News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

art DM: Mais um desgosto

Started by cardoso, 14 de February de 2008, 15:22

Previous topic - Next topic

cardoso

O SC Braga perdeu por três a zero no terreno do Werder Bremen. Trata-se, a meu ver, da expressão natural da diferença entre as duas equipas. Uma delas luta pelo título num dos mais competitivos campeonatos da Europa; a outra, o Braga luta não se sabe bem por quê, algures a meio da tabela classificativa portuguesa, mau grado o nome feito de muitos dos seus jogadores e as expectativas que rodearam a construção deste plantel.
Mesmo assim, penso que este resultado não põe em causa a honra do Braga nem pode sequer ser considerado um desastre. Foi apenas um mau resultado, ou seja, nada a que não estejamos habituados nesta época.
Não pretendo aqui analisar o jogo nem as razões da derrota; outros o fizeram já. Pretendo apenas chamar a atenção para alguns aspectos que merecem reflexão.
Entre os dois clubes há uma diferença enorme em termos de plantel e de orçamento, assim como há uma diferença enorme entre o orçamento do Braga e o do Estrela da Amadora, por exemplo. Se esta derrota é aceitável por esse motivo, seria lógico que nos dois jogos recentemente disputados com o Estrela da Amadora a balança tivesse pendido para o lado dos "ricos" que neste aspecto somos nós.
Voltando ao desafio da Alemanha, não é o resultado do jogo nem da eliminatória que nos deve preocupar. Penso que muito mais preocupante é o mau futebol que fomos mostrar à Alemanha. Já se sabia que o Braga tem, neste momento, três defesas centrais de grande qualidade. Desta vez o treinador resolveu o problema fazendo jogar os três, colocando um deles a trinco (Contreras), ao lado de outro trinco (Frechaut). Só que um meio campo assim reforçado não significa obrigatoriamente defender mais e melhor. Foi o que aconteceu: sofremos três golos com manifesta responsabilidade da defesa. Espero que esta lição sirva para alguma coisa no futuro.
Outro aspecto interessante é o facto de termos sofrido um golo muito facilitado pelo guarda-redes e dois penalties falhados. Para alguns, estes episódios devem atribuir-se ao azar. Mas, perante tal argumento, apetece-me perguntar: é azar ter um guarda-redes que confiou no golpe de vista? É azar que Linz e Jorginho tenham rematado mal nas grandes penalidades? É que se me respondem positivamente a estas questões também poderei afirmar que foi devido à sorte que Paulo Santos já fez centenas de defesas geniais e que Linz já marcou nove golos na Liga. Sinceramente, parece-me que muitos argumentos que ouvi e li são maneiras de tapar o sol com a peneira, que não resolverão nada e que só contribuirão para que a equipa continue a descer de rendimento e na classificação da Liga.
Quanto à arbitragem, não deixa de ser curioso que tenham sido assinaladas duas grandes penalidades a favor do Braga, uma delas devida a um erro do árbitro e a outra de origem, no mínimo, duvidosa. É certo que as desperdiçámos (justiça de Deus?). Mas levaram-me a pensar no seguinte: algum árbitro português alguma vez assinalou ou assinalará dois panaltis no mesmo jogo, favoráveis a uma equipa como a nossa frente a um "grande"? Erros destes estamos nós fartos de ver em Portugal; mas por cá costumam ser a favor dos clientes do costume...

FIDELIS

ainda bem viste que viste o jogo na minha televisão
começo a perder a paciência com estes foristas

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Eu sei que é problemático. Eu sei que pode trazer problemas... mas este texto do Cardoso é demasiado "diplomático".

"Se esta derrota é aceitável por esse motivo, seria lógico que nos dois jogos recentemente disputados com o Estrela da Amadora a balança tivesse pendido para o lado dos "ricos" que neste aspecto somos nós. "
"Penso que muito mais preocupante é o mau futebol que fomos mostrar à Alemanha. Já se sabia que o Braga tem, neste momento, três defesas centrais de grande qualidade. Desta vez o treinador resolveu o problema fazendo jogar os três, colocando um deles a trinco (Contreras), ao lado de outro trinco (Frechaut). Só que um meio campo assim reforçado não significa obrigatoriamente defender mais e melhor. Foi o que aconteceu: sofremos três golos com manifesta responsabilidade da defesa. Espero que esta lição sirva para alguma coisa no futuro."

"é azar ter um guarda-redes que confiou no golpe de vista? É azar que Linz e Jorginho tenham rematado mal nas grandes penalidades? É que se me respondem positivamente a estas questões também poderei afirmar que foi devido à sorte que Paulo Santos já fez centenas de defesas geniais e que Linz já marcou nove golos na Liga. Sinceramente, parece-me que muitos argumentos que ouvi e li são maneiras de tapar o sol com a peneira, que não resolverão nada e que só contribuirão para que a equipa continue a descer de rendimento e na classificação da Liga."

Ao ler nas entrelinhas, a conclusão nos exemplos enunciados é que se os jogadores são de excelente nível, então a responsabilidade só pode ser do sr professor que não o Cardoso.
Como disse inicialmente, será um problema para o autor, mas o sr professor merecia outro tipo de artigo.
Força Gverreiros

cardoso

Quote from: Zé on 14 de February de 2008, 23:45
Eu sei que é problemático. Eu sei que pode trazer problemas... mas este texto do Cardoso é demasiado "diplomático".

"Se esta derrota é aceitável por esse motivo, seria lógico que nos dois jogos recentemente disputados com o Estrela da Amadora a balança tivesse pendido para o lado dos "ricos" que neste aspecto somos nós. "
"Penso que muito mais preocupante é o mau futebol que fomos mostrar à Alemanha. Já se sabia que o Braga tem, neste momento, três defesas centrais de grande qualidade. Desta vez o treinador resolveu o problema fazendo jogar os três, colocando um deles a trinco (Contreras), ao lado de outro trinco (Frechaut). Só que um meio campo assim reforçado não significa obrigatoriamente defender mais e melhor. Foi o que aconteceu: sofremos três golos com manifesta responsabilidade da defesa. Espero que esta lição sirva para alguma coisa no futuro."

"é azar ter um guarda-redes que confiou no golpe de vista? É azar que Linz e Jorginho tenham rematado mal nas grandes penalidades? É que se me respondem positivamente a estas questões também poderei afirmar que foi devido à sorte que Paulo Santos já fez centenas de defesas geniais e que Linz já marcou nove golos na Liga. Sinceramente, parece-me que muitos argumentos que ouvi e li são maneiras de tapar o sol com a peneira, que não resolverão nada e que só contribuirão para que a equipa continue a descer de rendimento e na classificação da Liga."

Ao ler nas entrelinhas, a conclusão nos exemplos enunciados é que se os jogadores são de excelente nível, então a responsabilidade só pode ser do sr professor que não o Cardoso.
Como disse inicialmente, será um problema para o autor, mas o sr professor merecia outro tipo de artigo.


Caro amigo, lembras-te dos velhos tempos em que mandavas os teus textos para o DM? Lembras-te da quantidade de vezes que eu te dizia: "Zé, olha que devias ser mais directo, as pessoas não vão deduzir o que tu queres dizer". E tu respondias: "Porra, mas está lá, está nas entrelinhas! Deduz-se!" Agora sou eu que te digo: "Está lá! Lê nas entrelinhas" :D
Ou já te esqueceste dos puxões de orelhas que levamos do Juju e do Artur Monteiro porque "desestabilizavamos"?
Eu admito a diferença de potencial entre as duas equipas. Admito até que o resultado é apenas mais um mau resultado. O que me custa a dmitir e que levemos no pêlo de equipas que são "pobres" comparadas connosco. E, caro amigo, bem sabes que a culpa não é só do treinador.

Manuel Pereira

Pois, pois! Caros amigos.
Por certo que o "pobre" treinador é o menos culpado.
Os "meninos ricos" jogadores talvez tenham ainda mais culpas!
E a "directoria" já terá feito alguma coisa para mostrar "aos meninos ricos" que não se "faz a cama" a sucessivos treinadores e se fica na total impunidade?

Saudações braguistas.

Olho Vivo

Quote from: Manuel Pereira on 15 de February de 2008, 00:27
E a "directoria" já terá feito alguma coisa para mostrar "aos meninos ricos" que não se "faz a cama" a sucessivos treinadores e se fica na total impunidade?


Não sei se deveria colocar neste tópico este comentário do Fernando Rola, mas a propósito desta interpelação do Manuel Pereira, cá vai:


O jogo "decisivo"

FERNANDO ROLA

O Braga tem eliminado, um a um, os objectivos traçados para a temporada. Abriu a temporada com os responsáveis a assumir como fundamental a conquista de uma competição - nenhuma foi especificada, mas percebeu-se que os alvos seriam as taças, a de Portugal (preferencialmente) ou a da Liga (bom recurso, até por se tratar da primeira edição). A tese era a de que o clube ascendera definitivamente ao patamar imediatamente abaixo dos grandes - onde já pode reclamar o direito de, circunstancialmente, se misturar com os melhores - e que só a conquista de um prova lhe permitiria aspirar ao degrau seguinte...

Este era e é a meta de António Salvador, tanto que foi em nome deste sonho que, no final de 2006/07, não renovou com Jesualdo Ferreira, o técnico que, em três anos, ameaçara mas nunca conseguira um dos três primeiros lugares; o mesmo sonho abriu a porta de saída, na época passada, a Carvalhal - mesmo tendo conseguido a até aí inédita qualificação para a fase de grupos da Taça UEFA - e a Rogério Gonçalves. Jorge Costa sobreviveu ao quarto lugar de final de temporada, mas não ao progressivo afastamento do pódio em 2007/08. Perdera a Taça da Liga, é verdade, mas podia redimir-se na de Portugal e, na UEFA, somava bons resultados... Não chegou, Salvador tem os olhos postos na Liga dos Campeões!

A derrota em Bremen terá doído ao presidente, mas é no próximo jogo que a liderança de Manuel Machado estará verdadeiramente em risco. Setúbal é empecilho a afastar. Aliás, nos bastidores já se murmura o nome de outro "salvador" para o comando do plantel...


BASTIDORES

Sair antes de entrar

José Marinho - foi há semanas noticiado - ia ser o responsável pelo departamento de comunicação do Braga. Ia, mas não será. O ex-profissional da SportTV viveu, em poucos dias, um daqueles parodoxos difíceis de compreender: foi despedido antes de ser contratado. Acontece...

in O JOGO

Olho Vivo

Quote from: cardoso on 14 de February de 2008, 15:22
Voltando ao desafio da Alemanha, não é o resultado do jogo nem da eliminatória que nos deve preocupar. Penso que muito mais preocupante é o mau futebol que fomos mostrar à Alemanha. Já se sabia que o Braga tem, neste momento, três defesas centrais de grande qualidade. Desta vez o treinador resolveu o problema fazendo jogar os três, colocando um deles a trinco (Contreras), ao lado de outro trinco (Frechaut). Só que um meio campo assim reforçado não significa obrigatoriamente defender mais e melhor. Foi o que aconteceu: sofremos três golos com manifesta responsabilidade da defesa. Espero que esta lição sirva para alguma coisa no futuro.

Discordo de ti. A entrada de Contreras para a posição de trinco, aliás testada com sucesso em jogo da Intercalar, não foi o motivo da nossa fragilidade defensiva. Compreendo-a e acho-a adequada, em vista do facto de os alemães atacarem sempre com muitos homens e sobretudo pela necessidade de minimizar as nossas deficiências no jogo aéreo. O que ditou o nosso desequilíbrio foi a forma como o encaixe da nossa equipa se fez relativamente ao ataque contrário. Era obrigatório do meu ponto de vista que os homens do nosso meio-campo (nomeadamente os vértices laterais do losango, Frechaut e Vandinho) jogassem mais recuados, não permitindo espaço entre linhas, para depois partir com velocidade para o contra-ataque, aproveitando a extrema vulnerabilidade defensiva que os alemães mostraram. Aliás, nenhum dos golos sofridos é culpa directa da defesa: um dos golos é fruto de erro clamoroso do Paulo Santos; outro é consequência de uma grande-penalidade que, embora inexistente, é fruto de uma imprudência de Carlos Fernandes (erro individual); o segundo golo, sim, é resultado de um mau posicionamento colectivo, mas fruto da deficiência que antes apontei - caberia aos homens do meio-campo recuarem em apoio, cobrindo as entradas dos médios contrários; não o fazendo, permitiram a superioridade numérica do adversário na nossa grande área - cada um dos nossos defesas fazia a marcação ao seu adversário mas sobrou um, sem marcação (Jensen) cuja subida não foi acompanhada nem por Vandinho nem por Frechaut.


Quote from: cardoso on 14 de February de 2008, 15:22
Outro aspecto interessante é o facto de termos sofrido um golo muito facilitado pelo guarda-redes e dois penalties falhados. Para alguns, estes episódios devem atribuir-se ao azar. Mas, perante tal argumento, apetece-me perguntar: é azar ter um guarda-redes que confiou no golpe de vista? É azar que Linz e Jorginho tenham rematado mal nas grandes penalidades? É que se me respondem positivamente a estas questões também poderei afirmar que foi devido à sorte que Paulo Santos já fez centenas de defesas geniais e que Linz já marcou nove golos na Liga. Sinceramente, parece-me que muitos argumentos que ouvi e li são maneiras de tapar o sol com a peneira, que não resolverão nada e que só contribuirão para que a equipa continue a descer de rendimento e na classificação da Liga.

Neste aspecto, concordo contigo, instalou-se na equipa uma cultura de desresponsabilização individual dos jogadores mas que não é de hoje!!! Creio que a SAD tem grande responsabilidade nisto. AO trocar de forma sistemática de técnico, alijando sempre quaisquer responsabilidades dos jogadores, permitiu um certo laxismo. Hoje como ontem, uma série de erros individuais ditam um resultado negativo. De quem é a culpa? Do técnico, evidentemente...

Atenção, não estou a desresponsabilizar o treinador que, como outros antes dele, poderia também gerir o plantel de forma a procurar combater este clima de impunidade. Resta contudo saber da cobertura que o técnico tem para actuar em conformidade. O que me parece é que com o andar dos tempos os treinadores vêm tendo menos força e os jogadores mais poder. Este, infelizmente, já tem a guia de marcha assinada. Quando depois de um jogo destes, é eleito quase unanimemente como o principal culpado da derrota, penso que a sua margem de manobra junto dos adeptos é zero e isso, inevitavelmente, impedirá a equipa de trabalhar com a tranquilidade de que precisa.  E digo infelizmente, não porque goste de Manuel Machado; simplesmente, novo despedimento é um péssimo sinal para dentro do balneário. E lá virá mais outro para fazer três ou quatro bons jogos e acabar penosamente a época. E a SAD a largar mais uns milhares...

Ainda em relação a esta partida de Bremen, gostaria que fizessem o exercício de a comparar com a nossa deslocação a Londres para defrontar o Tottenham, que todos consideraram como tendo dignificado o nome do clube. Não criámos nem um terço das oportunidades que criámos na Alemanha, mas o andamento do marcador foi muito mais favorável, graças a um "paio" na primeira vez que nos aproximámos da baliza do adversário (livre quase do meio-campo e auto-golo) e de um excelente livre directo de Andrade. E isso faz toda a diferença na apreciação que a maioria de nós faz do comportamento da equipa...

Vlad

Quote from: Pedro Ribeiro on 15 de February de 2008, 13:39
Ainda em relação a esta partida de Bremen, gostaria que fizessem o exercício de a comparar com a nossa deslocação a Londres para defrontar o Tottenham, que todos consideraram como tendo dignificado o nome do clube. Não criámos nem um terço das oportunidades que criámos na Alemanha, mas o andamento do marcador foi muito mais favorável, graças a um "paio" na primeira vez que nos aproximámos da baliza do adversário (livre quase do meio-campo e auto-golo) e de um excelente livre directo de Andrade. E isso faz toda a diferença na apreciação que a maioria de nós faz do comportamento da equipa...

Boas Pedro,

Como fui um dos que desgostei da prestação da nossa equipa em Bremen, fiz o exercício que sugeriste. E para isso até fui ver o que tinha escrito na altura da partida de Londres ( http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=2865.120 ).
Acho que fui coerente, isto é, também não achei nada de especial o futebol por nós jogado em Londres, tendo mesmo feito algumas críticas à postura do Braga. Realmente foi mais empolgante, porque marcamos... mas em termos de futebol jogado acho até que foi pior do que em Bremen.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Olho Vivo

#8
Quote from: Vlad on 15 de February de 2008, 14:45
Como fui um dos que desgostei da prestação da nossa equipa em Bremen, fiz o exercício que sugeriste. E para isso até fui ver o que tinha escrito na altura da partida de Londres ( http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=2865.120 ).
Acho que fui coerente, isto é, também não achei nada de especial o futebol por nós jogado em Londres, tendo mesmo feito algumas críticas à postura do Braga. Realmente foi mais empolgante, porque marcamos... mas em termos de futebol jogado acho até que foi pior do que em Bremen.


Não me estava a referir a ninguém em particular, Bruno. Mas se passares os olhos pelo panorama geral, verás que a apreciação global da esmagadora maioria dos foristas relativamente à prestação de Londres é claramente positiva, não tendo comparação possível com o tom geral das críticas ao jogo de Bremen. Em Londres, raramente fomos ameaçadores, se descontarmos as bolas paradas. Fomos extremamente bafejados pela sorte, sobretudo no primeiro tempo. Em Bremen, fizemos uma primeira parte em que ameaçamos mais vezes a baliza adversária do que na esmagadora maioria dos nossos últimos jogos (e bem assim, em relação ao jogo de Londres da temporada passada). As grandes-penalidades foram erros do árbitro? Admito que sim (em relação ao lance sobre o Matheus tenho dúvidas) - embora em todos os lances capitais sancionados pelo árbitro a minha primeira impressão, sem repetições, tenha sido idêntica á do árbitro. Mas a verdade é que ambos os lances são situações de extremo perigo por nós criadas (Linz de 1x1 frente a um adversário e Matheus, pior, num mano-a-mano com o guardião contrário).

É apenas isto que eu quero sublinhar. Se nos lembrarmos que estivemos quase a garantir os três pontos na Reboleira tendo criado um (vá lá, dois) lance(s) de perigo, creio que a exibição de Bremen não tem comparação. Fomos pouco inteligentes do ponto de vista táctico? Talvez. Azarados? Sim. Aselhas na finalização? Também. Mas que diabo, o resultado (por muito importante que seja - e é) não pode ser o único parâmetro de análise de uma exibição. De outra forma os nossos comentários poderiam reproduzir os do Camacho: "No metemos gol, perdemos; a bola entrou, ganamos..."

Vlad

Concordo contigo Pedro. Realmente a generalidade dos adeptos têm uma certa tendência a opinar apenas em função do resultado obtido. Contudo (concordando-se ou não com as minhas opiniões), acho que posso dizer que não foi o meu caso, nem em Londres nem em Bremen.



BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

PAF

No Totenham jogamos muito melhor! porquê? Porque marcamos golos, este é o objectivo de um jogo de futebol!
As oportunidades que criamos marcamos, e não é sorte, o Andrade se havia coisa que ele sabia fazer era marcar livres, ou seja é preciso saber. O ano passado fomos mais obejectivos e o plantel não era aparentemente tão bom como o desta época!  e o Totenham da altura era muitissimo mas muitissimo superior ao Werden Bremen, então em termos ofensivos nem se compara.
Será que o Milan tem sempre sorte na Liga dos campeões? Ou mesmo a selecção italiana tem sempre sorte quando joga com Portugal? Não me parece.
Na Alemanha também não criamos oportunidades, andamos por lá a rondar a baliza... mas só fazemos festinhas!
Neste momento o Braga é zero em termos de futebol, e convém não esquecer que neste jogo havia a motivação que às vezes faz falta, logo já podemos imaginar o que acontece nos outros jogos.
Aceitar este resultado como natural é aceitar que em Portugal pelo menos dos ditos 3grandes é natural perdermos sempre por 3-0... o que não me parece!
E tal como diz o Cardoso nós teriamos de gahar aos "pobres" pelo mesmo resultado, e convérm não esquecer que há menos de 2meses empatamos com o lider da liga alemã, que obviamente está á frente do opositor do Braga.

Kilo

Quote from: PAF on 15 de February de 2008, 21:17
  e o Totenham da altura era muitissimo mas muitissimo superior ao Werden Bremen (de quarta) , então em termos ofensivos nem se compara.
...
Na Alemanha também não criamos oportunidades, andamos por lá a rondar a baliza... mas só fazemos festinhas!


Ora aí estão dois pontos absolutamente fundamentais!  ;) (Só tomei a liberdade de acrescentar o que está a vermelho ;D)

A.COSTA

#12
Na época passada quando jogámos contra o Tottenham perdemos duas vezes por 2-3 e nos 2 jogos existiu 1 golo irregular contra o SCBraga. Nessa 1ª mão sofremos 1 golo nos descontos e nesta 1ª mão também. Nessa sofremos 3 golos e nesta também. Esse foi jogada em casa e este jogo fora. Nessa o treinador era Jorge Costa e nesta Manuel Machado. Mas convenhamos que tivemos agora bastante azar. Falhar 2 penaltis ao longo de 1 jogo europeu só pode ser obra do "demo".
Perdems contra o Werder Bremen por 3-0, é 1 facto. Poderíamos ter perdido por 2-1 ou 3-2  ou até ter empatado. Quem sabe como se desenvolveria o jogo se uma das grandes penalidades tivesse entrado?  ??? ??? ??? Não esqueçamos que estávamos a jogar contra o 2º classificado da Bundesliga e o resultado poderia ter sido bem mais "amigo". Nós jogámos contra o 2º a contar do início e o SLB jogou contra o "Parma da Alemanha deteriorado" ou seja contra o 2º a contar do fim. E não se viu grande brilho.

Penso ques esta já foi e tudo vai ser normal, passando o melhor o que é uma pena. Mas é preciso ganhar ao Setúbal, que é 1 dos jogos mais relevantes dentro do contexto da época.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

PAF

O slb fez o resultado que se esperava porque a verdade é que o slb anda como nós ou até pior... nós com uma época minimamente regular estariamos certamente em 2ºlugar, nem precisavamos de fazer nenhum brilharete tal têm sido os desaires de benfica e sporting.
O nuremberg anda pelas ruas da amargura e até despediu o treinador o que pode ter dado animo, mas o slb é neste momento pouco mais que zero, o treinador ouve assobios a cada substituição, tem lenços brancos quase todos os jogos e em casa contra equipas que defendam um pouco e bem, dificilmente ganha um jogo.

cardoso

Há imensas coisas que eu poderia comentar em relação a esta discussão. Mas tudo isto são opiniões e cada um vê as coisas na sua perspectiva.
Aquilo que eu posso resumir da forma como vejo os assuntos em discussão é o seguinte:
- Estamos a jogar mal. O jogo com o Bremen foi um daqueles em que os jogadores são levados a "dar o litro". É, por isso, normal, que se tenha visto mais empenho que nos ultimos jogos. Mas se aquele jogo é o máximo que podemos dar, então estamos mal.
- o treinador revela sintomas de vedetismo, inventando situações que não lembram ao diabo.
- o guarda redes tem sido o nosso abono de familia e não merece ser crucificado mas o certo é que adormeceu no primeiro golo.
- mantenho a ideia de que os centrais estão a fazer "serviço extra" devido à fragilidade dos laterais, principalmente do J. Pereira no que toca a fechar ao meio.
- o meio campo em Bremen foi excessivamente defensivo.
- continuamos sem extremos capazes de manter a eficácia do 4.3.3
- não há coesão no grupo

E, principalmente: mais grave que o 3-0 em Bremen tem sido as exibições e maus resultados a nível interno. Se domingo não ganharmos, por mim, acabou a época em termos de objectivos minimamente aceitáveis.

Elvis

Quote from: cardoso on 16 de February de 2008, 23:09


E, principalmente: mais grave que o 3-0 em Bremen tem sido as exibições e maus resultados a nível interno. Se domingo não ganharmos, por mim, acabou a época em termos de objectivos minimamente aceitáveis.


Por mim Tambem
[url="http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b"]http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b[/url]

HugoSáPinto

#16
Em relação à desvalorização da equipa do W. Bremen face ao Tottenham, tenho de discordar. Em termos atacantes, o Werder Bremen é mesmo a equipa mais concretizadora da Bundesliga! Está em 2º lugar. Logo, não a considero nem superior nem inferior à do Tottenham da época passada.
Do mesmo modo, julgo que a 'equipa' do Braga mantém-se como um amontoado de jogadores, 'sem rei nem roque', onde todos puxam para lados opostos. Aliás, esta atitude e filosofia de jogo parece-me extremamente idêntica à da nossa selecção nacional, onde o todo colectivo parece enclausurado nas dinâmicas individualistas...
De facto, desde os tempos do Jesualdo Ferreira, não vejo na equipa do Braga uma organização táctica consistente. Não há fio de jogo, não há compensações entre os vários sectores (o que revela falta de coesão no/do grupo), não há tranquilidade, não há submissão ao modelo preconizado pelo treinador. Há, sim, algum querer de alguns jogadores. Mas esse querer é insuficiente, quando as forças são despendidas sem objectividade e clarividência, o que acaba por desembocar em jogadas desconexas, sem grande eficácia e beleza técnico-táctica. O público bracarense, com isto, espera e desespera por mudanças estruturais na equipa. Há um jogo por outro que parece preconizá-las. Contudo, nos jogos seguintes, voltamos ao mesmo...
Urge fazer algo. O mais grave desta situação é que a 'dança' de treinadores nada trouxe de novo, nem certamente trará.. Certo é que, antes da saída de Jesualdo, havia um modelo de jogo, havia uma estrutura, havia um objectivo real, havia uma política bem definida e organizada. Neste momento vejo um entreposto de jogadores, onde cada um rema para onde lhe convém.
Quem sofre com isto, como sempre, é o associado, que espera saudosamente o regresso do D. Sebastião, que trará o sucesso almejado às hostes...