News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Gestão Desportiva. Falsa questão ou não?

Started by Zé, 18 de May de 2008, 20:23

Previous topic - Next topic

Há uns meses comecei a ler na Comunicação Social que o SCB iria ter um responsável pela gestão do futebol. Director Desportivo, "Manager", Gestor de Activos... não interessa o nome. Esse responsável teria como principal missão, segundo o que li, colmatar uma grave lacuna no SCB: a gestão desportiva. Parecia ser unânime que o SCB não conseguia gerir os seus activos, as compras e as vendas, as dispensas... A intoxicação foi tal que num ápice, a memória dos braguistas foi apagada e outra foi implantada. O SCB precisava de alguém para gerir o futebol...
Mesmo neste fórum, talvez devido à insatisfação pelos resultados menos bons, a opinião geral sustentava que o SCB precisava de alguém para gerir o futebol. Como disse, de um ano para o outro, ficamos a saber qual a mãe de todos os problemas do SCB: as contratações, e o antídoto foi encontrado.
Para acabar com essa lacuna grave entrou Carlos Freitas. Eespero, do fundo do coração, que CF alcance o sucesso, no entanto, foi e sou, contra a contratação de Carlos Freitas ( oportunamente, noutro texto, dissecarei esta questão). Apesar de ser contra a sua contratação o que mais espero é vir aqui mais tarde dar a mão à palmatória.

As bases para sustentar a minha opinião são visíveis quando abordo as contratações, nomeadamente na última época.
Desde que Salvador entrou, na minha opinião, se há algo que o SCB pode encontrar satisfação, é o facto, indesmentível, de ter subido no panorama desportivo nacional muito devido à sua estabilidade financeira, consequência, como sabemos, da realização de receitas extraordinárias, ie, da venda de jogadores que contratamos baratos e posteriormente rentabilizamos e vendemos por bom preço. É inegável e evidente.
Senão vejamos:

Época 2004/2005
Contratações: Paulo Santos; Abel, Nunes, Luís Loureiro, Vandinho, Jaime, João Alves, Cândido Costa, Césinha, João Tomás, Baha, Nelsinho, Madrid.
Vendas: Cícero, Luís Loureiro.
Destes, somente Baha e Nelsinho não conseguiram impor-se na equipa.

Época 2005/2006
Contratações: Luís Filipe, Sidney, Hugo Leal, Davide, Bevacqua, Delibasic, Rossato, Carlos Fernandes, Matheus, Kim, Frechaut.
Vendas: Nunes, Jorge Luiz, Abel, Wender, João Alves.

Dos jogadores contratados, Sidney, Bevacqua e Kim não conseguiram afirmar-se na equipa. Os jogadores vendidos foram por quantias muito boas, de salientar que na maioria das vendas, o SCB continuava a deter 50% do passe.

Época 2006/2007
Contratações: Dani Mallo, Irineu, Paíto, Ricardo Chaves, João Pinto, Maciel, Zé Carlos.
Vendas: Kim.

Foi uma época, em que as movimentações na equipa, se compararmos com anos anteriores, ficaram longe do esperado.

Época 2007/2008
Contratações: Roberto Brum, Bruno Tiago, Anilton júnior, Pawel, César Peixoto, Linz, Jorginho, João Tomás, Baylon, Lenny, Zé Manel, Kazeen, Hussain.
Vendas: Césinha, Diego,

Temos que separar dois períodos: o período Jesualdo Ferreira e o pós Jesualdo Ferreira.
Apesar de assistirmos a constantes revoluções nos plantéis, em que jogadores importantes foram vendidos, época após época, até à época 2007/2008, o conjunto nunca perdeu qualidade. Apesar de algumas oscilações no decorrer do campeonato, até porque a maioria das vendas ocorreram em Janeiro, o SCB conseguiu, invariavelmente atingir os seus objectivos. A isso deveu-se o carisma do treinador e um grande acerto nas contratações, escolhas que se revelaram, na generalidade de boa qualidade. Esta "abundância" de jogadores de bom nível é consequência directa da estabilidade financeira que a venda de jogadores proporcionou. Claro que os flops aconteceram, todavia se há assunto onde o SCB se pode orgulhar pelo rigor e acerto é das contratações.
António Salvador, quando começou a época 2007/2008 referiu que este seria o melhor plantel dos últimos tempos. Desejou-se um título... e com fundamento. As contratações realizadas a juntar aos jogadores do resto do plantel davam garantias de alcançar o sucesso.
Um plantel onde pontificavam: Paulo Santos, que muitos queriam na Selecção; Rodriguez, jogador internacional pelo Peru e um dos melhores na última Copa Sul-Americana; Paulo Jorge um bastião na defesa e desejado pelo Bétis; César Peixoto, campeão nacional e europeu; João Pereira, internacional sub-21; Madrid, um dos melhores na sua posição; Vandinho, que mereceu um cântico da claque pela sua entrega e raça; Frechaut, internacional A e um pêndulo no meio campo; Wender, um quebra-cabeças para qualquer defesa; Jorginho, a qualidade do seu passe, técnica e visão de jogo são sempre mais-valias; João Tomás, internacional A e dos melhores ponta de lanças portugueses, também injustiçado por Scolari,  para muitos braguistas; Linz, um dos melhores pontas de lança no campeonato português... com certeza que dava razão para o optimismo. António Salvador transmitiu aquilo que nos ia na alma.
Sabemos hoje que algo falhou. Na minha opinião a principal causa foi o treinador.
Para mim é inconcebível que uma equipa onde pontificam jogadores, em que todos querem jogar,  de elevada qualidade e com "nome" no futebol, seja liderada por um treinador sem experiência como foi o caso de Jorge Costa. A escolha posterior revelou-se ainda pior...

Se algo falhou na gestão desportiva, foi na minha opinião, a escolha do treinador. Se antes, houve continuidade dos resultados, apesar das constantes revoluções no plantel,  isso deveu-se a Jesualdo Ferreira que conseguiu incutir em todos os jogadores ambição, identidade e espírito ganhador..
Hoje apelidam o SCB de cemitério de treinadores... Injustamente, digo eu. Que acham que aconteceria se treinadores, que o melhor que treinaram foi equipas secundárias, treinassem o FCP?  Seriam, naturalmente, mal sucedidos. Casos como o Paulo Bento são excepções, porque a regra geral é que treinadores sem experiência raramente se dão bem quando a fasquia está alta. Exemplos não faltam... e não só nos ditos grandes... José Gomes (Paços e). Erwin Sanchez (Boavista). José Couceiro(FCP), Hélio Sousa(Setúbal), Norton de Matos(Guimarães). Paulo Duarte(Leiria), etc... A pressão, a necessidade de ganhar, em equipas  com objectivos elevados, onde inclusive os adeptos são factor de pressão, nada tem a ver com equipas onde se admite perder e o pontinho é algo aceitável e muito bom. Nas equipas como o SCB, coisa que não há é paciência.



Força Gverreiros

fjmp_scb

[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

LeonelP

Um dos trabalhos do director desportivo é efectivamente a contratação de jogadores. Mas creio que trata-se apenas de uma pequena percentagem do real trabalho que ele tem de efectuar. Creio que as suas principais funções serão a de intermediário entre os jogadores, treinador com a SAD e a Presidência; e questões relacionadas com a comunicação social. Mas além disso, creio que deve haver muitas outras funções que estão ao encargo do Director Desportivo.

SCM

Mais importante do que as contratações é saber quais os jogadores necessários para os vários sectores, não uma politica de contratação á sorte e depois a equipa ficar desiquilibrada como aconteceu este ano.
É bom viver o Braga.

nandes



Relativamente a um passado recente (últimos 2 anos), verifica-se uma mudança, ou uma nova linha de orientação, a nível de contratações, que a serem já sob as directrizes de Carlos Freitas, acho serem merecedoras de elogios.

A ser verdade e eu acredito que sim, a contratação de jovens promissores como o médio africano, o DC do Diogo Cão, o extremo do Penalva do Castelo, o GR do Penalva do Castelo, o avançado do Merelinense, o interesse no extremo/defesa do Vilaverdense, remete-nos para uma nova política de contratações que não se vinha a verificar e que nos poderá municiar a nível de futuras mais-valias.

É lógico que estamos todos à espera das verdadeiras "trutas", mas não deixa de ser verdade que a confirmarem o seu valor, estes jovens poderão ser um garante de bons e profícuos negócios.

Assim sendo e a serem da responsabilidade de Carlos Freitas estas aquisições, bem vindo seja o homem. A ver vamos...


... eu fico na expectativa!


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

david

só espero que esta politica de contratações de jovens jogadores, não seja só por contratar jovens promissores, mas que sejam dadas todas as condições para que alguns deste jovens consigam singrar no mundo do futebol e que venham a ter as suas oportunidades durante a época desportiva.

SCM

Quote from: nandes on 19 de May de 2008, 22:44


Relativamente a um passado recente (últimos 2 anos), verifica-se uma mudança, ou uma nova linha de orientação, a nível de contratações, que a serem já sob as directrizes de Carlos Freitas, acho serem merecedoras de elogios.

A ser verdade e eu acredito que sim, a contratação de jovens promissores como o médio africano, o DC do Diogo Cão, o extremo do Penalva do Castelo, o GR do Penalva do Castelo, o avançado do Merelinense, o interesse no extremo/defesa do Vilaverdense, remete-nos para uma nova política de contratações que não se vinha a verificar e que nos poderá municiar a nível de futuras mais-valias.

É lógico que estamos todos à espera das verdadeiras "trutas", mas não deixa de ser verdade que a confirmarem o seu valor, estes jovens poderão ser um garante de bons e profícuos negócios.

Assim sendo e a serem da responsabilidade de Carlos Freitas estas aquisições, bem vindo seja o homem. A ver vamos...


... eu fico na expectativa!





Concordo contigo estas poderam vir a ser as futuras trutas, a politica de contratação tem de ser esta, agora á que dar oportunidade a estes jovens em ultimo caso polos a render noutro clube.
É bom viver o Braga.

spinto

Já disse mais de uma vez, na minha opinião prefiro bons escalos e boas bogas a trutas.
Prefiro alguém que tenha muito valor e que queira provar ainda mais o seu valor e subir a pulso, que jogadores que venham com o curriculum feito (temos o exemplo j.pereira que é jogador de seleção mas que teve que vir cá provar e provou-o que é jogador de eleição e que estavam errados quando o desprezaram).
Um dos nossos erros este ano foram as trutas, vamos apostar em jovens e jogadores mais experientes mas que ainda lhes falta provar algo, para ser aqui que eles se concentrem e se empenhem para ter sucesso.

Há muitos jogadores de 2ªlinha com valor, é uma questão de oportunidade.
Prefiro um jogador de 2ªlinha bom do que um de 1ªlinha razoável, pq o da 2ªlinha quer chegar á 1ªlinha e o de 1ªlinha acomoda-se e adormeçe e quando acorda está na 2ªlinha a caminhar prá 3ª.
(É só "linhas" mas espero que percebam, é quase como a outra que ele sabe que ele soube que sabe .....e sabe... )
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Quote from: nandes on 19 de May de 2008, 22:44


Relativamente a um passado recente (últimos 2 anos), verifica-se uma mudança, ou uma nova linha de orientação, a nível de contratações, que a serem já sob as directrizes de Carlos Freitas, acho serem merecedoras de elogios.

A ser verdade e eu acredito que sim, a contratação de jovens promissores como o médio africano, o DC do Diogo Cão, o extremo do Penalva do Castelo, o GR do Penalva do Castelo, o avançado do Merelinense, o interesse no extremo/defesa do Vilaverdense, remete-nos para uma nova política de contratações que não se vinha a verificar e que nos poderá municiar a nível de futuras mais-valias.

É lógico que estamos todos à espera das verdadeiras "trutas", mas não deixa de ser verdade que a confirmarem o seu valor, estes jovens poderão ser um garante de bons e profícuos negócios.

Assim sendo e a serem da responsabilidade de Carlos Freitas estas aquisições, bem vindo seja o homem. A ver vamos...


... eu fico na expectativa!




Concordo contigo Nandes quando elogias esta política de contratações.
Não concordo quando afirmas que existe uma mudança. Acho que a política de contratações do SCB é algo que nos podemos orgulhar, daí o post.

Reconheço que estás mais por "dentro" quando se fala de formação e jovens valores, se calhar estou a dizer barbaridades...
Quando é que o SCB contratou estes jogadores?
Vitor Hugo- FC Porto(?!?)
Philco- Atlético Paranaense (?!?)
Kazzem- Fulham(?!?)
Baylon- Diamente em bruto Alianza Lima.
Pizzi- Bragança.
Abdou...
Forbs...
Rui Lopes...

Acho que percebeste a ideia?


Força Gverreiros

2378


  O Salvador arrumou a casa, tapou grande parte do buraco, geriu o clube á sua maneira, errou  em algumas coisas mas acertou em muitas mais.

Penso que agora está a passar pastas.
Marketing e Gestão Desportiva.

  Sobre a GD o nome pode não reunir concenso mas é um homem do futebol, tem nome na praça.
  Pelo passado (últimos anos) o Pres. dá-nos garantias que só vai dar corda ao Carlos Freitas até onde pode dar, porque melhor do que ninguém o Salvador sabe até onde nos podemos esticar.
  A relação Gestifute - Carlos freitas, não sei qual é, nem sei se existe.Todos sabemos a relação que tivemos com eles, é o nosso fornecedor oficial :)
  O nosso gestor terá papel fulcral na relação Salvador - Jesus (até me benzi, fica melhor Jesus Salvador ;D) estes dois penso que tem feitios iguais, gostam de mandar  :D, portanto dá faísca, daí que o Carlos Freitas vai ter de benzer essa relação.
  Até então eram as contratações a custo zero, agora parece que já se gasta algum (Weldon) mas apostasse mais nas  promessas do nosso futebol e espero que nas NOSSAS também
   Vamos esperar pelo campeonato das contratações e depois por resultados.

Bvna

Quote from: 2378 on 21 de May de 2008, 16:07

  O Salvador arrumou a casa, tapou grande parte do buraco, geriu o clube á sua maneira, errou  em algumas coisas mas acertou em muitas mais.

Penso que agora está a passar pastas.
Marketing e Gestão Desportiva.

  Sobre a GD o nome pode não reunir concenso mas é um homem do futebol, tem nome na praça.
  Pelo passado (últimos anos) o Pres. dá-nos garantias que só vai dar corda ao Carlos Freitas até onde pode dar, porque melhor do que ninguém o Salvador sabe até onde nos podemos esticar.
  A relação Gestifute - Carlos freitas, não sei qual é, nem sei se existe.Todos sabemos a relação que tivemos com eles, é o nosso fornecedor oficial :)
  O nosso gestor terá papel fulcral na relação Salvador - Jesus (até me benzi, fica melhor Jesus Salvador ;D) estes dois penso que tem feitios iguais, gostam de mandar  :D, portanto dá faísca, daí que o Carlos Freitas vai ter de benzer essa relação.
  Até então eram as contratações a custo zero, agora parece que já se gasta algum (Weldon) mas apostasse mais nas  promessas do nosso futebol e espero que nas NOSSAS também
   Vamos esperar pelo campeonato das contratações e depois por resultados.

Meu caro 23 isto é uma verdadeira Santíssima Trindade  ;D. Pai, filho e Espírito Santo. ;D  Haja resultados que acompanhem este projecto de sucesso!!

El_Gavion

Quote from: buna on 21 de May de 2008, 17:12
Quote from: 2378 on 21 de May de 2008, 16:07

  O Salvador arrumou a casa, tapou grande parte do buraco, geriu o clube á sua maneira, errou  em algumas coisas mas acertou em muitas mais.

Penso que agora está a passar pastas.
Marketing e Gestão Desportiva.

  Sobre a GD o nome pode não reunir concenso mas é um homem do futebol, tem nome na praça.
  Pelo passado (últimos anos) o Pres. dá-nos garantias que só vai dar corda ao Carlos Freitas até onde pode dar, porque melhor do que ninguém o Salvador sabe até onde nos podemos esticar.
  A relação Gestifute - Carlos freitas, não sei qual é, nem sei se existe.Todos sabemos a relação que tivemos com eles, é o nosso fornecedor oficial :)
  O nosso gestor terá papel fulcral na relação Salvador - Jesus (até me benzi, fica melhor Jesus Salvador ;D) estes dois penso que tem feitios iguais, gostam de mandar  :D, portanto dá faísca, daí que o Carlos Freitas vai ter de benzer essa relação.
  Até então eram as contratações a custo zero, agora parece que já se gasta algum (Weldon) mas apostasse mais nas  promessas do nosso futebol e espero que nas NOSSAS também
   Vamos esperar pelo campeonato das contratações e depois por resultados.

Meu caro 23 isto é uma verdadeira Santíssima Trindade  ;D. Pai, filho e Espírito Santo. ;D  Haja resultados que acompanhem este projecto de sucesso!!

O presidente é o Salvador

O treinador é o Jesus

Um dos hinos é d' Os Vaticanos

O clube é da cidade dos Arcebispos, onde existe o Bom Jesus...

Ok...da próxima vez que for ver o Braga, em vez do cachecol, eu levo um terço e mostro uma foto de Nossa Senhora de Fátima em vez do cartão de sócio!! ;D ;D ;D
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

Manuel Pereira

Com "linhas" de boa qualidade se cose com muita "pinta" o espírito (spinto)!

Saduações braguistas.

eu.aminhapessoa.com

não acham que há por aqui muito lirismo?