News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 04/03

Started by Olho Vivo, 04 de March de 2008, 03:25

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Internacional zambiano foi observado na can e pode chegar este mês ao Minho

Kalaba bem encaminhado

Por Pascoal Sousa

RAINFORD KALABA poderá converter-se no primeiro reforço do Sp. Braga para a próxima época. Internacional pela Zâmbia, este médio ofensivo de apenas 21 anos foi eleito jogador do ano no seu país e Aloísio Alves observou-o atentamente na última edição da Taça das Nações Africanas.

O segredo que envolve a operação só foi quebrado pelo lado zambiano, porque no que toca ao Sp. Braga não existe a mais ténue reacção à chegada de Kalaba a Portugal, prevista para o final do mês.

Mais preocupados em preservar a equipa de notícias potencialmente nocivas para o projecto de reabilitação na Liga, os bracarenses remetem todas as questões relacionadas com renovações de contratos e aquisições para outras núpcias.

Mas os dados estão lançados e em relação ao caso concreto de Kalaba está explicada a razão de fundo da viagem de Aloísio Alves ao Gana, no passado mês de Janeiro, para acompanhar a primeira fase da Taça das Nações Africanas. Na primeira missão como olheiro do gabinete de prospecção do Sp. Braga, o antigo adjunto de Jorge Costa sublinhou a traço grosso o nome do zambiano, entre outros jogadores considerados interessantes.

Kalaba é o protótipo do jogador-alvo do Sp. Braga: é novo (21 anos), acessível do ponto de vista económico e um talento emergente de um país pouco explorado pela generalidade dos mercados europeus.

Jogador do ano na Zâmbia

De acordo com a imprensa zambiana, Kalaba poderá viajar para Portugal no final deste mês, para se submeter a exames médicos e assinar contrato. Neste momento, o jogador participa na pré-eliminatória da Liga dos Campeões africanos, ao serviço do Zesco United FC — campeão da Zâmbia em 2007.

Eleito jogador do ano do seu país, o jovem zambiano também foi consagrado como o melhor marcador da época passada, com 24 golos. Na Taça das Nações Africanas, foi suplente utilizado no empate (1-1) frente ao Egipto e na derrota (1-5) com os Camarões. Agarrou a titularidade na expressiva vitória por 3-0 sobre o Sudão.



À porta fechada

A política de treinos à porta fechada, parcialmente abolida aquando da entrada de Manuel Machado para o comando técnico, parece ter regressado em força ao Sp. Braga. A última sessão aberta da equipa em Braga aconteceu no passado dia 8 de Fevereiro, data do almoço entre a SAD, equipa técnica e plantel, no Bom Jesus. Quatro dias depois, na véspera do desafio da primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, com o Werder Bremen, Machado orientou treino de adaptação à relva e luz artificial do Weserstadion, também aberto. Desde aí, o ciclo menos bom de resultados impôs a reclusão total do plantel.

Baliza amaldiçoada

Não está fácil a vida dos guarda-redes do Sp. Braga. Depois de Paulo Santos, foi a vez de Ricardo ir parar à marquesa do departamento médico por causa de uma entorse. Paulo Santos já recuperou, mas o quarto guardião tem pela frente mais algum tempo de recuperação. João Tomás e Jorginho realizam trabalho de reabilitação funcional.


AGRESSÃO — Filipe Ferreira, membro da claque Red Boys, apresentou ontem queixa na GNR contra o corpo de intervenção da PSP, por alegada agressão no intervalo do jogo Sp. Braga-V. Guimarães. Com hematomas na cara, membros inferiores e na cabeça, o adepto afirma ter sido brutalmente agredido à bastonada

in A BOLA

JotaCC

Alemanha ou Suíça para arranque de época

Numa altura em que a I Liga entrou já no seu último terço, é já com os olhos postos na preparação da próxima temporada que a SAD ocupa parte do seu tempo. Motivados pelo sucesso de que se revestiu a "aventura" estrangeira na última pré-temporada - com o estágio a ser feito, pela primeira vez na história do clube, fora do solo nacional, tendo a equipa ficado concentrada em Billerbeck, no Sul da Alemanha - a SAD pretende repetir a aposta numa concentração longe de Braga, dando aos jogadores e equipa técnica a privacidade e concentração que tem em mente.

Em cima da mesa estão várias propostas para outros tantos orçamentos que os responsáveis minhotos terão de analisar nos próximos dias, atendendo, também, à questão relacionada com o número de jogos que será possível efectuar. Inclinados para voltar a ficar no centro da Europa, o regresso à Alemanha ou a experiência na Suíça - onde se concentram alguns dos melhores centros de estágio actuais, por força da organização do Euro'2008 -são destinos prováveis. Certo, apenas, é que o estágio nunca será inferior a 10 dias, dependendo a extensão do período de concentração do número de jogos que for possível agendar. Recorde-se que na última pré-época, os minhotos disputaram cinco jogos, sendo que dois foram em solo alemão e os restantes repartidos pela Bélgica, Luxemburgo e Holanda. Em função deste agendamento, a equipa esteve concentrada em Billerbeck durante 12 dias. Caso não resultem as oportunidades que se desenham de, durante o mês de Julho, rumarem ao estrangeiro para o arranque da temporada, a solução será pacificamente encontrada em solo nacional, sendo que até ao final de Abril tudo ficará acertado. Em resumo, Jorge Costa pode ter deixado uma herança - quanto à alteração de hábitos de pré-temporada - que promete fazer escola no emblema minhoto. Cabe à SAD decidir.



João Tomás já iniciou contra-relógio


Operado no final da semana passada ao joelho esquerdo, o avançado João Tomás iniciou ontem o programa de recuperação - no departamento médico arsenalista - que, a verificar-se nos prazos avançados antes da cirurgia, o deverá devolver à competição ainda no decurso deste mês. Caminhando ainda com a ajuda de canadianas, o futebolista só em meados da próxima semana deverá reaparecer no relvado para fazer treino ligeiro. Até lá, o trabalho será de recuperação da mobilidade na articulação, razão por que em breve estará a trabalhar no ginásio.

6500 lugares vendidos

O departamento de marketing logrou um pequeno sucesso no que toca à venda de lugares anuais no Estádio AXA conseguindo superar os números da última temporada, em cerca de 500 lugares. Na base do aumento de cadeiras vendidas no anfiteatro minhoto está o incremento com a venda de meia estação, a preços mais acessíveis para o bolso dos interessados. Curiosamente, tudo isto acontece numa altura em que a equipa arsenalista atravessa uma fase complicada, já que desde Dezembro que não consegue vencer um jogo para a I Liga. Um número, também, que ajuda a explicar a presença maciça e fervorosa de adeptos arsenalistas na última recepção ao Guimarães.

Queda no ranking

Eliminado na Taça UEFA pelo Werder Bremen e, desde Dezembro, sem conseguir uma vitória na principal competição do futebol nacional, o Braga "pagou" essa factura na última actualização do ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) ontem divulgada. De resto, pode-se mesmo falar de uma queda vertiginosa, já que foram 46 os lugares que a equipa perdeu face à falta de resultados positivos. Dito com o recurso aos números, os minhotos, que na última actualização eram 84º são agora 130º, com 101 pontos.

Paulo Santos no relvado

O guarda-redes Paulo Santos fez ontem treino de reintegração progressiva, no primeiro sinal de que está a caminho da recuperação total das queixas nos adutores e na região cervical. Numa sessão que decorreu à porta fechada, Manuel Machado começou a preparar a partida com o Nacional, um jogo fundamental na luta minhota pelo acesso aos lugares com entrada nas competições europeias.

Viagem à Madeira

Com reencontro marcado com o Nacional marcado para o próximo sábado, no Estádio da Madeira, a equipa minhota ainda desconhecia ontem, ao final da tarde, o programa da viagem para o Funchal, numa indefinição que está a adiar a resolução do programa de treinos na véspera do confronto. O assunto, conta a SAD, deve ficar hoje resolvido, após o que o técnico decidirá sobre o trabalho a fazer.


Que saudades de Jesualdo!


Dois meses e meio sem vitórias no campeonato fizeram cair o Braga para o meio da tabela e, à 21ª jornada, deixam a equipa de Manuel Machado a sete pontos do objectivo europeu que norteia a temporada, com uma situação desconfortável no registo dos golos: os bracarenses sofrem mais do que têm marcado. No plano da eficácia ofensiva, se a queda na classificação não é maior há nisso um grande mérito de Linz, que tem a responsabilidade de quase metade dos tentos arsenalistas na competição - 10 num total de 23 golos marcados, valor que não anda longe do que se verificava, a esta altura, em anos anteriores. A diferença é mais acentuada no capítulo da permeabilidade da defesa, não quando comparados com os valores da época passada, porque eram exactamente 25, mas com os dos dois anos anteriores, aqueles em que a marca de Jesualdo Ferreira era mais vincada no desempenho colectivo. Actualmente, é ao nível classificativo que a diferença mais se faz notar para o passado. Só em 2001/02, quando a equipa conheceu três treinadores - começou com Fernando Castro Santos, teve Toni por uma jornada e terminou com Jesualdo Ferreira - estava mais abaixo na tabela classificativa. Quando se olha à condição do Braga, nesta altura do campeonato, desde o início do século, porém, os detalhes que mais se destacam não facultam elementos para apontar o dedo à defesa ou ao ataque. Pelo contrário, em 2004/05 e em 2005/06 o que os números evidenciam é uma tremenda eficácia de uma ponta à outra do terreno. Jesualdo Ferreira construiu uma defesa quase inexpugnável e um Braga que funcionava como um todo, avassalador. Depois dele, mais ninguém teve tempo para construir assim uma equipa.

Ataque vive de Linz

Se o Braga deve a Jesualdo Ferreira as melhores épocas desde o início do século, há que reconhecer-lhe mérito, também, na escolha de Linz. O austríaco que só não chegou um ano antes a Braga porque o técnico se transferira para o Boavista, clube ao qual o ponta-de-lança foi resgatado no início desta época, que pode vir a ser a melhor da carreira. Leva 10 golos, tantos como no final do último campeonato, e está a apenas cinco das melhores temporadas - chegou aos 15 em 2003/04, no Áustria Viena, tal como sucedera dois anos antes, nos compatriotas do Modling. Em termos individuais, o atacante, 25 anos, está apenas a confirmar tudo o que de bom exibira em 2006/07, mas que ganha especial relevância quando analisado colectivamente, na medida em que é, sobretudo, da eficácia do goleador que vive o ataque bracarense. Linz representa quase metade da pontaria do plantel: 43,47% da eficácia ofensiva está concentrada no instinto dele, que vai resistindo ao deserto de vitórias.


INQUÉRITO ONLINE REALIZADO NOS DIAS 2 E 3 DE MARÇO

Depois das exibições com Benfica e Guimarães, Zé Manuel deve manter a titularidade?[/b]

Zé Manuel merece continuar na equipa na próxima jornada, frente ao Nacional, segundo se conclui pela votação dos leitores d'O JOGO online, em que a maioria deles se deixou influenciar pelos bons desempenhos do extremo-direito, muito tempo parado devido a lesões, no seu esforço de ganhar um lugar ao sol no onze arsenalista.

SIM

58%

NÃO, deve jogar Matheus

42%

Nº de participantes: 480


O JOGO


JotaCC

Objectivo é fintar o destino na Choupana


Machado já treinou o Nacional


O plantel do Sporting de Braga iniciou ontem a preparação para o jogo do próximo sábado à noite com o Nacional, na Madeira (20.30 horas, SportTV1), a contar para a 22.ª jornada da Liga portuguesa. Não se pode dizer que esta seja a oportunidade ideal para os bracarenses voltarem às vitórias, depois de 11 jogos seguidos sem ganhar, oito dos quais no campeonato, uma vez que a equipa minhota nunca venceu na Choupana...

Em sete partidas da Liga já realizadas no estádio do Nacional, os arsenalistas somam cinco derrotas e dois empates, o último dos quais na temporada de 2002/03. Curiosamente, este jogo põe frente a frente duas equipas que estão em pólos opostos no que diz respeito a resultados no campeonato o Nacional não perde há oito jornadas, desde a 13.ª (foi derrotado a 16 de Dezembro, em Coimbra), exactamente a última em que o Braga conseguiu um triunfo (ganhou em Paços de Ferreira, a 14 de Dezembro).

No treino de ontem à tarde, efectuado à porta fechada, Manuel Machado não contou com os lesionados Paulo Santos, João Tomás, Jorginho e Bruno Tiago, que estão todos fora dos planos do treinador para a deslocação ao Funchal. O jogo da passada sexta-feira com o V. Guimarães não trouxe novas baixas ao plantel, que hoje treinará de manhã (10 horas).

JN

JotaCC

Tradição maldita na Choupana
O histórico dos embates entre Nacional da Madeira e Sp. Braga, na Choupana, dá conta que os arsenalistas nunca conseguiram vencer. Daí, que a equipa de Manuel Machado está apostada em dar um pontapé na tradição...
   
O Nacional da Madeira é o adversário que se segue na agenda do Sporting de Braga. Por norma, um adversário que suscita as habituais dificuldades. Acresce o facto da história dos confrontos entre ambos os clubes dar conta que o Sp. de Braga nunca conseguiu vencer um jogo na Choupana. Daí, as atenções estão centradas para combater essa "maldita tradição" para os arsenalistas. Também é verdade, todavia, que os madeirenses nunca venceram no recinto dos bracarenses.
Nos oito jogos registados entre Nacional e Braga, na Choupana, o melhor que a equipa minhota conseguiu foram três empates, todos sem golos (89/90; 2002/03 e 2006/07). A principal dificuldade dos bracarenses, neste recinto, é mesmo marcar golos. O Sporting de Braga apenas conseguiu marcar dois golos no Estádio do Nacional da Madeira, mas não pontuou em nenhum destes jogos.

O último golo do Braga na Choupana, remonta à época de 2003/04, numa partida de má memória para os bracarenses, dado a pesada derrota por 5-1. O autor do golo do Braga, nesse jogo, foi Wender. O avançado brasileiro, a par de Paulo Jor-ge, é o único sobrevivente no plantel do Braga.
Mas a vida dos madeiren-ses, sempre que jogam em Braga, também não tem sido fácil. O Nacional nunca venceu na capital do Minho e na época de 1990/91 sofreu uma das maiores goleadas das sua história, no velhinho 1.º de Maio, face ao triunfo dos arsenalistas por 6-2.  O próximo "round" está agendado para sábado às 20.30 horas.

CM

JotaCC

Sobe e desce

Carlos Carvalhal
Vitória de Setúbal


A nove
jornadas do final da Liga, os sadinos ocupam a quarta posição, a cinco pontos do segundo lugar, que dá acesso directo à Liga dos Campeões, e a apenas um do terceiro. Há exactamente um ano na mesma ronda, uma realidade totalmente oposta: agonizavam na 15.ª posição, a um ponto da zona de despromoção. Os constrangimentos financeiros permanecem, mas no banco está agora um milagreiro: Carlos Carvalhal.

Manuel Cajuda
Vitória de Guimarães

A humilhação da Liga de Honra está definitivamente ultrapassada. Regressou em força ao campeonato principal e continua a intrometer-se na luta entre os "grandes" da prova.

Manuel Machado
Sporting de Braga

Os bracarenses iniciaram a época com pretensões a lutar por um dos três primeiros lugares, mas é o rival minhoto que cumpre com sucesso esse objectivo. Manuel Machado foi chamado para inverter uma campanha desastrosa, mas afundou-se com uma equipa que ainda não venceu este ano: o último triunfo data de 14 de Dezembro, na 13.ª jornada, frente ao P. Ferreira.

Paulo Paraty
Arbitro Sporting-Benfica

O derby nem foi muito complicado de ajuizar, mas Paulo Paraty acabou por complicar e desagradar a toda a gente. Especiais razões de queixa do Sporting, que viu uma falta de Léo sobre Vukcevic, dentro da área, não ser sancionada pelo juiz, que até estava perto do lance. Erros ainda no capítulo disciplinar.

Paulo Bento
Sporting

Um quinto lugar cada vez mais distante da Liga dos Campeões.


PUBLICO

JotaCC

Adepto bracarense queixa-se de ter sido agredido de forma violenta pelas forças da ordem no derby minhoto     



Um adepto do Sporting de Braga queixa-se de ter sido agredido de forma violenta e sem razões aparentes pelas forças policiais no intervalo do derby com o Vitória de Guimarães.

Filipe Ferreira diz que estava no lugar errado à hora errada.

O sócio dos arsenalistas formalizou uma queixa na GNR e garante que tem testemunhas.

A notícia tem circulado na internet e no site dos adeptos bracarenses Superbraga.com. Há mesmo uma onda de solidariedade em torno deste adepto.


Rainford Kalaba na mira do Sporting de Braga     


O médio ofensivo Rainford Kalaba pode ser o primeiro reforço do Sporting de Braga para a próxima época. O jogador zambiano, que já actuou no Nice, foi observado por Aloísio na Taça das Nações Africanas e tem mesmo um pré-acordo com os minhotos.

Kalaba, de 21 anos, foi considerado o melhor jogador da Liga da Zâmbia em 2007, ao serviço do Zesco United, tendo sido também o melhor marcador da competição com 24 golos.

Na CAN esteve em acção no empate com o Egipto, foi titular diante do Sudão e dos Camarões. Depois de amanhã vai disputar um jogo para a Taça dos Campeões Africanos no Uganda e é esperado em Braga no final deste mês para assinar o vínculo.

ANTENA MINHO

JotaCC

Dérbi deixou marcas num jovem bracarense

Filipe, de 23 anos, membro da claque bracarense Red Boys, diz ter sido agredido pelas forças de segurança durante o encontro entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães, da última sexta-feira, e anuncia queixa na GNR.

DM

JotaCC

Agressões da PSP provocam indignação
QUEIXA JÁ DEU ENTRADA NA GNR[/b]
      
A violenta agressão a um sócio do Sp. Braga levada a cabo por agentes do Corpo de Intervenção da PSP no corredor situado por baixo da bancada nascente no intervalo do jogo com o V. Guimarães, está a originar uma viva onda de indignação.

As fotos que ilustram o estado em que ficou Filipe Ferreira foram publicadas no site Superbraga.com, onde o jovem conta que pagou por um reparo feito quando viu crianças levar bastonadas. Foi arrastado e, após receber tratamento hospitalar, ficou detido até às 2 da manhã de sábado.

Presente ontem em tribunal, viu a diligência adiada para dia 28 e foi, ele próprio, apresentar queixa na GNR contra os agentes da PSP envolvidos. A Record conta que, na PSP disseram-lhe que "o sistema informático estava indisponível para formalizar a queixa."

RECORD