News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 12/03

Started by Olho Vivo, 12 de March de 2008, 03:11

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

ALOÍSiO ALVES E BARROSO OBSERVAM JOGADORES NO PARAGUAI E NA ARGENTINA

Prospecção em curso

Por Pedro Manuel Couto

O Sp. Braga está atento ao mercado sul-americano, mas desta vez o Brasil não se encontra no topo das prioridades. Aloísio Alves e Barroso, elementos do departamento de prospecção do clube minhoto, estiveram a ver jogos no Paraguai e agora encontram-se na Argentina a recolher informações sobre futebolistas que no futuro próximo possam vir a ser reforços do clube.

A missão que levou Aloísio e Barroso ao Paraguai e à Argentina tem como objectivo alargar o dossier de jogadores que possam vir a interessar. Ou seja, não se pode falar em procura de atletas para posições específicas do terreno, mas sim ver o máximo de desafios e recolher dados sobre futebolistas que tanto podem ingressar no plantel do Sp. Braga já na próxima temporada, como posteriormente.

O mais importante é enriquecer a actual base de dados com mais nomes e, no caso de ser vendido algum jogador do plantel bracarense, existir sempre disponível um leque variado de soluções para preenchimento da vaga que fique em aberto.

Com o mercado brasileiro saturado, a passagem de Aloísio e de Barroso por outros países sul-americanos pode ser vista como uma viragem nos planos.

Sucessos anteriores

Há muito que a Argentina é um viveiro de estrelas, mas quase sempre desviadas para o cativante campeonato espanhol. Nos tempos mais recentes, o cenário tem conhecido episódios diferentes e são muitos os argentinos que apostam jogar em Portugal. Os portistas Lucho Gonzalez e Lisandro López são o expoente máximo disso mesmo e o sucesso que têm tido ao serviço dos dragões pode servir para aliciar outros compatriotas.

Do Paraguai também há registo de contratações felizes, como foram Carlos Paredes, nos tempos em que jogou no FC Porto, e de Cardozo que está agora no Benfica.

O Sp. Braga também já conta com um argentino, Andrés Madrid, mas o futuro pode trazer mais gente do país das pampas.



Vão ser distribuídos bilhetes a instituições de Braga

Estádio é para encher

Os responsáveis do Sp. Braga querem encher o estádio nos cinco jogos que faltam disputar esta temporada. Para isso vão ser distribuídos bilhetes junto de instituições da cidade de Braga, como sejam o Hospital S. Marcos, os Bombeiros Sapadores e Voluntários, Cruz Vermelha, PSP, GNR e PJ. Estas entidades serão contactadas a partir de hoje, para se saber o número exacto de entradas que pretendem para o encontro de domingo, com a Naval, sendo admissível oferecer 10 mil ingressos. As escolas também estão no lote de convidados e ontem foram distribuídas 1.100 bilhetes duplos na Secundária de Amares.

in A BOLA

david

        
   Bwinliga � Braga
"Forcing" por Jorge Jesus

JORGE FONSECA

Há muito tempo que António Salvador está no mercado em busca de um treinador para a próxima temporada, depois de perceber que Manuel Machado não preenchia os requisitos que o levaram a contratá-lo no Outono de 2007. O técnico do Belenenses Jorge Jesus é, desde a primeira hora, o alvo principal da cobiça do líder arsenalista que viu numa cláusula do contrato que o técnico tem com o Belenenses - e que expira apenas em 2010 - uma porta aberta para a sua transferência para a Cidade dos Arcebispos. É que Jorge Jesus, salvaguardou uma cláusula nas negociações com Cabral Ferreira que lhe permite sair no final da presente temporada, introduzindo-lhe duas nuances: a primeira com compensações para a SAD do clube do Restelo, no valor de 400 mil euros, caso venha a transferir-se para um clube estrangeiro; a segunda, a custo zero, se vier a ser convidado por um emblema nacional. E é, precisamente, a segunda nuance que fez António Salvador avançar para a tentativa de consumação de uma atracção que, no entanto, tarda em acontecer. O JOGO sabe que Jorge Jesus tem protelado o assunto enquanto continua à espera de alternativas e a primeira até pode ter nascido com a recente saída de José António Camacho do Benfica. Jorge Jesus representou os encarnados, enquanto jogador, na década de 70, e que agora almeja liderar como treinador. Ciente desta realidade, e porque não quer perder a oportunidade de "agarrar" o seu primeiro objectivo para o cargo de treinador e, ao mesmo tempo e o quanto antes, começar a preparar a nova época, António Salvador tem previsto para o decurso desta semana um "forcing" no sentido de convencer Jorge Jesus a decidir-se pela opção Braga. A concorrência que se começa a desenhar é fortíssima no apelo que constitui e é em jeito de jogada de antecipação que o líder da SAD minhota vai tentar agir. Mas Jorge Jesus não é o único nome na lista de António Salvador já que também Toni, actualmente no Trofense, merece a apreciação do presidente com quem, de resto, chegou a ter um contrato alinhavado antes da chegada de Manuel Machado. Toni é considerado um homem da casa e as suas características como treinador muito apreciadas na SAD que o vê como um homem que não só se identifica com o clube como também é capaz de introduzir na equipa a ambição que a SAD quer ver reactivada na próxima temporada, depois de um ano em que os objectivos mínimos são o que resta à equipa, gorada que foi, logo à cabeça, a hipótese de virem a conseguir um título. Os próximos dias serão reveladores nesse capítulo sabendo-se da pressa que António Salvador - a partir de Abril tendo Carlos Freitas como seu braço direito - têm em planificar e antecipar o desenho da próxima época.

david

SAD quer dois 10

Numa altura em que a aposta da SAD do Braga vai para futura equipa técnica, no que toca à preparação da próxima temporada há questões ligadas ao futuro plantel também já identificadas, embora com alvos por sinalizar - essa é uma questão que caberá ao futuro treinador, em parceria com Carlos Freitas, identificar e definir como alvos. Com apenas um jogador em final de contrato - João Tomás, mas em posse de uma proposta para renovar - a SAD pretende dispensar alguns jogadores, continuando a ganhar vagas na equipa, num processo que "nasceu" com a saída de João Pinto e a cedência de Baylón - embora este tenha sido anunciado como de regresso do Alianza de Lima em Junho - e vai ter novos nomes assim que a temporada terminar. Para já, a SAD aponta para a contratação de dois pontas-de-lança, dois jogadores para alinhar na posição 10, bem como para as laterais ofensiva e defensiva. Baliza e meio-campo defensivo parecem "escapar" ao apetite de contratar da SAD arsenalista.

Kalaba lesionado

Rainford Kalaba, o médio zambiano que no final do mês se transfere para Braga afim de tentar ganhar um lugar para a próxima temporada nos minhotos, está lesionado e poderá falhar o jogo de sábado, contra o Al Hilal, do Sudão, para a Liga dos Campeões Africanos. Segundo Justin Mumba, do Zesco United, o jogador continua a sentir dores num joelho, uma situação que, no entanto, o secretário do clube zambiano afiança como reversível. "Estamos a fazer figas para que ele recupere a tempo", prometeu.

Zé Manel no ginásio

Numa sessão que serviu de preparação para recepção à Naval, Manuel Machado orientou um treino de cariz técnico-táctico. Bruno Tiago e Paulo Santos prosseguiram com trabalho de recuperação enquanto Zé Manel, com uma luxação na mão direita, fez apenas ginásio. João Tomás ontem foi visto pelo cirurgião depois de na véspera lhe terem sido retirados os pontos e vai continuar de muletas até ao final da semana. Hoje o treino será aberto.

Linz joga na Intercalar

Surpresa na convocatória de Manuel Machado para o jogo de hoje à tarde, em Penafiel, da Liga Intercalar, com o artilheiro da equipa, Roland Linz surgiu entre os eleitos. O avançado austríaco junta-se a Vandinho, Frechaut, Madrid, Miguelito, Dani Mallo e Stélvio na lista de jogadores do plantel principal escolhidos pelo técnico. Ausente no onze frente ao Nacional, Linz estreia-se na Intercalar.

david

        
   Bwinliga » Braga
Fazer de tostões milhões

JORGE FONSECA

As conversações iniciadas logo após Carlos Freitas ter cessado funções na SAD do Sporting, deram frutos, confirmando-se que o ex-administrador dos "leões", a partir de Abril, inicia funções na SAD do Braga, "aliviando" António Salvador da missão de supervisionar o futebol do clube. Com nove anos de experiência acumulada ao serviço do Sporting, onde começou em 1999 como assessor da SAD, entrando pela mão de Luís Duque, Carlos Freitas foi jornalista entre 1992 e 1998, trocando a missão diária de procurar e escrever notícias pelo mercado de jogadores de futebol, um bichinho que foi nascendo e se materializou no Verão de 1998. Apesar de ter ingressado num dos três clubes com maior capacidade orçamental do futebol nacional, foi sempre com tostões que tentou fazer milhões, descobrindo jogadores nos mais diversos mercados em situação de alcance dos "leões", o último deles foi Vukcevic que, de esquecido no Saturn, surge agora como primeira figura da equipa leonina. Com a missão de tomar conta do futebol profissional e da formação do Braga, Carlos Freitas é conhecido por ser um negociador duro, uma faceta que António Salvador aprecia e que a exiguidade do orçamento dos minhotos assim obriga. Carlos Freitas, ontem contactado por O JOGO, preferiu manter-se em silêncio sobre as suas novas funções, quase dois meses depois de ter saído por iniciativa própria do Sporting, depois de ter sido colocado no epicentro de nova polémica - das muitas que viveu em nove anos no clube de Alvalade - e que começaram por uma vez ter confessado ser adepto do FC Porto. Conhecedor profundo do mercado sul-americano, revela à-vontade em outras latitudes como o prova a última investida a Leste para os "leões".

De Nélson ao futuro

Quando, em Junho de 1998, Carlos Freitas decidiu abandonar a carreira de jornalista - na altura vestia a camisola d'O JOGO - para se tornar agente de jogadores de futebol, fê-lo por sua conta e risco, mas já com um conhecimento da realidade que lhe permitiria dar passos seguros. Apesar de se meter na "selva" sozinho, depressa se tornou conhecido no mercado, negociando o regresso de Nélson a Portugal, quando o lateral-direito internacional se transferiu do Aston Villa para o FC Porto. Pouco tempo depois ingressou no Sporting onde foi quase tudo, desde assessor da SAD a administrador, depois de ter sido director-geral da mesma. Conhecedor do mercado do futebol e dos seus meandros, vai encontrar em Braga uma situação financeira bastante diferente da que tinha em Alvalade. Basta dizer que o Sporting detinha um orçamento de 22 milhões de euros contra os cerca de cinco milhões da SAD do Braga.

Novo organograma do futebol

António Salvador

(presidente da SAD)

Carlos Freitas

(Gestor para o futebol + formação)

Rui Casaca (Director-Desportivo)

Equipa técnica



david

INQUÉRITO ONLINE
REALIZADO NOS DIAS 10 E 11 DE MARÇO

P | A administração da SAD deve oferecer a renovação de contrato a Manuel Machado?

A leitura feita pelos leitores d'O JOGO online segue a lógica dos últimos resultados averbados pela equipa minhota que (quase) hipotecaram a luta pela qualificação para as competições europeias, pelo que a maioria (56%) entende que a SAD não deve promover a continuidade de Manuel Machado na próxima temporada.

SIM - 44%

NÃO - 56%

Nº de participantes: 750

JotaCC

Linz convocado para a Intercalar
O Sp. Braga defronta o Penafiel (15h), a contar para o Torneio Primavera da Liga Intercalar. Linz foi convocado pela primeira vez, a par de Miguelito, Frechaut, Vandinho, Madrid, Stélvio e Dani.

Roland Linz é um dos convocados da equipa principal do Sp. Braga para o jogo desta tarde (15h), em Penafiel, a contar para a Liga Intercalar. O avançado austríaco - que ficou de fora no último jogo do campeonato, na Madeira - estreia-se, assim, no lote de convocados para a Intercalar, jogo a contar para a 6.ª jornada do Torneio de Primavera.
Linz é o homem golo dos arsenalistas, somando 10 no campeonato, mas nos últimos jogos tem estado em branco no marcador. O último golo aconteceu no encontro com o Vitória de Setúbal, a 17 de Fevereiro, desde então a veia goleadora do internacional austríaco tem estado apagada.

A chamada de Linz à Liga Intercalar poderá ser um sinal de que o avançado vol-tará a não ser opção de Manuel Machado para o confronto de domingo, com a Naval 1º de Maio. Até porque, tem sido habitual que os jogadores que à quarta-feira alinhem na Intercalar, não sejam utilizados de início nos jogos do fim-de-semana. Jaílson tem ganho a confiança de Machado no eixo do ataque, por isso, poderá ser, novamente, opção no onze.
Para o confronto desta tarde, a par de Linz, foram convocados Dani Mallo, Miguelito, Frechaut, Stélvio, Madrid e Vandinho.
Depois da vitória frente ao Boavista, o Sp. Braga ocupa o 7.º lugar do Torneio Primavera, com quatro pontos.

CM

JotaCC

#6
Palmeira assinou por 5 temporadas
DEFESA-CENTRAL DE 18 ANOS CONTRATADO À ESCOLA DIOGO CÃO
      
Palmeira, de 18 anos, é reforço do Sp. Braga para as próximas 5 épocas. Desconhecido do grande público, este central é descrito como um jogador de enorme potencial, ao ponto de ser convocado para a Selecção de Sub-19, mesmo jogando na Escola Diogo Cão, de Vila Real, que disputa a 2.ª Divisão de juniores.

Sem margem no actual clube para prosseguir uma carreira profissional (a Escola Diogo Cão não tem equipa sénior), Palmeira estava a ser assediado por vários clubes portugueses e espanhóis. O Salamanca foi uma séria hipótese, mas o Sp. Braga antecipou-se. Mesmo sem certezas relativamente à próxima época – procura nova qualificação para a UEFA – a SAD minhota vai acautelando o futuro. Palmeira é o segundo jovem a assinar, depois do avançado zambiano Kalaba (21 anos) se ter comprometido para as próximas 5 épocas. Para confirmar o acordo com o africano, aguarda-se a chegada do africano para realizar os exames médicos.

Palmeira é o segundo jogador que a Escola Diogo Cão revela para a Liga portuguesa. O primeiro foi Simão Sabrosa, também ele natural de Constantim.

RECORD

JotaCC

Dez mil borlas para domingo

A SAD do Sporting de Braga está a investir numa acção de charme junto do povo. Os responsáveis arsenalistas vão oferecer convites para o jogo de domingo, com a Naval (17 horas), ao abrigo de um acordo com várias entidades da Cidade dos Arcebispos. A iniciativa poderá levar ao Estádio AXA mais de dez mil convidados.

O excelente desempenho do Braga nas últimas cinco épocas não teve acompanhamento à altura no que concerne à presença de público, o que conduziu a comentários duros do presidente. António Salvador criticou, pontualmente, a escassez de adeptos nos degraus da pedreira. Numa altura em que a equipa de Manuel Machado rompeu com um ciclo negativo e acredita numa ponta final capaz de guindar o clube aos lugares europeus, a SAD não quer que falte apoio, socorrendo-se de uma medida singular para esconder o cinzento do palco minhoto, que consiste na oferta de bilhetes, para além das escolas, a cinco entidades - Hospital de São Marcos, PSP, GNR, Polícia Judiciária, Cruz Vermelha e Bombeiros -, que poderão solicitar ingressos para assistirem ao encontro com os figueirenses. Estima-se que a iniciativa leve mais de 10 000 adeptos à pedreira.

A equipa arsenalista cumpre, esta manhã (10 horas), mais uma etapa da preparação do jogo com a Naval. Ontem à tarde, Dani Mallo e Zé Manuel estiveram em destaque na visita à Escola de Amares.

JN

JotaCC

Machado repete 11 frente à Naval
LANCES DE ATAQUE TRABALHADOS NO TREINO
      
Manuel Machado deve utilizar frente à Naval, para a 23.ª jornada da Liga, o mesmo onze que escalonou para a partida com o Nacional.

Esta manhã, o treinador do Sp. Braga só trabalhou praticamente com esses jogadores, uma vez que meia equipa foi convocada para a deslocação esta tarde a Penafiel, em partida da Liga Intercalar.

Manuel Machado sistematizou lances de ataques antes de peladinha realizada em espaço reduzido.

Bruno Tiago trabalhou à parte. Paulo Santos, João Tomás e Jorginho nem subiram ao relvado.

RECORD