News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/03

Started by Olho Vivo, 16 de March de 2008, 04:30

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

MANUEL MACHADO NUM ATAQUE FEROZ AO ALEGADO SUCESSOR para a próxima época: JORGE JESUS

«Não sou iluminado das tácticas mas não praguejo no campo»

Por PASCOAL SOUSA

MANUEL MACHADO abriu o livro sobre as notícias da sua hipotética sucessão, no final da época, e apontou o dedo a... Jorge Jesus. «Não sou o iluminado das tácticas, mas não masco chiclete de boca aberta nem praguejo para dentro do campo», disparou. Os rumores que passaram para alguns jornais dando conta de que Jesus seria o próximo treinador do Sp. Braga são interpretados pelo professor como recados...

Primeiro ponto: Machado considera legítimo que o clube «escolha o perfil de técnico que desejar» para a próxima temporada, mas sempre foi dizendo que o seu futuro será «discutido no final do Campeonato». E acrescenta:

«Até lá estão 24 pontos em jogo e o cumprimento do objectivo europeu que assumi como meta quando aqui entrei.»

O problema com Jorge Jesus situa-se, pois, no campo dos rumores, que elementos da SAD bracarense garantem terem surgido de fora para dentro, ou seja, de Lisboa para o interior do Sp. Braga...

Manuel Machado não contextualizou o tema neste domínio geográfico, mas foi directo e muito frontal na abordagem ao tema:

«Não me revejo no comportamento de certos colegas de profissão. Sou um homem de princípios, com ética, e há determinado tipo de coisas a que assisto no dia-a-dia que são uma verdadeira porcaria.»

O ataque não ficou por aqui, apesar da vontade manifestada por um funcionário do Sp. Braga em terminar a conferência.

«Quero dizer mais uma coisa», esclareceu.

«Em relação a essa pessoa, quem não trocava o meu currículo pelo dele, sou eu», disse, numa alusão subliminar (mas não assumida) de conversas de bastidores cujo conteúdo não terá agradado nada a Manuel Machado.

«Não sou o iluminado das tácticas, mas não masco chiclete de boca aberta nem praguejo para dentro do campo. O meu trajecto pode ser consultado por toda a gente e fala por mim», completou, salvaguardando, uma vez mais, que o clube «sabe quem terá o perfil mais adequado para liderar esta grande instituição.»

Uma coisa é certa: os «recados para alguns jornais» de que Manuel Machado fala, deixaram uma ferida no orgulho do professor. Isso e conversas alegadamente feitas nos subterrâneos do futebol português e que chegaram aos ouvidos da SAD e do treinador...



NOVIDADE NA CONVOCATÓRIA bracarense

Chegou a vez de Philco

Philco é a grande novidade na lista de convocados ontem divulgada por Manuel Machado. O avançado brasileiro, de 18 anos, não tem qualquer minuto de utilização nas principais provas, esta época, mas tem dado nas vistas ao serviço dos juniores e nos jogos da Liga Intercalar. Os dois golos apontados na vitória sobre o Penafiel (4-1), na competição organizada pela AF Porto, confirmaram o bom momento de forma que o atacante atravessa. Não sendo a primeira vez que é chamado para uma convocatória, Philco vê o seu esforço e dedicação premiados por Manuel Machado. Partiu do técnico a decisão de colocar Philco a jogar nos juniores, mas com a ressalva de que teria oportunidade de entrar na equipa principal sempre que o justificasse. Esse momento chegou e o jovem brasileiro até pode vir a ser a arma secreta do Sp. Braga no jogo com a Naval.



LESÕES MUSCULARES NÃO O LARGAM

Madrid volta a parar

Desde o final da época passada que a vida de Madrid tem sido um inferno. Uma sucessão incrível de lesões musculares fez com o médio argentino falhasse a maioria dos jogos do Sp. Braga, esta temporada, mas a recente chamada para os convocados para o desafio com o Benfica e a regular utilização nos compromissos da Liga Intercalar faziam prever o fim do calvário.

Mas ontem, num treino sem grande história, Madrid voltou a sentir dores musculares numa coxa e encontra-se de novo parado. Até quando? Machado acredita que o gabinete médico agiu a tempo, evitando o agravamento do problema, e acredita que o argentino ainda será opção na actual edição da Liga.

O argentino passará os próximos dois dias a fazer exames, juntando-se a João Tomás, Jorginho e Bruno Tiago no lote de indisponíveis.







in A BOLA

JotaCC

Uma batalha naval com tolerância zero


Parte nove da história dos duelos entre o Braga e a Naval, num balanço claramente favorável aos minhotos, que apenas por uma vez, e para a Taça de Portugal, se viram derrotados pelos figueirenses. Num duelo que Manuel Machado decretou ser de tolerância zero, Ulisses Morais quer responder com a conquista de pontos que permitam aos navalistas fugirem decididamente da linha de água. O confronto de hoje à tarde, onde se espera uma moldura humana parecida com a que se verificou diante do Guimarães - o Braga distribuiu 12 mil bilhetes -, colocará em confronto a fome e a vontade de comer, num duelo que tem tanto de complicado como de interessante, com a Naval a chegar ao AXA depois de dois jogos a pontuar, menos um que os locais, que tentam mostrar que inverteram a espiral negativa de resultados. Em consequência disto, voltam a viver-se dias de expectativa na Cidade dos Arcebispos, num reencontro com o caminho para as competições europeias que só poderá voltar a ser percorrido caso os minhotos somem duas vitórias no duplo confronto (Naval e Leixões) que vão ter, no espaço de três semanas, em casa. Madrid juntou-se ontem à lista dos lesionados, numa baixa que, a avaliar pelo passado recente, apenas terá efeitos na composição do banco dos suplentes. Uma dúvida, quanto ao onze, vai durar até ao anúncio das equipas: será Jailson ou Linz o mais avançado na equipa minhota?
Equipas prováveis

Estádio AXA

17h00

Árbitro

Duarte Gomes [AF Lisboa]

Assistentes

José Lima + Pedro Garcia

Braga

Treinador Manuel Machado

31 | Kieszek GR

47 | João Pereira LD

3 | Paulo Jorge DC

2 | Rodriguez DC

13 | Carlos Fernandes LE

5 | Brum MD

16 | Contreras MD

18 | Zé Manel AD

21 |César Peixoto MO

15 | Wender AE

29 | Linz AV

12 | Dani Mallo GR

17 | Frechaut MD

25 | Miguelito MO

88 | Vandinho MO

99 | Matheus AE

20 | Jailson AV

11 | Philco AV

Excluídos

Nada a assinalar

Em perigo de exclusão

Roberto Brum, com quatro amarelos

Naval


Treinador Ulisses Morais

16 | Wilson Júnior GR

28 | Mário Sérgio LD

3 | Paulão DC

4 | Fabrício Lopes DC

6 | China LE

25 | Godemèche MD

14 | Delfim MD

23 | Davide MO

27 | Saulo AD

77 | Marinho AE

20 | Marcelinho AV

1 | Taborda GR

7 | Carlitos LD

33 | Gaúcho DC

5 | Bruno Lazaroni MD

10 | Dudu MO

17 | João Ribeiro AE

9 | Elivelton AV

Excluídos

Nada a assinalar

Em risco de exclusão

Delfim, Fabrício Lopes e Marinho, com quatro amarelos e Davide, ciom oito amarelos



Manuel Machado
"Não masco chiclete nem praguejo no banco "

Manuel Machado quebrou ontem a sua atitude "low profile" para tecer duras críticas a Jorge Jesus, mescladas com o apontar de dedo a aspectos característicos do técnico do Belenenses. Sem nunca pronunciar o nome de treinador dos azuis do Restelo, Manuel Machado mostrou desagrado por alegadas manobras de bastidores com o objectivo de promoverem Jorge Jesus a treinador do Braga na próxima temporada. Respondendo à questão sobre como estava a lidar com as notícias de novos nomes para assumir o comando técnico da equipa a partir do final desta época, Machado assegurou que o seu futuro será decidido "após a 30.ª jornada da I Liga". "Até lá, só me preocupo em ganhar os jogos, colocando o Braga nas competições europeias", disse, antes de começar um "ataque" ao treinador do clube do Restelo, noticiado esta semana como estando na órbita de potenciais treinadores que interessam à SAD bracarense. "Não me revejo em comportamentos de alguns colegas de profissão. Tenho princípios, ética e valores, mas tenho assistido a comportamentos diários que são uma autêntica porcaria." Reconhecendo à SAD o "direito legítimo de escolher o técnico de acordo com os objectivos que tem em mente para a próxima temporada", Machado manteve o tom crítico: "Não troco o meu currículo pelo dele."

Mantendo o tom e sem nunca pronunciar o nome de Jorge Jesus, Manuel Machado quis facilitar a identificação do alvo das duras palavras. "Não sou técnico de mascar chiclete de boca aberta nem de praguejar no banco dos suplentes, nem sou um iluminado da táctica nem da estratégia, mas apenas uma pessoa que faz o seu trabalho e que possui uma folha de serviços que pode ser consultada e comparada com a de qualquer colega de profissão deste país. E que ponho à vossa disposição para que vejam o que fiz de melhor no período em que estou no activo", concluiu, no remate final da conferência de antevisão. Manuel Machado quis responder ao que considerou serem "recados" passados para a opinião pública. Curioso ainda foi o facto de ter pedido e repetido, diversas vezes, que as declarações sobre o técnico dos azuis do Restelo, cujo nome não pronunciou, fossem transcritas textualmente.

"Só a vitória interessa"


Frente a um adversário que observou nas últimas duas jornadas, Manuel Machado espera ter um Braga "com índices anímicos um pouco melhores, fruto dos três últimos resultados averbados", para uma partida que será de "dificuldade máxima" mas, ao mesmo tempo, de "tolerância zero" para a equipa minhota. "Não há mais tempo para cometer deslizes, por isso só a vitória nos interessa", sublinhou. "Há 24 pontos em disputa, e cada um deles vale ouro para quem tem objectivos e está no limite para os alcançar", acrescentou, apelando à massa associativa para que compareça em peso e que apoie a equipa na primeira das "finais" que restam.


Madrid volta a parar

O treino de ontem ficou marcado pela paragem a que foi obrigado Andrés Madrid, depois de ter sentido o músculo a prender-se no decurso de um exercício. A novidade foi prestada pelo técnico, que, no entanto, explicou não se tratar de uma recidiva da lesão muscular na coxa direita que afecta o jogador desde Dezembro de 2007, mas sim "uma ameaça" que se "entendeu por bem evitar, parando imediatamente com o treino que vinha realizando". O jogador sente um ligeiro desconforto na perna, daí a razão de ter sido poupado, aproveitando-se agora as duas semanas de paragem para recuperá-lo sem pressas, nem o perigo de uma recaída que lhe abrevie o final de época.


Filho de Davide é sócio do Braga

"Jogo especial" é como Davide, médio da Naval, classifica o regresso a Braga, depois de dois anos ao serviço dos minhotos. "Fiquei apaixonado pela cidade e pelas pessoas, foi um lugar onde deixei muitos amigos", confessa Davide, que até viu esses amigos pregarem-lhe uma pequena partida aquando do nascimento do primeiro filho, há cerca de um mês: o Martim já é sócio, mas do Braga. O médio ainda não marcou esta época, pelo que há sempre a curiosidade de ver como reage, se o fizer hoje: "Não sei se vou festejar; seja qual for a reacção, isso não põe em casa o enorme carinho que tenho pelo Braga."

Concentração total

Com dois jogos em casa para disputar de enfiada, o Braga sabe que não pode desperdiçar pontos se quiser continuar na luta por um lugar nas competições europeias. Machado reclama concentração total e os jogadores entraram em estágio ontem ao jantar.

Philco estreia-se no banco

Philco teve mais uma oportunidade - a terceira - de jogar esta época. Depois de duas convocatórias frustradas, com o Sporting, na 10ª jornada, e Belenenses, na 17ª, sendo em ambas preterido, o avançado vai poder sentar-se hoje no banco, uma estreia.

Gilmar continua de fora


Mário Sérgio foi a única entrada na lista de convocados da Naval, com Ulisses Morais a fazer sair Eanes e Hugo Santos dos eleitos. Surpresa acabou por ser o facto de Gilmar ter ficado de fora, já que, tal como o lateral, estava novamente disponível, após castigo.



INQUÉRITO ONLINE REALIZADO NOS DIAS 14 E 15 DE MARÇO

Que sectores deve o Braga reforçar na próxima temporada?

É o meio-campo a zona em que o Braga mais deve investir em reforços para a próxima época, segundo reflectem os 41% dos leitores d'O JOGO online que votaram no inquérito. A defesa ocupa a segunda preocupação, depois o ataque e por fim a baliza. Numa leitura global, a baliza surge como o menor dos males. Os "sinais" da SAD vão no mesmo sentido.

Baliza

13%

Defesa

28%

Meio-campo

41%

Ataque

18%

Nº de participantes: 457





O JOGO

JotaCC

Manuel Machado chama jovem Philco
ANDRÉS MADRID DE FORA POR PRECAUÇÃO
      
A convocatória do jovem Philco é a principal novidade na lista de 18 jogadores escolhidos por Manuel Machado para a partida de amanhã com a Naval.

O treinador bracarense não contou para esta convocatória com Paulo Santos, João Tomás, Jorginho e Bruno Tiago devido a lesão, estando igualmente ausente Andrés Madrid por mera precaução.

Convocados

Guarda-redes:Dani, Pawel Kieszek

Defesas:Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes, P. Contreras, Frechaut, César Peixoto, Miguelito

Médios:Roberto Brum, João Pereira, Vandinho

Avançados:Philco, Wender, Zé Manel, Jaílson, Linz, Matheus


Manuel Machado: «Uma verdadeira porcaria»
TÉCNICO "DISPARA" SEM APONTAR NOMES
      
Naquela que devia ser uma conferência de imprensa dedicada sobretudo à antevisão do embate de amanhã com a Naval, esta acabou por ficar marcada por declarações de Manuel Machado sobre o seu futuro, numa altura em que se fala de um possível interesse do clube nos serviços do técnico Jorge Jesus. Sem falar em nomes, Manuel Machado foi implacável.

"O futuro será decido após a 30.ª jornada do Cameonato. Até lá preocupa-me é ganhar os 8 jogos que faltam e cumprir o objectivo de recolocar o Sp. Braga numa prova internacional", começou por afirmar o técnico bracarense.

"Não me revejo em determinados comportamentos de alguns colegas. Sou uma pessoa de princípios, de valores de ética. Há determinados comportamentos a que vou assistindo dia-a-dia. Uma verdadeira porcaria", começou então a "disparar" Manuel Machado, continuando: "Em relação a uma pessoa em causa, não troco o meu currículo pelo dele. Não sou um técnico de mascar chiclete de boca aberta, ou praguejar no banco. Não sou iluminado nas tácticas ou nas estratégias. Faço o meu trabalho. Tenho uma folha de serviços que pode ser consultada. Vejam quantos fizeram melhor que eu no período em que estou no activo".

Jogo de dificuldade máxima

Quanto ao jogo de amanhã, Manuel Machado acredita que a Naval não vai ser um osso fácil de roer. "A Naval é uma equipa que está muito moralizada dos útimos jogos e vem cá dignificar o emblema que tem ao peito e será muito competitiva. É um jogo de dificuldade máxima", anteviu então o treinador bracarense.

Mas Manuel Machado deixou um aviso:" O Sp. Braga também está com melhor índices anímicos. Este ciclo com equipas de topo, o Benfica, V. Guimarães e o próprio Nacional, foi passado com resultados positivos e há uma confiança acrescida. Os jogadores sabem muito bem que a tolerância é zero. Não estamos em condições de cometer qualquer tipo de erros. Só a vitória nos interessa


RECORD

JotaCC

"Assisto diariamente a verdeira porcaria"

Manuel Machado corrosivo na véspera da recepção à Naval

Manuel Machado não está preocupado com o futuro desportivo, garantindo que os interesses do Sporting de Braga são, no presente, a sua prioridade. No entanto, o treinador minhoto deixou, ontem, no lançamento do duelo desta tarde (17 horas, Estádio AXA), com a Naval, um recado direccionado a um colega de profissão.

"O meu futuro será decidido após a 30.ª jornada. Até lá, a preocupação é ganhar jogos e cumprir o objectivo para o qual fui contratado recolocar o Braga numa prova internacional", disse, manifestando desagrado por algumas declarações que têm sido proferidas. "Não me revejo em determinado tipo de comportamentos de alguns colegas de profissão. Sou uma pessoa com princípios, valores, ética e há coisas a que vou assistindo diariamente que são a verdadeira porcaria", referiu, sem nunca pronunciar o destinatário das críticas.

Contudo, no seguimento da sua insatisfação, mais pormenores foram adiantados. "Não sou técnico de mascar chiclete de boca aberta, não sou técnico de praguejar no banco, não sou o iluminado das tácticas e das estratégias. Sou uma pessoa que faz o seu trabalho e que tem uma folha de serviços que pode ser consultado e comparada com qualquer colega deste país".

Com 24 pontos em disputa, o Braga procura alcançar os lugares que dão acesso às provas europeias. Por isso, Manuel Machado é peremptório no discurso "Os jogadores sabem que a tolerância é... zero. Estamos numa fase de decisões e não podemos cometer qualquer deslize. Nesta altura, os pontos valem ouro para as equipas que têm objectivos", adiantou, ciente das dificuldades que encontrarão na recepção à Naval: "Estou à espera de um adversário muito combativo e moralizado pelos últimos resultados. Por isso, adivinho um jogo de dificuldade máxima", observou, embora reconhecendo que a sua equipa está em progressão. "O Braga está com índices anímicos um pouco melhores, na medida em que, neste ciclo de jogos que comportava equipas do topo da tabela (Benfica, Vitória e Nacional), fez resultados positivos".

E, para vencer a equipa figueirense, Manuel Machado conta com o apoio do público. "Apelo à presença massiva dos sócios, para que haja uma envolvente que ajude a equipa a ultrapassar este jogo. Todos juntos, podemos dar continuidade aos resultados", concluiu.

A chamada de Philco é a principal novidade na lista de convocados. O avançado brasileiro ocupa a vaga de Andrés Madrid que, na sessão de ontem, apresentou algumas queixas na lesão que o afastou da convocatória vários encontros. As limitações apresentadas não são graves, mas, por precaução, o médio argentino ficou fora dos eleitos, juntando-se na enfermaria a Paulo Santos, João Tomás, Jorginho e Bruno Tiago. Convocados Dani Mallo, Kieszek, João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Carlos Fernandes, Miguelito, Roberto Brum, Frechaut, César Peixoto, Vandinho, Zé Manel, Matheus e Wender, Jaílson, Linz, e Philco.
      
JN

JotaCC

Sporting de Braga e Núcleo de Atletismo de Joana são campeões nacionais de crosse curto    

As equipas feminina do Sporting Clube de Braga e masculina do Núcleo de Atletismo de Joane sagraram-se ontem campeãs nacionais de corta-mato curto.

Na prova feminina, ganha por Sara Moreira do Maratona, Dulce Félix, do S.C.Braga, surpreendeu ao ser segunda. O pódio fechou com a sua colega de equipa Ercília Machado, que se sagrou campeã nacional de sub-23 anos.

No `nacional` de juvenis, o CAB - Centro de Atletismo de Braga, foi terceiro, na prova feminino.


A chamada de Philco é a principal novidade da lista de convocados pelo técnico Manuel Machado para o jogo do Sporting de Braga esta tarde contra a Naval 1.º de Maio.
   


A chamada de Philco é a principal novidade da lista de convocados do técnico Manuel Machado para o jogo que o Sporting de Braga disputa esta esta tarde contra a Naval 1.º de Maio, no estádio AXA em Braga.

Um jogo que Machado antevê difícil para o Braga, mas que espera vencer.

Uma ideia defendida ontem à tarde pelo técnico bracarense na habitual conferência de imprensa que antecede os jogos que o Sporting de Braga disputa em casa.

Sporting de Braga e Naval 1.º de Maio jogam esta tarde a partir das cinco horas no estádio AXA.

Mais uma partida a contara para a 23ª jornada da Liga Bwin.


ANTENA MINHO

JotaCC

Sp. Braga: Machado chama Philco para a Naval      

A chamada do jovem Philco, para ocupar o lugar deixado em aberto com a saída do médio defensivo Andrés Madrid, é a principal novidade na lista de convocados do Sporting de Braga, para a recepção de domingo à Naval 1º de Maio, da 23ª jornada da Liga de futebol.

O médio de ataque, que tem realizado algumas exibições positivas na equipa júnior, onde se mostra peça fundamental, terá agora mais uma oportunidade para mostrar o seu valor. Para este encontro, numa fase crucial da competição, em que os bracarenses jogam mais uma importante cartada na busca do objectivo UEFA, o treinador Manuel Machado não pode contar com Paulo Santos, João Tomás, Jorginho e Bruno Tiago, todos lesionados. Igualmente ausente, mas apenas por uma questão de precaução, dada a forma como tem evoluído a sua situação clínica, após longa ausência devido a lesão, ficou argentino Andrés Madrid.  No lançamento da partida o técnico Manuel Machado espera disse esperar um adversário díficial: "Pude observar os dois últimos jogos da Naval em casa, e vi uma equipa voluntariosa e que está moralizada pelos últimos resultados conseguidos. É uma equipa competitiva. Espero um jogo de dificuldade máxima". Referindo-se ao momento da sua equipa, o técnico considera que "o Braga está com índices anímicos bem melhores, depois de um ciclo em que jogou contra equipas do topo, como Benfica e Vitória de Guimarães, e também Nacional da Madeira, que atravessava uma boa fase".  O Sporting de Braga ocupa a sétima posição da Liga, com 30 pontos, enquanto a Naval é 12ª com 23 pontos.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Dani Mallo e Kieszek.
Defesas: João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Carlos Fernandes e Miguelito.
Médios: Roberto Brum, Frechaut, Philco, César Peixoto e Vandinho.

Avançados: Zé Manel, Jaílson, Wender, Linz, e Matheus.


MAISACTUAL

JotaCC

Machado fala em "verdadeira porcaria" no futebol

"Não sou um técnico de mascar chiclete de boca aberta ou praguejar no banco", ironizou ontem Manuel Machado
a Manuel Machado anda farto da especulação em torno do seu futuro e decidiu ontem mostrar a sua indignação. Numa conferência que serviria para antecipar a recepção desta tarde à Naval, o treinador do Sp. Braga foi cáustico a falar do futuro e considerou "uma verdadeira porcaria" o comportamento "de alguns colegas de profissão".
O alegado interesse da SAD minhota em Jorge Jesus, e a reacção pública do ainda treinador do Belenenses - considerou "normal" o interesse e o facto de haver "muitos interessados" - não terão sido bem digeridos por Machado. "O futuro será decidido após a 30.ª jornada. Até lá, preocupa--me ganhar os oito jogos que faltam e cumprir o objectivo de recolocar o Sp. Braga numa prova internacional", começou por dizer.
Sem apontar nomes, o técnico endureceu de seguida o discurso: "Não
me revejo em determinados comportamentos de alguns colegas de profissão. Sou uma pessoa de princípios, de valores, de ética. Há determinados comportamentos a que vou assistindo no dia-a-dia que são uma verdadeira porcaria".
E continuou: "Em relação à pessoa em causa, não troco o meu currículo pelo dele. Não sou um técnico de mascar chiclete de boca aberta ou praguejar no banco. Não sou também um "iluminado" das tácticas ou das estratégias. Faço o meu trabalho e tenho uma folha de serviços que pode ser consultada. Vejam quantos fizeram melhor que eu no período em que estou no activo".
O treinador disse ainda contar com o apoio maciço do público bracarense para derrubar a Naval, um adversário que considera "muito difícil". "Os jogadores sabem que a tolerância é zero. Não estamos em fase de deslizar e somente a vitória nos interessa frente à Naval. Há 24 pontos em disputa e cada um vale ouro", assumiu.
Do adversário, não espera facilidades: "Pude observar os dois últimos jogos da Naval em casa e vi uma equipa voluntariosa e que está moralizada pelos últimos resultados conseguidos. É uma equipa competitiva", analisa. Na convocatória, regista-se a saída de Madrid, por lesão, e a entrada de Philco, melhor marcador da Liga Intercalar e dos juniores.
À margem do jogo de hoje ficou também confirmado que o guarda--redes Eduardo, emprestado ao Vi-
tória de Setúbal, vai regressar ao Sp. Braga em Junho, tendo já acertado com a SAD um novo contrato, válido até 2013.

PUBLICO

JotaCC

NA ZONA NORTE DO NACIONAL DE JUNIORES
LEIXÕES APROVEITA FOLGA «ARSENALISTA»

O triunfo (2-0) do Leixões em Vizela abre boas perspectivas de apuramento para a Fase Final, tendo em conta que o seu mais directo rival, Braga, ter folgado. A quatro jornadas do fim aguarda-se ainda muita luta pelo segundo lugar.

O Leixões aproveitou da melhor forma o facto de nesta jornada o seu mais directo adversário, o Sporting de Braga, ter folgado para se isolar na vice-liderança da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores, depois de vencer em Vizela, por 2-0.
Com este triunfo, os comandados de Joaquim Santos somam, agora, 62 pontos, mais três do que os «arsenalistas». Ainda assim, os leixonenses têm mais uma partida realizada do que os minhotos.
Ainda assim, a vitória conquistada em Vizela revela-se fundamental, uma vez que a equipa de Matosinhos ficará sempre em vantagem – no confronto directo – em relação os bracarenses, no caso de ambos terminarem o Campeonato em igualdade pontual. À 30.ª jornada a equipa matosinhense deu um passo importante rumo à Fase Final.
Numa ronda em que o dérbi Boavista-FC Porto só se joga hoje (15h00), o destaque foi para o triunfo importante da Naval em Penafiel, por 4-3, em jogo de aflitos. Com o desaire caseiro, os penafidelenses deram um passo atrás na luta pela manutenção, ao passo que os da Figueira da Foz «respiram melhor», ainda que continuem abaixo da «linha de água».
A somente quatro jornadas do final da fase regular, apenas o «lanterna vermelha» Vianense tem o sue destino traçado para a II Divisão na próxima temporada. Depois, Espinho, que está com um pé no escalão secundário, Penafiel, Freamunde, Naval, Vizela, Gil Vicente e Varzim tentam fugir à despromoção.
No que respeita à Zona Sul, o Sporting assegurou, desde já, o apuramento para a Fase Final, depois de golear (5-0) o Lusitano, em Vila Real de Santo António. Quem deve estar a caminho, ainda que matematicamente não esteja definido, é o Benfica. Os «encarnados» venceram o Estoril pela margem mínima (1-0) e estão a uma vitória de garantir a presença no apuramento de campeão nacional. Os da Luz jogam na próxima ronda no reduto do 3.º Oeiras.


O NORTE DESPORTIVO

aurelio II

Quote from: Jotacc on 16 de March de 2008, 09:08
NA ZONA NORTE DO NACIONAL DE JUNIORES
LEIXÕES APROVEITA FOLGA «ARSENALISTA»

O triunfo (2-0) do Leixões em Vizela abre boas perspectivas de apuramento para a Fase Final, tendo em conta que o seu mais directo rival, Braga, ter folgado. A quatro jornadas do fim aguarda-se ainda muita luta pelo segundo lugar.

O Leixões aproveitou da melhor forma o facto de nesta jornada o seu mais directo adversário, o Sporting de Braga, ter folgado para se isolar na vice-liderança da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores, depois de vencer em Vizela, por 2-0.
Com este triunfo, os comandados de Joaquim Santos somam, agora, 62 pontos, mais três do que os «arsenalistas». Ainda assim, os leixonenses têm mais uma partida realizada do que os minhotos.
Ainda assim, a vitória conquistada em Vizela revela-se fundamental, uma vez que a equipa de Matosinhos ficará sempre em vantagem – no confronto directo – em relação os bracarenses, no caso de ambos terminarem o Campeonato em igualdade pontual. À 30.ª jornada a equipa matosinhense deu um passo importante rumo à Fase Final.
Numa ronda em que o dérbi Boavista-FC Porto só se joga hoje (15h00), o destaque foi para o triunfo importante da Naval em Penafiel, por 4-3, em jogo de aflitos. Com o desaire caseiro, os penafidelenses deram um passo atrás na luta pela manutenção, ao passo que os da Figueira da Foz «respiram melhor», ainda que continuem abaixo da «linha de água».
A somente quatro jornadas do final da fase regular, apenas o «lanterna vermelha» Vianense tem o sue destino traçado para a II Divisão na próxima temporada. Depois, Espinho, que está com um pé no escalão secundário, Penafiel, Freamunde, Naval, Vizela, Gil Vicente e Varzim tentam fugir à despromoção.
No que respeita à Zona Sul, o Sporting assegurou, desde já, o apuramento para a Fase Final, depois de golear (5-0) o Lusitano, em Vila Real de Santo António. Quem deve estar a caminho, ainda que matematicamente não esteja definido, é o Benfica. Os «encarnados» venceram o Estoril pela margem mínima (1-0) e estão a uma vitória de garantir a presença no apuramento de campeão nacional. Os da Luz jogam na próxima ronda no reduto do 3.º Oeiras.


O NORTE DESPORTIVO

A informação destacada não é correcta pois o Leixões ainda tem de jogar em Braga! Só depois desse jogo é que ficará definido quem tem vantagem sobre quem!

Espero que seja o Braga!  ;)
Braga até ao fim!

JotaCC

Sp. Braga vence Naval

O Sporting de Braga venceu este domingo a Naval 1 de Maio por 3-0, em encontro da 23 jornada da Liga portuguesa de futebol, disputado em Braga.
Jogo no Estádio Axa, em Braga.

    Sporting de Braga - Naval 1 de Maio, 3-0.

    Ao intervalo: 1-0.

    Marcadores:

    1-0, Lopes, 01 minutos (própria baliza).

    2-0, Wender, 47.

    3-0, Jaílson, 90.


    Equipas:

    - Sporting de Braga: Kieszek, João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge,
Carlos Fernandes, Pablo Contreras, Roberto Brum (Frechaut, 60), César Peixoto (Philco, 91), Zé Manel, Jaílson e Wender (Matheus, 68).

    (Suplentes: Dani, Philco, Frechaut, Miguelito, Linz, Vandinho e Matheus).

    - Naval 1 de Maio: Wilson Júnior, Mário Sérgio, Paulão (Dudu, 43),
Lopes, China, Godmeche, Delfim, Saulo (João Ribeiro, 62), Davide, Marinho e Marcelinho (Elivelton, 62).

    (Suplentes: Taborda, Bruno, Carlitos, Elivelton, Dudu, João Ribeiro
e Gaúcho).


    Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa).

    Acção disciplinar: cartão amarelo para Saulo (22), Lopes (25), Zé Manel (51), Contreras (81) e Dudu (86).

    Assistência: 20.103 espectadores. 

RTP

JotaCC

Jaílson: «Tenho contrato com o Benfica mas gosto do Braga»

Jaílson marcou o seu primeiro golo na Bwin Liga, sentenciando a vitória do Sp. Braga na recepção à Naval 1º de Maio. O avançado brasileiro tem merecido a confiança de Manuel Machado e atravessa um bom momento. Jaílson foi contratado pelo Benfica e cedido aos arsenalistas, mas ainda não sabe onde jogará na próxima época.»

«Foi um resultado muito importante, penso que fizemos um bom jogo. Agora, temos quinze dias para preparar o jogo com o Leixões. Sabemos que temos jogos difíceis pela frente, mas queremos chegar à UEFA. Só marquei um golo, porque no lance do primeiro nem toquei na bola. Tinha a esperança de marcar, apesar de ter falhado algumas oportunidades. De qualquer forma, o mais importante é a equipa, que está a dar a volta por cima. Estava a fazer-me falta o golo, fiz dois jogos seguidos e sinto-me muito mais confiante.»

Sobre a próxima época: «Ainda não sei o que vai acontecer. Tenho contrato com o Benfica, mas gosto do Braga. O Sp. Braga já demonstrou interesse em ficar comigo, se o Benfica voltar a decidir emprestar-me. Por agora, só penso em terminar bem a época. Por mim, só posso dizer que sinto-me muito bem aqui em Braga, não me importava de ficar.»



Naval: Davide lamenta derrota mas agradece prendas do Braga


Davide, jogador da Naval, comentou desta forma a derrota no reduto do Sp. Braga (3-0). Desiludido pelo resultado, Davide não deixou de agradecer as manifestações de carinho dos adeptos locais, que recordam com saudade a sua passagem por Braga:

«Sofremos um golo no primeiro minuto, foi um momento difícil que deitou a nossa estratégia abaixo. Nessa lance, entendo que sofri falta quando dominei a bola, antes do cruzamento. De qualquer forma, esta vitória do Sp. Braga acaba por ser merecida. Ainda há muito campeonato, na Naval nunca entrámos em desespero, tentamos sempre jogar bem, jogar bonito, e acreditamos que vamos conseguir o nosso objectivo em breve. Quero aproveitar para agradecer o apoio e o carinho dos adeptos do Sp. Braga. A claque enviou-me um cachecol e uma adepta deu-me uma prenda para o meu filho. Fico muito agradecido.»


Machado fala em retoma, Ulisses lamenta golo precoce

Manuel Machado e Ulisses Morais, treinadores de Sp. Braga e Naval 1º de Maio, comentaram desta forma a vitória da formação arsenalista (3-0), na 23ª jornada da Bwin Liga:

Manuel Machado «Felizmente, conseguimos vencer. Havia tolerância zero, não podemos cometer mais erros e os jogos em casa serão decisivos para a nossa ambição. O grupo percebeu a mensagem e está de parabéns, realizou um bom jogo e garantiu os três pontos. A equipa teve um ciclo bom em Novembro/Dezembro, teve uma quebra em Janeiro/Fevereiro e está a tentar ter uma retoma, embora suave. Temos de continuar a ter atenção, foi muito difícil chegar a este terço da tabela, mas temos consciência que será ainda mais difícil segurar esta posição ou até melhorá-la. Espero que não haja euforia. Este grupo de trabalho tem qualidade e, se mantivermos a humildade, conseguiremos trilhar o nosso caminho. As palmas dos adeptos? O futebol é assim. Quando me confrontaram com os assobios, disse que era normal, sobretudo num clube como este. Agora, num momento de retoma, também tenho que dizer que é normal o público reagir desta maneiro.»

Ulisses Morais: «Parabéns ao Sp. Braga que soube ganhar, tivemos duas condicionantes fortes. Entramos a perder, um golo com meio minuto de jogo e depois a lesão do Paulão. A capacidade de resposta existiu, mas posicionou o Braga para aquilo que pretendia, ou seja, jogar no nosso erro e explorar o contra-ataque. O meu 100º jogo? Gostei mais do jogo 99. Sinceramente, nem fiz as contas. Este jogo vai passar à história, espero que o futuro traga muitos mais 100, será bom sinal.»


Sp. Braga-Naval: arsenalistas marcam aos 33 segundos

O jogo entre Sp. Braga e Naval 1º de Maio, iniciado às 17 horas, dispensou o período de conhecimento mútuo das equipas, com o primeiro golo a surgir em apenas 33 segundos. Um dos tentos mais rápidos da época.

Início fulgurante dos arsenalistas. Wender atirou para defesa de Wilson, Zé Manuel insistiu com um cruzamento e Lopes desviou para a própria baliza, pressionado por Jaílson.

O Sp. Braga acabou por garantir um triunfo gordo, por 3-0. Wender e Jaílson marcaram os restantes tentos.

Curiosamente, o golo mais rápido desta Bwin Liga surgiu na primeira volta da competição, precisamente entre estas duas equipas. Na altura, Saulo desfez o nulo em apenas 23 segundos.


Sp. Braga-Naval, 3-0 (destaques)

Jaílson
Os adeptos de futebol poderão estranhar a presença de Roland Linz no banco do Sp. Braga, mas a verdade é que este tridente ofensivo oferece garantias a Manuel Machado e foi um verdadeiro tormento para a Naval. Jaílson surgiu na ponta-de-lança e esteve nos dois golos. Primeiro, saltou com Fabrício Lopes. Depois, aproveitou um passe de Brum (mais uma bela exibição) para surgir na cara de Wilson Júnior. Altruísta, decidiu oferecer o golo a Wender. Ainda teve as suas oportunidades, não tão poucas assim, e mereceu a sorte ao cair do pano, acabando por conseguir balançar as redes da Naval.

Wender
Entrou a todo o gás e poderia ter marcado ainda antes do golo de Fabrício Lopes, na própria baliza. Bola ao centro, primeira jogada de ataque, posse para Wender e remate para defesa de Wilson Júnior. Na sequência do lance, o Sp. Braga colocou-se em vantagem, mas Wender foi moendo o juízo aos adversários com impressionante atrevimento, enquanto teve pernas para tal. Marcou o segundo golo dos arsenalistas, a passe de Jaílson. Em forma, é um fora-de-série.

Zé Manuel
Determinado a recuperar o tempo perdido, tem aproveitado a oportunidade para solidificar a sua posição no onze do Sp. Braga. Ao vermos este Zé Manuel, vemos o jogador que encantou plateias com a camisola do Boavista. Agora em Braga, depois de um longo período fora do leque de opções, parece ter regressado ao seu melhor nível. Travou um duelo particular com o guarda-redes da Naval, com uma mão cheia de remates, e tirou o cruzamento para o tento inaugural.

Wilson Júnior

Sofreu um golo em quarenta-e-três segundos, mas já antes evitara um remata perigoso de Wender. Manteve a atenção ao longo de toda a etapa inicial, multiplicando-se em esforços para travar a enxurrada ofensiva do Sp. Braga, de todas as formas e feitos. Na segunda metade do encontro, voltou a deparar-se com trabalho de monta, justificando o destaque, apesar de mais dois golos arsenalistas, em que nada podia fazer. Não é por acaso que Taborda, uma referência desta Naval, anda pelo banco de suplentes.

Davide
Destaque para o regresso do médio ofensivo a uma casa onde sempre recebeu o carinho dos adeptos. Aliás, reconheceu isso mesmo com agradecimentos para a zona onde se encontrava a claque do Sp. Braga. Boas indicações ao longo do encontro



Sp. Braga-Naval, 3-0 (crónica)


Esta aí o Sp. Braga europeu. Exibição convincente na recepção a uma Naval desinibida mas à deriva em termos defensivos. A equipa da casa marcou três golos (3-0), desperdiçou tantos mais, sofreu alguns sustos mas justificou plenamente os aplausos. Belo final de tarde.

Manuel Machado não «masca chiclete, não é um iluminado da táctica, não pragueja no banco», mas sabe montar um carrossel ofensivo capaz de entusiasmar as 20 mil almas que acorreram ao Estádio Municipal de Braga para um confronto emocionante, do primeiro ao último minuto.

A expressão popular deve ser levada à letra, pois os arsenalistas inauguraram a contagem em apenas 33 segundos. Na etapa complementar, nova entrada de rompante e novo golo. Estava garantida a vitória, reforçada ao cair do pano.

Com uma exibição segura, um futebol por vezes inebriante, onde quatro homens têm liberdade total para atacar e podem esperar o apoio dos laterais, sobretudo João Pereira, o espectáculo está garantido à priori. A coesão defensiva, imagem de marca do treinador do Sp. Braga, fica assegurada com duplo trinco à frente do último reduto. Receita para um bolo consistente e apetecível.

Um Machado que corta de raiz


A véspera do encontro ficou marcada pelas críticas de Manuel Machado a um companheiro de profissão. Não mencionou o nome, mas nem seria preciso. O alvo era Jorge Jesus. O motivo: notícias que dão conta do namoro entre a equipa minhota e o técnico do Belenenses.

Mais que palavras, o actual comandante da nau arsenalista respondeu com actos, colocando a sua equipa na 6ª posição da Bwin Liga, ali às portas da Europa. Ironicamente, em igualdade pontual com o Belenenses.

Abordando entre encontro a partir da perspectiva da Naval, sobra pouco mais que um triunfo moral pela forma aberta como se apresentou em Braga. Sofreu em poucos segundos (curiosamente, Saulo batera o recorde na primeira volta, precisamente frente aos arsenalistas) e soltou-se em busca do empate, conformando-se com os consequentes riscos.

No total, segundo números oficiais, mais de vinte mil espectadores tiveram o privilégio de assistir a uma bela partida de futebol, daquelas à moda antiga, sem grandes quezílias, com primazia dos ataques sobre as defesas. Faltaram apenas mais golos. Nota positiva para a organização do Sp. Braga, que voltou a distribuir bilhetes pelas escolas, garantindo uma moldura humana agradável.

Tudo à volta da estrela de Belém


No primeiro minuto de jogo, como se foi escrevendo, o marcador electrónico mexeu. Bola ao meio, primeiro ataque da equipa da casa, defesa de Wilson Júnior a remate de Wender e, poucos segundos depois, redes a balançar. Zé Manuel insistiu e Fabrício Lopes desviou para a própria baliza. Corrida para cá, corrida para lá, inúmeras oportunidades e tudo na mesma até ao intervalo.

No arranque da etapa complementar, nova entrada em falso da Naval. Mais um par de minutos e estocada final nas aspirações da equipa de Ulisses Morais. O técnico viu a sua defesa montar uma armadilha de fora-de-jogo que não resultou e percebeu que o golo de Wender arrumava as contas, em apenas 48 minutos. Poucos motivos para sorrir no 100º jogo do treinador, que ainda viu Jaílson dilatar a vantagem ao cair do pano, justificando o esforço ao longo do encontro.

Os homens da Figueira da Foz continuam na 12ª posição, a apenas quatro pontos da zona de descida. Tal como o Sp. Braga, a Naval também pensa no Belenenses, continuando à espera de três preciosos pontos reclamados pela utilização irregular de Meyong.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp.Braga derrota Naval

O Sp.Braga derrotou hoje de forma clara e incontestável a Naval, por 3-0, Lopes (autogolo), Wender e Jaílson, em jogo da 23.ª jornada da Liga portuguesa.

Os «arsenalistas» marcaram logo ao 40 segundos, devido à infelicidade de Lopes, que ao tentar cortar o cruzamento de José Manuel introduziu a bola na própria baliza. Aos 48 minutos, Jailson entrou na área e quando o guarda-redes saiu passou para Wender elevar a contagem. Em cima do apito final, o Sp.Braga fechou a contagem com o golo de Jailson.

A BOLA