News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 19/05

Started by JotaCC, 19 de May de 2008, 08:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

João Pereira
"Pronto para sair"

Figura maior do plantel numa época que deixou muito a desejar, João Pereira está entre os jogadores candidatos a sair, a acreditar nos cenários que nos últimos tempos têm surgido. No último dia das miniférias que precedem a concentração para o Torneio Internacional Sub-21, que decorrerá na Suécia, o lateral-direito minhoto falou a O JOGO sobre o seu futuro. Depois de revelar um acordo com o seu representante, Claudino Silva, no sentido de apenas ser informado de "interesses concretos", excluindo as eventuais manifestações de interesse que tenham acontecido ou possam vir a suceder, João Pereira afirmou-se "preparado para sair e abraçar um novo projecto". "Porque não? Se for bom para mim e para o Braga, é óbvio que estou pronto para seguir a carreira em outro clube", disse. Jogador mais utilizado no plantel minhoto na temporada que agora termina num percurso que o orgulha e o faz pensar que, se vier a confirmar-se os interesses de que se fala, "será um prémio para tudo o que" fez. Do interesse, há dias ventilado, do FC Porto na sua contratação, o jogador retira o que considera ser mais positivo. "Ninguém falou comigo, mas é motivo de orgulho quando reconhecem o nosso trabalho." Empenhado em fazer boa figura nos Sub-21, João Pereira não esconde manter vivo o sonho de vir a jogar na liga espanhola. "Seria muito bom, até porque é um futebol a que é fácil eu adaptar-me", concluiu.


"Nunca pensei ser escolhido"

"O Bosingwa é campeão nacional e o Paulo Ferreira e o Miguel estão em grande forma, logo nunca pensei ser escolhido para ir ao Euro" - foi desta forma que João Pereira justificou a forma nada ansiosa como lidou, nos últimos tempos, com a possibilidade de vir a ser escolhido por Scolari. "Desejo muitas felicidades a todos eles e quero que cheguem longe na prova", referiu João Pereira, não deixando de considerar que a sua chegada à Selecção Sub-21 o torna uma segunda linha no horizonte próximo de escolhas do seleccionador.


António Dias foi sondado

Depois de uma época recheada de lesões e de recuperações que tardaram muito a acontecer - em alguns casos, até resultaram em recidivas - no plantel arsenalista, António Salvador quer também dar uma maior polivalência ao departamento médico e, dessa forma, procurar impedir situações como as que se viveram esta temporada, com as consequências que pesaram no desempenho da equipa. Neste propósito, o presidente da SAD procurou, nos últimos tempos, a contratação do recuperador-físico do FC Porto, António Dias, um profissional que aliviaria a missão actualmente desempenhada pelo fisioterapeuta Francisco Miranda, uma tarefa que se veio a revelar inglória para o líder da SAD minhota, face à indisponibilidade que o especialista ao serviço do FC Porto invocou para sair do Olival. Esta decisão estará em sintonia com a futura equipa técnica, comandada por Jorge Jesus, que terá alertado para a necessidade de reduzir ao mínimo o tempo de indisponibilidade dos jogadores. A procura pode não ficar por aqui, pelo que uma outra alternativa pode vir a surgir no clube.


Para Rodriguez está na hora de partir

Alberto Rodriguez, em declarações reproduzidas por um sítio peruano, defende que "está na hora de sair do Braga", admitindo que, após os jogos que vai disputar pelo Peru, "as negociações poderão acontecer". Afirmando-se conhecedor do interesse de clubes ingleses e do FC Porto - que tem direito de preferência sobre o central -, o arsenalista testemunhou que "cresceu muito a jogar na equipa portuguesa", a ponto de ter "perdido o vício de não falar durante os jogos". "A comunicação é importante. Deixei de ser o 'El mudo'."


Saciada a sede de vencer


Não foi possível o campeonato, mas foi a Taça de Portugal, troféu que os minhotos não conquistavam há oito anos e que ontem, frente ao FC Porto, que o tinha arrecadado nas últimas duas épocas, voltaram a colocar nas vitrinas de Braga. O ABC bateu (32-26) o FC Porto e fê-lo de forma categórica, sem nunca ter dado qualquer possibilidade aos portistas de estarem mais próximos da vitória.

O FC Porto já tinha deixado algumas indicações preocupantes no dia anterior, frente ao Sporting, mas ninguém estaria à espera de que, perante uma equipa cansada e "traumatizada" pela perda do título, como o ABC, a equipa de Resende desse uma tão pálida imagem do que realmente vale. Demasiadas trocas posicionais e algum experimentalismo, aliado ao facto de pelo menos três jogadores (Bosko, Solha e Kavalenka) estarem de saída, podem explicar esta equipa... que não foi equipa.

Por outro lado, o ABC, ainda em velocidade de cruzeiro e com maior ritmo competitivo, fruto de calendário mais preenchido, pode afinal ter beneficiado bem mais do que ter sido prejudicado pelo cansaço, compensado pelo empenho.


FIGURA: Ivo Silva
O "sucessor" apresenta-se

O guarda-redes do ABC tem substituído o experiente Carlos Ferreira, mas ontem poderá ter sido o dia da definitiva afirmação de Ivo Silva. Com 16 defesas, muitas delas acompanhadas por cânticos - "É festival!..." -, a exibição tornou ainda mais penosa a ineficácia do FC Porto. O sucessor minhoto de Carlos Ferreira já tem nome. José Costa deu espectáculo na frente, mas Ivo Silva fez a festa entre os postes.


Jorge Rito

"Evitar que a época acabasse fracassada"

Jorge Rito estava satisfeito com a conquista da sua primeira Taça de Portugal enquanto técnico principal. "Oito anos depois, é muito bom conquistar a Taça de novo. O primeiro objectivo era o tricampeonato, mas queremos vencer sempre", disse o treinador, acrescentando: "Só com jogadores super-heróis é que conseguimos, em 15 dias, afastar da Taça o campeão, jogar quatro vezes com o Benfica e defrontar o Isave." Ainda sobre a conquista, Rito lembrou que "esta era a última oportunidade de evitar que a época acabasse fracassada": "Os jogadores sabiam disso e devem ter-se esquecido de que estavam cansados, fruto da enorme motivação que sempre mantiveram, mesmo depois de terem perdido, como perderam, o campeonato." O técnico estava rendido ao desempenho dos jogadores ao longo da temporada: "O treinador não teve mérito, eles é que o tiveram."





O JOGO

JotaCC

Castanheira à espera do veredicto de Jesus
MÉDIO APRESENTA-SE A 25 DE JUNHO
      
O médio Castanheira esteve na semana passada reunido na SAD do Sp. Braga e foi informado para se apresentar ao trabalho no dia 25 de Junho. Mesmo assim, o experiente jogador, que na segunda metade da época esteve emprestado ao Leixões, não esconde que não sabe se vai ficar no plantel 2008/09.

"A minha vontade é permanecer, mas, como compreende, esta é ainda uma fase de indefinições", começou por referir, tendo em conta a chegada de Jorge Jesus ao comando técnico da equipa. De Belém também vão chegar jogadores e o novo treinador irá, certamente, pedir mais reforços. Mesmo assim, Castanheira pensa que não vai haver "protegidos". "Partimos todos em igualdade. Estou há 12 anos em Braga e todos me conhecem. Fui para o Leixões porque pedi para jogar mais e, neste momento, não posso pensar se continuarei a ser segunda opção com o novo técnico. Depois das férias, logo se verá..."


RECORD

JotaCC

Minhotos erguem a Taça de Portugal pela nona vez

Jogadores do ABC celebram a conquista da Taça

O ABC conquistou ontem a Taça de Portugal, ao ter vencido na final, disputada em Guimarães, o F. C. Porto por 32-26. Depois de ter perdido o título do Campeonato da Liga para o Benfica,os minhotos ergueram a Taça de Portugal pela nova vez, prova que já não ganhavam desde a época de 1999/2000.

Chegados à final da Taça de Portugal e com o principal objectivo da temporada não cumprido - ser campeão nacional - o ABC e o F. C. Porto entraram em campo determinados a ganhar. Durante o primeiro tempo, o equilíbrio foi a nota dominante, sobretudo, nos minutos inciais, onde nenhuma das equipas deixava que a outra se distanciasse. No entanto, o ABC, aos poucos, foi apresentando mais argumentos ao nível ofensivo e, chegou a estar a vencer por cinco golos de diferença.

A equipa liderada pelo técnico Carlos Resende não se conformou com o rumo dos acontecimentos e foi atrás do resultado. Melhorou um pouco e, a faltar cerca de seis minutos para o fim da primeira parte, conseguiu relançar a partida quando chegou à igualdade (12-12). Ao intervalo, o resultado de 13-14 era favorável à formação de Braga.

No segundo tempo, o ABC foi claramente superior aos dragões que, a jogar limitados, revelaram bastantes dificuldades. Foram incapazes de travar as movimentações ofensivas dos minhotos que naturalmente se foram distanciando no marcador. Com uma vantagem confortável, o ABC soube geri-la, não permitindo que o F. C. Porto se aproximasse.

A equipa de Braga venceu de forma esclarecedora os portistas (32-26), "roubando-lhes" o título que nas últimas duas edições pertencia ao F. C. Porto.



F. C. Porto 26



ABC 32


Pavilhão do Francisco de Holanda, Guimarães. Árbitros António Goulão e José Macau (Setúbal).



F. C. Porto Hugo Laurentino e Hélder Oliveira; Bosko Bjelanovic, Siarhei Kavalenka (4), Gilberto Duarte, Jorge Silva, Jorge Ribeiro, Filipe Mota (6), Manuel Arezes, Eduardo Coelho (9), Pedro Solha (4), Tiago Rocha, Ricardo Moreira (1) e Carlos Martingo (2). Treinador Carlos Resende.



ABC Ivo Silva e Bruno Dias; Jorge Rodrigues, Tiago Pereira (1), Vladimir Zelenovic (5), Alberto Basto (1), Dario Andrade (3), Carlos Matos (1), José Costa (7), Luís Bogas (6), Hugo Rocha (2), E. Ferreira (1), E. Gaifém (2) e F. Magalhães (3). Treinador Jorge Rito.



Ao intervalo 13-14.
      

JN

JotaCC

ABC de luxo conquista a Taça
Foi com uma exibição verdadeiramente imperial que o ABC conquistou ontem a nona Taça de Portugal do seu historial. Depois de oito anos de jejum, os bracarenses foram a Guimarães - cidade onde em 1990 conquistaram o primeiro troféu - vencer um F.C.Porto que nunca conseguiu reagir.

O ABC  arrecadou ontem a nona Taça de Portu-gal do seu historial, ao vencer o F.C.Porto por 32-26, numa partida disputada em ambiente de festa, no pavilhão do Desportivo Francisco de Holanda, que se apresentou completamente cheio!
Foi um triunfo alicerçado numa exibição imperial! Com excepção do 1-0 inicial, o ABC comandou sempre o marcador, expressando um domínio que não se previa tão claro, se atendermos à sucessão de jogos a que a equipa de Jorge Rito foi obrigada desde o dia 1 de Maio. É certo que do outro lado esteve um F.C.Porto que se podia lamentar da falta de três jogadores importantes (Ricardo Can-deias, Manuel Arezes e Álvaro Rodrigues) mas Carlos Resende nunca chamou à colação esse argumento para, na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final, justificar a derrota.

Quem assistiu ao jogo viu um ABC a entrar 'a todo o gás', parecendo querer deitar para trás das costas o cansaço motivado pela maratona de jogos a que foi sujeito na última quinzena. Aos cinco  minutos já o ABC seguia com três golos de avanço (1-4), margem que foi mantendo, e até ampliando, graças à maneira como defendeu. Na baliza, Ivo Silva fazia o que parecia impossível - esquecer o lesionado Carlos Ferreira!
A perder por 11-7, Carlos Resende pede o primeiro 'time-out' aos 20 minutos. O ABC tem uma 'branca', passa cerca de oito minutos sem marcar, e o F.C. Porto empata o jogo (12-12). Pouco depois é Jorge Rito a intervir e lançar Tiago Pereira.

O início da segunda parte mostrou um ABC perfeita-mente demolidor. Duas jogadas aéreas, concretizadas por José Costa e Carlos Matos, ampliam a vantagem para seis golos e levam o pavilhão ao rubro. 'Prego a fundo', deitando para trás das costas o cansaço, os pupilos de Jorge Rito chegam aos oito golos de vantagem, sem que o F.C.Porto encontre soluções para travar aquela onda gigante.
Os cinco minutos finais já foram jogados em ambiente de festa, com o treinador do ABC a fazer entrar todos os artistas. Com Ivo Silva, José Costa e Luís Bogas em grande destaque, o ABC limitava-se a jogar com o relógio, esperando pela festa da Taça, que já não acontecia em Braga há oito anos



À espera de Jorge Jesus
Jorge Jesus será apresentado, esta semana, oficialmente, pela SAD arsenalista como o escolhido para o comando do Sp. Braga, durante os próximos dois anos.
   


À espera de Jorge Jesus. Apesar do presidente do Sporting de Braga, António Salvador, ainda não ter anunciado, publicamente, a escolha de Jorge Jesus para o lugar de técnico na equipa arsenalista, o ex-treinador do Belenenses será o senhor que se segue no comando, de olhos postos em retomar o caminho da Europa na próxima temporada e fazer esquecer uma época atípica vivida em Braga.
A escolha está feita e deve ser dada a conhecer ainda esta semana, tal como revelou o presidente.
Jorge Jesus já rescindiu com a equipa do Restelo e ruma agora a Braga onde assinará contrato válido por duas épocas. "No início da semana, a SAD do Sp. Braga comunicará quem será o treinador para os próximos dois anos", sublinhou António Salvador, deixando clara a confiança que vai depositar no novo técnico "para que o Sp. Braga volte ao trilho europeu".
Também em termos de jogadores, a SAD irá dar a conhecer a lista de dispensados nos próximos dias.

CM

JotaCC

Contreras foi oferecido ao Vasco da Gama


Pablo Contreras, central que alinhou no Sp. Braga durante a segunda metade da época 2007/08, foi oferecido ao Vasco da Gama, segundo revelou um dirigente do clube brasileiro.

«Ele foi oferecido. Estamos a avaliar a possibilidade. Se o treinador quiser, faremos o possível para contratá-lo», disse o vice-presidente de futebol do Vasco da Gama, José Luís Moreira.

O treinador da formação brasileira, Antônio Lopes, evitou comentar o tema: «Estamos abertos para qualquer contratação, desde que seja um jogador de qualidade e que possa ajudar. Mas prefiro não tocar neste assunto.»

Contreras tem actualmente 29 anos e esteve em bom plano nos últimos meses, depois de ter representado o Celta de Vigo. O defesa chileno assinou, no início do ano, contrato com o Sp. Braga, até ao final da presente temporada.


MAIS FUTEBOL

Zav

Academistas batem FC Porto (32-26) em Guimarães
ABC conquista Taça oito anos depois

O ABC conquistou, ontem à tarde, em Guimarães, a sua nona Taça de Portugal, após bater categoricamente o FC Porto por 32-26. Os academistas, que na semana passada haviam perdido o campeonato para o Benfica, e que já estavam há oito anos sem ganhar a Taça de Portugal, festejaram, efusivamente, mais uma conquista. A festa começou no Pavilhão Francisco de Holanda, prolongou-se pelas estradas que ligam Guimarães a Braga e acabou no Flávio Sá Leite.

In "Diário do Minho"

JotaCC

Jorge Jesus deve ser apresentado no Sporting de Braga esta semana     

Jorge Jesus deve ser apresentado esta semana como o novo treinador do Sporting Clube de Braga. O acordo entre António Salvador e o ex-treinador dos azuis do Restelo é para as próximas duas temporadas.

Jorge Jesus estreou-se como treinador no Amora, onde trabalhou durante quatro temporadas. Seguiu-se o Felgueiras, Estrela da Amadora e Vitória de Setúbal. No Minho salvou o Guimarães de descer de divisão, mas não conseguiu o mesmo pecúlio no Moreirense. Antes de rumar ao Belenenses, onde esteve nas duas últimas temporadas, orientou ainda a União de Leiria.

A sua melhor temporada foi em 2006/07, com o quinto posto obtido na Liga ao serviço do Belenenses e ainda a presença na final da Taça de Portugal.

Aos 53 anos, faz 54 no dia 24 do próximo mês, Jorge Jesus assume o maior projecto da sua carreira como técnico. Tido como disciplinador e um `expert` da táctica, vai orientar um emblema que tem sede de títulos e que na próxima época aposta em realizar uma grande prestação.

ANTENA MIHO

JotaCC

ABC conquista Taça de Portugal     


O ABC conquistou hoje a nona Taça de Portugal em andebol do seu historial, com um triunfo por 32-26 sobre o FC Porto, na final, três dias depois de ter perdido a Liga profissional para o Benfica. Após ter afastado sábado o ISAVE (31-22), o ABC "esqueceu" a derrota na final do campeonato - perdido quinta-feira, na Luz, no quarto jogo da final - e em Guimarães superiorizou-se claramente aos "dragões", que tinham afastado o Sporting (36-30). O ABC não vencia a Taça de Portugal desde a época 1999/2000, mas contra o vencedor das duas últimas edições, depois de algum equilíbrio no início da partida, mostrou que queria ganhar, terminando o jogo com uma clara vantagem de seis golos. Apesar do marcador ter sido inaugurado pela equipa "azul e branca", no primeiro minuto de jogo, por Eduardo Coelho, aos 13 minutos o ABC já vencia por cinco golos. A primeira vez que o FC Porto chegou à igualdade foi aos 24 minutos (12-12), mas a primeira parte da partida terminou com a superioridade da equipa comandada por Jorge Rito, embora pela diferença mínima (14-13).  No segundo tempo, cedo se começou a desenhar a vitória do ABC, uma vez que, além da superioridade em golos, os jogadores bracarenses mostravam mais qualidade e beleza nos seus ataques.  Aos 34 minutos, Eduardo Gaifem marcou o primeiro golo de contra-ataque, dando ao ABC três golos de vantagem (17-14) e a partir daqui a equipa de Carlos Resende mostrou-se incapaz de dominar o adversário.  Nova jogada bonita do ABC, aos 41 minutos, com Fábio Magalhães a marcar e a colocar o marcador em cinco golos de diferença. Nos 10 minutos seguintes, a vantagem de golos oscilou entre os cinco, seis e sete golos, sempre com o ABC a mostrar-se superior e o FC Porto a evidenciar muito nervosismo e alguma apatia, perante a força de Luís Bogas (seis golos) e José Costa (melhor marcador, com sete).  O guarda-redes bracarense Ivo Silva também esteve em evidência na segunda parte, sobretudo aos 54 minutos, quando negou o primeiro golo de contra-ataque de Jorge Ribeiro.

MAIS ACTUAL