News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Braga em definitivo na Taça Intertoto em 2008/2009

Started by SCM, 14 de May de 2008, 10:53

Previous topic - Next topic

SCM

 

FC Porto pode ter Champions em risco

A participação do FC Porto nas competições da UEFA da próxima época pode estar comprometida. Esta é a opinião do advogado Cunha Leal, antigo director-executivo da Liga de Clubes, que se baseia no regulamento da Liga dos Campeões para chegar a esta conclusão.
O FC Porto, condenado na perda de seis pontos na presente época, por decisão da Comissão Disciplinar da Liga, por tentativa de corrupção no âmbito do processo Apito Final, decidiu não recorrer da sanção aplicada, tendo o prazo de recurso terminado ontem. Assim, perante o trânsito em julgado da sentença da Liga, os dragões, diz Cunha Leal, «podem caber na alínea D do ponto 1.04 do Regulamento da Liga dos Campeões».

A alínea D do ponto 1.04 do Regulamento Disciplinar da UEFA foi criada em Janeiro de 2007, na sequência do calciocaos, quando o AC Milan, por não haver legislação que o impedisse, pôde participar nas competições europeias apesar de ter sido punido disciplinarmente em Itália com perda de pontos.

A BOLA sabe que os clubes directamente interessados – O V. Guimarães entraria directamente na Champions, o Benfica jogaria a terceira pré-eliminatória, o Sp. Braga iria à Taça UEFA e o Belenenses poderia suscitar a questão da Taça Intertoto – estão na disposição de procurar clarificação sobre esta matéria junto da Federação Portuguesa de Futebol, que deverá de seguida, de acordo com os regulamentos, pedir um parecer à UEFA.

É bom viver o Braga.

SCM

Só tenho uma coisa a lamentar nesta noticia o Guimarães ir directamente a liga dos Campeões, porque a ida directa do Braga era optimo.
É bom viver o Braga.

jaimec

E o que é que diz a alínea D do ponto 1.04 do Regulamento Disciplinar da UEFA ?
No site da UEFA só está disponível a versão de 2006 !
Espero que seja verdade ... regras são regras !

fmrabit

   Será muito mau para o futebol português, se esta noticia tiver fundamento.

Pedro_RBA

Até pode ter algum fundamento.. mas não dá em nada..

E apesar de ser bom para nós adeptos, muito sinceramente esta equipa não merece esse rebuçado.. Que venham mais cedo de férias e que façam por merecer estar na frase de grupos...

Saudações Ultras

Vlad

Admission criteria
1.04 To be eligible to participate in the competition, a club must fulfil the following
criteria:

d) it must not be or have been involved in any activity aimed at arranging or
influencing the outcome of a match at national or international level;



Tem alguma razão de ser. E dado que o porto nem sequer recorreu...
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Ultra81

A UEFA tem conhecimento das decisões do «Apito Final» e vai esperar pela informação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) sobre os clubes licenciados para as competições europeias, que será divulgada a 2 de Junho, para depois analisar se os clubes preenchem os critérios. Nomeadamente o F.C. Porto, cuja participação na Liga dos Campeões pode ser questionada face aos regulamentos da competição.

Em causa está o artigo dos regulamentos da Liga dos Campeões que diz respeito aos critérios de admissão de um clube na prova. Na alínea D do ponto 1.04, está estipulado que um clube, para ser elegível, «não pode estar ou ter estado envolvido em qualquer actividade destinada a combinar ou influenciar o resultado de um jogo a nível nacional ou internacional».

O F.C. Porto foi castigado pela Comissão Disciplinar da Liga de clubes com perda de seis pontos por tentativa de corrupção em dois jogos da época 2003/04, tendo decidido não recorrer da pena. A questão é levantada a partir daí.

Segundo um porta-voz da UEFA contactado pelo Maisfutebol, o organismo «tem conhecimento da situação», devendo no entanto esperar por uma posição da FPF sobre o assunto. É a Federação que conduz o licenciamento dos clubes e no caderno de encargos desse processo está expresso que um clube tem de preencher todos os critérios de admissão para entrar na competição a que se propõe.

«Logo que a Federação portuguesa envie a lista dos clubes registados para competições da UEFA, a UEFA vai examinar a situação dos clubes em causa. A UEFA apenas tomará uma decisão depois de verificar se os clubes satisfazem todos os critérios de admissão», explicou a UEFA ao Maisfutebol.

O processo de licenciamento de clubes está nesta altura a decorrer, sob alçada da Federação, que planeia anunciar os clubes licenciados a 2 de Junho. O prazo limite é 31 de Maio, mas a segunda-feira seguinte é o primeiro dia útil.

Regulamento alterado depois do «calciocaos»

A exclusão dos clubes associados a corrupção foi acrescentada aos regulamentos pela UEFA recentemente, na sequência do «calciocaos». O Milan viu-se envolvido no processo e a sua participação na Liga dos Campeões foi questionada.

Na altura, a UEFA lamentou que os regulamentos não previssem a questão e decidiu alterá-los. Recorde aqui essa situação.

In mais futebol

http://diario.iol.pt/desporto/fc-porto-apito-final-liga-dos-campeoes-uefa-licenciamento/951946-4062.html
[url="http://ultrasbracaralegion.blogspot.com"]http://ultrasbracaralegion.blogspot.com[/url]

Bvna

Isto tá bonito tá. Um aspecto positivo é que como é a UEFA a decidir a coisa há-de ser rápida e eficaz. Alguém na FPF deve estar à rasca neste momento por ter de escrever que o Porto não reúne os critérios  ;D ;D

FIDELIS

para nós era queijo....mas também concordo que para o já triste futebol português era a desgraça total
nem sei bem o que pensar sobre o assunto

esperemos para ver o que isto dá
Fidelis Bracara
Braga e Basta

Olho Vivo

CONDENAÇÃO NÃO RECORRIDA POR CORRUPÇÃO TENTADA PODE EXCLUIR DRAGÕES DA EUROPA

FC Porto pode ter Champions em risco

Por Fernando Guerra

VITÓRIA DE Guimarães, Benfica, Sp. Braga e Belenenses são os clubes directamente interessados em conhecer a posição da UEFA, à luz dos requisitos de participação aprovados em Janeiro de 2007, sobre a elegibilidade, ou não, do FC Porto para as competições europeias da próxima época. O assunto chegará à Federação Portuguesa de Futebol, interlocutora da UEFA, para clarificação.

A participação do FC Porto nas competições da UEFA da próxima época pode estar comprometida. Esta é a opinião do advogado Cunha Leal, antigo director-executivo da Liga de Clubes, que se baseia no regulamento das provas europeias para chegar a esta conclusão.

O FC Porto, condenado na perda de seis pontos na presente época, por decisão da Comissão Disciplinar (CD) da Liga, por tentativa de corrupção no âmbito do processo Apito Final, decidiu não recorrer da sanção aplicada, tendo o prazo de recurso terminado ontem. Assim, perante o trânsito em julgado da sentença da Liga, os dragões, diz Cunha Leal, «podem caber na alínea d do ponto 1.04 do Regulamento das competições europeias» [ver peça à parte], que inibe a participação a clubes que tenham contribuído para que a verdade desportiva, em competições nacionais ou internacionais, fosse violada.

José Manuel Meirim, professor de Direito do Desporto, citado pelo Jornal de Notícias, entende, contudo, que o facto de o castigo reportar a acontecimentos verificados na época 2003/04 impede a UEFA de actuar, isto não obstante a decisão da CD ter sido conhecida apenas na passada sexta-feira.

Já Cunha Leal baseia as suas afirmações no facto de «a norma em causa não ser de natureza sancionatória, penal ou disciplinar, mas apenas tratar-se de um requisito de participação, verificável apenas no momento da inscrição».

A alínea d do ponto 1.04 do Regulamento Disciplinar da UEFA foi criada em Janeiro de 2007, na sequência do calciocaos, quando o Milan, por não haver legislação que o impedisse, pôde participar nas competições europeias apesar de ter sido punido disciplinarmente em Itália com perda de pontos.

A BOLA sabe que os clubes directamente interessados — o V. Guimarães entraria directamente na Champions, o Benfica jogaria a terceira pré-eliminatória, o Sp. Braga iria à Taça UEFA e o Belenenses poderia suscitar a questão da Taça Intertoto — estão na disposição de procurar clarificação sobre esta matéria junto da Federação Portuguesa de Futebol, que deverá de seguida, de acordo com os regulamentos, pedir um parecer à UEFA.

Ao decidir não recorrer, aceitando a pena por tentativa de corrupção imposta pela CD da Liga, o FC Porto colocou-se numa posição que vai ainda fazer correr muita tinta, levando, com toda a probabilidade, a que sejam os órgãos de Administração da Justiça da UEFA a tomar a decisão final.




in A BOLA


Pus em evidência as palavras de J.M.Meirim, especialista em direito do desporto, para que ninguém embandeire em arco, desde já. A verdade é que tem de existir um período de referência porque dizer que um clube não pode ter estado envolvido em tentativas ilícitas de alterar resultados de jogos, sem mais, independentemente do quando, eliminaria logo à partida muitos dos maiores clubes italianos. Mas vamos esperar para ver. Aposto que a FPF vai lavra as mãos e pedir à UEFA que se pronuncie previamente...

SCM

Quote from: fmrabit on 14 de May de 2008, 11:07
  Será muito mau para o futebol português, se esta noticia tiver fundamento.


Nem duvides o Porto é sempre uma das equipas que mais pontos faz nas europa isso vai se refelectir, o futebol português ficará muito mal visto no esterior.
É bom viver o Braga.

JotaCC

Segundo a agencia LUSA a UEFA só vai avaliar a inscrição do Porto depois de receber a lista de clubes da FPF, então  é que vai  avaliar se o FC Porto tem condições para se inscrever na próxima edição da Liga dos Campeões.


Um porta-voz da UEFA esclareceu à Agência Lusa que o organismo europeu já tem conhecimento da condenação do FC Porto por dois crimes de tentativa de corrupção, uma sentença da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional que não mereceu recurso dos tricampeões nacionais.

«Tivemos conhecimento dessa condenação por intermédio da FPF e dos meios próprios que dispomos», confirmou o mesmo porta-voz, acrescentando que a inscrição do FC Porto só pode ser avaliada depois de recebida a lista de clubes da FPF, «como dita o procedimento normal».

Em causa está a alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento de Competições da Liga dos Campeões - sobre o critério de admissões - que impede a inscrição de um clube que «esteja ou tenha estado envolvido em alguma actividade relacionada em combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional».

«Qualquer critério de admissão só será ponderado pela UEFA depois de recebida a lista de clubes da federação portuguesa. Cumprido esse requisito, poderemos então avaliar se o FC Porto tem ou não condições para se inscrever na Liga dos Campeões», explicou o porta-voz da UEFA.

Vamos aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos

BRAGA FOREVER

Muito honestamente espero que não aconteça!

Muito mau para o nosso futebol,perder um grande representante como o F.C.Porto, e ter um clube de amadores e "talhado" para a segunda liga como é o Guimarães na champions.

Vamos concerteza ter acesso à UEFA via intertoto,sem precisar dos favores de ninguém! ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

JCosta

Quote from: BRAGA FOREVER on 14 de May de 2008, 13:06
Muito honestamente espero que não aconteça!

Muito mau para o nosso futebol,perder um grande representante como o F.C.Porto, e ter um clube de amadores e "talhado" para a segunda liga como é o Guimarães na champions.

Vamos concerteza ter acesso à UEFA via intertoto,sem precisar dos favores de ninguém! ;)

É mau para o futebol português perder aquele que tem sido o nosso melhor representante na Europa,  mas pior é que o futebol português seja constantemente descredibilizado por nunca haver castigos verdadeiros para os batoteiros.

Os únicos casos de castigos verdadeiros foi o Leça descer. Quem se importa com o Leça e o Boavista este ano. Já estava na mó de baixo.
Saudinha... da boa.

Kilo

Quote from: BRAGA FOREVER on 14 de May de 2008, 13:06
Muito honestamente espero que não aconteça!

Muito mau para o nosso futebol,perder um grande representante como o F.C.Porto, e ter um clube de amadores e "talhado" para a segunda liga como é o Guimarães na champions.

Vamos concerteza ter acesso à UEFA via intertoto,sem precisar dos favores de ninguém! ;)


Não diria melhor...  ;)

LeonelP


JCosta

Quote from: Kilo on 14 de May de 2008, 13:19
Quote from: BRAGA FOREVER on 14 de May de 2008, 13:06
Muito honestamente espero que não aconteça!

Muito mau para o nosso futebol,perder um grande representante como o F.C.Porto, e ter um clube de amadores e "talhado" para a segunda liga como é o Guimarães na champions.

Vamos concerteza ter acesso à UEFA via intertoto,sem precisar dos favores de ninguém! ;)


Não diria melhor...  ;)

Isso sem dúvida, ganhar na secretaria não sabe bem.
Agora, se as regras são para o POrto ficar excluido, que fique.
Mesmo que não se substituido por ninguem.
Saudinha... da boa.

rucac

Nisto tudo estou admirado como  presidente do Porto cometeu este deslize,ou desconhecia os regulamentos da UEFA,ou foi mal informado,ou sabe que não dara em nada...
Contudo regulamentos são para cumprir e a UEFA costuma ser rigorosa ....

Kramer

Se os regulamentos o dizem o porto terá que ficar de fora, não estou a ver a UEFA a fechar os olhos a esta situação!

Este facto vai afundar ainda mais o nosso ranking europeu, mas também acho que há clubes a mais em Portugal a irem a competições europeias.
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

PauloLopes

Quote from: BRAGA FOREVER on 14 de May de 2008, 13:06
Muito honestamente espero que não aconteça!

Muito mau para o nosso futebol,perder um grande representante como o F.C.Porto, e ter um clube de amadores e "talhado" para a segunda liga como é o Guimarães na champions.

Vamos concerteza ter acesso à UEFA via intertoto,sem precisar dos favores de ninguém! ;)

Se o Porto tivesse descido de divisão, devia perder o direito a estar nas competições europeias, não seria de esperar por outra coisa.

Neste caso, nós estaremos na taça UEFA de qualquer forma, seja directo ou Intertoto, para o futebol português é que vai ser muito mau, se o Porto não for lá.

Vamos aguardar...