News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DE 09/08

Started by Carvalhinha, 09 de August de 2006, 07:55

Previous topic - Next topic

Carvalhinha

Davide quer a liberdade



As últimas alterações de Verão no plantel bracarense estão a ser ultimadas no sentido de abrir uma vaga para a inscrição de César Peixoto e a saída de Davide é aparentemente inevitável. Mas o extremo-direito não admite ser emprestado.

Davide já foi formalmente informado dos planos que o clube tem: é o jogador a sacrificar para os moldes definitivos do ataque serem selados com a contratação de Bruno Gama e César Peixoto.
Conforme adiantámos na edição de ontem, está tudo conversado entre FC Porto e Sporting de Braga para a cedência, por duas temporadas, de Bruno Gama, que será apresentado ainda esta semana no Minho.
Numa perspectiva de equilíbrio de flancos, Davide acaba por ser a vítima, já que o outro jogador em causa, Matheus, joga indistintamente nos dois flancos e será sempre uma boa solução para qualquer situação crítica à esquerda ou à direita, daí a quase inevitabilidade de Davide ser preterido, uma situação, aliás, que já se tinha percebido na altura da mudança de comando técnico.
Davide, internacional sub-21, foi uma aposta de Jesualdo Ferreira e até teve números razoáveis na época de estreia: 25 jogos oficiais, 1291 minutos, apenas um golo.
Marcado por várias lesões, foi considerado potencialmente dispensável, mas fez a pré-época. Está recuperado, já trabalha com bola, mas também já percebeu que a SAD não tem planos para ele. O problema é que Davide, mais dois anos de contrato, não está disposto a ser emprestado, adivinhando-se negociações complicadas, à imagem de casos como o de Sidney ou Jaime. César Peixoto aguarda, assim, pela sua saída...
Acrescente-se que eventuais dispensas e cedências podem também envolver o defesa Pedro Costa.

In A Bola

**********************************************

Bruno Gama por 2 anos para crescer e render
ATACANTE VENDIDO AO FC PORTO CHEGA POR EMPRÉSTIMO


Bruno Gama vai regressar ao Sp. Braga e será, agora, o FC Porto a procurar rentabilizar o investimento feito na contratação de um jovem que custou 750 mil euros – mais a cedência de Cândido de Costa – quando tinha apenas 16 anos.

O empréstimo terá a duração de dois anos, tendo ficado estabelecido no acordo entre António Salvador e Pinto da Costa que o FC Porto pode recuperar o jogador a qualquer momento, embora fique obrigado a ceder um outro atleta.

A SAD bracarense vai assumir uma grande parte do seu salário, enquanto os dragões suportam o restante e aguardam pela valorização de um atleta que, nas duas últimas épocas, realizou apenas um jogo na equipa profissional.

Ainda em período de férias, depois da sua participação no Campeonato da Europa de Sub-19 que decorreu na Polónia, Bruno Gama aguarda apenas por instruções para se apresentar em Braga e integrar de imediato os trabalhos às ordens de Carvalhal.

O próximo reforço, natural de Vila Verde e formado nos arsenalistas, entrou na história do clube por ser o mais novo atleta a estrear-se na equipa profissional. Tinha 16 anos quando Jesualdo Ferreira o lançou em Leiria, num jogo referente à época 2003/04. Substituiu no "título"... Carlos Carvalhal, o antigo atleta do clube que, agora, é o máximo responsável técnico.

In Record

**********************************************

Bruno Gama até... 2010

Mais do que num empréstimo, a SAD do Braga aposta forte na cedência a título definitivo. Enquanto as negociações prosseguem com o FC Porto, os minhotos vão preparando um contrato válido por duas épocas, com mais duas de opção... para o jovem internacional assinar
PEDRO ROCHA

O regresso de Bruno Gama a Braga poderá ser mesmo definitivo. O FC Porto já manifestou disponibilidade para ceder o jogador num quadro de empréstimo, mas os minhotos propõem uma transferência diferente, com o jovem internacional a desvincular-se dos dragões para poder assinar um contrato válido por duas épocas, mais duas de opção, o que na prática se traduzirá numa ligação até 2010. Não será fácil convencer a SAD portista, mas é precisamente nesse sentido que aposta o Braga, que vê em Bruno Gama um valor seguro para o presente e para o futuro, capaz de gerar importantes mais-valias como já aconteceu no passado. A concretizar-se este negócio, que poderá tornar-se facilitado se o FC Porto achar por bem libertar-se dos vencimentos relativamente pesados do jogador, o Braga fechará com chave de ouro o plantel para a nova época, sendo cada vez mais improvável o ingresso de César Peixoto, outro portista, que tem em mãos convites de clubes espanhóis, entre os quais o Celta de Vigo.

Campeão europeu de sub-17 em 2003, com apenas 15 anos, e tido como uma das maiores promessas do futebol português, Bruno Gama chegou mesmo a ser no passado o epicentro de uma interessante batalha entre empresários FIFA de renome, tendo na altura saltado da carteira de jogadores de José Veiga (actualmente director-geral do Benfica) para a de Jorge Mendes, quando ainda representava os juvenis e juniores do Braga. Pela mesma altura, com apenas 16 anos, já despertava igualmente o interesse do Sporting, Benfica, Manchester United e Chelsea, mas acabou por transferir-se para o FC Porto em Julho de 2004, assinando um contrato válido por três épocas, mais duas de opção, num negócio que envolveu a cedência, a título definitivo, de Cândido Costa ao Braga e ainda o pagamento de 750 mil euros (houve quem mencionasse 1,5 milhões de euros), o valor da cláusula de rescisão. Nesse mesmo ano, Bruno Gama já era frequentemente chamado à equipa principal arsenalista pelo técnico Jesualdo Ferreira, que o utilizou num jogo de inauguração do Municipal de Braga e frente ao Leiria, para o campeonato. Seria a sua estreia no escalão máximo, tornando-se igualmente no jogador mais jovem de sempre a vestir a camisola do Braga em jogos oficiais.

Veloz e dotado de excelente técnica, quase imparável no num contra um, Bruno Gama é uma agradável dor de cabeça para qualquer treinador, pois pode actuar na posição 10, como extremo direito ou até mesmo avançado aberto, num esquema com dois avançados, como acontecia na equipa B do FC Porto, onde tinha como companheiro de ataque o guineense Ivanildo. Dois anos depois, estará de regresso ao clube responsável pela sua formação e, por esta altura, Carlos Carvalhal já terá pensado na sua tripla utilidade.

Zé Nuno Azevedo
"Dele pode esperar-se tudo"


Zé Nuno Azevedo era o treinador dos juniores do Braga quando Bruno Gama por lá passou, durante apenas um ano, quase à velocidade da luz, pois depressa despertou a atenção de Jesualdo Ferreira e, posteriormente, do FC Porto. "É um jogador com qualidade acima da média para a sua idade. Dele pode esperar-se tudo. Pela sua inteligência de jogo, pode jogar em várias posições no terreno, mas julgo que rende mais nas alas", avalia o técnico, acrescentando que o novo reforço do Braga já não suscitava qualquer dúvida aos 16 anos. "A qualidade técnica e táctica já a tinha; faltava-lhe apenas o ritmo competitivo, mas isso já deve ter adquirido. Fez um bom Europeu na Finlândia. Pelo seu carácter e personalidade, será um bom elemento para o Braga", adianta.

Certo de que a passagem pela equipa B do FC Porto foi positiva no seu processo evolutivo, José Nuno considera ainda que Bruno Gama não vai encarar o regresso às origens como um retrocesso na carreira. "Agora será para jogar na equipa principal", lembra, sublinhando ainda a sua atitude e personalidade em campo. "Dificilmente discute com um árbitro e era sujeito a muitas faltas e cargas. Não respondia a provocações, não tinha atitudes negativas. Era das coisas que mais me impressionava. Quanto à qualidade do seu futebol, era inquestionável. Era uma referência para os outros", conta.

Cândido Costa provável em Belém

Dispensado esta época pelo Braga, Cândido Costa poderá reforçar o Belenenses. A SAD arsenalista concedeu total liberdade ao extremo-direito no sentido de definir a sua situação e o clube de Belém já se manifestou interessado nos seus serviços, numa altura em que o técnico Jorge Jesus procura mais três elementos para a linha da frente. Já o médio Sidney, igualmente riscado dos planos de Carlos Carvalhal para a nova época, tem em mãos propostas da Naval e do Leiria, mas as negociações com os dois clubes não têm conhecido grandes avanços, pois o brasileiro não está disposto a abrir mão dos seus vencimentos, substancialmente elevados. Por último, o médio Jaime estará em negociações com os sérvios do Partizan de Belgrado.

Davide pode rumar a Setúbal

Caso se concretize o ingresso de Bruno Gama no plantel arsenalista, Davide deverá ser emprestado a outro clube, pois actua precisamente numa das posições (extremo-direito) em que o jogador do FC Porto melhor rende. São alguns os clubes interessados no concurso de Davide, mas em princípio será o Setúbal o seu próximo destino, sendo certo que já há um acordo de princípio entre o Braga e os sadinos. Além de Davide, também Carlos Fernandes chegou a ser equacionado como uma possível dispensa, mas a intermitência de Paíto, pouco rotinado em manobras defensivas, fez Carlos Carvalhal pensar duas vezes, pelo que o lateral-esquerdo vai mesmo figurar no plantel da próxima época.

In O Jogo