News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 21/04

Started by Olho Vivo, 21 de April de 2008, 03:34

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Europa via normal é quase irreal e a via alternativa também é difícil

Até a Intertoto está em risco

Por António Casanova

ANO horrível, ano de tremendas desilusões. À lancinante desonra da derrota consentida em casa frente ao lanterna vermelha da Liga (U. Leiria), seguiu-se, há dois dias, a suprema humilhação da goleada sofrida na Madeira. Assim, a Europa por via normal é quase impossível e até a via alternativa (Intertoto) está em risco.

Quando muitos imaginavam que o pior dos cenários já tinha sido pintado, a equipa bracarense consegue, a cada jogo, arranjar surpreendentemente tonalidades mais negras, mais lúgubres para ilustrar um final de época verdadeiramente pavoroso.

Literalmente desbaratadas infinitas oportunidades para manterem a colagem aos lugares de acesso directo à Europa, soa a quimera a hipótese de os bracarenses atingirem a UEFA por via normal, leia-se, fixando-se num dos seis primeiros lugares.

Mais grave ainda é o risco seríssimo de os minhotos verem fechadas com estrondo as portas para a Intertoto, via alternativa escolhida pela SAD há alguns meses para assegurar o mínimo do exigível.

O problema é que também Marítimo, Nacional e Belenenses se candidataram à Intertoto e, salvo desistência de um clube de outro país, apenas um emblema português acederá à prova. Necessariamente, será o que concluir a Liga em melhor posição. E, actualmente, a vantagem não é do Sp. Braga.

Peixoto reincidente

Sinal inequívoco de uma equipa fragilizada e à deriva, é o título de campeões da indisciplina exibido esta época. César Peixoto, já com duas expulsões na ficha pessoal, destaca-se pela negativa e, por ser reincidente, arrisca multa pesada, se a opção da SAD for accionar o código interno do clube.

Novidade, novidade, foi a opção de mandar abrir as portas do treino de hoje. A propósito: que recepção será feita à equipa?



HOMENAGEM DA EQUIPA

Último adeus a monsenhor

Braga chora a morte de monsenhor Eduardo Melo, que ficará perpetuado na memória local como o cónego Melo. O funeral de também tão carismática figura na história do clube realiza-se hoje, às 16 horas, na Sé e contará com a presença de toda a equipa do Sp. Braga, uma espécie de sentida e última homenagem ao antigo presidente do clube minhoto, que irá a enterrar no cemitério de Monte D'Arcos.

in A BOLA

JotaCC

Salvador à beira da maior derrota

Silêncio, rostos fechados e um homem particularmente abatido. Foi assim o regresso do Braga, ao início da tarde de ontem, num voo tristonho desde o Funchal até ao Porto, depois da goleada do Marítimo, que, na véspera, reduziu a qualificação para a Taça UEFA a cálculos demasiado rebuscados para servirem de alento - circunstância que a vitória do Boavista viria a acentuar. António Salvador, cabisbaixo, era o rosto do desânimo, que nem só os números de um campeonato praticamente perdido explicam. Na véspera, o Braga perdera o presidente do Conselho Geral, Monsenhor Eduardo Melo, figura controversa, mas indiscutivelmente influente de Braga, que foi quem, em tempos, convidou o empresário a aceitar a presidência do clube. António Salvador chegou ao Braga a meio da época de 2003/04, quando a equipa lutava para não descer. Terminou esse campeonato em 14º lugar, com Jesualdo Ferreira, com quem viria a acumular três épocas brilhantes, com outras tantas qualificações para a Taça UEFA. Um ano depois, Jorge Costa liderou mais um campeonato com acesso às competições europeias, meta que o presidente pode ver falhar pela primeira vez.


César Peixoto castigado


A cada jornada, as opções do Braga diminuem. Na próxima jornada, Manuel Machado recupera o lateral-direito João Pereira, mas perde, por castigo, o criativo da equipa. César Peixoto, que viu o vermelho directo nos Barreiros, junta-se a Zé Manel (cumpre o segundo jogo de suspensão, por cuspir num adversário) no lote dos impedidos, dominado pelos lesionados: Paulo Santos, Jorginho, Bruno Tiago, Matheus, Vandinho, Abdou, Madrid e João Tomás. Rodriguez poderá recuperar.


Stélvio a caminho da Selecção de Sub-19


Sacrificado com a adaptação a lateral-direito, por castigo de João Pereira, na partida com o Marítimo, Stélvio terá a oportunidade de mudar de ares e regressar ao habitat natural - o meio-campo defensivo -, mas com uma outra camisola. O trinco foi convocado para os trabalhos da Selecção de Sub-19, que, hoje e manhã, prepara, no Estádio Nacional, no Jamor, a Ronda de Elite, fase de apuramento para o Campeonato Europeu daquele escalão. Além de Stélvio, foram ainda convocados outros dois bracarenses, Pizzi e Diego.



Intercalar adiada

Ainda não há uma data definida para a final da Liga Intercalar, que o Braga disputará com o Trofense, mas é certo que o jogo não se disputará esta quarta-feira, como deveria acontecer, de acordo com a rotina da competição organizada pela Associação de Futebol do Porto. O Braga, que nem sequer pára para gozar um dia de folga - treina esta manhã, à porta aberta, no Estádio Axa -, defronta sexta-feira o Paços, pelo que a final quase não deixaria tempo para recuperar.


Convite europeu do Rapid pode seduzir Boloni

Com as contas para o acesso directo à Taça UEFA pela via do campeonato cada vez mais complicadas - resta a esperança da Taça Intertoto, um caminho tortuoso para a UEFA -, António Salvador pode ver em risco a contratação do técnico já escolhido para a próxima temporada. O contrato de Manuel Machado expira e Laszlo Boloni está a considerar o convite da SAD, que rivaliza com uma proposta anterior, dos compatriotas do Rapid Bucareste. O clube romeno ocupa o terceiro lugar do campeonato, que garante a presença na Taça UEFA, um factor importante para a decisão final do técnico, que foi campeão com o Sporting e hoje treina o Al-Jazira (Emirados Árabes Unidos).


INQUÉRITO ONLINE

Manuel Machado tem condições para concluir a época como treinador do Braga?

Depois de ter comprometido a qualificação para a Taça UEFA na semana anterior, em casa, com uma derrota com o Leiria, a goleada imposta ao Braga pelo Marítimo, nos Barreiros, levou os adeptos a perder a paciência com o treinador. Para a maioria dos que responderam ao inquérito d'O JOGO, Manuel Machado devia abandonar já a liderança da equipa.

REALIZADO NOS DIAS

19 E 20 DE ABRIL

VALORES EM PERCENTAGEM

Nº DE PARTICIPANTES:683

SIM 39

NÃO 61


O JOGO

JotaCC

Benfica na final e Belenenses força ABC ao terceiro jogo


O Beleneses venceu, ontem, no Restelo, o ABC (28-27) no jogo da segunda mão das meias-finais do play-off do Campeonato da Liga, adiando a decisão da elminatória para Braga. O primeiro finalista já está encontrado e é o Benfica que derrotou, em Aveiro, o São Bernardo, por 28-25, e espera agora por ABC ou Belenenses.

No Restelo, assistiu-se a um jogo bastante emotivo, onde o ABC esteve melhor nos minutos iniciais. O Belenenses, talvez traído por algum nervosismo, deixou que os minhotos comandassem o início do jogo. A vontade de vencer era tão grande que os do Restelo acertaram e passaram para a frente. No segundo tempo, entraram melhor na partida - estiveram a vencer por 19-14 - só que deixaram o ABC aproximar-se O jogo foi discutido até ao fim.

Entretanto, para o apuramento de lugar (7º/8º), o ISAVE perdeu com o Madeira (30-26). Belenenses28

BELENENSES 28

ABC 27

Pavilhão Acácio Rosa, Restelo. Árbitros Duarte Santos e Ricardo Vieira.



Belenenses Hugo Figueira e Vasco Ribeiro; J. Rocha (2), B. Moreira (5), Nélson Pina (4), P. Matias (1), R. Varela, I. Dias (1), T. Fonseca (1), Spínol a (8), P. Gama (4) e T. SantosTreinador João Florêncio.



ABC Carlos Ferreira e Ivo Silva; J. Rodrigyes. T. Pereira,Vladimir Zelenovic (5), Alberto Basto, Dario Andrade (6), C. Matos (4), J. Costa (2), L. Bogas (7), H. Rocha, E. Ferreira, E. Gaifém (3) e F. Magalhães . Treinador Jorge Rito.



Ao intervalo 16-12.



São Bernardo25



Benfica28

Pavilhão do São Bernardo, Aveiro. Árbitros António Goulão e José Macau.



São Bernardo Telmo Ferreira e Rui Pereira; Nuno Grilo (3), Jorge Sousa (2), Tiago Miranda (2), Marco Sousa (6), Ricardo Tavares (1), João Alves, Inácio Carmo (5), Nuno Pimenta (2), Pedro Maia, André Marques (2), Hugo Silva (1) e Filipe Martins (1). Treinador Ricardo Tavares.



Benfica João Ferreirinho e Nuno Silva; Edgar Madureira, António Areia, Pavel Tsiunchink, João Lopes, João Pais, Georgy Zaikin (5), Claudio Pedroso (4), Luis Nunes (5), Carlos Carneiro (5), Rui Silva (7), João Antunes e Pedro Jerónimo (2). Treinador Aleksander Donner.



Ao intervalo 13-13.

JN

JotaCC

Pastéis indigestos obrigam à 'negra'
Dois livres de sete metros desperdiçados; duas exclusões por 'conversa' com os árbitros e alguma irregularidade, precipitaram a derrota num jogo muito movimentado, em que a incerteza quanto ao vencedor durou até aos segundos finais da partida.
   
O Belenenses venceu ontem o ABC por tangencial 28-27, no segundo jogo da meia-final do 'play-off' da Liga Halcon. Um triunfo que obriga à realização de terceiro jogo, a disputar no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga.
Começou melhor o ABC que, apoiado por muitos adeptos que viajaram desde Braga, manteve-se na frente do marcador até aos 24 minutos. Para trás, ficou uma boa exibição defensiva, que apenas permitiu o terceiro golo do Belenenses quando o relógio marcava 13 minutos. Carlos Ferrei-ra, com duas excelentes defesas, uma das quais a um livre de sete metros, dava o mote. Luís Bogas, no ataque, chegava para as encomendas.

O ABC chegou a uma vantagem de quatro golos (6-10), mas três golos consecutivos do Belenenses levaram equilíbrio ao marcador. A partir daí, a turma de Belém foi carregando perante um ABC apático que permitiu ao adversário um parcial de 10-2.
No recomeço, o Belenenses ainda ampliou a vantagem para cinco golos (18-13), mas foi depois a vez dos pupilos de Jorge Rito reagirem e chegarem primeiro à igualdade (19-19) para depois voltarem para a frente (22-23).

Faltavam oito minutos que se vieram a revelar fatais para o ABC. A emoção e equilíbrio foram constantes deste pouco tempo para jogar e o Belenenses, que entrou no cinco minutos finais com um golo de vantagem  acabou por ser mais feliz, rubricando uma vitória que obriga a terceiro jogo.
Quando o Belenenses e ABC entraram em campo já sabiam o nome do primeiro finalista da Liga Halcon. O S.L.Benfica repetiu o triunfo alcançado no primeiro jogo, e foi a Aveiro vencer o São Bernardo por 28-25, garantindo assim a presença na final.

CM

JotaCC

Funeral do Cónego Melo realiza-se esta segunda-feira     



O funeral do Cónego Eduardo Melo Peixoto realiza-se hoje à tarde, na Sé de Braga, para onde o corpo do Cónego Melo – como era conhecido – foi trasladado no sabado à noite, permanecendo em câmara-ardente até à celebração da missa exequial, que será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, às 16h00.  Monsenhor Eduardo de Melo Peixoto vai ficar sepultado no Cemitério de Monte d'Arcos, em Braga, em jazigo de família, informou ontem à noite o cónego Pio Alves de Sousa, Deão do Cabido da Sé – cargo que o Cónego Melo exerceu durante muitos anos. Por este motivo, os Serviços Centrais da Arquidiocese vão estar encerrados durante a tarde de amanhã, informou, por seu lado, a própria Arquidiocese de Braga.

MAIS ACTUAL