News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 14/04

Started by JotaCC, 14 de April de 2008, 08:25

Previous topic - Next topic

JotaCC

Europa obriga a jogar pelos dois

Há muito que o campeonato não via um último classificado como o Leiria que, hoje, encerra a jornada 26, em Braga. Raramente alguém se rende ao fundo da tabela como esta equipa atípica de Vítor Oliveira, que, aqui e ali, cede à tentação de não resistir a desmentir a classificação. Essa é uma fraqueza que ninguém quer explorar: de um adversário espera-se luta, e o Braga tem várias preocupações a inspirar a sua própria resistência ao estranho espírito do Leiria.

A primeira delas é a qualificação para a Taça UEFA - agora que o Guimarães está lançado para ser o primeiro emblema minhoto a estrear-se na Liga dos Campeões -, a precisar de confirmação à prova de riscos futuros. Basta olhar para o balneário para Manuel Machado e o plantel encararem esta jornada com todas as cautelas: há seis jogadores - cinco titulares - em risco de exclusão e uma onda de lesões que inspira os cuidados que o Leiria, aparentemente, nem sempre faz por merecer. Se colocar em campo a equipa que melhor se entendeu na derrota em Alvalade, e que tinha Jaílson no apoio a Linz, no ataque, Manuel Machado iniciará o jogo sem qualquer avançado no banco. César Peixoto e Wender estarão lá, mas só para completar os 18, a menos que as circunstâncias obriguem ao contrário. A ideia é decidir rapidamente a partida e depois poupar o que puder. Com o Leiria a dar luta, se possível.

Equipas prováveis

Estádio Axa

19h45 | Sport tV1

João Capela [AF Lisboa]

Sérgio Lacroix + Carlos Nilha

Braga

treinador Manuel Machado

31 | Kieszek GR

47 | João Pereira LD

3 | Paulo Jorge DC

17 | Frechaut DC

13 | Carlos Fernandes LE

16 | Contreras MD

5 | Roberto Brum MD

20 | Jaílson MO

18 | Zé Manel AD

29 | Linz AV

99 | Matheus AE

-

12 | Dani GR

26 | Breno DC

89 | Stélvio MD

21 | César Peixoto MO

88 | Vandinho MO

15 | Wender AE

25 | Miguelito AE

Leiria

treinador Vítor Oliveira

1 | Fernando GR

5 | Éder LD

23 | Bruno Miguel DC

55 | Éder Gaúcho DC

50 | Patrick LE

66 | Tiago MD

11 | Cadú MO

14 | Alhandra MO

18 | Sougou AD

7 | N'Gal AE

9 | Paulo César AV

-

12 | Alemão GR

26 | Nélson LD

25 | Laranjeiro LE

3 | Lukasiewicz MD

15 | Faria MD

21 | Toñito MO


Jornada quase de borla

O dia e a hora do jogo acentuam o esforço de fidelização dos adeptos do Braga. Para os sócios (com quota em dia), a jornada é à borla e dá direito a levar um acompanhante - dois para quem tem lugar anual. Há também jovens estudantes a ajudar à festa na bancada.


Marítimo será prémio


Manuel Machado não é o único a fazer contas à próxima jornada. A pretexto da visita ao Marítimo o Braga oferece uma viagem dupla à Madeira para o sócio que, até dia 17, angariar mais novos sócios. O mínimo é de cinco e o recordista ganha bilhete para os Barreiros.


Machado agradece lição da Académica

Nunca uma vitória da Académica terá sido tão saudada no Minho: em Guimarães, a festa foi mais ruidosa, com a equipa local isolada no segundo lugar; em Braga, os 3-0 da equipa de Domingos Paciência ao gigante que luta pelo lugar na Liga dos Campeões foram o melhor aviso que o plantel poderia receber, antes do jogo com o Leiria. Olhar de alto para o fundo da tabela pode ser perigoso, avisou, Manuel Machado, socorrendo-se do exemplo da Académica na antevisão de um desafio "importantíssimo", ainda que o último lugar do adversário o aponte teoricamente fácil. "Teoricamente, concordo, mas sabemos que isso não existe no futebol: há dois dias, uma equipa em fuga à despromoção foi à Luz vencer de forma categórica um adversário que luta pela Champions", referiu o treinador bracarense, que, além da classificação, preferiu alhear-se das débeis exibições do adversário, sobretudo, fora de casa. "Bons executantes" e "boa orientação técnica", "honestidade e profissionalismo" definem o Leiria, segundo Machado e, de resto, nem é essa a maior preocupação. O Braga, com seis jogadores à beira do castigo e dois "muito condicionados" no banco - Wender e Peixoto -, quer evitar uma potencial "situação de muito difícil gestão" para o que resta de um campeonato que está "na fase em que se decide". Está "dentro dos objectivos", mas sem poder falhar.

Capela imaculado

À semelhança de outros clubes, o Braga passou a semana a reclamar das arbitragens. Com a época a chegar ao final, as queixas acumuladas são muitas, por toda a parte, mas não com o árbitro nomeado para esta noite. Para o lisboeta João Capela este será o quarto jogo do primeiro escalão da temporada e, como em nenhum dos outros se cruzou com o Braga, tem pelo mebnos esse pormenor a garantir-lhe alguma tranquilidade: um registo imaculado. Às vezes, a ausência de passado ajuda.


INQUÉRITO ONLINE
Que situações poderá recolher o Braga com a polémica levantada em torno das últimas arbitragens?

Eis uma rara prova de confiança nos árbitros: os adeptos do Braga não acreditam que as recentes queixas dos responsáveis da SAD relativamente ao desempenho dos juízes venham a reflectir-se no desfecho do campeonato. Os desabafos de treinador e presidente - os únicos autorizados a falar publicamente - não mexem com a classificação, crêem.

REALIZADO NOS DIAS

12 E 13 DE ABRIL

VALORES EM PERCENTAGEM

Nº DE PARTICIPANTES: 586

Qualificação para a Taça UEFA 26

Queda para lugares mais abaixo na tabela classificativa 24

Continuação na actual posição na tabela 50


O JOGO

JotaCC

ABC vence e está em vantagem

O ABC venceu o primeiro jogo das meias-finais dos playoffs, frente ao Belenenses, por 27-23. A formação minhota leva vantagem sobre o adversário. Caso vença no Restelo, assegura presença na final do Campeonato da Liga de Andebol.

O Belenenses entrou melhor na partida, determinado a fazer estragos no Flávio Sá Leite. Só que o ABC não se intimidou e rapidamente acertou defensivamente, causando bastantes problemas aos do Restelo. A primeira parte foi muito equilibrada, estando Nélson Pina ao melhor nível, porque manteve o Belensnses sempre colado aos minhotos.

No segundo tempo, o ABC conseguiu uma ligeira vantagem, aproveitando bem as fases em que o Beleneneses estava em inferioridade númerica e acabou por vencer o jogo.



ABC 27



Belenenses 23


Pavilhão Fávio Sá Leite, em Braga. Árbitros Rui Tomás e Fernando Branquinho.



ABC Carlos Ferreira e Ivo Silva; Jorge Rodrigues, Tiago Pereira, Vladimir Zelenovic (6), Alberto Basto, Dario Andrade (2), Carlos Matos (1), José Costa (6), Luís Bogas (6), Hugo Rocha (1), Eduardo Ferreira, Eduardo Gaifém (3) e Fábio Magalhães (2). Treinador Jorge Rito.



Belenenses
Hugo Figueira e Vasco Ribeiro; José Rocha (3), David Santos, Pedro Neto (2), Nelson Pina (5), Francisco Seco, Pedro Matias (3), Rui Varela, Ivan Dias, Tiago Fonseca (3), Pedro Spínola (2), Pedro Gama (4) e Tiago Santos. Treinador João Florêncio.



Ao intervalo 14-13.

JN

JotaCC

Braga à conquista do sétimo posto
O Sporting de Braga recebe hoje a União de Leiria, em jogo que encerra a 26.ª jornada da Liga Bwin em futebol. O jogo realiza-se no Estádio AXA às 19.45h.
   
O Sp. Braga recebe hoje, a partir das 19.45 horas, a União de Leiria, jogo que encerra a 26.ª jornada da Liga Bwin em futebol.
Ainda a lutar por um lugar europeu, o Sp. Braga parte com a obrigação de vencer, não só porque joga no seu terreno, mas porque defronta o 'lanterna vermelha'. "Sabemos que estamos numa fase em que se decidem as classificações finais e é dentro destes objectivos que só podemos pensar positivo frente à União de Leiria, disse o treinador do Sp. Braga, que referiu que "teoricamente, uma equipa que está no primeiro terço do campeonato é favorito frente à última classificada, mas no futebol acontecem todos os tipos de surpresa, e o Leiria tem uma boa liderança técnica e bons executantes".


Manuel Machado alertou para as dificuldades que o Leiria pode criar á sua equipa: "o Leiria não conseguiu fazer uma época condizente com o valor das suas individualidades, mas há honestidade e profissionalismo no seu grupo de trabalho e, como não tem pressão dos resultados, temos que esperar um adversário difícil".
Manuel Machado continua a ter dificuldades para elaborar a convocatória, dado o elevado número de lesões que se registam no plantel. Para o jogo desta noite o técnico é obrigado a mexer na defesa, já que Rodriguez não recuperou da lesão contraída frente ao Sporting e juntou-se a Andrés Madrid, João Tomás, Jorginho e Paulo Santos no lote dos indisponíveis. Ainda sem esteram a 100 por cento, César Peixoto e Wender foram convocados, mas podem nem sequer jogar esta noite.

Manuel Machado pede rapidez na resolução do 'caso Meyong'

Manuel Machado pediu ontem celeridade na resolução do processo do 'caso Meyong', que pode retirar seis pontos ao Belenenses, um concorrente directo na luta pela Europa.
O treinador do Sp. Braga referiu que "para bem do futebol e para que haja saúde desportiva, é preciso agilizar o processo no sentido de que não se espere pelo fim do campeonato para se conhecer a decisão do 'caso Meyong'.
O Belenenses incorre na perda de seis pontos pela utilização irregular do avançado camaronês, que já tinha ali-nhado em jogos oficiais por dois clubes espanhóis (Levante e Albacete) e, à luz dos regulamentos, não podia jogar por um terceiro clube. Manuel Machado lembrou a situação vivida, há dois anos, com o Gil Vicente, salientando que, neste caso "já houve uma primeira decisão, seguida de recurso, mas se o caso for revolvido mais para a frente, pode trazer alguma confusão".

CM

JotaCC

Alerta vermelho
SEIS JOGADORES EM PERIGO PARA DEFRONTAR O MARÍTIMO
      
Mais uma vez longe da Champions, António Salvador recusa-se a perder o comboio europeu e, embora ainda acredite na qualificação para a Taça UEFA, para prevenir uma classificação abaixo do 6.º lugar inscreveu a equipa na Intertoto. A incerteza resulta de uma época atribulada, mas internamente a SAD convive já com a certeza de que se impõe uma mudança radical, principalmente na área do futebol e que tem como alvo os jogadores em sub-rendimento. Salvador está plenamente convencido de que o ciclo de classificações meritórias está ameaçado e vai cortar a direito. O primeiro passo será amanhã, com a entrada oficial em funções de Carlos Freitas, mas a preocupação imediata está centrada no jogo de hoje.

Problemático

A U. Leiria está no último lugar, com a descida à Honra completamente traçada, mas as lesões continuam. Para lá dos casos mais antigos, confirma-se a ausência de Rodriguez, que ainda está em dúvida para a Madeira. O central peruano foi substituído no jogo com o Sporting e a lesão muscular está a revelar-se mais problemática. Manuel Machado tem uma solução chamada Contreras, mas começa aqui outro problema: os jogadores em risco de exclusão. E são seis: Paulo Jorge, Contreras, João Pereira, Stélvio, Roberto Brum e Zé Manuel. E sabendo-se que o adversário que se segue à U. Leiria é o Marítimo, rival directo na luta pela UEFA, o treinador, que tem vindo a montar o meio-campo com unidades de características defensivas devido ao quadro dos lesionados, tem um quebra-cabeças para resolver: ganhar à U. Leiria e manter disponível um grupo capaz de discutir o jogo na Madeira.

RECORD

Olho Vivo

Há quem diga que são incompatíveis, mas Machado vai fazer com que se complementem

Linz caça com Jaílson

Por Pascoal Sousa

LINZ e Jaílson têm desenvolvido uma luta intensa pela titularidade, mas o jogo de Alvalade revelou que podem coabitar pacificamente no onze. Nesta edição da Liga, só por uma vez iniciaram uma partida juntos, na copiosa derrota com o Leixões (0-3), na nona jornada. Hoje, frente ao U. Leiria, a dupla volta a reunir-se, mas em moldes diferentes.

Nesse compromisso com o Leixões, Linz e Jaílson partilharam as despesas do ataque num inédito e revolucionário 4x4x2 desenhado por António Caldas. Foi na ressaca do despedimento de Jorge Costa, e debaixo de uma pressão psicológica incrível, que a aliança austro-brasileira foi dizimada por um adversário que aproveitou bem a quebra emocional dos bracarenses.

A partir desta má experiência, Manuel Machado estabeleceu o plano de ataque do Sp. Braga: só haveria lugar para uma referência de área. Sem surpresa, Linz agarrou a titularidade, estatuto que chegou a perder quando Jaílson trocou as voltas ao austríaco e o destronou entre as jornadas 22 e 24. Um detalhe táctico em Alvalade veio provar, afinal, que os dois atacantes não são incompatíveis e até podem formar uma sociedade muito lucrativa para o Sp. Braga, desde que o brasileiro jogue mais recuado. Sem criativos no meio-campo, Machado lançou Jaílson no miolo frente ao Sporting e a transformação bracarense foi total após o intervalo. Desta vez, a estratégia deverá ser utilizada desde o início para ultrapassar um adversário que chega sem pressão à pedreira e que pode ser... traiçoeiro.



(-) César Peixoto vai fazer figura de corpo presente no banco, por não ter índices físicos para jogar. Wender está um pouco melhor, mas não o suficiente para ser titular. O brasileiro só entrará se o U. Leiria forçar Machado a pôr toda a carne no assador.

(+) O bom momento de forma de João Pereira. O lateral-direito representa, neste momento, a vontade e inconformismo de uma equipa que não dá tréguas na luta por um lugar europeu; o factor casa: há três jogos que os bracarenses não perdem no Estádio AXA.


O número 6

É o número de jogadores do Sp. Braga em risco de suspensão. O próximo adversário é o Marítimo e o quadro não podia ser pior para Manuel Machado. Com tanta gente lesionada, só faltava mesmo um onda de castigos...




in A BOLA

JotaCC

Wender e César Peixoto regressam condicionados para partida que os arsenalistam realizam hoje contra a União de Leiria     


Os regressos, embora condicionados, de Wender e César Peixoto, são os destaques da convocatória do Sporting de Braga para a partida com a União de Leiria.

Ausentes das últimas convocatórias devido a lesão, Wender e César Peixoto voltam a ser opção para Manuel Machado, embora fiquem de fora do onze inicial, dada a sua debilitada condição física.

Ausência de vulto na convocatória dos bracarenses é o defesa central peruano, Alberto Rodriguez, que se lesionou na partida com o Sporting (2-0), e que vai também obrigar o treinador a alterar a habitual dupla de centrais.

Ausentes continuam os lesionados João Tomás, Jorginho e Paulo Santos, bem como Andrés Madrid.

O encontro inicia-se às 19:45, no Estádio AXA, com arbitragem do lisboeta João Capela.

Convocados para a partida estão...Kieszek e Dani.
João Pereira, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Breno, Carlos Fernandes. Roberto Brum, Frechaut, César Peixoto, Miguelito, Vandinho, Stélvio. Zé Manel, Jaílson, Wender, Linz e Matheus.



Sporting de Braga obrigado a vencer hoje o União de Leiria para continuar a luta pelos lugares europeus     


O Sporting de Braga encontra hoje a União de Leiria e o treinador dos arsenalistas confia na conquista da vitória.

O conjunto bracarense está proíbido de perder pontos se quer continuar na luta por um lugar europeu... Manuel Machado antevê dificuldades, mas centra as atenções na conquista de três preciosos pontos.

O jogo entre o Sporting de Braga e a União de Leiria está agendado para as 19:45 horas, no Estádio AXA.

ANTENA MINHO

JotaCC

WENDER E CÉSAR PEIXOTO NO BANCO

Os regressos, embora condicionados, de Wender e César Peixoto, são os destaques da convocatória do Sporting de Braga para a partida com a União de Leiria, que hoje encerra a 26.ª jornada da Liga, em Braga.


Ausentes das últimas convocatórias devido a lesão, Wender e César Peixoto voltam a ser opção para Manuel Machado, embora fiquem de fora do «onze» inicial, dada a sua debilitada condição física. Isso mesmo admitiu o treinador Manuel Machado, durante a conferência de Imprensa realizada ontem, já que são muitos os lesionados. O encontro inicia-se às 19h45 (directo na SportTV1) com arbitragem do lisboeta João Capela. Convocados: Pawel Kieszek e Dani. João Pereira, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Breno e Carlos Fernandes. Roberto Brum, Frechaut, César Peixoto, Miguelito, Vandinho e Stélvio. Zé Manel, Jaílson, Wender, Linz e Matheus.

Laranjeiro regressa no Leiria

No Leiria, a única novidade é o regresso do defesa Laranjeiro, depois de algumas semanas de ausência por lesão, ocupando o lugar de Hugo Costa, que sai da lista por opção. De fora ficam igualmente os médios Harison, que cumpre o último de dois jogos de castigo, e Dani e Arvid, ambos por lesão, ficando a lista reduzida a 17 elementos. Convocados: Fernando e Alemão. Éder Bonfim, Bruno Miguel, Patrick, Lukasiewicz, Nélson, Éder Gaúcho e Laranjeiro. Tiago, Cadú, Alhandra, Faria e Toñito. Sougou, N'Gal, Paulo César.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Sporting de Braga procura a UEFA frente à quase despromovida União de Leiria      

O Sporting de Braga procura hoje manter-se na luta pelas competições europeias, na recepção à União de Leiria, no jogo que encerra a 26ª jornada da Liga de futebol, e que pode confirmar a despromoção dos leirienses.

Em caso de vitória, a formação comandada por Manuel Machado soma 37 pontos e fica a quatro do Vitória de Setúbal, quinto classificado, que no sábado foi derrotado, por 2-1, em casa, frente ao tricampeão FC Porto. Com apenas nove pontos, o "lanterna-vermelha" União de Leiria precisa de fugir à derrota no Municipal de Braga, para pelo menos adiar a descida à Liga de Honra por mais uma jornada. Com o título já entregue ao FC Porto, a jornada fica marcada pela derrota caseira do Benfica por 3-0 frente à Académica que, aliada aos triunfos do Vitória de Guimarães e Sporting "atirou" a equipa da Luz para o quarto lugar.

MAIS ACTUAL

JotaCC

SP. BRAGA-U. LEIRIA, 0-1 (N' Gal 69')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
      
21.49 - FINAL DA PARTIDA.

90'+3 - DUAS SUBSTITUIÇÕES NA U. LEIRIA. ENTRAM ALHANDRA E TOÑITO e saem Paulo César e Sougou.

90' - Cinco minutos de compensação.

89' - CARTÃO AMARELO PARA N' GAL.

89' - SUBSTITUIÇÃO NA U. LEIRIA. LUKAZIEWICZ rende Tiago.

88' - Éder podia ter sentenciado partida, depois de entrar isolado na grande área, mas permitiu a defesa de Kieszek.

87' - Excelente remate de César Peixoto. Fernando defende.

84' - Jaílson ganha espaço na área e remata mas Fernando encaixa com segurança.

82' - JOÃO PEREIRA VÊ O SEGUNDO AMARELO E É EXPULSO, depois de simular uma falta... de Tiago.

80' - CARTÃO VERMELHO A FARIA, ainda na sequência da confusão.

78' - CARTÃO VERMELHO A ZÉ MANUEL, depois de se envolver em empurrões com vários jogadores da U. Leiria e de ter cuspido na cara de Cadú.

75' - CARTÃO AMARELO PARA TIAGO E JOÃO PEREIRA, depois de se terem "pegado", numa situação que provocou enorme confusão entre vários jogadores de ambas as equipas.

69' - Golo da U. Leiria. N' Gal recebe um passe longo, evita Contreras e remate forte sem hipóteses para o guarda-redes dos minhotos.

68' - Duas grandes defesas de Fernando, primeiro a remate de Zé Manuel e depois à recarga de cabeça de Linz.

64' - César Peixoto marca um livre para dentro da área e Fernando afasta com os punhos. O esquerdino tem criado perigo nas bolas paradas.

57' - MANUEL MACHADO ESGOTA AS SUBSTITUIÇÕES. FRECHAUT rende Stélvio.

55' - Grande oportunidade de golo para a U. Leiria. N' Gal cruza, Faria remata contra um defesa, a bola sobra para Cadú e este atira à barra com a bola a cair sobre a linha de golo.

52' - Bom remate de Sougou. A bola passa junto ao ângulo superior esquerdo da baliza de Kieszek, que acompanha a trajectória.

47' - N' Gal conduz um contra-ataque mas finaliza mal, com um remate muito fraco.

20.58 - REINÍCIO DA PARTIDA COM UMA SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA. Confirma-se que Matheus sofreu uma lesão muscular e é rendido por CÉSAR PEIXOTO.
-----------------------------------
20.41 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE, com Matheus a ser assistido no relvado. Aparentemente, há mais uma lesão muscular entre os minhotos.

45' - Dois minutos de compensação.

45' - SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA. JAÍLSON rende Vandinho.

43' - Vandinho parece ter sofrido uma lesão muscular e abandona o relvado.

41' - Cruzamento de João Pereira para uma tentativa de finnalização... de peito de Linz. Fernando defende sem problemas.

39' - Roberto Brum aproveita a falta de cobertura à entrada da área e tenta o remate, mas bola sai por cima da barra.

37' - CARTÃO AMARELO A MATHEUS, por simular uma falta à entrada da área.

O conjunto leiriense conseguiu estabilizar e, nesta altura, parece controlar o encontro

26' - Zé Manuel "ganha" a linha e cruza para Linz, que cabeceia com pouca força.

23' - U. Leiria conseguiu aliviar um pouco a pressão e teve ocasião para criar perigo mas o cruzamento de Sougou foi interceptado pela defesa bracarense.

19' - CARTÃO AMARELO PARA SOUGOU, por falta dura sobre Carlos Fernandes.

18' - Stélvio tenta o remate de longe. A bola sai muito por cima.

13' - Excelente remate de Matheus de fora da área. A bola passa um pouco ao lado do poste direito da baliza de Fernando.

11' - Sp. Braga continua a ameaçar. Agora foi Matheus a cabecear para defesa de Fernando.

9' - Paulo Jorge cabeceia para a baliza na sequência de um canto, mas Linz acaba por "trair" o companheiro ao desviar a bola.

3' - U. Leiria responde. Sougou cruza e N'Gal aparece isolado na área a cabecear ao lado.

3' - Primeiro canto do jogo e primeira oportunidade de golo para o Sp. Braga. A bola passa em frente da baliza sem qualquer desvio e Linz aparece ao segundo poste a rematar às malhas laterais.

19.54 - INÍCIO DA PARTIDA.
--------------------------------------
Atraso no início do encontro devido ao facto de a equipa de arbitragem não ter permitido que o bracarense Zé Manuel entrasse em campo com uma placa de gesso num braço
----------------------------------------
BWin Liga, 26.ª jornada
Estádio Axa, em Braga.
Hora: 19.45
Árbitro: João Capela (Lisboa)

SP. BRAGA
Kieszek, João Pereira, Paulo Jorge, Contreras, Carlos Fernandes, Brum, Vandinho, Stélvio , Zé Manuel, Matheus e Linz.

Suplentes: Dani Mallo, Breno Silva, Miguelito, Frechaut, César Peixoto, Wender e Jaílson.

Treinador: Manuel Machado

U. LEIRIA
Fernando, Éder, Bruno Miguel, Éder Gaúcho, Patrick, Tiago, Faria, Cadú, Sougou, N' Gal e Paulo César.

Suplentes: Alemão, Nélson, Alhandra, Laranjeiro, Toñito e Lukasiewicz.

Treinador: Vítor Oliveira


Manuel Machado: «Lesões acabaram por condicionar»

TÉCNICO LAMENTA LESÕES DA 1.ª PARTE
   
No rescaldo da derrota caseira com a União de Leiria, que pode complicar as contas por um lugar europeu, o treinador do Sp. Braga considerou que as lesões e os aspectos disciplinares acabaram por condicionar o rendimento da equipa ao longo do encontro.

"Foi um jogo para o qual partimos com muitos condicionalismos e que nos dificultou na escolha dos jogadores", afirmou o técnico arsenalista. "As lesões acabaram por condicionar e nos obrigar a fazer alterações que não estavam previstas", acrescentou.

Em relação ao jogo, Manuel Machado disse que a sua equipa "teve alguns bons momentos que não concretizou", salientando que a sua equipa "acabou por ser penalizada porque estavam em jogo três pontos importantíssimos."


RECORD

JotaCC

Leiria adia descida com vitória em Braga

Num jogo feio, com três expulsões, o Braga perdeu esta noite com o Leiria no Estádio Axa, por 1-0, continuando no oitavo posto da classificação, a nove pontos de um lugar de acesso à Taça UEFA, o quinto, presentemente ocupado pelo Setúbal. O Leiria, que jogou tranquilamente, conseguiu com esta vitória (a primeira fora na presente edição da Bwin Liga) adiar uma mais que inevitável descida de divisão. Primeira parte frustrante para os adeptos minhotos face à paupérrima exibição do Braga, com Linz num plano apagadíssimo, a falhar três golos só neste período. Registe-se, contudo, que Manuel Machado foi forçado a duas substituições por lesão de Vandinho, aos 45', e de Matheus, já nos descontos do primeiro tempo. Entraram, respectivamente, Jaílson e César Peixoto. Na segunda parte, o Leiria nem precisou de muito trabalho para chegar ao golo, tantas foram as facilidades concedidas pelos bracarenses. N'Gal, após cruzamento da esquerda de Júlio César, rematou de forma potente, inaugurando o marcador. Dez minutos depois o jogo ficou estragado por expulsão de Zé Manuel e de Faria. Três minutos depois, o já amarelado João Pereira viu o segundo cartão e, depois, o vermelho, por simular uma falta. Seguiu-se, por contraditória que pareça, o melhor período do Braga, que teve várias chances de empatar. Mas o Leiria também teve uma muito clara, com Éder a rematar ao lado num contra-ataque quando estava em óptima posição de aumentar a vantagem da sua equipa. Se é certo que o Braga se pode queixar das lesões de Vandinho e de Matheus, não o é menos de que poderia e deveria ter feito muito mais, numa época em que, à partida, as ambições eram lutar por um lugar de acesso à "Champions". O Leiria pode assim respirar, mas por pouco tempo mais.

O JOGO

JotaCC

#10
Sp. Braga: Carlos Freitas já viu a derrota com o Leiria
   

Poderia ter escolhido outra noite. Mas não, foi mesmo esta. Carlos Freitas, ex-director desportivo do Sporting, esteve em Braga e viu a surpreendente derrota dos minhotos com o Leiria.

Esta foi a primeira aparição pública no Estádio Axa do futuro responsável pelo futebol do Sp. Braga. Freitas viu a partida atrás de António Salvador, presidente do clube, e Mesquita Machado, presidente da câmara, e não terá ficado satisfeito com o que se passou no relvado.

Durante o dia de amanhã, Carlos Freitas deverá ser apresentado oficialmente como o novo director-desportivo do Sp. Braga.


Sp. Braga-U. Leiria, 0-1 (destaques)


Roberto Brum, exemplar
Muito compacto e consciente dos seus deveres. Não complica, joga simples e com acerto. Indiscutivelmente, a peça mais forte da enferrujada maquinaria minhota. Bem a cobrir a zona posterior ao quarteto defensivo, enérgico na condução da bola nos movimentos atacantes. Autor do primeiro remate perigoso da partida, perto do intervalo. Tivessem todos a sua atitude e o Sp. Braga estaria agora bem melhor na tabela classificativa.

Ngal, aquele minuto 68

Minuto 68. Ngal surge solto na área do Sp. Braga, sobre a direita do seu ataque, remata com força e colocação. Golo do Leiria, silêncio sepulcral nas bancadas. Este momento, por si só, justifica a presença do camaronês nestes destaques. No restante tempo, apareceu pouco em jogo, já que o Leiria apostou, sobretudo, na contenção e gestão da bola na zona intermediária.

Zé Manel, velocidade e ambição
Velocidade furiosa, desregrada, oponente à tolerância zero. Ambição e coragem na ala direita do Sp. Braga. Zé Manel foi tudo isto, é certo, mas faltou-lhe sempre mais qualquer coisa. Talvez um melhor acompanhamento, talvez um reportório técnico mais alargado. Merece, de qualquer forma, nota positiva por ter sido dos poucos a atentar contra o bem-estar da baliza leiriense. Aos 66 minutos rematou de primeira na área do Leiria e forçou Fernando a uma defesa de puro instinto.

Pablo Contreras, autoritário antes do erro
Menção honrosa pela autoridade absoluta que impôs nos seus domínios. Tranquilo, coriáceo, foi ainda o impulsionador de muitas das iniciativas atacantes do Sp. Braga. Nos piores momentos da equipa, teve a audácia que faltou a muitos dos seus colegas do meio-campo e ataque. Manchou a sua actuação com o erro que precedeu o golo de Serge Ngal.

As lesões de Vandinho e Matheus
A meio da partida, Manuel Machado já perdera Vandinho e Matheus, por lesão. Pois bem, se o cenário já não era famoso, com a saída forçada destes dois homens ainda pior se tornou para o Sp. Braga. E se o primeiro nem estava a ter uma boa actuação, o segundo merece uma boa avaliação, porque estava a causar alguns problemas a Éder.

Tiago e Faria, a barragem do Lis

O Leiria começou a controlar a partida fruto da clarividência competitiva dos seus médios-defensivos. Tiago e Faria, almas gémeas no altruísmo dedicado ao jogo, na construção de uma barragem de grande capacidade. O segundo teve mais liberdade e quase inaugurava o marcador aos 55 minutos, num fortíssimo remate à trave. Mais tarde, foi mal expulso por João Capela.


Sp. Braga-U. Leiria, 0-1 (crónica)
O Sp. Braga europeu, poderoso, autoritário, parece não passar de uma memória fugaz. De uma recordação recente mas, ao mesmo tempo, tão distante. Este Sp. Braga actual não é um digno sucessor da herança deixada pela equipa douturada por Jesualdo Ferreira durante três temporadas.

Na recepção à condenada União de Leiria, a formação orientada por Manuel Machado jogou mal, muito mal. Perdeu por 1-0 e perdeu com inteira justiça. Mas as críticas não podem quedar-se por aqui.

A atitude, a falta dela, é o mais grave. O Sp. Braga jogou quase sempre devagar, refém de uma apatia e lassidão que não são compatíveis com o futebol profissional. O Leiria limitou-se a aproveitar bem este comportamento. Lucrou três pontos, venceu pela primeira vez fora de casa e adiou por uma semana a despromoção matemática à Liga Vitalis.

A solidão de Brum num deserto de futebol


A primeira parte foi um desolador deserto de futebol. O relvado estava bom, as bancadas bem compostas, a temperatura muito agradável. O problema esteve mesmo nos jogadores. Principalmente nos do Sp. Braga.

Este período foi tão pobre que somente aos 39 minutos apareceu um lance digno de registo. Roberto Brum, o melhor dos minhotos, encheu o pé à entrada da área e assustou Fernando.

Até ao intervalo, Manuel Machado perderia Vandinho e Matheus por lesão. Na etapa complementar, veria a sua equipa a perder a vergonha pelo mau comportamento e pelo respeito a todos aqueles que pagaram bilhete para ver um jogo de futebol.

Golo de Ngal e um corropio de atitudes vergonhosas

55 minutos, bola na barra da baliza de Kieszek. O primeiro aviso sério do humilde Leiria. Mas o Sp. Braga não se terá assustado. Continuou a bocejar, limitou-se a encolher os ombros e esboçar um sorriso de troça. E continuou a jogar mal, já agora.

Mas aos 68, o Leiria marcou mesmo. Ngal aproveitou um erro de Contreras, surgiu solto na área e rematou com estrondo para o fundo das redes minhotas. Um minuto depois, Sougou falhou escandalosamente o segundo dos homens do Lis.

O que se seguiu a isto é inenarrável. Vergonhoso, vergonhoso, vergonhoso. Entre cuspidelas, empurrões, cabeças perdidas e orgulhos feridos, quase ninguém se salva da crítica negativa.

Zé Manel, Faria e João Pereira foram expulsos, outros também poderiam ter sido. João Capela, árbitro inexperiente, cometeu vários erros ao longo da partida, mas pode escudar-se parcialmente no execrável comportamento dos atletas.

Que condições terá o técnico Manuel Machado para trabalhar até ao fim da temporada?


Sp. Braga-U. Leiria, 0-1 (ficha)

O Sp. Braga foi surpreendido em casa pela U. Leiria (0-1), no encerramento da 26ª jornada da Bwin Liga. NGal marcou o único golo do encontro, na etapa complementar, evitando a confirmação matemática da despromoção dos leirienses.

A formação arsenalista não conseguiu encontrar soluções para bater Fernando e foi impotente para travar a velocidade dos avançados forasteiros. Com este resultado, a equipa de Manuel Machado continua na 8ª posição da tabela classificativa.

A União de Leiria alcançou a primeira vitória fora de casa e a segunda desta época na Liga, chegando aos 12 pontos. O jogo ficou ainda marcado por quezílias entre jogadores na segunda parte, levando a três expulsões.

Confira a ficha do encontro e as notas atribuídas aos jogadores.


Manuel Machado (Sp. Braga): «O Leiria foi melhor»

Manuel Machado, treinador do Sp. Braga, em declarações na sala de imprensa após a derrota caseira diante da União de Leiria.

«Não foi um jogo fácil. Tínhamos grandes condicionalismos. Tivemos boas oportunidades para marcar nos primeiros vinte minutos, não aproveitámos. Depois, o Leiria, que tem jogadores na frente com qualidade e velocidade, colocou-nos muitas dificuldades. Tivemos ainda as lesões do Vandinho e do Matheus. Fui obrigado a colocar o César, que vinha com três dias de trabalho. No segundo tempo as coisas agravaram-se. Sofremos um golo, tivemos duas expulsões e o Leiria foi o melhor conjunto nos 90 minutos.»

Sobre o objectivo-Taça UEFA: «É complicado. Vamos ter agora uma semana problemática pela frente, mas não vamos atirar a toalha ao chão. Há que reunir e dar força aos que restam. Está na nossa mão reverter esta situação difícil.»

Sobre os rumores de entradas e saídas: «Não ajuda, não é saudável, mas faz parte do futebol. É um fenómeno sazonal e contra ele nada podemos fazer.»


Machado fala em condicionalismos, Oliveira salienta postura

Manuel Machado e Vítor Oliveira, treinadores de Sp. Braga e União de Leiria, respectivamente, comentaram desta forma o triunfo da formação leiriense, em declarações na flash interview da SportTV:

Manuel Machado: «Partimos para o jogo com muitos condicionalismos, ao nível dos jogadores. Tivemos oportunidades, não as aproveitámos. O Leiria tem jogadores rápidos e perigosos. As lesões do Vandinho e do Matheus condicionaram-nos e obrigaram-nos a fazer duas substituições forçadas. Para além disso, há a questão de arbitragem, porque não é naturalmente terminarmos um jogo com nove elementos. A Europa? Essa questão ainda não está fechada, mas continuar a lutar.»

Vítor Oliveira: «Tivemos uma boa postura ao longo dos 90 minutos, penso que criámos mais oportunidades de golo que a U. Leiria, portanto o resultado é justo. Foi um prémio para aquilo que os jogadores têm feito nos últimos tempos. Vamos tentar manter esta postura até ao final do campeonato, para dignificar o clube.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Leirienses adiam descida e travam sonho europeu dos bracarenses

O U. Leiria, último classificado, foi vencer por 1-0 (golo de Ngal) ao terreno do Sp. Braga, adiando a despromoção e travando o sonho europeu dos arsenalistas. O jogo, último da 26.ª jornada da Liga, ficou marcado por três expulsões.

O Sp. Braga falhou a oportunidade de se aproximar dos lugares europeus, derrotado em casa pelo U. Leiria, último da tabela. A formação minhota fez hoje uma exibição abaixo daquilo que se esperava e foi incapaz de surpreender a bem organizada defesa leiriense. Como se isso não bastasse, sofreu duas baixas importantes no decorrer do jogo, por lesão (Vandinho e Matheus) e... teve duas expulsões (José Manuel e João Pereira). Assim, era muito difícil ter êxito, face a tantas contrariedades...

O União de Leiria, com esta vitória, adiou a descida de divisão. Dizemos «adiou» porque só um milagre (e dos grandes...) poderá evitar que tal suceda – o clube do Lis está agora a 10 pontos de distância do antepenúltimo classificado, o Leixões. Ainda assim, há que realçar a atitude da formação de Vítor Oliveira, que discutiu o jogo pelo jogo, em especial na segunda parte, e chegou ao golo da vitória através de Ngal (68 m).

Vitória merecida dos leirienses, pelo que jogaram na segunda parte e pela forma como souberaram segurar a vantagem. Último suspiro de um condenado? Talvez, mas acima de tudo há que enaltecer o brio da equipa treinada por Vítor Oliveira.

Por parte da equipa bracarense, esperava-se um campeonato mais consentâneo com o seu valor, mas convenhamos que a onda de lesões (e castigos) tem dificultado (e muito) as opções de Manuel Machado.

Estádio AXA, em Braga

Árbitro: João Capela (AF Lisboa)

SP. BRAGA – Kieszek; João Pereira, Paulo Jorge, Contreras e Carlos Fernandes; Stélvio (Frechaut, 57 m), Brum e Vandinho (Jailson, 44 m); José Manuel, Linz e Matheus (César Peixoto, 46 m).

U. LEIRIA – Fernando; Éder, Bruno Miguel, Éder Gaúcho e Patrick; Faria, Tiago (Lukasiewicz, 88 m) e Cadu da Silva; Ngal, Paulo César (Toñito, 90 m) e Sougou (Alhandra, 90 m).

Ao intervalo: 0-0

Golo: Ngal (68 m)

Resultado final: 0-1

Disciplina: cartão amarelo a Sougou, Matheus, Tiago, João Pereira e Ngal; cartão vermelho directo a José Manuel (78 m) e Faria (79 m); cartão vermelho (segundo amarelo) a João Pereira (81 m).


Manuel Machado lamenta condicionalismos

Lesões e mais lesões, associadas aos cartões vermelhos exibidos a José Manuel e João Pereira, estão na base da derrota desta noite do Sp. Braga diante do U. Leiria. Pelo menos assim justificou no final da partida o técnico Manuel

«Foi um jogo para o qual partimos com muitos condicionalismos, pois temos muitos problemas ao nível de escolhas dos jogadores. «As lesões do Vandinho e do Matheus acabaram por condicionar ainda mais, obrigando-nos a fazer duas alterações que não estavam previstas e a introduzir o César Peixoto que vem de apenas três dias de treino. Mas as questões ao nível do critério disciplinar também ajudaram, pois acabámos com nove jogadores. Foram muitos problemas para um jogo, por isso saímos muito penalizados com esta perda de três pontos», referiu o técnico dos bracarenses na habitual flash interview.

Para Manuel Machado, a sua equipa «ainda teve alguns momentos bons que não concretizou», acabando por ser vítima de uma «equipa muito rápida e que, apesar de ser última classificada no Campeonato, requer toda a atenção». A derrota, na verdade, constitui grande revés nas aspirações dos bracarenses rumo à Europa, mas Manuel Machado diz que «ainda nada está fechado». «Sem duvida que estes eram três pontos muito importantes, mas vamos lutar até ao fim», rematou.

A BOLA