News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Senão(...), acabem com o fórum!

Started by Zé, 30 de April de 2008, 23:38

Previous topic - Next topic

Srs Administradores. Foristas.
Como os mais antigos frequentadores do fórum saberão, foi um dos primeiros frequentadores deste fórum. Todos os dias visitava o fórum, e de forma activa, participava no mesmo. Hoje, pelas mais diversas razões, não o faço. A necessidade de aumentar o orçamento que obriga a maior dispêndio de tempo a trabalhar, os miúdos que outrora eram pequenos, foram crescendo e agora querem internet...  a desmotivação. A desmotivação inicial, não de agora, mas de um par de anos atrás, deu lugar à indiferença.
Aquilo que sempre temi aconteceu - a indiferença. Não agora mas há algum tempo atrás.
Coisa que aprecio é a sinceridade e estaria a ir contra os meus princípios se não dissesse aquilo que sinto. Hoje estou indiferente ao fórum. O que interessa? Nada! simplesmente acho que devo dizer e simultaneamente fazer mea culpa, pois, apesar de alguns alertas pontuais, devia ter feito mais.  Optei pelo mais fácil. Fiquei silencioso  quando devia protestar. Foi um acto cobarde... melhor dizendo, foi um acto comodista e mais que isso, diplomático, pois se protestasse iria ferir a susceptibilidades de alguns. Além disso, num plano secundário, a última coisa que queria - que senti quando fiz alertas pontuais acerca da qualidade do fórum- era que passasse a imagem de coitadinho que dantes é que era bom.
Adiante...

Como disse inicialmente, hoje não frequento o fórum assiduamente, todavia hoje, vésperas de feriado, arranjei um tempinho para provocar...
Como a indiferença é uma ofensa, a mim próprio, mas mais a todos aqueles a quem eu ganhei amizade e hoje chamo amigos, decidi que devia abanar o fórum; mais que um desejo é uma obrigação.
Quais as razões de eu "desligar" do fórum? As mesmas de muitos frequentadores que desapareceram.
É por mim, mas mais por eles, que hoje estou a escrever estas linhas. Pode parecer demagogia, mas se disser que há um par de anos atrás o Cardoso, o Guarda-redes, , o SJ, o  Nandes, o Buna, Ana Margarida, Helena, Fidelis, Afonso Matos, 2378, Miguel Portela, Pereira, Snoopy, SempreBraga, Ricardo, Bracarus, ZGand, PP, Caldas, Caridade, CCPEM, Maria, El Gavion, Mafalda, Mitsubisho, Nuno, ... e muitos outros a quem peço perdão por não mencionar, pareciam que não faziam nada na vida senão escrever no fórum,  então está explicado a razão  de eu dizer que escrevo estas linhas por eles.
Acho que muitos frequentadores perderam identidade com o fórum a partir do momento que a vaidade, o protagonismo, os interesses pessoais e mesquenhices... se sobrepuseram aquilo que nos reunia neste fórum: o SCB.
Houve uma altura em que o melhor para o SCB estava sempre presente. Se uns achavam que o caminho apropriado seria o A, outros achavam que o melhor era ir por B... havia discussão pura e simples. Isso era bom. Era mesmo bom...Dava-se importância ao que era importante e pertinente para o futuro do clube. Havia problemas - e eu tive-os- mas tudo ficava sanado porque havia a consciência que todos queriam o melhor para o SCB.

Não foi pelo facto de entrar elementos mais novos... puro engano, Houve outros factores.
Acho que elementos "antigos" foram também catalisadores da perda de qualidade do fórum. O alheamento, quando o correcto seria reagir,  e as "guerras". As "guerras sucediam-se:  As "guerras" entre facções PS e PSD. As "guerras" da "formação". A "guerra" pelo protagonismo, a "guerra" pela vaidade... tópicos interessantes cairem no esquecimento para mais tarde renascerem num outro tópico alimentando assim o protagonismo e o ego pessoal.  O que interessava era sobressarir e ser o rei do fórum, o  iluminado. Criticas sem sentido e assentes no nada, banalizaram-se. Mesquinhices passaram a ser importantes...
Curioso que muitas vezes ouvi falar neste fórum no termo "família". "Segunda casa"... e era verdade! Esse ambiente, esse espírito de grupo, levou inclusive que fosse reconhecido pelos media e mesmo pela RTP, feito inédito no panorama desportivo nacional. Hoje, há um par de anos atrás, será que podemos falar em "família"?

Há todavia solução para inverter esta situação...
Permitem-me que faça uma retrospectiva. Não sou hipócrita, nem tão pouco um falso humilde... contribui muito para este fórum e ninguém me pode tirar aquilo que fiz. Foi dos impulsionadores do fórum e tomei a iniciativa de muitos eventos e acontecimentos deste fórum.  Quando o Quim foi suspenso, o Zé juntamente como Cardoso, quando viram que ninguém se disponibilizava para  entregar uma mensagem de conforto ao Quim, lá meteram pés ao caminho  desbravaram as contrariedades que foram surgindo e lá entregaram a mensagem no jogo com o Boavista. Houve mais iniciativas...Fizemos entrevistas. Fizemos homenagens. Atribui-se prémios a jogadores, aproximamos o SCB com os adeptos(jantares), e no DM a generalidade dos artigos eram sbscritos com o nick ou mail do Superbraga.com. infelizmente hoje -pelas razões acima enunciadas- não posso dar o meu contributo. é uma questão de carácter...por exemplo,  posso dizer que deixei de ser moderador, abdicando do estatuto, porque percebi que começava a não ter disponibilidade para cumprir com as minhas obrigações..."policiar" o fórum era uma delas, mas mais importante, achava que deveria dinamizar o fórum, promover assuntos, etc... e o tempo não permitia! Ou cumpria as minhas obrigações ou não estaria a ser honesto comigo mesmo.

O que mais me entristece é que ninguém quer ter trabalho.
Será que não há pessoal neste fórum para levar a cabo iniciativas semelhantes às que enunciei?
Acho que sim... a questão é que são sempre os mesmos. Depois surgiu a Associação Braguista... e foram sempre os mesmos. Naturalmente levou à dispersão de energias, recursos e tempo. e nada palpável apareceu. Porquê. Porque foram sempre os mesmos.
Quando assim é, aparece a desmotivação, o cansaço, o desconsolo, a revolta. Ah, e as criticas...as criticas são autênticas  facadas, injustas que são!

É fundamental haver iniciativas.
É fundamental haver espírito de grupo.
É fundamental abandonar mesquinhices.

Depois é importante respeitar a perspectiva individual. Quantas vezes ouço comentários a atribuir o epíteto de "ridículo", "parvo", "ideia parva", "mais valias estar quieto", etc... Mas que raio de atitude esta? Será que as pessoas só são sensatas e inteligentes quando tem a mesma opinião que a nossa?
Vejo outros foristas que não valorizam nada, nem niguém, senão eles, como que fossem o centro do universo. A quem pensa assim, só lhes digo: "Há muitas pessoas a quem a vaidade faz falar grego, e, até, por vezes, uma língua que não entendem" , Malbranche.

É fundamental  respeitar.
É fundamental ser tolerante.
É fundamental aceitar a pluralidade.

Quando há uma crise de valores e princípios na nossa sociedade, que seja este fórum um exemplo de cidadania e valores como os acima transcritos; de amor a um clube, de dinamismo em prol do SCB... porque, senão, este fórum, provoca mais mal que bem. Pensem nisto!
Força Gverreiros

2378


   Pois é amigo Zé, crescemos mas não soubemos crescer, ou nós não conseguimos dar o melhor rumo.

   Comungo da mior parte das tuas opiniões.
  Faço o mea culpa por não ser tão activo aqui no fórum, nunca fui de muitas palavras, mas sempre gostei de participar  e nunca deixarei de o fazer, poruq este fórum já me deu muita coisa e ainda cá moram muitos amigos e espero continuar a fazer novos amigos braguistas.
   Talvez tenha uma visão mais poética do que tu, mas sinceramente eu não consigo deixar de vir cá, já me deu muito mais prazer sem dúvida, mas é difícil deixar, tou muito agarrado :)

   Quando a tal dinâmica do SB começou a falhar, vi na AB a minha hipótese de continuar a dar mais alguma coisa ao SCB. Como tu dizes, apareceram os mesmos, os suspeitos do costume, os que tentam fazer alguma coisa são sempres os mesmos, não duvidem. Podiamos todos juntos ser muito mais fortes, mas preferimos ficar á espera de quem avance para tentar acertar com a pedra na cabeça do 1º  a dar o 1º passo. é típico da nossa sociedade.

   Ninguém aqui é senhor da razão ou dono da verdade, todos deveríamos ter o mesmo objectivo: viver o clube e ajudá-lo a crescer, ouvindo e respeitando tudo e todos, incluindo os vitorianos, os únicos, etc...isto é um espaço virtual, é de todos os que respeitam as mais simples regras de civismo.

    Já me estiquei...
meus amigos façam por dinamizar o fórum, com iniciativas e discussões apaixonadas sobre assuntos que realmente interessam ao nosso clube e todo o seu universo.

  Amigo Zé, sei que fizeste muito por este filho, sei que ele não cresceu como esperado, mas não o abandones.
 
  esta foi linda...... :'(

  ;D
Todos ao Bessa  ;)
   

cardoso

#2
Sinceramente não sinto esse dever que o Zé refere de contribuir para o fórum.
Dei o que pude, colaborei quando achei que devia colaborar mas agora o fórum entrou noutra dinâmica: está mais virado para os interesses dos jovens e não me identifico com este clima. Por isso o melhor que tenho a fazer é dizer: "Divirtam-se, jovens!"

Quote from: 2378 on 01 de May de 2008, 14:17

   Pois é amigo Zé, crescemos mas não soubemos crescer, ou nós não conseguimos dar o melhor rumo.

   Comungo da mior parte das tuas opiniões.
  Faço o mea culpa por não ser tão activo aqui no fórum, nunca fui de muitas palavras, mas sempre gostei de participar  e nunca deixarei de o fazer, poruq este fórum já me deu muita coisa e ainda cá moram muitos amigos e espero continuar a fazer novos amigos braguistas.
   Talvez tenha uma visão mais poética do que tu, mas sinceramente eu não consigo deixar de vir cá, já me deu muito mais prazer sem dúvida, mas é difícil deixar, tou muito agarrado :)

   Quando a tal dinâmica do SB começou a falhar, vi na AB a minha hipótese de continuar a dar mais alguma coisa ao SCB. Como tu dizes, apareceram os mesmos, os suspeitos do costume, os que tentam fazer alguma coisa são sempres os mesmos, não duvidem. Podiamos todos juntos ser muito mais fortes, mas preferimos ficar á espera de quem avance para tentar acertar com a pedra na cabeça do 1º  a dar o 1º passo. é típico da nossa sociedade.

   Ninguém aqui é senhor da razão ou dono da verdade, todos deveríamos ter o mesmo objectivo: viver o clube e ajudá-lo a crescer, ouvindo e respeitando tudo e todos, incluindo os vitorianos, os únicos, etc...isto é um espaço virtual, é de todos os que respeitam as mais simples regras de civismo.

    Já me estiquei...
meus amigos façam por dinamizar o fórum, com iniciativas e discussões apaixonadas sobre assuntos que realmente interessam ao nosso clube e todo o seu universo.

  Amigo Zé, sei que fizeste muito por este filho, sei que ele não cresceu como esperado, mas não o abandones.
 
  esta foi linda...... :'(

  ;D
Todos ao Bessa  ;)
   

Olá Pedro.
O que me levou a escrever o tópico acima não foi o "saudosismo" de outros tempos, nem tão pouco a revolta interior. Não! De modo algum!... Não se trata do "eu", do Zé, enquanto frequentador, mas sim o colectivo, o grupo de braguistas, o fórum...
Os tempos evoluem, as pessoas acompanham ou não a evolução. Em relação ao fórum, ele mudou e  enquanto frequentador, faço uma escolha: identifico-me ou não com o fórum,  frequento-o, ou não. A escolha foi feita, está feita! Continuo a participar no fórum, dentro das minhas possibilidades, como podes verificar em mensagens anteriores, bem recentes. Não o abandonei! Não tenho motivação( que não interessa aqui) nem tenho tido muita disponibilidade para participar assiduamente.

O que me levou a escrever o tópico foi mesmo o grupo, o fórum enquanto grupo de braguistas e provocar. Provocar, no bom sentido, pois acho que o nível do fórum pode melhorar. Não pretendo os tempos antigos. Pretendo sim elevar o nível do fórum. Pretendo tal desiderato, não para mim- até porque não tenho muita disponibilidade- mas porque o fórum será um meio de elevar, divulgar o nosso SCB e simultaneamente  "alimentar"  o braguismo e servir como ponto de encontro dos braguistas.
O fórum pode ser algo importante para o SCB e mesmo para a "família" braguista. Houve iniciativas no passado que demonstraram inequivocamente o que digo. Pode-se fazer algo... e não se faz!
O pessoal está à espera de quê? Dos mesmos? Só se vê comodismo!  lirismo! e na hora de agir... tudo assobia para o lado. Mas o curioso, Pedro, é que se calhar essas mesmas pessoas tem a distinta lata de criticar as mesmas atitudes nas outras pessoas.

Podes dizer que sempre gostaste de participar, que participas, que nunca o deixarás de fazer, etc, etc... que eu não acredito!
É exactamente esse erro que faz com que o fórum descambe.... está tudo bem, não deixo de cá vir, tudo numa nice, o céu é azul, a terra anda à volta do sol, tudo normal...
Não vamos negar as evidências. Tu dantes era mais interventivo. O que se passa, Pedro? Percebes o meu ponto de vista!
Força Gverreiros

Acho que deves ler melhor o tópico, Cardoso!

Quote from: cardoso on 01 de May de 2008, 20:25
Sinceramente não sinto esse dever que o Zé refere de contribuir para o fórum.
Dei o que pude, colaborei quando achei que devia colaborar mas agora o fórum entrou noutra dinâmica: está mais virado para os interesses dos jovens e não me identifico com este clima. Por isso o melhor que tenho a fazer é dizer: "Divirtam-se, jovens!"

Nós temos deveres e obrigações. Nós somos responsáveis pelo que fazemos e por aquilo que não fazemos!
Nós temos o dever de sermos felizes e sentirmo-nos bem. Se todos somos felizes o mundo é feliz! Tdos ganhamos!
Tu, Cardoso, contribuiste e colaboraste, e ainda contribuis, para o engrandecimento do SCB. Se achas que tens o dever cumprido, não sou eu que te vou contestar, até por que não o devo fazer porque penso como tu.
Todavia fico com a impressão que este fórum podia dar mais ao SCB e aos braguistas mas, por puro comodismo e inércia, não o fazem. estão à espera dos do costume!





Força Gverreiros

4338

Não sou nem de perto nem de longe uma 'prata da casa' deste fórum mas já o acompanho à uns bons tempos e inicialmente isto tinha um ambiente fantástico, parecia uma família de cibernautas bracarenses mas com o tempo reparei que o fórum se globalizou, se expandiu e aconteceu o inevitável: uma afluência em massa de pessoas ao fórum!

Por um lado isto é bom, mas por outro não... Se não vejamos:

É bom pois temos mais participantes, podemos trocar mais ideias, rir, chorar e resmungar (de forma construtiva) com o nosso SCB mas por outro perdeu-se aquele sentimento de algo mais pequenino, perdeu-se a ideia de que o fórum era um cantinho para os Bracarenses, um refúgio e isso afectou as relações e as converas no fórum....

Foram assuntos mais delicados, foram comentários de pessoas mais voláteis enfim... foram muitos factores, neste ponto já quase não se discutia o nosso SCB mas o o SCB é mais meu do que teu!

Perdeu-se o sentimento de amizade e as conversas ficaram mais formais, perderam-se os laços e os carinhos, de certa forma perdeu-se o respeito!

Este fórum já não é o mesmo, antigamente fazia vários comentátios por dia, vinha cá mais do que uma vez... agora? agora é rara a vez que faço login....

Lembrem-se aqui discute-se o SCB, aqui discute-se futebol, aqui discuti-se desporto, aqui não se discutem banalidades e não há espaço para guerras de egos!

Gostaria de ter o nosso velho fórum de volta!

Força SCB!

SimpLe-Kid

Finalmente alguém diz aqui algumas verdades... eu não me quero estar a apoiar no Zé, mas acho que o Zé tem muita razão e o mesmo se passou comigo.

Vejamos, há uns tempos atrás eu alertei para o rumo que o fórum estava a seguir, mas ao dizer isto fui autênticamente crucificado, gozado e criticado, inclusive um administrador me disse "é o preço do crescimento, temos que aceitar e nos adaptar". Onde estão estes foristas? Ninguém os vê, porque só querem é guerras.

Depois disto como óbvio comecei a ir perdendo a motivação para escrever no fórum e cada vez ia escrevendo cada vez menos aqui no fórum até que uma vez por apenas ter uma opinião diferente de outros fui insultado, isso para mim foi o ponto final, deixei de cá vir, desinteressei-me completamente do fórum, e amigos meus aqui do fórum iam-me contando ocasionalmente as guerras que cá se passavam sem ninguém pôr ordem nisto.

Durante largos meses deixei de cá vir, até que perante a insistência de um forista (e grande amigo) acabei por voltar ao fórum, e ao voltar constatei uma coisa, as pessoas com quem mais dava gosto discutir os temas tinham simplesmente desaparecido. Continuo a participar com muito menos assiduidade, mas sinceramente, não tenho nem de perto o mesmo prazer que tinha anteriormente em participar. Porque agora neste fórum só se faz uma coisa, dar a sua opinião e não "ouvir" as dos outros.

Outra coisa que o Zé falou e bem foi da AB. Mas eu aí culpa essencialmente a respectiva direcção.
Eu tive na primeira reunião da AB, tive na apresentação à imprensa.
Conseguiram-me motivar para fazer coisas pelo Braga. Na reunião pediram que fizessemos todos um esforço para arranjar apoios, ideias, etc...
Eu teria arranjado um patrocinio importante para AB, cheguei a falar com uma empresa de camionagem que faria preços baratos para deslocações. Mas sempre que eu falei com um elemento da direcção, disseram-me "Ah, deixa tar, para já é melhor não, depois vê-se". Agora pergunto porque não? Porque a ideia não foi deles? Ainda gostava de saber porquê...
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

2378

Caro Zé,
eu percebi a mensagem, sei que não é o saudosismo, é o agitar águas, para ver se o pessoal se sente, se mexe.


 
Quote from: SimpLe-Kid on 04 de May de 2008, 14:31
Outra coisa que o Zé falou e bem foi da AB. Mas eu aí culpa essencialmente a respectiva direcção.
Eu tive na primeira reunião da AB, tive na apresentação à imprensa.
Conseguiram-me motivar para fazer coisas pelo Braga. Na reunião pediram que fizessemos todos um esforço para arranjar apoios, ideias, etc...
Eu teria arranjado um patrocinio importante para AB, cheguei a falar com uma empresa de camionagem que faria preços baratos para deslocações. Mas sempre que eu falei com um elemento da direcção, disseram-me "Ah, deixa tar, para já é melhor não, depois vê-se". Agora pergunto porque não? Porque a ideia não foi deles? Ainda gostava de saber porquê...

não quero mesmo que este tópico se desvirtue, ams tenho de responder.
Simple-Kid lembro-me perfeitamente de ti nas ditas apresentações, eras talvez o mais jovem  ;D.
Sobre o que dizes, não sei com quem falas-te, mas como deves saber,  quando começaram ( e muito bem) as excursões organizadas pelo Sr. Adão? Quando a AB começou a organizar e de cabeça lembro-me de Aveiro, Sevilha, Luz.  Depois disso deixamos de o fazer porque pensamos que não fazia muito sentido haver duas organizações do clube mais as duas claques).
  Não quero esticar mais o assunto aqui neste tópico, mas fica atento ás tuas MP.
 


2378

e sobre o tópico....

  antes tinhamos 4-5 jantares por época, agora 1-2.

  É mais uma prova de que já nada é como era (saudosismo) :)

FIDELIS

concordo quase por completo com o zé
fui um dos primeiros neste forum, mas isso não faz de mim melhor ou pior que os outros, não gosto nem nunca gostei de me colocar acima dos outros porque todos são importantes, mas também sei aquilo que fiz e sei aquilo que outros fizeram e não tenho dúvidas em afirmar que foram muitos como aqueles que citaste ( para não me esquecer de ninguém ) que alimentaram este forum e não o deixaram morrer, porque nessa fase seria como os outros. foi no seio desses debates, que surgiu o braguismo e muito contribuimos para o defender e divulgar.
acima de tudo tornamo-nos amigos. os nossos jantares não eram só de enorme fervor clubistico, eram também um encontro de amigos.
hoje o forum está descaracterizado, as pessoas discutem tudo menos o que realmente interessa e falam por falar sem qualquer conhecimento de causa.
os tópicos tornaram-se banais e as pessoas que escrevem fazem-no por protagonismo.
só discordo de ti num ponto o da tolerancia...aí não consigo concordar é que a tolerância tem limites e como não gosto de entrar em guerrinhas por entrar então prefiro nada dizer...não sei se é a atitude correcta mas para já é q que me parece mais razoável.
obviamente que este forum tinha que crescer e tornar-se adulto mas foi um crescimento demasiado rápido e como yu dizes são sempre os mesmos ...sempre os mesmos ...é desmotivante .
falaste na AB, mas o que se passa no SB passa-se na AB, foram e são os mesmos, todos aqui gostam do Braga ( ou dizem que gostam ) mas se calhar poucos amam o Braga...
de qualquer modo pessoalmente vou continuar a fazer o que puder pelo meu clube e sei que alguns pensam como eu.
também eu deixei de postar com frequência porque me cansei, mas não consigo desligar-me totalmente deste forum , ao qual já chamamos muitas vezes a nossa casa.
de uma coisa estou certo  enquanto for vivo o Braga terá um indefectivel adepto.
um abraço especial à velha guarda...vocês  sabem de quem estou a falar.

Fidelis Bracara
Braga e Basta

SCM

Quote from: 2378 on 05 de May de 2008, 17:25
e sobre o tópico....

  antes tinhamos 4-5 jantares por época, agora 1-2.

  É mais uma prova de que já nada é como era (saudosismo) :)

Poucos jantares esta época, será por isso que não fizemos um bom campeonato?
É bom viver o Braga.

SimpLe-Kid

Quote from: 2378 on 05 de May de 2008, 17:23
Caro Zé,
eu percebi a mensagem, sei que não é o saudosismo, é o agitar águas, para ver se o pessoal se sente, se mexe.


 
Quote from: SimpLe-Kid on 04 de May de 2008, 14:31
Outra coisa que o Zé falou e bem foi da AB. Mas eu aí culpa essencialmente a respectiva direcção.
Eu tive na primeira reunião da AB, tive na apresentação à imprensa.
Conseguiram-me motivar para fazer coisas pelo Braga. Na reunião pediram que fizessemos todos um esforço para arranjar apoios, ideias, etc...
Eu teria arranjado um patrocinio importante para AB, cheguei a falar com uma empresa de camionagem que faria preços baratos para deslocações. Mas sempre que eu falei com um elemento da direcção, disseram-me "Ah, deixa tar, para já é melhor não, depois vê-se". Agora pergunto porque não? Porque a ideia não foi deles? Ainda gostava de saber porquê...

não quero mesmo que este tópico se desvirtue, ams tenho de responder.
Simple-Kid lembro-me perfeitamente de ti nas ditas apresentações, eras talvez o mais jovem  ;D.
Sobre o que dizes, não sei com quem falas-te, mas como deves saber,  quando começaram ( e muito bem) as excursões organizadas pelo Sr. Adão? Quando a AB começou a organizar e de cabeça lembro-me de Aveiro, Sevilha, Luz.  Depois disso deixamos de o fazer porque pensamos que não fazia muito sentido haver duas organizações do clube mais as duas claques).
  Não quero esticar mais o assunto aqui neste tópico, mas fica atento ás tuas MP.
 



Mas eu digo-te com quem falei, foi com ric...
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

2378

 não sei com quem falas-te

porra....falas-te  :-[, hehe a negrito dá mais nas vistas :) -  correcção - falaste

  ok. como te expliquei na MP, pode ter sido uma falha de comunicação ou esquecimento.

   Quanto ao tópico...

já faz falta um jantar SB  :D

FIDELIS

sem craques e pseudo-craques, assim discute-se o essencial

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Carvalhinha

Já há muito que andava para escrever sobre este tópico, mas até à data não me foi possível. É certo que desde que nos mudámos para este novo e moderno fórum as coisas nunca mais foram as mesmas, mas daí dizerem para acabarem com este cantinho, por amor de Deus.

O nosso clube por muito que nestes últimos meses nos tenha desiludido não merece tal coisa. Eles precisam de nós, para os motivar, para os criticar e para os parabenizar quando é devido, e nós adeptos precisamos de um sítio destes para desabafarmos, para debatermos certos assuntos, para sabermos mais àcerca da história do Sporting Clube de Braga e por aí fora...

Se há gente que não tem educação, que não sabe falar, que não sabe respeitar as outras pessoas, acho que aqui quem se deve meter são os moderadores/administradores. Na minha modesta opinião deveriam ser mais duros com todos aqueles que de alguma forma não andam correctos por aqui, é que só assim é que se aprende.

Este fórum já teve melhores dias, e bem piores. Acho que com o tempo ficará estável e prestável. É óbvio que eu sinto falta daquele ambiente dos anos anteriores. Afinal de contas, pertenço a este grupo há quase 5 anos e foram os melhores anos de participação, sem dúvida. Quando o sentimento é familiar, tudo é tão diferente. Pensem nisto! ;)

Pé Ligeiro

Concordo com a Carvalhinha e sublinho a ideia de que " nós adeptos precisamos de um sítio destes para desabafarmos, para debatermos certos assuntos, para sabermos mais àcerca da história do Sporting Clube de Braga e por aí fora... "
Concordo também com as principais ideias expostas pelo Zé. Todos nós poderíamos fazer mais e melhor pelo fórum e pelo nosso clube. Umas vezes porque os afazeres da vida o não permitem, outras vezes por comodismo, outras, por desmotivação.
Seria bom que todos fizéssemos um exame de consciência à nossa participação, àquilo que fizemos de menos bem e àquilo que poderíamos ter feito e não fizemos. Se fizermos isso, provavelmente, estaremos em condições de melhorar a nossa participação. Este fenómeno do amor clubistico leva-nos muitas vezes a tomar algumas atitudes pouco sensatas ou até despropositadas, pois trata-se de uma área em que muitas vezes a emoção se sobrepõe à razão e nessas situações, facilmente as discussões podem descambar.
Já por diversas vezes aqui foi focada a TOLERÂNCIA, como um atributo essencial a quem quer participar no fórum. Nunca é demais repetir que terá que haver tolerância e respeito pelas opiniões dos outros. Os insultos, as ofensas pessoais têm que acabar. Se queremos (e queremos) um fórum com nível, um fórum que possamos mostrar e aconselhar aos nossos amigos, temos que todos fazer um esforço, por um lado de contenção em não provocar ou responder a provocações e por outro lado, um esforço de melhoria na qualidade das nossas intervenções. O esforço de contenção terá que estar sempre associado a uma tolerância que nos permita discutir ideais diferentes sem nunca descambar para o insulto. Temos que ter noção que não pode haver "vacas sagradas", ou seja, não pode haver assuntos tabu. Se algum forista achar que deve fazer determinada crítica, devemos permitir que o faça, mesmo que não estejamos de acordo com ele. Num caso destes, devemos poder discordar de uma forma elevada e civilizada, sem nunca entrar no insulto.
Quanto à Assciação Braguista (AB), penso que todos gostaríamos que fosse mais dinâmica, a começar pelos seus dirigentes. Temos que compreender a situação de quem pretende dar algum contributo extra e se depara com uma série de obstáculos, alguns dos quais intransponíveis. Como já aqui foi referido, o facto de ainda não ser possível usar a imagem do clube (não sei se algum dia será possível) é uma grande limitação ao funcionamento, à capacidade de tomar iniciativas. Como sócio desta associação gostaria de a ver crescer e fazer crescer o Braguismo.

Tal como a Carvalhinha, frequento o fórum há 5 anos. O facto de morar longe de Braga, faz com que fórum seja para mim um lugar importância acrescida.

BRAGA SEMPRE MAIS!

Condestável

Acabar com o fórum não é solução como o user Zé preconiza. Acho que teve um momento mau quando adiantou com essa medida. No sense| Lamentável!
Falam com saudosimso no antigamente, como que os users de agora desvirtuassem as discussões acerca do Sp. de Braga. Eu, como rookie neste fórum, sinto-me constrangido com estas afirmações. Os antigos ao afastarem-se demonstram que não têm o tal amor ao Sp. de Braga que o user Zé  menciona, porque, até prova em contrário, ao afastarem-se estão implicitamente a virar costas ao Sp. de Braga.
Reparei que há users que gostam de destabilizar e revelam imaturidade. Fala-se em iluminados e protagonismo, ego, bla, bla... reparei que users, mesmo aqueles que tem responsabilidades neste fórum, citam-se a eles próprios. Não sei qual o propósito de tal atitude mas concerteza procuram afirmar-se e buscar protagonismo demonstrando que são bons. Acho ridículo tais atitudes, roçando a presunção e a prepotência, própria de quem se sente pequenino. Essas atitudes ficam com quem as pratica e mais não digo.

1

Eu já ando neste fórum à uns tempos e acho que os mais antigos têm de perceber que o fórum evoluiu e a maior parte dos novos users são mais jovens que eles e por isso a conversa é diferente.

Acho que faz mais pelo Braga agora do que quando eram apenas "meia dúzia" de "amigos", talvez fosse mais interessante "falar", disso não duvido mas pelas conversas serem "boas" e por ter acabado o fórum do site oficial este fórum começou a ser muito mais frequentado. Acho que os mais antigos por vezes afastam os novos com posts como estes e com certas atitudes, aliás deixei de ser ir aos jantares SB por atitudes que senti e que fui alvo nos jantares e no fórum (penso que inconscientemente mas como não gostei não voltei aos jantares).


Percebo o que o Zé e os outros se queixam mas acho que sentem mais falta de um sitio onde eram só amigos e mais eles eram mais protagonistas que agora, também fui a jantares no minisport e outro em panoias e os do minisport eram muito melhores, um ambiente mais familiar mais "amigo" e penso que é isso que sentem falta aqui, agora não me parece ser possível voltar a este tempo, o clube evoluiu e o fórum também.

david

Quote from: 1 on 14 de May de 2008, 03:32
Eu já ando neste fórum à uns tempos e acho que os mais antigos têm de perceber que o fórum evoluiu e a maior parte dos novos users são mais jovens que eles e por isso a conversa é diferente.

Acho que faz mais pelo Braga agora do que quando eram apenas "meia dúzia" de "amigos", talvez fosse mais interessante "falar", disso não duvido mas pelas conversas serem "boas" e por ter acabado o fórum do site oficial este fórum começou a ser muito mais frequentado. Acho que os mais antigos por vezes afastam os novos com posts como estes e com certas atitudes, aliás deixei de ser ir aos jantares SB por atitudes que senti e que fui alvo nos jantares e no fórum (penso que inconscientemente mas como não gostei não voltei aos jantares).


Percebo o que o Zé e os outros se queixam mas acho que sentem mais falta de um sitio onde eram só amigos e mais eles eram mais protagonistas que agora, também fui a jantares no minisport e outro em panoias e os do minisport eram muito melhores, um ambiente mais familiar mais "amigo" e penso que é isso que sentem falta aqui, agora não me parece ser possível voltar a este tempo, o clube evoluiu e o fórum também.
.
estou completamente de acordo, tudo na vida é assim, quando os grupos são pequenos é natural o ambiente ser como uma família, e quando começa a crescer todo passa a ser diferente, ainda bem que este forum não para de crescer, todos são bem vindos 

SCM

Quote from: david on 14 de May de 2008, 07:21
Quote from: 1 on 14 de May de 2008, 03:32
Eu já ando neste fórum à uns tempos e acho que os mais antigos têm de perceber que o fórum evoluiu e a maior parte dos novos users são mais jovens que eles e por isso a conversa é diferente.

Acho que faz mais pelo Braga agora do que quando eram apenas "meia dúzia" de "amigos", talvez fosse mais interessante "falar", disso não duvido mas pelas conversas serem "boas" e por ter acabado o fórum do site oficial este fórum começou a ser muito mais frequentado. Acho que os mais antigos por vezes afastam os novos com posts como estes e com certas atitudes, aliás deixei de ser ir aos jantares SB por atitudes que senti e que fui alvo nos jantares e no fórum (penso que inconscientemente mas como não gostei não voltei aos jantares).


Percebo o que o Zé e os outros se queixam mas acho que sentem mais falta de um sitio onde eram só amigos e mais eles eram mais protagonistas que agora, também fui a jantares no minisport e outro em panoias e os do minisport eram muito melhores, um ambiente mais familiar mais "amigo" e penso que é isso que sentem falta aqui, agora não me parece ser possível voltar a este tempo, o clube evoluiu e o fórum também.
.
estou completamente de acordo, tudo na vida é assim, quando os grupos são pequenos é natural o ambiente ser como uma família, e quando começa a crescer todo passa a ser diferente, ainda bem que este forum não para de crescer, todos são bem vindos 


Ora nem mais, mas temos de ter respeito ums pelos outros.
É bom viver o Braga.