News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 06/04

Started by JotaCC, 06 de April de 2008, 08:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Recuperar frente à concorrência directa

Sporting e Braga iniciam, pelas 18h30, novo encontro distantes dos objectivos a que se propuseram no início da época: os leões há muito abdicaram do título, que já está entregue, e começam o jogo na quinta posição, estando obrigados a suplantar, na classificação, três concorrentes para chegar à segunda, que dá acesso directo à Liga dos Campeões, objectivo agora abraçado pela equipa de Paulo Bento; os arsenalistas não constam do rol de potenciais "europeus" (têm a UEFA defendida... pelo Sporting), estão a seis pontos de distância e em perseguição cerrada do Belenenses.

Naturalmente, o Sporting, motivado pelas exibições personalizadas e pelos bons resultados conseguidos na Figueira da Foz, ante a Naval, e em Glasgow, frente ao Rangers, alicerçado no histórico de 41 vitórias e quatro derrotas (nunca houve empates) nos confrontos em casa com o Braga, e reforçado pelo registo de apenas ter sido batido em Alvalade pelo... Manchester United (e Ronaldo) esta época, aliados à motivação extra de poder recuperar da desvantagem face a Guimarães e Setúbal - ambos empataram -, parte na condição de favorito para o confronto de hoje, mas os favoritismos, como tantas vezes os leões já provaram esta época, confirmam-se... dentro de campo. A estatística também joga a favor dos anfitriões: nessa condição, o Sporting leva oito vitórias e três empates em Alvalade.

Estádio josé alvalade

18h30 | sport tv 1

Bruno Paixão [AF Setúbal]

Paulo Ramos + António Godinho

Sporting

Treinador Paulo Bento

1 | Rui Patrício GR

78 | Abel LD

13 | Tonel DC

4 | Polga DC

18 | Grimi LE

24 | Miguel Veloso MD

25 | Pereirinha MO

7 | Izmailov MO

28 | João Moutinho MO

31 | Liedson AV

10 | Simon Vukcevic AV

-

16 | Tiago GR

26 | Gladstone DC

8 | Ronny LE

6 | Adrien MD

21 | Farnerud MO

30 | Romagnoli MO

20 | Yannick Djaló AV

Braga

Treinador Manuel Machado

31 |Kieszek GR

47 | João Pereira LD

3 | Paulo Jorge DC

2 | Rodriguez DC

13 | Carlos Fernandes LE

5 | Roberto Brum MD

16 | Contreras MD

20 | Jailson MO

18 | Zé Manel AD

99 | Matheus AE

29 | Linz AV

-

12 | Dani Mallo GR

26 | Breno DC

17 | Frechaut MD

89 | Stélvio MD

25 | Miguelito MO

88 | Vandinho MO


Braga goleou na primeira volta

A 11 de Novembro de 2007, deu-se o primeiro encontro entre os adevrsários que esta noite se defrontam em Alvalade. Com Manuel Machado já contratado, mas na bancada (a equipa foi orientada por António Caldas) o Braga vulgarizou e levou de vencida (3-0) um Sporting que dias antes se tinha batido de igual para igual com o vice-campeão italiano (Roma), para a Liga dos Campeões. Frechaut, Linz e Jorginho dizimaram os leões que, desde então, passaram a ter Rui Patrício em permanência na baliza para o Campeonato. O Sporting volta a encontrar o Braga após o jogo europeu de Glasgow.



Treino logo pela manhã

Pouco mais de doze horas depois de terminarem o jogo com o Braga, os jogadores do Sporting apresentar-se-ão na Academia para nova sessão de trabalho. O treino de recuperação do jogo de hoje e preparação da recepção ao Rangers será às 10h30.

Nuvens no céu sem chuva

A promessa de Verão antecipado dos últimos dias envergonhou-se este fim-de-semana, e a noite - ou o final de tarde -, em Alvalade, vai ter muitas nuvens no céu, se bem que não estejam previstos aguaceiros. A temperatura rondará os 13 graus, e o vento soprará fraco.

Treinar e almoçar em casa

O (reduzido) plantel minhoto treinou-se ontem pela última vez preparando o jogo de hoje, numa sessão que, para não variar, foi à porta fechada, após o que os jogadores foram para casa almoçar, com indicações de que a partida seria às 14h30, rumo a Lisboa.


A táctica do Braga
Segurança ao meio

O 4x2x3x1, por força das lesões, parece condenado a manter-se afastado das opções tácticas de Manuel Machado que, sem criativos, se vê na contingência de ter de inventar soluções para um meio-campo onde sobra pulmão, mas falta criatividade. Assim, e recuperando o que aconteceu ao intervalo do jogo com o Leixões, a troca de Vandinho por Jailson parece ser o mais certo, numa lógica de Manuel Machado que permite à equipa manter-se firme a defender, mas com mais soluções no apoio ao ataque, onde deverá estar Linz.

O JOGO


JotaCC

Machado quer "discutir o jogo" em Alvalade

Manuel Machado não está à espera de um Sporting cansado


Mesmo afectada por várias lesões em jogadores importantes na estratégia ofensiva, como Wender e César Peixoto, a equipa do Braga que hoje à tarde defrontará o Sporting, em Alvalade, não perde a ambição. Pelo menos, foi essa a ideia transmitida ontem pelo treinador Manuel Machado na antevisão que fez ao jogo com os lesões, na qual mostrou vontade de ir a Lisboa à procura dos três pontos.

"Vamos com a ambição de discutir o jogo, sem dúvida nenhuma. Apesar de o resultado da partida anterior, ante o Leixões, ter sido negativo, não perdemos há cinco jogos e vamos com confiança para este desafio. Sabemos que será difícil, à imagem de outros, mas acredito que seremos uma equipa capaz de conseguir um bom resultado", afirmou o técnico minhoto, reconhecendo que as lesões lhe tiram algumas opções "Há um quadro de limitações, mas confiamos naqueles que estão disponíveis".

Manuel Machado não está à espera de um Sporting desgastado pelo facto de ter jogado há três dias com o Glasgow Rangers, nos quartos-de-final da Taça UEFA, pois entende que a formação comandada por Paulo Bento tem muitas experiência neste tipo de situações. "As equipas do nível do Sporting têm grande tarimba de jornadas duplas e não me parece, com esse traquejo, apresente sinais de cansaço, até porque o treinador tem a possibilidade de fazer a rotatividade dos jogadores", referiu o treinador arsenalista.

A ausência de seis jogadores (Wender, César Peixoto, Jorginho, Madrid, João Tomás e Bruno Tiago), devido a problemas físicos, aliada ao facto de Philco e Ricardo terem sido desviados para a equipa de juniores, leva a que a convocatória bracarense para a deslocação ao estádio de Alvalade tenha ficado reduzida a 17 jogadores. Manuel Machado já abriu a porta a algumas mudanças no onze, que devem acontecer no meio-campo, com a entrada de Frechaut para o lugar até agora ocupado por Roberto Brum, e também no ataque, com o possível regresso ao onze de Roland Linz, no lugar que foi do brasileiro Jaílson nos encontros anteriores. Nuno Amaral



Convocados Kieszek, Dani Mallo, João Pereira, Rodriguez, Breno Silva, Paulo Jorge, Contreras, Carlos Fernandes, Brum, Frechaut, Miguelito, Vandinho, Stélvio, Zé Manuel, Jaílson, Linz e Matheus.


Leixões apurado para a fase final após sete épocas de ausência

O Leixões está de regresso à discussão pelo título Nacional de Juniores A após sete temporadas de ausência. Os matosinhenses foram a Braga ganhar, por 2-1, em jogo da 32.ª jornada do campeonato da 1.ª Divisão, resultado que lhes permitiu garantir o segundo lugar da Zona Norte e o apuramento para a Fase Final. A última vez que os leixonenses tiveram a hipótese conquistar o segundo campeonato do palmarés (o único título foi ganho em 1941/42) foi no início do novo milénio (época 2000/2001).

Os bracarenses embora ainda possam igualar os leixonenses na classificação, têm desvantagem no confronto directo (duas derrotas, por 2-1), o que os afasta dos lugares de acesso à etapa seguinte.

O F. C. Porto, após duas derrotas seguidas, assumiu a condição de líder e voltou aos triunfos, impondo-se, em Guimarães, ao Vitória, por claros 4-0. Com este resultado, os dragões asseguraram, em definitivo, o primeiro lugar, pois dispõe de uma vantagem de cinco pontos sobre o segundo, que apenas tem mais um jogo pela frente (o Leixões folga na última ronda).

O Boavista, embora não tenha conseguido mais do que uma igualdade a duas bolas com o Freamunde, conseguiu reduzir para seis pontos a diferença pontual para os arsenalistas.

Beneficiados com os desaires dos adversários mais directos foram também o Candal e Académica, que subiram às quinta e sexta posições, respectivamente, mercê das vitórias sobre o Gil Vicente (1-0) e do despromovido Sporting de Espinho (4-2).

O Penafiel (14.º) bateu o Varzim (12.º), por 3-0, mas continua abaixo da linha de água.

JN

JotaCC

"Vamos discutir os três pontos"
O Sp. Braga tem apenas 17 jogadores disponíveis para o desafio desta tarde, em Alvalade, frente ao Sporting (18h30), contudo, Manuel Machado revela que a equipa vai discutir o jogo e está confiante.

Com apenas 17 jogadores disponíveis - perante seis ausências devido a lesões - Manuel Machado não está à espera de facilidades para o desafio desta tarde (18h30), em Alvalade, frente ao Sporting. No entanto, o técnico foi claro na abordagem ao duelo com os leões: "vamos discutir o jogo, sem dúvida nenhuma". Machado diz esperar "um Sporting moralizado" e em nada desgastado face ao jogo da Taça UEFA, de quinta-feira passada. "Equipas como o Sporting têm grande tarimba nestas situações de jornadas duplas e, por isso, não me parece que tendo esse traquejo possam apresentar sinais de cansaço, até porque, é possível sempre fazer alguma rotatividade dos jogadores", referiu.

Perante um quadro limitativo com seis jogadores lesionados - César Peixoto, Wender, Madrid, Jorginho, João Tomás e Bruno Tiago - Machado acredita que, apesar de a equipa se debater "com alguns problemas", vão conseguir contornar as contrariedades e limitações. "Contam aqueles que estão disponíveis e é com confiança nesses que partimos para esta jornada", sublinhou, lembrando, contudo, que já tinha encontrado "soluções em termos de composição de equipa", peças base no onze das últimas jornadas que "tiveram a infelicidade de se lesionar".

O técnico fez questão de ressalvar que este número anormal de lesões está ligado a "imponderáveis do próprio jogo", uma vez que são na maioria mazelas traumáticas, resultantes da competição e não da gestão de esforço. Mesmo com apenas 17 disponíveis, Machado é peremptório: "vamos dicutir o jogo, não tenho dúvida nenhuma. Esta equipa vem de um ciclo interessante, não vou dizer brilhante, há cinco jogos que não perde e, se tivermos em conta que nesse período defrontámos o Benfica, Nacional, Naval e Leixões, o ciclo em si não me parece negativo. Com base nesse desempenho temos confiança e acreditamos que iremos apresentar uma equipa capaz e ambiciosa para discutir os três pontos que estão em jogo", frisou.

Sem adiantar pormenores relativamente ao sistema táctico que irá colocar em campo, em Alvalade, "porque adiantar elementos é dar um tiro no pé", Manuel Machado recorda que o leque de opções não é grande, daí que não se devem adivinhar profundas alterações face à última jornada, com o Leixões. "São jogos com perfil diferente, o que obriga a alguns reajustamentos no plano táctico e estratégico, mas somente questões de pormenor", rematou.

CM

JotaCC

Faro de Linz ataca o leão
AUSTRÍACO REGRESSA À TITULARIDADE   
      
"Não vou adiantar grandes elementos, pois nesta altura é dar tiros nos pés", disse Manuel Machado em resposta a uma questão que pretendia aclarar o onze que pode começar o jogo em Alvalade.

O treinador resguardou-se na sua abordagem, mas tudo indica que Roland Linz seja titular, pois logo de seguida Machado não escondeu completamente o jogo: "Haverá uma ou outra alteração, mas não vai fugir do que se verificou no jogo com o Leixões. Pode haver reajustamentos tácticos e até estratégicos."

O internacional austríaco passou para o banco de suplentes após o empate, em casa, com o Vitória de Guimarães e nos dois jogos que seguiram, na Madeira com o Nacional e em casa com a Naval, o Sp. Braga ganhou. Linz nem saiu do banco.

Na última jornada, em casa, entrou ao intervalo para procurar resolver os problemas que a frente de ataque estava a demonstrar. A equipa ganhou capacidade de remate, mas nem assim o nulo se desfez. Nas suas duas tentativas, Linz cabeceou ao lado (81') e o segundo disparo (83') acabou interceptado.

Autor de 10 golos na Liga e 5 na Taça UEFA, Linz relega Jaílson para o banco e alarga o leque de opções em função daquilo que o jogo possa vir a dar : o austríaco, como se sabe, limita a sua acção ao coração da grande área; o brasileiro actua em qualquer posição do ataque, como se viu diante do Leixões quando jogou nas costas de... Linz.


Valongo cola-se ao HC Braga
IGUALDADE PONTUAL NO COMANDO DO GRUPO B
      
O Valongo colou-se ao HC Braga no comando do Grupo B do Nacional da I Divisão, ao vencer no recinto dos minhotos por 3-2.

Realce, ainda no grupo da fuga à despromoção, para o triunfo do Alenquer no recinto do Cambra (2-1), que relegou a Juv. Ouriense (derrotada pela Ac. Espinho) para o último lugar.l

Resultados grupo B (2.ª jornada)

HC Braga-Valongo, 2-3
Ac. Espinho-Juv. Ouriense, 3-2
Cambra-Alenquer, 1-2

Classificação

1. HC Braga 21 pontos
2. Valongo 21
3. Cambra 14
4. Ac. Espinho 14
5. Alenquer 9
6. J. Ouriense 7

Nota: as equipas partiram para a 2.ª fase com metade dos pontos acumulados na 1.ª. Descem à 2.ª Divisão os três últimos classificados.

RECORD

JotaCC

FINALISTAS JÁ ESTÃO DEFINIDOS EM JUNIORES
LEIXÕES VENCE EM BRAGA E ESTÁ NA FASE FINAL
No jogo grande da Zona Norte do Nacional de Juniores, o Leixões foi a Braga carimbar o passaporte para a fase final, juntando-se, assim, ao FC Porto, Benfica e Sporting. A vitória por 1-2 catapultou os leixonenses para sua primeira fase final da categoria, onde vai ocupar a vaga do Boavista.

Apesar de ter mais um jogo que os bracarenses, quando faltam duas rondas para o final desta fase, o Leixões tem seis pontos de avanço do que o seu adversário de ontem – pontuação que pode ser igualada, caso o Braga vença os seus dois jogos e o Leixões tropece na última jornada, mas também tem a vantagem no confronto directo, graças a duas vitórias pelos mesmos números (2-1), factor que até pode ser decisivo.
Já o líder FC Porto foi a Guimarães golear o Vitória local, por quatro bolas a zero, e, deste modo, garantir, matematicamente, o primeiro lugar na tabela classificativa, com 73 pontos somados. Quem também saiu vitorioso desta ronda foi o Candal. Na recepção ao Gil Vicente, os candalenses venceram por 1-0.
Na metade inferior da classificação, a luta pela manutenção continua ao rubro. O Penafiel, com a vitória, por 2-0, na recepção ao Varzim, evitou ser já despromovido nesta jornada, enquanto o Freamunde, graças ao empate frente ao Boavista (2-2), desceu para a antepenúltima posição. Merelinense, Gil Vicente, Vizela e Naval, são as outras equipas que ainda não têm a permanência assegurada.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Paulo Bento e Manuel Machado de acordo quanto ao triunfo da eficácia


Paulo Bento e Manuel Machado, treinadores de Sporting e Sp. Braga, respectivamente, estiveram de acordo em relação à importância da eficácia no desfecho da partida entre as duas equipas, que terminou com vitória leonina (2-0). As declarações, na zona de entrevistas rápidas da Sport TV:

Paulo Bento:

«Quando se ganha o resultado é sempre bom. Na primeira parte entrámos bem no jogo. Num ou noutro momento permitimos que o Sp. Braga saísse em contra-ataque. Fomos eficazes nos primeiros quarenta e cinco minutos. Na segunda parte não gerimos tão bem o encontro. O adversário partiu mais o jogo, como lhe convinha, e nós não conseguimos segurar tão bem o jogo e criar oportunidades. Isso acabou por nos criar algum desgaste. O adversário teve algumas oportunidades mas nós também.»

[sobre o golo anulado ao Sp. Braga] «Estou longe. Ainda não vi na televisão. Se foi legal ou não ainda não posso dizer. Se vir que foi legal não terei problemas em dizer que o Sporting foi beneficiado.»

[sobre a lesão de Polga, que teve de ser substituído] «Possivelmente terá um problema muscular. Vamos ver qual a gravidade e depois recuperar o jogador.»

[acabar em segundo é mais importante que ganhar a UEFA?] «O mais importante, em termos de Liga, é o segundo lugar, porque dá acesso directo à Champions e entra dinheiro e prestigio no clube. Nos jogos a eliminar é ver se conseguimos ir o mais longe possível.»

Manuel Machado:

«É um resultado que nos penaliza. A eficácia é determinante no futebol e o Sporting teve eficácia. Tivemos oportunidades para inaugurar o marcador, nomeadamente nos pés do Linz. O Sporting aproveitou dois momentos de desatenção. O jogo fica marcado por esses dois minutos.»

«Na segunda parte tivemos uma boa reacção. Chegámos a fazer um golo mas inexplicavelmente foi anulado. Ainda estou para perceber o que aconteceu. Com o tempo que havia para jogar as coisas podiam ter sido diferentes, até pelo desgaste do jogo que o Sporting teve na Escócia. Já tínhamos enviado uma bola à barra. O guarda-redes do Sporting também já tinha defendido duas jogadas de perigo. Esse momento acaba por ser determinante, se o conjugarmos à eficácia do Sporting na primeira parte.»


Sporting-Sp. Braga, 2-0 (crónica)

Dois golos de Yannick Djaló em outros tantos minutos garantiram este domingo ao Sporting o regresso ao quarto lugar, a dois pontos do V. Guimarães e a um do Benfica (que joga mais tarde), após vencer o Sp. Braga, em Alvalade, por 2-0, na 25ª jornada do campeonato. Parece simples? Mas não foi.

O Sporting foi a equipa inteligente e organizada que Paulo Bento tanto desejava nos golos e meia dúzia de jogadas com princípio, meio e fim junto à baliza de Kieszek, apenas, para prejuízo do espectáculo. O cansaço físico que o treinador da casa não quis que servisse de justificação para um mau resultado surgiu na forma de inconsistência e esta podia ter custado a vitória.

Isto porque o Sp. Braga, mesmo com baixas importantes, foi perigoso durante mais tempo, apesar de nunca eficaz. Isto se não for tido em conta o golo invalidado aos 60 minutos por Bruno Paixão e que deixou dúvidas não só quanto ao motivo da anulação, como do próprio autor, se Matheus ou Abel na própria baliza.

O brasileiro, aliás, recuperado ao V. Setúbal, deu trabalho de sobra aos leões, com cruzamentos pincelados de veneno para a área. Aos 29, Linz desperdiçou oportunidade flagrante, quando, sozinho, cabeceou em mergulho ao lado do poste esquerdo da baliza de Rui Patrício. Quatro minutos depois, o austríaco quase marcou de calcanhar, mas o guarda-redes estava atento.

Nas bancadas temia-se o pior, mas Yannick Djaló, um menino que já foi prodígio e cujo epíteto foi atenuando na proporção em que se tornava homem, resolveu o desafio com dois grandes golos, aos 35 e 37, e mérito repartido com Liedson, pelas assistências. O internacional sub-21 que apostava nesta época como a sua, sofreu com as lesões, mas não perdeu a vontade. Em quatro jogos (Nacional, Naval, Glasgow Rangers e Sp. Braga) marcou o mesmo número de golos e ainda faltam cinco jornadas para o final da prova.

O Sp. Braga que não perdia há cinco rondas, nas quais também não sofreu golos, foi para intervalo a perder 2-0, mas voltou a entrar determinado. Tanto que aos 48 minutos, foi Rui Patrício quem negou o golo ao recém-entrado Jailson, novamente a passe (livre) de Matheus. Seguiu-se mais um falhanço de Linz, aos 52, após excelente trabalho de¿ Matheus, que, apenas com o guarda-redes leonino pela frente, atirou por cima da baliza.

Aos 60 minutos, o golo invalidado ao Sp. Braga e que, certamente, acentuaria as dificuldades do Sporting, obrigado a gerir o esforço de tantos jogos seguidos. Aos 66 Linz atirou à barra e na recarga Matheus à figura de Rui Patrício.

Estava terminado o papel do Sp. Braga em Alvalade, que mais não pôde fazer que evitar um resultado com outra expressão. As substituições de parte a parte, com Polga a sair lesionado, fizeram o cronómetro correr mais depressa e mostraram que Pereirinha e Vukcevic, no que respeita ao Sporting, continuam em forma.

O 2-0 não compensou a humilhação do 3-0 na primeira volta, a história foi «outra» como perspectivou Paulo Bento, mas sempre deu para esquecer o passado recente, com o Sporting a somar a terceira vitória consecutiva no campeonato, a quatro dias da decisão da passagem às meias-finais da Taça UEFA.


João Pereira: «Quando não se marca sofre-se»

João Pereira, defesa do Sp. Braga, depois da derrota em Alvalade (2-0), na 25ª jornada da Bwin Liga, em declarações à SportTV:

«Tivemos várias oportunidades, tivemos um golo anulado, mas não conseguimos concretizar. Não sei o que se passou, quando não se marca sofre-se. O resultado não transmite o que se passou no jogo. O golo anulado. Estou do lado contrário, não vi. Não percebi o que se passou.»

[Sobre o alegado interesse do F.C. Porto na sua contratação] «Estou aqui apenas para falar do jogo.»


Sporting-Sp. Braga, 2-0 (destaques)

Yannick Djaló
Está de pé quente o miúdo. Desde que regressou à competição tem vindo a subir de forma e esta noite mostrou isso mesmo com dois golos, separados por outros tantos minutos, a abrir caminho para a vitória do Sporting. Dois golos bem trabalhados: o primeiro a acorrer a uma boa desmarcação de Liedson, a dar um pequeno toque para ganhar espaço e fugir a Paulo Jorge antes de atirar cruzado; o segundo foi ainda mais elaborado, entretendo-se numa infindável tabelinha com Liedson antes de optar pelo remate com o pé esquerdo, sem hipótese para Kieszek que, em dois minutos, sofreu tantos golos em Alvalade como nos últimos seis jogos. Yannick, desde que voltou à competição, já tinha marcado ao Nacional e à Naval, mas hoje abriu o livro. Esteve ainda perto de completar um hat-trick depois de mais uma assistência do levezinho.

Liedson
Mais um jogo em branco, mas em que o seu trabalho não deixa de merecer nota de destaque, por mais que não seja por ter sido ele a assistir Djaló para os dois golos do Sporting. Um trabalho menos visível, mas muito importante, a descair mais para os flancos para a fugir às marcações e na procura de espaços. Improvisou ainda mais uma assistência perfeita que Djaló não aproveitou e brilhou ainda com um pontapé acrobático, em cambalhota, num lance em que também permitiu a Pereirinha visar a baliza de Kieszek.

Polga
Mais uma exibição imaculada do central brasileiro a dar continuidade, como Paulo Bento tinha pedido, ao que de bom tinha realizado em Glasgow. Bem no controlo a Linz, muito bem a corrigir as muitas falhas de Miguel Veloso, à sua frente, e melhor ainda a sair a jogar, aproveitando o facto de não ser alvo de marcação para subir muitos metros no terreno. Saiu lesionado, rendido por Gladstone.

Matheus
Demorou mas, aos poucos, o velho Matheus que conhecíamos do Bonfim parece estar a voltar à Bwin Liga. Ainda não decide jogos como fazia com o emblema do Setúbal, mas esta tarde foi o melhor no ataque do Sp. Braga. Destaque para uma arrancada pela direita que deixou Grimi nas covas antes de assistir Linz de forma primorosa. Também assistiu Jaílson na marcação de um livre e chegou mesmo a marcar um golo que nos pareceu legal, com a ajuda de Abel, mas que Bruno Paixão entendeu anular por pretensa posição irregular. Voltou a ter o golo nos pés numa recarga a um remate de Linz que tinha sido devolvido pela trave, mas não teve arte para enganar Patrício.

Sporting-Sp. Braga, 2-0 (ficha)



O Sporting venceu o Sp. Braga por 2-0, em jogo da 25ª jornada da Bwin Liga.

Os dois golos dos leões foram apontados pelo jovem Yannick Djaló, depois de assistências de Liedson.

Com este resultado, a equipa de Paulo Bento isola-se no quarto lugar, ultrapassando o V. Setúbal, e pressiona o Benfica.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

SPORTING-SP. BRAGA, 2-0 (Yannick 36', 38')[/color]
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
   
         
20.23 - FINAL DO JOGO.

90' - A segunda parte terá três minutos de acréscimo.

88' - Grande remate de Pereirinha de fora da área. A bola raspa a barra da baliza bracarense.

83' - Liedson tira dois adversários do caminho e remata para uma notável defesa para canto do polaco Kieszek.

81' - CARTÃO AMARELO para JOÃO MOUTINHO, por atitude antidesportiva (retardou o início do jogo).

80' - CARTÃO AMARELO para LIEDSON, por falta sobre Carlos Fernandes.

78' - CARTÃO AMARELO para STÉLVIO, por falta sobre Farnerud.

77' - Pereirinha faz um bom remate cruzado que Kieszek defende com dificuldades para canto.

75' - CARTÃO AMARELO para VUKCEVIC, por protesto.

74' - Jaílson faz um remate muito perigoso da entrada da área, com a bola a passar um pouco acima da baliza leonina.

73' - SUBSTITUIÇÃO no SPORTING: sai Anderson Polga e entra GLADSTONE.

72' - Anderson Polga sente uma lesão, possivelmente muscular, e deixa o relvado na marca.

69' - SUBSTITUIÇÃO no SPORTING: sai Yannick, muito aplaudido, e entra PEREIRINHA.

69' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: sai Zé Manuel e entra MIGUELITO.

67' - Em duas situações no mesmo lance, o Sp. Braga esteve à beira de reduzir a desvantagem: primeiro, num cabeceamento de Linz que foi de encontro ao poste direito de Rui Patrício e, depois, em novo cabeceamento, agora de Matheus, que o guarda-redes sportinguista defendeu no meio da baliza.

65' - CARTÃO AMARELO para CARLOS FERNANDES, por falta sobre Liedson.

62' - SUBSTITUIÇÃO no SPORTING: sai Izmailov e ENTRA VUKCEVIC.

60' - Lance e decisão polémicas em Alvalade. Matheus, de cabeça, coloca a bola no fundo das redes, mas o árbitro Bruno Paixão assinala uma pretensa falta do jogador bracarense sobre Abel. O guarda-redes Rui Patrício tinha falhado no lance.

55' - CARTÃO AMARELO para JOÃO PEREIRA, por falta sobre Grimi.

54' - Liedson faz um centro alto da direita e Yannick acerta mal na bola e desperdiça uma excelente oportunidade.

53' - Linz desperdiça uma grande ocasião para reduzir a desvantagem bracarense. Após uma grande jogada de Matheus pela direita, o avançado austríaco, completamente sozinho e em óptima posição, remata muito por cima da baliza leonina.

É divulgado o público oficial presente no Estádio José Alvalade: 27.758 espectadores.

46' - SUBSTITUIÇÃO no Sp. BRAGA: sai Vandinho e entra JAÍLSON.

19.35 - COMEÇA A SEGUNDA PARTE.

---------------------------------------------------

19.18 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE.

45' + 1- SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: sai Rodríguez e entra STÉLVIO.

45' - Matheus cai na área do Sporting, mas Bruno Paixão, muito perto do lance, nada assinala. O jogador bracarense protesta contra a decisão do árbitro.

42' - CARTÃO AMARELO para PAULO JORGE, por falta sobre Liedson.

41' - CARTÃO AMARELO para VANDINHO, por falta sobre João Moutinho.

38' - Golo do Sporting, por Yannick.
Liedson faz nova assistência para Yannick, que faz um remate certeiro de fora da área, com a perna esquerda. A bola entrou mesmo junto ao poste direito de Kieszek.

36' - Golo do Sporting, por Yannick.
Após uma grande assistência de Liedson, Yannick surge em óptima posição para o remate e não desperdiça a oportunidade, com um remate forte e muito bem colocado.

33' - Linz, com um fabuloso toque de calcanhar junto à pequena área, quase marca um golaço, após excelente iniciativa de Carlos Fernandes pelo lado esquerdo. Rui Patrício, atento, evitou o pior.

29' - Num contra-ataque rápido, Matheus sobe pelo corredor esquerdo e coloca a bola na área leonina, onde Linz, com uma entrada de cabeça, quase faz o primeiro golo do encontro.

28' - CARTÃO AMARELO para CONTRERAS, por falta sobre Abel.

22' - Na sequência de um pontapé de canto pela direita, Anderson Polga, no coração da área, toca na bola sem querer e quase consegue abrir o marcador em Alvalade.

20' - Vandinho remata de fora da área, com Rui Patrício a acompanhar atentamente a trajectória da bola, que passa a alguns metros do seu poste direito.

17' - Jogo está interrompido para que Grimi seja atendido, após uma disputa com Roberto Brum no centro do terreno.

14' - Izmailov entra pela esquerda e, ao sentir a presença de João Pereira, deixa-se cair dentro da área bracarense, mas a tentativa de simulação do jogador do Sporting é visível e Bruno Paixão, de forma correcta, nada assinala. Muitos adeptos leoninos, contudo, contestam a decisãodo juiz do encontro.

6' - Liedson faz o primeiro remate sportinguista à baliza bracarense, mas a bola sai muito por cima.

5' - Matheus sobe pelo flanco esquerdo e, apesar da distância, arrisca um remate cheio de efeito que Rui Patrício defende para canto.

Estão cerca de 20 mil espectadores no Estádio José Alvalade.

18.31 - COMEÇA O JOGO.

-----------------------------------------------

Depois de duas vitórias consecutivas para o campeonato por 4-1 e do resultado positivo em Glasgow nos quartos-de-final da Taça UEFA, a equipa de Paulo Bento pretende continuar a boa série de resultados. Os três pontos permitirão aos leoninos isolarem-se no quarto lugar, aproveitando o empate do V. Setúbal, como conseguir a aproximação ao V. Guimarães. Romagnoli e Bruno Pereirinha são duas dúvidas na turma de Paulo Bento que poderá ter o jogo da 2.ª mão da UEFA em mente nas opções que tomar durante a partida.

Do outro lado, Manuel Machado não tem espaço para grandes manobras. Com apenas 17 jogadores convocados, os bracarenses vão tentar limpar a imagem deixada no fim-de-semana passado após o empate com o Leixões. Em caso de derrota, a equipa bracarense poderá ser ultrapassada.

Na primeira volta, o Sp. Braga venceu categoricamente o Sporting por 3-0 numa das piores exibições dos leões esta temporada. Frechaut inaugurou o marcador na primeira parte, enquanto Linz e Jorginho estabeleceram o 3-0 final num espaço de dois minutos (63' e 65'). Tonel foi expulso por acumulação de amarelos.

Últimos confrontos
2002/2003: 2-0
2003/2004: 2-0
2004/2005: 0-0
2005/2006: 1-0
2006/2007: 3-0

Balanço
Jogos: 51
V/E/D: 41/6/4
Golos: 157/37


-------------------------------------------------

LIGA - 25.ª JORNADA

SPORTING-SP. BRAGA

Estádio José Alvalade, em Lisboa
Hora: 18:30
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)

SPORTING
Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga e Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Farnerud e Izmailov; Liedson e Yannick Djaló

Suplentes: Tiago, Gladstone, Ronny, Adrien, Pereirinha, Romagnoli e Vukcevic

Treinador: Paulo Bento

SP. BRAGA
Kieszek, João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes; Contreras, Brum e Vandinho; Zé Manel, Linz e Matheus

Suplentes: Dani, Frechaut, Miguelito, Breno, Stélvio, Jaílson e Abdou

Treinador: Manuel Machado


Manuel Machado: «Não entendi a anulação do golo»
TÉCNICO RECLAMA DO ÁRBITRO E DA FALTA DE EFICÁCIA
      
Com o habitual discurso sereno, Manuel Machado lamentou as falhas que permitiram ao Sporting marcar os seus golos na primeira parte, mas também criticou o trabalho do árbitro Bruno Paixão, sobretudo por ter anulado o tento de Matheus no período final.

"É um resultado que nos penaliza. A eficácia é determinante no futebol. O Sporting aproveitou dois momentos de desatenção para marcar dois golos. O jogo ficou marcado por estes dois minutos. Houve uma boa reacção do Sp. Braga na segunda parte e tivemos momentos possíveis de fazer golo. E não percebi o porquê da anulação do nosso golo [marcado por Matheus]. Com um 2-1, diante de uma equipa algo cansada, haveria alguma pressão sobre o adversário", afirmou o técnico bracarense à Sport TV1.


João Pereira: «Resultado não mostra o que se passou aqui»
LATERAL LAMENTA OPORTUNIDADES FALHADAS
   
O lateral-direito João Pereira culpou a falta de pontaria da equipa pela derrota em Alvalade. "Falhámos alguns golos e, quando uma equipa não marca, acaba por sofrer. Este resultado não mostra o que se passou aqui", disse o jogador à Sport TV1.

Sem querer falar sobre o seu futuro futebolístico, João Pereira afirmou desconhecer as razões que levaram à equipa de arbitragem a anular um golo do Sp. Braga na segunda parte. "Não sei o que passou no golo que marcámos e foi anulado", observou


RECORD

JotaCC

Sporting bate Braga e sobe ao 4.º lugar

Vitória suada do Sporting, por 2-0, sobre o Braga, põe "leões" no 4.º lugar
O Sporting venceu o Sporting de Braga, por 2-0, , este domingo,em encontro da 25.ª jornada da Primeira Liga, mantendo a invencibilidade em Alvalade. 

Com o triunfo, a equipa "leonina" subiu ao quarto posto, com 43 pontos, por troca com o Vitória de Setúbal, e aproximou-se, para já, também do Vitória de Guimarães, 45, que cedeu dois pontos em Paços de Ferreira, sexta-feira,
na abertura da ronda.

Jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

    Sporting - Sporting de Braga, 2-0.

    Ao intervalo: 2-0.

    Marcadores:

    1-0, Yannick Djaló, 36 minutos.

    2-0, Yannick Djaló, 38.


    Equipas:

    - Sporting: Rui Patrício, Abel, Polga (Gladstone, 72), Tonel, Leandro Grimi, Miguel Veloso, Farnerud, Izmailov (Vukcevic, 61), João Moutinho, Liedson e Yannick Djaló (Pereirinha, 68).

    (Suplentes: Tiago, Pereirinha, Gladstone, Ronny, Adrien, Romagnoli e Vukcevic).

    - Sporting de Braga: Pawel Kieszek, João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez (Stelvio, 46+), Carlos Fernandes, Contreras, Roberto Brum, Vandinho (Jailson, 46), Matheus, Zé Manel (Miguelito, 68) e Linz.

    (Suplentes: Dani, Frechaut, Jailson, Miguelito, Breno, Abdou e Stelvio).


    Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal).

    Acção disciplinar: Cartão amarelo para Vandinho (41), Paulo Jorge (42), João Pereira (55), Carlos Fernandes (65), Vukcevic (75), Stelvio (78), Liedson (80) e João Moutinho (80).

    Assistência: 27.858 espectadores.

RTP

JotaCC

Sobe ao quarto lugar na Liga
Sporting vence Braga por 2-0

O Sporting conseguiu este domingo uma vitória importante frente ao Braga, em Alvalade. Ao vencer por 2-0, a equipa de Paulo Bento sobe ao quarto lugar, ultrapassando o Vitória de Setúbal.

Os dois golos foram marcados pelo mesmo jogador, o jovem Yannick Djalo, e praticamente de rajada. O primeiro surgiu aos 36 minutos, o segundo dois minutos depois. Ambos marcados após assistência de Liedson.

Também esta tarde, a União de Leiria perdeu, mais uma vez, em casa. Desta feita por 2-0, frente à Naval. E no derby da Madeira em dia de Congresso do PSD, saiu vencedor o Marítimo, que bateu o Nacional em casa por 1-0.

SOL

JotaCC

Equipa aproveita empates cedidos por Guimarães e Setúbal
Sporting aproxima-se do segundo lugar ao vencer Sporting de Braga (2-0)

O Sporting venceu esta tarde o Sporting de Braga por 2-0, um resultado que aproxima a equipa do segundo lugar, aproveitando os empates cedidos na jornada por Guimarães e Setúbal.

Yannick Djaló, que regressou recentemente aos relvados após prolongada ausência por lesão, foi o homem do jogo ao apontar, quase de seguida, os dois golos da vitória "leonina", aos 36 e 38 minutos da partida.

Na segunda metade, os "arsenalistas" estiveram mais ofensivos, tendo estado por várias vezes perto de marcar e, aos 60 minutos, Matheus conseguiu mesmo introduzir a bola na baliza adversária, mas Bruno Paixão anulou o golo.

Na jornada em que o FC Porto garantiu, pela 23ª vez, o título de campeão nacional, a disputa pelo segundo lugar não dá sinais de abrandamento. Com esta vitória em casa, o Sporting soma 43 pontos, menos um do que o Benfica que só esta noite defronta o Boavista, no estádio do Bessa, e a dois do Vitória de Guimarães que sexta-feira cedeu um empate frente ao Paços de Ferreira (2-2).

Os "leões" conseguiram também superar na classificação o Vitória de Setúbal , que hoje foi a Coimbra empatar com a Académica (0-0). Os sadinos são quintos, com 41 pontos, mais sete do que os "arsenalistas" (sétimos) que parecem, cada vez mais longe dos lugares cimeiros.

PUBLICO

JotaCC

Sporting vence Braga e fica mais perto de Benfica e Guimarães

O Sporting alcançou hoje uma vitória feliz sobre o Braga, por 2-0, em Alvalade. Feliz porque o Braga teve duas claras chances de marcar, ambas desperdiçadas por Linz, antes de Yannick Djaló ter marcado por duas vezes no espaço de dois minutos ainda na primeira parte. E na segunda os bracarenses pressionaram quase até ao fim e viram um golo mal anulado a Jaílson, por pretensa falta sobre Abel e ainda atiraram uma bola à barra, por Linz. Uma vitória que permite ao Sporting subir ao quarto luar, ultrapassando o Setúbal, e ficar a um ponto do Benfica (jogo esta noite no Bessa) e a dois do Guimarães. Com Romagnoli no banco, ainda não totalmente refeito da lesão que contraiu na preparação para este jogo, Paulo Bento fez entrar para o seu lugar um jogador bem mais defensivo: Farnerud. O jogo iniciou-se de forma lenta e só aos 28' houve emoção, com Linz, solicitado da esquerda por Matheus, a cabecear ao lado quando se encontrava em óptima posição para marcar. Aos 33', novamente o austríaco perto do golo. Cruzamento da esquerda de Carlos Fernandes e Linz a rematar de calcanhar para boa defesa de Rui Patrício. Três minuto depois o Sporting inaugurou a contagem. Djaló, isolado por Liedson, bateu Kieszek com um remate cruzado. Dois minutos volvidos, Liedson assistiu Djaló que, com o pé esquerdo, rematou rasteiro, ainda de fora da área, para um grande golo. Na segunda parte o Braga tudo fez para marcar. Jaílson, que entrara para o lugar de Vandinho, fez o primeiro aviso logo aos 48'. Aos 52', Linz atirou por alto só com Rui Patrício pela frente. Até que, aos 60', deu-se o caso do jogo. Jaílson marcou, mas Bruno Paixão anulou-o, por pretensa falta sobre Abel. Aos 67', Linz rematou à barra e na recarga Matheus viu o seu remate ser muito bem defendido por Rui Patrício. O Sporting, que até marcar os dois golos jogara de forma paciente, como aliás já avisara Paulo Bento, manteve essa postura no segundo tempo. Mas neste segundo período apenas se registou um remate de Pereirinha para boa defesa do guarda-redes polaco do Braga. Vitória importante para a luta pelo segundo lugar, ainda que, repita-se, obtida de forma feliz.


Manuel Machado: "Golo mal anulado poderia ter dado outro rumo ao jogo"

Manuel Machado lamentou "as oportunidades perdidas pelo Braga antes do Sporting marcar nas duas únicas chances que teve", afirmando ainda não ter percebido por que razão Bruno Paixão anulou o golo a Jaílson. "Não percebi a decisão do árbitro. E era um golo importante, porque poderia ter dado outro rumo à partida". "No fundo tratou-se de uma vitória da equipa mais eficaz", finalizou o treinador do Braga.

O JOGO

JotaCC

«Golo anulado determinante» (Manuel Machado)

O treinador do Sp. Braga, Manuel Machado, lamentou a ineficácia ofensiva da sua equipa esta noite, em Alvalade, e considerou que o golo anulado foi «determinante» na derrota frente ao Sporting.


«O jogo acaba por ficar marcado pelos dois minutos de desconcentração da nossa equipa, em que o Sporting aproveitou para marcar quando já tínhamos tido duas oportunidades para inaugurar o marcador», analisou Manuel Machado, que salientou a reacção da sua equipa.

«No entanto, há uma boa reacção da nossa parte e no segundo tempo tivemos momentos em que podíamos ter feito o golo, o que aconteceu mas ficou por perceber o porquê da anulação. Com meia hora para jogar, esse golo podia ter dado outro rumo à equipa e o resultado no final podia ter sido diferente», observou o treinador dos «arsenalistas».

Para Manuel Machado, o golo anulado foi «determinante» para o resultado final: «Já tínhamos enviado uma bola à barra, o guarda-redes do Sporting já tinha defendido duas bolas de grande perigo e, no momento em que conseguimos chegar ao golo, e que o pendor ofensivo estava do nosso lado, a anulação do golo acaba por ser determinante, se o conjugarmos com a eficácia que o Sporting teve na primeira parte que, em dois remates, fez dois golos.»


«Quem não marca, sofre» (João Pereira)


O lateral João Pereira considerou, no final da derrota do Sp. Braga por 2-0 em Alvalade, que o resultado não demonstra «o que se passou» dentro das quatro linhas e que os minhotos foram vítimas da ineficácia ofensiva.

«Tivemos várias oportunidades e chegámos a marcar um golo que foi anulado. Quem não marca, sofre e foi o que aconteceu. Acho que o resultado não mostra o que se passou aqui hoje», referiu.

João Pereira não quis comentar a decisão de Bruno Paixão, que anulou um golo ao Sp. Braga: «Estava do lado contrário e não posso dizer se foi bem ou mal anulado porque não vi.»

Quanto aos relatos que dão o jogador como reforço do FC Porto na próxima época, João Pereira atirou: «Estou aqui só para falar do jogo.»


Dois minutos à... Yannick

Valeu ao Sporting os dois golos de Yannick para bater o Sp. Braga, em jogo da 25.ª jornada disputado em Alvalade, vitória que garante aos «leões» o regresso ao quarto lugar.
Yannick

Um golo mal anulado, uma bola à barra e muitas oportunidades falhadas: é este o balanço da prestação do Sp. Braga, que saiu de Alvalade com um resultado que não corresponde à ambição que a equipa mostrou em campo.

Mesmo depois de estarem em desvantagem no marcador, os bracarenses procuraram sempre chegar ao golo, mas a ineficácia ofensiva acabou por ser a principal razão para que a equipa de Manuel Machado não conseguisse, pelos menos, o empate.

Por seu lado, o Sporting foi eficaz e transformou em golo as duas melhores oportunidades que dispôs na primeira parte, graças à inspiração de Yannick, assistido por Liedson em ambas as ocasiões.

Antes dos dois minutos à Yannick, o Sp. Braga já tinha ameaçado o golo em duas ocasiões. O Sporting tentava, mal, controlar o jogo a meio-campo, enquanto os «arsenalistas» espreitavam as saídas rápidas em contra-ataque.

Foi dessa forma que o Sp. Braga quase chegou ao golo, sempre com Matheus a desequilibrar na esquerda e Linz a falhar na cara do golo. Primeiro (28m) o austríaco cabeceia ao lado, depois (32m) desviou de calcanhar para uma defesa atenta de Rui Patrício.

No segundo tempo, Matheus e Linz continuaram a dar muitas dores de cabeça à defensiva leonina. Aos 60 minutos, o avançado brasileiro chegou mesmo a introduzir a bola na baliza do Sporting, mas o árbitro anulou mal o golo ao Sp. Braga.

Seis minutos depois, Linz cabeceou à barra depois de um cruzamento na esquerda de Jaílson e, na recarga, Matheus apareceu à entrada da pequena área a rematar à figura de Rui Patrício.

Pelo Sporting, destaque para o trabalho de Liedson dentro da área, aos 82 minutos, ao tirar um adversário do caminho e a rematar para uma defesa por instinto do guarda-redes Kieszek.

No final, venceu a equipa mais eficaz num jogo muito disputado e com várias oportunidades de parte a parte. O Sporting subiu ao quarto lugar da classificação, agora com 43 pontos, mais dois que o Vit. Setúbal que ontem empatou com a Académica.

Ficha de jogo:

Estádio José Alvalade, em Lisboa

Árbitro: Bruno Paixão

Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga (Gladstone, 72m) e Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Farnerud e Izmailov (Vukcevic, 61m); Liedson e Yannick (Pereirinha, 68m).

Suplentes: Tiago, Ronny, Adrien e Romagnoli.

Treinador: Paulo Bento

Sp. Braga: Kieszek, João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez (Stélvio, 45+1m) e Carlos Fernandes; Contreras, Brum e Vandinho (Jaílson, 46m); José Manuel (Miguelito, 68m), Matheus e Linz.

Suplentes: Dani, Frechaut, Breno e Abdou.

Treinador: Manuel Machado

Disciplina: Cartões amarelos para Contreras (27m), Vandinho (40m), Paulo Jorge (41m), João Pereira (55m), Carlos Fernandes (64m), Vukcevic (74m), Stélvio (78m), Liedson (79m), João Moutinho (80m).

Golos: Yannick (35 e 37m)

Ao intervalo: 2-0

Resultado final: 2-0

A BOLA