News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 28/05

Started by JotaCC, 28 de May de 2008, 08:02

Previous topic - Next topic

JotaCC

Jorge Jesus
"Tudo será diferente na estrutura do futebol"

Avançar com uma pergunta original numa apresentação oficial de um treinador de futebol será quase tão difícil como encontrar uma agulha no palheiro. "O que lhe disse o presidente? E o manager pediu-lhe alguma coisa especial?", estas e outras questões enfadonhas foram lançadas pelos jornalistas enquanto Jorge Jesus falava, com entusiasmo, sobre a nova época que ficará marcada por uma aventura inédita no Braga. A conversa decorria num ambiente ameno até que alguém terá obrigado António Salvador, o presidente do clube, a contar até cem por causa de uma curiosidade absolutamente... fora de moda. Agora com Jesus ao comando, os minhotos vão continuar a lutar pela Europa? Habituado a estas e outras circunstâncias, o novo treinador confirmou as suspeitas, por entre sorrisos do dirigente. "Quem chega a Braga tem de jogar para a Europa. É um dado adquirido, mas sabemos que será mais difícil na próxima época", observou, embora lembrando que não sofre de vertingens. "Em dois anos consecutivos, conseguimos em campo dois quintos lugares pelo Belenenses. Será dentro dessa perspectiva que iremos trabalhar", esclareceu.

Antes da revelação esperada, já António Salvador tinha sido rebuscado nos elogios. "Entendemos que este será o melhor técnico para dar seguimento ao trabalho desenvolvido nos últimos anos. Tem grande qualidade e carácter, qualidades essenciais para comandar com êxito o nosso plantel nas próximas duas épocas. Estou certo de que fará um bom trabalho. Este será um dos seus maiores desafios, mas o Braga também lhe dará todas as condições para fazer um grande trabalho", garantiu. A Taça Intertoto será o primeiro teste às capacidades da equipa e Jorge Jesus está pronto para tudo. "Quando passei pelo Estrela, tive essa experiência. Em termos de metodologia de treinos, não é uma prova muito aconselhável, mas essa é a única via possível para chegar à Taça UEFA. Estamos atentos ao mercado, mas todas as aquisições passarão pelo Carlos Freitas. O Braga está a montar uma estrutura desportiva completamente diferente do passado", anunciou.


João Pereira seguro e sem propostas

Picado pela profusão de notícias relacionadas com as hipotéticas saídas de João Pereira e Eduardo, Carlos Freitas, o manager para o futebol profissional do Braga, caiu na tentação de "personalizar caso a caso" , coisa que tentou abominar, para garantir que não está prevista qualquer venda de jogadores nos próximos tempos. "Não há nenhuma proposta pelo João Pereira", sublinhou, contrariando assim a teoria de que o lateral-direito estaria a caminho do FC Porto. Firme nos esclarecimentos, o dirigente muniu-se dos mesmos argumentos para desvalorizar a possibilidade de o guarda-redes Eduardo, actualmente ao serviço dos Sub-21, se transferir para o futebol alemão. "Nesta altura não temos nenhuma proposta pelo Eduardo. É tudo fantasia. A única realidade do Eduardo é um contrato válido até 2012. Não faria sentido fazer um contrato novo se não entrasse nos planos da próxima época", lembrou.

Já no capítulo de aquisições, Carlos Freitas limitou-se a confirmar as contratações dos guarda-redes Mário Felgueiras (ex-Portimonense) e Cristiano (ex-Penalva do Castelo); e dos avançados Rainford Kalaba (ex-Zesco United) e José Manuel (Merelinense). Deste grupo, o reforço mais fresco é o jovem guardião Mário Felgueiras, que rubricou ontem um contrato válido para as próximas cinco épocas. No rol de opções para a baliza deixou de figurar, entretanto, Ricardo, cujo contrato não foi prolongado, a exemplo de Carlos Fernandes e João Tomás. Sobre Weldon e Moisés, ambos dos quadros do Cruzeiro, nem uma palavra. Apenas pequenas pistas. "Há um perfil de jogadores que nos interessa", atalhou Carlos Freitas, deixando antever que nos próximos dias as novidades serão múltiplas em Braga. "Uma casa constrói-se a partir dos alicerces e o anúncio da equipa técnica consubstancia essa ideia. A partir de agora, dentro de um limite temporal escasso, vamos tentar ter o plantel definido em cerca de 80 a 90 por cento no começo da pré-época. Entre o início da época e o encerramento do mercado, estamos a falar de um período superior a dois meses", precisou. Mais do que identificado com os objectivos do clube, o manager dos arsenalistas prometeu recrutar jogadores de qualidade e nessa "odisseia" certamente contará com a ajuda de Paulo Meneses (ex-jornalista), o novo coordenador da prospecção do clube.


Cruzeiro anunciou integração de Weldon

Cobiçado pelo Braga, Weldon foi ontem a grande novidade no Cruzeiro. Terminada a sua ligação, por empréstimo, ao Belenenses, o ponta-de-lança viajou de imediato para o Brasil, já conhecedor do interesse dos minhotos, mas o seu regresso a Portugal está mais rodeado de incertezas do que nunca.

Apesar de o clube de Minas Gerais ter acordado libertá-lo por 550 mil euros, correspondentes a metade do seu passe, as negociações estão nesta altura num impasse, pois o jogador exige que o Braga adquira os restantes cinquenta por cento referentes aos seus direitos desportivos, que lhe pertencem. Enquanto dura este braço-de-ferro, que começa a impacientar os responsáveis arsenalistas e que poderá antecipar o fim das negociações, o Cruzeiro resolveu integrá-lo no grupo, precisamente no mesmo dia em que vendeu Marcelo Moreno, outro avançado, para o Shakhtar Donetsk (Ucrânia) por nove milhões de euros. Vice-artilheiro do campeonato português, com 13 golos, Weldon manifestou-se encantado em declarações prestadas ao sítio oficial do clube. "Estou mais experiente, mais tranquilo. Não fui muito bem em França, mas adaptei-me bem em Portugal. Agora espero fazer o mesmo no Cruzeiro. Lá [em Portugal], joguei diferente. Tinha um atacante mais jovem, o Roncatto, que jogava mais pelas pontas, e eu fiquei mais na área. Por isso, fiz mais golos", explicou, assumindo que já foi abordado no sentido de renovar. "Tenho contrato até Fevereiro de 2009. São mais nove meses. O presidente chamou-me para renovar. Quero ficar no Cruzeiro mais um ou dois anos. Estou bastante feliz, o grupo é bom, e espero ajudar o time a conseguir os objectivos", testemunhou.



Confirmados


Kalaba

Foi o primeiro reforço dos bracarenses para 2008/09. Avaliado durante a Taça das Nações Africanas por Aloísio Alves, o jovem avançado foi recrutado ao Zesco United, campeão da Zâmbia em 2007, tendo custado cerca de 100 mil euros. Assinou por cinco temporadas.

Cristiano

Júnior de primeiro ano, Cristiano vem do Penalva do Castelo com o rótulo de guarda-redes de grande futuro. A equipa de juniores do Braga será o seu primeiro destino, mas poderá ser chamado aos AA a qualquer momento.

Zé Manuel

Produto da cantera do Merelinense, do concelho de Braga, José Manuel é outro reforço para a equipa de juniores que não deixou de passar pelos crivo do futebol profissional arsenalista. Velocidade e sentido de baliza são as armas do avançado.

Felgueiras

Estava referenciado há muito tempo e, mal o mercado abriu, o Braga não perdeu tempo. Natural de Viana do Castelo, o guarda-redes passou pela formação do Sporting e destacou-se na baliza do Portimonense.

O JOGO

JotaCC

"Não tenho dúvidas de que vamos ter êxito"

Jorge Jesus está a tratar das questões do plantel com Carlos Freitas

Uma semana depois de ter sido confirmado no cargo, Jorge Jesus foi ontem apresentado oficialmente como treinador do Braga para as próximas duas temporadas, acompanhado dos cinco elementos que irão compor a equipa técnica. Manuel José (adjunto), Mário Monteiro (preparador-físico), Miguel Quaresma (analista) e Marco Pedroso (vídeo-analista) chegam com Jesus do Belenenses, enquanto Francisco Vital (treinador de guarda-redes) transita da época passada.

O novo técnico da equipa minhota mostrou optimismo e disse estar preparado para o desafio que tem pela frente. "Braga tem crescido como clube, cidade e região, e nós queremos fazer uma aproximação directa aos adeptos. Não tenho dúvidas de que vamos ter êxito", afirmou Jesus, que preferiu não fazer grandes promessas aos bracarenses "Posso dizer apenas que vamos disputar os jogos, seja onde for, com sentido de vitória. Qualquer treinador que chegue a Braga diz que quer lutar pela Europa, mas uma coisa é querer e outra é fazer... Os nossos objectivos não estão traçados por antecedência".

O ex-treinador do Belenenses admitiu, no entanto, que o clube arsenalista "tem a necessidade de participar numa competição europeia, pelo que irá fazer uma aposta na Taça Intertoto", o que obrigará a que a pré-temporada seja iniciada mais cedo (o regresso ao trabalho está marcado para o próximo dia 23 de Junho). António Salvador, presidente da SAD bracarense, definiu Jorge Jesus como "um treinador de grande capacidade e com carácter". "A nossa escolha recaiu nas suas qualidades técnicas e humanas para comandar um grupo de homens", referiu o dirigente, acompanhado na conferência de imprensa de ontem pelo director-desportivo Carlos Freitas, que aproveitou para desmentir a existência de propostas de outros clubes para a contratação do guarda-redes Eduardo e do lateral-direito João Pereira.

Freitas revelou que as únicas aquisições já confirmadas são as do médio zambiano Kalaba e do guarda-redes Mário Felgueiras (ex-Portimonense), que ontem assinou um contrato válido por cinco temporadas, e disse esperar que, no primeiro dia de trabalhos, "80 ou 90% do plantel" já esteja definido. Recorde-se que o Braga fará o primeiro jogo oficial da época a 21 de Julho, a contar para a Taça Intertoto, realizando antes, de 7 a 12 do mesmo mês, o estágio de pré-temporada em Óbidos.
      
JN

JotaCC

"A força dos adeptos foi fundamental para vir para este clube"
Jorge Jesus apresentou-se ontem em Braga, revelando entusiasmo no desafio que vai assumir nas próximas duas épocas. 

O discurso de Jorge Jesus na primeira aparição como técnico do Sporting de Braga foi voltado para os adeptos. "O Braga é mais que um clube, é mais que uma cidade, é uma região, com uma aproximação directa aos adeptos. E sei que a diferença dos grandes clubes está nos adeptos, sendo que isso foi fundamental para a nossa vinda para este clube", salientou o novo timoneiro da equipa-técnica arsenalista. "Precisamos que os adeptos sejam uma força constante no apoio à equipa, pois os grandes clubes são aqueles que têm uma massa adepta apaixonada como a do Braga, e sei a diferenciação disso", acrescentou.

O treinador focou a palavra "êxito" como objectivo a cumprir, sem estabalecer metas. "Os nossos objectivos passa por fazer o melhor dia a dia e jogo a jogo" e explica que "o querer é uma coisa e fazer é outra. Vamos procurar fazer as coisas da maneira que queremos", ressalvou.
O apuramento da formação arsenalista para as competições europeias "já é tradição" de qualquer treinador que se apresente em Braga. Jorge Jesus não foge à regra, mas alertou que "para o ano as coisas estão mais complicadas, uma vez que não há tantas equipas com acesso às competições europeias. Sabemos que, ao contrário dos últimos anos, o quinto e sexto lugar não chega para as competições europeias e mesmo para a Champions estará difícil, isso não fará parte do nosso objectivo", apontou.

Jesus já tem experiência na Intertoto

O primeiro grande desafio de Jorge Jesus enquanto treinador do Braga passa pelo apuramento para as competições europeias, pela via da Intertoto. Nesse contexto, os trabalhos vão arrancar mais cedo. Jesus mostra-se cauteloso, pe-rante as responsabilidades, mas confiante em levar o barco a bom porto, até porque esta é uma experiência que já viveu no passado. "Já tive essa experiência no Estrela da Amadora. Naturalmente, para esta altura da época, a metedologia do treino não será a melhor, mas há a necessidade do Braga entrar numa competição europeia e vamos fazer os possíveis para o conseguir. Já temos tudo projectado, numa filosofia de trabalho que passa por mim, pelo presidente e pelo Carlos (Freitas)", referiu.

Carlos Freitas: "Início da época com 80% do plantel definido..."


A estrutura do futebol profissional do Sporting de Braga está entregue, por completo, a Carlos Freitas. E se dúvidas persistissem, ontem ficaram dissipadas na conferência de imprensa da apresentação de Jorge Jesus como novo treinador do clube minhoto. Na hora de responder às questões dos jornalistas, relacionadas com o mercado, entradas e saídas de jogadores, foi o "manager" quem deu cara e ofereceu as respostas formais... e pouco esclarecedoras. "Temos já o perfil completo de cada jogador do Braga. A partir de agora o limite temporal é escasso, mas posso dar a garantia que no início da época teremos 80 a 90% do plantel feito. Nessa altura restam ainda dois meses até ao fecho das inscrições de jogadores e certamente vamos estar empenhados em concluir a estrutura da equipa, já que é um prazo muito longo", vincou.
Carlos Freitas falou ainda dos processos de Eduardo e João Pereira. O guarda-redes e o lateral-direito são dois dos jogadores badalados no mercado das transferências, mas ao clube "não chegou qualquer proposta", sublinhou o manager da formação bracarense.

CM


JotaCC

Jesus em Braga com uma vasta equipa

Jorge Jesus, ontem apresentado como novo técnico do Sporting de Braga, faz-se acompanhar de mais quatro elementos, para esta sua nova missão, onde acredita que vai triunfar.
No restante, apenas a confirmação das contratações de Kalaba e Mário Felgueiras, e as dispensas de jogadores como Jaílson, João Tomás, Carlos Fernandes, Ricardo, Breno ou Vítor Hugo.

DM

JotaCC

JORGE JESUS ACREDITA QUE VAI TER SUCESSO

O novo treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, acredita que vai ter êxito nesta nova aventura da sua carreira. O ex-técnico do Belenenses foi apresentado, ontem, durante uma conferência de imprensa realizada no Estádio AXA.
"O Braga tem crescido ao maior nível e não temos dúvidas que vamos ter êxito", disse Jorge Jesus, que prometeu, apenas, que "o Braga vai disputar todos os jogos, seja contra quem for, com o sentido de vitória". Quanto a objectivos, disse que "não estão traçados por antecedência", frisando que "querer é uma coisa e fazer é outra".
No seu passado recente, o técnico lembrou que nos dois anos em que esteve no Belenenses conseguiu dois quintos lugares com a equipa, ressalvando que esta época isso foi conseguido no campo, apesar de ter perdido na "secretaria".
Por seu turno, o presidente dos bracarenses, António Salvador disse que Jorge Jesus "é um treinador de grande qualidade e com carácter". "A nossa escolha recaiu nas suas qualidades técnicas e humanas para comandar um grupo de homens", disse o presidente do Braga.
Presente esteve o novo homem forte do futebol bracarense, o ex-sportinguista Carlos Freitas, que, quanto à nova temporada, confirmou a contratação do jovem zambiano Kalaba por cinco anos e a do guarda-redes Mário Felgueiras (ex-Portimonense) pelo mesmo período de tempo.
Da equipa técnica dos bracarenses da época passada apenas transita o treinador de guarda-redes, Jorge Vital, enquanto com Jorge Jesus chegam Manuel José (treinador adjunto), Mário Monteiro (preparador físico), Miguel Quaresma (analista) e Marco Pedroso (vídeo-analista).

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Jesus garante equipa a jogar para vencer

Jorge Jesus foi ontem apresentado como treinador do Braga para as duas próximas temporadas, sucedendo no cargo a Manuel Machado, que saiu antes do final da época devido a maus resultados. O novo técnico prometeu uma equipa a praticar um futebol positivo, jogando em todos os estádios para ganhar. Mas foi mais cauteloso quando lhe falaram no objectivo de levar a equipa a um lugar de acesso às competições europeias. "Estamos confiantes e decididos nas nossas responsabilidades e não temos dúvida nenhuma de que iremos ter êxito. Quanto à Europa, uma coisa é querer, outra coisa é fazer", referiu, alertando que esse objectivo passará a ser mais complicado devido à redução de vagas reservadas a clubes portugueses nas competições da UEFA a partir da próxima temporada.
O presidente do clube, António Salvador, justificou a escolha do novo técnico por considerar que Jorge Jesus é o melhor para prosseguir o trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos. Salvador garantiu ainda que o novo treinador terá todas as condições para desenvolver o seu trabalho. A equipa técnica, além de Jorge Jesus, contará também com o técnico adjunto Manuel José, o treinador de guarda-redes Jorge Vital, o preparador físico Mário Monteiro, o analista Miguel Quaresma e o videoanalista Marco Pedroso.

7.º
O Braga queria um lugar na Champions, mas terminou a época no sétimo lugar e nem conseguiu o acesso directo à Taça UEFA

PUBLICO

JotaCC

Linz tem novo concorrente no ataque austríaco
MARTIN HARNIK NA LISTA FINAL DE JOSEF HICKESBERGER   
      
O seleccionador austríaco Josef Hickersberger revelou esta manhã a lista final de eleitos rumo ao Euro'08, onde terá o estatuto de anfitrião da prova, com uma surpresa – a inclusão do avançado Martin Harnik.

Harnik, que ainda não completou 90 minutos seguidos ao serviço da selecção, junta-se assim ao lote atacante do grupo, onde figuram ainda Roland Linz, Erwin Hoffer e Roman Kienast.

No outro extremo do terreno, Juergen Macho e Alex Manninger vão lutar pela titularidade na baliza, depois de graves problemas de estômago terem forçado Helge Payer a abandonar a equipa, sendo substituído por Ramazan Ozcan.

"Foi uma noite longa, estive de pé até esta manhã. Foi uma decisão complicada, porque apareceram alguns casos bem difíceis. Contudo, acho que fiz a escolha correcta e considero que esta equipa me dá plena confiança", revelou Hickersberger.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Alexander Manninger (Siena), Juergen Macho (AEK), Ramazan Ozcan (Hoffenheim)

Defesas: Gyorgy Garics (Nápoles), Ronald Gercaliu (Áustria Viena), Martin Hiden (Kaernten), Markus Katzer (Rapid Viena), Juergen Patocka (Rapid Viena), Emmanuel Pogatetz (Middlesbrough), Sebastian Proedl (Sturm Graz), Martin Stranzl (Spartak Moscovo)

Médios: Rene Aufhauser (Salzburgo), Christian Fuchs (Mattersburg), Andreas Ivanschitz (Panathinaikos), Umit Korkmaz (Rapid Viena), Christoph Leitgeb (Salzburgo), Juergen Saeumel (Sturm Graz), Joachim Standfest (Áustria Viena), Ivica Vastic (Linz)

Avançados: Erwin Hoffer (Rapid Viena), Roman Kienast (Ham-Kam), Roland Linz (BRAGA), Martin Harnik (Werder Bremen).

RECORD

JotaCC

Linz do Sp. Braga nos eleitos da Áustria

O avançado do Sp. Braga, Roland Linz, é um dos 23 jogadores chamados por Josef Hickersberger para integrar a lista de convocados Áustria para o Euro-2008, do qual é co-anfitriã com a Suíça.
O veterano Ivica Vastic, médio de 38 anos do Linz, o único «sobrevivente» do grupo que disputou o Mundial de 1998, em França, assume o destaque da convocatória austríaca. A Áustria integra o Grupo B do Europeu, juntamente com Croácia, Alemanha e Polónia.


  Jailson e Breno de saída     

Jailson, avançado do Sporting e Braga que esteve emprestado pelo Benfica, não vai continuar no Sporting de Braga, o mesmo acontecendo com o seu compatriota Breno Silva.
No restante, apenas a certeza de que João Tomás e Carlos Fernandes, os únicos cujos contratos terminaram, não continuam em Braga. No entanto, para além destes, há outros a quem o clube propôs a saída. São os casos, dos guarda-redes Paulo Santos e Dani Mallo e do avançado Zé Manel.

Vítor Hugo, Pinto e Luisinho. De partida estão, ainda, os jovens, Vítor Hugo, Pinto e Luisinho, três atletas que na época finda jogaram, na condição de emprestados, respectivamente, no Maria da Fonte, Merelinense e Moreirense. A estes junta-se, ainda, o guarda-redes Ricardo. Da equipa de juniores, cinco atletas são promovidos. Diego (guarda-redes), do defesa Sibidé, do médio, Rui Lopes, e dos avançados Pizzi e Forbs, que esta época já trabalharam com os seniores.

MAIS ACTUAL