News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/04

Started by Olho Vivo, 15 de April de 2008, 03:16

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Contra-ataque leiriense ditou leis frente a BRACARENSES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS

Triunfo com pouco retorno

Crónica de JOSÉ CARLOS MOURA

ESTREIA do U. Leiria a vencer fora neste campeonato, num palco imprevisto, frente a um Sp. Braga sem sorte (duas substituições forçadas devido a lesão) mas também sem engenho nem arte.

Sem discussão a vitória dos leirienses, sem embargo do excelente contributo do seu guarda-redes. Além do golo, a baliza de Kieszek ainda abanou após estoiro de Faria (66), numa espécie de aviso à navegação, que não foi tido na devida conta pelo Sp. Braga. Três minutos depois, N'Gal fixaria o resultado.

Despertou tarde o U. Leiria para o jogo (primeira parte quase sempre a ver em que paravam as modas) mas ainda a tempo de desassossegar um Sp. Braga que nunca foi uma equipa tranquila, longe disso, e que pior ficou depois de sofrer o golo. Não foi por terem atacado mais, como, aliás, lhes competia, que os bracarenses manifestaram melhor relação com a baliza adversária — é verdade que Fernando esteve em bom plano mas também houve falta de jeito (ou de lucidez) em dois ou três momentos de finalização.

Ainda a correr por um lugar europeu (objectivo agora mais complicado de atingir), o Sp. Braga conviveu mal com a necessidade de vencer, acabou por dar alguns tiros nos pés.

Evidentemente, o U. Leiria, com pouco a perder, adaptou-se bem à conjuntura de um jogo feio, quezilento, geriu muito melhor que o adversário as suas próprias emoções e saiu de Braga com três pontos que pouco ou nenhum retorno lhe deverão trazer em termos práticos. O que o resultado reflecte, sobretudo, é o estertor de um condenado.

João Capela (3) — OK, os jogadores não facilitaram (e os árbitros assistentes nem sempre colaboraram), mas isso por si só não pode justificar tantos erros. Porque expulsou Faria? E João Pereira?



TREINADOR DO SP. BRAGA RECONHECE QUE A EUROPA ESTÁ MAIS LONGE MAS...

Machado não baixa a guarda

Por Nuno Pedro Fernandes e JOSÉ CARLOS MOURA

MANUEL MACHADO assume que o apuramento para a Taça UEFA está mais distante mas não baixa a guarda. «Olho para essa questão da mesma forma que a via antes deste jogo: sabemos que irá ser difícil, mas não podemos atirar a toalha ao chão. As contas fazem-se no final», disse o treinador do Sp. Braga depois da derrota com o U. Leiria.

«Não foi um jogo fácil. Houve grandes condicionalismos para formar a equipa. Nos primeiros 15 ou 20 minutos tivemos duas ou três oportunidades para golo, que não concretizámos. A partir daí, ficou mais difícil», historiou Machado, que não ficou propriamente surpreendido com a forma como o adversário se apresentou em Braga.

«Já havia avisado para a categoria dos três avançados do U. Leiria. São velosos e perigosos», recordou.

O problema não se esgotou no veneno do contra-ataque leiriense. «Duas lesões antes do intervalo obrigaram a alterações que não estavam previstas, daí se ter notado alguma falta de ligação na segunda parte», exemplificou Manuel Machado, reportando-se às saídas forças de Vandinho e Matheus. «Depois de ficarmos em inferioridade numérica, o U. Leiria ficou numa posição mais confortável», constatou.

Carlos Freitas é hoje apresentado como reforço da estrutura do futebol profissional do Sp. Braga, , Laszlo Boloni, futuro treinador, há-de sê-lo mais tarde, Manuel Machado não fugiu à questão quando esta lhe foi colocada. «Trata-se de uma situação que não é saudável, não ajuda, mas é normal em futebol quando as coisas estão menos bem. Temos de saber viver com isso», comentou.

Gesso atrasa início do jogo

Este Sp. Braga-U. Leiria começou com sete minutos de atraso, por o árbitro não ter permitido que José Manuel, jogador da casa, actuasse com uma protecção de gesso.

Manuel Machado tinha seis (!) jogadores em risco de punição, mas só José Manuel pisou o risco (e que pisadela!). João Pereira também ficará de fora na próxima jornada.

Os bracarenses regressam esta manhã aos treinos.



NOITE COMPLICADA

JOÃO PEREIRA (Sp. Braga)

Foi uma noite muito complicada. Não conseguimos ser superiores ao U. Leiria. As coisas não nos têm corrido bem, mas há muitos lances que têm sido mal ajuizados contra nós. Já começa a ser de mais. Chegou a hora de falar disto!



Factos & Figuras

19 pontos a voar

Podia aqui falar-se da primeira vitória do U. Leiria como visitante neste campeonato, mas apesar dessa alegria breve da equipa do Lis, o que emerge deste jogo é a terceira derrota caseira do Sp. Braga.

Com o desaire de ontem, são já 19 os pontos que os arsenalistas viram voar nesta Liga perante o seu público. É muito ponto, sobretudo por se tratar de uma equipa que iniciou a época com grandes expectativas — o apuramento para a Taça UEFA, se calhar, seria em Agosto uma espécie de objectivo mínimo. Hoje, ainda não é uma miragem, mas não anda longe disso.



ASSISTIU AO JOGO

Carlos Freitas confirmado

Agora é oficial: Carlos Freitas irá exercer funções na estrutura do futebol profissional bracarense, onde vai desempenhar cargo que não deixará de ser relevante no organograma da SAD arsenalista, tal como, aliás, sucedeu no Sporting durante os vários anos que passou em Alvalade.

Carlos Freitas assistiu ontem ao jogo entre o Sp. Braga e o U. Leiria, vai ser hoje formalmente apresentado e, tal como a esmagadora maioria dos 15 mil espectadores presentes, não deverá ter ficado entusiasmado.



Penalva do Castelo: além de João Aurélio, Aloísio já tirou notas do jovem guarda-redes

Sp. Braga observa Cristiano

Depois de o lateral Gilberto ter sido transferido na época passada para o Boavista, o Penalva do Castelo está muito perto de colocar mais alguns jovens em clubes no principal escalão do futebol português. O Sp. Braga poderá ser bem o destino de João Aurélio, extremo de 19 anos, que actualmente está ao serviço da selecção sub-20 para participar no Torneio Campos Verdes, e de Cristiano, jovem guarda-redes de 17 anos, que já trabalha com o plantel de Carlos Agostinho.

Aloísio, que está ligado ao gabinete de prospecção do clube bracarense, já esteve em Penalva do Castelo para observar os jovens.

«Seria muito bom para eles e para o próprio clube projectar mais jogadores. Espero que tenham todo o sucesso», disse o treinador Carlos Agostinho, que vai preparando o encontro com o Pampilhosa, no próximo domingo, sem contar com o médio Tojó, que está castigado e não pode dar o contributo à equipa.

in A BOLA

JotaCC

Adiar a morte com dignidade

O Leiria venceu com justiça em Braga e adiou a descida à Liga Vitalis. N'Gal, com uma trivela a fazer recordar os melhores momentos de Quaresma, marcou um excelente golo e premiou a estratégia da equipa de Vítor Oliveira, que ao longo do jogo deu sempre a sensação de saber o que estava a fazer em campo. Defendeu bem, soube 0'posicionar-se atrás da linha da bola, mesmo que em muitos momentos o tivesse feito com todos os jogadores no seu meio-campo, e chegou à área bracarense em contra-ataques rápidos, porque tem bons jogadores para fazê-lo, ou através de ataque organizado. O Leiria fez tudo o que o Braga não conseguiu fazer. Primeiro porque apresentou um meio-campo pouco criativo e sem velocidade, depois porque insistiu nas jogadas individuais, e neste capítulo Matheus exagerou. O brasileiro quis fazer tudo sozinho, tentando até ludibriar o árbitro em duas ocasiões. A equipa minhota, mesmo sem ter jogado bem, até criou algumas oportunidades, mas teve pela frente um guarda-redes, Fernando, que voltou a apresentar a inscrição para a Bwin Liga na próxima época. Se o Leiria descer, o guardião não merece acompanhar a equipa até ao "inferno". Defendeu tudo e deixou os bracarenses pelo terceiro jogo consecutivo sem marcar, depois de ter ficado em branco com o Leixões e diante do Sporting, embora neste último caso Matheus até tivesse marcado um golo limpo em Alvalade, só que não contou.

Sem hipótese de bater Fernando, Manuel Machado fez diversas alterações no meio-campo. Vandinho e Matheus saíram por lesão, Stélvio, muito apagado, foi substituído por opção. O que não se compreende é que César Peixoto entrasse para jogar como 10, quando Jaílson ficou na esquerda. Opções...

O Braga pagou caro os seus erros. Foi batido por N'Gal e atraiçoado pelos nervos, acabando reduzido a nove, isto quando na próxima semana vai defrontar o Marítimo, num jogo que poderá ser decisivo na luta pelo acesso à UEFA. Para já ficou mais longe do objectivo.

Braga 0 - Leiria 1


Estádio AXA

Relvado bom estado

15 014 espectadores


Árbitro

Assistentes

4º Arbitro


João Capela [AF Lisboa]

Sérgio Lacroix + Carlos Nilha

Rui Costa 4º árbitro


Braga


Treinador Manuel Machado

31 | Kieszek GR

47 | João Pereira LD

3 | Paulo Jorge DC

16 | Contreras DC

13 | Carlos Fernandes LE

5 | Roberto Brum MD

89 | Stélvio MO a 57'

18 | Zé Manel AD

88 | Vandinho MO a 44'

99 | Matheus AE a INT

29 | Linz AV

12 | Dani Mallo GR

26 | Breno DC

25 | Miguelito LE

17 | Frechaut MD d 57'

21 | César Peixoto MO d INT

15 | Wender AE

20 | Jaílson MO d 44'

AMARELOS 36' Matheus |74' e 82' João Pereira

VERMELHOS 82' João Pereira


U. Leiria
Treinador Vítor Oliveira


1 | Fernando GR

5 | Éder LD

23 | Bruno Miguel DC

55 | Éder Gaúcho DC

80 | Patrick LE

66 | Tiago MD a 88'

15 | Faria MD

18 | Sougou AD a 90+2'

11 | Cadú MO

7 | N'Gal AE

9 | Paulo César AV a 90+2'

12 | Alemão GR

26 | Nélson LD

25 | Laranjeiro LE

3 | Lukasiewicz MD d 88'

14 | Alhandra MO d 90+2'

21 | Toñito MO d 90+2'

AMARELOS 18' Sougou |74' Tiago | 88' Bruno Miguel

VERMELHOS79' Faria

0-1|69'

N'gal


Árbitro

Globalmente muito bem

Nos casos mais complicados e mais polémicos, as três expulsões, esteve bem. Aos 69' não assinalou um fora-de-jogo a Sougou, mas a culpa é do seu auxiliar, Carlos Nilha, que deixou seguir o lance. Erro grave, que podia ter valido o 2-0.


MOMENTO: 69' [0-1]
N'Gal de trivela

Como corolário de uma excelente estratégia, Paulo César avança pela esquerda, assiste N'Gal, que remata de trivela e marca um belo golo, sem hipótese para Kieszek. Um golo que o Leiria bem mereceu. 


Filme do jogo

2' Canto marcado por Zé Manel, a bola sobrevoa a pequena área do Leiria e sobra para Linz, que atira ao lado.

12' Matheus, de muito longe, remata com perigo e ao lado.

39' Mais um remate de longe, agora de Roberto Brum, mas a bola passa por cima da trave.

44 Zé Manel cruza, Linz tenta o golo com o peito, mas Fernando agarra com segurança.

56' N'Gal assiste Faria, que remata e Contreras evita o golo, a bola sobra para Cadu, que remata à trave.

60' Livre de César Peixoto, Fernando defende com dificuldade.

67' Cruzamento de César Peixoto, Zé Manel remata, Fernando faz uma grande defesa, Linz faz a recarga, mas o guarda-redes do Leiria volta a evitar o golo.

70' Sougou isola-se, mas Kieszek evita o segundo golo.

79' Zé Manel expulso por cuspir em Cadu; Faria viu vermelho por agarrar o pescoço de Zé Manel e empurrá-lo para o chão.

82' João Pereira simula falta, vê segundo amarelo e consequente vermelho.

85' Jailson tenta a sua sorte, mas Fernando volta a segurar a vitória.

86' César Peixoto remata, Fernando defende, Linz aproveita a recarga, mas Bruno Miguel opõe-se e evita o empate.

87' Contra-ataque conduzido por N'Gal, que assiste Éder, mas Kieszek desvia a bola para canto.


A ESTRELA: Fernando (4)


Uma série de defesas de recurso, a impedir o êxito dos atacantes contrários, afirmam a influência do guarda-redes brasileiro no desfecho do confronto, com destaque para a dupla intervenção a remate de Zé Manel e à recarga de cabeça de Linz, à queima. Antes, aos 41', e depois, aos 60 e 84', entre outras defesas de menor grau de dificuldade, Fernando brilhou com defesas apertadas e garantiu a segurança da sua baliza.



Braga um a um

.

2,5 Kieszek

Descansou na primeira parte e sofreu na segunda, sem, contudo, ter sido culpado no golo, evitando ainda que Sougou (70') e Éder (88') ampliassem a vantagem leiriense.

.

1,5 João Pereira

Os cuidados que teve com Paulo César perdeu-os quando começou a trocar mimos com Tiago e acabou expulso por acumulação de amarelos.

.

2 Paulo Jorge


Começou o jogo a ver N'Gal nas suas costas a perder um golo e depois procurou ser consistente no eixo da defesa, o que conseguiu sem grande esforço.

.

2 Contreras

Bem a defender, procurou desequilíbrios quando se achou com a bola no meio campo contrário. Culpas no golo de N´Gal.

.

2 Carlos Fernandes

Muitos problemas para travar as investidas adversárias pela sua ala, numa noite em que não conseguiu ser tão eficiente como é hábito a fechar o corredor esquerdo.

.

2,5 Brum

Bombeiro para (quase) todos os fogos em noite de constantes desmultiplicações.

.

1,5 Stélvio

Lento e previsível, demorou demasiado para sair.

.

1,5 Vandinho

Num jogo em que quase tudo lhe correu mal a lesão acabou por ser o corolário de tantos azares.

.

1 Zé Manel

Bem expulso depois de ter cuspido num adversário. Inqualificável!

.

1 Matheus


Jogou quase tanto como simulou faltas. Sobre o intervalo lesionou-se e teve que sair.

.

2,5 Linz

Foi o principal responsável pelo brilho do guarda-redes Fernando, que por várias vezes lhe negou o golo. Fazer tudo, desta vez, não chegou para marcar.

.

1,5 Jailson

Pagou a factura de jogar fora da posição em que tem sido utilizado nos últimos jogos do Braga.

.

2 César Peixoto

Deu nova alma à equipa, mas pouco mais.

.

2 Frechaut

Entrou para refrescar a equipa mas não trouxe nada de novo ao jogo. ^


Manuel Machado

"Contas só no fim"

Manuel Machado estava triste mas resignado com a derrota. O treinador do Braga começou por argumentar que "cada jogo tem a sua história e a deste não é fácil para nós", lamentando, de imediato, "os condicionalismos" de alguns jogadores... "Podíamos ter marcado nos primeiros minutos mas não o conseguimos e os jogadores estavam avisados para o perigo que o Leiria podia causar, pois possui jogadores velozes, dos mais rápidos do campeonato", sustentou, acrescentando: "As lesões do Vandinho e do Matheus obrigaram a duas substituições, uma das quais a entrada do César Peixoto, que está apenas com três dias de trabalho. As coisas agravaram-se posteriormente com as duas expulsões e o Leiria, que jogou sem pressão, libertou-se e conseguiu marcar", opinou. Face às lesões e exclusões o técnico tem consciência que do agravamento do quadro dos disponíveis, mas sublinha que "as contas fazem-se no fim.
Estamos a três pontos do nosso objectivo", concluiu.


João Pereira
"Árbitros avaliam sempre contra nós"

João Pereira reconheceu que o Braga "não conseguiu ser superior ao Leiria nem praticar o seu futebol", mas logo tratou de apontar setas ao árbitro da partida. Na opinião do lateral, expulso por acumulação, depois de simular uma falta, o encontro com o Leiria parece dar razão a António Salvador, que ainda esta semana culpabilizou as arbitragens pela posição da equipa. "Tem havido lances muito complicados nos jogos e os árbitros avaliam sempre contra nós. Não sei o que se passa e assim é complicado", desabafou, insistindo na frequência com que os ditos lances têm aparecido. "Já começam a ser muitos jogos seguidos. Nunca falei disto antes, mas começam a ser muitas, muitas vezes", encerrou.

O JOGO

JotaCC

Bracarenses começam a ver lugar europeu por um canudo

Frustração bem patente no rosto do avançado arsenalista Roland Linz

AUnião de Leiria foi ontem a Braga conquistar uma inesperada vitória, por 1-0, que lhe permitiu evitar, pelo menos por mais uma jornada, a descida virtual à Liga de Honra, deixando, ao mesmo tempo, a equipa minhota mais longe dos lugares de acesso à Taça UEFA. O resultado foi um castigo justo para a forma ineficaz como os bracarenses atacaram e um prémio para o esforço dos leirienses, que não ganhavam um jogo da Liga desde o já longínquo dia 27 de Janeiro.

Ao longo de toda a partida, foi pouco visível a diferença entre as duas equipas, embora uma lute para chegar à Europa e a outra esteja praticamente despromovida. Sobretudo na primeira parte, o Braga jogou sempre de forma lenta e previsível, enquanto o Leiria apostou tudo no contra-ataque, embora esta estratégia só tenha tido resultados práticos no segundo tempo.

A partida animou bastante depois do intervalo, altura em que os minhotos começaram a arriscar mais, deixando a defesa à mercê da velocidade dos avançados leirienses. Depois de Linz ter falhado um golo praticamente certo e de Cadu ter rematado à barra, os visitantes marcaram mesmo, num excelente trabalho de N'Gal, que se desembaraçou bem de Contreras e rematou de forma imparável. Foi, também, a altura de os jogadores perderem a cabeça em alguns lances, obrigando o árbitro João Capela a puxar três vezes do cartão vermelho no espaço de quatro minutos Zé Manuel e Faria foram expulsos directamente, enquanto João Pereira foi para os balneários mais cedo por acumulação de amarelos.

Nos minutos finais, o Braga carregou sobre a área da União, na procura desesperada do empate, mas as grandes oportunidades pertenceram à equipa de Vítor Oliveira, sempre em contra-ataque, que só não resultaram por mérito do guarda-redes Kieszek. Linz e Jaílson também estiveram perto do golo, mas os defesas leirienses arranjaram sempre maneira de pôr um pé na frente da bola, impedindo-a de tomar o caminho da baliza de Fernando. O encontro terminou com estridentes assobios dos adeptos arsenalistas e com lenços brancos a Manuel Machado, que vê o objectivo europeu cada vez mais distante. Por uma noite, a equipa de Leiria pôde fazer a festa…


"Distância passível de ser recuperada"



Manuel Machado

Treinador do Braga


"Partimos para o jogo com grandes condicionalismo. Tivemos boas oportunidades no início da partida, mas não concretizámos. As lesões de Vandinho e Matheus condicionaram ainda mais, pois fomos obrigados a fazer alterações que não estavam previstas. E a vertente disciplinar também não ajudou... Eram três pontos muito importantes, mas estamos a uma distância de acesso aos lugares europeus passível de ser recuperada".

JN

JotaCC

Leiria afasta Sp. Braga da Europa
O Sp. Braga cedeu, ontem, uma derrota a uma bola frente ao 'lanterna vermelha' Leiria e vê a Europa cada vez mais longe dos seus horizontes.

O Sp. Braga perdeu, ontem, com o União de Leiria, por 1-0, em jogo de encerramento da vigésima sexta jornada da BwinLiga.
A jogar em casa o conjunto arsenalista entrou com vontade de criar perigo junto da área leiriense, mas as jogadas ofensivas nunca foram muito esclarecidas e, como tal, o marcador não sofreu qualquer alteração nos primeiros minutos de maior ímpeto bracarense.
Logo no segundo minuto do encontro, Roberto Brum marcou o pontapé de canto na esquerda e Linz rematou de cabeça criando grande perigo para a baliza de Fernando, mas o remate saiu algo desviado e embateu nas malhas laterais do último reduto leiriense. Foi a primeira grande ocasião de perigo para o Sp. Braga que só aos 26 minutos voltaria a incomodar o guardião Fernando por intermédio, novamente, do austríaco Linz que respondeu da melhor maneira ao cruzamento efectuado por Zé Manuel.

Estava algo apagada a equipa minhota, mas mesmo assim dominava o encontro e era a formação mais perigosa dentro das quatro linhas. O Leiria não conseguia responder às ofensivas bracarenses e apenas por uma vez incomodou o guarda-redes polaco do Braga. Patrick, na marcação de dois livres directos, obrigou Kieszek a defender, mas sem grandes dificuldades.
Ao intervalo o Braga dominava a partida, mas não mostrava grandes argumentos e a superioridade que, teoricamente, tinha sobre a formação leiriense antes do início da partida. Como tal, e perante a escassez de oportunidades flagrantes de golo, o resultado mantinha-se no nulo quando o árbitro José Capela apitou para o fim da primeira parte.
Para a etapa complementar o Leiria entrou com maior vontade, mas sem co-nseguir incomodar a defesa da equipa bracarense. O ritmo de jogo era muito baixo e o Sp. Braga, que deveria assumir as despesas da partida,

nada conseguia fazer para acelerar um pouco o encontro e criar oportuni-dades que incomodassem o guarda-redes Fernando.
Com maior ascendente atacante, os leirienses quase conseguiram o golo numa excelente jogada de N'Gal pela direita do ataque que entrou na área, cruzou para Sougou, que rematou contra o corpo de um defesa arsenalista, e na recarga Faria enviou a bola com estrondo à trave, tendo o esférico depois embatido no chão mesmo em cima da linha de golo. Muito perigo para a baliza de Kieszek que se mostrou impotente para defender o remate de Faria.

Aos 67 minutos Zé Manuel efectuou um excelente remate à baliza leirinense, com Fernando a defender para a frente e Linz, deslumbrado com a oferta. a cabecear para nova defesa do guardião do Leiria.
No minuto seguinte, N'Gal aproveitou um cruzamento da esquerda, dominou a bola à entrada da área bracarense e rematou cruzado batendo Kieszek e marcando o primeiro da partida.
Depois vieram as expulsões. Zé Manuel, João Pereira e Faria receberam ordem de expulsão em apenas três minutos, mas mais jogadores deveriam ter se-guido o mesmo caminho.
Até ao final do encontro nada mais a assinalar. O Braga não conseguiu reagir ao golo sofrido, apenas por duas vezes conseguiu incomodar Fernando, mas sem grande perigo e a derrota é um resultado final que não serve de nada ao Braga.

CM

JotaCC

Segunda vitória do Leiria obtida à custa do Braga


Sp. Braga 0
U. Leiria 1


Jogo no Estádio Axa, em Braga. Assistência 15 mil espectadores
Sp. Braga Kieszek 6, João Pereira 5, Paulo Jorge 5, Contreras 5, Carlos Fernandes 5, Brum 6, Stélvio Cruz 5 (Frechaut 5, 56"), Vandinho 5 (Jaílson 5, 44"), Zé Manel 5, Matheus 5 (César Peixoto 5, 46"), Linz 5;
U. Leiria Fernando 7, Éder 6, Éder Gaúcho 5, Bruno Miguel 5, Patrick 5, Tiago 5 (Lukasiewicz 5, 87"), Faria 6, Cadu 5, N"Gal 6, Paulo César 6 (Toñito -, 90"), Sougou 6 (Alhandra -, 90").
Árbitro João Capela 5, de Lisboa.
Amarelos Sougou (18"), Matheus (36"), João Pereira (73" e 81"), Tiago (73"), Brum (87"), Bruno Miguel (88").
Vermelhos Zé Manel (77"), Faria (79"), João Pereira (81").
Golo 0-1 por N"Gal, alos 68".
A O Sporting de Braga foi surpreendido em casa pelo "lanterna vermelha" da Liga, num jogo com três expulsões e poucos momentos de bom futebol. N"Gal apontou o único golo de uma partida que adia a despedida da prova da União de Leiria e deixa os minhotos mais aflitos na procura dos lugares europeus. O resultado levanta muitas questões em torno da continuidade de Manuel Machado, um dia antes de Carlos Freitas se apresentar oficialmente como director desportivo do Braga.
Sem velocidade e refém dos fogachos de João Pereira na direita, o Braga só acordou para o jogo no minuto 39, no momento em que Roberto Brum disparou uma bomba ligeiramente ao lado dos ferros da baliza. Os locais até entraram cheios de autoridade - Linz fez um desvio interessante logo aos dois minutos. Mas não conseguiram dar ao seu jogo imaginação e velocidade suficientes para contrariar um adversário limitado no seu futebol.
A primeira parte do jogo foi demasiado pobre, com o Braga a não saber aproveitar a maior posse de bola e o domínio. E esta fase deixou ainda muitas dores de cabeça ao treinador Manuel Machado, com as lesões graves de Vandinho e de Matheus.
Com a entrada de César Peixoto, os bracarenses motivaram-se e apareceram mais vezes junto da baliza de Fernando. Mas o guarda-redes leiriense continuava atento: só ao minuto 67", negou golos a Zé Manuel e a Linz. A sua segurança não só atordoou os locais como deu asas a N"Gal para subir no terreno. Foi aí que o Leiria começou a ganhar o jogo que fechou a 26.ª jornada do campeonato, mesmo a jogar mal. Uma fuga do camaronês pela esquerda já tinha permitido que Sougou rematasse a bola contra o corpo de um defesa; na recarga de Faria bateu na trave. Aos 68": Paulo César cruzou para N"Gal, este iludiu Pablo Contreras e fez um bom golo. Seguiram-se lutas vãs no meio-campo e três expulsões - duas para o Braga e uma para o Leiria -, a mancharem ainda mais a partida.

PUBLICO

JotaCC

 Braga perde com o "lanterna vermelha"     


A União de Leiria venceu  o Sporting de Braga por 1-0, no fecho da 26ª jornada da Liga portuguesa de futebol, e evitou a descida matemática de divisão por, pelo menos, mais uma jornada. Um golo solitário de N'Gal, aos 69 minutos, deu um triunfo importante ao último classificado da Liga, que não ganhava desde a 17 jornada (contra a Académica) e assim passou a somar 12 pontos, menos 10 que Leixões, penúltimo, e 11 que Paços de Ferreira, antepenúltimo, e "adiou" a confirmação da descida de divisão, que aconteceria se perdesse. O Sporting de Braga, por seu turno, complicou ainda mais as hipóteses de lutar por um lugar nas competições europeias, uma vez que a derrota o deixou no oitavo lugar, com 34 pontos, menos três que o Marítimo (7º), cinco que o Belenenses (6º) e sete que o Vitória de Setúbal (5º).

Uma derrota que complica ainda mais a luta dos arsenalistas por um lugar europeu, até porque, ficou sem quatro jogadores para o encontro com o Marítimo, agendado para o próximo sábado.


Manuel Machado: «Não vamos atirar com a toalha ao chão. 
          

No final da partida Manuel Machado estava trist, mas resignado com a derrota.
O técnico dos arsenalistas considerou que o Leiria foi superior à sua equipa, mas os vários condicionalismos (lesões e expulsões) acabaram por dificultar ainda a mais a tarefa do Sporting de Braga. Apesar disso, o técnico bracarense recusasse a atirar com a "toalha ao chão".

«Não foi um jogo fácil devido aos condicionalismos durante a partida. Nos primeiros minutos criamos três situações para marcar mas não concretizamos. Mas os jogadores estavam avisados, que apesar da época do Leiria está a fazer tem jogadores para desequilibrar. No segundo tempo as coisas agravaram-se com as duas expulsões e o Leiria foi superior. Em termos pontuais a luta pela Europa não se alterou muito. Mas temos um quadro muito complicado. Não podemos contar com quarto jogadores para o jogo com o Marítimo», adiantou Manuel Machado que comentou ainda as sucessivas noticias da contratação de um novo treinado para o SC Braga. «Não é nada saudável. Mas são coisas do futebol. Quando as coisas não estão bem as situações repetem-se. Temos de viver com isso», rematou.

MAIS ACTUAL

JotaCC

União de Leiria vence Sp. Braga e tarda em cair

A União de Leiria venceu esta segunda-feira o Sporting de Braga por 1-0, no fecho da 26.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, e evitou a descida matemática de divisão por, pelo menos, mais uma jornada.

Um golo solitário de N'Gal, aos 69 minutos, deu um triunfo importante ao último classificado da Liga, que não ganhava desde a 17 jornada (contra a Académica) e assim passou a somar 12 pontos, menos 10 que Leixões, penúltimo, e 11 que Paços de Ferreira, antepenúltimo, e "adiou" a confirmação da descida de divisão, que aconteceria se perdesse.

Com quatro jornadas e 12 pontos por disputar, este triunfo permitiu à equipa do Lis sonhar por, pelo menos, mais uma ronda com a continuidade na primeira divisão.

O Sporting de Braga, por seu turno, complicou ainda mais as hipóteses de lutar por um lugar nas competições europeias, uma vez que a derrota o deixou no oitavo lugar, com 34 pontos, menos três que o Marítimo (7), cinco que o Belenenses (6) e sete que o Vitória de Setúbal (5).

O encontro entre Sporting de Braga e União de Leiria encerrou a 26 ronda, cujo grande vencedor foi o Sporting, ganhar domingo ao Leixões, por 2-0, ascendendo ao terceiro lugar da classificação.
 
RTP

SC BRAGA

#7
Paulo Santos é hoje operado

Paulo Santos não resistiu às dores na região cervical que o têm afectado ao longo da corrente temporada e vai ter de ser operado, uma decisão que foi tomada pela equipa médica nos últimos dias e que vai materializar-se hoje. Deste modo, o habitual dono da baliza minhota - titularidade perdida no jogo de recepção ao Werder Bremen - despede-se mais cedo da temporada, numa tentativa de, de uma vez por todas, pôr cobro ao sofrimento que o impede de se treinar normalmente e de discutir o regresso à titularidade.

O JOGO



Sp. Braga-U. Leiria, 0-1 (crónica)


O Sp. Braga europeu, poderoso, autoritário, parece não passar de uma memória fugaz. De uma recordação recente mas, ao mesmo tempo, tão distante. Este Sp. Braga actual não é um digno sucessor da herança deixada pela equipa douturada por Jesualdo Ferreira durante três temporadas.

Na recepção à condenada União de Leiria, a formação orientada por Manuel Machado jogou mal, muito mal. Perdeu por 1-0 e perdeu com inteira justiça. Mas as críticas não podem quedar-se por aqui.

A atitude, a falta dela, é o mais grave. O Sp. Braga jogou quase sempre devagar, refém de uma apatia e lassidão que não são compatíveis com o futebol profissional. O Leiria limitou-se a aproveitar bem este comportamento. Lucrou três pontos, venceu pela primeira vez fora de casa e adiou por uma semana a despromoção matemática à Liga Vitalis.

A solidão de Brum num deserto de futebol

A primeira parte foi um desolador deserto de futebol. O relvado estava bom, as bancadas bem compostas, a temperatura muito agradável. O problema esteve mesmo nos jogadores. Principalmente nos do Sp. Braga.

Este período foi tão pobre que somente aos 39 minutos apareceu um lance digno de registo. Roberto Brum, o melhor dos minhotos, encheu o pé à entrada da área e assustou Fernando.

Até ao intervalo, Manuel Machado perderia Vandinho e Matheus por lesão. Na etapa complementar, veria a sua equipa a perder a vergonha pelo mau comportamento e pelo respeito a todos aqueles que pagaram bilhete para ver um jogo de futebol.

Golo de Ngal e um corropio de atitudes vergonhosas

55 minutos, bola na barra da baliza de Kieszek. O primeiro aviso sério do humilde Leiria. Mas o Sp. Braga não se terá assustado. Continuou a bocejar, limitou-se a encolher os ombros e esboçar um sorriso de troça. E continuou a jogar mal, já agora.

Mas aos 68, o Leiria marcou mesmo. Ngal aproveitou um erro de Contreras, surgiu solto na área e rematou com estrondo para o fundo das redes minhotas. Um minuto depois, Sougou falhou escandalosamente o segundo dos homens do Lis.

O que se seguiu a isto é inenarrável. Vergonhoso, vergonhoso, vergonhoso. Entre cuspidelas, empurrões, cabeças perdidas e orgulhos feridos, quase ninguém se salva da crítica negativa.

Zé Manel, Faria e João Pereira foram expulsos, outros também poderiam ter sido. João Capela, árbitro inexperiente, cometeu vários erros ao longo da partida, mas pode escudar-se parcialmente no execrável comportamento dos atletas.

Que condições terá o técnico Manuel Machado para trabalhar até ao fim da temporada?

IN MF




Manuel Machado (Sp. Braga): «O Leiria foi melhor»

Manuel Machado, treinador do Sp. Braga, em declarações na sala de imprensa após a derrota caseira diante da União de Leiria.

«Não foi um jogo fácil. Tínhamos grandes condicionalismos. Tivemos boas oportunidades para marcar nos primeiros vinte minutos, não aproveitámos. Depois, o Leiria, que tem jogadores na frente com qualidade e velocidade, colocou-nos muitas dificuldades. Tivemos ainda as lesões do Vandinho e do Matheus. Fui obrigado a colocar o César, que vinha com três dias de trabalho. No segundo tempo as coisas agravaram-se. Sofremos um golo, tivemos duas expulsões e o Leiria foi o melhor conjunto nos 90 minutos.»

Sobre o objectivo-Taça UEFA: «É complicado. Vamos ter agora uma semana problemática pela frente, mas não vamos atirar a toalha ao chão. Há que reunir e dar força aos que restam. Está na nossa mão reverter esta situação difícil.»

Sobre os rumores de entradas e saídas: «Não ajuda, não é saudável, mas faz parte do futebol. É um fenómeno sazonal e contra ele nada podemos fazer.»

IN MF


JotaCC



Sp.Braga 0 - U.Leiria 1

Braga atrasa-se na luta pela europa, Leirienses vencem pela primeira vez fora de casa e adiam descida de divisão


BWin Liga, 26.ª jornada
Estádio Axa, em Braga.

Árbitro: João Capela (Lisboa)

SP. BRAGA
Kieszek, João Pereira, Paulo Jorge, Contreras, Carlos Fernandes, Brum, Vandinho, Stélvio , Zé Manuel, Matheus e Linz.

Suplentes: Dani Mallo, Breno Silva, Miguelito, Frechaut, César Peixoto, Wender e Jaílson.

Treinador: Manuel Machado

U. LEIRIA
Fernando, Éder, Bruno Miguel, Éder Gaúcho, Patrick, Tiago, Faria, Cadú, Sougou, N' Gal e Paulo César.

Suplentes: Alemão, Nélson, Alhandra, Laranjeiro, Toñito e Lukasiewicz.

Treinador: Vítor Oliveira

Golos: 0-1 por N´Gal aos 69 minutos de jogo

RR

JotaCC

Surpresa: N'gal decide em Braga
Leiria 'expulsa' arsenalistas

A U. Leiria alcançou ontem a segunda vitória na Liga – a primeira fora – ao derrotar o Sp. Braga, por 1-0, com um golo de N'Gal (68'), numa partida marcada por três expulsões e muitas críticas ao árbitro lisboeta João Capela.

Os arsenalistas cairam para o oitavo lugar com 34 pontos e ficam a cinco pontos da zona europeia, num jogo em que entraram a todo o gás criando perigo junto da área leiriense. Com o passar do tempo, a partida foi perdendo qualidade e a U. Leiria foi equilibrando as operações, sem ter grandes situações de golo.

Já perto do intervalo e no espaço de dois minutos (45' e 45+2'), o técnico bracarense Manuel Machado perdeu Vandinho e Matheus (ambos saíram com lesões musculares).

No segundo tempo, sinal positivo para os forasteiros que aos 55' podiam ter inaugurado o marcador. Faria rematou à barra após jogada de Sougou. A equipa da casa respondeu de imediato, mas Fernando fez duas espantosas defesas a remates de Zé Manuel e Linz. Na resposta, N'Gal – excelente exibição – marcou num remate forte e colocado (68').

Seguiram-se as picardias entre jogadores, fruto da permissividade do juiz. Zé Manuel cuspiu sobre um adversário e Faria tentou reagir (ambos foram expulsos). João Pereira simulou uma falta (81') e viu o segundo amarelo.

CARLOS FREITAS É OFICIALIZADO HOJE

Carlos Freitas é hoje apresentado como novo responsável pelo futebol na SADdoSp.Braga. A hipótese de o antigo administrador do Sporting rumar ao Minho já havia sido noticiada, mas a divulgação oficial do acordo apenas tem lugar hoje, ao meio-dia.

Com a chegada de Freitas a Braga, ganha contorno a possibilidade de Laszlo Böloni, campeão noSporting com Carlos Freitas, ser o próximo técnico dos arsenalistas, sucedendo a Manuel Machado.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

SPORTING DE BRAGA, 0 – UNIÃO DE LEIRIA, 1
SENTENÇA ADIADA PARA MAIS TARDE


O União de Leiria adiou a sentença da descida de divisão, ao vencer ontem, fora de «casa», o Sporting de Braga por 1-0, em jogo que encerrou a jornada 26. Os minhotos ficam mais longe da Europa.


O Sporting de Braga ressentiu-se das muitas ausências por lesão e para piorar o cenário mais dois jogadores foram para o «estaleiro», Vandinho e Matheus, que correm o risco de falhar a próxima partida na Madeira.
Nos primeiros 45 minutos pouco futebol se viu. Os «arsenalistas», a jogarem em «casa», ante um União de Leiria com a despromoção à vista, tentou controlar o jogo, mas sempre a meio gás, com a defensiva leiriense a não ter problemas em resolver as jogadas mais afoitas do ataque bracarense.
O único lance digno de perigo ocorreu apenas ao minuto 39 (!) com um pontapé de Robert Brum a passar muito perto da trave da baliza defendida por Fernando.
Quando se esperava um início de segunda parte que só desse Braga, foi o União de Leiria, bem organizado, que, em rápidos contra-ataques, por pouco não chegava ao golo. Exemplo disso foi a grande oportunidade aos 55 minutos. Ngal, pela esquerda, assistiu Sougou, mas o seu remate bateu num defesa bracarense, para na recarga Faria atirar a bola, com estrondo, à trave.
Os minhotos responderam (67m), mas Fernando respondeu à altura por duas vezes no mesmo lance, primeiro a remate de Zé Manuel e depois com um cabeceamento de Linz.
Com justiça, o União de Leiria conseguiu marcar (69m) por intermédio de Ngal, que fugiu bem a Contreras, após assistência de Paulo César.
O jogo entrou numa toada de indisciplina, com o árbitro João Capela a exibir o cartão vermelho a Zé Manuel, por cuspir num adversário, e a Faria, e mais tarde a João Pereira, por acumulação de amarelos, por simulação de falta.
Linz, com pouca inspiração, podia ter marcado o golo do empate nos minutos finais, mas não conseguiu atirar com êxito. Os visitantes, com mais uma unidade em campo, podiam ter sentenciado a partida, mas Éder não conseguiu desfeitear o guarda-redes Kieszek.
Com esta derrota, os bracarenses ficam mais longe da Europa, enquanto os leirienses «adiaram» a descida de divisão.

--------------------------

FICHA

Sporting de Braga
Kieszek; João Pereira, Paulo Jorge, Contreras e Carlos Fernandes; Roberto Brum, Stélvio (Frechaut, 58) e Vandinho (Jaílson, 45); Zé Manel, Linz e Matheus (César Peixoto, 46).

U. Leiria
Fernando; Éder, Éder Gaúcho, Bruno Miguel e Patrick; Tiago (Lukasiewicz, 88), Faria e Cadu; Ngal, Paulo César (Toñito, 90+3) e Sougou (Alhandra, 90+3).

Árbitro: João Capela, de Lisboa. Jogo disputado no Estádio Axa, em Braga. Ao intervalo: 0-0. Marcadores: Ngal (69). Cartões amarelos: Sougu (18), Matheus (36), Tiago (74), João Pereira (74 e 81), Ngal (88). Cartões vermelhos: Zé Manuel (77), Faria (78), João Pereira (81).

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Carlos Freitas apresentado como director desportivo do Braga
Carlos Freitas foi apresentado esta terça-feira como o novo director desportivo do Sporting de Braga.

Carlos Freitas salientou no dia da sua apresentação que o principal objectivo do Sporting de Braga neste momento «é a conquista dos 12 pontos em disputa, que em princípio permitirão alcançar a UEFA, o objectivo mínimo para esta época».

Só depois Carlos Freitas vai pensar na próxima temporada.

DIARIO DIGITAL


JotaCC

Carlos Freitas apresentado em Braga

Carlos Freitas foi hoje apresentado como director desportivo do Sp. Braga, assumindo a ambição de ver os «arsenalistas» garantir um lugar na próxima edição da Taça UEFA.

«O principal objectivo passa pela conquista dos 12 pontos em disputa, que em princípio permitirão alcançar a UEFA, o objectivo mínimo para esta época, mas com a intenção clara de prepararmos os próximos anos», afirmou Carlos Freitas.

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, enalteceu «as qualidades» do antigo director desportivo do Sporting, sublinhando que vai ser uma «mais-valia» no clube, «não só pelo seu passado, mas também pelas suas qualidades humanas».

A  BOLA

JotaCC

Sp. Braga
Manuel Machado: "Foram muitos problemas"


O treinador do Sp.Braga lamenta as limitações que teve na partida com a U.Leiria, nomeadamente as lesões de jogadores e as duas expulsões, mas reconhece que a equipa da U.Leiria "colocou muitas dificuldades" e "foi melhor".

"Não foi um jogo fácil. Tínhamos grandes condicionalismos. Tivemos boas oportunidades para marcar nos primeiros vinte minutos, não aproveitámos. Depois, o Leiria, que tem jogadores na frente com qualidade e velocidade, colocou-nos muitas dificuldades. Tivemos ainda as lesões do Vandinho e do Matheus. Fui obrigado a colocar o César Peixoto, que vinha com três dias de trabalho. No segundo tempo as coisas agravaram-se. Sofremos um golo, tivemos duas expulsões e o Leiria foi o melhor conjunto nos 90 minutos."

A derrota em casa complica o objectivo de chegar à Taça UEFA da próxima época, como reconhece o técnico minhoto.

"É complicado. Vamos ter agora uma semana problemática pela frente, mas não vamos atirar a toalha ao chão. Há que reunir e dar força aos que restam. Está na nossa mão reverter esta situação difícil."

INFORDESPORTO

JotaCC

Carlos Freitas apresentado

Carlos Freitas foi hoje apresentado como novo director desportivo do Braga, tendo como missão principal a coordenação de todo o futebol, incluindo a formação, na dependência directa do presidente, de acordo com António Salvador, o presidente. "A formação vai ser uma grande aposta do clube e da SAD no futuro e isso só será possível se estiver interligada com o futebol profissional", afirmou o dirigente. António Salvador referiu que quer aproveitar a experiência de Carlos Freitas, antigo director desportivo do Sporting, para ajudar a consolidar o crescimento que o Braga tem registado nos últimos anos. "Sou o único responsável de tudo o que está para trás no clube e a partir daqui todas as decisões que o senhor Carlos Freitas tomar estarão sempre em sintonia com o presidente", afirmou. Carlos Freitas deixou o Sporting no final de Fevereiro e espera agora "uma relação de sucesso" para "contribuir para ajudar o Braga a alcançar êxitos desportivos". O antigo administrador da SAD dos leões reconheceu que o Braga "tem condições" para conseguir esses êxitos mas, para já, quer apenas "conhecer a realidade do clube para depois fazer um diagnóstico". Carlos Freitas, que esteve ligado ao Sporting desde 1999 até final de Fevereiro deste ano, espera que o Braga conquiste os 12 pontos em disputa na liga e consiga os seus objectivos europeus, recusando-se a falar na temporada 2008/09.

O JOGO

JotaCC

Carlos Freitas apresentado
SALVADOR DIZ QUE É "UMA MAIS VALIA"
      
Carlos Freitas foi apresentado no Sp. Braga como manager do futebol. "O primeiro objectivo é conseguir os 12 pontos que estão em jogo na Liga para conseguirmos a presença na Taça UEFA mas há a intenção clara de prepararmos os próximos anos", disse.

António Salvador, presidente dos arsenalistas, destacou as qualidades profissinais e humanas de Carlos Freitas, ex-administrador da Sporting, SAD.

"Carlos Freitas é uma mais valia para o grupo de trabalho e para o clube", referiu António Salvador.

RECORD