesus e jogando na Taça Intercalar (se é que vamos participar na competição)...

jotabraga

Mais uma "xelente" crónica do Pedro Ribeiro que quase que consegue através das suas palavras criar uma imagem daquilo que se passou, isto para quem não viu.

Quote
Há que colocar alguma água na fervura relativamente às expectativas que se vêm alimentando em relação à nossa equipa; este treino (frente a um adversário sério) mostrou que a equipa tem muito ainda para crescer no plano ofensivo. Continua a falar-se com insistência na intromissão do Braga na quinta dos metralhas. Neste momento é completamente descabido falar nisso. Qualificação directa para a UEFA deve ser o nosso primeiro objectivo, admitindo que o nosso plantel justifica com clareza uma candidatura ao quarto lugar da Liga; mais do que isso, nesta altura, é sonhar.

Pois é, precisamente isto que cito é também a minha opinião, temos todos que cair na realidade do que a nossa equipa é realmente capaz. Não chamo a isto pessimismo chamo-lhe sensatez, o que vier acima da UEFA é bom mas sem duvida que deverá ser o nosso objectivo.

Abraços

1

Quote from: Pedro Ribeiro on 09 de August de 2008, 20:07


Apenas uma nota final  para dar os parabéns ao olheiro que descobriu o Palmeira. Admito que para já não fique no plantel – falta-lhe alguma tarimba na colocação – mas dá gosto ver um miúdo com 18 anos a sair a jogar com a cabeça levantada, com uma qualidade técnica considerável (para um central!) e com uma precisão de passe à distancia notável.  Com a estampa física que tem, está na forja um senhor defesa-central! Não sei até o que seria melhor para o seu crescimento: se empresta-lo (ao Ribeirão!), se mantê-lo no plantel, treinando com Jorge Jesus e jogando na Taça Intercalar (se é que vamos participar na competição)...


Não foi nenhum olheiro, foi um senhor de Vila Real que não tem nada haver com o Braga que o recomendou e arranjou, parece-me que foi pura sorte mas ele parece-me ser um jogador de grande grande futuro

ric

O pedro tocou em alguns aspectos que também me preocupam pois uma coisa é existirem "nomes" e soluções. Outra é conjugar e intrusar a melhor equipa. Com um esquema 4X4X2 que será - á partida - o preferido por JJ mas com eventuais alternativas já por si adiantadas, teremos que optar muitas vezes por jogadores que se encaixam no esquema em detrimento daquele que, por estatuto e até forma , deveriam jogar.

Para mim, é crucial saber neste momento se JJ consegue "recuperar" Madrid e Vandinho.A construção da equipa poderá depender em grande parte destes homens.

Importa depois saber qual adupla de atacantes. A mim, parece-me que poderá coexistir Linz com a sua frieza e calculismo mas ausencia de mobilidade e apoio, lado a lado com um avançado mais possante como Meyong. O adversario poderá ditar as opções que podem até passar por uma dupla mais movimentada e talhada para a velocidade comas "gazelas" paulo sergio e mathews. Parece-me que maTEHS poderá ter um papel de "trunfo" neste Braga.

No meio campo, mantenho as duvidas já adiantadas pelo pedro Ribeiro e que frente ao Covilha ainda não deu para retirar conclusões.

Parece-me que vamos ter um Braga "suculento" e a "surpreender" muitos adversarios face ás potencalidades que pode ter a sua estratégia jogo a jogo. parece-me que não vamos ver muitas vezes a mesma equipa base, embora considere que na defensiva, JJ não deverá mexer depois de encontrda a dupla perfeita. Mas aqui neste particular pode colocar-se as possibilidades do mercado de janeiro e parece-me que JJ - com o beneplácito da SAD - possa ter ideias em carteira parauma venda e que assim possa "condicionar"(?) de alguma forma JJ a apresentar determibado jogador. Sou a favor disto desde que JJ entenda que a equipa nao sái prejudicada pelas opções. No entanto, parece-me que JJ deverá passar á margem destas hipotéticas vendas e que só lhe interesse mesmo a melhor performance e opções para a equipa.

lembro tbque este ano serão muitos os jogos e a nossa equipa apresenta-se com uma boa relação entre substitutos e equipa base. arrisco mesmo a dizer que não vejo outra equipa em portugal em que a diferença entre titulares e substitutos seja tão proxima. penso que é neste capitulo que o Braga poderá ter uma palavra a dizer.

e então - sim - estou super entusiasmado e nada preocupado com alguma euforia que se esteja a criar.
A fasquia está alta mas temos de a assumir. pela positiva e pela raça que se pretende para este Braga.

Estou sinceramente convencido que este é o ANO BRAGA.

jaimec

Vamos com calma ... tb estou confiante, mas os "deuses" tb têm de estar ao lado da "legião" ! Vamos ver !

SEMPRESCB


jaimec

O Madrid aparece no boletim clínico como lesionado, mais uma vez ... esperemos que seja coisa pouca !

Cici

Quote from: jaimec on 12 de August de 2008, 19:15
O Madrid aparece no boletim clínico como lesionado, mais uma vez ... esperemos que seja coisa pouca !

:-\

carlitos_7

Renteria já está oficializado, in Scbraga.com


Bem Vindo, mais um para ajudar os guerreiros :p

DiogoEA


sergiomaka

como a pré-temporada chegou ao fim não vejo razão para continuarmos com este tópico.

tópico trancado  ;D

JCosta

També acho que este tópico deve ser fechado.
Mas como está aberto, aproveito para fazer o meu balanço da pré-época.

Não foi uma pré-época típica por causa da taça intertoto e pré-eliminatória da UEFA.
Ganhamos ao Freamunde, cumprimos.
Empatamos com o Leiria, fiquei com a ideoa que esse jogo foi sópara testes e que a equipa encarou esse jogo como um treino.
Ganhamos 2 jogos ao Sivassport e um ao Mostar.
O jogo com o Covilhã penso que foi só um treino.
Com o leixões para a taça da liga e nos dois jogos do torneio de Braga fomos uma boa equipa e ganhamos os jogos.

Portanto, penso que a pré-época foi positiva e que abriu o apetite para a época que aí vem.
Destaco o Eduardo pelo grande nivel assim como o Vandinho e Peixoto pela subida relativamente ao ano passado.
Saudinha... da boa.