News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Captação/prospecção VS Academia/formação

Started by ric, 09 de April de 2008, 10:27

Previous topic - Next topic

ric

Já falamos aqui deste assunto.
Mas ele volta á baila com a contratação do jovem José manuel ao merelinehse.

Acho que podemos bem reflectir neste aspecto: o Braga tem prospecção ou alguém que tem "bom ouvido" e soube de determinado jogador das redondezas que tem prestado provas na 2º divisão. Vaí daí contrata o miudo 8desconheço os valores em causa mas não devem ser exagerados) acenando com contrato de formação por um ano e mais 4 como profissional.
O que me parece é que conseguimos ficar com um jogador que entra (?) facilmente no plantel dos juniores do próximo ano (é internacional na categoria) e pode ser uma séria promessa para o futuro. Não precisamos de o formar, não gastamos cheta em processos médicos, de acompanhamento do jogador nas camadas jovens... O miudo veio porque mostrou talento e muitos dos nossos miudos estão a ver se o mostram. A grande diferença é esta: enquanto que pegamos em quantidade para extrair 2/3 com futuro neste caso precisamos apenas de estar atentos e actuar no momento certo.

Será que este caso não fará repensar os projectos de formação?
Será que a aposta passa por uma efectiva e extensa rede de prospectores que sempre ficam bem mais baratos do que os gastos enormes da formação e tudo o que nela envolve?
Não será o Braga "comprador" de formação e exportador de talentos após confirmação da valia?

Gostava de deixar para todos vós esta análise que me parece pertinente.

Penso que o ideal seria um misto das duas situações mas muitas vezes dou comigo a pensar se valerá a pena tanto esforço e tão poucas condições para os miudos. independentemente do cariz formador e de prestador de serviços desportivos á comunidade  será que o clube não deveria optar por uma postura de desporto de "massas" nos escalões jovens e optar pela prospecção para o seu patamar final da formação - os juniores?

100% Braga

Isto de ir buscar jovens promessas é o ideal porque:

- Baixo custo com a contratação
- Possibilidade de venda mais tarde a um preço mais elevado
- É sempre uma mais valia


Na formação por cada 1000 atletas apena um ou dois chegam a equipa principal, ou seja um custo elevadissimo.Se for buscar lojo directamente esse um ou dois é o ideal.

Uma coisa é certa acabar com a formação nunca, pois leva a que muitos miudos sejam do Enorme(nem todos) e arrantem os familiares a gostar do Enorme,etc.


JCosta

A questão que eu coloco não é se queremos ter formação.
Mas que tipo de formação queremos?

Temos de ter formação com muitos jogadores, pois somos uma instituição de utilidade pública e temos um papel social a cumprir.

Convem que apareçam jogadores seniores vindos da formação, pois dão carisma á equipa.

Se não tivermos uma boa formação, os jogadores como este José Manuel não conseguem evoluir bem nos juniores, pois estariam a jogar com jogadores de nivel inferior e sem fio de jogo.

É verdade que grande parte das grandes aparições de jogadores vindos da formação apenas chegaram em fase final. (Tiago, Quim, Cícero) mas também há Barroso, Paulo Jorge e também não esqueçamos que em futuras vendas há os direitos de formação.

Deve, a meu ver haver uma conjugação destes dois modos de trabalho, pois penso que é a maneira de termos mais frutos.
Saudinha... da boa.

easy_scb

Quote from: Karoglan on 09 de April de 2008, 14:07
A questão que eu coloco não é se queremos ter formação.
Mas que tipo de formação queremos?

Temos de ter formação com muitos jogadores, pois somos uma instituição de utilidade pública e temos um papel social a cumprir.

Convem que apareçam jogadores seniores vindos da formação, pois dão carisma á equipa.

Se não tivermos uma boa formação, os jogadores como este José Manuel não conseguem evoluir bem nos juniores, pois estariam a jogar com jogadores de nivel inferior e sem fio de jogo.

É verdade que grande parte das grandes aparições de jogadores vindos da formação apenas chegaram em fase final. (Tiago, Quim, Cícero) mas também há Barroso, Paulo Jorge e também não esqueçamos que em futuras vendas há os direitos de formação.

Deve, a meu ver haver uma conjugação destes dois modos de trabalho, pois penso que é a maneira de termos mais frutos.

Concordo...nunca se deve abandonar a formaçao até porque a contrataçao de jogadores jovens está sempre um pouco condicionada com o poderio do Porto aqui no norte que consegue atrair a si muitos dos bons jogadores que poderiam interessar ao Braga.
Outro facto é a aposta nos jovens...aqui já faz muito tempo desde o ultimo jovem vindo das camadas jovens a impor-se na equipa principal...tudo porque nao se aposta neles, já num outro tópico disse isto e volto a repetir: no momento em que o Braga precisava de médios preferiu-se apostar na adaptaçao de um central (Contreras) ao inves de apostar no Stelvio...isto diz muito da maneira como se vêm os jovens nesta fase do clube

Somos Braga!

Quote from: isi_scb on 09 de April de 2008, 14:15
Quote from: Karoglan on 09 de April de 2008, 14:07
A questão que eu coloco não é se queremos ter formação.
Mas que tipo de formação queremos?

Temos de ter formação com muitos jogadores, pois somos uma instituição de utilidade pública e temos um papel social a cumprir.

Convem que apareçam jogadores seniores vindos da formação, pois dão carisma á equipa.

Se não tivermos uma boa formação, os jogadores como este José Manuel não conseguem evoluir bem nos juniores, pois estariam a jogar com jogadores de nivel inferior e sem fio de jogo.

É verdade que grande parte das grandes aparições de jogadores vindos da formação apenas chegaram em fase final. (Tiago, Quim, Cícero) mas também há Barroso, Paulo Jorge e também não esqueçamos que em futuras vendas há os direitos de formação.

Deve, a meu ver haver uma conjugação destes dois modos de trabalho, pois penso que é a maneira de termos mais frutos.

Concordo...nunca se deve abandonar a formaçao até porque a contrataçao de jogadores jovens está sempre um pouco condicionada com o poderio do Porto aqui no norte que consegue atrair a si muitos dos bons jogadores que poderiam interessar ao Braga.
Outro facto é a aposta nos jovens...aqui já faz muito tempo desde o ultimo jovem vindo das camadas jovens a impor-se na equipa principal...tudo porque nao se aposta neles, já num outro tópico disse isto e volto a repetir: no momento em que o Braga precisava de médios preferiu-se apostar na adaptaçao de um central (Contreras) ao inves de apostar no Stelvio...isto diz muito da maneira como se vêm os jovens nesta fase do clube

Concordo basicamente com tudo que os 2 disseram.

Acrescento mais uma vantagem da "captação" face à "formação pura". Qualquer jogador durante a formação pode ser aliciado por um "grande". Quanto é que o Braga recebeu pelos juvenis que nos vieram "roubar"? Pouco ou nada!! Nós fizemos a formação dos 8/9 anos até aos 14/15 e depois eles foram embora... para o clube dos seus sonhos (ou dos pais). E o Braga nada pode fazer...

É diferente a situação de um jogador tipo José Manuel. Se um clube maior o levar já tem que pagar pois ele tem contrato, porque já veio para o Braga numa idade em que isso era possível.

Nota: percebo pouco destas leis do futebol jovem mas, penso que não andará longe do que disse.
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

fmrabit

    Zé Manel foi contratado da mesma forma que o ano passado o Braga contratou por exemplo o Pizzi ao Bragança. Todos os anos o clube vai buscar jovens que são vistos por todo o país. Como é que acham que o Tiago veio do Vianense para o SCBraga, não veio cá treinar à experiência, foi visto e convidado a assinar pelo Braga, o mesmo se passou com o Castanheira ou o Quim e muitos outros, até já cá tivemos um atleta açoriano e outro madeirense.
     Em relação aos nossos jogadores que dão nas vistas e de seguida vão para o Porto o processo é o mesmo, o FCPorto tem olheiros que informam onde estão as trutas. Quando um jogador tem valor o seu clube normalmente faz um contrato de formação que prende o atleta, mas quem assina esse contrato são os pais do atleta, que sondados por representantes dos clubes maiores se recusam a rubricar o contrato com o Braga e preferem ir jogar para o FCP

Zav

Eu conheço o Zé, tou com ele todos os dias da semana.Ele anda na escola onde eu trabalho.
Quando faziamos torneios na escola o Zé sempre se destacava mais, e foi o melhor marcador, eu sei que isto não tem muito a ver, mas ganhava realce entre os outros todos.

E digo-vos já, ele tem futuro  ;)

RicardoB

Quote from: Jota_SCB on 09 de April de 2008, 18:06
Eu conheço o Zé, tou com ele todos os dias da semana.Ele anda na escola onde eu trabalho.
Quando faziamos torneios na escola o Zé sempre se destacava mais, e foi o melhor marcador, eu sei que isto não tem muito a ver, mas ganhava realce entre os outros todos.

E digo-vos já, ele tem futuro  ;)

é bom saber... depois vamos todos querer ve-lo jogar..

Zav

Quote from: RicardoB on 09 de April de 2008, 18:08
Quote from: Jota_SCB on 09 de April de 2008, 18:06
Eu conheço o Zé, tou com ele todos os dias da semana.Ele anda na escola onde eu trabalho.
Quando faziamos torneios na escola o Zé sempre se destacava mais, e foi o melhor marcador, eu sei que isto não tem muito a ver, mas ganhava realce entre os outros todos.

E digo-vos já, ele tem futuro  ;)

é bom saber... depois vamos todos querer ve-lo jogar..

Pois vamos  ;)

Só espero que tudo lhe corra bem e que dê muitas alegrias  :D

ric

Estive a falar esta tarde com pessoas bem ligadas ao Merelinense. Dizem todas que o o miudo tem pinta, bom técnicamente, procura espaços e tem "faro" de golo.

Oxalá não perca e que seja um novo pauleta

Zav

Ele joga bem a nº 10  ;)

Mas tb serve pra jogar na posição do Pauleta.

Somos Braga!

Sou de Merelim e sócio do Merelinense (com as quotas em dia) mas infelizmente não acompanho muito a equipa. Nunca vi o miúdo jogar mas todos os meus amigos me dizem que se não se perder vai dar jogador.

Mas atenção, ele pelos seniores só fez 3 jogos. Diz quem viu que no primeiro jogou muito mal e nos 2 seguintes partiu tudo. Vamos ver... não se pode avaliar um jogador por dois jogos.

O que me dizem é que ele é rápido e  bom de "rins" e isso é uma qualidade importante num avançado.

Mas não podemos esperar grandes coisas já para amanhã. Tem que seguir o percurso dele, normalmente e talvez daqui a 2 ou 3 Anos tenha uma oportunidade na primeira equipa do Braga.
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

A prospecção pode e deve estar associada à formação.
Ter formação não implica que se deva abdicar de fazer prospecção, e o inverso também é verdade, aliás, no patamar que está o SCB, cada vez  mais é importante fazer prospecção de jovens valores, aumentando assim o nível dos jogadores da nossa formação.
Força Gverreiros

#13
Como disse no post acima colocado, acho que a  Formação deve estar associada, relacionada com a prospecção, seja ela de jogadores seniores ou jovens valores.
Acho importante para o SCB que aposte na formação. Não o digo por questões de romantismo, por questões sociais  ou porque soua bem, junto da comunidade, ter equipas de jovens ... também são importantes os aspectos enunciados, aliás o SCB recebe aprox. 325 mil euros da CMB relacionados com a formação e modalidades. Digo que é importante apostar na formação porque é a única forma de equipas do nível do SCB ter jogadores de nível mundial, passe a expressão... Já tivemos a jogar no SCB jogadores como o: Barroso, Dito, Tiago, Ricardo Rocha, etc... que de outra forma, senão a formação, seria impossível vê-los com a camisola do SCB... Ou acham que o SCB tinha capacidade financeira para competir e adquirir jogadores deste calibre, caso estivessem num outro clube, mesmo de menor nomeada?

Acho que a questão está clarificada...


Na verdade, muitas vezes a questão da formação, está também relacionada com a saúde financeira dos clubes.
Reparem... porque nos últimos anos o SCP se tem evidenciado dos demais clubes no aproveitamento de jovens jogadores? Por questões financeiras- acho eu!
E por que clubes como o FCP raramente aproveita jogadores(de grande valor) da formação? Por razões financeiras, digo eu.

Como vou demonstrar, a questão gira sempre em torno do malfadado dinheiro.
Geralmente clubes como o FCP, SLB e SCP investem dinheiro na aquisição de jovens valores, fazendo prospecção a nível nacional, contratando jogadores que despontam nos clubes de origem. Exemplos não faltam... Conseguem contratar porque têm dinheiro, que são trocos, quando comparado como orçamento do futebol profissional.  Há a questão da menoridade... Os pais, ávidos de fama, ansiosos pelos euros, perseguindo o estrelato idêntico a Cristiano Ronaldo, caem facilmente no engodo e aceitam que os filhos vão para longe da sua terra e ambiente familiar... Durante ou no fim de jogarem nas camadas jovens, alguns conseguem assnar contratos profissionais, sinónimo de terem crescido futebolisticamente... A grande generalidade, cai no esquecimento e acabam por cair em escalões secundários.

No parágrafo anterior abordei alguns clubes como exemplos que aproveitam jogadores oriundos da formação.
O SCP... O SCP é um clube "grande" que habitualmente gasta muito como futebol. Apesar de gastar muito com o futebol, ano após ano, os problemas agudizam-se e o dinheiro não tem abundado por aquelas bandas. Como tal, apostam muito na formação, onde inclusive têm uma da melhores infra-estruturas para o mesmo - a Academia. Vejam em quantos jovens apostaram antes de 2002 e em quantos apostaram depois de 2002.
Arriscam em jovens, apesar dos riscos, por uma questão de necessidade...  a exemplo do que sucedeu ao SCB à uns anos atrás...
O SCB hoje tem como baluarte na sua defesa o central Paulo Jorge. Quem não se recorda, lembro que Paulo Jorge jogou na extinta equipa B, e foi chamado para jogar com os senoires na época 2002/2003, por questões financeiras. apesar de FCSantos bradar aos céus por reforços, FO, fechou as portas a reforços.  Não só Paulo Jorge foi chamado ao plantel, como tiveram a mesma sorte 6 ex: BB, a saber: Pedro Duarte, Nené, Helder Sousa, Abiodun, Sanson e Nuno Rocha.
Naquele ano, jogadores como o Odaír, Nuno Mendes, Zé Roberto, Glauber... fizeram uma má época e não fosse os jovens Paulo Jorge, Nené, Nuno Rocha a par dos "mitícos" Barroso(melhor marcador da época) Wender e Castanheira(que carregou a equipa) o SCB teria mesmo descido de divisão.
Portanto não fosse a questão financeira e algusn destes jogadores talvez não tivessem a oportunidade que tiveram ...e conseguiram agarrar.

O Exemplo FCP é o inverso. Tem jogadores de inegável valia. Helder Barbosa...Bruno Gama... Paulo Machado... Vieirinha... e muitos mais. Mas infelizmente estes não terão a possibilidade de entrar na equipa enquanto o FCP nadar em dinheiro, passe o exagero. Quem será o treinador que colocará a jogar o Paulo Machado, tendo no plantel jogadores para aquela posição como o Lucho, Meireles? Que treinador porá a jogar o Helder Barbosa quando tem um Quaresma na equipa? Que treinador apostará no Bruno Gama quando tem o Sektoui no plantel? Acho que me fiz entender...


Força Gverreiros

Olho Vivo

Quote from: Zé on 09 de April de 2008, 20:51
Na verdade, muitas vezes a questão da formação, está também relacionada com a saúde financeira dos clubes.

O dinheiro (ou falta dele) não força apenas a aposta na formação por necessidade. Eleva (ou reduz) as expectativas e o grau de exigência das equipas. As exigências que impomos à nossa equipa actualmente não têm paralelo com o que se passava há uns anos atrás. Eventualmente, jovens que hoje têm alguma dificuldade em se imporem na equipa, há uns anos teriam outras oportunidades. Pegando nos teus exemplos, os adeptos do Sporting hoje sabem que, em face das dificuldades da sua SAD, não podem exigir títulos e estão por isso mais receptivos a aceitar que os seus jovens, cometendo erros (naturais), possam comprometer aqui ou ali os resultados da equipa. Ao Porto (e também ao Benfica) exige-se mais - porque a sua situação financeira admite a possibilidade de aceder a jogadores feitos de grande qualidade. Não há espaço para o erro, essencial na afirmação dos jovens da formação. Por isso se vê com mais facilidade jovens transitarem directamente da formação para o futebol profissional no Sporting. No Porto e no Benfica, normalmente é exigido que o tirocínio se faça numa equipa com menores exigências...

JotaCC

Eu concordo com a formação é muito importante um clube, mas esta visto que não sai muito lucrativo para os clubes que os formam porque quando estão o dispontar os "papões" veem e levam-nos por tuta e meia e depois são esses que ficam com os lucros,veja-se o caso dos largartos umas das melhores escola da europa mas depois os jogadores pouco lucro dão como foram os casos mais recentes de Cristiano Ronalo, Nani e outros mais antigos Figo, Simão e Quaresma sairam por um preço irrisorio e agora quem os comprou ganha milhões com eles e o clube que os  formou, descobriu e lançou nada lucra com isso.Agora a prospecção pode ser mais rentavel ,procurar  aqueles jogadores que estão  a dispontar, como fazem os tripeiros pouca formação e apostam na prospecção e ganham milhoes depois.

Pezinhuh

Mais tarde ou mais cedo o Sp. de Braga vaia ser obrigado a fazer a academia(prometido pelo AS) pois a academia poderá ser uma maquina de fazer melhões com a a fabrica que é chamada formação, se a formação for contínua e de luxo, como sem nenhuma raiva a do sporting é, isso temos q admitir.
É fundamental a construção de uma academia.

Cumprimentos

at50

#17
Muito se escreveu aqui sobre este miudo e pouco se disse.
Vou tentar pôr um pouco mais de interesse sobre este tópico.
O Zé Manel já havia sido descoberto à alguns anos pelo Sr. Carlos Baptista, e mais tarde João Cardoso após tomar conhecimento do caso também assediou o miudo.
Este negou-se sempre a ir para as camadas jovens do S.C.Braga pela mesma razão de sempre. Alegava e com muita razão que se o fizesse no Braga seria encostado pois nesta equipa só jogariam os "meninos dos amigos" e as "Cunhas". Assim continuou em Merelim fez-se jogador e agora se o Braga o quis teve que o pagar e assim o miudo fez-se realmente jogador. Se estivesse no Braga talvez como ele também dizia seria encostado e nunca se mostraria para o futebol.
Como podem ver as "CUNHAS" também ficam caras ao meu clube (s.c.braga).fazem-se jeitos aos amigos e mais tarde não se tira proveito nenhum das nossas "NÃOFORMAÇÕES" pois estes miudos mais tarde ou mais cedo acabam por encostar e o Braga perdeu tempo e dinheiro. 
Parabéns Zé Manel e desejo-te muitos sucessos no ENORME

VIVA O BRAGA!!!!!!!!!!!!!!  

Nuno À-Braga

#18
 No SCBRAGA NUNCA EXISTIU formação!
Nem me parece que haja noção disso.
Em Portugal, a formação é uma mentira. Só há SELECÇÃO de jogadores.
Não se lhes ensina técnica. Não se lhes ensina o resto de forma minimamente pedagógica, entusiasmante, amiga, desinteressada, estudada e estruturada.
Muito pouco se lhes ensina. Pouco se lhes treina em função disso.

Diz-se que o futebol tira a juventude de maus caminhos, mas nem na escola vi tão más influências do que em muitos clubes que conheci, de forma mais ou menos aprofundada. Há muito pouca valorização de atitudes dignas e inteligentes. Vezes demais acaba-se por premiar, consciente ou inconscientemente, malandrice.

Felicito as honrosas excepções (que não conheço), que sempre existem. Decerto que até no SCB haverá "ilhas" de trabalho positivo. Mas a globalidade, no SCB, em Portugal, é pior que terceiro-mundista.

Mais valia ir ao Nantes ou coisa parecida, com um cheque recheado, e contratar toda a estrutura deles. COPY+PASTE. Ou melhor, CUT+PASTE.

E, depois, começar a formar treinadores cá em Braga, aí já fazendo COPY-PASTE dos importados, bebendo todo esse sumo e acrescentando-lhe temperos portugueses.

jaimec

Para além disto tudo, devíamos era criar uma academia em Angola ... a integração seria suave, a base de recrutamento enorme, o investimento não seria avultado, podíamos aproveitar a boleia de inúmeras empresas da região que lá estão a laborar .Tudo isto numa perspectiva de médio-longo prazo, numa aposta em formar jogadores para apostar em exportar, com o SCB a ter a primazia nos diamantes que dali sairem !
Mas o SCB é em Braga, primeiro temos que ter uma estrutura exemplar em nossa casa e só depois avançar para outras latitudes ... mas se queremos ser pioneiros, cada dia que passa, é um dia desperdiçado .