News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 04/08

Started by Carvalhinha, 04 de August de 2006, 07:36

Previous topic - Next topic

Carvalhinha

Soluções para todos os gostos

O Sp. Braga faz amanhã a apresentação formal, frente a um dos adversários (Sporting) que pretende hostilizar desde já, atacando frontalmente o território dos grandes. Um mês depois de herdar o melhor plantel de sempre, Carvalhal vai procurar mostrar até onde pode realmente ir a equipa.
Precisamente um mês após o início dos trabalhos de pré-temporada, o Sp. Braga enfrenta amanhã o leão, a equipa que melhores indicações deu até agora. Toda a agitação decorrente deste choque frontal ainda sem nada para discutir reflecte, essencialmente, o estado de euforia que tipifica a actualidade bracarense.
Sendo precoce, falível e até questionável toda e qualquer análise ao quadro de ambições a que pode efectivamente aspirar este Sp. Braga de transição moldado para conquistas superiores, o resultado de quatro jogos e um mês de trabalho semiclandestino aponta para já num sentido claro: a extraordinária panóplia de soluções ao dispor de Carlos Carvalhal.
O Sp. Braga está, realmente, muito bem servido a todos os níveis e em todos os sectores.

Défice de aproveitamento

O que Carvalhal tem feito com suavidade até agora é proteger o grupo dos efeitos da ilusão e construir, calmamente, os planos da estabilidade. Já foi perceptível, nos quatro jogos de preparação, que há uma gula apreciável no jogo bracarense, com reflexos em alguma instabilidade defensiva, mas o grande problema referido pelo técnico é, afinal, o mesmo dos últimos anos: défice de produção.
O resumo dos quatro jogos resulta em 11-4 em golos, mas é um saldo ilusório: metade desses golos foram obtidos com um adversário dos escalões distritais (Melgacense, 5-1), enquanto a maioria dos golos sofridos foram diante de um até ver primodivisionário, Gil Vicente (0-3).

Ter ou não ter cabedal

No essencial, a evolução de uma equipa trabalhada para o 4x3x3 mas facilmente transformada num 4x2x3x1 de idêntica apetência atacante, mostra que o Sp. Braga não deverá ignorar a sua condição cada vez maior, e é aí que se instala a grande questão: terá a equipa cabedal para se bater com os grandes? Será frágil ou vulnerável a qualquer abalo? Suportará bem as obrigações e ousadias mais ou menos assumidas?
No plano mental, o trabalho de Carlos Carvalhal será essencial, e ele sabe que não pode deixar esfumar uma oportunidade deste calibre para reencarreirar na profissão. Mas Carvalhal tem duas vantagens: herdou um plantel já profundamente trabalhado na área psicológica e com hábitos ganhadores en- raizados, e a maioria das contratações foram jogadores com grande vivência nos grandes ou nessa esfera. Se já havia ambições no ar, a partir da contratação de João Pinto, as obrigações tornaram-se extremas...

In A Bola

********************************************************************

Holofotes nos trincos na versão 4x2x3x1
CARVALHAL COM RAZÕES PARA TESTAR TÁCTICA COM LEÕES


A inovação táctica de Carvalhal no jogo com o Penafiel – trocou o 4x3x3 pelo 4x2x3x1 sem alterar nenhuma das pedras da linha média – foi o segredo para uma vitória robusta (3-0) frente a uma equipa que nunca baixou a guarda – ficou a promessa de agitar a Liga de Honra – e manteve o equilíbrio do jogo em boa meia hora sustentada nas virtudes da marcação individual.

Ao recuar Vandinho para o lado esquerdo de Madrid – e fazer João Pinto avançar à posição de "10", onde faz efectivamente a diferença – Carlos Carvalhal acabou por não ver confirmados os principais receios que a opção levantava: conseguirá o Sp. Braga manter performances defensivas condizentes com o seu passado recente, reduzindo o contingente (de 3 para 2 homens) na primeira linha de defesa da área? O teste realizado serve de aval ao novo esquema: apesar da luta árdua, o poder de fogo do Penafiel traduziu-se em parcos 3 ou 4 remates sem perigo.

Trunfos

Nem tratou do miúdo Diego Costa (cujas fintas conhecia bem...), Irineu reforçou os bons indicadores, primeiro ao lado de Nem e, no último quarto de hora, a render Luís Filipe na ala direita. O reentrado Carlos Fernandes comprovou a maior consistência defensiva (apesar do défice de velocidade no flanco) comparativamente a Paíto.

Portas abertas às 19 horas

A perspectiva da primeira grande enchente da época e as iniciativas previstas para a apresentação da equipa, no jogo de amanhã com o Sporting, às 21 horas, levou a Braga SAD a antecipar a abertura dos portões para as 19. Os craques vão entrar em campo "à americana".

In Record

********************************************************************

Carlos Carvalhal
"Ninguém é titular na minha equipa"


O treinador do Braga está satisfeito com a evolução que a equipa tem registado de jogo para jogo, aproximando-se do nível que o pretende. Por isso, não deu grande importância ao triunfo sobre o Penafiel, mas sim à exibição do seus pupilos. "Os jogadores estão a ser avaliados permanentemente em função da sua prestação nos jogos e nos treinos", referiu
LINO DEVESAS

Carlos Carvalhal voltou a gostar da atitude da equipa no confronto com o Penafiel. A satisfação do treinador arsenalista era óbvia e outro estado de espírito não podia revelar, tão significativas foram as (esperadas) melhorias registadas pela equipa no confronto com os penafidelenses. O trabalho que está a ser desenvolvido pela equipa técnica bracarense desde o início dos trabalhos de pré-temporada visa a sua participação da Liga e com o passar dos dias torna-se evidente o crescimento táctico e a disponibilidade física dos futebolistas que integram o plantel, cuja qualidade é por demais reconhecida. Foi uma boa demonstração do potencial arsenalista a exibição diante do Penafiel, apesar de a equipa ainda carecer de alguns aperfeiçoamentos, nomeadamente no que diz respeito à sincronização de movimentos colectivos de pressão e de uma maior automatização dos processos inerentes às ideias introduzidas pelo novo treinador, essencialmente na dinâmica da transição defesa/ataque, cuja vocação ofensiva tem sido bem visível. Mas é evidente que a equipa da Cidade dos Arcebispos está no bom caminho.

Apesar do dilatado triunfo sobre o Penafiel (3-0), Carlos Carvalhal não alterou o seu discurso em relação aos desfechos anteriores, reafirmando que estes são apenas jogos de preparação e que, por isso, "o resultado é o que menos interessa". O técnico bracarense preferiu destacar "a evolução da equipa em termos de equilíbrios", sublinhando que o Braga defendeu "muito melhor" e conseguiu "criar várias oportunidades de golo que não conseguiu concretizar", necessitando por isso de "melhorar a eficácia", até porque, "nos dias que correm é muito difícil criar uma oportunidade de golo em lances de bola corrida", frisou.

Carlos Carvalhal está a definir um estrutura para a abordar o início da Liga Bwin, mas recusa-se a assumir a aposta numa equipa-base, em definir um onze titular, optando por colocar todos os jogadores num contexto de motivação constante. "Os jogadores estão a ser avaliados permanentemente em função da sua prestação nos jogos e nos treinos. Importante é, por isso, que todos estejam disponíveis sempre que forem solicitados porque todos possuem condições para jogar, que todos estejam identificados com os nossos processos de jogo. Nenhum jogador é titular ou suplente na minha equipa", sublinhou o treinador arsenalista.

Sporting para confirmar evolução

O Braga vai realizar amanhã à noite a sua festa de apresentação aos sócios e associados, tendo como prato-forte da festa o embate com o Sporting, jogo que está marcado para as 21h00. O confronto com os leões, que recentemente subjugaram o Benfica e derrotaram o Corunha, vencendo o Torneio Guadiana, em Vila Real de Santo António, no Algarve, será um teste importante para o técnico Carlos Carvalhal analisar a evolução da sua equipa que, em Esposende, frente ao Penafiel, mostrou estar em nítido crescimento. Será um importante exame à evolução do trabalho efectuado no dia-a-dia desde o início da pré-temporada, para Carlos Carvalhal sentir o pulso às suas tropas diante de um adversário mais exigente, mas sem reflexos quanto ao desempenho estabelecido para o futuro, excepção feita à óbvia correcção de erros individuais e colectivos.

A festa está marcada para a noite de amanhã

O Braga quer fazer da apresentação da equipa uma grande festa e por isso está a preparar um espectáculo para a noite de amanhã, cujo ponto alto será obviamente o jogo com o Sporting. Os dirigentes arsenalistas pretendem criar uma mística própria entre os bracarenses e nesse sentido solicitam aos sócios e adeptos que, também eles, façam a sua apresentação para uma nova época. Sob o lema "um adepto, uma parte do clube", a SAD bracarense apela a uma presença massiva no estádio e que todos levem um cachecol ou uma peça de roupa vermelha, a fim de criar uma onda vermelha nas bancadas capaz de transformar o jogo num espectáculo.

O início da cerimónia está marcado para as 19h15 e começará com animações variadas (ainda não reveladas) e prosseguirá às 19h50 com a apresentação individual dos jogadores. No intervalo do jogo serão homenageadas as modalidades e os sócios mais antigos do clube, e para o final do jogo está projectado um espectáculo de luz e fogo de artifício, animado, em simultâneo, por um vídeo de exaltação ao fervor bracarense no ecrã gigante.

Apenas uma baixa

Hugo Leal, a recuperar de uma entorse traumática na articulação tibiotársica esquerda, é o único futebolista impedido de pisar o relvado no confronto com o Sporting, embora a possibilidade de Davide e Pedro Costa (Zé Carlos já treinou ontem) serem utilizados por alguns minutos (prosseguiram ontem a fase final do processo de reintegração progressiva) não esteja ainda confirmada.

O plantel arsenalista realizou ontem duas sessões de trabalho, ambas à porta fechada, enquanto o lote de dispensados, cujo futuro se encontra ainda em fase de resolução, apenas efectuou uma.

Toyo estreia-se com patrocínio no Minho

A Toyo é o mais recente patrocinador do Braga. O contrato entre esta empresa de pneus, com sede em Osaka, no Japão, com representação exclusiva em Portugal por parte da Hiperimpério, e a SAD do clube da Cidade dos Arcebispos foi ontem à tarde celebrado nas instalações do novo municipal bracarense. O patrocínio tem o prazo de um ano. António Salvador, presidente e representante da SAD arsenalista, e António Santos, em representação da empresa japonesa, assinaram o documento. A multinacional Toyo é o oitavo produtor de pneus a nível mundial, vocacionada essencialmente para as grandes performances e com presença em todos os continentes.

O contrato ontem assinado constitui a primeira experiência da Toyo no futebol a nível mundial. O objectivo deste patrocínio, segundo António Santos, é o de tornar a marca mais conhecida fora dos circuitos da especialidade, propósito este que a dimensão do Braga pode concretizar. António Salvador, pelo lado dos bracarenses, confessou-se satisfeito com o facto do Braga conseguir mais um sponsor, em especial por se tratar de mais uma multinacional, depois da Sportingbet.

In O Jogo

nandes

#1



"Aproveitar distracções"



Luís Filipe reencontra o Sporting, amanhã, no jogo de apresentação


Discurso arrojado numa pré-época pintada de sonhos. A máxima do Braga é um sério alerta às ambições dos três grandes, uma equipa que promete intrometer-se na luta da frente, ser uma espécie de 'outsider' num campeonato cada vez mais marcado pela força dos pequenos.

As palavras do lateral-direito Luís Filipe começaram por ser tímidas, assentes no "pensar jogo a jogo", mas depressa assumiram outras metas "Queremos continuar lá em cima, atrás dos três grandes, na luta pelos lugares cimeiros. É isso que prometemos, muita luta e empenho. Se alguém se distrair, vamos aproveitar essa distracção". Fica o aviso implícito de ficar entre os três primeiros lugares.

Para já, há que descer à terra. Antes da classificação final no campeonato português, os minhotos têm como meta "entrar na fase de grupos" da Taça UEFA, um objectivo adiado nas últimas temporadas face ao infortúnio da primeira eliminatória. "Neste momento, a Europa é o grande objectivo. Queremos afirmar o nome do Braga nas competições europeias", sublinha Luís Filipe, que cumpre a segunda temporada com o emblema arsenalista, depois de uma excelente passagem no início da década, que culminou com a transferência para o Sporting.

Curiosamente, o nome dos leões atravessa-se no caminho do Braga. Amanhã, às 21.15 horas, com transmissão na RTP, os minhotos apresentam-se aos sócios e simpatizantes diante do Sporting. E o objectivo é claro "Queremos fazer uma boa exibição, porque jogamos frente aos nossos sócios e eles merecem um bom resultado". No plano pessoal, será "um jogo especial pelos amigos" que tem Alvalade, apesar de ser "um jogo amigável".

Por último, e a sublinhar o optimismo reinante, Luís Filipe partilha da opinião de que "o plantel é mais equilibrado" com a aquisição de "jogadores que reforçaram as posições mais fragilizadas". Não há dúvidas "O Braga é quem ganha mais com isso". 



In Jornal de Notícias



====================================================================




UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL