News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

GANHAR ou JOGAR BONITO?

Started by Zé, 20 de May de 2008, 21:36

Previous topic - Next topic

Esta questão, acho que é interessante. O que será mais importante? Ganhar ou jogar? Não podem estar associadas? Jogar bem implica perder? O que acham?
As opiniões divergem. Uns acham que é importante jogar bem, outros afirmam cheios de convicção que o importante são os 3 pontos. Seja qual for a opinião, a verdade é que no fim todos desejam ganhar, variando é a forma de o conseguir.

Uns são adeptos de um futebol inteligente, táctico, onde uma equipa consegue anular o adversário, controlar o espaço, o ritmo, o tempo... Regra geral o futebol praticado por estas equipas é enfadonho e raramente assistimos a espectáculo... estas equipas jogam na expectativa e procuram o erro. Se a equipa joga mal e não consegue um futebol ofensivo, isso não importa. O que importa mesmo são os 3 pontos, importantes que são, e determinantes na classificação final. Sim, porque no fim, o que conta para a tabela classificativa, não são as exibições, mas os pontos amealhados.

Outros são adeptos de equipas que praticam um futebol espectáculo, bonito de ver, alegre, de vocação ofensiva. Querem também ganhar, mas simultaneamente querem sentir o sal do futebol potenciado ao máximo e não abrem mão desta condição. Se há equipas que exploram o erro do adversário, estas equipas, geralmente, provocam o erro no adversário. Procuram a baliza. Procuram o golo. Estes adeptos querem ver jogadas perfumadas, a arte dos jogadores, a magia dos dribles e sentir, como se fosse seu, o encanto do golo. Vencer não chega.

Seja qual for a tendência, todos querem vencer. Este é um denominador comum. A questão maior é saber se é possível conjugar um futebol agradável, ofensivo, espectáculo com a vitória, mormente quando pela frente estão equipas ditas cínicas, que sabem esperar pelo momento certo para dar o desfecho final. Será difícil responder. É difícil porque acabam ambos por ter razão. A vitória é importante, as equipas vivem disso, e quer queiramos, quer não, uma boa posição na tabela classificativa acaba por trazer tranquilidade à equipa, proporcionando as condições para sacudir a pressão, inibidora que é, das boas exibições. Mas a beleza de uma boa exibição, como corolário de uma vitória, é simplesmente arrebatador.

Na actualidade as equipas que estão a arrebatar os troféus são as equipas que são exemplares a defender e a explorar as fraquezas do adversário. Lembro o FCP de Mourinho. A Grécia de Otto Reaghel... Lembro que no último Mundial, Portugal do Cristiano Ronaldo, Deco, Quaresma, etc... foi considerada pela crítica como a equipa que melhor futebol praticou. Todavia foi a cínica Itália e a perversa França quem seguiu para a final.

Respondendo à questão se é possível jogar bem e ganhar, acho que será possível. Reconheço que é muito difícil para uma equipa jogar abertamente um futebol agradável, espectáculo, e não  tomar precauções a nível defensivo. Neste equilíbrio, entre o futebol ofensivo e as precauções defensivas, poderá residir a chave do sucesso. Chave do sucesso porque apesar dos adeptos desejarem a vitória, quando as coisas correm mal, acabam por aceitar a derrota e estão dispostos a "perdoar" a equipa se a exibição for agradável.
O futebol é um espectáculo, tal como qualquer outro espectáculo, é sempre bom que quem assiste, goste do que vê. Se uma equipa conseguir ganhar e jogar bem, estão reunidos os condicionalismos para ter os estádios cheios, porque além da emoção do futebol, os adeptos irão desfrutar de um bom jogo, sentindo prazer naquilo que vêem e, simultaneamente, irão sentir, viver,  de uma forma entusiasta e apaixonada o jogo a que assistem.
O que acham?
Força Gverreiros

Kilo

 É possível ganhar sem jogar bem, tal como não é certo que se ganhe jogando bem! Mas uma coisa é certa, jogando bem, é mais fácil (e saboroso) ganhar!  ;)

nandes



Totalmente de acordo com a observação do Kilo. É lógico que adoraria ganhar jogando bem, doi-me jogar bem e perder, aceito jogar mal e ganhar, mas abomino jogar mal e perder... :( >:(

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Kramer

Eu gosto de futebol, futebol bem praticado com entrega total dos jogadores. Sempre que vou a um estádio é com esse intuito, ver bom futebol.É claro que ganhar é muito bom, mas a satisfação é maior quando o futebol praticado é atractivo.
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

JCosta

Se calhar esta questão seria mais interessante no caso de ser posta de uma forma um pouco diferente.
Ganhar ou jogar bonito?

Eu digo isto porque, apesar de não garantir, jogar bem é meio caminho andado para ganhar.
Agora às vezes é preciso jogar feio. Destruir jogo, xutar para a frente e meter o autocarro é, em algumas circunstâncias, uma maneira de jogar bem. Caso se faça isso bem.
Saudinha... da boa.

Quote from: Karoglan on 20 de May de 2008, 21:57
Se calhar esta questão seria mais interessante no caso de ser posta de uma forma um pouco diferente.
Ganhar ou jogar bonito?

Eu digo isto porque, apesar de não garantir, jogar bem é meio caminho andado para ganhar.
Agora às vezes é preciso jogar feio. Destruir jogo, xutar para a frente e meter o autocarro é, em algumas circunstâncias, uma maneira de jogar bem. Caso se faça isso bem.

Por esse prisma tens razão... todavia é comum designar uma equipa que joga bonito, como, jogar bem. Todavia para centrar a questão acho que vou mudar. Valeu o reparo!
Força Gverreiros

Carvalhux

O talento ganha jogos....MAas Só a inteligencia e o trabalho de equipa ganham campeonatos!!

Vlad

Quote from: Zé on 20 de May de 2008, 22:50
Quote from: Karoglan on 20 de May de 2008, 21:57
Se calhar esta questão seria mais interessante no caso de ser posta de uma forma um pouco diferente.
Ganhar ou jogar bonito?

Eu digo isto porque, apesar de não garantir, jogar bem é meio caminho andado para ganhar.
Agora às vezes é preciso jogar feio. Destruir jogo, xutar para a frente e meter o autocarro é, em algumas circunstâncias, uma maneira de jogar bem. Caso se faça isso bem.

Por esse prisma tens razão... todavia é comum designar uma equipa que joga bonito, como, jogar bem. Todavia para centrar a questão acho que vou mudar. Valeu o reparo!

O Karoglan tocou no mesmo aspecto que eu ia focar: jogar bem será diferente de jogar bonito.

Quanto à questão lançada pelo Zé, é sem dúvida pertinente... e de difícil escolha quando temos que escolher apenas entre uma das duas hipóteses. Não podendo escolher as duas, e assim a frio, inclino-me para o ganhar! Todavia acho que é possível jogar bem (e bonito) e ganhar. Sou adepto de um clube porque sou adepto de futebol, e gosto de futebol bem jogado... e que me faça vibrar no estádio. É possível! Difícil? Sim... com certeza, mas também o é difícil ser campeão a jogar defensivo e matreiro, por isso.... e sem ter que escolher entre uma das hipóteses prefiro escolher o caminho do bom futebol.

E também acho que devemos separar dois tipos de futebol, o futebol de um campeonato nacional e o das provas a eliminar (campeonatos do mundo, taça de Portugal, uefa, etc...). Nos campeonatos nacionais, provas longas e de regularidade são raras as vezes em que não ganha a melhor equipa, sendo esta a que joga melhor (e muitas vezes também mais bonito). Já nas provas a eliminar... qualquer uma pode ganhar. Uma "grécia", ou um Barcelona de há 2 épocas.

Outro aspecto que me merece importância é que defender bem também é jogar bem e bonito!!! Digo-vos, dá-me gozo ver uma arranque ou um drible do C. Ronaldo ou do Messi. Mas também adoro ver um Ricardo Carvalho, ou um Nunes  a fazer um excelente desarme. Ou então uma grande defesa de um guarda-redes.

Viva o futebol.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

SimpLe-Kid

[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Anabela

Se pudermos ganhar e jogar bonito, melhor.
Mas, entre ganhar e jogar bonito, é preferível ganhar, obviamente.

pr_braga


O futebol não é Vencer...o futebol é um espectaculo...é show de bola!!!!


SCB  JOGA BONITO!

1

GANHAR!!!!!!!!!!!

E o resto é treta infelizmente. Ganhar a jogar como o Rangers nesta época admito que é mau demais mas não me parece que nenhum adepto deles fique triste por ganhar a liga e ir à final da UEFA

Carvalhinha

Quote from: Anabela on 21 de May de 2008, 00:39
Se pudermos ganhar e jogar bonito, melhor.
Mas, entre ganhar e jogar bonito, é preferível ganhar, obviamente.


Acho o mesmo. Se uma coisa não for possível, ao menos que a vitória seja sempre nossa.

david

quando se joga bonito, torna-se mais fácil vencer e não tenho duvidas com o Jorge Jesus vamos jogar bonito e vencer muitas vezes, quando não for possível jogar bonito, pelo menos temos que fazer de todo para vencer.

xpt_nautilus

Mas o que é jogar bonito? Ou até bem? Por exemplo defender bem e com eficacia, pode ser bonito, lembram-se do Nunes? Para mim encarnava a beleza de um defesa. Eu adoro o futebol italiano, que é por todos considerado uma antitese do futebol bonito. Nao gosto do ingles que é considerado o futebol espectaculo.

spinto

As probabilidades de ganhar a jogar bonito são maiores, por isso, jogar bonito que as vitórias apareçem.

As equipas são elogiadas e os jogadores e tecnicos contratados por jogar bem e bonito, logo, ganham mais vezes.

Era bom bom prá proxima temporada haver futebol espectáculo na pedreira.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

JORGEXINA

Quote from: xpt_nautilus on 21 de May de 2008, 09:07
Mas o que é jogar bonito? Ou até bem? Por exemplo defender bem e com eficacia, pode ser bonito, lembram-se do Nunes? Para mim encarnava a beleza de um defesa. Eu adoro o futebol italiano, que é por todos considerado uma antitese do futebol bonito. Nao gosto do ingles que é considerado o futebol espectaculo.
Concordo, jogar bem é diferente de jogar bonito! Por exemplo não acho de todo o campeonato ingles o melhor campeonato, pode ser o campeonato onde se joga mais bonito(mais ritmo, mais espetacular, pk bonito é um conceito muito subjectivo), mas não é de certeza onde se joga melhor! Fora as 4 equipas de topo mais 1 ou 2 as equipas inglesas são muito fraquinhas, só jogam bico pra frente não tem circulação não sabem defender... Não sabem gerir ritmos! é um jogo muito pouco pensado e especulado.. O italianos é o oposto (especulam de mais), por isso eu prefiro espanha o meio-termo!
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

SCM

Uma tem consequencia a outra: é notório que a vitória é o mais importante, só com vitórias se alcança as boas exibições.
É bom viver o Braga.

Bvna

Ganhar! Ganhar! Ganhar! O jogar bonito não fica na história!

É claro que com muitas vitórias a forma de encarar o jogo e a atitude fica sempre mais forte, logo jogar bonito será consequência, por isso, para já, prefiro só ganhar.

2378

  É uma boa questão e juntando o apontamento do karoglan, ainda complica mais.


 Logo á noite quando me sentar em frente à TV, como amante da arte do FUTEBOL, espero ver um jogo bonito, bem disputado e com golos. Os adeptos do MU e do Chelsea de certeza que não se importam de ver um jogo feio, mal disputado, desde que a sua equipa seja a vencedora.

 Quando me sento na minha cadeira do AXA, quero ver bom futebol, quero ver o Wender a driblar um e outro, a centrar e o JT a cabecear para golo.
Quero ver jogadas, quero ver raça nos jogadores, quero ver golos da minha equipa.

 Mas no fundo, se tal não for possível, quero ver é o BRAGA a ganhar 3 pontos.

 Não tenho dúvidas que o que enche estádios são os resultados, pelo menos para a nossa realidade, mas por outro lado se existirem jogadores em campo que nos deem garantias de uma boa finta, o custo do bilhete está garantido.  ;D