News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Uma devida homenagem....

Started by miguel_afonso, 11 de August de 2006, 08:42

Previous topic - Next topic

miguel_afonso

Numa altura em o nosso Braga está mais forte que nunca e em que muito se fala de novas formas para cativar novos adeptos, decidi abrir este topico para podermos falar dos socios mais "antigos" que atravessaram periodos muito dificeis, mas que se mantiveram firmes ajudando a construir o Enorme que temos hoje. Tambem poderiamos falar quem nos levou a conhecer o Braga, e porque nos tornamos Braguistas...
Todos nos temos a nossa historia, e o nosso amor pelo Braga aparece normalmente ligado a alguem. No meu caso pessoal foi o meu Bisavô. O meu Bisavô de seu novo Afonso, foi durante anos o Motorista oficial do SCBARAGA, chegou a andar fugido com os trofeus penhorados do nosso clube e foi sem duvida o maior BRAGUISTA que eu conheci. É com muito orgulho que falo nele e é sinto-me mmuito feliz quando pessoas que o conheceram me contam historias, como daquela vez em que ele ameaçou os jogadores que se não ganhassem ele atirava a sua "Laica" por uma encosta abaixo. Foi que o braga se tornou um amor... Lembro-me nos final da sua vida quando perdido nos seus pensamentos devido a doença de alzheimer, e já quando o seu rosto nunca mudava de expressão, eu me chegava perto dele e dizia: Vô o BRAGA ganhou. O sorriso era imediato, era a unica frase que ainda o fazia sorrir...
Agradeço ao meu bisavô pelo grande legado que me deixou, este amor ao SCBRAGA.

Todos devem ter historias, sobre como se tornaram Braguistas, ou devem conhecer historias de Grandes Braguistas, acho que seria interessante partilhar-mos.... 

Apenas_Braga

Isto tinha eu mais ou menos 8 anos, quando o meu tio me começou a levar ao futebol, pois é um bracarense 100%. Foi a partor dessa altura que começei a gostar de futebol e do Braga.
A partir dáí quando ele não podia ir, lá ia eu sózinha até ao estádio e (coisa que não se faz agora, nem se facilita) lá estavamos nós a pedir "Ó Senhor deixe-me entrar consigo", e os mais simpáticos lá nos levavam. A esses incógnitos também "devo" o gostar de futebol e do Braga.
Quero dizer com isto que o cativar (como já muitos falaram) os jovens para o Braga é meio caminho andado para que venham a ser Braguistas.
Mas nesse campo e neste momento em que todos pagam a Direcção do SC de Braga tem O PAPEL MAIS FUNDAMENTAL QUE É OFERECER CONVITES A ESSES JOVENS E SE POSSÍVEL FAZER CAMPANHAS NAS ESCOLAS PARA QUE SEJAM SÓCIOS DO BRAGA (uma vez que estão isentos de cota), no meu entender sendo sócios é mais uma maneira de os cativar e cativar os Pais a irem ao futebol com eles.
Isto tinha eu mais ou menos 8 anos, já o meu falecido pai era Biclubista, Sporting e Braga
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

ric

de facto a história do braga, bem como a de qq outra agremiação desportiva é feita de estórias de paixão , alegria, desespero e lágrimas.
para além dos grandes dirigentes e atletas, ficam para sempre na nossa memória exemplos de braguismo puro e de amor inexcedível ao clube.
Lembro-me de me terem falado do sr. afonso, sim senhor. Motorista da Laica (que linda era, lembro-me bem)..
Estórias de adeptos e funcionários exemplares são , felizmente , inúmeras e pena é que o tempo as apague não deixando memo´rias, lembranças, recordações...

Sou dos que ainda chamam Braguinha ao SCBraga. é um termo carinhoso e embora me digam que tem de ser Bragão, é assim que quero continuar a tratá-lo. e a recordar tb pessoas anónimas e bracarenses anónimos que deram ao clube alma e vida. O sr. afonso, O julinho setecús, O sr.joão jardineiro, o adepto iglésias, muitos, muitos outrps que a memória vai esquecendo.

Enquanto responsável pela Associação Braguista tenho tb um objectivo que é compilar em livro, estas PEQUENAS HISTÓRIAS DE UMA GRANDE HISTÓRIA  que é o SCBRAGA. Não podemos fazer com que a alma soçobre a uma SAD mercantilista e com objectivo do lucro. teremos sempre que manter bem viva a chama do associativismo, da paixão clubista, da saudade dos grandes momentos e grandes homens. temos que reconhecer o que de bom fizemos e perpetuar quem, com muito esforço e dedicação, torna ainda possível esta paixão chamada SCB. é que sem eles, sem os carregadores de piano, já nada existiria...

Rato_RedBoys92

Desde muito puto (4anos para ai...ainda é com orgulho que guarda o meu primeiro cartao de socio de 1994...) que começei a ver o nosso Braga em casa...Quem me levava sempre era o meu tio...E la ia eu la para o meio gritar pelo Magico e mandar as minha caralhadas ao arbito...Muitas foram as alegrias e as tristezas como é obvio...Mais tarde "obriguei" o meu pai a fazer-se socio tambem para me acompanhar quando o meu tio nao podia...
No entanto o meu Bragaguismo devo-o em muita parte a este forum...Foi o SUPERBRAGA.COM que me ensinou a ser BRAGUISTAS...Foi ao ler o que por aqui se dizia,o que por aqui se sentia,a forma que aqui se vibrava com as alegrias e chorava com as tristezas que me fez pensar: eu quero-me juntar a esta familia.Eu quero sentir a cidade e o clube da mesma forma que estes homens e mulheres sentem...Apartir dai passei a ver Braga e o Braga de outra forma e uma coisa dos digo: Muito obrigado...Muito obrigado por me terem feito despertar para a vida e sentir-me realmente feliz com o que é meu...Hoje sinto-m orgulhosso de pertencer a esta ENORME famili de BRAGUISTA e ver que ela a cada dia que passa cresce a olhos vistos...

ps:eu decidi colocar aqui esta mensagem nao por ser um dos tais "socios mais antigos" (alias a minha idade nao me premite ter esse "estatuto"), mas sim porque o Afonso na sua mensagem diz para contar-mos quem nos levou a amar o SCBraga...

Maria

É engraçado que eu não sei muito bem como é que me tornei Braguista. ~
O meu pai levava-me ao futebol quando era criancinha (na altura dos ABBA e do Marco Paulo nos altifalantes do 1.º de Maio) e eu na altura pouco devia ligar ao futebol (senão não me lembrava das músicas...).
Depois o meu pai deixou de ir ao futebol por motivos de saúde e a família começou a ir toda ver o ABC.
Depois estive 5 anos fora e nem uma coisa, nem outra.
Quando comecei a trabalhar, a 1ª coisa que fiz com o dinheiro foi tornar-me sócia do Enorme. E descobri, entretanto, que o meu pai era bi-clubista! Agora, evito de falar de futebol com o meu pai...
No entanto, levo dois miúdos comigo à bola (não é Smik2?) e estes nem são de Braga, mas penso que se estão a tornar uns grandes braguistas. Espero que um dia eles escrevam neste fórum esta história "tornei-me braguista porque havia um casal maluco que nos levava a ver o Braga".
GVERREIRA DO MINHO

Brigada253

Sempre fui Bracarense desde que me conheço, sempre segui o Braga para todo lado, inicilamente com o meu pai, que me fez socio quando tinha 5 anos (quase á 22 anos). Já desde muito novinho corria o país todo atráz do Braga, tenho jogos que nunca se vão apagar da memoria (Elvas,Espinho, Varzim, Portimão, Lamego devido ao campo interdito, etc).Mais tarde tinha eu 12 anos  uns amigos formaram uma claque na altura Red Skins,mais tarde Red boys, fui para  lá desde o 1º jogo... Nessa altura ainda tinha uma costela que tinha sido inserida por familiares biclubistas, mas apartir dos meus 15 anos (idade em que me comecei a seguir pelos meus pensamentos e abstrair-me das influencias dos biclubistas) fiquei 100% Bracarense...
Na minha vida ja vi o Braga em 90% dos estadios Portugueses, já o acompanhei no estrangeiro, e orgulho-me de dizer, que tirando os meses que tive no estrangeiro, o ano passado, nos ultimos 20 anos  faltei a 5 ou 6 jogos do Braga em casa a contar para campeonato, taça ou Uefa...

O SCBraga para mim, é muito mais que um simples clube de futebol, é algo que faz parte de minha vida, é um amor eterno !!
LAMPIÕES, LAGARTOS E TRIPEIROS...SÃO TODOS [red]*****[/red]!!!

www.brigada253.blogspot

Anabela

A minha história é mais ou menos como a de todos.
O meu pai, braguista fanático que deixava a minha mãe à seca :) :) começou a levar-me ao futebol ainda bebé, e pronto, comecei eu tb a gostar de futebol e do BRAGA!

FIDELIS

todos têm a sua história e todos se orgulham dela ou não fossem verdadeiros Braguistas

a minha é igual à de toda a gente e é diferente da de toda a gente ...é só minha.eheheheheeheh

acho que gosto do Braga desde que nasci
quando nasci o meu pai já era sócio e adorava ( e adora ) o Braga...é um fanático

como era polícia tinha livre trânsito em todos os estádios pelo que ía com ele muitas vezes à bola a locais que se calhar muitos de vós já não recordam   covilhã.....amora ....enfim   

claro que em Braga não perdia um

até que chegou o dia em que depois de tentar em todas as portas do estádio não me deixaram entrar ( nesta altura....por motivos de saúde o meu pai deixou de se deslocar ao estádio)

então ...pimba ..sócio do Braga

hoje tenho 20 anos de sócio

e nada me orgulha mais que ter o meu cartão de sócio do Braga sempre comigo
e a paixão vai-se perdurando....a minha filha de dois anos é sócia desde que nasceu

lembro-me de jogos em que o Braga jogava para tentar não perder, quase sempre à chuva e ao sol, em sítios que não estava quase mais ninguém para além de mais dois ou três bracarenses e o.....espanhol

enfim eram tempos difíceis mas ao mesmo tempo gloriosos

hoje o Braga é grande e com com enorme felicidade que leio posts como o do Rato

ainda bem que muitos de nós tiveram influência nas gerações mais novas e que vinham ao fórum . nem sabem a felicidade que isto é.

também eu agradeço ao SUPERBRAGA por juntar Braguistas por exaltar o Braguismo e por ser um dos responsáveis pela grandez que o Braga que tem hoje

Fidelis Bracara
Braga e Basta

JailBreak

Boas

Bem lá tenho eu de me meter onde não devo  ;D Mas prontos tenho um sentimento igual a muitos de vós, apenas com cores diferentes e uma região diferente.

Sinceramente não me lembro a idade que comecei a gostar do meu clube. Sei que era muito novo, não sei a idade ao certo.

Foi meu falecido PAI quem me "pegou" esta doença.  Fomos à bola muitas vezes, até a uma altura da nossa vida. Onde as nossas vidas seguiram caminhos diferentes. Infelizmente ele deixou de ir à bola. Sempre sócio até ao fim da sua vida, mas nesse tempo todo viu a bola muitas poucas vezes.
Lembro de todas as nossas viagens por todos esses campos fora. Também eu me lembro Fidelis, dos campos covilhã.....amora... espinho...chaves... Olhão...  e todos os campos no norte, centro e sul deste pais. O meu pai não ia aos jogos em casa, mas íamos a todos fora. Ele mais para o fim já não entrava no estádio, mas ia sempre na viagem. Eram outros tempos... tempos de amizade... tempos de alegria(apesar das tristezas da vida)... tempos do verdadeiro amor ao clube e do verdadeiro sentimento Vitoriano(hoje já começo a sentir esse sentimento a voltar na nossa cidade e nas nossas gentes)... eram tempos que viajávamos muitos quilómetros, com milhares de Vitorianos a percorrer este país todo. Sempre fomos bem recebidos em quase todos os sítios(e ainda hoje somos)... eram os tempos do verdadeiro e real VIII exército. Enfim outros tempos...

Como já aqui alguém disse, também eu depois de ficar "sozinho" nestas andanças ficava à porta a pedir "vizinho deixe-me entrar consigo". Já lá vão mais de 20 anos. Até que tive a oportunidade de me fazer sócio e foi com dificuldade no início que ia pagando as minhas cotas e pagando bilhete para entrar no estádio.
Até chegar aos dias de hoje... depois de muitos milhares de quilómetros percorridos... depois de muitas tristezas e alegrias... depois de muitos jogos...

Hoje felizmente, vamos tendo algumas alegrias e não há uma alegria dessas que não recordo quem me pegou esta doença... a Ele devo o meu amor ao Vitória... a ele devo esta doença, que eu depois fui aumentando. A Ele devo isso tudo... a Ele digo obrigado...

Obrigado por me deixarem por aqui o meu pequeno testemunho e desculpem o meu desabafo.
Em Zurique... nomeadamente... Birmensdorf

BRAGA FOREVER

Cheguei a Portugal no ano de 1984 vindo definitivamente da Suiça,com 10 anos de idade.

Lá na Suiça dei uns toques no Neuchâtel Xamax e era o clube que eu ia ver com o meu pai.

O meu pai era do Braga e do Sporting,pois todo o emigrante da época gostava de um dos 3 estarolas,mas o meu pai não tinha  culpa, pois é natural de Vila Verde! ;D

Em 1989 fiquei sócio do melhor clube do mundo!

Hoje em dia tenho 18 anos de sócio e muita pena de ter entrado relativamente tarde para associado,mas não tive culpa estava ausente do país! ;D

HOJE EM DIA O S.C.BRAGA FAZ PARTE DA MINHA VIDA!!

S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

ZGANDULO

Mais uma vez a contar a minha...

Cresci numa aldeia onde ainda hoje habito(Moure), onde eu só conhecía 2 Braguistas convictos e ferranhos; esses 2 já faleceram infelismente...

Em 89 fui para um colégio de Braga a fim de fazer o liceu e onde me fizeram sócio pela 1ª vez....Apartir daí fui ferrado pelo bichinho do Braguismo.

Embora eu até aí tivesse uma tendência de apoio ao fcmuorcões tudo começoua desmoronar com aqueles jogos de Domingo à tarde onde já a juventude Bracarense arrepiava caminho com o seu apoio...

Entre um jogo ou outro depois de largar o colégio indo eu com Braguistas de Moure lá ffui engrandecendo o amor pelo clube da minha cidade...
Estive emigrado 3 anos na Suiça e aí é que fervia mais o clubismo e a saudade dos jogos no 1º de Maio, até que voltei e fiz-me novamente sócio para estar presente nas victórias e nos desaires...

Abri o famoso ;D ArtRock café e pela net descobri os famosos sites do Braga e até os famosos foristas do SBpronto come

A partir daí tornei-me fanático, fundamentalista e pregador do Braguismo!!! 8)

Ps. gostei das estórias do Miguel Afonso assim como todas as outras!!! ;)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

braga grande

[
[/quote] viva pessoal ha ja muito tempo q nao perco nada do daqui s passa neste forum !!!hoje decidi registrar-me porque è  aqui q se fala do meu clube !!!braga è a minha vida  nao falho um jogo !!!viva a todos vòs  !!atè sabado!!!!viva o enorme sc braga
braga è scbraga!!!!

ric

bem, então vai aqui a minha...

a minha familia era de braguistas (embora reconheça que o sporting era bem recebido por tios e pai...ninguém é perfeito).
No entanto, sempre me falavam com mais amor do braga do que do sporting não fossemos uma familia de tradições bracarenses e profundamente enraizada na vida bracarense.
Em 66, disseram-me que houve festa em minha casa pela conquista da taça. Mas não me lembro bem... A minha memória do futebol mais tardia aparece com jogos da selecção. ia algumas vezes ver eusébio e companhia.No meio , fazia uma perninha a assistir a touradas....sim, essas de touro e tudo. Ricardo Chibanga (por motivos óbvios era meu idolo...).
Andei na escola no Magistério primário e na Sé. Ao domingo, e com Braga envolta numa tranquilidade serena, juntava os amigos da bola (jogava nos claustros da rua do castelo e nos terrenos do Magistério na cangosta da Palha)e lá iamos nós para a bola. Claro, que saía sempre o habitual "ó senhor, deixe-me ser seu filho" para conseguir entrar no 1º de maio. No ciclo, "apanhei" com o 25 de abril e o ano da subida do Braga. Muito por culpa do prof manuel ferreira, prof de gínástica e antigo dir do Braga, fui com ele e amigos a uma boa dezena de campos e lembro-me muito bem da festa da subida e do último jogo que deu a subida, salvo erro no oliveirense ou sanjoanense. Joca, fernado, antenor, marinho, eram idolos. pouco depois , fiz um jornal de escola e entervistei o famoso Caio cambalhota.estava em crescendo no meu amor braguista. Segui sempre de perto o Braga depois de me fazer sócio em 1974. Andei sem grande convicção pela juventude bracarense (mas não tinha muita vocação para gritar nos jogos ) Ainda hohe gosto de ver o futebol em casa e sem confusão de cafés 8qdo não posso ir ao estádio, claro).
mais tarde, abraçei de coração os tempos da radio pirata 8esses tempos de andar de emissor de um lado para o outro). escolhi o desporto, claro e assim conheci todas as figuras do Braga e muitas de nível nacional. Cheguei a entrevistar muitos dos "herois" dos anos 80 e de todos eles guardo recordação excelente de José Augusto, perrichon, eusébio, Torres, Morais e tb de Vitor baia ( no começo), chalana, jordão, e ..pasme-se Platini que conheci pessoalmente em braga e encontrei num jogo em paris (deu-me convite). Do braga, conheci pessoalmente quase todos os jogadores dos anos 80 e 90  guardando recordações óptimas do Toni, Carvalhal, João Mário, garcia, Artur correia, Fernando, Vitor santos, Lito,ronaldo, o treinador Imbelloni, Chico faria, chico gordo, serra, e karoglan com quem falava muitas vezesetc,etc. tenho extrema consideração tb por cajuda, vitor manuel e manuel José. e  lembro-me de assistir ao arranque do arsenal de Braga...

Mais tarde continuei na imprensa com mais actividade ( que deixei á cerca de 12 anos) e consegui ter relações de maior proximidade com os atletas e o ciube, seguindo-se 6 anos como director do Enorme.
Ainda hoje continua "directamente" ligado quer através do SB e da Associação Braguista
é uma vida muito prenchida e com o braga sempre presente. hoje, tenho 3 filhas sócias desde o dia que nasceram (digo frequentemente que antes de serem cidadãs nacionais já eram associadas do clube) e os meus sobrinhos tb o são desde o dia que nasceram.
pena ainda de não ter convertido a mulher e cunhados mas ...ninguém é perfeito

SERÁ QUE PODERIA SER DE OUTRO CLUBE QUE NÃO O BRAGA?
SÓ VENDENDO A ALMA AO DIABO!

braguista365

apesar do meu pai ser um dos maiores Braguistas que eu conheço(de muitos que eu conheço,felizmente), posso dizer que provavelmente foi por ele que eu me tornei tambem Braguista,ja que me fez socio do para sempre meu BRAGUINHA aos 5 anos ,em 1986-1987,mas o que me fez sentir pela primeira vez o Braga,foi quando entrei no velhinho 1º de maio a um domingo a tarde solarenga,e olhar para o relvado acabado de regar com os raios de sol a "bater" ,foi uma das coisas mais lindas que eu vi ate hoje ,e nunca mais na minha vida longa ou curta me irei esquecer.a partir desse momento nunca mais larguei o Enorme,fosse o jogo ao domingo a tarde ,ou segunda a noite,sozinho ou acompanhado marquei sempre presença no palco do nosso Braguinha!

Carvalhinha

Quote from: BRAGA FOREVER on 11 de August de 2006, 16:10
Cheguei a Portugal no ano de 1984 vindo definitivamente da Suiça,com 10 anos de idade.

Lá na Suiça dei uns toques no Neuchâtel Xamax e era o clube que eu ia ver com o meu pai.

Já tiveste aqui e não dizias nada  ;D

Ora bem, a minha históría é um pouco diferente das vossas, e até tenho vergonha de contar isto, mas é a verdade!
Quando era pequenina (não é que seja muito grande mas pronto LOL) não ligava nada ao futebol, mas de vez enquanto lá via uns jogos do SLB na televisão, por causa dos meus familiares, onde a maioria era benfiquista. E pronto, sempre que me perguntavam de que clube era, respondia do Benfica (até me custa escrever isto, acreditem!). Depois vim para aqui, onde comecei a dar mais atenção ao futebol português, devido ao meu pai que todas as semanas não perdia um relato/jogo e apontava tudo num caderno, mas também por causa do meu irmão, aliás mais por causa dele que começou a jogar futebol e eu lá o ia ver todas as semanas, e por isso fui ganhando um carinho especial por este desporto. Aos fins-de-semana encontravamos-nos com o resto do pessoal português e como tal, era quase todo lampião. Quando o Benfica ganhava (aliás os ditos grandes raramente perdiam) era sempre uma festa que nem vos conto! E eu sentia-me bem ao pé deles. O Braga, ora ganhava ou empatava em casa, mas fora perdia sempre.
O meu irmão é que me chateava todavia com frases como esta "Devias era apoiar o Braga, o clube da tua terra!!!" Eu começava a olhar para as classificações e via sempre o Braga no meio da tabela e pensava para mim "Porquê apoiar um clube que nunca sai do mesmo sítio?" Em casa éramos 50% pelo SLB (o meu pai & eu) e 50% pelo SCB ( a minha mãe & Filipe). Nessa altura também vim a saber que os meus pais e o meu irmão tinham sido sócios do Braguinha (este último porque jogava no SCB, mas em andebol ;D). E quando iamos de férias a Portugal, sempre que o Braga jogasse iamos ver os jogos. Um tio meu (braguista de gema) sempre que me via, dizia "Tens é que te tornar sócia, para ajudares o Braga a crescer!" Mas aquilo passava-me completamente ao lado. Até que passado uns tempos caí em mim, quando durante o jogo de pré-época Braga vs. Pontevedra, precisamente há 5 anos atrás, vi o jogo ao pé do Idalécio! Ainda me lembro como se fosse hoje, o meu irmão a dizer-me que era ele, e eu "Não, não pode ser! É mesmo?!" E lá fui tirar as minhas dúvidas falando com o própio. E foi a partir dessa data que comecei a ver os jogos do Braguinha com mais entusiasmo, com mais frequência. Na verdade já não sabia de qual clube é que eu realmente gostava, se do Braga ou do Benfica.
Depois, houve aquele caso do João Pinto, e como era o meu jogador preferido não gostei do sucedido. O que é que aconteceu? Decidi e deixei logo de ver o clube encarnado e passei a ver os do Sporting. Só que, como o clube verde & branco não me dizia nada (nem hoje diz) e a minha admiração pelo número 25 diminuiu e de que maneira, foi então aí que abri os olhos, e decidi preocupar-me só com o clube da minha terra natal, não fazia sentido estar a torcer por uma equipa que não tinha nada haver comigo e prometi a mim mesma que não seria de mais ninguém, a não ser do Braga!
Quando comecei a ter acesso à internet, resolvi logo saber mais coisas sobre o Enorme e com uma simples pesquisa no google "sporting clube de braga" vim parar a este magnifico fórum, quer dizer ainda era o outro. E já lá vão quase 3 anos!
Sócia só me tornei no ano passado derivado à minha ausência e independência financeira. Mas de uma coisa orgulho-me e bastante. A primeira palavra que eu ensinei à minha sobrinha foi a dizer "Braga" que foi precisamente a 3° dela! E quando alguém lhe questiona sobre o clube diz sempre que é do Braga!!!

Bem, o que interessa é que curei-me a tempo :D
Hoje é até morrer: SÓ BRAGA!

scbtaipas

o meu grande amor ao SC BRAGA ja vem do grande amor que a minha familia tem pelo SC BRAGA e tendo hoje 23 anos receberei em 2008 o emblema de prata de 25 anos de associado, obrigado meu pai por me teres ensinado o caminho da felicidade

Sou natural de Lago e estudei até aos 12 anos em Amares. Ausente do Estádio, não me recordo de alimentar o meu braguismo com jogos de futebol, pois não tinha familiares que por norma assistiam a jogos, nem tão pouco eram sócios. O que me levou a ser braguista foi algo intrínseco que não sei explicar. Apesar dos meus familiares terem simpatia pelo SCB, nunca me influenciaram nesse sentido e partiu de mim o pedido a amigos para me levarem ao futebol, pois na ocasião não pagava nada, sem no entanto sentir uma série de contrariedades pois na ocasião não havia transportes públicos como há nos dias de hoje. Por exemplo a última camioneta que passava por Lago com destino a Amares saia de Braga às 19h(??). Os meus pais autorizavam por que ia com amigos.
Quando os meus pais mudaram para Braga, quis ser sócio. Apesar de raramente ir ao futebol, porque o meu pai não ia e os vizinhos eram todos do benfica, quando conseguia um "encosto" os meus pais lá autorizavam. Como dizia, raramente ia ao futebol... Com o bichinho a despertar, comecei mais ao menos a partir dos 15 anos a assistir regularmente a jogos, invariavelmente sozinho, o que era muitas vezes desmoralizador.
Depois veia a namorada, depois o serviço militar, etc, etc,... e afastei-me um pouco dos jogos, para voltar pouco depois, novamente em força e com autonomia financeira, que é importante!

Apesar de ter dito que o que me levou a ser braguista foi algo intrínseco, acho que, o que alimentou o meu braguismo naquele período que não assitia a jogos foi as estorinhas que, como diz o Miguel Afonso(bem hajas Afonso por este tópico), iam-se contando, principalmente pelos mais antigos que, com um orgulho indiscritível, com os olhos luminosos, pronunciavam palavras mágicas para os meus ouvidos. Cheguei a conhecer pessoalmente o Sr. Afonso assim como outras personagens, mais ou menos anónimas, como por exemplo o Sr Pepe Gonzalez, ex: director do SCB no tempo dos irmãos Mendonça. São pessoas como estas que, anonimamente, sem interesse e com nítido amor ao clube, que contribuiram para que o SCB seja hoje o clube que é!
MUITO OBRIGADO!!!
Força Gverreiros

BRAGA FOREVER

Quote from: Carvalhinha on 11 de August de 2006, 19:47
Quote from: BRAGA FOREVER on 11 de August de 2006, 16:10

Já tiveste aqui e não dizias nada  ;D

Ora bem, a minha históría é um pouco diferente das vossas, e até tenho vergonha de contar isto, mas é a verdade!
Quando era pequenina (não é que seja muito grande mas pronto LOL) não ligava nada ao futebol, mas de vez enquanto lá via uns jogos do SLB na televisão, por causa dos meus familiares, onde a maioria era benfiquista. E pronto, sempre que me perguntavam de que clube era, respondia do Benfica (até me custa escrever isto, acreditem!). Depois vim para aqui, onde comecei a dar mais atenção ao futebol português, devido ao meu pai que todas as semanas não perdia um relato/jogo e apontava tudo num caderno, mas também por causa do meu irmão, aliás mais por causa dele que começou a jogar futebol e eu lá o ia ver todas as semanas, e por isso fui ganhando um carinho especial por este desporto. Aos fins-de-semana encontravamos-nos com o resto do pessoal português e como tal, era quase todo lampião. Quando o Benfica ganhava (aliás os ditos grandes raramente perdiam) era sempre uma festa que nem vos conto! E eu sentia-me bem ao pé deles. O Braga, ora ganhava ou empatava em casa, mas fora perdia sempre.
O meu irmão é que me chateava todavia com frases como esta "Devias era apoiar o Braga, o clube da tua terra!!!" Eu começava a olhar para as classificações e via sempre o Braga no meio da tabela e pensava para mim "Porquê apoiar um clube que nunca sai do mesmo sítio?" Em casa éramos 50% pelo SLB (o meu pai & eu) e 50% pelo SCB ( a minha mãe & Filipe). Nessa altura também vim a saber que os meus pais e o meu irmão tinham sido sócios do Braguinha (este último porque jogava no SCB, mas em andebol ;D). E quando iamos de férias a Portugal, sempre que o Braga jogasse iamos ver os jogos. Um tio meu (braguista de gema) sempre que me via, dizia "Tens é que te tornar sócia, para ajudares o Braga a crescer!" Mas aquilo passava-me completamente ao lado. Até que passado uns tempos caí em mim, quando durante o jogo de pré-época Braga vs. Pontevedra, precisamente há 5 anos atrás, vi o jogo ao pé do Idalécio! Ainda me lembro como se fosse hoje, o meu irmão a dizer-me que era ele, e eu "Não, não pode ser! É mesmo?!" E lá fui tirar as minhas dúvidas falando com o própio. E foi a partir dessa data que comecei a ver os jogos do Braguinha com mais entusiasmo, com mais frequência. Na verdade já não sabia de qual clube é que eu realmente gostava, se do Braga ou do Benfica.
Depois, houve aquele caso do João Pinto, e como era o meu jogador preferido não gostei do sucedido. O que é que aconteceu? Decidi e deixei logo de ver o clube encarnado e passei a ver os do Sporting. Só que, como o clube verde & branco não me dizia nada (nem hoje diz) e a minha admiração pelo número 25 diminuiu e de que maneira, foi então aí que abri os olhos, e decidi preocupar-me só com o clube da minha terra natal, não fazia sentido estar a torcer por uma equipa que não tinha nada haver comigo e prometi a mim mesma que não seria de mais ninguém, a não ser do Braga!
Quando comecei a ter acesso à internet, resolvi logo saber mais coisas sobre o Enorme e com uma simples pesquisa no google "sporting clube de braga" vim parar a este magnifico fórum, quer dizer ainda era o outro. E já lá vão quase 3 anos!
Sócia só me tornei no ano passado derivado à minha ausência e independência financeira. Mas de uma coisa orgulho-me e bastante. A primeira palavra que eu ensinei à minha sobrinha foi a dizer "Braga" que foi precisamente a 3° dela! E quando alguém lhe questiona sobre o clube diz sempre que é do Braga!!!

Bem, o que interessa é que curei-me a tempo :D
Hoje é até morrer: SÓ BRAGA!

Carvalinha eu nasci em Lausanne em 1974,portanto tu chegas-te depois,logo tu é que já deverias de ter dito algo! ;D

Este tópico até "arrepia" lindo!!!
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Augusto Gomes

Benfiquista de pequenino (lembro-me de perguntar a amigos um pouco mais velhos em que lugar o Eusébio tinha ficado numa etapa da Volta a Portugal em bicicleta...), não perco um jogo do Braga em casa há mais de 30 anos (recentemente em jogos televisionados houve uma ou outra ausência...).

Quer chovesse, fizesse frio ou sol lá estava eu no 1º de Maio...

Doente ou não...

Quando havia casamentos em que tinha de ir e os jogos eram à tarde, ficava-me pela canja...

Sei que caía no ridiculo...

Já estive no jogo da (quase) descida contra a CUF (0-1) em 1969, estive no Braga-Covilhã da invasão de campo (2ª divisão) e assisti aos jogos do Braga em Merelim (oito jogos de interdição do 1º de Maio)...

Vi também o Braga-Itália antes do Mundial de 1982 ( A Itália esteve no grupo da Galiza e fez um jogo de preparação em Braga, trasmitido pela televisão para Itália), que o Braga só não ganhou por azar (perdeu 1-0, quase a acabar...).

Mas hoje o Braga é finalmente um Enorme...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

jaimeh

Uma devida homenagem a todos aqueles que sempre fizerem tudo pelo Braga e nunca foi reconhecido o seu trabalho, empenho e dedicação! e que morreram no esquecimento. Lembro-me da sede do clube ser no Campo da Vinha, e de nem sequer haver meia dúzia de funcionários, que faziam tudo pelo clube por amor à camisola mas lembro-me também de haver mais de meia dúzia de "marmiteiros", diga-se!, directores, que comiam à pala do nosso clube e que inclusivé chegaram a levar todo o tipo de objectos pertencentes ao clube, para os seus museus privados!
A propósito! Lembro-me de ser do Braga desde que nasci, e de ter orgulho de nunca ter sido de mais nenhum clube!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!