News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 12/04

Started by JotaCC, 12 de April de 2008, 09:15

Previous topic - Next topic

JotaCC

Custódio decidido a vencer na Rússia

Custódio acordou, ontem, com a notícia do interesse do Braga, via internet. Uma boa notícia é coisa rara, nos últimos tempos, para o médio-defensivo, que está a treinar com a equipa B do Dínamo de Moscovo. Na Rússia, colaram à opção do técnico Yuri Semin acusações de falta de profissionalismo, oportunamente desmentidas pelo jogador a OJOGO: "Quem me conhece sabe o profissional que sou".

Neste contexto, o aceno do Braga poderia significar uma saída fácil para os problemas. No entanto, não é assim com Custódio. "Tenho contrato de quatro anos e alguns meses com o Dínamo de Moscovo. Não é uma situação que dependa só de mim, e não é fácil", começou por explicar, em contacto telefónico. Facilitar, de resto, é verbo que não aprecia, por maior que seja a tentação de regressar. "Voltar a casa é sempre bom, isso nunca ponho de parte", ficou claro. Antes, porém, há outras metas a atingir. "Tenho objectivos bem claros e não deixarei que seja a mínima coisa a abalar-me", declarou, numa alusão à determinação de "ajudar a equipa" que o levou a trocar o Sporting por um contrato de cinco épocas com o Dínamo de Moscovo, que poderá ser abreviado se o Braga conseguir contratá-lo. Seja qual for o futuro, Custódio só quer que as próximas notícias o encontrem na equipa principal.

Machado empatado com Boloni

Custódio não é o único nome com passado sportinguista nos planos do Braga. Laszlo Boloni, o treinador que a SAD tenta seduzir, liderou o médio no Sporting campeão. A recordação "só pode ser boa", admite, mas o comentário do possível reencontro ficou adiado, porque nem só Boloni faz parte da história deste minhoto, de 24 anos: "Estamos a falar de probabilidades e não podemos esquecer as pessoas que estão no Braga: Manuel Machado foi meu treinador nos juniores do Guimarães, e os jogadores actuais continuam a ter objectivos a atingir. Prefiro respeitar toda a gente".


Kalaba já assinou


Kalaba oficializou ontem o compromisso anteriormente assumido com o clube da Cidade dos Arcebispos, que motivou a sua oresença no Minho, e regressou posteriormente à Zâmbia. Concluídos os exames médicos e conhecidos os resultados, o clube e os representantes do futebolista intensificaram as negociações e chegaram a um consenso, cujo acordo motivou a assinatura do respectivo vínculo,válido para as próximas cinco épocas. Kalaba regressou ao seu país de origem e vai apresentar-se em Braga apenas no início da próxima temporada, em princípio no início de Julho, mas poderá até viajar no decorrer de Junho. Braga não constitui a primeira experiência de Kalaba na Europa, pois conta com uma passagem pelo Nice (França).

Wender está disponível

Wender está restabelecido da mazela que o apoquentou e, em consequência, disponível para fazer parte do leque de opções para a recepção ao Leiria. O esquerdino foi ontem submetido a uma carga de trabalho mais intensa e não se ressentiu, pelo que hoje cumpriu toda a sessão com os companheiros. Ausência garantida é a de César Peixoto, que ontem, tal como Madrid e Rodriguez, fez treino condicionado.



Extremo sem descanso

Alentejano de nascimento, João Aurélio transforma em campo a tranquilidade com que vive o dia-a-dia numa enorme agressividade na luta pela bola e num sentido de baliza notável, mostrando a mesma mobilidade e visão quer jogue de frente ou de costas para a baliza. Com uma planta física invulgar para um extremo - tem 1,85 m -, o jogador que no início da temporada trocou o Guimarães pelo Penalva do Castelo está prestes a dar o salto para um clube de maior dimensão perfilando-se nesta altura o Braga, ainda que o Benfica e o Celta de Vigo, cujo interesse é o mais recente de todos, tenham transformado a sua contratação numa corrida que na próxima semana terá desenvolvimentos definitivos.

Tendo como posição de eleição a de extremo-direito, o internacional sub-20 sabe também jogar no lado oposto, fruto da facilidade de usar também o pé esquerdo. Com capacidade de drible curto e em velocidade, o jogador que nasceu para o futebol no Despertar de Beja gosta de jogar de primeira e tem remate fácil, ainda que seja na missão de assistir que mais dá nas vistas. Ainda assim, note-se, leva quatro golos marcados esta época, mas nenhum de bola parada, detalhe em que promete investir no futuro. Outro detalhe importante tem que ver com o facto de não gostar de estar parado, procurando estar constantemente em jogo, mas mostrando disciplina táctica. Um detalhe invulgar em jogadores na sua posição tem que ver com o facto de, sempre que perde a bola, continuar na sua perseguição, só desistindo quando a mesma é recuperada pela sua equipa. Simão Sabrosa é a sua fonte de inspiração, pela técnica e velocidade que imprime às jogadas, mas confessa-se admirador dos estilos de Cristiano Ronaldo e Messi.

Negócio perdido por 25 mil euros

Depois de meia época a treinar periodicamente com o plantel principal do Guimarães, João Aurélio viu chegada a hora de lhe ser oferecido um contrato profissional pelo clube da Cidade-Berço. Contudo, as exigências financeiras do Despertar, seu primeiro clube de formação, que exigiu, ao emblema vimaranense, 25 mil euros a título de compensação por direitos de formação, fez abortar o negócio e o jogador acabou cedido ao Penalva do Castelo, como amador de onde vai sair para uma nova realidade, já que não possui vínculo com o Guimarães.

"Espanha ou Inglaterra"

Depois de se estrear pela selecção sub-20 no Torneio Internacional da Madeira, João Aurélio já aspira a voos mais altos e almeja representar a Selecção Nacional, bem como jogar nas ligas espanhola e inglesa. "São parte dos meus sonhos", confessou o jogador, cujo dia-a-dia não foi alterado pelo ruído gerado pelo interesse de Braga e Benfica. "Continuo sereno", disse, ainda que, sublinhou, tenha os amigos e a família em alvoroço pelas possibilidades que se levantam. Enquanto espera pela convocatória para o II Torneio Internacional Campos Verdes, João Aurélio o jogador assegura que será de "forma tranquila" que analisará as propostas que estão sobre a mesa. "Quero fazer a minha carreira passo a passo", concluiu.

Carlos Agostinho
"Jogador de equipa"

Carlos Agostinho não poupa elogios a João Aurélio, um jogador que despontou da "humildade com que aqui chegou e se tornou capaz de desequilibrar em alguns jogos". "É impressionante a sua regularidade em campo, a forma como evoluiu até se tornar um grande jogador de equipa", congratula-se o treinador do Penalva do Castelo, que não esqueceu o papel dos colegas "na forma como o ajudaram a impor-se na equipa". Destacando a forma agressiva como joga, destaca também a sua acção defensiva, além do papel importante que tem na construção dos lances de golo.


Ponte da Barca é Braga


A partir das 11 horas de hoje, Ponte da Barca passa a pertencer a Braga. A geografia diz que os perto de 60 quilómetros que separam as localidades colocam a primeira no distrito de Viana do Castelo, mas o clube prepara-se para alterar o mapa, com a inauguração de uma extensão local. António Salvador e a comitiva do clube serão recebidos na câmara municipal, antes da oficialização do núcleo, na "Cervejaria da Vila".


NQUÉRITO ONLINE


REALIZADO NOS DIAS 10 E 11 DE ABRIL


Considera Custódio (Dínamo de Moscovo) um bom reforço para a próxima época?


Por muito bons que sejam os médios-defensivos que têm contrato com o Braga, para a próxima época, há espaço para mais um. Uma clara maioria dos que responderam ao inquérito de O JOGO entende que Custódio, actualmente ao serviço dos russos do Dínamo de Moscovo, é um bom reforço para a luta europeia rumo à Liga dos Campeões em 2008/09.

Sim

69%

Não, o plantel do Braga já está bem servido de médios-defensivos

31

Nº de participantes:715


O JOGO

JotaCC

Laszlo Boloni é prioridade mas não está contratado

Boloni pode estar a caminho do Sporting de Braga


Oromeno Laszlo Boloni é o nome mais desejado em Braga para se tornar o treinador da equipa minhota na próxima temporada, mas ainda não é certo que vá ser contratado pela SAD arsenalista. Apesar de ainda não ter entrado oficialmente em funções na estrutura directiva bracarense, Carlos Freitas já estabeleceu contactos com o técnico, esperando-se que as negociações possam chegar a bom porto nos próximos dias.

Boloni está interessado em deixar o Al-Jazira, clube dos Emirados Árabes Unidos que orienta desde o início desta época, mas tem outras propostas em carteira, entre as quais de uma equipa já qualificada para a Taça UEFA. O treinador romeno vê, no entanto, com bons olhos o regresso a Portugal, onde esteve ao serviço do Sporting entre 2001 e 2003, e o Braga é um clube com um projecto que lhe agrada, devido à possibilidade de lutar pelos lugares cimeiros do campeonato e pelo acesso às provas europeias.

O romeno não é um treinador barato, bem pelo contrário, mas as suas exigências salariais também não são consideradas incomportáveis pela SAD bracarense, cujos dirigentes estão cientes de que terão, obviamente, de fazer um esforço financeiro para garantir a contratação do técnico.

Boloni é a prioridade, sobretudo para Carlos Freitas, mas caso não chegue a acordo, existem outras hipóteses em aberto, continuando em cima da mesa o nome de Carlos Azenha, que vai abandonar o cargo de adjunto do F. C. Porto e pretende passar a ser treinador principal. Para já, a SAD arsenalista garante que ainda não tem contrato assinado com outro técnico que não seja Manuel Machado, mas está já garantido que o minhoto não continuará em Braga na próxima época.

Dúvidas para o Leiria

O plantel arsenalista continuou, ontem à tarde, a preparar o jogo de depois de amanhã com a União de Leira (19.45 horas, SportTV1), mantendo-se as dúvidas relativamente à recuperação dos lesionados Rodriguez, Wender e César Peixoto. O central tem boas hipóteses de ser convocado, mas se não estiver em condições, será substituído no onze por Contreras, o que abrirá um lugar no meio-campo para Frechaut.

JN

JotaCC

SAD DESMENTE CONTRATAÇÃO DE TREINADOR

A saída de Manuel Machado do comando técnico do Sporting de Braga e a assinatura de um contrato com um novo técnico tendo em vista as próximas épocas foi ontem desmentida pela SAD bracarense, através do seu «site». "A SAD esclarece que o único treinador que tem contrato com o Sporting de Braga é o professor Manuel Machado", lê-se no sítio oficial do emblema «arsenalista». De referir que a rádio Antena Minho avançou com a notícia de que o romeno Laszlo Boloni, antigo treinador do Sporting e actualmente ao serviço do Al-Jazeera, dos Emirados Árabes Unidos, já chegou a acordo com o Braga, num contrato válido por duas épocas.

O NORTE DESPORIVO

JotaCC

Custódio poderá ser reforço
Os contactos estabelecidos entre o Sp. Braga e Custódio , jogador do Dínamo Moscovo, estão avançados para que o seu regresso a Portugal seja possível.

Uma aposta sólida sustentada num forte investimento, facto que encurta a distância entre as exigências salariais do futebolista e o orçamento dos minhotos.

Os contornos do negócio potenciam as probabilidades de êxito do Sp. Braga, que terá todo o interesse em atacar rapidamente o alvo para tirar o máximo partido da situação de rotura entre o atleta e o clube russo.

Um dado interessante e que poderá revelar-se decisivo é a vontade de Custódio, disponível para abraçar um projecto ambicioso num ambiente familiar.

Uma conjugação perfeita de situações que podem marcar o reencontro com o técnico romeno Laszlo Boloni, depois da experiência no Sporting, numa cidade a escassos quilómetros da localidade de onde é natural.

INFORDESPORTO

JotaCC

Kalaba: «Testemunhei a grandeza do clube»
JOVEM ZAMBIANO REGRESSOU AO SEU PAÍS ENCANTADO
      
Rainford Kalaba esteve em Braga pouco mais de 72 horas, tempo suficiente para confirmar aquilo que já lhe tinham transmitido sobre o Sp. Braga. "Testemunhei a grandeza do clube. Tem uma estrutura espectacular e um estádio muito bonito", referiu a Record, encantado, o internacional zambiano que não teve oportunidade de conversar com Manuel Machado ou António Salvador.

Tímido, o médio de 21 anos contratado ao Zesco United garante que dentro do campo vai soltar-se e demonstrar que não foi por acaso que foi considerado o melhor jogador do seu país em 2007. Sente-se à vontade para alinhar em "qualquer posição do meio-campo" e define-se como um "marcador de golos". No ano passado marcou 24. Dessa forma, percebe-se por que motivo é conhecido por "Genius" (génio), tal é a sua qualidade.

Kalaba assinou por 5 épocas e volta em Junho, poucos dias antes de o Sp. Braga iniciar a pré-temporada. Agora, vai juntar-se à selecção da Zâmbia, numa etapa de preparação para o jogo de apuramento do Mundial'2010, frente ao Togo, no final do próximo mês. Apesar de jovem, é já um dos indiscutíveis na equipa do seu país, tendo participado nas duas últimas edições da CAN. A mais recente, no início deste ano, convenceu o olheiro Aloísio Alves. Foi aconselhado à SAD e já está contratado.

RECORD

Olho Vivo

Central brasileiro chegou em janeiro mas dificilmente ficará muito mais tempo no Minho

Breno na porta de saída

Por António Casanova

UM que já partiu para voltar, depois, em Julho; outro que permanece em Braga mas sem certezas quanto ao futuro. Kalaba, médio zambiano, esteve três dias no Minho, fez testes médicos, assinou contrato e regressou ontem a África com ordens para se apresentar no arranque da época 2008/09. Menos definida está a vida de Breno Silva.

Kalaba foi o rosto da notícia no início da semana. O jovem africano (21 anos) chegou a Braga com uma mala carregadíssima de ilusões e a promessa de que tinha à sua espera um contrato para assinar, válido por cinco anos. Mas a confirmação do acordo estava dependente dos inevitáveis exames clínicos.

Devidamente aprovado nos testes, o zambiano lá colocou a assinatura e recebeu ordens para viajar rumo a África. No bolso levou um bilhete de volta, por forma a marcar presença no início dos trabalhos da época 2008/09. Então, terá oportunidade de exibir todas as qualidades que tanto seduziram os responsáveis bracarenses.

Se permanecerá no plantel principal ou se, depois, será aconselhado a rodar noutro clube, isso é decisão que o próximo técnico dos minhotos se encarregará de anunciar.

Menos clarificado está o futuro de Breno Silva. O defesa-central brasileiro chegou em Janeiro a Braga a custo zero e com um vínculo de duração curtíssima — seis meses apenas.

O Sp. Braga acabaria, no entanto, por ficar com direito de opção de compra do defensor (22 anos). Até final de Maio, a SAD liderada por António Salvador, tem tempo para decidir se valerá ou não a pena apostar num contrato de prazo bem mais dilatado. Até lá restam somente cinco jornadas para Breno provar o que realmente vale.

Zero minutos na Liga

A avaliar pela amostra, a missão que se apresenta ao brasileiro é de grau de dificuldade elevadíssimo, pois ao fim de três meses de vivência minhota Breno exibe números confrangedores. Quantas presenças na Liga? Nenhuma. O central apenas foi visto em acção na Liga Intercalar, concretamente em cinco desafios da prova organizada pela Associação de Futebol do Porto.

Fim da linha à vista? Parece, parece...



Sinal amarelo para seis bracarenses frente ao U. Leiria

Wender volta a ser opção

Finalmente, uma boa notícia para Manuel Machado: Wender integrou os trabalhos da equipa e apresenta-se como opção para a jornada de depois de amanhã, frente ao U. Leiria. Isto depois de a resposta no treino de ontem ter sido bem positiva.

Preocupante é o risco de exclusão que envolve seis elementos do plantel, cinco com estatuto privilegiado de titulares. Consequência clara do enorme número de cartões amarelos distribuídos pelo árbitro Bruno Paixão na ronda anterior, com o Sporting, João Pereira, Paulo Jorge, José Manuel, Contreras e Stélvio arriscam um jogo de castigo caso voltem a ser amarelados nesta jornada. O mesmo sucede com Brum, que fora para a Alvalade já com quatro cartões na ficha disciplinar.



Inauguração de núcleo

O Sp. Braga inaugura hoje o seu núcleo de Ponte da Barca, destacando para o efeito uma comitiva que será recebida na câmara local, às 11 horas.

Na presença do líder autárquico, António Vassalo Abreu, o momento mais esperado terá lugar na Cervejaria da Vila, sede do novo núcleo bracarense, o primeiro de uma série de novas casas.


Bilheteiras abertas

No regresso ao Estádio Axa, depois dos impressionantes registos de ocupação nos três últimos jogos em casa (quase 68 mil espectadores), e apesar da calendarização (segunda-feira) do jogo, o Sp. Braga está empenhado em encher as bancadas. Para o efeito, as bilheteiras estarão hoje abertas, potenciando a maior afluência de adeptos. Os sócios com quotas em dia terão entrada gratuita e direito a um bilhete de acompanhante, privilégio a dobrar para os detentores de lugares anuais.

in A BOLA

Pé Ligeiro

DEPOIS DE WENDER, CÉSAR EM INTEGRAÇÃO

Esta manhã, o SCBraga treinou nos relvados de apoio do Estádio AXA. Este foi o penúltimo "ensaio" da nossa equipa, para o jogo com a União de Leiria, tendo Manuel Machado orientado uma sessão que incidiu sobre pormenores técnicos para o desafio de segunda-feira. Depois de Wender, o treinador viu também César Peixoto entrar no treino integrado com os restantes companheiros, sendo que ambos os jogadores trabalharam ainda com algumas condicionantes.

No que respeita aos restantes jogadores que estão a cumprir os respectivos processos de recuperação, Madrid, João Tomás, Jorginho e Rodriguez realizaram exercícios no relvado, dando continuidade ao programa de reintegração progressiva. Paulo Santos manteve-se no interior do Estádio AXA, entre o tratamento e o ginásio.

Amanhã, domingo, realiza-se o último treino antes do desafio com o Leiria, pelas 10h00, à porta-fechada. Tal como já referido ontem, a habitual conferência de imprensa de antevisão ao jogo do treinador Manuel Machado, realiza-se no final dessa sessão de trabalho, no Auditório do Estádio AXA. Os convocados serão divulgados posteriormente, ao início da tarde de domingo.

SCBraga.com

BRAGA SEMPRE MAIS!