News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 02/05

Started by Olho Vivo, 02 de May de 2008, 03:22

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

NO QUADRO DE JOGADORES CEDIDOS, POUCOS DEVERÃO SER APROVEITADOS

Quem acompanha Eduardo?

Por PASCOAL SOUSA

O Sp. Braga tem actualmente 40 jogadores nos seus quadros profissionais, 13 dos quais cedidos a outros clubes. O futuro destes futebolistas será analisado brevemente pela SAD, quando a classificação da equipa na Liga estiver definida. Apenas um nome tem regresso assegurado à base: Eduardo. Isso se, entretanto, não surgir uma proposta tentadora para o guardião...

Carlos Freitas, manager contratado por António Salvador para gerir o edifício do futebol profissional e de formação do Sp. Braga, tem muito trabalho pela frente. As principais linhas de orientação da próxima época estão pensadas, mas a execução do plano dependerá do lugar em que a equipa estacionar no final do Campeonato. Taça UEFA, Intertoto ou... nada para além da permanência. São cenários equacionados pela Administração e que condicionam, ainda que por pouco tempo, o futuro.

Na expectativa está um quadro de 13 jogadores que espera por decisões. Eduardo, guarda-redes que renovou até 2012, regressa à casa-mãe para tentar finalmente cavar alicerces na baliza do Sp. Braga. Activo com cotação elevada, o «sadino» é sempre um alvo apetecível de um mercado que em breve estará a ferver, mas por agora não chegou à mesa de António Salvador proposta suficientemente tentadora para vender o passe do guarda-redes.

João Pedro rumo a Madrid

Filipe Gonçalves, que estendeu o vínculo até 2010 antes de ser cedido ao V. Setúbal, apresentou nas margens do Sado argumentos consistentes para se fixar em Braga, depois de sucessivos empréstimos. Uma coisa é certa: só uma ínfima parte ficará no plantel. João Pedro, emprestado ao Beira-Mar, poderá ir para o Atlético de Madrid, clube que adquiriu por 1,5 milhões de euros 40 por cento dos direitos desportivos do extremo.

Orlando Sá já foi convocado para fazer a pré-época; o peruano Jair Baylon também será alvo de atenta observação por parte do novo técnico, o mesmo verificando-se com Mendes, Vítor Hugo ou Pinto, atletas formados no Sp. Braga. Em teoria, os mais jovens gozarão de mais oportunidades, até por via da Liga Intercalar, prova que preencheu o vazio criado com a extinção da equipa B e permitiu maximizar o bom trabalho desenvolvido por António Caldas na equipa júnior.

Sobre os restantes jogadores paira uma nuvem densa de dúvidas e inquietações. Até ao momento, os bracarenses confirmaram três contratações (ver quadro), sendo que apenas o zambiano Kalaba terá lugar certo no plantel profissional.

A redução de efectivos, tanto na lista de cedidos como no plantel principal, parece inevitável. Ter quatro dezenas de jogadores com contrato profissional só é viável se mais de metade der garantias no presente e a outra parte for considerada um bom investimento para o futuro.







REESTRUTURAÇÃO NÃO É FÁCIL

Plantel minhoto está bem «amarrado»

A política desportiva seguida pelo Sp. Braga na última época definiu como prioritária a renovação dos contratos dos jogadores mais experientes do plantel. Madrid (2010), Paulo Jorge (2011), Vandinho (2011), Castanheira (2010) são alguns dos atletas que estenderam os seus vínculos. Os reforços que chegaram foram igualmente blindados com ligações prolongadas. Não espanta, portanto, que apenas cinco futebolistas do actual plantel estejam em final de contrato. Destes, João Tomás já foi abordado para renovar e Contreras é um jogador a manter na estrutura. Jaílson, cedido pelo Benfica, poderá também ficar no Minho se o emblema da Luz o libertar. O agente do brasileiro tem mantido contactos regulares com a SAD minhota antecipando um possível acordo.

Mas mesmo que o Sp. Braga alcance as competições europeias, a época nunca poderá ser considerada um sucesso. Uma eventual reestruturação do grupo poderá ser facilitada com a venda de activos como Linz, Rodriguez ou João Pereira, mas ainda assim fica a questão: o que acontecerá aos jogadores que esta temporada revelaram gritante subrendimento?



ANTÓNIO CALDAS FORÇADO A IMPROVISAR

Austríaco Linz mostra a sua pontaria afinada

Pela primeira vez desde que assumiu o comando da equipa, António Caldas vai fechar um treino. Esta tarde, o plantel trabalha em segredo, depois de ontem ter evoluído para uma plateia de duas dezenas de adeptos no relvado do Estádio AXA, com o treinador a testar várias soluções para atenuar as dez baixas que enfrenta para o jogo com o Boavista.

Linz foi a figura da sessão, ao apontar dois dos cinco golos com que a equipa titular cilindrou um misto de juniores e profissionais. A principal novidade foi o recuo de José Manuel para lateral-direito, uma alternativa para preencher a vaga do castigado João Pereira. No meio está a dúvida: Caldas testou Miguelito (que também jogou na lateral direita) e Wender, mas a configuração final do onze bracarense será definida na sessão fechada de hoje.



DOLOROSO — Vítima de uma cotovelada no jogo com o Paços de Ferreira, o chileno Pablo Contreras tem treinado em sofrimento, colocando sistematicamente a mão esquerda numa costela para atenuar as dores decorrentes do esforço. Mas o chileno não quer ouvir falar em departamento médico, já bem preenchido de clientes. Castigado nesta ronda da Liga, o central vai aproveitar o descanso para lamber as feridas...

in A BOLA

JotaCC

ABC vence Benfica e está na 'final-four' da Taça
E o '1.º de Maio' não foi vermelho! Naquele que pode ter sido o primeiro de seis jogos entre as duas equipas no curto espaço de 10 dias, o ABC venceu o primeiro 'round' e afastou o Benfica da Taça de Portugal. Domingo há mais.

O ABC garantiu ontem a presença na 'final-four' da Taça de Portugal, ao vencer o S.L.Benfica por tangencial 25-24. No jogo do 'mata-mata', os bracarenses  comandaram o marcador durante grande parte do tempo, mas nem por isso se livraram de um grande susto, já nos instantes finais da partida.
O pavilhão Flávio Sá Leite voltou a esgotar para receber o primeiro dos vários confrontos que se avizinham entre os dois primeiros classificados da fase regular da Liga Halcon.

De um lado, o Benfica, com o sete habitual, sem o lesionado Luís Gomes, e com João Ferreirinho a entrar bem na partida, sendo responsável pelas primeiras vantagens da turma benfiquista.
Do outro, um ABC cheio de novidades, com um sete muito diferente do habitual, onde faltavam Eduardo Gaifém, Dario Andrade, Luís Bogas e até Carlos Matos, que só entrou em jogo aos dez minutos.

Sem grandes pressas, e com uma 'branca' entre os cinco e os dez minutos, as duas equipas passaram grande parte do primeiro tempo num jogo equili-brado, em campo e no marcador. A vantagem com que o ABC foi para o intervalo (14-11) era 'falsa', e não espelhava esse equilíbrio.
O ABC mandou nos primeiros minutos do segundo tempo, mantendo sempre uma vantagem de dois / três golos, para aos 40 minutos o Benfica empatar a 18 e logo de seguida passar mesmo para a frente. Por pouco tempo, já que duas inicia-tivas individuais de Hugo Rocha e uma excelente entrada em jogo de Ivo Silva, a substituir Carlos Ferreira, permitiram que os campeões nacionais, de uma vez por todas, se instalassem no comando do marcador.
Mesmo assim, não evitaram um susto nos momentos finais da partida, pese a vantagem (25-22) com que entraram nessa fase do jogo.



Segurar jovens talentos para garantir o futuro

A política de contratações do Sporting de Braga vai incidir, de uma forma estratégica, em jovens atletas. Nesse sentido, a SAD vai oficializar em breve contratos profissionais com alguns juniores que já trabalham com o plantel sénior.

O presidente da SAD do Sporting de Braga, no dia em que anunciou oficialmente a contratação do "manager" Carlos Freitas, foi bem elucidativo ao apontar a estratégia a seguir pelo clube, com a aposta em jovens talentos. É nesse sentido que está a ser definida a nova política de contratações no clube bracarense, com o intuito de obter resultados no futuro. E foi nesse sentido, inclusive, que se justificou a contratação de Carlos Freitas, no âmbito do papel que vai desenvolver na ligação do futebol de formação com o futebol profissional. Naturalmente, António Caldas, treinador dos juniores, que foi chamado por duas vezes esta época a orientar os trabalhos da equipa principal, terá uma palavra determinante.

O mercado de transferências começa a agitar-se em Braga. Há cerca de um mês foram confirmadas as contratações de Rainford Kalaba, internacional zambiano, de 17 anos, que actua no Zesco United (Zâmbia) e ainda de José Manuel, 19 anos, avançado do Merelinense (II Divisão Nacional).
As atenções, por agora, estão centradas nos jovens que estão vinculados ao clube, principalmente aqueles que se revelaram nos jogos da Liga Intercalar. Neste lote, o avançado Pizzi e o central Sibidé apresentam-se como dois fortes candidatos ao plantel profissional. Dani Coelho (lateral direito) e Forbes (avançado) são outros jogadores que devem integrar o estágio de pré-época, por forma a serem avaliados pelo novo treinador.
É precisamente neste contexto que a SAD do Sporting de Braga já desenvolveu, também, contactos com o jovem internacional João Aurélio, um extremo, de 19 anos, actualmente ao serviço do Penalva do Castelo. O atleta soma internacionalizações nos sub-18 e sub-19, tendo já despertado a cobiça do Benfica.

CM

JotaCC

#2
Só há 15 jogadores para jogar no Bessa

A ascensão do Braga ao sétimo lugar, reentrando na corrida por uma vaga na Taça Intertoto a duas jornadas do final da Bwin Liga não representa o final das preocupações para António Caldas que, ao invés, enfrenta problemas para conseguir preparar o próximo jogo com o Boavista, já que apenas dispõe de 15 jogadores para formar a convocatória para o jogo no Estádio do Bessa. É que, se por um lado, a "enchente" de jogadores provenientes dos juniores nos treinos ajuda ao trabalho diário - ontem foram dez os que treinaram integrados no plantel principal no Estádio AXA - a realidade dos regulamentos diz que nenhum deles pode ser opção, já que nenhum possui contrato profissional.

Recuando algumas jornadas, a visita a Alvalade, em que havia apenas 16 jogadores disponíveis, foi "resolvida" com a chamada, fora de horas, por Manuel Machado, de Abdou e Philco, ambos juniores com contrato profissional. Acontece que o primeiro está agora lesionado e o segundo é um dos tais 15 disponíveis, numa semana em que Vandinho, recuperado de lesão, e Zé Manel, que já cumpriu os dois jogos de castigo resultantes da expulsão frente ao Leiria, voltam a estar disponíveis.

Nesta lógica, e pela enésima vez esta temporada, o centro da defesa volta a ter de sofrer mexidas, sobrando dúvidas em torno de quem vai ocupar o eixo da defesa. Numa altura em que Rodriguez continua a mostrar melhor condição física, a possibilidade de jogar ao lado de Breno foi testada ontem, mas com Vandinho reabilitado, Frechaut poderá também recuar e render um deles, resta saber quem. De Rodriguez persistem dúvidas quanto à sua real condição física à hora do jogo com os axadrezados, numa equação que os próximos dias vão ajudar a resolver, ainda que a equipa técnica acredite que o internacional peruano vai reunir condições para reocupar o lugar no centro da defesa, depois da lesão sofrida perto do intervalo na partida de Alvalade, frente ao Sporting.


Zé Manel testado a lateral

Num treino diferenciado, seis jogadores que alinharam na final da Taça Intercalar (João Pereira, Paulo Jorge, Vandinho, César Peixoto, João Tomás e Pizzi) fizeram apenas corrida, continuando os restantes um trabalho que chegou à hora e meia, primeiro exercitando a parte física e depois a técnica e táctica. António Caldas testou uma equipa com Zé Manel a lateral-direito, Breno e Rodriguez a centrais e Miguelito na posição 10, um desenho mais tarde alterado com o recuo de Miguelito para lateral direito, subindo Zé Manel para o extremo adiante, surgindo Jailson na esquerda e Wender a 10. Hoje há treino à porta fechada e as definições vão acontecer.


António Caldas completou 49 anos

António Caldas completou ontem 49 anos, ou seja, no dia seguinte a não ter conseguido conquistar mais um troféu para a vitrina arsenalista, falhada a vitória na Liga Intercalar. Empenhado na preparação do jogo com o Boavista, o técnico esqueceu-se dos festejos e do bolo da praxe, uma tradição que fica adiada para hoje, quando a equipa se reunir para o treino da tarde e que vai decorrer à porta fechada.


Presença de adeptos pode chegar ao milhar

O jogo de domingo, pelo que pode ajudar na manutenção do Braga na luta pela presença nas competições europeias, pode vir a gerar um movimento de apoio incomum à equipa arsenalista, estando desde quarta-feira à venda os ingressos para os adeptos minhotos, a 10 euros. Hoje deverão ser pedidos mais bilhetes e a presença no Bessa pode chegar ao milhar.



INQUÉRITO ONLINE REALIZADO NOS DIAS 30 DE ABRIL E 1 DE MAIO
António Caldas deve arriscar a utilização de Rodriguez para o jogo com o Boavista?

Face à impossibilidade de Paulo Jorge e Contreras, ambos castigados, defrontarem o Boavista, a utilização de Rodriguez no onze inicial deve ser arriscada por António Caldas, ainda que não reúna a melhores condições físicas para o efeito. Resta saber se fazendo dupla no eixo da defesa com Breno ou com Frechaut.


SIM

55%


NÃO

45%


Nº de participantes: 492



ABC quebra enguiço


Os favoritos à partida confirmaram o estatuto e, além de Sporting e Isave, que defrontaram equipas de um escalão inferior, vencendo tranquilamente, as formações que jogaram na condição de visitados garantiram a presença nas meias-finais. O sorteio para a fase final da Taça terá lugar na próxima segunda-feira, em Guimarães, local onde se jogarão meias-finais e final, no pavilhão do Francisco de Holanda.

Em Braga, o ABC voltou a mostrar-se eficaz e sobretudo concentrado nos momentos finais de cada período de jogo, conseguindo assim fazer a diferença. Perante muito equilíbrio, os academistas fugiram no marcador nos últimos 30 segundos da primeira parte, passando de 11-11 para 14-11, e já na segunda parte conseguiram, na defesa, impedir, em três momentos, o golo do empate benfiquista, que daria o prolongamento.

De resto, foi no segundo tempo que o Benfica acabou por acusar o facto de ter utilizado apenas oito jogadores, ao contrário dos minhotos, que iniciaram a partida com alguns jovens, tendo mesmo conseguido poupar Gaifém e Dario neste encontro, o que poderá significar muito nos jogos que se avizinham, frente ao mesmo adversário de ontem, mas então na final da Liga Halcon.

Curioso será ainda o facto de esta ser a primeira vez que Jorge Rito chega a uma meia-final da Taça enquanto técnico principal.


Figura

HUGO ROCHA
Tomara que fosse sempre assim


Não é dos mais regulares jogadores do ABC, no entanto ontem mostrou-se no seu melhor, revelando grande eficácia na finalização e, na defesa, muito ajudado por Eduardo Ferreira, conseguiu travar um dos piores pesadelos das defesas adversárias do Benfica: Rui Silva.


Jorge Rito
"Poupar os jogadores"


Jorge Rito explicou as ausências de Gaifém e Dario Andrade: "Nesta fase, com oito jogos em 20 dias, temos de poupar jogadores, mas cumprimos, e agora é tempo de recuperar fisicamente."


Aleksander Donner
"Pouca qualidade"


"Os jogadores não estiveram ao melhor nível, jogou-se mais com o coração", disse Donner, acrescentando: "Temos de pensar no que melhorar, mas há pouco tempo para fazer alterações."


ABC 25 - Benfica 24
Árbitro | Eurico Nicolau |Ivan Caçador

Local | Flávio Sá Leite, em Braga


ABC

Treinador Jorge Rito


Carlos Ferreira Gr

Ivo Silva Gr

Jorge Rodrigues 3

Tiago Pereira -

V. Zelenovic 3

Alberto Basto 3

Carlos Matos 1

José Costa 6

Luís Bogas 3

Eduardo Ferreira -

Hugo Rocha 6

Fábio Magalhães -

José Rolo nj

Dario Andrade nj


Benfica

Treinador Aleksander Donner


Gr João Ferreirinho

Gr Nuno Silva

- Edgar Madureira

- João Lopes

3 Georgi Zaikin

4 Cláudio Pedroso

7 Luís Nunes

8 Carlos Carneiro

1 Rui Silva

1 Pedro Jerónimo

nj Pavel Tsiunchyk

nj João Pais

nj David Mira

nj João Antunes


Intervalo |14-11





O JOGO

JotaCC

Ataque à "pantera" começa pela defesa
ZÉ MANUEL E O ESQUERDINO MIGUELITO AVALIADOS NA LATERAL DIREITA
   
Começa pelo lado direito da defesa a fórmula que pretende trazer a vitória do Estádio do Bessa. Em pleno estádio, António Caldas mostrou ontem as suas intenções para fazer face às adversidades internas. Com João Pereira castigado e sem uma alternativa de raiz para a mesma posição desde o início da temporada, a solução passa pelas adaptações.

Zé Manuel foi o primeiro escolhido. O extremo, que nunca na sua carreira foi defesa-direito, ocupou a posição na 1.ª parte do treino de conjunto. Caldas aferiu do seu rendimento, sendo que no meio-campo tinha Miguelito como "10". Para o segundo período do teste, o esquerdino Miguelito passou para defesa-direito e Zé Manuel avançou no terreno para sua posição, mexendo obrigatoriamente na formatação do sector ofensivo.

Por curiosidade, refira-se que os titulares ganharam por 5-0, com golos de Jaílson, Linz (2), Carlos Fernandes e Wender. Os acertos finais estão reservados para hoje à tarde à porta fechada. É o regresso dos treinos escondidos após um período de abertura total que se iniciou precisamente na última sessão dirigida por Manuel Machado em Braga.

RECORD

JotaCC

LEIXÕES «MORRE» NA CIDADE-BERÇO
BOAVISTA NA FASE FINAL DO NACIONAL DE JUVENIS

O Boavista fez ontem a festa de apuramento à Fase Final do Nacional de juvenis.
Na sexta e última jornada da Zona 1 da 2.ª Fase, os «axadrezados» cumpriram a obrigação de vencer na deslocação ao terreno do «lanterna vermelha» Naval, que assim se despede desta etapa intermédia com zero pontos, e beneficiaram ainda da derrota do até então líder da prova Leixões na viagem à cidade-berço. Frente ao V. Guimarães, os «bebés» morreram na praia ao perderem por três bolas a uma, entregando o ouro de bandeja aos «panteras», que, assim, se juntam ao FC Porto, Benfica e Sporting, vencedores da Zona 2, 3 e 4, respectivamente.
A fechar as contas da Zona 2, os «dragões», já com a presença assegurada desde a passada ronda, não estiveram com meias medidas na deslocação à Ilha da Madeira, tendo conquistado mais três pontos, após o triunfo por 5-3. No outro jogo desta Zona, o «vice» Sp. Braga venceu o último classificado Penafiel pela margem mínima (1-0).
Na Zona 3, o Benfica também consegui carimbar o passaporte para a última fase, depois de derrotar o Corroios (5-4), enquanto, na Zona 4, o Sporting também festejou o apuramento ao golear o Estoril, adversário mais directo (4-1) a roubar a liderença aos «leões».


O NORTE DESPORTIVO

ruilopes

Belenenses e Nacional recusados
PMA


O Órgão de Primeira Instância (OPI), entidade responsável pela avaliação e decisão sobre quais os clubes a licenciar em Portugal para participar nas competições europeias da próxima época, chumbou as propostas de Belenenses e Nacional. Segundo revelou ontem a Rádio Renascença, a documentação enviada por ambos os clubes foi rejeitada por não cumprir os necessários requisitos financeiros, um dos cinco pilares essenciais para que as candidaturas sejam aprovadas e remetidas para a UEFA. Já no que respeita aos restantes emblemas concorrentes aos lugares na Taça UEFA, foram todos aprovados: Guimarães, Setúbal, Braga e Marítimo. Quanto ao Boavista, desistiu da luta.

O JOGO tentou uma reacção da parte dos clubes chumbados, mas nem no Belenenses nem no Nacional houve tomadas de posição oficiais. Certo é que os clubes têm agora um prazo de três dias úteis (até às 18h00 de terça-feira) para apresentarem recurso da decisão no Conselho de Justiça (CJ). A decisão definitiva quanto aos licenciamentos tem de ser tomada até 20 de Maio.

JotaCC

ABC inicia defesa do título frente ao Benfica      

O ABC inicia domingo a defesa do título português de andebol, ao receber o Benfica no primeiro jogo da final dos "play-off" da Liga, que deverá viver sob o signo do equilíbrio, como ficou demonstrado quinta-feira.
A três dias da estreia na final do campeonato, o clube minhoto, bicampeão nacional, obteve quinta-feira a primeira vitória da época sobre o Benfica, ao impor-se ao clube lisboeta nos quartos-de-final da Taça de Portugal, por 25-24, resultado que evidencia o equilíbrio de forças entre os dois conjuntos.  A equipa bracarense dominou de forma incontestada a primeira fase, mas terá pela frente o único adversário que não conseguiu vencer ao longo das 22 jornadas da prova regular na corrida pelo 13º "ceptro", enquanto o Benfica conta apenas seis títulos, numa galeria de campeões liderada pelo Sporting, com 17. O Benfica impôs-se em casa por 24-23, na sexta ronda, e empatou 23-23 em Braga, na 17ª, mas os resultados positivos frente aos minhotos não impediram os "encarnados" de terminar no segundo lugar, com cinco pontos de atraso em relação ao ABC, em igualdade com o FC Porto (3º).  "Vai ser um jogo intenso. Não haverá jogos desequilibrados, salvo alguma anormalidade, porque as equipas são muito semelhantes. Vai haver muita emotividade e equilíbrio", defendeu Jorge Rito, treinador do ABC, após o encontro da Taça de Portugal.  A equipa bracarense, pelo contrário, passeou a sua superioridade durante a primeira fase, mas sentiu mais dificuldades que os lisboetas nos "play-off", apesar de nunca ter tido verdadeiramente ameaçada a continuidade da defesa do título. Após duas vitórias sobre o ISAVE nos quartos-de-final (30-28 e 26-23), o ABC foi obrigado a disputar o terceiro e decisivo jogo das "meias" com o Belenenses, após o triunfo inicial por 27-23 e o desaire no Restelo (28-27), acabando por impor-se em casa por 22-20. O Benfica também "despachou" o Madeira SAD nos quartos-de-final em apenas duas partidas (29-27 e 32-26) e repetiu a "dose" com o São Bernardo (27-23 e 28-25), mas, tal como o Belenenses, terá que disputar no pavilhão minhoto o quinto e jogo decisivo, se necessário, por ter terminado a fase regular em pior posição.  "Poderão disputar-se muitos jogos entre as duas equipas, mas não fui eu que aprovei estas regras. Vamos para Lisboa e daqui a dois dias teremos que viajar outra vez. Por isso, há muito pouco tempo para proceder a mudanças", lamentou o ucraniano Aleksander Donner, técnico do Benfica, após o desaire de quinta-feira. O clube lisboeta poderia protagonizar uma temporada histórica, pois esteve muito perto de se qualificar para a final da Taça Challenge, mas desbaratou uma vantagem de cinco golos conquistada em casa frente ao Sport Resita (31-26), ao perder na Roménia por 32-25.
Programa da final (à melhor de cinco jogos):
Domingo, 04 Mai:
ABC - Benfica, 16:05
Quarta-feira, 07 Mai:
Benfica - ABC, hora a definir
Domingo, 11 Mai:
ABC - Benfica, 16:05
Quinta-feira, 15 Mai
Benfica - ABC, (hora a definir)(x)
Quinta-feira, 22 Mai:
ABC - Benfica, (hora a definir)(x)
(x) Se necessário.

MAIS ACTUAL