News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/04

Started by Olho Vivo, 16 de April de 2008, 03:09

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

ENTRA COM MUITO PODER NO FUTEBOL E SÓ RESPONDERÁ AO PRESIDENTE

Carlos Freitas é o novo «manager»

Por PASCOAL SOUSA

CARLOS FREITAS é o novo manager do Sp. Braga, cargo que permitirá ao ex-director do Sporting coordenar todo o futebol profissional e de formação dos minhotos. O presidente António Salvador afirmou que o clube deu um passo decisivo para cimentar o seu crescimento.

Há já alguns meses que Carlos Freitas trabalha na sombra, colaborando com António Salvador na definição das coordenadas da próxima época, mas só ontem as partes oficializaram a ligação, válida por duas temporadas. A entrada de do antigo homem-forte do futebol leonino na estrutura bracarense constituiu um pretexto para inaugurar um cargo que não existia no Sp. Braga — a figura do manager.

Em traços gerais, caberá a Freitas criar uma ligação coerente entre o futebol profissional e o de formação, respondendo directamente (e apenas) ao presidente.

«Continuarei a ter total responsabilidade, mas estarei sempre em sintonia com o Carlos Freitas», esclareceu António Salvador, que elogiou «as qualidades humanas e profissionais» do manager, que estiveram na base da sua escolha para o cargo. «É uma mais-valia no nosso projecto. Já atingimos uma fase de grande crescimento e é altura de cimentar essa posição», completou o líder da SAD.

«Manuel Machado é o treinador...»

Carlos Freitas devolveu os elogios a António Salvador, enaltecendo a obra construída pelo dirigente.

«Temos uma boa base de trabalho para conduzir este clube a mais sucessos desportivos», considerando «um orgulho representar uma instituição que é um exemplo de boa gestão no futebol português».

Do presente, Carlos Freitas disse apenas o essencial, contornando questões que se misturam com a projecção da próxima época, como a entrada de um novo treinador — Boloni é o nome de que se fala. «Manuel Machado é quem tem contrato e merece toda a nossa confiança», contrapôs, fazendo notar que o Sp. Braga tem um objectivo a atingir: «Estão ainda 12 pontos em disputa e a meta que a equipa se propôs cortar ainda está ao nosso alcance.»

Mas tanto Carlos Freitas como António Salvador foram unânimes num ponto: a derrota caseira com o U. Leiria representou uma noite «pouco feliz» de uma equipa que «pode dar mais».



Pirâmide definida

Nova estrutura

A pirâmide do futebol continua a ter no topo a figura do presidente António Salvador. Carlos Freitas será o braço-direito, com poderes reforçados nas contratações para 2008/09. Simultaneamente, irá coordenar com João Cardoso o futebol de formação, área em que o clube dá cartas. Rui Casaca, elemento com larguíssima experiência e da confiança de Salvador, continua como director executivo, enquanto Pedro Pereira deverá acumular o cargo de assessor de imprensa com o de secretário técnico, subindo na hierarquia depois de reconhecidos méritos profissionais na condução de vários dossiers do plantel.



EXPULSÃO DE JOSÉ MANUEL VALE PESADA MULTA

Plantel deixou de esticar

As expulsões de João Pereira e de José Manuel (vai ter multa pesada pela forma como viu o vermelho directo) na partida com o U. Leiria agudizaram o quadro de crise de opções no plantel bracarense. Nesta altura, Manuel Machado trabalha com 19 profissionais, mas a este número é necessário subtrair os dois castigados, bem como Madrid e João Tomás, integrados de forma condicionada no grupo e sem possibilidades de defrontar o Marítimo, nesta ronda da Liga.

Tirando o terceiro guarda-redes, o leque de jogador utilizáveis reduz-se a 14 unidades, isso partindo do princípio que o peruano Rodriguez (que já trabalha) não sofre nenhuma recaída. Matheus, que ontem fez um exame radiológico a uma coxa, está afastado da próxima jornada, restando a Machado a esperança de poder contar com Vandinho.

O diagnóstico do médio brasileiro não é tão grave como se temia (tem apenas uma contractura) e em princípio recuperará a tempo de viajar para a Madeira.

O azar é tanto que Philco e Abdou, dois jogadores que trabalham regularmente com os profissionais, recuperaram de lesões e só o primeiro poderá eventualmente ser chamado pelo treinador. Mas sem garantias. Para atenuar os danos, Pizzi, um extremo dos juniores, está desde ontem a treinar-se no plantel principal.

O quadro é grave, restando a Machado rezar... para que mais ninguém se lesione.



Para o bem e o mal

Numa fase em que a equipa está debaixo de fogo cruzado dos adeptos, António Salvador chamou a si todas as responsabilidades. «Para o bem e para o mal, sou responsável por tudo. Que fique muito claro», disse.

Carvalhal quis sair

Perguntou-se a António Salvador se a entrada de Carlos Freitas poderia ajudar a estabilizar o clube em matéria de treinadores. O dirigente lembrou que «Carlos Carvalhal saiu porque assim o entendeu» e que Jorge Costa «foi provavelmente o único treinador a escolher todos os jogadores do plantel». Ainda sobre Carvalhal: «Confiei sempre nele, queria que ficasse. Jesualdo também foi contestado e aguentou. O Carlos Carvalhal podia ter feito o mesmo.»

Kieszek na Intercalar

O Sp. Braga defronta hoje o Leixões, às 16 horas, no Estádio do Rio Ave, em Vila do Conde, para as meias-finais da Liga Intercalar. Chegado a este ponto, o objectivo de Manuel Machado é conquistar a prova da AF Porto. Apesar das muitas baixas no plantel, o treinador vai chamar sete profissionais, entre os quais o titular da baliza. Kieszek. João Pereira e José Manuel, expulsos frente ao U. Leiria, serão titulares, numa convocatória onde constam nomes como Breno e Miguelito.

Paulo Santos pára um mês

Paulo Santos foi ontem submetido a uma intervenção cirúrgica, no Hospital da Trofa, para corrigir um síndrome pubálgico, devendo estar um mês de baixa. Para o guarda-redes esta é uma época para esquecer, visto que perdeu a titularidade por causa de uma cervicalgia.

in A BOLA

JotaCC

Um administrador viciado em futebol

Natural de Lisboa, mas filho de um nortenho e de uma algarvia, o ex-jornalista que virou homem forte do futebol do Sporting e é, desde ontem, administrador da SAD do Braga, vai enfrentar a sua primeira experiência profissional no Norte do país. Por causa dos estudos da filha, no oitavo ano, viajou sozinho e assim vai estar nos tempos mais próximos, respeitando a vontade da descendente que tem na capital os amigos e as referências tão importantes na fase da vida que atravessa. Definindo-se como alguém prático e pragmático, assim quer o gabinete que vai passar a ocupar no Estádio AXA, sem nada que não seja necessário. Ontem apresentado em Braga, a relação de amizade com António Salvador já dura há cerca de quatro anos mas, curiosamente, no período de maior fluxo negocial entre as duas SAD, entre Maio de 2005 e Outubro do mesmo ano, quando saíram de Braga para Alvalade, João Alves e Wender, Carlos Freitas estava fora do clube, logo não deve ser entendido esse período como de relacionamento profícuo entre os dois agora parceiros na SAD arsenalista. A viver num apartamento em Braga, vai ocupar os seu tempos de ócio a ler e a escrever, actividades que terão nos filmes a alternativa predilecta. Apesar de ser profissional de futebol desde 1998, é nesta actividade que se realiza e não a vê apenas como uma profissão mas também como um prazer enorme. A saída da SAD leonina abriu-lhe a porta da SAD do Braga e foi só uma questão de timings a decidir quando iria começar as funções, num passo que é tudo menos para trás na sua carreira, justificado pelo gozo que lhe dá trabalhar no ambiente do futebol a quem nem o facto de passar para uma Sociedade Anónima com um orçamento quatro vezes inferior ao leonino o faz parar. Gosta de cingir-se no trabalho como o meio de atingir fins e não liga aos cifrões para tentar a abertura ou fecho de portas. Por isso, nos períodos de mercado, chega a trabalhar 17 horas por dia em busca de um negócio.


Carlos Freitas com orgulho

Foi com palavras de "orgulho e grande satisfação" que Carlos Freitas iniciou a sua comunicação no âmbito da apresentação - inédita na SAD - de que foi alvo depois de começar as funções de administrador da SAD com a missão de coordenar o futebol profissional e de formação. Depois de destacar o crescimento havido no clube nos últimos anos e a ambição que continua a vigorar, mostrou-se contente por poder integrar "um projecto que visa consolidar os resultados desportivos e financeiros de relevância". Referindo-se a António Salvador, confirmou ser alguém que conhece "há uns anos" numa relação que passou agora a "casamento" e que, sublinhou, "se quer de sucesso para ambos". E continuou: "Venho para a SAD para alcançar sucesso. As condições existem e o presidente tem feito um trabalho titânico para dotar a SAD de condições para obter o sucesso". Depois de mostrar disponibilidade para trabalhar com a Comunicação Social e pedir respeito aos jornalistas, Carlos Freitas recusou-se a antecipar cenários relativamente ao futuro treinador, preferindo destacar que "ainda há um objectivo mínimo para cumprir e doze pontos para o alcançar, o resto será avaliado a seu tempo". Posteriormente, referiu que "o mais importante é conhecer o grupo de trabalho. Há meses em "contacto permanente" com António Salvador, Carlos Freitas admitiu estar já a preparar a nova época e, do jogo com o Leiria, apenas disse: "Vi um jogo não muito feliz e um resultado nada condizente com a qualidade dos jogadores do Braga".


António Salvador
"Sou o responsável do que aconteceu"

Mudança de estratégia ou não, António Salvador deu ontem uma nova nuance ao discurso dos últimos dias, em que distribuiu críticas pelos árbitros dos jogos em que interveio o Braga, culpando-os mesmo pela actual posição da equipa na tabela classificativa. Ontem, no decurso da apresentação de Carlos Freitas, o líder da SAD surpreendeu com uma declaração polémica. Depois de divulgar as funções do novo administrador da SAD, anunciando-o como o "futuro manager" da equipa e sublinhar a experiência do novo colaborador como "importante para continuar a ajudar o clube a crescer e a criar estruturas", explicou que Carlos Freitas responderá directamente ao presidente da SAD e que as decisões que vierem a ser tomadas "serão em sintonia" com o líder. Dito isto, Salvador voltou ao passado recente para afirmar "ser o único responsável pelo que aconteceu de mal". Mais tarde, referindo-se à "contratação" de Carlos Freitas, admitiu que no limite dos objectivos traçados está a conseguir levar a equipa a atingir a disputar a Liga dos Campeões. Voltando para os campeonatos domésticos, Salvador confessou que a derrota com o Leiria não o fez perder a esperança de atingir um lugar que lhe permita chegar às competições europeias: "Existem ainda 12 pontos em disputa e qualidade na equipa para atingir esse objectivo". Questionado se a chegada de Carlos Freitas iria acabar com a troca de treinadores, Salvador lembrou que foi depois da saída de Jesualdo Ferreira que o Braga "fez a melhor época de sempre" e que Carvalhal não o "quis ouvir" quando lhe pediu para ficar. E continuou: "Este plantel foi totalmente definido a partir das instruções de Jorge Costa, mas não deu certo para infelicidade nossa". Sobre Manuel Machado manteve o tabu: "Não sei se vai renovar caso consiga a qualificação para a Taça UEFA. Primeiro há que conseguir o objectivo", disse.


Cuspidela pode custar entre 500 e mil euros


A Zé Manel, mais do que a agressão que protagonizou frente ao Leiria, quando cuspiu num adversário e que levou a que fosse depois agarrado pelo pescoço e empurrado por Faria, as consequências prometem ir além da expulsão com que o extremo se viu confrontado e que o manterão afastado da competição nas próximas duas rondas, uma vez que se tratou de cartão vermelho directo.

As primeiras consequências que se deverão fazer sentir serão a nível interno, com a SAD a intervir no sentido de puni-lo ao abrigo do regulamento interno. Uma vez que este tem regras e, para efeitos de coima, não pode ir além de uma percentagem do valor do salário dos jogadores, além de que, o comportamento social do atleta ao longo do ano, pode também ter o seu "peso" na hora de aplicar a coima, o facto de o jogador poder vir a pedir desculpa poderá, também, ter o efeito de atenuante na hora das decisões. Nesta lógica, a coima que será aplicada ao jogador deverá variar entre 500 e 1000 euros, num regulamento onde o acto de cuspir não está consagrado, mas que se enquadra no lote dos comportamentos "muito graves" que o mesmo previne com multas pecuniárias. Já à Comissão Disciplinar da Liga, ficou ontem a saber-se, terá que pagar uma multa de 500 euros, conforme prevê o artigo 125.3, do Regulamento Disciplinar da Liga dos Clubes, e que prevê as situações de "expressões ou gestos ameaçadores" para com outros jogadores.



Época em risco para Matheus

É costume dizer-se que um azar nunca vem só e por isso o final de época do Braga, promete entrar para a história dada a sucessão de lesões que atacaram o plantel no período em que mais precisava de ter todas as suas "armas" activas. Matheus e Vandinho são os últimos dois casos, sendo que o primeiro pode ter feito o último jogo da temporada frente ao Leiria. No momento em que corria para a área e viu um adversário atravessar-se à sua frente, o jogador tentou travar e foi nesse instante que sentiu a dor na perna direita que o obrigou a saltar. Ontem de manhã foi submetido a uma ressonância magnética que mostrava um grande edema, uma situação que não deixando avaliar a real dimensão da lesão deixa em aberto a possibilidade de ter sofrido uma rotura muscular o que, a confirmar-se, antecipa o final de época ao jogador. Vandinho esteve igualmente ontem entregue ao departamento médico, mantendo as queixas na coxa direita que o colocam em perigo para o jogo com o Marítimo, na próxima jornada.



Breves

João Tomás e Madrid na relva

O dia seguinte à derrota com o Leiria trouxe duas novidades para o treino do plantel arsenalista que, para não variar, decorreu à porta fechada. Madrid e João Tomás fizeram treino de reintegração no relvado, numa acção em que tiveram a companhia de Rodriguez. No entanto, é pouco provável que o trio reúna condições para jogar na Madeira, uma vez que o primeiro está ainda longe da forma ideal. Jorginho continuou o trabalho de reabilitação funcional.

Sonho tornado realidade


Rainford Kalaba, citado pelo site do BBC, proferiu ontem declarações na sequência do contrato assinado pelo Braga e válido até 2013. Segundo o jogador zambiano, que se afirma deliciado com a oportunidade que o Braga lhe abriu ao contratá-lo, "está muito perto a possibilidade de jogar no futebol europeu". "É um sonho tornado realidade", acrescentou o médio internacional da Zâmbia, que definiu o futebol português como "muito tecnicista".

Paulo Santos pára um mês

Em esforço constante ao longo desta temporada por força de uma lesão na região cervical, Paulo Santos foi ontem à noite sujeito a uma pequena cirurgia correctiva no Hospital da Trofa tendente a debelar, de uma vez por todas, as queixas que o impediam de se treinar normalmente. Numa altura em que deixou de ser opção para Manuel Machado, entendeu o departamento médico ser o momento indicado para avançar com a correcção, dando tempo ao jogador, através das férias, para se recompor e começar a temporada em pleno. Paulo Santos estará inactivo um mês.


INQUÉRITO ONLINE

P | O Braga foi prejudicado pela arbitragem no jogo com o Leiria?

Não foi pelo trabalho de João Capela, que expulsou João Pereira e Zé Manel, que o Braga perdeu com o Leiria, não se confirmando ainda a teoria avançada pelo líder da SAD de terem sido as arbitragens as culpadas pela actual classificação do Braga, numa votação que deixa expresso, também, que algo mais não está a correr bem na equipa minhota.

REALIZADO NOS DIAS 14 E 15 DE ABRIL

VALORES EM PERCENTAGEM

SIM: 29

NÃO: 71

Nº DE PARTICIPANTES: 662


O JOGO

JotaCC

Freitas em funções para gerir o futebol

Carlos Freitas fica responsável por todo o futebol dos bracarenses, desde a formação à equipa profissional

Carlos Freitas foi ontem apresentado oficialmente como director-desportivo do Braga, assumindo as funções de coordenação de todo o futebol do clube minhoto. Para já, o ex-administrador da SAD do Sporting vai fazer um diagnóstico da realidade arsenalista até ao final desta época, começando depois a preparar o próximo temporada, com a missão principal de garantir a contratação do novo treinador, que deverá ser o romeno Laszlo Boloni.

Todas as decisões de Freitas serão tomadas em sintonia com o presidente da SAD bracarense, António Salvador, que ontem revelou que a formação será a prioridade minhota para os próximos anos. "Carlos Freitas será o 'manager' de todo o futebol do clube, competindo-lhe coordenar também a formação, que vai ser uma grande aposta do clube e da SAD no futuro. Isso só será possível se estiver interligada com o futebol profissional", afirmou Salvador.

Carlos Freitas mostrou-se esperançado numa "relação de sucesso" e espera "contribuir para ajudar o Braga a alcançar êxitos desportivos". No que resta da presente temporada, o director-desportivo acredita na conquista dos 12 pontos em disputa nas últimas quatro jornadas da Liga, para assim conseguir a ambicionada qualificação para a Taça UEFA.

Baixas para a Madeira

Um dia depois da inesperada derrota caseira com a União de Leiria, o plantel arsenalista começou a pensar no jogo de sábado com o Marítimo (19.30 horas, SportTV1), no Funchal. Manuel Machado terá muitos problemas para fazer a convocatória, tendo em conta as lesões sofridas por Matheus e Vandinho na partida com os leirienses, e contando também com as ausências certas de João Pereira e Zé Manuel, que anteontem viram cartões vermelhos.

A boa notícia para o técnico minhoto é a provável recuperação de Wender e de Rodriguez, que não defrontaram a União de Leiria.

O extremo brasileiro até foi convocado, mas ainda não tinha condições de jogar. A equipa bracarense volta a treinar hoje de manhã, às 10 horas.

JN

JotaCC

Carlos Freitas com mão na formação
Carlos Freitas foi apresentado como o novo "manager" do Sporting de Braga, tendo como missão principal a coordenação de todo o futebol do clube, incluindo a formação, na dependência directa de António Salvador.

Carlos Freitas será o rosto do futebol do Spor-ting de Braga nos próximos tempos. Vai assumir as funções de "manager", sendo o principal elo de ligação entre a estrutura do futebol profissional e o futebol de formação. Aliás, é nesta última vertente que António Salvador justifica a contratação de Carlos Freitas. "Achamos que o futebol de formação será uma das grandes apostas do clube e da SAD no futuro. O sucesso só será possível se o futebol de formação estiver integrado com o futebol profissional", apontou António Salvador. "A razão desta contratação tem a ver com o seu passado e o crescimento que o clube teve nos últimos anos. Necessita agora forço-samente de criar condições para poder acompanhar este crescimento", salientou ainda o presidente da SAD, assegurando que a responsabilidade das decisões terão sempre o seu cunho. "O Carlos Freitas vai trabalhar e responder directamente a mim enquanto presidente e todas as decisões estarão em sintonia comigo. Serei o responsável de tudo daqui para a frente como sou o único responsável do que está para trás", vincou.

O novo elemento da estrutura da SAD do Braga entrou ontem em funções, já com os olhos postos no futuro. Daí que Carlos Freitas assuma que a prioridade passa por "tomar conta da realidade do clube". "O Sp.  Braga  tem conquistado um espaço importante no futebol português e mostra um conjunto de valências que permite um projecto desportivo consolidado e alcançar resultados desportivos e financeiros relevantes. A relação com o presidente é a melhor, nesta altura foi possível consumar este casamento e espero que se torne numa relação de sucesso para o clube e para a sociedade.
Espero ajudar a contribuir para que os êxitos desportivos sejam uma realidade no clube. Existem condições para isso, com uma realidade desportiva-financeira para ter sucesso, com uma gestão integrada entre futebol de formação e profissional", vincou.

Carlos Freitas, antigo administrador da SAD do Sporting, é apontado como um dos responsáveis pela conquista do título nacional dos "leões" na época de 2001/02, depois de um longo jejum de 18 anos. Agora, o antigo jornalista, vai tentar o sucesso no clube bracarense. Para já, sustenta que "há um objectivo definido para esta época, sendo necessário a conquista dos 12 pontos em disputa, para garantir o acesso à Taça UEFA",  focou.

CM

JotaCC

Carlos Freitas manda em todo o futebol do Braga

Carlos Freitas foi ontem apresentado como o novo homem forte do futebol do Sporting de Braga, oficializando uma relação que dura há meses e já se traduziu na contratação do central chileno Pablo Contreras. O ex-administrador da Sporting, SAD, assume a gestão de toda a pirâmide do futebol minhoto - dos escalões de formação ao plantel profissional - e diz que a primeira missão no clube passa por garantir um lugar europeu esta temporada para preparar bem os próximos anos.
"O primeiro objectivo passa pela conquista dos 12 pontos em disputa na Liga [faltam disputar quatro jornadas], que, em princípio, permitirão alcançar a UEFA, o objectivo mínimo para esta época. Mas com a intenção clara de prepararmos os próximos anos", frisou Carlos Freitas, mostrando-se "orgulhoso" por fazer parte deste projecto e "esperançado" em grandes feitos.
Dos planos concretos para a próxima época, nem uma palavra. O mesmo silêncio manteve-se em relação à sucessão de Manuel Machado, apesar de serem públicos o interesse dos arsenalistas no romeno Laszlo Bölöni e a relação próxima do antigo treinador do Sporting com o agora manager do Braga. Carlos Freitas apenas confirmou que nos últimos tempos tem vindo a trabalhar no clube, apesar de só agora ter colocado "o preto no branco".
A seu lado, o presidente do Braga, António Salvador, garantiu que Rui Casaca vai manter-se na estrutura directiva e desfez-se em elogios ao novo coordenador do futebol, destacando a vasta experiência e a capacidade de trabalho do homem que controlou as movimentações do Sporting no mercado de transferências nos últimos oito anos.
"Carlos Freitas será uma mais-valia no grupo de trabalho e no clube, não só pelo seu passado de sucesso, mas também pelas suas qualidades humanas", afirmou António Salvador, crente numa "ligação efectiva entre os vários escalões do futebol" bracarense.
Reforçando-se a área de gestão de todo o futebol, Carlos Freitas reportará directamente a António Salvador. Já Rui Casaca terá funções de secretário técnico na equipa profissional, reportando ao novo manager.

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga: um banco difícil

O Sp. Braga é a grande decepção da Liga.

Pior do que o Benfica (e o Sporting, já agora), perguntará o leitor mais dado a indignações inflamadas.

Acho que sim.

De Benfica e Sporting era legítimo esperar mais, mas cedo ficou claro que o F.C. Porto deixaria pouco espaço para ilusões.

Ao Sp. Braga, pelo contrário, exigia-se mais. Sobretudo com Benfica e Sporting assim, frágeis. Se o Vitória de Guimarães, regressado da Liga Vitalis, consegue lutar ombro-a-ombro com os rivais de Lisboa, que explicação existirá para que o vizinho minhoto não o consiga?

Essencialmente por má gestão desportiva.

Um pouco como Luís Filipe Vieira, António Salvador tem coleccionado treinadores. Começou bem, ao escolher Jesualdo Ferreira.

Não por acaso, o professor levou o Sp. Braga tão alto que chegou a parecer que os bracarenses seriam capazes de um dia chegar ao título. Subitamente, António Salvador cansou-se do que era bom.

Enquanto Jesualdo seguia do Bessa para o Dragão, o presidente do Sp. Braga tornava-se um especialista em contratar e despedir técnicos. Em duas temporadas, passaram cinco nomes pelo banco: Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves, Jorge Costa, António Caldas e Manuel Machado.

Podemos pensar muita coisa desta lista. Nem todos terão o perfil correcto para treinar o Sp. Braga, mas custa aceitar que em apenas duas temporadas, cinco treinadores tenham sido incapazes de colocar a equipa a jogar bem e ganhar. O que nos deixa uma conclusão: António Salvador tem muito a aprender.

Claro que nem tudo é mau. O clube parece equilibrado do ponto de vista financeiro e agora o presidente do Sp. Braga contratou Carlos Freitas para trabalhar no futebol do clube, um bom sinal. Para bem da Liga, que precisa de bons clubes médios, espera-se que António Salvador acrescente paciência à escolha feliz. Até porque já é tempo de perceber que no futebol o tempo é uma das poucas coisas que não se compra, cria-se. Com decisões ponderadas.


Sp. Braga: Carlos Freitas vai coordenar todo o futebol
   

Carlos Freitas é a partir desta terça-feira o novo director desportivo do Sp. Braga, tendo como objectivo primordial a coordenação de todo o futebol do clube, formação, ficando na dependência directa do presidente.

«Ele (Carlos Freitas) vai ser o manager de todo o futebol do clube, competindo-lhe coordenar também a formação», disse António Salvador. «A formação vai ser uma grande aposta do clube e da SAD no futuro e isso só será possível se estiver interligada com o futebol profissional».

O presidente do Braga disse ainda querer beneficiar da experiência do facto de Carlos Freitas ser o antigo director desportivo do Sporting e, assim, ajudar o clube minhoto a consolidar o seu crescimento.

«Sou o único responsável de tudo o que está para trás no clube e a partir daqui todas as decisões que o senhor Carlos Freitas tomar estarão sempre em sintonia com o presidente», disse António Salvador.

Carlos Freitas manifestou ainda a esperança de fazer esta «uma relação de sucesso» e ao mesmo tempo «contribuir para ajudar o Braga a alcançar êxitos desportivos», sendo que neste momento o antigo administrador da SAD leonina, quer apenas «conhecer a realidade do clube para depois fazer um diagnóstico.»


Árbitros da 27ª jornada: Bruno Paixão no clássico Porto-Benfica


O árbitro setubalense Bruno Paixão está de regresso aos grandes palcos do futebol nacional ao ser eleito para apitar o encontro entre o F.C. Porto e o Benfica do próximo domingo. Um jogo seguramente de alto risco que é o maior destaque da 27ª jornada da Bwin Liga.

Carlos Xistra foi o eleito para o U.Leiria-Sporting, enquanto Pedro Henriques vai abrir a jornada com o jogo entre a Académica e o V. Guimarães. Lucílio Baptista está de regresso aos nomeados e vai arbitrar a partida decisiva para a manutenção entre o Leixões e o E. Amadora.

Árbitros da 27ª jornada:
Académica-V. Guimarães: Pedro Henriques
Marítimo-Sp. Braga: Pedro Proença
Leixões-E. Amadora: Lucílio Baptista
Boavista-Nacional: Rui Silva
P. Ferreira-Naval: Olegário Benquerença
U. Leiria-Sporting: Carlos Xistra
F.C. Porto-Benfica: Bruno Paixão
Belenenses-V. Setúbal: Duarte Gomes

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Carlos Freitas foi apresentado como o novo homem forte do Sporting de Braga     

Carlos Freitas é o novo coordenador de todo o futebol do Sporting de Braga. O antigo gestor do Sporting vai liderar o futebol profissional e a componente da formação dos arsenalistas.

Para António Salvador a aposta em Carlos Freitas deveu-se à sua experiência passada e ao sucesso atingido no Sporting.

Já Carlos Freitas mostrou orgulhoso e esperançado em alcançar grandes feitos no emblema da capital minhota.

O novo coordenador do futebol arsenalista já trabalha no Estádio AXA, visando a próxima temporada.

ANTENA MINHO

JotaCC

Sporting de Braga - Carlos Freitas vai coordenar todo o futebol "arsenalista"     
 
Carlos Freitas foi  apresentado como novo director desportivo do Sporting de Braga, tendo como missão principal a coordenação de todo o futebol do clube, incluindo a formação, na dependência directa do presidente.  "Ele (Carlos Freitas) o manager de todo o futebol do clube, competindo-lhe coordenar também a formação", disse António Salvador, garantindo: "a formação vai ser uma grande aposta do clube e da SAD no futuro e isso só será possível se estiver interligada com o futebol profissional". O presidente referiu que quer aproveitar a experiência de Carlos Freitas, antigo director desportivo do Sporting, para ajudar a consolidar o crescimento que o Sporting de Braga tem registado nos últimos anos.  "Sou o único responsável de tudo o que está para trás no clube e a partir daqui todas as decisões que o senhor Carlos Freitas tomar estarão sempre em sintonia com o presidente", afirmou.  Carlos Freitas, que deixou o Sporting no final de Fevereiro, mostrou-se esperançado que esta seja "uma relação de sucesso" e espera "contribuir para ajudar o Braga a alcançar êxitos desportivos".  O antigo administrador da SAD leonina, reconheceu que o Braga "tem condições" para conseguir esses êxitos mas, para já, quer apenas "conhecer a realidade do clube para depois fazer um diagnóstico". Carlos Freitas, que esteve ligado ao Sporting desde 1999 até final de Fevereiro deste ano, mostrou-se esperançado que o Braga conquiste os 12 pontos em disputa na liga e consiga os seus objectivos europeus, recusando-se a falar na temporada.

MAIS ACTUAL

JotaCC

LEIXÕES E BRAGA DISPUTAM «MEIAS» DA INTERCALAR
E A FINAL ESTÁ ALI TÃO PERTO
O Leixões e o Braga jogam hoje à tarde uma das meias-finais das Liga Intercalar, num jogo que é remetido para segundo plano pelo treinador matosinhense António Pinto, já que a prioridade é a manutenção na Liga.



Apostado em arrecadar um troféu na presente época, o Sp. Braga tem hoje a última oportunidade para concretizar esse objectivo, já que o FC Porto se sagrou Tri-campeão Nacional, a Taça da Liga fugiu para as mãos do V. Setúbal, já foi eliminado da Taça de Portugal pelo Estrela da Amadora na quinta eliminatória (1-0) e também afastado da Europa nos 1/16 de final pelos alemães do Werder Bremen (4-0 nas duas mãos), para, de alguma forma, salvar uma época que tem corrido muitos furos abaixo das pretensões bracarenses, estando mesmo em risco a presença nas provas europeias na próxima época.
Depois do segundo lugar obtido no Campeonato de Primavera da Liga Intercalar, a equipa da cidade dos arcebispos defronta esta tarde o Leixões – formação que já havia carimbado o passaporte para o jogo que garante o apuramento para a primeira final da prova com o primeiro lugar no Campeonato de Inverno conseguido na última jornada com a vitória por uma bola a zero sobre, o até então líder, Varzim –, a partir das 16h00, no Estádio do Rio Ave, mais conhecido como o Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, numa das meias-finais da edição de estreia da competição organizada pela AF Porto, de forma a substituir o defunto Campeonato de Reservas, que teve o seu término em 1993/1994, depois de disputadas 85 edições.
Um jogo que o treinador do Leixões diz ser "para ganhar", embora a principal "preocupação é o jogo da Liga frente ao Estrela da Amadora": "Sem tirar valor à Intercalar, vamos escalonar jogadores sem estar a pensar no resultado. Temos poucos atletas disponíveis e estamos numa situação difícil na Liga, por isso, há que saber gerir bem a equipa", finaliza António Pinto, que só divulgará a lista de convocados depois de treino de hoje de manhã.
O NORTE DESPORTIVO também tentou obter uma reacção do técnico arsenalista, mas até à hora do fecho desta página, António Caldas esteve sempre incontactável.
Nos encontros entre Leixões e Sp. Braga já disputados esta temporada contam-se duas goleadas para cada lado e um empate. Nos dois jogos da Liga Intercalar, os «bebés» venceram, perante os seus adeptos, por 4-1, enquanto o confronto realizado na cidade dos arcebispos terminou com o triunfo bracarense, por 6-2. Já na única partida para o principal campeonato nacional, o resultado foi bem mais equilibrado e sem tanto inspiração dos avançados: 0-0.


ZÉ MANEL SUSPENSO DOIS JOGOS
Elivelton (Naval), José Manuel (Braga) e Faria (U.Leiria) foram punidos com dois jogos de suspensão cada um pela Comissão Disciplinar da Liga. Eis ainda os restantes penalizados com um jogo: Bruno China (Leixões), Ronny (Sporting), Tiago Gomes (Estrela da Amadora), Flávio Meireles (V.Guimarães), Delfim (Naval) e João Pereira (Braga).

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC



Carlos Freitas na SAD

O futuro passa pela presença na Liga dos Campeões


Carlos Freitas foi apresentado como novo responsável pelo futebol do Sporting Clube de Braga.
Depois de oito anos no Sporting, com um interregno de meia dúzia de meses, onde chegou pela mão de Luís Duque, o antigo Director Desportivo, Gestor de Activos e administrador da SAD dos "leões", aceitou o desafio que lhe foi lançado por António Salvador.

Carlos Freitas, assumiu a ambição de ver os «arsenalistas» garantirem um lugar na próxima edição da Taça UEFA e no futuro de chegarem à Liga dos Campeões.

RR