News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 27/03

Started by JotaCC, 27 de March de 2008, 08:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

Influência de Wender permanece inalterável


Wender será dos jogadores mais influentes do Braga não só pelo facto de ser um dos atletas mais vezes utilizado na Bwin Liga por qualquer dos três técnicos - Jorge Costa, António Caldas e Manuel Machado - desta época. O esquerdino participou em 22 dos 23 jogos já disputados e é acompanhado apenas pelo lateral-direito João Pereira, que apresenta igual número de chamadas. Paulo Jorge, com 21, e Linz, com 20, são os futebolistas que se aproximam do brasileiro.

Natural de Ciuabá, capital do Estado de Mato Grosso, Brasil, Wender despertou cedo para o futebol e com apenas 16 anos conquistou o seu espaço no plantel profissional do Operário, um dos principais clubes do estado. Mas foi ao serviço do Democrata de Valadares, de Minas Gerais, que o esquerdino despertou o interesse de Raul Águas, à altura treinador da Naval, que se deslocou ao Brasil. Águas acabaria por deixar a Figueira da Foz antes do início do campeonato e o seu substituto, Francisco Vital, acabaria por ser o primeiro treinador de Wender em Portugal. Três anos depois transferiu-se para Braga e não foi muito solicitado pelo técnico de então, Fernando Castro Santos, e sua cedência no final da época chegou a ser equacionada. Mas tudo se alterou com a chegada de Jesualdo Ferreira, a seis jornadas do final da época. O actual treinador do FC Porto conseguiu potenciar as qualidades de Wender e a sua influência no rendimento da equipa minhota passou a ser muitas vezes determinante, a ponto de, no início da época 2005/06 ter sido contratado pelo Sporting, clube no qual, por razões várias, não se conseguiu impor. Regressou à Cidade dos Arcebispos onde mantém uma performance elevada e, por inerência, assume um protagonismo. Tecnimente evoluído, com boa capacidade de drible e frieza no remate, Wender é um daqueles atletas que não se intimidam com o nome do adversário... e aparece. Aos 32 anos.

"Não se escondia do jogo"

Francisco Vital foi o primeiro treinador de Wender em Portugal e lembra-se bem da chegada do brasileiro à Naval. "Era um jogador irreverente, muito alegre em jogo e que, embora ocupasse uma posição junto à faixa lateral, evidenciava uma grande apetência pelo golo", sustentou o treinador, acrescentando: "Era dotado de uma grande resistência ao jogo, pois não era um jogador intermitente. Já era o que demonstra agora, um jogador que queria a bola, que não se escondia do jogo, que para além de ser um belíssimo assistente revelava uma enorme frieza quando surgia na frente da baliza adversária", concluiu.


César Peixoto faz teste decisivo

César Peixoto voltou a apresentar-se ontem de manhã com queixas de dores , pelo que se manteve à margem dos trabalhos de grupo, ao invés do que estava projectado. O esquerdino fez apenas corrida ligeira e vai ser hoje sujeito a um teste decisivo. Se as dores persistirem será de pronto riscado da lista de disponíveis para a recepção ao Leixões. No sentido inverso, se as dores tiverem sido eliminadas, integrará as lides do dia e será opção para o confronto com os homens do Mar.

João Pereira ficou no ginásio

João Pereira não participou no treino matinal de ontem, por precaução, em virtude de padecer de um ligeiro traumatismo na zona do joelho esquerdo, sofrido no treino de anteontem. A esta ausência juntou-se a de Miguelito, com uma virose, lesionados, jogadores cedidos a selecções e convocados para Intercalar. O que colocou apenas oito jogadores de campo (Carlos Fernandes, Paulo Jorge, Rodriguez, Contreras, Wender, Zé Manel, Jailson e Roberto Brum) e três quarda-redes (Dani Mallo, Kieszek e Ricardo) sob as ordens de Manuel Machado. Bruno Tiago fez treino específico à parte.

Sessão de autógrafos

Cerca de 250 crianças são esperadas a partir das 16h00 de hoje no Centro Social de São Lázaro, onde alguns jogadores do Braga se deslocarão para uma sessão de autógrafos. Na ocasião serão igualmente distribuídos pelos miúdos convites para o Braga-Leixões de domingo, cujo embate está marcado para as 17h00, no Estádio AXA.




INQUÉRITO ONLINE REALIZADO NOS DIAS 25 E 26 DE MARÇO
Confirmando-se a recuperação deve César Peixoto manter-se como médio organizador do Braga?

Apesar das dúvidas que ontem voltaram a colocar em causa a disponibilidade de César Peixoto, mais de três quartos dos cibernautas de O JOGO consideram que, em caso de total restabelecimento da mazela que o afecta, o esquerdino deve manter-se nas funções de médio organizador do futebol ofensivo da equipa bracarense.

SIM

76%

NÃO

24%

Nº de participantes: 615



Matheus garante êxito

Apesar de se apresentar com apenas quatro atletas do plantel principal (Paulo Santos, Breno, Vandinho e Matheus, e Frechaut após o intervalo), o Braga entrou melhor no jogo e na primeira meia-hora dispôs de três ocasiões claras, que não aproveitou, acabando por sair para o intervalo em desvantagam. O tento da igualdade, a abrir a segunda parte, permitiu aos arsenalistas a embalagem para um triunfo justo, mas conseguido numa fase em que o jogo esteve mais repartido.

O JOGO

JotaCC

João Pereira não treinou mas jogará no domingo


Sem os jogadores que, à tarde, participaram no jogo da Liga Intercalar com o Gondomar (Paulo Santos, Breno, Frechaut, Vandinho, Philco e Matheus), e também sem Roland Linz e Stélvio, que estiveram ao serviço das selecções austríaca e portuguesa de Sub-21, respectivamente, o plantel do Braga continuou, ontem de manhã, a preparar a partida de domingo com o Leixões (17 horas), a contar para a 24.ª jornada da Liga portuguesa.

A maior novidade do dia foi, no entanto, outra ausência, a de João Pereira, que não treinou por precaução devido a um toque num joelho. O lateral-direito, um dos indiscutíveis do onze bracarense desde o início desta temporada, não tem em risco a presença no jogo com o Leixões, devendo voltar já hoje ao trabalho sem limitações.

César Peixoto ainda não está totalmente recuperado da mialgia na perna esquerda sofrida durante a encontro da Liga Intercalar com o F. C. Porto, disputado na passada sexta-feira, estando marcado para hoje o teste físico decisivo para saber se poderá ser convocado para a recepção aos leixonenses, na qual a equipa minhota tentará conseguir a terceira vitória seguida na Liga. Se estiver em condições, o esquerdino irá manter a titularidade na posição de médio-ofensivo, que conquistou nas últimas semanas.

Caso não recupere, o treinador Manuel Machado terá um problema bicudo para resolver, já que não existem no plantel muitas alterativas para o lugar que Peixoto tem vindo a desempenhar. A passagem de Wender para o meio-campo é uma das possibilidades, o que, a concretizar-se, também permitirá o regresso do extremo Matheus ao onze dos arsenalistas.

Baixas certas para o jogo com o Leixões, e também para os seguintes, são Madrid, Bruno Tiago, Jorginho e João Tomás, que continuam a recuperar dos problemas físicos que os têm afastado dos relvados.


Dupla Pizzi-Matheus resolveu o problema

O Braga venceu no terreno do Gondomar, por 2-1, com a dupla Pizzi e Matheus e revelar-se fundamental na reviravolta no marcador protagonizada pelos arsenalistas.

Com Abdou em destaque no meio-campo, o Braga entrou muito forte no encontro e, nos primeiros 30 minutos, criou quatro claras ocasiões de golo, mas Philco, por três vezes, e Pizzi não conseguiram levar a melhor sobre Murta. O Gondomar assistia à avalancha de contra-ataques arsenalistas e, quando conseguiu responder, aos 34 minutos, fê-lo com uma eficácia extraordinária Zequinha rompeu pelo flanco direito e cruzou rasteiro para a conclusão fácil de Norinho. A vantagem do Gondomar ao intervalo era totalmente injusta, mas Pizzi precisou de apenas três minutos na etapa complementar para materializar o domínio bracarense. Matheus conduziu um contra-ataque pela direita e serviu o jovem avançado, que fez o empate. A equipa da casa não aprendeu nada com este lance, já que, aos 63 minutos, os papéis inverteram-se, mas o resultado foi o mesmo: Pizzi cruzou da direita e Matheus, ao segundo poste, fez o 1-2.

O Gondomar reagiu, mas Tinho (89 m) falhou a única oportunidade para o empate.


JN

JotaCC

Reviravolta em Gondomar
A equipa bracarense continua com o 'pé quente' no Torneio de Primavera da Liga Intercalar. Depois da goleada ao Leixões (6-2) na ronda anterior, foram ontem a Gondomar impôr um vira minhoto, com golos de Pizzi e Matheus.

O Sporting Clube de Braga continua na senda das vitórias. Ontem, a equipa de Manuel Machado deslocou-se a Gondomar para mais uma jornada da Liga Intercalar, e impôs-se, sem grandes problemas, à formação gondomarense, da Liga de Honra, vencendo por duas bolas a uma. Pizzi e Matheus foram os autores dos golos bracarenses, marcados na segunda parte, virando um desfavorável 1-0 ao intervalo.
Com os 'principais' Paulo Santos, Vandinho e Matheus na equipa inicial, os arsenalistas entraram bem no jogo, mas acabaram por sofrer um golo, em contra-golpe, aos 34 minutos. Os bracarenses não baixaram os braços e até ao intervalo desperdiçaram, pelo menos, três soberanas oportunidades para dar a volta.
Na segunda parte, o Sp. Braga não teve um volume ofensivo tão acentuado como na primeira, mas foi mais eficaz, dando justamente, e com naturalidade, a volta ao marcador.
Foi claramente um bom teste de incentivo para o jogo, "a sério", de domingo.

CM

JotaCC

Rodríguez: «FC Porto? Era bom...»
TAMBÉM LEU AS NOTÍCIAS DO PERU QUE O COLOCAM NA ROTA PORTISTA      
      
Entre sorrisos, Rodriguez não evitou a confissão, num tom informal, em diálogo de pouco mais de um minuto com os jornalistas que o abordaram após o treino de ontem do Sp. Braga. "FC Porto? Era bom...", disse numa reacção serena às notícias das últimas horas provenientes do Peru. "O poderoso FC Porto quer o defesa peruano Rodriguez", escreveu na terça-feira o jornal "El Bocon", adiantando mesmo que o seu passe custa cerca de 3 milhões de euros. O internacional peruano também não escondeu que, alertado pela informação proveniente do seu país, recorreu à internet: "É verdade que li a notícia mas, sinceramente, não sei mais nada para além dessa informação que vocês têm conhecimento."

Rodríguez garantiu ainda desconhecer, neste momento, a existência de quaisquer propostas e a mesma posição foi reiterada pelo seu empresário. Desde Miami, Mariano Torres falou a Record. "No mercado de Inverno existiu a possibilidade de ser vendido, mas o senhor [António] Salvador, presidente do Sp. Braga, foi directo quando o abordámos. 'Não vendo', foi o que nos disse", recordou o agente e adiantou que, tratando-se de um jogador internacional pela principal selecção do Peru, é natural que tenha mercado: "Agora, não há propostas mas, ainda recentemente estive em trabalho na América do Sul com olheiros europeus e perguntaram-me pelo Rodriguez. Mas só isso."

RECORD

JotaCC

Sporting de Braga venceu Gondomar para a Liga Intercalar    

O Sporting de Braga foi ao Estádio São Miguel vencer o Gondomar por 2-1, na oitava jornada do Torneio Primavera da Liga Intercalar.

Norinho abriu o activo aos 34 minutos, colocando o Gondomar em vantagem até ao intervalo, mas na segunda parte os tentos de Pizzi e de Matheus deram a volta ao resultado.

Com este triunfo o conjunto de Manuel Machado ascendeu ao terceiro lugar da classificação, agora com 16 pontos.

O Vitória de Guimarães perdeu na Trofa por 1-0 e caiu para o quinto posto, enquanto que a equipa treinada por António Conceição é o novo líder da Liga Intercalar.

Na próxima jornada o Sporting de Braga recebe curiosamente o primeiro classificado Trofense.

Jogos da oitava jornada:

Trofense 1-0 V. Guimarães
Gondomar 1-2 SC Braga
Leixões 2-1 FC Porto
Penafiel 1-1 Varzim
Desp. Aves 3-2 Boavista

Classificação

1.º Trofense 18
2.º Leixões 17
3.º SC Braga 16
4.º Desp. Aves 16
5 V. Guimarães 15
6 Gondomar 14
7 FC Porto 9
8 Penafiel 7
9 Varzim 6
10 Boavista 5

Estádio São Miguel(Gondomar)

Árbitro: Rui Costa (AF Porto), auxiliado por André Dias e Pedro Varanda

Disciplina: nada a apontar
Ao intervalo: 1-0
Golos: Norinho (34), Pizzi (48) e Matheus (63)

Gondomar 1
Murta (António Filipe, 45)
José Pedro (João Araújo, 81)
Fred
Idalécio
Ramón
João Fernandes (Nelsinho, 65)
Dani
Luís Neves (Pinho, 65)
Guerreiro (Hugo Soares, 45)
Zequinha
Norinho


SC Braga 2
Paulo Santos
Pedro
Breno
Sibidé
Maicón
Vandinho
Adbou (Joni, 83)
Philco (Zé Pedro, 54)
Pizzi
Matheus (Ruca, 76)
Daniel (Frechaut, 45)

ANTENA MINHO

Olho Vivo

Rodriguez não se ilude com notícias vindas do peru e só sabe do interesse dos ingleses

FC Porto? Quem não gostava...

Por AUGUSTO BERNARDINO

rODRIGUEZ encara com um misto de tranquilidade e surpresa as notícias vindas do Peru sobre um hipotético interesse do FC Porto, dado lisonjeador — que não deixa ninguém indiferente — ainda que algo remoto e prontamente desmistificado pelo próprio presidente do Sp. Braga.

O internacional peruano admite apenas a existência de contactos de Inglaterra, em especial do Newcastle, apesar de ter igualmente agradado a Bolton e Aston Villa. António Salvador é que não dá nenhuma credibilidade às notícias vindas do Peru, afirmando que «não houve nem há qualquer tipo de abordagem do FC Porto» relativamente a Rodriguez. De resto, o líder do clube não comenta eventuais interesses. A notícia recupera um tema já aflorado em Dezembro, então situado no plano informal, com Rodriguez a emergir como possível alvo portista... numa lógica de venda de Bruno Alves.

Do Peru faz-se ainda referência ao belenense Rolando, um central de características bem distintas, mais ao estilo do perfil que os responsáveis do FC Porto têm privilegiado. Comprometido com o Sp. Braga (Madrid é a prova de que Salvador não cede perante qualquer compensação financeira), Rodriguez sabe bem que tipo de ilusões pode alimentar, deixando a ideia de que em matéria de transferências o caminho mais seguro seria o do futebol britânico.

«Até hoje houve apenas interesse de clubes ingleses», recorda à saída do treino, em tom informal, declaração rematada com sinceridade. «FC Porto? Quem não gostaria?...»



Wender furou bota; João Pereira e Miguelito dispensados

Teste para César Peixoto

César Peixoto tem hoje um dia decisivo. Depois de mais um treino à margem, Manuel Machado decide hoje se conta com a versatilidade do atleta. Se as queixas musculares persistirem, complica-se seriamente a recuperação. Ontem, num quadro de trabalho limitado pelo compromisso da Intercalar, o treinador aproveitou para insistir em situações de um para um. Num dos duelos, Wender foi pisado por Rodriguez, sendo forçado a trocar de botas, embora tenha prosseguido sem problemas. João Pereira e Miguelito não participaram na sessão matinal (que contou apenas com oito jogadores de campo e três guarda-redes) nem no jogo da Liga Intercalar. Ambos foram poupados: João Pereira ficou no ginásio por causa de um toque na perna, sem gravidade, e Miguelito com uma amigdalite, foi medicado e dispensado.




Matheus salva honra

Abdou e Pizzi dão o exemplo

Boa resposta de um Sp. Braga muito jovem, com Abdou em evidência, após um mês de paragem, e Pizzi ao nível de Matheus e Frechaut, os melhores frente ao Gondomar que goleou o V. Guimarães.

Os locais saíram na frente, com um golo de Norinho, a castigar a ineficácia dos minhotos (três ocasiões flagrantes desperdiçadas), obrigando o Sp. Braga a reorganizar-se, apesar das diversas experiências. Com Zequinha a agitar e depois de alguns sustos (valeu a experiência de Paulo Santos), a dupla Pizzi/Matheus encerrou a questão.

in A BOLA

JotaCC

Sp. Braga vence Gondomar e fica em terceiro no Campeonato Primavera

O conjunto arsenalista, que já leva sete vitórias consecutivas na Liga e na Intercalar em Março, ganhou, ontem à tarde, em Gondomar, por 2-1, resultado que permitiu à turma de Manuel Machado ascender à terceira posição no Campeonato Primavera. O Vitória de Guimarães perdeu o jogo na Trofa (1-0) e também a liderança.

DM

RicardoB

César Peixoto e João Pereira integrados
César Peixoto e João Pereira treinaram-se esta quinta-feira sem limitações, pelo que deverão estar às ordens de Manuel Machado para a recepção de domingo ao Leixões, relativa à 24.ª jornada da Liga.


 
 
César Peixoto debelou por completo a mialgia nos gémeos da perna esquerda que o limitou nos últimos dias, enquanto João Pereira está restabelecido de um toque na perna, que ontem o cingiu a trabalho de ginásio. Stélvio Cruz já regressou da Selecção Nacional sub-21, tendo cumprido o normal plano de trabalho.

Ausente continua Miguelito. Tal como sucedera na véspera, o defesa não subiu ao relvado por estar a contas com uma amigdalite. João Tomás, Andrés Madrid e Jorginho continuam em tratamento e trabalho em ginásio.

Os «arsenalistas» voltam ao trabalho amanhã, pelas 15.30 horas.