News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Região hostil.

Started by Zé, 09 de August de 2006, 19:55

Previous topic - Next topic

Apesar do SCB nos últimos anos ter conseguido excelentes resultados, a adesão dos habitantes da cidade e Região ao SCB ainda é insatisfatória. O SCB precisa de maior dimensão humana.

Muitas vezes me questiono porque muitos ainda não são sócios do SCB. O momento desportivo é bom, o SCB continua na senda do sucesso, então, que mais o SCB precisa de fazer?
Será que a culpa é dos habitantes da cidade e região de Braga?
Talvez, mas não só...
O SCB tem responsabilidades.
Responsabilidades pela ausência de uma estratégia. Responsabilidade pela ausência de uma política de MKT. Responsabilidades por perder oportunidades atrás de oportunidades.

Convém não esquecer que as gentes da nossa região não estão "virgens" quanto à simpatia para com um clube de futebol. Tenho a certeza que a maior parte dos minhotos tem afeição por um clube de futebol, mas esse clube não é o SCB. Se assim fosse, a excelente campanha que o SCB tem feito seria o suficiente para o "despertar".
Como não é assim o SCB tem que lutar, com armas desiguais, contra tudo e contra todos. A intoxicação provocada pelos media é enorme e a simbiose que existe entre os media e os 3"G" levam-me a adivinhar que no futuro continuará tudo igual.
Parece é que o SCB absteve-se da luta. Preferiu confiar na sorte e esperar o que o futuro trás. Não age!
Temos que definitivamente inverter esta situação e se a oportunidade surgir, substituir os 3"G" na preferências das gentes da nossa região.

Diz-se muitas vezes que o SCB tem muito potencial para crescer. É o clube mais forte da região, e como para Norte não há nenhum clube no escalão máximo do futebol português, o SCB poderá reunir simpatias, qual missionário a evangelizar os ímpios.
Acho errado esta afirmação.
Errada porque o SCB não se debate com os clubes locais na sedução de mais simpatizantes, pior, muito pior, debate-se contra os famigerados 3"G". A preferência clubista das gentes minhotas pelos 3"G" é evidente e conseguir o apoio daqueles que se identificam com um clube que ganha muitas vezes é assaz difícil. O SCB tem que apostar nas novas gerações e esperar que outros, os adeptos das vitórias, se identifiquem com o vitorioso SCB.

Não tenham dúvidas que cada passo na subida para o topo será sempre mais difícil, dolorosa e porá à prova uma série de circunstâncias, desde a coesão do grupo de trabalho até à união dos associados com o grupo de trabalho.

Além das dificuldades "institucionais"(arbitragem, Liga, 3"G"...) o SCB e os adeptos terão outras dificuldades para ultrapassar. Quem nutre simpatia pelos 3"G" olhou até à bem pouco tempo com desdém e simpatia para o "Braguinha". Ora, se nos dias de hoje o SCB é uma equipa que encurtou distâncias para os 3"G", logicamente que o SCB começa a ser olhado como um clube forte e, mais que isso, como um rival!
Haverá aqueles que, caso o sucesso continue, dirão aos sete ventos que são do SCB desde pequeninos e sem nada terem feito para o engrandecimento do mesmo, confortavelmente,  juntar-se-ão àqueles  que desde o início disseram presente e demostraram o apoio incondicional à equipa. Também haverá quem entrará em confronto e provocação, pois mais que tudo verão no SCB um rival e naturalmente um adversário no seu caminho.
Força Gverreiros

FIDELIS

"Haverá aqueles que, caso o sucesso continue, dirão aos sete ventos que são do SCB desde pequeninos e sem nada terem feito para o engrandecimento do mesmo, confortavelmente,  juntar-se-ão àqueles  que desde o início disseram presente e demostraram o apoio incondicional à equipa. Também haverá quem entrará em confronto e provocação, pois mais que tudo verão no SCB um rival e naturalmente um adversário no seu caminho."

não há como evitar
mas de pequenos ou de grandes, o importante é que se tornem adeptos de um só clube
mais vale tarde que nunca

embora para aqueles que suportaram o frio a chuva, as pedradas, as quase descidas e estiveram sempre lá, ás vezes é um pouco dificil, de aceitar mas o que interessa na realidade é que o Braga seja cada vez maior

Fidelis Bracara
Braga e Basta

miguel_afonso

Em primeiro lugar quero congratular-te por um excelente texto. Se me permites a minha opinião, eu julgo saber a resposta para a fraca adesão dos Bracarenses e não só ao nosso Braga. Creio que em Portugal não se gosta verdadeiramente de futebol, eu passo a explicar, acho que a MAIORIA  das pessoas preferem discutir sofre a arbitragem, os presidentes (não consigo entender porque é que um presidente tem mais protagonismo que um jogador), etc... Raramente se fala do jogo como ele realmente é, um jogo... E alem disso temos fenomenos estranhos, bi-clubistas, essa raça hibrida que do meu conhecimento apenas existe em Portugal. Não consigo entender como é que alguem que diz gostar de futebol consegue ser de um clube (tipo benfica, sporting ou porto) e apenas ir ao estadio 2 vezes na vida,e mais, como é que essas pessoas vestejam as vitorias destes clubes como se fossem suas se nem sequer são associadas e pouco ou nada contribuem para o crescimento do clube.... Creio que esse tipo de pessoas não gosta de futebol, gosta de ganhar.... Eu fiquei supreendido com a quantidade de benfiquista que apareceram quando o benfica foi campeão, e quando foi o sporting então nem vale a pena falar. Por isso Zé não tenhas duvidas que quando o nosso Braga ganhar o titulo (que vai ganhar de certeza)  irás ver milhares de Braguistas nas ruas... Porque ganhar é bom, e tendo 2 ou 3 ou 4 clubes ganha-se sempre...
Outro dos motivos que eu gosto de ouvir, como entrave a fazerem-se socios é o alto custo dos bilhetes e cotas. Sem querem ferir suscetibilidades, eu acho que o Nosso Braga pratica preços normais, tendo em conta um bilhete do cinema, teatro ou até um concerto...

Termino dizendo as que sempre foram BRAGUISTAS o meu obrigado, aos que mudaram parabens mostraram inteligencia, aos que vão mudar digo nunca é tarde para aprender, aos que não querem mudar digo lamento nunca vão sentir o orgulho de ser BRACARENSE/BRAGUISTA...

ric

amigos:

depois de ler mais este excelnte texto do Zé que levanta mais uma vez " as oportunidades perdidas" lembro-me das múltiplas vezes que discutimos estes assuntos aqui no fórum.
Sem qq problema digo que se alguém quisesse fazer um "mestrado" sobre a politica de mKT e o que fazer para comnquistar adeptos em Braga e arredores poderia tirar 18 só "copiando" as ideias, os projectos e a visão que muitos foristas "deram" ao nosso clube nas páginas deste fórum.

Queria apenas (voltar ) a dizer 2 ou 3 coisas:

1- è crucial apostar-se na juventude do 1º e 2º ciclo para fomentar o braguismo. Os" burros velhos " não mudam
2- Não adianta nada andar com camapanhas "avulsas" de angariação de sócios se não mantemos os que temos. temos que ter maior capacidade de atendimento, serviços extra para associados e sobretudo reunir e reconquistar os que abandonam fruto de insatisfação e de medidas que afastaram os sócios (cobradores, horários de jogos, esquema de acessos estadio, estacionamento, etc)
3- Enquanto persistir uma inqualificável fiscalização de acessos sobretudo no uso de cartões de menores para acessos a adultos não vamos lá
4- Enquanto se insistir com acções avulsas de promoção se3m dar seguimento a estas com acções que visem auscultar a valia das anteriores e os seus resultados práticos, nada adianta (ou mto pouco)
5- enquanto o MKT do clube não sair à rua, aos hipers e lugares públicos e enquanto não tivermos uma atitude activa e não reactiva no "diálogo" com os bracarenses de nada adianta pensarmos em grandeza. Porque não voltarem as parcerias com as radios para programas semanais sobre o Braga?Porque não a criação de um espaço "braga  para reformados e jovens?porque não a parceria com entidades comerciais e não só para descontos?porque não aproveitarmos o regresso ás aulas para inundarmos os hipers com produtos com a marca Braga (cadernos, lapiseiras, pastas)?Custa dinheiro? é de dificil investimento e desconhecido retorno? O que será mais do que contratar um atleta desconhecido? Não será este um maior desafio?

Por último, o que me parece é que se cometem erros históricos no clube pois as direcções que passam não consideram estas acções uma mais valia pois os resultados não se v~em no periodo do mandato e onde se quer "brilhar". muitos pensam: "para qu~e apostar nisto tudo se depois daqui a 2 ou 3 anos é o X que se v~e com maior nº de publico e maiores adeptos". podem dizer-me que não é verdade mas no fundo, tenho a certeza que muitos pensaram assim...Não tenho a minima dúvida

Mafalda

Mais uma vez parabéns pelo texto Zé.
De facto, tem-se aqui insistido muito nestes aspectos.
Eu continuo a insistir que se deve apostar nos mais novos, cativá-los. Claro que isso não passa só pelo clube, mas tb. Eu lembro-me dos meus filhos nem quererem ir ao estádio, mas nunca desisti e agora... :D

Tem que se apostar forte nestas idades.
Pq se cativarmos as crianças, acredito que os pais as acompanham.

Agora quanto ao facto de se gostar das vitórias, acredito que são sinais do nosso tempo; típico de um país triste, demotivado, que vê nas vitórias de uma qq equipa uma forma de "esquecer" todos os problemas, isto sociologicamente falando!  ;) ;D
Mafalda

VVCEPHEI

Quote from: Mafalda on 10 de August de 2006, 11:05
(...) Agora quanto ao facto de se gostar das vitórias, acredito que são sinais do nosso tempo; típico de um país triste, demotivado, que vê nas vitórias de uma qq equipa uma forma de "esquecer" todos os problemas, isto sociologicamente falando!  ;) ;D

Sim, mas esse argumento já também se aplicava no passado e o passar dos anos e os "novos tempos"  pouco o clarificou, temos é que inverte isto a nosso favor com muita perseverança.

lipe

É a minha batalha diária mudar as mentalidades, que realmente não consigo perceber como é que uma pessoa nascida e criada na cidade mais bela não consegue ter uma afinidade com o maior clube da região.
Até doi.
Ser bracarense enche-me o coração e é com esse sentimento que tento cativar as pessoas a mudar para melhor.
Quando chegar o fim da época e estiver-mos a festejar o titulo, sim vamos ser campeõs , não vão faltar bracarenses.
VIVA O BRAGA
100% braga
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Reis

Quantos sócios conseguiste fazer ultimamente?
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

ZGANDULO

Excelente análise, ZÉ.!!!

Também concordo com o que foi dito por alguns foristas neste tópico!!!

A cativar e educar para o Braguismo, é melhor começarmos pelos mais novos!!!

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Lynce

Braga lida ainda agora com um processo de crescimento, onde muita gente veio de outras cidades para estudar/trabalhar cá. E isso também não pesa nada a favor do SCB para já. Teremos de trabalhar mais para cativar novas pessoas para que daqui a algum tempo às vontades se mudem,  e fazer com que lutem pelo que é NOSSO e não o que dos OUTROS, algo que até acontece com os nossos...
Te AMO BRAGA!

http://www.vila--verde.blogspot.com/

[url=http://vila--verde.blogs

ric

e mais uma achega:
o que se tem feito a nível de captação de jovens universitários?

é sabido que muitos alunos gostam de futebol e mais tarde pernabecerão na região.Serão bracarenses de adopção e porque braguistas de convicção?

Karl

Zé,

Mais uma vez, cinco estrelas.

Karl

lipe

Quote from: Reis on 10 de August de 2006, 14:01
Quantos sócios conseguiste fazer ultimamente?
pelo menos dois que nunca tinnham assistido a um jogo ao vivo hoje são sócios de cadeira e mais alguns que não são sócios ( ainda ) mas que já torcem pelo braga
100% braga
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Maria

Bem, eu já tornei o Karl sócio, como a maior parte sabe, não é nem português.
Temos um amigo alemão, que vive em Braga há um ano, com a namorada do *****, pai da namorada, idem, "sogra" lagarta e irmã da namorada também lagartixa e ele diz que é do Braga e ainda se vira contra a namorada "pois não percebe porque ela não é do Braga!"
Já levei outro amigo de França (tuga), portista, a tornar-se sócio do Braga porque há 6 meses que reside em Braga - com cadeira e tudo.
Para além disso, levo dois garotos de Amares comigo ao futebol que estão a meio caminho para serem "só Braga!"
Portanto, vou fazendo o que posso... só ainda não posso é rachar as cabeças das pessoas e meter lá dentro que quem é de Braga, é do Braga... mas lá chegarei!
GVERREIRA DO MINHO

FIDELIS

Quote from: Maria on 11 de August de 2006, 13:46
Portanto, vou fazendo o que posso... só ainda não posso é rachar as cabeças das pessoas e meter lá dentro que quem é de Braga, é do Braga... mas lá chegarei!

então tás atrasada o resto do pessoal já começou a fazer isso

e resulta

abres a cabeça tiras umas ideias malucas lá de dentro-  normalmente por cima do olho esquerdo - e enfias lá o hino e a história do Braga
fechas e coses
ligas o interruptor e já está....é do Braga desde pequenino

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Reis

Quote from: lipe on 11 de August de 2006, 13:31
pelo menos dois que nunca tinnham assistido a um jogo ao vivo hoje são sócios de cadeira e mais alguns que não são sócios ( ainda ) mas que já torcem pelo braga
100% braga

ISTO É O QUE SE DEVE FAZER PELO BRAGA!!!!!

Não chega chegar aqui e dizer que a direcção isto e aquilo, e podiam fazer isto e aquilo!!!!

O que interessa é todos os dias NÓS fazermos alguma coisa pelo Braga!
Isto sim!!!!!!!
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

ZGANDULO

...Aqui o je, já virou muitos capacetes aqui por Moure e até portistas e lagartos já compraram pack-empresa nos cativos assim como alguns são patrocinadores no placard electrónico do EMB...numa, passa a esplanada do ArtRock café... ;D :o :-*

Todos os dias eu falo da injustiça que sofre o clube para com os habitantes da sua cidade...

como diz alguêm por aqui: Quantos sócios fizeste hoje???

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Quote from: Reis on 11 de August de 2006, 14:02
Quote from: lipe on 11 de August de 2006, 13:31
100% braga

ISTO É O QUE SE DEVE FAZER PELO BRAGA!!!!!

Não chega chegar aqui e dizer que a direcção isto e aquilo, e podiam fazer isto e aquilo!!!!

O que interessa é todos os dias NÓS fazermos alguma coisa pelo Braga!
Isto sim!!!!!!!

Confesso que não entendo a fixação que algumas vezes reina neste fórum. Será que não podemos fazer critícas?
Será que essas criticas são com o objectivo de denegrir a imagem, desgastar o capital de simpatia da SAD ou tentar destruir algo que se tenha feito?
Não... absolutamente não!
O objectivo único é tentar engrandecer o clube e tentar tornar o SCB um clube cada vez maior. Este sim o objectivo único e principal de qualquer critica de qualquer braguista que se preze.
Será que, se um Braguista pedir mais atenção para os sóciosm afinal de contas o elo fundamental no crescimento e consequente sucesso do clube, está a pedir alg insensato?
Será que, se um Braguista desejar que o SCB liquide o passivo,viva desafogadamente, está a desejar mal ao clube do seu coração?
Será que, se um Braguista pedir para apostar na formação, não deseja um futuro melhor e de sucesso para o seu clube?
Será que, se um Braguista achar importante para a sua equipa, outros objectivos, mais ambição, mais sócios, a pedir barbaridades?
Será que, se um Braguista pedir a "consolidação" do SCB na Superliga, como equipa europeia, e dsejar o campeonato está a prestar um mau serviço ao SCB?
Será que, se um Braguista pedir vitórias, um melhor futebol, exibições,  está a prejudicar o seu clube?

Uma vez li uma máxima de Séneca que dizia e Cito de memória: "No mundo há duas qualidades de homens. Os que vão à frente a construir e a conquistar e os que vem atrás a destruir e a criticar"
Não é este o caso. As criticas que muitas vezes  se fazem não são destrutivas mas são feitas com o intuito de melhorar e engrandecer o clube, a não ser que aches satisfatório e bom algumas situações que se passam no clube. Se achares que tudo está bem, então lamento por ti - devo dizer-te!
Tem a certeza de uma coisa, e falo por mim, seria mais cómodo e confortável, estar indiferente e despreocupado e bater palminhas ao sucesso que o SCB vive nos dias de hoje! Como acho que o caminho a percorrer será cada vez mais difícil, e mais difícil, e nem tudo está bem, então faço critícas, ou melhor, observações(as que achar oportunas, claro!)

Força Gverreiros

jaimeh

Quote from: ZGANDULO on 11 de August de 2006, 15:13
...Aqui o je, já virou muitos capacetes aqui por Moure e até portistas e lagartos já compraram pack-empresa nos cativos assim como alguns são patrocinadores no placard electrónico do EMB...numa, passa a esplanada do ArtRock café... ;D :o :-*

Todos os dias eu falo da injustiça que sofre o clube para com os habitantes da sua cidade...

como diz alguêm por aqui: Quantos sócios fizeste hoje???

ZGANDULO! Isso é óptimo para o Braga, mas todos nós sabemos o que acontece nos jogos com os 3 metralhas, o camarote parace a casa do clube visitante!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

J.M.

e como o fidelis diz
mais vale tarde  que nunca

SCB