News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 13/04

Started by JotaCC, 13 de April de 2008, 09:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Árbitros culpados pela classificação

No final de uma semana em que quis ver o relatório do árbitro Bruno Paixão bem como do observador no jogo com o Sporting, António Salvador aproveitou o tempo de antena que a presença da Comunicação Social lhe concedeu em consequência da reactivação do núcleo bracarense em Ponte da Barca, para se atirar às últimas arbitragens nos jogos em que o Braga participou. Na primeira vez que se pronunciou na presente temporada sobre os homens do apito, o líder da SAD arsenalista mostrou o seu desagrado. "Pelo que se tem visto esta temporada, os resultados do Braga foram gravemente prejudicados pelas arbitragens". E continuou: "Por princípio não costumo comentar o trabalho dos árbitros mas chegou a hora de dizer basta ao que nos está a acontecer em relação às arbitragens". Aludindo ao jogo com o Sporting, lembrou a "nota péssima" com que foi penalizada a arbitragem de Bruno Paixão, reclamando "isenção e confiança" aos árbitros para os jogos que faltam disputar, sublinhando não se referir, apenas, aqueles em que vai intervir o Braga.

Sem baixar o dedo acusador, foi mais longe do que nunca na apreciação ao desempenho dos homens do apito: "São os árbitros os culpados pela nossa classificação e a eles devemos o facto de a época não nos estar a correr tão bem, pois temos sido sistematicamente prejudicados", rematou. O rol de críticas estendeu-se depois a quem manda na modalidade, afirmando que "nesta fase de decisões é necessário que quem tutela o futebol português, mais do que pedir contenção a quem tem razões de queixa, tome medidas para que os erros do passado não se repitam, bem como dê por concluídos processos que estão há muito na Comissão Disciplinar...". Questionado sobre se estava a referir-se ao caso Meyong, Salvador respondeu estar a falar de "generalidades", aconselhando, cada um a tirar as ilações.

Casa de Zurique abre em Maio

Lentamente, o Braga começa a dar passos no sentido de alargar a sua capacidade de expansão além das fronteiras da cidade, tendo já previstas as inaugurações dos núcleos de Vila Verde e de Póvoa de Lanhoso, num esforço para aumentar o seu peso no Minho e aumentar o apoio em torno do clube e da SAD. Mas não é tudo, já que em Zurique, em Maio, será inaugurada a primeira casa do clube na Suíça. Só falta acertar a data para a abertura oficial, que deverá ter a presença do líder da SAD. Paris poderá ser a casa seguinte na lista de inauguração


Presidente da câmara tornado sócio 17.207

O programa de inauguração do núcleo incluiu uma recepção na câmara de Ponte da Barca, acabando o anfitrião, Vassalo de Abreu, surpreendido com a entrega de um cartão de sócio, com o número 17.207, em seu nome e que António Salvador expressou que tenha o "carácter de vitalício". A comitiva seguiu depois, à chuva, para o local onde vai funcionar o núcleo agora reactivado, decorado com cachecóis do Braga, do Tottenham (!) e também com uma foto do jogo Braga-Grassophers. Na ocasião, António Salvador e Carlos Barros, presidente do núcleo, assinaram o protocolo de cooperação que, entre outras coisas, aufere ao novo espaço o direito de agremiar sócios, venda de bilhetes para os jogos da equipa minhota e a organização de um torneio de futebol de sete com o apoio do clube. Garantem os responsáveis que os adeptos vão (re)começar a aparecer e o número vai aumentar.

Wender abandonou treino com queixas

Depois de na véspera ter sido submetido a uma carga de trabalho mais intensa e não se ter ressentido, o extremo brasileiro Wender foi ontem obrigado a abandonar o apronto com novas queixas, acentuando as dúvidas em torno da sua recuperação para a recepção ao ao Leiria, hoje ao final da tarde. César Peixoto, por seu lado, fez treino de reintegração, ainda que com algumas condicionantes, continuando o quarteto formado por João Tomás, Madrid, Jorginho e Rodriguez feito alguns exercícios no relvado, mantendo-se Paulo Santos em tratamento mais ginásio.



INQUÉRITO ONLINE REALIZADO NOS DIAS 11 E 12 DE ABRIL
Boloni tem duas propostas, uma do Braga e outra de um clube europeu com assento praticamente garantido na UEFA. Como irá decidir?

A margem é curta mas os leitores de O JOGO online acreditam que Laszlo Boloni acabará por optar pelo convite do segundo clube em detrimento da proposta que o Braga lhe apresentou para ser o sucessor de Manuel Machado. Na base da escolha o facto desse clube estar já praticamente apurado para a próxima edição da Taça UEFA.

Aceita o convite do Braga

49%

Prefere outro clube

51%

Nº de participantes: 942





Grandes sem problemas

Cumpriram-se, ontem, os 16 avos-de-final da Taça de Portugal, sem grandes surpresas e com praticamente todos os favoritos a seguirem em frente na prova.

As excepções aconteceram no Infante Sagres, onde o Gulpilhares foi surpreendido (3-4) pela equipa da casa, e em Cascais, já que a formação da linha afastou, pela margem mínima (2-1) a equipa do Ouriense.

Sem problemas esteve o FC Porto, que goleou (7-3) o Candelária, e o Benfica, que se deslocou a Algés para vencer os locais por um conclusivo 8-1.

No entanto, a maior diferença deu-se em casa do Pessegueiro, que consentiu uma pesada derrota (2-10) perante a formação da Oliveirense. Quem também teve uma noite tranquila, fora de portas, foi o Valongo, que goleou (7-0), facilmente, o Póvoa.

Aos vencedores desta ronda juntar-se-á ainda, nos oitavos-de-final, agendados para o dia 26 de Abril, a equipa do CA Feira, que, recorde-se, esteve isenta nesta eliminatória da competição.

Resultados
16 avos-de-final


Santa Cita-AA Espinho 1-6

Nafarros-Cambra 4-5

Infante Sagres-Gulpilhares 4-3

Física-Parede 6-2

FC Porto-Candelária 7-3

Nortecoope-Portosantense 1-6

Sesimbra-HC Braga 3-4

Santa Clara-Tomar 2-6

Póvoa-Valongo 0-7

Cascais-Ouriense 2-1

Riba d'Ave-Barcelos 0-3

Lourinhã-Alenquer 3-4

Pessegueiro-Oliveirense 2-10

Algés-Benfica 1-8

O JOGO

JotaCC

César Peixoto mais perto do regresso


César Peixotoj á treinou sem limitações


César Peixoto voltou ontem a treinar de forma integrada no plantel do Braga e está mais perto do regresso à competição. A disponibilidade física do esquerdino para defrontar a União de Leiria, amanhã pelas 19.45 horas (SportTV1), é ainda uma incógnita, o mesmo sucedendo com o extremo esquerdo Wender. O jogador brasileiro voltou a trabalhar integrado no treino de ontem, mas, tal como César Peixoto, ainda apresentou alguns condicionalismos que podem sugerir que o regresso à competição dos dois atletas não seja uma realidade já nesta jornada.

Ligeiramente diferente é a situação do defesa Rodriguez. O central peruano esteve no relvado, onde realizou alguns exercícios de reintegração progressiva, restando saber se tem condições para integrar a lista de convocados para o jogo com a União de Leiria. Caso tal não suceda, Manuel Machado deve fazer recuar Contreras no terreno, abrindo caminho à titularidade de Frechaut no meio-campo defensivo.

Sem quaisquer hipóteses de serem chamados pelo técnico para esta partida estão o guarda-redes Paulo Santos, os médios Andrés Madrid e Jorginho e o avançado João Tomás, todos lesionados. O Braga treina hoje pela última vez, com Manuel Machado a divulgar os convocados ao início da tarde.

JN

JotaCC

Salvador ao ataque
EXIGE CELERIDADE NO CASO MEYONG
   
António Salvador não pronunciou o nome do Belenenses, mas ontem, presente em Ponte da Barca para a abertura de um núcleo do clube, foi perceptível o seu recado quando estava a repisar as queixas do Sp. Braga relativamente às arbitragens. "É preciso que as pessoas tomem as decisões no devido tempo e não as deixem para o fim do campeonato. Não pode acontecer o mesmo de há dois anos com o Gil Vicente", disse o líder do emblema que ocupa o 7.º lugar, com 34 pontos, menos 5 que o Belenenses, equipa que detém, de momento, o último lugar (6.º) que dá acesso às competições europeias.

Em causa está o Caso Meyong, cuja utilização irregular a Comissão Disciplinar da Liga já decidiu punir, aguardando-se pela subtracção de 6 pontos. O Belenenses recorreu para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e António Salvador acaba de reclamar celeridade sobre um processo que remonta ao início do mês de Março. Salvador finalizou assim: "As pessoas que tirem as devidas ilações."

RECORD

JotaCC

#3
  Sporting de Braga inaugurou núcleo em Ponte da Barca


Com a inauguração ontem do Núcleo da Ponte da Barca, situado na "Cervejaria da Vila", o Sporting de Braga arrancou com mais campanha, visando a aproximação do clube aos adeptos. Depois do "charme" lançado nas escolas o clube bracarense vai agora incrementar e reactivar a criação de novos núcleos. Uma iniciativa que visa diversificar os pontos de contacto com o clube, facilitar a inscrição de novos sócios, venda de bilhetes e produtos do clube arsenalista.
A extensa comitiva bracarense, chefiada pelo presidente António Salvador foi recebida nos Paços do Concelho, pelo autarca local, António Vassalo Abreu que se mostrou muito satisfeito pelo facto do seu concelho ser o primeiro a receber um núcleo do Sporting de Braga. «Estamos muito orgulhosos de sermos o primeiro concelho a inaugurar o primeiro núcleo do Sporting de Braga. Tenho uma forte ligação sentimental à cidade de Braga onde trabalhei durante sete anos», começou por sublinhar o edil de Ponte da Barca, acrescentado que «tenho uma promessa do governo que ainda este ano avançará o estudo estratégico ambiental para que possamos ter uma ligação muito mais rápida à cidade de Braga, porque merecemos melhores acessibilidade», sustentou António Vassalo que espera ver nos próximos tempos mais barquenses no Estádio AXA. «Espero que daqui a uns anos, esta nova geração vá ao Estádio AXA não para ver os clube de Lisboa e Porto, mas sim o Sporting de Braga», atirou o autarca que espera ver o Sporting de Braga novamente na Europa.

«Queremos ser grandes dentro e fora»


António Salvador, presidente do Sporting de Braga sublinhou que a reactivação e criação de novos núcleos passa pela política de crescimento do clube. «Queremos uma grande massa associativa, porque queremos ser grandes dentro e fora do campo. Os mais jovens têm de ser o garante e o sucesso do nosso clube. Este foi o primeiro fora do concelho de Braga. Mas queremos abrir núcleos em todos os concelhos no distrito de Braga e Viana do Castelo», adiantou o líder arsenalista anunciando António Salvador mostrou-se igualmente satisfeito pelo facto de Ponte da Barca receber o primeiro núcleo bracarense. «Fico satisfeito pelo facto de abrimos o nosso primeiro núcleo em Ponte da Barca. Sabemos que existem aqui muitos bracarenses, mas queremos que no futuro sejam cada vez mais».



Sp. Braga: António Salvador criticou árbitros e dirigentes      

António Salvador quer que os órgãos responsáveis tomem uma decisão rápida no caso Meyong. Recorde-se que o jogador foi utilizado irregularmente pelo Belenenses em dois jogos para o campeonato tendo o Conselho de Disciplina da Liga aplicado pena de derrota e a subtracção de seis pontos. No entanto, a direcção do Belenenses não aceitou o castigo e recorreu para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. Agora, só depois deste órgão apreciar o assunto e no caso de manter a sanção é que os pontos serão retirados os seis pontos aos azuis do Restelo.

António Salvador pede mais celeridade aos órgãos federativos para não se repetir outro caso como o do Gil Vicente. «É preciso que as pessoas tomem as decisões no devido tempo e não as deixem para o fim do campeonato. O Concelho de Disciplina da Liga já tomou a sua decisão há muito e faltam cinco jornadas para terminar o campeonato e ainda não foi tomada nenhuma decisão. Não queremos ver repetido outro caso como o do Gil Vicente», lembrou o presidente do Sporting de Braga que "disparou noutras direcções. «O Sporting de Braga tem sido muito prejudicado esta temporada.

Por principio não critico as arbitragens, mas chegamos a uma altura que temos de dizer basta. O que se passou em Alvalade foi mau de mais. Pedimos a pontuação do árbitro que de facto mostra que foi uma péssima arbitragem. Estamos numa fase decisiva do campeonato e vamos esperar que exista isenção nas arbitragens. Os responsáveis da Liga tem de estar atentos, porque daqui a pouco não sabemos onde isto vai parar», atirou Salvador.


MAIS ACTUAL

JotaCC

Esta tarde há jogo grande no `Sá Leite`, onde o ABC recebe o Belenenses     

O ABC recebe esta tarde o Belenenses, no primeiro jogo das meias-finais do `play-off` da Liga Halcon.

Uma tarefa muito difícil para os campeões nacionais, como prevê o treinador Jorge Rito.


Os jogadores, esses contam com o apoio do público, como confessa José Costa.


José Costa, o pivô do ABC que confirmou ontem que vai manter-se em Braga no próximo ano, espera uma casa cheia para apoiar a equipa.

ABC-Belenenses... esta tarde no Sá Leite... a partir das quatro da tarde.


ANTENA MINHO

JotaCC

#5
Manuel Machado pede celeridade na resolução do "caso Meyong"

O treinador do Braga, Manuel Machado, pediu hoje celeridade na resolução do processo do "caso Meyong", que pode retirar seis pontos ao Belenenses, um concorrente directo dos bracarenses na luta pela Europa. Falando em conferência de imprensa onde abordou a partida de amanhã, com o Leiria, e confrontado com as "contas da UEFA", que ficaram mais complicadas após as vitórias do Belenenses fora de portas (Leixões e Estrela), Manuel Machado disse que essas contas não são da sua responsabilidade, mas pediu que o processo se conclua o mais rápido possível. "Essas são contas de outro rosário, mas julgo que, para bem do futebol e para que haja saúde desportiva, é preciso agilizar o processo no sentido de que não se espere pelo fim do campeonato para se conhecer a decisão", disse Manuel Machado. O Belenenses incorre na perda de seis pontos pela utilização irregular do avançado camaronês, que já tinha alinhado em jogos oficiais por dois clubes espanhóis (Levante e Albacete) e, à luz dos regulamentos, não podia jogar por um terceiro clube. Prosseguindo, Machado lembrou a situação vivida, há dois anos, com o Gil Vicente, salientando que, neste caso "já houve uma primeira decisão, seguida de recurso, mas se o caso for revolvido mais para a frente, pode trazer alguma confusão". Falando da partida com o Leiria, Manuel Machado relembrou as dificuldades que continua a sentir para elaborar a convocatória, dado o elevado número de lesões que se registam no seu plantel. "Na defesa da imagem do clube chamamos esses dois elementos (Wender e César Peixoto). São dois jogadores que estarão no banco condicionados, podendo participar no jogo, mas não entrarão de início e, se pudermos evitar a sua utilização, ainda melhor", disse Manuel Machado. No restante, o treinador do Braga reconheceu que o Leiria, pese embora o último lugar que ocupa no campeonato, é um adversário de respeito. "Sabemos que estamos numa fase em que se decidem as classificações finais e é dentro destes objectivos que só podemos pensar positivo frente à União de Leiria", disse. Teoricamente, acrescentou, "uma equipa que está no primeiro terço do campeonato é favorito frente à última classificada, mas no futebol acontecem todos os tipos de surpresa, e o Leiria tem uma boa liderança técnica e bons executantes". A propósito das surpresas no campeonato, lembrou o triunfo conseguido pela Académica, sexta-feira, na Luz, frente ao Benfica (3-0). "O Leiria não conseguiu fazer uma época condizente com o valor das suas individualidades, mas há honestidade e profissionalismo no seu grupo de trabalho e, como não tem pressão dos resultados, temos que esperar um adversário difícil", afirmou Manuel Machado. O Braga-Leiria encerra a 26.ª jornada da Bwin Liga e disputa-se a partir das 19h45 de amanhã, no Estádio Municipal de Braga.


Lote alargado de lesionados e Peixoto e Wender de regresso


Recuperados dos problemas físicos que os apoquentavam, César Peixoto e Wender estão de regresso aos convocados do Braga para a recepção amanhã ao Leiria, em partida que encerra a 26ª. jornada da Bwin Liga. Rodriguez, Paulo Santos, Andrès Madrid, João Tomás e Jorginho, todos eles lesionados, continuam de fora. CONVOCADOS: Dani, Kieszek, João Pereira, Paulo Jorge, Breno, Contreras, Carlos Fernandes, Miguelito, Roberto Brum, Frechaut, Stélvio, Vandinho, José Manuel, César Peixoto, Jaílson, Linz, Matheus e Wender.

OJOGO

JotaCC

ABC ganha vantagem sobre o Belenenses

O ABC venceu esta tarde o Belenenses por 27-23 no primeiro encontro das meias-finais do «play off» do Campeonato da Liga de andebol, ficando assim em vantagem para assegurar a presença na atribuição do título.
Para tal, a equipa de Braga terá de somar mais uma vitória, pois estas meias-finais decidem-se à melhor de três. O próximo confronto está agendado para dia 20, desta feita no pavilhão Acácio Rosa, em Lisboa.
A outra meia-final discute-se entre Benfica e São Bernardo, mas só na quarta-feira começará a ser disputada, uma vez que o Benfica estava em luta pela presença na final da Taça Challenge (foi hoje derrotado pelos romenos do Sport Resita).

Peixoto e Wender de regresso no Sp. Braga

Recuperados de problemas físicos, César Peixoto e Wender estão de regresso aos convocados do Sp. Braga para a recepção desta segunda-feira ao U. Leiria, partida que encerra a 26.ª jornada do Campeonato.

Em relação à última convocatória, o técnico Manuel Machado não poderá contar com o «central» Rodriguez, a contas com entorse traumática no pé direito. Paulo Santos, Andrès Madrid, João Tomás e Jorginho continuam de fora, também por problemas físicos.

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Dani e Kieszek;

Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Breno, Contreras, Carlos Fernandes e Miguelito;

Médios: Roberto Brum, Frechaut, Stélvio, Vandinho, José Manuel e César Peixoto;

Avançados: Jaílson, Linz, Matheus e Wender.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Wender e César Peixoto regressam condicionados

Os regressos, embora condicionados, de Wender e César Peixoto, são os destaques da convocatória do Sporting de Braga para a partida com a União de Leiria, da 26ª jornada da Liga, segunda-feira, em Braga.
Ausentes das últimas convocatórias devido a lesão, Wender e César Peixoto voltam a ser opção para Manuel Machado, embora fiquem de fora do ''onze'' inicial, dada a sua debilitada condição física.

Isso mesmo admitiu o treinador Manuel Machado, durante a conferência de imprensa realizada hoje, onde abordou a partida com os leirienses e anunciou que só os utilizará caso seja mesmo necessário.

Ausência de vulto na convocatória dos bracarenses é o defesa central peruano, Alberto Rodriguez, que se lesionou na partida com o Sporting (2-0), e que vai também obrigar o treinador a alterar a habitual dupla de centrais.

Ausentes continuam os lesionados Andrés Madrid, João Tomás, Jorginho, Andrés Madrid e Paulo Santos.

O Sporting de Braga, com 34 pontos, continua a lutar por um posto europeu, enquanto a União de Leiria, última classificada, com nove, poderá disputar o encontro já despromovida à Liga de Honra.

O encontro inicia-se às 19:45 de segunda-feira, no Estádio AXA, com arbitragem do lisboeta João Capela.

Lista de convocados:


Guarda-redes: Pawel Kieszek e Dani.

Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Breno, Carlos Fernandes,

Médios: Roberto Brum, Frechaut, César Peixoto, Miguelito, Vandinho, Stélvio,

Avançados: Zé Manel, Jaílson, Wender, Linz e Matheus.

LUSA