News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

GANHAR ou JOGAR BONITO?

Started by Zé, 20 de May de 2008, 21:36

Previous topic - Next topic

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: Zé on 20 de May de 2008, 21:36
Esta questão, acho que é interessante. O que será mais importante? Ganhar ou jogar? Não podem estar associadas? Jogar bem implica perder? O que acham?
As opiniões divergem. Uns acham que é importante jogar bem, outros afirmam cheios de convicção que o importante são os 3 pontos. Seja qual for a opinião, a verdade é que no fim todos desejam ganhar, variando é a forma de o conseguir.

Uns são adeptos de um futebol inteligente, táctico, onde uma equipa consegue anular o adversário, controlar o espaço, o ritmo, o tempo... Regra geral o futebol praticado por estas equipas é enfadonho e raramente assistimos a espectáculo... estas equipas jogam na expectativa e procuram o erro. Se a equipa joga mal e não consegue um futebol ofensivo, isso não importa. O que importa mesmo são os 3 pontos, importantes que são, e determinantes na classificação final. Sim, porque no fim, o que conta para a tabela classificativa, não são as exibições, mas os pontos amealhados.

Outros são adeptos de equipas que praticam um futebol espectáculo, bonito de ver, alegre, de vocação ofensiva. Querem também ganhar, mas simultaneamente querem sentir o sal do futebol potenciado ao máximo e não abrem mão desta condição. Se há equipas que exploram o erro do adversário, estas equipas, geralmente, provocam o erro no adversário. Procuram a baliza. Procuram o golo. Estes adeptos querem ver jogadas perfumadas, a arte dos jogadores, a magia dos dribles e sentir, como se fosse seu, o encanto do golo. Vencer não chega.

Seja qual for a tendência, todos querem vencer. Este é um denominador comum. A questão maior é saber se é possível conjugar um futebol agradável, ofensivo, espectáculo com a vitória, mormente quando pela frente estão equipas ditas cínicas, que sabem esperar pelo momento certo para dar o desfecho final. Será difícil responder. É difícil porque acabam ambos por ter razão. A vitória é importante, as equipas vivem disso, e quer queiramos, quer não, uma boa posição na tabela classificativa acaba por trazer tranquilidade à equipa, proporcionando as condições para sacudir a pressão, inibidora que é, das boas exibições. Mas a beleza de uma boa exibição, como corolário de uma vitória, é simplesmente arrebatador.

Na actualidade as equipas que estão a arrebatar os troféus são as equipas que são exemplares a defender e a explorar as fraquezas do adversário. Lembro o FCP de Mourinho. A Grécia de Otto Reaghel... Lembro que no último Mundial, Portugal do Cristiano Ronaldo, Deco, Quaresma, etc... foi considerada pela crítica como a equipa que melhor futebol praticou. Todavia foi a cínica Itália e a perversa França quem seguiu para a final.

Respondendo à questão se é possível jogar bem e ganhar, acho que será possível. Reconheço que é muito difícil para uma equipa jogar abertamente um futebol agradável, espectáculo, e não  tomar precauções a nível defensivo. Neste equilíbrio, entre o futebol ofensivo e as precauções defensivas, poderá residir a chave do sucesso. Chave do sucesso porque apesar dos adeptos desejarem a vitória, quando as coisas correm mal, acabam por aceitar a derrota e estão dispostos a "perdoar" a equipa se a exibição for agradável.
O futebol é um espectáculo, tal como qualquer outro espectáculo, é sempre bom que quem assiste, goste do que vê. Se uma equipa conseguir ganhar e jogar bem, estão reunidos os condicionalismos para ter os estádios cheios, porque além da emoção do futebol, os adeptos irão desfrutar de um bom jogo, sentindo prazer naquilo que vêem e, simultaneamente, irão sentir, viver,  de uma forma entusiasta e apaixonada o jogo a que assistem.
O que acham?

caro Zé o que de tão interessante tem esta questão??

sabes perfeitamente que o que interessa é GANHAR!!! tudo o resto são balelas...

dou-te 2 exemplos:

1º exemplo) alguém se lembra de quem foi o campeão do euro-2004??? TODA A GENTE DO PLANETA QUE LIGA AO FENÓMENO DO FUTEBOL!!

e do 2º classificado do euro-2004? já muito pouca gente como bem deves saber.


2º exemplo) o benfica já não ganha titulos em competições europeias à quantos anos?? mas é incrivel não é toda a gente sabe quem é o benfica no mundo inteiro pq em 1900 e troca o passo eles GANHARAM 2 taças dos campeões europeus

só uma nota para te dizer que estou a falar a nível da população mundial

logo, penso que consegues chegar a dedução que eu estou a chegar... que é:

fica bem jogar bonito... mas quem fica para a historia eterna da raça humana é quem GANHA.
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

braga2007

Infelizmente no futebol moderno, que é cada vez masi uma indústria e menos um desporto, o que interessa é ganhar, por razões não só desportivas mas também, muitas vezes, económicas. Por isso entre uma coisa e outra, prefiro ganhar, apesar de ser possível conciliar os dois factores e quando assim é, é bem melhor.

jaimec

GANHAR ou JOGAR BONITO?

GANHAR e JOGAR BONITO !

Umas pequenas provocações...

- Será que no futebol o que importa é mesmo os 3 pontos? Ganhar, ganhar, só ganhar... engraçado que costumo chamar aos adeptos do s3 "G" os adeptos das vitórias, uma alusão ao facto dos 3 "G" ganharem mais vezes que o clubes como o SCB. Dizemos frequentemente que somos diferentes dos adeptos dos 3 "G"...Será que somos mesmo?

- Será que o futebol não ganharia se todos, desde os adeptos até à comunicação social, dessem ênfase ao espectáculo, à festa, que é um jogo, quando as equipas jogam bonito e marcam muitos golos, a exemplo do último SCP-SLB?  Sei que é uma visão romântica e desprovida de sentido pragmático... Mas será que estpu errado?

- Por que quase todos, mesmo aqueles que defendem que o importante é mesmo ganhar - e lembro o Mourinho-, dizem que a melhor Liga do Mundo é o campeonato inglês, onde o futebol é tudo menos enfadonho?
Força Gverreiros

david

Quote from: Zé on 27 de May de 2008, 23:26
Umas pequenas provocações...

- Será que no futebol o que importa é mesmo os 3 pontos? Ganhar, ganhar, só ganhar... engraçado que costumo chamar aos adeptos do s3 "G" os adeptos das vitórias, uma alusão ao facto dos 3 "G" ganharem mais vezes que o clubes como o SCB. Dizemos frequentemente que somos diferentes dos adeptos dos 3 "G"...Será que somos mesmo?

- Será que o futebol não ganharia se todos, desde os adeptos até à comunicação social, dessem ênfase ao espectáculo, à festa, que é um jogo, quando as equipas jogam bonito e marcam muitos golos, a exemplo do último SCP-SLB?  Sei que é uma visão romântica e desprovida de sentido pragmático... Mas será que estpu errado?

- Por que quase todos, mesmo aqueles que defendem que o importante é mesmo ganhar - e lembro o Mourinho-, dizem que a melhor Liga do Mundo é o campeonato inglês, onde o futebol é tudo menos enfadonho?
.
e agora o Mourinho vai treinar para um campeonato enfadonho, mas concordo contigo que todos os agentes ligados ao futebol deviam se preocupar em que as equipas jogassem bonito, se os jogos de futebol fossem excelentes espectáculos não tenho duvidas que os estádios tinham mais espectadores.

Pé Ligeiro

Quote from: Zé on 27 de May de 2008, 23:26
Umas pequenas provocações...

- Será que no futebol o que importa é mesmo os 3 pontos? Ganhar, ganhar, só ganhar... engraçado que costumo chamar aos adeptos do s3 "G" os adeptos das vitórias, uma alusão ao facto dos 3 "G" ganharem mais vezes que o clubes como o SCB. Dizemos frequentemente que somos diferentes dos adeptos dos 3 "G"...Será que somos mesmo?

- Será que o futebol não ganharia se todos, desde os adeptos até à comunicação social, dessem ênfase ao espectáculo, à festa, que é um jogo, quando as equipas jogam bonito e marcam muitos golos, a exemplo do último SCP-SLB?  Sei que é uma visão romântica e desprovida de sentido pragmático... Mas será que estpu errado?

- Por que quase todos, mesmo aqueles que defendem que o importante é mesmo ganhar - e lembro o Mourinho-, dizem que a melhor Liga do Mundo é o campeonato inglês, onde o futebol é tudo menos enfadonho?

Concordo Zé!
Somos diferentes dos adeptos dos 3 grandes, pois se fossemos iguais a eles não seríamos adeptos do Braga. Eles são apenas adeptos das vitórias. Em geral, não têm outra identificação.
Nós somos genuínos  e teremos que continuar assim. Somos do Braga, não porque ganha mais vezes que os outros, mas porque é a nossa terra, a nossa região, a nossa gente, que está em causa!
Faz-me imensa confusão quando vejo minhotos serem adeptos de clubes que distam cerca de 400 km da sua terra natal. Que identificação poderá haver desta gente com esses clubes?
Moro em Lisboa há 23 anos e nunca me passou pela cabeça trocar o clube da minha região (sou de Viana do Castelo e estudei em Braga (André Soares e Carlos Amarante) onde aprendi a gostar de futebol e consequentemente do nosso clube), por qualquer outro.
BRAGA SEMPRE MAIS!

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: Zé on 27 de May de 2008, 23:26
Umas pequenas provocações...

- Será que no futebol o que importa é mesmo os 3 pontos? Ganhar, ganhar, só ganhar... engraçado que costumo chamar aos adeptos do s3 "G" os adeptos das vitórias, uma alusão ao facto dos 3 "G" ganharem mais vezes que o clubes como o SCB. Dizemos frequentemente que somos diferentes dos adeptos dos 3 "G"...Será que somos mesmo?

- Será que o futebol não ganharia se todos, desde os adeptos até à comunicação social, dessem ênfase ao espectáculo, à festa, que é um jogo, quando as equipas jogam bonito e marcam muitos golos, a exemplo do último SCP-SLB?  Sei que é uma visão romântica e desprovida de sentido pragmático... Mas será que estpu errado?

- Por que quase todos, mesmo aqueles que defendem que o importante é mesmo ganhar - e lembro o Mourinho-, dizem que a melhor Liga do Mundo é o campeonato inglês, onde o futebol é tudo menos enfadonho?

Caro Zé, não não és lírico nenhum... visto na perspectiva do negócio obviamente é de todo o interesse para os clubes/SADs jogarem bonito pois isso chama muitos adeptos ao futebol.

mas infelizmente ainda chama mais gente as equipas que ganham!!!

se reparares equipas que normalmente praticam bom futebol, dão espetaculo e não ganham tem poucos adeptos nos seus estádios.

mas equipas que não jogam futebol e ganham tem normalmente os estádios cheios.

é um pau de 2 bicos.

- Por um lado perdem os adeptos que gostam realmente de futebol, do jogo em si, do espetaculo que é ver jogadores como ricardo quaresma, simão, nani, cristiano ronaldo, entre muitos outros.

- por outro se uma equipa joga bonito e não ganha, perdem-se os adeptos que só percebem a palavra GANHAR e pouco ou nada entendem de futebol. O seu único objectivo é poder dizer que é da equipa VENCEDORA, nada mais que isso. Mas infelizmente essa é a maioria(tanto em Braga, como no planeta)

e por isso a única maneira de ter o estádio cheio é GANHAR, GANHAR e GANHAR quer se jogue bom futebol ou não.

tens 2's exemplos gritantes dessa 2 posições/situação nas últimas temporadas do S.C.Braga:

1a situação) no ano em que estivemos na luta pelo titulo até a 3 jornadas do fim do campeonato, no jogo em casa com o belenenses, a entrada era gratuita e não havia lugar para sentar mesmo nas escadas em todo o estádio(se não estou em erro foi a maior lotação de sempre do estádio AXA)

2ª situação) esta temporada no último jogo do campeonato contra a académica, novamente entradas grátis, 7º lugar que garantia acesso à intertoto e o estádio estava em meia casa

obviamente podes tu, e outras pessoas, dizer que nessa altura a equipa jogava bonito e tal... mas isso é o menor dos pontos que levou as pessoas a abarrotar o estádio AXA... todos foram lá porque o SCB ganhava muitas vezes e estava na luta pelo titulo, e não tanto pelo facto do bom futebol praticado pela equipa, infelizmente...

[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Pé Ligeiro

Quote from: Adepto on 27 de May de 2008, 23:59
(...)
é um pau de 2 bicos.
-

Como diria o Jaime Pacheco: " é uma faca de dois legumes"   ;)
BRAGA SEMPRE MAIS!

El_Gavion

Quote from: Zé on 27 de May de 2008, 23:26
Umas pequenas provocações...

- Será que no futebol o que importa é mesmo os 3 pontos? Ganhar, ganhar, só ganhar... engraçado que costumo chamar aos adeptos do s3 "G" os adeptos das vitórias, uma alusão ao facto dos 3 "G" ganharem mais vezes que o clubes como o SCB. Dizemos frequentemente que somos diferentes dos adeptos dos 3 "G"...Será que somos mesmo?


Sim...somos diferentes!Porque enquanto eles são adeptos do estarolas porque os estarolas ganham,eu,tu e todos os restantes braguistas somos adeptos do Braga porque,entre outras coisas,queremos que o Braga ganhe!!

Agora vou trabalhar... ;D ;D
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

papapremios

Quote from: El_Gavion on 28 de May de 2008, 12:14
Quote from: Zé on 27 de May de 2008, 23:26
Umas pequenas provocações...

- Será que no futebol o que importa é mesmo os 3 pontos? Ganhar, ganhar, só ganhar... engraçado que costumo chamar aos adeptos do s3 "G" os adeptos das vitórias, uma alusão ao facto dos 3 "G" ganharem mais vezes que o clubes como o SCB. Dizemos frequentemente que somos diferentes dos adeptos dos 3 "G"...Será que somos mesmo?


Sim...somos diferentes!Porque enquanto eles são adeptos do estarolas porque os estarolas ganham,eu,tu e todos os restantes braguistas somos adeptos do Braga porque,entre outras coisas,queremos que o Braga ganhe!!

Agora vou trabalhar... ;D ;D

Completamente de acordo!
Até parece meu irmão!  ;D

El Che

Mas será que nao se pode ter as duas coisas? Ganhar e Jogar bonito???

perrichon1965

Esta questão já foi colocada milhares de vezes e surgem sempre estas respostas discordantes.
Isto acontece porque se misturam duas coisas diferentes; é como perguntar: preferes cerveja ou sopa de nabos? É claro que as duas coisas são óptimas (para mim), portanto, uma nunca invalida a outra!
Pois, mas vocês questonar-me-iam: e se só pudesses ter uma delas? Depende: se tivesse fome ou sede. Provavelmente optaria pela sopa de nabos porque mata a fome e a sede ao mesmo tempo.
Da mesma forma, escolheria ganhar porque mata duas fomes ao mesmo tempo: a de ganhar mas, na maioria das vezes, quem ganha joga mais bonito do que quem perde.
Seja como for, ganhar e jogar bonito são coisas distintas porque ganhar é o OBJECTIVO e jogar bonito é a CONSEQUÊNCIA. Um dos grandes mal-entendidos de muita gente, nomeadamente de técnicos mais românticos é encarar o jogar bonito como CAUSA para ganhar jogas. Nada mais errado. A causa das vitórias são os golos. Quem marcar mais ganha, nem que seja com o traseiro. O jogar bonito vem (ou pode vir) por acréscimo, como um bónus, da mesma forma que a sopa de nabos foi feita para matar a fome e só por acréscimo mata a sede.
Desculpem ter divagado, eu sei que detestam textos grandes mas fiz a coisa pelo minimo...

RicardoB

Ninguem ganha um campeonato, uma liga dos campeoes, uma taça uefa, seja la o que for, a JOGAR MAL...


So tenho isto a dizer e digo muito...

Rvben

[url="http://i35.tinypic.com/303jy37.jpg"]http://i35.tinypic.com/303jy37.jpg[/url]

SCM

Quote from: Ruben on 23 de September de 2008, 19:16
Ganhar.


Topicos de há meses atrás, há varios tópicos que podes responder do ano passado. ;D ;D ;D ;D
É bom viver o Braga.

FIDELIS

sempre ganhar e se possivel jogar bonito

mas o Braga nesta fase da sua longa vida precisa é de ganhar, ganhar ganhar

Fidelis Bracara
Braga e Basta

PAF

Ganhar é obviamente fundamental, mas o futebol bonito é o negócio do futebol...
Porque será que O Manchester e Real Madrid são os maiores clubes do Mundo? É obviamente por ganhar mas não só (até porque o Manchester penso só tem 2ligas dos campeões, tantas como o Porto e slb) é porque habitualmente jogam bom futebol e tem grandes craques. O futebol italiano apesar de ganhar mais (Juventus e Milão colecionam ligas dos campeões e principalmente finais nos ultimos 15anos) e não têm metade do protagonismo.

Há também muitas equipas famosas por perderem Brasil com o Uruguai na final do Mundial no maracana com 200mil pessoas, e principalmente por jogarem futebol espectáculo... Por exemplo a Hungria dos anos 50 que nunca ganhou nada e ainda hoje continua famosa em todo o Mundo (ganhou por 8-3 à Alemanha na 1ºfase e perdeu na final com a mesma equipa).

Quanto aos adeptos há-os bons em todo o lado, não só no Braga, e mesmo os dos grandes já não são só adeptos das vitórias, basta dizer que o Sporting em 25anos foi 2vezes campeão, e o SLB em 14 foi 1vez... e ganhou 2/3taças.
E o Boavista foi campeão e os adeptos não apareceram... cada caso é um caso.

Sem dúvida que o futebol bonito é importante, e quem joga bem raramente perde!
Hoje em dia o importante é defender bem(escola Mourinho), quem não sofrer golos num jogo, tem praí 90% de hipoteses de ganhar o jogo.

spinto

Desculpem desenterrar este tópico, mas acho que vem na hora certa já que foi alvo de muita discussão e como é sempre bom ganhar, a jogar bonito ganhámos mais vezes e fundamentalmente é opinião unanime que em portugal (jornalistas e comentadores) somos quem joga, quem melhor joga e quem mais bonito joga, logo ganhámos mais vezes.

Como se costuma dizer, a jogar assim dificilmente perdemos ou quando perdemos é acidente de percurso.

;D ;D Quem esteve no nosso grupinho em milão, sabe as horas que discutimos sobre o assunto !!!!;D ;D

to be continued ...
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Kilo

Quote from: spinto on 09 de February de 2009, 23:57
Desculpem desenterrar este tópico, mas acho que vem na hora certa já que foi alvo de muita discussão e como é sempre bom ganhar, a jogar bonito ganhámos mais vezes e fundamentalmente é opinião unanime que em portugal (jornalistas e comentadores) somos quem joga, quem melhor joga e quem mais bonito joga, logo ganhámos mais vezes.

Como se costuma dizer, a jogar assim dificilmente perdemos ou quando perdemos é acidente de percurso.

;D ;D Quem esteve no nosso grupinho em milão, sabe as horas que discutimos sobre o assunto !!!!;D ;D

to be continued ...


Não spinto, isto outra vez não...

lool

luismico

Sem duvida que prefiro jogar mal e ganhar. Se ha derrotas que me custam a engolir é quando a equipa joga bem e bonito e  depois perde