News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Taça de Portugal com novo figurino

Started by Pé Ligeiro, 17 de May de 2008, 18:33

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Taça de Portugal com novo figurino

A Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aprovou alterações várias ao figurino da Taça de Portugal, entre as quais a entrada das equipas da Liga na terceira eliminatória e a adopção de jogos a duas mãos nas meias-finais. A final sairá do Jamor «por motivos de força maior».

A Direcção da FPF apresentou um conjunto de alterações que consagrava a entrada dos clubes da Liga na segunda ronda da prova rainha, (até agora entravam na quarta), mas a Assembleia Geral chumbou na especialidade e aprovou a alteração da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), justificada por Hermínio Loureiro com a participação nas competições europeias.

A proposta da Liga de Clubes estabelece ainda a entrada na segunda eliminatória das 16 equipas da Liga de Honra, e não na terceira, como vigorava até aqui.

Além da disputa da sétima eliminatória (meias-finais) a duas mãos, a proposta aprovada reduz para 174 o número de clubes participantes na competição, depois de excluídas as equipas dos distritais.

O local da realização da final da Taça de Portugal mantém-se no Estádio Nacional, no Jamor, admitindo-se que possa ser indicado outro local apenas «por motivos de força maior».

A proposta consagra ainda a possibilidade de se poder distribuir, no início de cada época, verbas resultantes de um patrocinador oficial da Taça de Portugal, além das receitas que possam ser geradas pelas transmissões televisivas.

Gilberto Madail revelou que se «está em vias de assegurar um patrocinador para as próximas três épocas» e que está em estudo um figurino para a prova «com base no modelo da Taça UEFA e mais atractivo para os clubes», a ser implementado em 2009/2010. 


IN ABOLA

Das alterações que vão acontecer, realço o facto das meias-finais passarem aser aduas mãos. É mais justo, pois o factor é por norma, sinónimo de vantagem. Atendendo a que se trata de apurar os dois finalistas é mais justo desta maneira. Possivelmente, não será praticável fazer toda a competição em duas mãos (seria mais justo) devido ao elevado número de clubes envolvidos, mas assim já se atenua a injustiça.

BRAGA SEMPRE MAIS!

SCM

Acho que fica a ganhar a taça.

Só não compreendo porque foram retirados dois clubes da 1, para reduzir as equipas do elevado numero de jogos.

Depois aparece a Taça da liga e agora mais jogos pela taça de portugal, de certeza que não compreendo, mas acho bem.
É bom viver o Braga.

pauloA5

Não concordo que a final continue a ser disputada em Oeiras. Devemos ser o único país que disputa a final sempre no mesmo sítio (ainda por cima um estádio sem condições e com um relvado péssimo!)

eu.aminhapessoa.com

Este formato agrada-me mais.
Mas como este fórum é pra falar do Braga, acho que está fora de contexto.

Carvalhinha

Gosto deste novo formato. É justo as meias-finais serem disputadas em duas mãos.

Machado_87

Quote from: Carvalhinha on 22 de May de 2008, 17:36
Gosto deste novo formato. É justo as meias-finais serem disputadas em duas mãos.

Concordo  ;)
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre

spinto

Concordo com o novo formato mas a eliminatoria de ser a duas mãos tb nos quartos de final e acho que a final se deve manter no jamor para que o espirito e a verdadeira festa da taça com churrasco e borgas não se percam.

Só quem já foi ao jamor sabe o que lá vive no dia da final.

Não estou a ver churrascos e diversão no dragão-braga-alvalade-luz-guimaraes-leiria-aveiro ou faro.

Desde que me conheço que a final é a verdadeira festa da familia, veja-se a final braga-porto por exemplo com camiões do setenta a borga que foi com churrascos e tintol á brava.

Na final é o unico jogo que se vai um dia antes e se acampa na mata para ver a bola

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

jaimec

#7
Desculpem lá ... mas o que são "motivos de força maior" ?

Eu, acho que a final da Taça devia ser no Jamor sempre ... sempre que a final fosse um Braga-Portimonense ou um Braga-Olhanense, por exemplo ... e só para não dizer que não se utiliza o mono do Estado novo de Oeiras .

A final deve ser num campo neutro, a sensivalmente a mesma distancia dos locais de origem dos clubes que nela participarem, e que tenha as melhores condições logísticas .

Ou então, os Estádios e as entidades que os gerem, devem apresentar candidaturas á Federação, no ano anterior ao da competição, mediante os principios da qualidade e da rotatividade ... Eu resumiria os Estádios Candidatos aos do Euro, o que garantiria mais segurança !

Acho que a distribuição das receitas é que devia ser revista ... a Federação não deve apresentar lucros de milhões quando há clubes a lutar pela sobrevivência ! Não digo que vá ajudar clubes, mas pode melhorar competições, financiar, a taxas moderadas melhorias nos Estádios, por exemplo ... isto dava pano pra mangas !


... e eu já fui ao jamor ver o SCB ! Não é o sítio spinto ... são as pessoas !

BRAGA FOREVER

Pena este novo figurino não existir há mais tempo,pois na certa que as meias finais com o Leixões e Belenenses iriam resultar em duas possíveis finais ganhas,digo eu.... :P
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

spinto

#9
No jamor não vejo onde possam haver problemas, excepto em casos pontuais como em todo lado, podem haver é nas estações de serviço ou trajecto do estádio.
Mas é tudo uma questão de organização pois deviam ser impostas paragens em estações de serviço especificas a cada clube, assim não haviam misturas.

Sou a favor da taça no jamor sempre pela tradição e espirito, acredito que a taça fora do jamor deixa de ser a festa do futebol.

Há familias que vão para o jamor mas nem todos vão á bola, muitos vêem em televisões na mata, como antigamente quando as mulheres ficavam no carro á espera na porta do 1ºde maio.

Ser a final a distancias equivalentes entre equipas é relativo pois uma final braga-porto iria ser onde?

Em termos de receitas de bilheteira o estádio nacional a seguir a benfica,porto e sporting, é o estadio com mais lotação 37500espectadores.
A percentagem de bilhetes da federação é muito alta, mas só nos jogos entre os grandes pois não acredito que numa final nós fossemos 15 a 20mil ao jamor.Gostava mas penso que não iriamos tantos.

A receita devia ser distribuida pelas 3 partes mas em partes superiores para os clubes de menor dimensão, nomeadamente quando há jogos entre clubes da 1ª e 2ª ou 3ªdivisão.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

1

Acho que as 2 mãos devia ser desde os 8ºs de final e não só as meias finais.

Quanto a haver muitos jogos é uma treta nos outros países fazem mais e ninguém se queixa.

Quanto à final eu gosto do Jamor, deveria era ser remodelado e do que me lembro da final que fui com o Braga a entrada era caótica mas já passaram 10 anos não sei como será agora.

JCosta

Quote from: 1 on 23 de May de 2008, 17:49
Acho que as 2 mãos devia ser desde os 8ºs de final e não só as meias finais.

Quanto a haver muitos jogos é uma treta nos outros países fazem mais e ninguém se queixa.

Quanto à final eu gosto do Jamor, deveria era ser remodelado e do que me lembro da final que fui com o Braga a entrada era caótica mas já passaram 10 anos não sei como será agora.

Eu gosto mais assim, jogando a uma mão faz-se taça mais vezes.
Gosto sempre de ver equipas da 2ºB e 3ª a ganhar aos da primeira.
Menos quando somos nós, evidentemenete.
Saudinha... da boa.

david

Não concordo com este novo figurino, só veio beneficiar os três grandes, só desejo que eles sejam eliminados antes de chegarem as meias finais, porque ai vai ser muito difícil elimina-los. 

SCM

Quote from: jaimec on 23 de May de 2008, 15:05



A final deve ser num campo neutro, a sensivalmente a mesma distancia dos locais de origem dos clubes que nela participarem, e que tenha as melhores condições logísticas .


Concordo pois os metralhas de Lisboa estão sempre em vantagens.


Seja no estádio que for é sempre taça.
É bom viver o Braga.

Bracarense

Quote from: pauloA5 on 22 de May de 2008, 17:11
Não concordo que a final continue a ser disputada em Oeiras. Devemos ser o único país que disputa a final sempre no mesmo sítio (ainda por cima um estádio sem condições e com um relvado péssimo!)

Assim de repente, esse país sem qualquer história futebolística e onde a Taça é uma competiçãozinha insignificante que dá pelo nome de Inglaterra disputa a final da Taça sempre em Wembley (excepto durante uma par de anos em que estiveram a remodelar o estádio e passou a ser no Millenium em Cardiff)

Se o estádio NACIONAL fica em Oeiras melhor para esse concelho. E dizer que aquele estádio não tem condições... bem, como classificam o resto dos estádios portugueses que não participaram no Euro 2004? 

S.M. Campo.

Quote from: david on 23 de May de 2008, 22:53
Não concordo com este novo figurino, só veio beneficiar os três grandes, só desejo que eles sejam eliminados antes de chegarem as meias finais, porque ai vai ser muito difícil elimina-los. 

Ate' que enfim, alguem percebeu a jogada. Ja' estava a perder a esperanca!...

Quanto a' final ser jogada fora do Jamor.
Deve dar uma moca enorme, fazer umas churrascadas no car park, assim dum Municipal de Leiria ou Coimbra!
Ou pior ainda...
Ir jogar uma final pra um estadio dum estarola! Deve ser ca' uma pedra...

Golbery

Retirar os Clubes dos Distritais da Taça é uma imbecilidade completa..  :-\

Em termos de prestígio, a Taça estava para estes clubes como a Champions para os da Liga Bwin (ou Sagres)...

Enfim, mas o que esperar dos senhores da Federação em geral e do sr. Madaíl em particular???... (se forem a Aveiro, informem-se sobre as "aventuras" deste sr. quando foi Governador-Civil...).

:o

"É Portugal e ninguém leva a mal"

::)
Taça de Portugal 2015-2016
Taça da Liga 2012-2013
Taça de Portugal 1965/66

spinto

Em todo lado a taça é a 2mãos, mais ainda para cumulo eu que tenho cadeira desde o 1ºdia do novo estadio, nunca via a equipa a jogar para a taça, lembro-me que jogou com o varzim mas não estive cá.

Quando se compra um lugar anual estamos a contar com campeonato, taça de portugal, (uefa) e agora taça da liga.


SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

SCM

Quote from: Golbery on 24 de May de 2008, 04:09
Retirar os Clubes dos Distritais da Taça é uma imbecilidade completa..  :-\

Em termos de prestígio, a Taça estava para estes clubes como a Champions para os da Liga Bwin (ou Sagres)...

Enfim, mas o que esperar dos senhores da Federação em geral e do sr. Madaíl em particular???... (se forem a Aveiro, informem-se sobre as "aventuras" deste sr. quando foi Governador-Civil...).

:o

"É Portugal e ninguém leva a mal"

::)


Isso é verdade mas estes jogos só davam despesa ao clube principalmente quando iam jogar longe.

Uma coisa também é verdade quantas equipas das distritais chegam aos 16 avos de final, já diga 16 não estou a falar das meias ou final?

As equipas das distritais já varias vezes tinham mostrado o desagrado por jogar a taça fazendo por vezes para serem eliminadas logo no primeiro jogo.
É bom viver o Braga.

Anabela

Quote from: spinto on 24 de May de 2008, 08:32
Em todo lado a taça é a 2mãos, mais ainda para cumulo eu que tenho cadeira desde o 1ºdia do novo estadio, nunca via a equipa a jogar para a taça, lembro-me que jogou com o varzim mas não estive cá.

Jogámos 3 vezes em casa para a Taça na época passada em que fomos às 1/2 finais com o Belenenses.
Jogámos com 1 equipa dos açores, com o Portimonense e com o Varzim.