News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Manuel Machado: avaliação até agora

Started by Nuno À-Braga, 12 de March de 2008, 09:24

Previous topic - Next topic

Nuno À-Braga

 Já que um treinador de um clube adversário já leva um tópico com 7 páginas, achei por bem reunir também num tópico a discussão sobre o nosso treinador, com a intenção de, sobretudo, agregar tentativas isentas de avaliação do seu trabalho, dos méritos e erros que lhe devem ser reconhecidos relativos ao seu trabalho no Enorme S.C.Braga até ao presente momento.

Gostava de enumerar alguns pontos que, entre outros, penso poderem Guiar a discussão, de forma a tentar intensificar o seu carácter objectivo, tornando-a mais profícua:

- forma como tem lidado com a indisciplina de conhecimento público, de alguns jogadores;
- forma como tem lidado com a indisciplina dentro do plantel, de alguns jogadores;
- forma como tem ou não contribuído para a recuperação da auto-estima e/ou desempenho desportivo e/ou atitude de profissionalismo de alguns jogadores;
- forma como tem ou não valorizado os jogadores com atitude mais profissional e abnegada;
- forma como tem lidado com os adeptos;
- forma como tem falado sobre o clube a nível público;
- desempenho nos jogos em termos de selecção de jogadores, de estratégia e táctica.

P.S.1: mais tarde, quando este tópico já estiver bem maduro, proponho, com uma finalidade que está à vista, análises comparativas entre os posts deste tópico com outros idênticos que possam ser criados sobre outros treinadores, caso uma razoável objectividade venha a ser conseguida.

P.S.2: tentei ser objectivo e isento na abertura do tópico, apenas tendo objectivos facilmente perceptíveis de contribuir para o rigor da análise, de forma a colhermos melhores resultados da discussão. Também darei a minha opinião sobre o tema, mais à frente.

Pedro_RBA

Penso que não há nada a reconhecer.. Não é treinador para nós e ponto final.. No final da época pode voltar para onde veio...

Nota!: de salvaguardar a atitude impecável que teve ao dizer que podia ir embora sem que a SAD lhe pagasse mais um tusto a partir do momento que esse fosse o desejo do SCB...

Saudações Ultras

jaimec

#2
- forma como tem lidado com a indisciplina de conhecimento público, de alguns jogadores;
Incoerente e injusto, dá uma no cravo e outra na ferradura, o que o leva ... a lado nenhum .Veja-se o caso Vandinho !
- forma como tem lidado com a indisciplina dentro do plantel, de alguns jogadores;
Só posso deduzir que é má, senão não havia tantos "incidentezinhos"
- forma como tem ou não contribuído para a recuperação da auto-estima e/ou desempenho desportivo e/ou atitude de profissionalismo de alguns jogadores;
Não lhe reconheço qualquer valor a esse nível .Estavas a pensar em quem ?
- forma como tem ou não valorizado os jogadores com atitude mais profissional e abnegada;
Infelizmente, sabemos que não é por aí ... mas isso é geral, não é deste treinador .Porque é que acham que o Stélvio só joga na UEFA e contra os grandes ?
- forma como tem lidado com os adeptos;
Pelas mensagens que passa, é políticamente correcto ... nada mais .O que é pouco, muito pouco !
- forma como tem falado sobre o clube a nível público;
A resposta anterior aplica-se a esta pergunta .
- desempenho nos jogos em termos de selecção de jogadores, de estratégia e táctica.
Numa resposta á professor, diria que esta questão é a mais importante de todas porque quando se ganha e se joga futebol, todos os outros aspectos são negligenciáveis .O que não é o caso .
Acho que é um treinador de equipa-pequena .Medroso, receoso, e como vimos na Madeira, e apesar da vitória, pôs o Braga a jogar num cattenacio que me desagrada muito .Em casa, a ter que mostrar iniciativa, é o que se vê .
As apostas no Miguelito, no Vandinho, a insistência no Paulo Santos, no Wender, no Jaílson e no César Peixoto, os equívocos tácticos tais como a ridícula substituição do Matheus no jogo contra ( quem ? não me lembro, a velhice dá cabo de mim), as substituições a medo e reactivas que faz, a passividade com que acompanha o jogo, os 3 centrais e 3 trincos em campo, a casualidade com que encara as derrotas ... no global : MEDÍOCRE, SR. PROFESSOR .Dedique-se ao ensino !

disco infiltrator

Na realidade ele é mau, muito mau.


Pegou num clube e numa equipa que não passava um bom momento e ainda a conseguiu colocar em pior estado. Continuamos sem disciplina, sem organização, sem motivação, sem futebol etc. Mas esse senhor ainda teve o mérito de dispensar um bom jogador e levantar polémicas com as suas "caricatas" declarações. Além de não ser competente ainda é uma figura caricata a roçar o ridículo.

Espero que daqui a um ano já  nem nos lembremos que ele alguma vez passou pelo SCB....

david

todos estes comentários sobre o nosso treinador dão-me vontade de rir de tão ridículas que elas são, já com o Carvalhal elas vieram do mesmo lado e agora quem se esta a rir????????????
o Manuel Machado para vir treinar o enorme já tinha um passado em que se pode orgulhar e basta dois meses em que as coisas lhe correram mal para ser apelidado de burro para baixo, não deviam ter mais respeito por um profissional digno, ou será que no futebol vale tudo, pois eu ainda tenho regras da boa educação e saber respeitar as pessoas que trabalham com dignidade.   

Pedro_RBA

Quote from: david on 12 de March de 2008, 15:02
todos estes comentários sobre o nosso treinador dão-me vontade de rir de tão ridículas que elas são, já com o Carvalhal elas vieram do mesmo lado e agora quem se esta a rir????????????
o Manuel Machado para vir treinar o enorme já tinha um passado em que se pode orgulhar e basta dois meses em que as coisas lhe correram mal para ser apelidado de burro para baixo, não deviam ter mais respeito por um profissional digno, ou será que no futebol vale tudo, pois eu ainda tenho regras da boa educação e saber respeitar as pessoas que trabalham com dignidade.   

Eu não critiquei nem pus em causa a dignidade no trabalho dele... Alías disse que ele foi muito homenzinho em ter assumido que sairia do cargo sem pedir dinheiro logo que a SAD o deseja-se. Agora isso não implica de ele não ser o treinador ideal para um equipa como o Braga. Um jogador que defende o pontinho não é treinador para o meu clube. Depois acho que não tem mão para esta equipa...

Não estou a ser mal educado, apenas não o quero como treinador do meu clube, e isso tenho o direito de opinar..

Quanto á questão do Carvalhal, foi desde o Jesulado o melhor treinador que passou pelo Braga e foi com muita pena minha que o vi sair na altura...

Saudações Ultras

daniel_

o que eu acho piada é ja andarem a falar no Jesus, quando falta ainda muito campeonato e o braga estar no lugar que está.

A.COSTA

Quote from: daniel_ on 12 de March de 2008, 17:06
o que eu acho piada é ja andarem a falar no Jesus, quando falta ainda muito campeonato e o braga estar no lugar que está.


Eu por acaso nem acho piada, dado que o Braga ainda tem muito a ganhar e muito a perder.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Olho Vivo

#8
Quote from: daniel_ on 12 de March de 2008, 17:06
o que eu acho piada é ja andarem a falar no Jesus, quando falta ainda muito campeonato e o braga estar no lugar que está.

Eu não acho piada. É pelo contrário preocupante que se ignore que ainda há objectivos por cumprir até final desta temporada. Preparar a próxima época? Sem dúvida. Mas com o devido recato. A SAD, independentemente de estar a avaliar a melhor solução para as próximas temporadas, deveria desmentir estes rumores - a decisão quanto ao treinador na próxima temporada é para ser anunciada no momento certo...

GanDhi

Bem penso que para avaliar o trabalho do Manuel Machado temos que esperar até ao fim da temporada e aí sim podemos fazer uma justa avaliação do trabalho dele..Até agora não tem tido a sorte que outros treinadores tiveram mas vamos esperar pelos proximos jogos..

tony21


Se formos fazer uma recolha de opiniões aqui deixadas desde que MM é treinador, facilmente chegaremos à conclusão que a maioria não é a favor da sua continuidade. O ultimo jogo correu bem ( jogamos melhor) mas corremos o risco de empatar novamente no fim ( por culpa do receio dele em arriscar). Se tivessemos perdido esse jogo a cabeça dele estava a prémio.Se ganhar os 2 próximos jogos tem margem de manobra, mas mesmo que qualifique o Braga para o UEFA ( o que não é nada de extraordinário) não deve continuar.Agora especular em J Jesus é prejudicial, mesmo que tenha algum fundamento.

Satmar

Quote from: tony21 on 12 de March de 2008, 17:41

Se formos fazer uma recolha de opiniões aqui deixadas desde que MM é treinador, facilmente chegaremos à conclusão que a maioria não é a favor da sua continuidade. O ultimo jogo correu bem ( jogamos melhor) mas corremos o risco de empatar novamente no fim ( por culpa do receio dele em arriscar). Se tivessemos perdido esse jogo a cabeça dele estava a prémio.Se ganhar os 2 próximos jogos tem margem de manobra, mas mesmo que qualifique o Braga para o UEFA ( o que não é nada de extraordinário) não deve continuar.Agora especular em J Jesus é prejudicial, mesmo que tenha algum fundamento.
sUBSCREVO TUDO, BELAS PALAVRAS. É MUITO CEDO PARA PENSAR NA NOVA ÉPOCA. NESTA AINDA HÁ MUITO PARA DECIDIR.

Ricardo

Esperem pelo fim da época. Muita coisa vai mudar!
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

JORGEXINA

Quote from: jaimec on 12 de March de 2008, 10:22
- forma como tem lidado com a indisciplina de conhecimento público, de alguns jogadores;
Incoerente e injusto, dá uma no cravo e outra na ferradura, o que o leva ... a lado nenhum .Veja-se o caso Vandinho !
- forma como tem lidado com a indisciplina dentro do plantel, de alguns jogadores;
Só posso deduzir que é má, senão não havia tantos "incidentezinhos"
- forma como tem ou não contribuído para a recuperação da auto-estima e/ou desempenho desportivo e/ou atitude de profissionalismo de alguns jogadores;
Não lhe reconheço qualquer valor a esse nível .Estavas a pensar em quem ?
- forma como tem ou não valorizado os jogadores com atitude mais profissional e abnegada;
Infelizmente, sabemos que não é por aí ... mas isso é geral, não é deste treinador .Porque é que acham que o Stélvio só joga na UEFA e contra os grandes ?
- forma como tem lidado com os adeptos;
Pelas mensagens que passa, é políticamente correcto ... nada mais .O que é pouco, muito pouco !
- forma como tem falado sobre o clube a nível público;
A resposta anterior aplica-se a esta pergunta .
- desempenho nos jogos em termos de selecção de jogadores, de estratégia e táctica.
Numa resposta á professor, diria que esta questão é a mais importante de todas porque quando se ganha e se joga futebol, todos os outros aspectos são negligenciáveis .O que não é o caso .
Acho que é um treinador de equipa-pequena .Medroso, receoso, e como vimos na Madeira, e apesar da vitória, pôs o Braga a jogar num cattenacio que me desagrada muito .Em casa, a ter que mostrar iniciativa, é o que se vê .
As apostas no Miguelito, no Vandinho, a insistência no Paulo Santos, no Wender, no Jaílson e no César Peixoto, os equívocos tácticos tais como a ridícula substituição do Matheus no jogo contra ( quem ? não me lembro, a velhice dá cabo de mim), as substituições a medo e reactivas que faz, a passividade com que acompanha o jogo, os 3 centrais e 3 trincos em campo, a casualidade com que encara as derrotas ... no global : MEDÍOCRE, SR. PROFESSOR .Dedique-se ao ensino !

Em relação aos casos de indisciplina acho que o MM geriu as coisas bem dentro do possível!!! Como já disse anteriormente não é papel do treinador instaurar processos disciplinares!! Outra das coisas que não nós podemos esquecer é que é um treinador a prazo, como tal não vai fazer nenhuma revolução, vai tentar remediar!!! Ele não pode chegar ali e dizer que não conta com este e aquele outro... No caso do Vandinho acho que geriu bem as coisas, ao colocar o Vandinho perante o grupo!!
E acho sim senhor que os jogadores com a chegada dele se tornaram mais empenhados e disciplinados. Qto a forma defensiva de jogar, qdo o contrataram não sabiam disso?! Eu sabia, e com a equipa que temos não dá para fazermos as despesas do jogo... A única coisa que me irrita verdadeiramente neste treinador (apesar de perceber) é o discurso do pontinho!!! De resto tenho pouco a apontar...
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

jaimec

Quote from: jorgexina on 12 de March de 2008, 20:18

Em relação aos casos de indisciplina acho que o MM geriu as coisas bem dentro do possível!!! Como já disse anteriormente não é papel do treinador instaurar processos disciplinares!! Outra das coisas que não nós podemos esquecer é que é um treinador a prazo, como tal não vai fazer nenhuma revolução, vai tentar remediar!!! Ele não pode chegar ali e dizer que não conta com este e aquele outro... No caso do Vandinho acho que geriu bem as coisas, ao colocar o Vandinho perante o grupo!!
E acho sim senhor que os jogadores com a chegada dele se tornaram mais empenhados e disciplinados. Qto a forma defensiva de jogar, qdo o contrataram não sabiam disso?! Eu sabia, e com a equipa que temos não dá para fazermos as despesas do jogo... A única coisa que me irrita verdadeiramente neste treinador (apesar de perceber) é o discurso do pontinho!!! De resto tenho pouco a apontar...

Ó Jorge, eu digo que é incoerente porque critica os jogadores pelos actos de indisciplina no balneário, e por sua vez, vem criticar jogadores em directo prá televisão, como na Amadora ... INCOERENTE
Eu digo que é injusto porque, no caso do Vandinho houve um pedido de desculpas ao plantel, e o que é que resultou daí ? A titularidade do Vandinho, com os resultados desastrosos que pudemos testemunhar .O que é isso para os outros jogadores do plantel, especialmente os que jogam no mesmo lugar ? INJUSTO

De resto concordo com a maioria das tuas afirmações menos num ponto é um treinador a prazo, mas acho que se podia tirar muito mais rendimento desta equipa ... acho !

xpt_nautilus

 - forma como tem lidado com a indisciplina de conhecimento público, de alguns jogadores;

Lidou aceitavelmente com o Vandinho, mal com o Cesar Peixoto, sobretudo depois da entrevista. Mas eu tambem nao sei efectivamente tudo o que se passou, alias este tipo de coisas tem de ser resolvidas la dentro e nao ca fora. A direcçao tambem tem um papel bem mais importante em questoes de indisciplina do que o treinador.

- forma como tem lidado com a indisciplina dentro do plantel, de alguns jogadores;

Não sei o que se fala.

- forma como tem ou não contribuído para a recuperação da auto-estima e/ou desempenho desportivo e/ou atitude de profissionalismo de alguns jogadores;

O que devolve a auto-estima sao as vitorias. Creio que em termos de profissionalismo a situaçao melhorou quando compararmos com os tempos do Jorge Costa, mas mesmo assim ainda podemos melhorar.

- forma como tem ou não valorizado os jogadores com atitude mais profissional e abnegada;

Aqui acho que tem estado bem. Joao Pereira, Brum e até o Stelvio tem tido mais visibilidade do que até entao. A recuperaçao do Madrid poderia ter sido chave.

- forma como tem lidado com os adeptos;

Tem sido correcto.

- forma como tem falado sobre o clube a nível público;

Normal, tirando aquela historia da lagosta com a Academica. Desgostei muito, deixou-me envergonhado.

- desempenho nos jogos em termos de selecção de jogadores, de estratégia e táctica.

Tactica concordo. 4x5x1, é a minha tactica preferida. Creio que deveria juntar mais as linhas, colocando jogadores mais entre os espaços. Escolha de jogadores nem por isso. Apostaria mais no Stelvio, mas tambem é ainda um jovem. Deixaria o Contreras a defesa central e tentaria apostar mais no Madrid ou no Frechaut. Gostava de ver o Matheus definitivamente a extremo esquerdo, puxaria o Wender para o meio e o Zé no flanco direito. As transiçoes tem de ser mais rapidas, sobretudo com estes dois extremos. Chegaria o Brum que tem boa leitura de jogo mais à frente e deixaria o papel mais defensivo ao Frechaut ou Madrid. Não há diagonais dos extremos.

Globalmente tem estado abaixo das minhas espectativas no entanto continuo a achar que é um bom treinador e merece toda a minha consideração e espero que consiga o apuramente para as competiçoes europeias.

Satmar

Para mim é muito simples a avaliação! qualquer que seja a classificação final, não gosto do estilo de jogo com este técnico, muito menos das palavras dele. Também sou professor e jamais teria este tipo de discurso, nem que seja perante os meus alunos. Para mim, futebol e bola na relva e jogadores nos espaços, agora "tretas".... por favor.
Força Braga!!!

xpt_nautilus

Quote from: Satmar on 13 de March de 2008, 17:43
Para mim é muito simples a avaliação! qualquer que seja a classificação final, não gosto do estilo de jogo com este técnico, muito menos das palavras dele. Também sou professor e jamais teria este tipo de discurso, nem que seja perante os meus alunos. Para mim, futebol e bola na relva e jogadores nos espaços, agora "tretas".... por favor.
Força Braga!!!

Por aquilo que vi no Sabado pensava que as palavras avaliação e professor nao combinavam!

Migu3l Cruz

Neste momento o que o Braga precisa é de estabilidade, não estamos na altura indicada para falar disto. Discutamos este assunto quando estiver tudo decidido a nível de campeonato.
Braga Cidade e Clube sempre no coração

JORGEXINA

#19
Quote from: jaimec on 13 de March de 2008, 11:23
Quote from: jorgexina on 12 de March de 2008, 20:18

Em relação aos casos de indisciplina acho que o MM geriu as coisas bem dentro do possível!!! Como já disse anteriormente não é papel do treinador instaurar processos disciplinares!! Outra das coisas que não nós podemos esquecer é que é um treinador a prazo, como tal não vai fazer nenhuma revolução, vai tentar remediar!!! Ele não pode chegar ali e dizer que não conta com este e aquele outro... No caso do Vandinho acho que geriu bem as coisas, ao colocar o Vandinho perante o grupo!!
E acho sim senhor que os jogadores com a chegada dele se tornaram mais empenhados e disciplinados. Qto a forma defensiva de jogar, qdo o contrataram não sabiam disso?! Eu sabia, e com a equipa que temos não dá para fazermos as despesas do jogo... A única coisa que me irrita verdadeiramente neste treinador (apesar de perceber) é o discurso do pontinho!!! De resto tenho pouco a apontar...

Ó Jorge, eu digo que é incoerente porque critica os jogadores pelos actos de indisciplina no balneário, e por sua vez, vem criticar jogadores em directo prá televisão, como na Amadora ... INCOERENTE
Eu digo que é injusto porque, no caso do Vandinho houve um pedido de desculpas ao plantel, e o que é que resultou daí ? A titularidade do Vandinho, com os resultados desastrosos que pudemos testemunhar .O que é isso para os outros jogadores do plantel, especialmente os que jogam no mesmo lugar ? INJUSTO

De resto concordo com a maioria das tuas afirmações menos num ponto é um treinador a prazo, mas acho que se podia tirar muito mais rendimento desta equipa ... acho !
Quanto ao C.Peixoto eu axo, e é apenas a minha opinião que, voltou a não receber o devido auxílio da direcção, apesar de eu não concordo com a atitude tomada, axo que as coisas se resolvem internamente e nem ele devia dizer o que é óbvio, o AS devia na altura era ter uma conversa a 2 e avisar para o treinador não voltar a fazer, mas perante tudo o resto devia castigar o C.Peixoto. Quanto ao Vandinho, fora o C.Peixoto não tem mais ninguém para jogar ali, e não venham com o jorguinho ou J.V.P ou outro qq pk o 10 deste equipa com estes extremos tem que jogar mais próximo dos médios que dos PL...   
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]