News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Art. DM: Chamem o Mestre

Started by cardoso, 20 de February de 2008, 22:39

Previous topic - Next topic

cardoso

Ontem não sei, porque escrevo hoje, ou seja, ontem para si, amigo leitor. Mas no passado fim-de-semana houve festa no Estádio. Houve balões e aplaudidores (coisa chique no meu tempo não havia e mesmo agora nem o corrector automático do Word conhece), houve gritos e assobios, houve música e lenços brancos a abanar. Foi bonito, sim senhor, tantos lencinhos a-dar-a-dar, até parecia que a gente de Braga estava a saudar os golos do Vitória. Parece até que esta reacção de fair-play do público braguista não desagradou muito, porque não houve ninguém a dizer que os adeptos tiveram culpa naquela festarola oferecida aos nossos ilustres visitantes. Foi bonito também porque o feliz contemplado pela principesca recepção foi um braguista reconhecido e assumido, não há muito tempo despedido do Braga. Tal como escrevi na altura, até foi bom para o Carvalhal ter mudado de ares porque se ele ainda cá trabalhasse não teria certamente tido um festim de tão alto gabarito.
O nosso treinador, Manuel Machado afirmou que, para o jogo de ontem, acreditava que podíamos ganhar por mais de três a zero. Como disse acima, neste momento, o leitor sabe mais que eu a respeito de tal jogo. Eu por mim, estou curioso. Será que ganhámos por mais de três a zero aos alemães? Se sim, o mundo deve estar louco e, por inerência, eu também. Mas se não, desconfio que este campeonato vai mesmo ser festa rija até final.
Nos últimos tempos, o Braga, no que toca a treinadores, mais tem parecido uma passerelle da Fátima Lopes, daquelas em que o Miguel Veloso mostra os seus dotes (?). Eu, pessoalmente, não imagino esta equipa a ganhar muitos jogos nem que tivesse o Mourinho ou o Jorge Gabriel a treinar (se ganhámos ontem, então aconselho o leitor a não ler o resto do texto e seguir directo para os classificados ou para as palavras cruzadas). Segundo o adepto comum, esta equipa é feita de nobres e outras eminências mais ou menos pardas. Eu confesso que compreendo perfeitamente esta opinião. No passado domingo, senti alguma vontade de rir quando me lembrei, durante o jogo, das recentes declarações do Contreras dizendo que esta equipa respira ambição. Na verdade, vi ambição e alegria de jogar mas numa situação bem diferente:
Há dias, numa daqueles tediosas sessões de zapping, fui parar à RTP África, onde um noticiário moçambicano transmitia o resumo alargado da final de um concorrido torneio de futebol juvenil em Maputo. Ali sim, vi alegria, ambição, amor ao jogo e às camisolas: vinte e dois meninos disputavam o troféu, com honras de televisão e tudo, num campo pelado, a maior parte deles jogando descalços! No final do jogo, provavelmente, muitos daqueles miúdos voltaram aos seus bairros sem água nem pão, felizes com o seu sonho, com a alma africana cheia daquela ambição que levou Eto'o ou Drogba aos píncaros da glória. Muito provavelmente talvez tenham sido, eles também, jogadores de pé descalço e talvez por isso ainda joguem sempre com aquela garra e aquela ambição que faz deles grandes jogadores e grandes homens. Sim, porque grandes são os que lutam. E por isso ficarão sempre na nossa memória.
As grandes vitórias são feitas de grandes lutas. A História ensina-nos que as grandes fases de prosperidade nascem das cinzas de grandes crises. Assim o perceberam D. João I, o Mestre de Avis que construiu a época gloriosa dos descobrimentos sobre os escombros da Peste Negra; e para varrer o entulho teve de varrer também os nobres diletantes e parasitas, promovendo muitos homens de baixa condição, provenientes do "reles" povo, mas que vieram a ser os obreiros do sucesso. Talvez também no futebol, às vezes, seja necessário haver um Mestre de Avis.

jeba


J

Temos que fazer como o Mestre de Avis , pois está visto que o problema não é só dos treinadores ?

FIDELIS

como sempre na mouche stor
mas se calhar eu nem pedia tanto  mas sim apenas e só........profissionalismo

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Kramer

Parece que estamos à espera de um mestre de Avis para tomar conta do "trono" pois neste momento não há quem mande na equipa, pelo menos parece isso. 

E se bem me lembro não foi o D João ,mestre de Avis, que juntamente com o Condestável  Nuno Álvares Pereira deram uma tareia aos espanhois em Aljubarrota  ;D ;D

Temos que arranjar um Mestre e um Condestável  ;D ;D
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

cardoso

Quote from: Kramer on 20 de February de 2008, 23:06
Parece que estamos à espera de um mestre de Avis para tomar conta do "trono" pois neste momento não há quem mande na equipa, pelo menos parece isso. 

E se bem me lembro não foi o D João ,mestre de Avis, que juntamente com o Condestável  Nuno Álvares Pereira deram uma tareia aos espanhois em Aljubarrota  ;D ;D

Temos que arranjar um Mestre e um Condestável  ;D ;D
Foi sim senhor! Consta que era um para três e mesmo assim levaram uma trepa de todo o tamanho. Só uma simples padeira despachou sete com a pá do forno.

tony21


  Mais um excelente trabalho Cardoso, em especial o último parágrafo. è isso mesmo a varridela já vem tarde.

El_Gavion

Quote from: cardoso on 20 de February de 2008, 23:54
Quote from: Kramer on 20 de February de 2008, 23:06
Parece que estamos à espera de um mestre de Avis para tomar conta do "trono" pois neste momento não há quem mande na equipa, pelo menos parece isso. 

E se bem me lembro não foi o D João ,mestre de Avis, que juntamente com o Condestável  Nuno Álvares Pereira deram uma tareia aos espanhois em Aljubarrota  ;D ;D

Temos que arranjar um Mestre e um Condestável  ;D ;D
Foi sim senhor! Consta que era um para três e mesmo assim levaram uma trepa de todo o tamanho. Só uma simples padeira despachou sete com a pá do forno.


Isso dito assim de forma tão simples, nos tempos modernos em que vivemos, parece que estás a falar dum qualquer filme do Sá Leão!! ;D ;D
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

cardoso

Quote from: El_Gavion on 21 de February de 2008, 00:19
... parece que estás a falar dum qualquer filme do Sá Leão!! ;D ;D
Com a pá do forno? Essa é nova! Vou tomar nota. ;D ;D ;D

Mafalda

Como vocês mm dizem só uma Mulher para pôr ordem!!
A História confirma isso, não sou eu que digo!  ;D

Ao ler este texto lembrei-me das crianças e jovens d'hoje que, na sua maioria, têm tudo, quer se portem bem ou mal.
E por isso desconhecem o sentimento de orgulho quando com esforço e dedicação conseguem aquilo que tanto desejam.
Não quero ser injusta, nem generalizar ao transpor este cenário para o nosso futebol, mas dá que pensar.

Por mim, chamem o Mestre de Avis, a Padeira de Aljubarrota, o Zé do Telhado, invoquem todas as figuras históricas, até míticas  para ver se as coisas melhoram, é urgente!
Mafalda

Xixas

Acho que aqui o importante é rodearmo-nos apenas de gente que goste e sinta o Braga como todos os verdadeiros Bracarenses sentem, ou então esperamos que o Mesquita Machado se reforme da via política para passar á vida de dirigente, aí sim poderemos ter uma concorrência ao nível do Pintinho... faça frente a tudo e todos
Mesquita precisamos de ti 8)
Xixas

disco infiltrator

Quote from: Xixas on 21 de February de 2008, 15:24
Acho que aqui o importante é rodearmo-nos apenas de gente que goste e sinta o Braga como todos os verdadeiros Bracarenses sentem, ou então esperamos que o Mesquita Machado se reforme da via política para passar á vida de dirigente, aí sim poderemos ter uma concorrência ao nível do Pintinho... faça frente a tudo e todos
Mesquita precisamos de ti 8)


Sou 100% Braguista mas se um dia isso que escreveste acontecer deixo de ser Braguista exactamente nesse dia. Guardo a camisola e o cachecol com naftalina e fico à espera de melhores dias. Desligo-me completamente das futebolices....e se calhar serei ainda mais feliz....


tony21

Quote from: disco infiltrator on 21 de February de 2008, 15:36
Quote from: Xixas on 21 de February de 2008, 15:24
Acho que aqui o importante é rodearmo-nos apenas de gente que goste e sinta o Braga como todos os verdadeiros Bracarenses sentem, ou então esperamos que o Mesquita Machado se reforme da via política para passar á vida de dirigente, aí sim poderemos ter uma concorrência ao nível do Pintinho... faça frente a tudo e todos
Mesquita precisamos de ti 8)


Sou 100% Braguista mas se um dia isso que escreveste acontecer deixo de ser Braguista exactamente nesse dia. Guardo a camisola e o cachecol com naftalina e fico à espera de melhores dias. Desligo-me completamente das futebolices....e se calhar serei ainda mais feliz....


Era o que faltava continuarmos a levar com esse MM. Estamos cheios de Machados. O baixinho que se reforme de tudo

fmrabit

     Hoje precisamos não de um, mas de uma equipa de mestres na arte de bem jogar futebol e nós na bancada também seremos mestres a apoiar.
     

HugoSáPinto

#14
O mundo não enlouqueceu, infelizmente para nós...
Contudo, algo houve a reter: embora os Alemães tivessem jogado 'a passo de caracol', a equipa mostrou uma atitude completamente diferente. Falharam-se passes, certo; falharam-se golos, certo; falharam-se intercepções, certo; falharam-se marcações, também é certo. Porém, penso que algo ficou na retina de todos os braguistas: a predisposição em alterar este ciclo negativo. Houve luta, houve querer, e até houve suor! Querem melhor exemplo disso mesmo do que ver o César Peixoto com cãibras no fim do jogo?!...  ;D
Assim sendo, acredito que o Mestre estaria contente connosco. Aliás, novos jogadores despontaram, anunciando, quiça, a nova Ínclita Geração...  ;) É certo que a curva é, neste momento, 'descendente' (palavra ambígua...). Mas, tenhamos esperança, pois este, apesar do resultado, poderá ter sido o jogo da Boa Memória, pressagiando o 'descobrimento' destes "valores mais altos [que] se alevantam"... :)

OUTSIDER

Quote from: Fidelis on 20 de February de 2008, 22:52
como sempre na mouche stor
mas se calhar eu nem pedia tanto  mas sim apenas e só........profissionalismo

Fidelis Bracara
Braga e Basta

concordo plenamente, se são profissionais ha que agir como tal
[url="http://xicoabreu.no.sapo.pt/assinatura.gif"]http://xicoabreu.no.sapo.pt/assinatura.gif[/url]

DiogoEA

Quem será o mestre? Quem será o condestável?