News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 23/02

Started by Paulodebraga, 23 de February de 2008, 06:59

Previous topic - Next topic

Paulodebraga




Baptizado por CamachoP.R./J.F.

        Em foco desde o começo da época e melhor em campo no jogo com o Werder Bremen, para não variar, João Pereira conhece há muito tempo a célebre expressão "hay que salir a ganar!" de José António Camacho. O lateral-direito regressa amanhã ao Estádio da Luz e voltará a cruzar-se com o técnico do Benfica, a quem deve a sua estreia na Liga, com apenas 19 anos, num Boavista-Benfica (2003/04). Duas semanas antes já tinha sido convocado para um jogo com a Lázio, na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, quando se encontrava em Inglaterra com a equipa B. Viajou para Itália, mas acabou por assistir ao desafio na bancada, pelo que foi mesmo no Bessa que aconteceu o baptismo.

       Tendo como concorrentes directos Miguel (Valência) e Armando Sá, João Pereira fez pela vida e foi bem sucedido, ficando ligado na mesma época à conquista de uma Taça de Portugal. Na época seguinte, já com Giovanni Trapattoni, disputou 27 jogos e festejou o título de campeão nacional, caindo depois no esquecimento sob o comando de Ronald Koeman... até ser cedido ao Gil Vicente. Pelos gilistas, subiu de cotação, mesmo na Liga Vitalis, e até chegou a recusar propostas de Málaga (Espanha), Cluj (Roménia) e Bari (Itália). Em busca de um sucessor de Luís Filipe (Benfica), o Braga foi o quarto pretendente a aparecer, ainda no arranque da época, e o defesa nem hesitou.



         Zé Nuno
"Os laterais pequenos são sempre bons"

          Com apenas 1,72 metros, João Pereira enquadra-se no paradigma dos laterais pequenos que conseguem vingar no mundo dos grandes, cada vez mais cobiçados pelos treinadores. "Tem uma atitude e disponibilidade física fantásticas e grande qualidade. É um defesa de grande qualidade. Se continuar a evoluir, poderá sonhar com algo mais no futuro", prevê Zé Nuno, um antigo defesa-direito do Braga, que chega a rever-se na coqueluche arsenalista. "Joga na posição em que eu jogava e temos quase a mesma estarura... Os laterais pequenos são sempre bons [risos]. Sou da opinião que o futebol não se mede aos palmos. A estatura e o peso têm grande importância no futebol actual, mas ele é um exemplo de que não são factores tão determinantes", argumenta.



    Regresso só em Agosto

         Jorginho cumpriu ontem a primeira etapa do plano de recuperação da rotura do ligamento cruzado anterior de que foi vítima no joelho esquerdo na partida com o Setúbal, ao ser operado a meio da tarde na clínica de Riba d'Ave pelo cirurgião João Lourenço, chefe da equipa médica arsenalista. Operado durante aproximadamente 50 minutos - aproveitou-se a oportunidade para fazer igualmente uma correcção meniscal, pois o menisco havia sido também atingido pelo movimento que ditou a rotura ligamentar -, Jorginho deverá manter-se internado até domingo ao final da manhã, seguindo depois para casa. Com seis meses de paragem garantidos, o jogador iniciará logo no dia seguinte a recuperação, trabalhando para readquirir a mobilidade e obter um desentorpecimento muscular.


    Paulo Santos no ginásio

         Sem direito a descanso, dado aproximar-se a passos largos o jogo com o Benfica, o plantel arsenalista trabalhou ontem de manhã numa sessão privada que decorreu nos relvados de apoio do Estádio AXA. Os jogadores mais utilizados cumpriram o habitual treino de recuperação, enquanto os restantes trabalharam ao ritmo normal. Paulo Santos, afastado da convocatória para o jogo com o Werder Bremen, treinou-se no ginásio, em tratamento a uma cervicalgia - numa fase em que também tem queixas nos adutores - sendo praticamente certa a sua ausência no jogo de domingo no Estádio da Luz. O plantel volta a reunir-se hoje de manhã para novo treino fechado para preparar o jogo.

         
          João Pinto não treinou

           Autorizado pela SAD a tratar do seu futuro, João Pinto já regressou de Miami, mas continua sem comparecer no Estádio AXA para se treinar, um cenário que conta com a autorização dos responsáveis do clube. Incontactável durante todo o dia de ontem, o criativo dos minhotos continua à espera de uma decisão do Toronto FC, o que passa por uma aproximação entre os valores oferecidos e os pedidos pelo jogador. ^


       Craques de volta à escola

                João Tomás, Wender e Paulo Jorge foram ontem os craques de serviço na Escola EB 2/3 de Ponte da Barca em mais uma acção de promoção do clube visando cativar os jovens para comparecer ao jogo com o Guimarães, no próximo dia 29. Foram distribuídos bilhetes. ^


         João Pinto rescindiuJ.F.

          João Pinto rescindiu ontem contrato com o Braga, colocando ponto final numa ligação de ano e meio, naquela que deverá ter sido a última vez que vestiu a camisola de um clube português. Isto porque João Pinto poderá estar de malas aviadas para a Major League, para representar o Toronto FC. Depois de ter passado três dias, no início da semana, a negociar com o clube canadiano em Miami, João Pinto alegou falta de motivação para continuar em Braga, pedindo a rescisão.

          Utilizado em nove jogos esta época, era há muito um jogador com que Manuel Machado não contava, fruto de lesões. As negociações com o Toronto vão continuar - a MLS só começa no final de Março e João Pinto diz que decidirá o seu futuro segunda-feira -, mas até pode dar-se o caso de o antigo internacional se decidir pelo final da carreira.


       João Pinto e Sp. Braga terminam ligação  [/size]

             João Pinto esteve reunido com a Direcção do Sp. Braga e chegaram a acordo para a rescisão de contrato, após o jogador ter estado nos Estados Unidos a analisar uma proposta do Toronto FC.

ASF 
          «Após a viagem aos Estados Unidos, devidamente autorizado pelo Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD, João Pinto decidiu solicitar à SAD bracarense a rescisão do seu contrato de trabalho, um pedido aceite, sendo efectuada de imediato e de forma amigável, a desvinculação do jogador dos quadros da SAD», revela o comunicado do Sp. Braga.

          O avançado português, que foi elogiado pela Direcção do Sp. Braga, também aproveitou para agradecer o apoio que recebeu: «Agradeço aos meus colegas, pela amizade e camaradagem que sempre existiu no balneário do Sp. Braga. Estarei sempre a torcer pelos vossos êxitos.»


      O amargo sabor da gula europeia
SOBRAM TRÊS MESES PARA SALVAR A ÉPOCA...   

         
         O Sp. Braga tem pela frente três meses decisivos para não regredir em relação à sua realidade recente: ambição = a Europa. António Salvador é o expoente máximo da gula bracarense pelos lugares do topo, colocando à disposição dos profissionais todos os meios para conseguir aquilo que pretende. "Disse à equipa técnica e jogadores que este clube precisa urgentemente de ganhar alguma coisa", revelou a 3 de Julho de 2007, no arranque da época. O presidente que dirige uma SAD que dá lucro coloca a fasquia sempre alta e premeia-a financeiramente ao nível da sua exigência. O problema não é dinheiro e os vencimentos estão em dia. E não só. Na reabertura do mercado, contratou o que foi preciso para equilibrar o plantel e só faltou Alex, pois o Wolfsburgo fez exigências elevadas.

         PRESIDENTE MODERA OS SEUS ÍMPETOS. Apesar de tudo, o momento é amargo. Sem poder voltar a brilhar na UEFA, com o sonho do Jamor desfeito na Reboleira e a Taça da Liga encerrada em Setúbal, é na Liga que tem de se concentrar para limpar a imagem de uma época atribulada que já vai com a aposta em dois treinadores, para além de um interino (António Caldas) pelo meio que até ganhou ao Sporting. Manuel Machado recuperou as esperanças com uma fase de 8 jogos sem perder e 5 golos sofridos (Liga e UEFA), mas 2008 revela-se negro depois da goleada (0-4) no Dragão. Foi o seu primeiro desaire e agora está reactivado o estado de alerta. A medida mais drástica seria a saída do técnico, mas o presidente reviu o seu conceito das crises e a tendência para as rescisões. Pensou-se na saída de Machado após a derrota com o V. Setúbal, mas a Administração apoiou a equipa técnica e, soube-se na véspera do jogo com o Werder, Machado disse que se fosse ele o problema saía e só recebia até ao última dia de trabalho.

     
             22/02/2008 FUTEBOL
       Sp. Braga
João Pinto rescinde amigavelmenteJoão Pinto e o Sporting de Braga rescindiram o contrato, por mútuo acordo, após solicitação do veterano jogador, que esta semana esteve nos Estados Unidos para estudar uma proposta do FC Toronto, da Liga norte-americana.

"Após a viagem aos Estados Unidos, devidamente autorizado pelo Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD, João Pinto decidiu solicitar à SAD bracarense a rescisão do seu contrato de trabalho, um pedido aceite, sendo efectuada de imediato e de uma forma amigável, a desvinculação do jogador dos quadros da SAD", lê-se num comunicado no site do Sporting de Braga.

A nota acrescenta que "a decisão de João Pinto tem por base uma reflexão feita por si acerca do seu futuro, ficando assim liberto para decidir a qualquer momento o rumo a dar à sua vida profissional".

A SAD do diz ter "compreendido os argumentos evocados pelo jogador", de 36 anos, que manifestou o seu agradecimento igualmente em declarações ao site do clube.

"Agradeço ao SCBraga, ao Presidente [António Salvador], e toda a Administração a oportunidade que me deram de poder representar este grande Clube e por compreenderem agora a minha muito íntima e difícil decisão", disse João Pinto.

O avançado deixou também uma palavra de agradecimento aos sócios e pediu-lhes "que apoiem sempre a equipa".

"Agradeço finalmente aos meus colegas, pela amizade e camaradagem que sempre existiu no balneário do SCBraga. Estarei sempre a torcer pelos Vossos êxitos", concluiu.

Formado nas escolas do Boavista, João Pinto estreou-se com 17 anos na primeira divisão (1988/89) e esteve três épocas na equipa "axadrezada", com uma infeliz passagem por Espanha (Atlético Madrileno) pelo meio, antes de rumar ao Benfica, onde permaneceu oito temporadas, sagrando-se campeão nacional em 1993/94.

Capitão na Luz, João Pinto trocou o clube "encarnado" pelo rival Sporting em 2000/01 e manteve-se em Alvalade quatro temporadas, conquistando mais um título de campeão em 2002, para regressar ao Boavista em 2004/05.

Após dois anos no Bessa, o antigo internacional rumou a Braga em 2006/07 e aí permaneceu até agora.



Saudações Braguistas e Força Braga olê...

JotaCC

João Pinto rescindiu
j
João Pinto não voltará a jogar pela equipa bracarense


João Vieira Pinto rescindiu ontem, amigavelmente, o contrato que o ligava ao Sporting de Braga até ao final desta temporada, ficando livre para assinar por outro clube nos próximos dias ou para, se assim o entender, colocar um ponto final na carreira, o que nesta altura não parece muito provável. O internacional português, de 36 anos, solicitou a rescisão aos responsáveis da SAD bracarense e estes aceitaram de imediato, entendendo os argumentos apresentados pelo jogador.

Contactado pelo JN, João Pinto preferiu não revelar já qual será o seu futuro, guardando o anúncio para depois de amanhã, dia em que se despedirá dos companheiros em Braga, onde jogou desde o início da época passada, e formalizará a rescisão amigável do contrato.

Em príncípio, o destino de JVP não será o Toronto FC, clube canadiano da Liga profissional norte-americana (MLS) que lhe apresentou uma proposta esta semana, e que o levou a viajar na passada segunda-feira para Miami. Chegado à Flórida, foi confrontado com a exigência de realizar um treino, que acabou por não aceitar, e as condições financeiras com que lhe tinham acenado também não corresponderam ao proposto inicialmente.

O jogador regressou, anteontem, a Braga, tendo feito uma contra-proposta aos dirigentes do clube de Toronto, mas a transferência parece mesmo colocada de parte. O mesmo não acontece com outros clubes norte-americanos, pelo que a ida de João Pinto para os Estados Unidos, onde se juntaria a Abel Xavier na MLS, ainda não está colocada de parte, tal como a possibilidade de rumar a uma equipa do médio-oriente (Qatar, Kuwait ou Arábia Saudita).

Recorde-se que João Pinto já afirmou que, em Portugal, não jogará noutro clube depois do Braga, e nem poderia fazê-lo de imediato porque o mercado de transferências estará fechado até ao Verão. No caso, improvável, de decidir deixar de jogar, chegará ao fim uma das carreiras mais longas do futebol português, que incluiu passagens por Boavista, Benfica e Sporting, durante as últimas duas décadas.

Se rumar ao estrangeiro, o bicampeão mundial de sub-20 pela selecção portuguesa (1989 e 1991) embarcará na segunda aventura fora de portas, depois de uma curta e mal sucedida passagem pelo Atlético de Madrid, no final dos anos 80, que na altura antecedeu o regresso ao Boavista.



Jorginho foi operado ontem ao joelho

Três dias depois de ter ficado a saber que a lesão sofrida no jogo de domingo passado com o V. Setúbal era uma rotura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, Jorginho foi operado ontem, preparando-se agora para iniciar uma recuperação que se prevê lenta e que só permitirá o regresso à competição no princípio da próxima temporada.

O médio brasileiro foi, obviamentem, um dos ausentes do treino realizado ontem de manhã pelo plantel bracarense (foi mais ligeiro para os jogadores que alinharam anteontem), que também não contou com a presença de Paulo Santos. O guarda-redes português, que, segundo o treinador Manuel Machado, ficou de fora no jogo com o Werder Bremen por opção técnica, foi submetido a tratamento a um problema cervical e também não parece ser opção para a partida de amanhã com o Benfica, no Estádio da Luz (20 horas, SportTV1), na qual o titular da baliza arsenalista continuará a ser o polaco Pawel Kieszek.

Antes da viagem para Lisboa, a equipa minhota ainda fará mais um treino hoje de manhã (10 horas), seguindo-se a conferência de imprensa de Manuel Machado e a divulgação da lista de convocados.

JN

JotaCC

Kieszek é para continuar
A aposta de Manuel Machado no guarda-redes Pawel Kieszek foi ganha. O guarda-redes, 23 anos, correspondeu à chamada, indiferente à pressão do jogo, tendo recebido os mais diversos elogios pela sua prestação.
   
O nome de Pawel Kieszek  ainda é muito estranho às gentes de Braga. Mas pode deixar de ser, caso se confirme a sua continuidade na baliza, depois de uma estreia bem positiva no jogo da passada quinta-feira, diante do Werder Bremen. Sendo uma das maiores surpresas na equipa escalonada por Manuel Machado, depois de Paulo Santos — até aqui titular indiscutível  — ter sido preterido da convocatória, o guarda-redes polaco acabou por ter uma actuação "segura", "serena"  e "brilhante" — alguns dos termos definidos pela crítica na sua avaliação. Daí que a aposta no guarda-redes polaco será para continuar.

Pawel Kieszek está em Braga desde o final da época passada, tendo sido aprovado por Jorge Costa. No entanto, uma lesão num dedo da mão impediu de discutir o lugar na equipa no início da época. A primeira aparição aconteceu nos jogos da Liga Intercalar, cujas exibições acabaram por despertar a atenção de Manuel Machado. Daí ter sido a aposta no último jogo, depois da decisão de "poupar" Paulo Santos.
Agora, resta aguardar se no jogo de amanhã, diante do Benfica, Kiezesk voltará a ser o dono da baliza do Braga. Tudo indica que a aposta seja para continuar, mas só hoje o treinador do Braga, na conferência de imprensa, deverá pronunciar-se sobre o assunto.
Natural de Varsóvia, Pawel Kieszek chegou a ser internacional pelas selecções jovens da Polónia, mas ainda não completou muitos jogos como profissional. A época em que completou o maior número de jogos foi em 2005/06, tendo realizado 16 jogos pelo P. Varsóvia e mais 5 pelo Aigaleo no Campeonato da Grécia. Agora, a luta pela titularidade na baliza do Braga pode contar com Paulo Santos, Kiezesk, Dani e ainda Ricardo.

"Temos de ultrapassar esta fase complicada"

Os resultados não são os mais animadores. Longe disso. Por isso, é que o momento do Sporting de Braga, também, não é o mais agradável. E os jogos futuros são de grau de dificuldade acrescida. Nessa medida, João Tomás alertou, no final do jogo com o Werder Bremen, para a importância de "ultrapassar" o cenário actual.
"Estamos numa fase complicada, que temos que ultrapassar. Seguem-se dois jogos muito difíceis, com Benfica e Vitória de Guimarães, mas esperamos transformar esta fase numa fase feliz. Vamos preparar-nos para isso".
O ponta-de-lança do Sporting de Braga, no espaço de uma semana, tem a possibilidade de reencontrar-se com dois clubes que já representou, admitindo algo de "especial" no regresso à Luz. "Sim, é sempre especial, como especial é regressar a Coimbra ou a Guimarães. São sítios por onde passei e na Luz fui muito feliz. Espero que o Sp. Braga traga um resultado positivo", realçou João Tomás.


Jovens ansiosos para ver 'craques'
Continua a campanha de marketing e angariação de novos sócios que o Sp. Braga tem vindo a realizar pelas escolas do concelho. Na secundária de Ponte da Barca o cenário foi o de sempre...
   


Na continuação do trabalho de divulgação e marketing que o Sporting de Braga tem realizado ao longo desta época, os arsenalistas organizaram mais uma visita às escolas do concelho.
Desta feita foi na Escola Secundária de Ponte da Barca e os escolhidos para representar o clube foram três dos mais emblemáticos jogadores: João Tomás, Paulo Jorge e Wender.
Os 'craques' mostraram toda a sua simpatia para com os cerca de 200 jovens que, ansiosamente, aguardavam que fosse dada ordem para iniciar a 'caça ao autógrafo'.

A animação era muita e, mais uma vez, mostrou que o Sporting de Braga tem adeptos e simpatizantes aguerridos um pouco por todo o concelho, o que vai de encontro com as expectativas do clube que, com esta iniciativa, pretende divulgar o espírito do Braga e tentar angariar mais sócios.
Nesta visita decorreu também a entrega do 'prémio' ao melhor aluno do 12.º ano, sendo que neste caso, a camisola autografada pelos atletas foi entregue a Marina Gomes que, ao longo dos três anos do ensino secundário, tem obtido os melhores resultados da Escola Secundária de Ponte da Barca.
No meio de muita confusão, com os 'miúdos' a quererem ser os primeiros a conseguir o autógrafo dos seus ídolos, os três atletas foram distribuindo sorrisos e simpatia e a direcção do Braga prometeu bilhetes para o próximo jogo no Estádio AXA, frente à formação do Guimarães.



João Pinto já não é do Sp. Braga
A SAD do Sporting Braga e João Pinto chegaram a acordo para a rescisão amigável do contrato do atleta.
   

Depois de ter estado nos Estados Unidos para negociar contrato com o Toronto FC, que não se veio a confirmar, o atleta regressou a Portugal e decidiu solicitar à SAD arsenalista a rescisão do seu contrato de trabalho, pedido esse que foi aceite e a desvinculçação foi feita de imediato.
O atleta fez questão de afirmar que esta decisão foi muito pensada relativamente ao seu futuro e que, desta forma, fica livre para  decidir o rumo a dar à sua carreira, e a SAD acedeu ao pedido do jogador por compreender os argumentos apresentados.

De lembrar que nos últimos tempos João Pinto não fazia parte, habitualmente, das opções do técnico Manuel Machado e que era possível sentir algum mal-estar por parte do atleta precisamente por não ser utilizado regularmente.
Na despedida o jogador aproveitou para agradecer "todo o apoio prestado pelo Sp. Braga e pela administração da SAD e também a oportunidade que me deram de poder representar este grande clube e por compreenderem a minha muito íntima e difícil decisão".
João Pinto também agradeceu o apoio e carinho dos sócios e simpatizantes pedindo-lhes que nunca deixei de apoiar o clube e também deixou umas palavras para os colegas, pela amizade e camaradagem que sempre demonstraram.
Até ao momento não foi possível apurar se o experiente jogador português já tem assinou contrato com clube, se bem que a hipótese dos Estados Unidos ainda não está completamente descartada.

CM

JotaCC

Campeonato Nacional de Hóquei em Patins

Jogos, de sábado, da 24.ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, que se conclui no domingo

    FC Porto - Gulpilhares, 16:00

    Académica Espinho - HC Braga, 18:30

    Valongo - Alenquer Benfica, 18:30

    Portosantense - Benfica, 21:00

    Óquei Barcelos - HC Cambra, 21:00

    Candelária - Oliveirense, 22:00 (21:00 horas locais).

RTP

JotaCC

João Pinto deixa Sp. Braga

O futebolista João Pinto e o Sporting de Braga rescindiram o contrato, por mútuo acordo, após solicitação do jogador, que esta semana esteve nos Estados Unidos para estudar uma proposta do FC Toronto, da Liga norte-americana.

DM

JotaCC

O amargo sabor da gula europeia
SOBRAM TRÊS MESES PARA SALVAR A ÉPOCA...
         
O Sp. Braga tem pela frente três meses decisivos para não regredir em relação à sua realidade recente: ambição = a Europa. António Salvador é o expoente máximo da gula bracarense pelos lugares do topo, colocando à disposição dos profissionais todos os meios para conseguir aquilo que pretende. "Disse à equipa técnica e jogadores que este clube precisa urgentemente de ganhar alguma coisa", revelou a 3 de Julho de 2007, no arranque da época. O presidente que dirige uma SAD que dá lucro coloca a fasquia sempre alta e premeia-a financeiramente ao nível da sua exigência. O problema não é dinheiro e os vencimentos estão em dia. E não só. Na reabertura do mercado, contratou o que foi preciso para equilibrar o plantel e só faltou Alex, pois o Wolfsburgo fez exigências elevadas.

PRESIDENTE MODERA OS SEUS ÍMPETOS. Apesar de tudo, o momento é amargo. Sem poder voltar a brilhar na UEFA, com o sonho do Jamor desfeito na Reboleira e a Taça da Liga encerrada em Setúbal, é na Liga que tem de se concentrar para limpar a imagem de uma época atribulada que já vai com a aposta em dois treinadores, para além de um interino (António Caldas) pelo meio que até ganhou ao Sporting. Manuel Machado recuperou as esperanças com uma fase de 8 jogos sem perder e 5 golos sofridos (Liga e UEFA), mas 2008 revela-se negro depois da goleada (0-4) no Dragão. Foi o seu primeiro desaire e agora está reactivado o estado de alerta. A medida mais drástica seria a saída do técnico, mas o presidente reviu o seu conceito das crises e a tendência para as rescisões. Pensou-se na saída de Machado após a derrota com o V. Setúbal, mas a Administração apoiou a equipa técnica e, soube-se na véspera do jogo com o Werder, Machado disse que se fosse ele o problema saía e só recebia até ao última dia de trabalho.

RECORD

JotaCC

Sporting de Braga: João Pinto anuncia futuro na segunda-feira
O futebolista João Vieira Pinto, que acordou a rescisão do contrato com o Sporting de Braga, disse hoje à Agência Lusa que o seu futuro está em aberto e falará sobre isso na segunda-feira.

O veterano avançado, de 36 anos, escusou-se a revelar os seus próximos passos, escudando-se numa "compromisso assumido com o Braga", com o qual vai formalizar a rescisão de contrato na segunda-feira.

Confrontado com as hipóteses de rumar a um campeonato estrangeiro, nomeadamente à Liga norte-americana, ou abandonar a carreira, João Pinto disse que "está tudo em aberto".

O Sporting de Braga anunciou hoje que o clube e o jogador chegaram a acordo para rescindir o contrato, após solicitação de João Pinto, que esta semana esteve nos Estados Unidos para estudar uma proposta do FC Toronto, da Liga norte-americana.

Em comunicado, o clube minhoto diz que "a decisão de João Pinto tem por base uma reflexão feita por si acerca do seu futuro, ficando assim liberto para decidir a qualquer momento o rumo a dar à sua vida profissional".

Formado nas escolas do Boavista, João Pinto estreou-se com 17 anos na primeira divisão (1988/89) e esteve três épocas na equipa "axadrezada

Formado nas escolas do Boavista, João Pinto estreou-se com 17 anos na primeira divisão (1988/89) e esteve três épocas na equipa "axadrezada", com uma infeliz passagem por Espanha (Atlético Madrileno) pelo meio, antes de rumar ao Benfica, onde permaneceu oito temporadas, sagrando-se campeão nacional em 1993/94.

Capitão na Luz, João Pinto trocou o clube "encarnado" pelo rival Sporting em 2000/01 e manteve-se em Alvalade quatro temporadas, conquistando mais um título de campeão em 2002, para regressar ao Boavista em 2004/05.

Após dois anos no Bessa, o antigo internacional rumou a Braga em 2006/07 e aí permaneceu até agora.

Diário Digital / Lusa

JotaCC



João Vieira Pinto rescinde contrato


Internacional português pode jogar no "soccer" norte-americano

João Pinto e o Sp. Braga rescindiram contrato por mútuo acordo após solicitação do jogador. O avançado está em negociações com o FC Toronto, da Liga norte-americana.
«Após a viagem aos Estados Unidos, devidamente autorizado pela Braga SAD, João Pinto decidiu solicitar a rescisão do seu contrato de trabalho, um pedido aceite, sendo efectuada de imediato e de uma forma amigável, a desvinculação do jogador dos quadros da SAD» lê-se num comunicado emitido pelo site do Sp Braga. O texto acrescenta que «a decisão de João Pinto tem por base uma reflexão feita por si acerca do seu futuro, ficando assim liberto para decidir a qualquer momento o rumo a dar à sua vida profissional, tendo a SAD do Sp Braga compreendido os argumentos invocados pelo jogador».

RR

JotaCC

Sp. Braga: Jorginho operado com sucesso ao joelho esquerdo

Jorginho foi esta sexta-feira operado ao ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, anunciou o Sp. Braga no seu site oficial, na sequência da lesão sofrida na jornada anterior, em casa, frente ao V. Setúbal.

A equipa médica, liderada pelo ortopedista Dr. João Lourenço, considerou a intervenção um êxito, mas, de acordo com o clube, o avançado deverá ficar mais uns dias no hospital.

A recuperação de Jorginho vai decorrer em Braga, sob a regência do departamento médico do clube.

João Pinto mais perto do sonho americano

João Pinto está mais perto de se mudar para o FC Toronto. O jogador já está livre para continuar as negociações com o clube da liga norte-americana depois de anunciada esta sexta-feira a rescisão com o Sp. Braga.

O internacional português esteve nos Estados Unidos esta semana para negociar com o F.C. Toronto e a contra-proposta que fez ainda não foi totalmente aceite. As negociações continuam a bom ritmo e João Pinto prometeu anunciar uma decisão na segunda-feira.

A meio desta tarde, o empresário de João Pinto confirmou a continuidade dos contactos entre as partes adiantando que o F.C. Toronto ainda não tinha apresentado números satisfatórios» para o jogador, mas que «tudo podia ficar resolvido nas próximas horas».

À noite, já depois dos anúncios oficiais no site do Sp. Braga, Carlos Sousa já foi mais reservado quanto à evolução do negócio dizendo que «está tudo em aberto» e que ainda não era «possível avançar com novidades públicas sobre a transferência».

Uma declaração que combina com as palavras de João Pinto à Lusa. Refere a agência noticiosa que o jogador prometeu novidades quanto à sua carreira para segunda-feira dizendo que «está tudo em aberto».

No F.C. Toronto, João Pinto terá a segunda experiência internacional, depois de ter representado o At. Madrileno na primeira vez que deixou o Boavista. Em Portugal, o internacional português representou também o Benfica e o Sporting.


MAIS FUTEBOL

Pé Ligeiro

Manuel Machado: «Vamos a Lisboa com a ambição de vencer»
TREINADOR DESTACA "SITUAÇÃO SEMELHANTE" DAS EQUIPAS


O treinador bracarense voltou à metáfora do bacalhau e da lagosta, mas antes lançou a visita à Luz equilibrando os pratos da balança.

"O Benfica é um candidato ao título, que está abaixo dos objectivos da época, tal como o Sp. Braga. As duas equipas estarão em situação muito semelhante, com pouco mais de 48 horas depois de um jogo da Taça UEFA, e do lado do Sp. Braga queremos inverter este ciclo negativo: vamos a Lisboa com a ambição de ganhar", disse Manuel Machado.

Os dois manjares do mar voltaram ao menu das declarações do técnico ao comentar o desfalque causado nas suas opções pela lesão de Jorginho (tem alta segunda-feira da operação no Hospital de Rida D'Ave) e a rescisão de João Pinto (esclarecerá o futuro amanhã, em conferência de imprensa a agendar).

"Fiquei com menos escolhas, já não vou poder ter Jorginho até final da época, mas fundamentalmente vou poder contar com os que cá estão, sem n.ºs 10 no plantel. Volto a apontar um chavão que foi mal interpretado antes do jogo com a Académica. Mas com bacalhau só se pode cozinhar bacalhau e com lagosta só se pode cozinhar lagosta. Com diferentes tipos de produtos não se pode cozinhar outra coisa", comentou o técnico, qua não conta frente ao Benfica com o guarda-redes Paulo Santos, a braços com uma cervicalgia e Bruno Tiago, ainda a recuperar de uma dupla fractura que já vem da pré-época.

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!