News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 13/02

Started by Olho Vivo, 13 de February de 2008, 03:26

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

PRIORIDADE DE MANUEL MACHADO É LEVAR PARA BRAGA A DISCUSSÃO DA ELIMINATÓRIA

«Empate ou derrota tangencial não seriam maus resultados»

Enviados-especiais de «A BOLA»
Fotos de HELENA VALENTE/ASF
Reportagem de PASCOAL SOUSA

BREMEN — Manuel Machado não vende promessas, mas deixa espaço para a ilusão avançar. Frente à segunda melhor equipa alemã da actualidade, é importante ser pragmático na análise e também na abordagem à partida. Nesse sentido, o Sp. Braga vai à luta no Weserstadion com a ideia fixa de não fechar já as portas da eliminatória.

— O Werder Bremen tem o melhor ataque na Bundesliga. De que forma pode o Sp. Braga travar esta equipa?

— Este Bremen tem um modelo de equipa grande. Possui índices físicos elevados e funciona como um colectivo forte e de qualidade e tem um grande pendor ofensivo. No fundo, o Sp. Braga terá de ser prático e eficaz na abordagem ao jogo e anular o poderio ofensivo do adversário.

— Perante uma defesa tão alta, faz sentido ter no ataque uma referência fixa como Linz?

— Não responderei a essa questão, porque revelaria algo sobre a nossa estratégia. Temos duas estruturas montadas e uma delas será utilizada para levar a discussão da eliminatória para Braga.

— Diego vai ter vigilância especial?

— Valorizo sobretudo o grande colectivo do Werder Bremen, sem menosprezo por essa unidade, que é de facto diferenciada em termos de qualidade técnica. Acima de tudo, procuramos um resultado que não feche aqui a eliminatória.

«Somos ambiciosos»

— Um empate seria um bom resultado?

— Um empate ou uma derrota tangencial, desde que marquemos um golo, serão resultados passíveis de manter aberta a eliminatória. Mas somos ambiciosos e se pudermos fazer mais não enjeitaremos essa possibilidade.

— A última vitória do Sp. Braga foi precisamente na Taça UEFA, há dois meses...

— Prefiro valorizar o que fizemos nesta prova: em seis jogos perdermos apenas um. Noutro plano, diria que o único problema foi perder quatro pontos na Liga por causa de desconcentrações momentâneas na parte final das partidas.



«FORAM OS JORNALISTAS...»

«Nunca acusei César Peixoto»

BREMEN — A propósito de declarações de Hugo Almeida, em que o internacional português aludiu ao relacionamento difícil de Manuel Machado com os jogadores bracarenses, o professor fez uma inversão de marcha e repescou o caso de César Peixoto. Primeiro a resposta a Almeida: «Não sabe do que está a falar.» Sobre César, uma curiosa interpretação acerca do episódio na Amadora: «Nunca acusei o César, foram vocês, jornalistas, que disseram que eu estava a falar dele. Não falei em nomes. Vocês é que lhe meteram um microfone à frente para ele falar a quente e ficcionarem sobre o clima no Sp. Braga. A atmosfera é saudável.»

Na verdade, as declarações de César Peixoto a A BOLA foram produzidas no dia seguinte ao empate na Amadora. Sem microfone e com toda a tranquilidade. A esse propósito, vale a pena recordar que na altura Manuel Machado qualificou «de falta de profissionalismo» a atitude do jogador expulso. Que, para que conste, dava pelo nome de César Peixoto. E isso não é ficção...



CHILENO É PEDRA BASILAR NO ONZE

Contreras e mais dez

BREMEN — Manuel Machado não abriu o jogo sobre o onze que irá utilizar, hoje, no Weserstadion. Sobra uma certeza: nas duas equipas testadas pelo professor, Contreras surgiu sempre como trinco, preenchendo a zona de influência do brasileiro Diego. Também parece inevitável a saída de Miguelito para a entrada de Carlos Fernandes.

As dúvidas adensam-se a partir do miolo. Anteontem, o professor experimentou uma equipa mais conservadora e experiente, com a dupla Frechaut e Vandinho a acompanhar Contreras no meio-campo e Linz a surgir no ataque, coadjuvado por Jorginho e Wender. Esta é, de resto, a equipa que os alemães esperam e não terá o efeito surpresa do primeiro onze testado, onde Stélvio fazia parte de um losango no qual Jorginho tinha como tarefa alimentar Matheus e Jailson.



ANTÓNIO SALVADOR DISPARA FORTE NA DIRECÇÃO DO REPRESENTANTE DE MATHEUS

«Nem empresário é!»

BREMEN — António Salvador acusou o empresário de Matheus de ter exercido pressão para o jogador não ir a Bremen e revelou o conteúdo de uma mensagem que, segundo o presidente bracarense, «constitui prova de chantagem inaceitável». A primeira consequência deste caso é a suspensão de todos os processos de renovação de contratos em curso.

Matheus não renova nem é aumentado. João Tomás, que já tem um acordo verbal para renovar até 2009, terá de esperar pelo final da época para colocar a assinatura no contrato. António Salvador quer ver os objectivos da equipa «alcançados» antes de arrumar a casa. Esta foi a principal medida tomada pela SAD na sequência do desentendimento com José Almeida, empresário de Matheus, a propósito das exigências do agente para o brasileiro renovar pelos minhotos.

«O jogador foi iludido pelo empresário. Oferecemos-lhe um aumento de 50 por cento do ordenado e mais três anos de contrato. Quando fui confrontado com os 30 mil euros/mês exigidos pelo agente e com as ameaças, coloquei ponto final nas negociações», resumiu o líder bracarense, que fala abertamente de «pressões» exercidas pelo agente junto do jogador e da SAD: «O facto é que esse indivíduo ameaçou-nos, mandou uma mensagem, que guardei no meu telemóvel, dizendo que o jogador não iria a Bremen se as suas exigências não fossem satisfeitas. Não aceito chantagens, muito menos de um indivíduo que nem empresário é. O irmão dele, o Nani, que é um senhor do futebol e joga num clube como o Manchester, não o tem como empresário. Não me espanta!»

Irritado com as palavras de José Almeida a diversos órgãos de comunicação social, dando conta de que o jogador foi enganado, Salvador ripostou: «O Sp. Braga não engana ninguém. Esse senhor só pode ser doente mental, caso contrário não dizia asneiras. Disse-me que tinha uma mentalidade holandesa, mas se fosse aos holandeses não o deixava entrar no país.»

No meio desta guerra, está Matheus... «Todo este caso não lhe afectará o rendimento. Acredito que ele deve estar arrependido de ser representado por esse senhor», rematou o líder da SAD.





A PROVA  — Como A BOLA adiantou, foi uma mensagem enviada pelo empresário de Matheus para o telemóvel de Salvador, que desencadeou a polémica. O presidente do Sp. Braga vai guardar o texto como prova das pressões de que diz ter sido alvo por parte do agente, mas fez questão de divulgar o seu teor: «15.000 euros neto (líquido) e 100 mil euros na mão. Até 2.ª- -feira uma resposta. O jogador não vai viajar para Bremen sem ter resposta positiva»




TÉCNICO ALEMÃO EXIGE EMPENHO FRENTE AOS MINHOTOS

Schaaf não quer irritar-se...

BREMEN — Thomas Schaaf tem quatro nomes impressos na memória: Linz, Brum, Vandinho e Frechaut. «O Sp. Braga não tem nomes famosos, mas tem individualidades muito interessantes. É uma equipa veloz e muito boa tecnicamente. Tivemos oportunidade de os observar frente ao Bayern Munique e é bom que a minha equipa invista o máximo neste jogo para não ser surpreendida», sintetizou o técnico do Werder Bremen.

Do Sp. Braga tem mais outra ideia: «É uma equipa capaz de irritar um adversário. Não nos podemos irritar nem pensar que eles são menos fortes que nós. Também não podemos pensar neste jogo como um todo, ou seja, primeiro vamos atacar esta primeira mão e depois veremos o que acontece em Braga.»

Decididamente, o empate bracarense com o Bayern de Munique na fase de grupos da Taça UEFA elevou a cotação do conjunto de Manuel Machado.



DIEGO ELOGIA SP. BRAGA

«Não somos favoritos»

BREMEN — Ainda hoje recorda com «mágoa» a experiência no FC Porto, mas o tempo é de falar no presente e Diego está nas nuvens. Estrela em Bremen, recuperou o estatuto de internacional pelo Brasil e já se fala de um salto para a Juventus no final desta época. Recordar Portugal não é um exercício penoso para o criativo. «Tenho lá muitos amigos, ainda hoje recebo mensagens de adeptos do FC Porto que nunca me esqueceram. Também não me esqueci deles», afirma, com alguma nostalgia. «Este jogo com o Sp. Braga vai ser bom para rever amigos e antigos adversários», anima-se, deixando elogios à equipa minhota: «Forma um colectivo forte e coeso». O Werder Bremen é favorito? «Qual quê?! A este nível favoritismo é coisa que não existe», atira, bem disposto.



Hugo Almeida já voltou

BREMEN — Hugo Almeida regressou ontem à noite ao hotel onde o Werder Bremen estagia, depois de uma curta viagem a Portugal para estar presente no funeral do avô. O atacante colocou-se à disposição de Thomas Schaaf, mas o treinador ainda tem dúvidas sobre a utilização do português: «Vou ver como ele se sente.» A priori, Hugo Almeida deverá ser suplente. Rosenberg e Sanogo (que esteve na CAN ao serviço da Costa do Marfim) deverão formar a dupla atacante da turma alemã.

Está quase, Miguelito...

A passagem de Miguelito pelo Benfica não lhe abriu as portas da Europa. Agora, surge a oportunidade de carimbar pela primeira vez o passaporte numa prova da UEFA. O único obstáculo para o esquerdino dá pelo nome de Carlos Fernandes, o qual, por sinal, deverá recuperar a titularidade...

O outro português

Fala-se frequentemente do Werder Bremen de Hugo Almeida, mas há outro lusitano no plantel de Thomas Schaaf: trata-se de Amaury Bischoff, médio de 20 anos, filho de um francês e de uma portuguesa. Bischoff representou a França até aos sub-18, mas optou por Portugal quando foi chamado a defender as cores lusas em Toulon. No Werder Bremen tem o lugar tapado por muitos craques e actua pelas reservas.

Medo das alturas?

O plantel do Werder Bremen é quatro centímetros mais alto que o do Sp. Braga, um indicador que Manuel Machado teve em conta quando montou a estratégia. A média de alturas nos alemões é de 1,86 metros, mas a do onze é superior. Coisa para provocar vertigens aos bracarenses? O tamanho não é tudo. Por isso há um rapaz no Bremen que tem apenas 1,74 metros, mas é um gigante em talento e classe — Diego.



Guarda-redes e defesa

O jogo 19 dos dois Paulos

No jogo 45 do Sp. Braga nas competições europeias, destaque para dois jogadores: Paulo Jorge e Paulo Santos, defesa e guarda-redes, contabilizarão a 19.ª presença nas provas da UEFA. Seguem-se Wender (17 neste momento), Vandinho e João Vieira Pinto (13). Este será o quarto jogo com equipas alemãs: Schalke 04 (0-0 e 0-2, em 1997/98) e Bayern (0-0, já esta temporada).




in A BOLA

JotaCC

#1
António Salvador
"Deve ser doente mental"

O pinguepongue constante nas negociações relacionadas com a renovação do contrato de Matheus mexeram com a paciência de António Salvador. O presidente do Braga registou com desagrado as denúncias de José Almeida, o empresário do jogador brasileiro, e resolveu contra-atacar antes de embarcar no avião tendo como destino Bremen. "Disse que a SAD enganou o Matheus, mas é falso. Não enganamos ninguém, e o passado e o presente servem de prova. Só um doente mental seria capaz de dizer o contrário. Ele diz que tem uma mentalidade holandesa, mas julgo que os clubes desse país deviam proibir a sua entrada", propôs o dirigente, fazendo depois uma curiosa revelação. "Até me mandou uma SMS a dizer que, se o jogador não renovasse até ontem [segunda-feira], por 30 mil euros por mês, não iria viajar com a equipa para a Alemanha. Só que o Matheus foi convocado e está connosco", lembrou.

As conversações cessaram, e o dirigente, diz, começa a perceber por que razão o agente do atacante do Braga não representa o seu próprio irmão Nani (Manchester United). "Nada foi alterado em função do que foi dito ao Matheus; provavelmente mudou de ideias, depois de ter sido iludido por um senhor que nem é empresário. Só pode ser um doente mental; se não fosse seria agente do seu irmão, que representa actualmente um grande clube", atirou.

"No clube não há qualquer crise"

À margem do caso Matheus, António Salvador aguarda o jogo com o Werder Bremen com um optimismo moderado. Andar na Taça UEFA já se tornou num saudável hábito para o Braga, e, nessa medida, o dirigente prevê um resultado favorável. "Esta equipa já demonstrou que está habituada a grandes jogos. Conseguiu um bom resultado frente ao Bayern, entre outros jogos, e por isso acredito que será capaz de fazer um grande jogo na Alemanha. É importante, mas o Braga já está habituado a estas andanças e irá encará-las com grande sentido de responsabilidade. A equipa tudo irá fazer para conseguir um bom resultado", observou. Dito o essencial, Salvador rejeitou uma eventual crise provocada por falta de resultados. "Só se fala numa propalada crise na comunicação social, no clube não há qualquer crise. Alguns jornalistas não escrevem de uma forma construtiva", ripostou.

O fim das renovações

No seguimento do processo negocial com Matheus, a SAD do Braga resolveu congelar todas as renovações que tinha em vista fazer. Farto de chantagens e pressões, às quais garante "não ceder", António Salvador anunciou que só irá pensar no futuro da equipa no termo da época. "A SAD não vai renovar com ninguém até ao fim da época, pois há objectivos a cumprir", declarou, desvendando depois que chegou a prometer a Matheus uma melhoria do seu salário na ordem dos 50 por cento".


Trincadela na fava


Começa hoje a ser testado o conceito de "fava" atribuído ao Werder Bremen, quando, em Dezembro, calhou ao Braga no sorteio dos 16 avos-de-final da Taça UEFA. Tendo como termo de comparação o Basileia e o Nuremberga, os miniobstáculos do Sporting e Benfica, respectivamente, percebe-se que os minhotos não tiveram sorte alguma, pois têm como adversário o actual segundo classificado do campeonato alemão. À primeira vista, parece que o azar lhes bateu à porta com grande intensidade, mas o cenário deve ser olhado de soslaio pela equipa germânica, uma vez que o Braga conseguiu empatar em casa (1-1) com o Bayern de Munique, precisamente o actual líder da Bundesliga, ainda na fase de grupos na actual edição da prova. Por outro lado, a recente igualdade conseguida pelo Bremen em casa do Bayern também deve inspirar desconfiança nos portugueses, a menos que este resultado não tenha passado de um canto do cisne na sequência de um surpreendente afastamento da Taça da Alemanha e de uma derrota caseira ante o Bochum.

Habituado a este jogo de dúvidas e suspeições, Manuel Machado vai apostar num onze de trabalho, reforçado no "miolo" com uma dupla de trincos inédita (Contreras e Stélvio Cruz), que se deverá distribuir em campo num 4x4x2 em losango. O segundo poderá mesmo assumir o papel de polícia do ex-portista Diego, a grande estrela da companhia alemã, enquanto o internacional chileno será capaz de se converter, a qualquer momento do jogo, num terceiro central, dificultando ainda mais o trabalho da tradicional dupla de avançados do Werder Bremen. Com Vandinho mais recuado e Jorginho no papel de camisola 10, o ataque ficará entregue a Linz e a Matheus. Como plano B, Machado também poderá optar por uma linha ofensiva com Jailson e Matheus bem abertos nos flancos. Do outro lado, a grande expectativa é saber se o português Hugo Almeida está de regresso à equipa na condição de titular ou de suplente, depois de ter cumprido um duro castigo de três jogos de suspensão. Depois do adeus ao FC Porto, este será o seu primeiro embate diante de uma equipa portuguesa.

FC Porto já humilhou o Bremen

O Werder Bremen não tem boas recordações das duas vezes em que defrontou uma equipa portuguesa, mais concretamente o FC Porto. Em plena fase de grupos da Liga dos Campeões, em 1993/94, a equipa começou por perder no Estádio das Antas por 3-2 e depois seria goleada no Weserstadion por uns pesados 5-0. Quem viu tudo sentado no banco de suplentes foi o actual treinador dos verde e brancos, Thomas Schaaf, cuja carreira de futebolista já estava numa fase descendente. Já o Braga apenas perdeu um de três jogos com equipas alemãs, frente ao Schalke 04, para a Taça UEFA, e na condição de visitante.

Estádio Weserstadion (Bremen)

19h30 | Sport TV1

Árbitro

Georgios Kasnaferis [Grécia]

Assistentes

Christos Gennaios + Christos Akrivos

WERDER BREMEN

Treinador Thomas Schaaf

1 | Wiese GR

24 | Owomoyela LD

29 | Martesacker DC

4 | Naldo DC

13 | Tosic LE

6 | Baumann MD

20 | Jensen MO

24 | Borowski MO

10 | Diego MO

9 | Rosenberg AV

18 | Sonogo AV

33 | Vander GR

3 | Pasanen LE

11 | Ozil MD

14 | Hunt MO

17 | Klasnik AV

34 | Harnik AV

23 | Hugo Almeida AV

BRAGA

Treinador Manuel Machado

1 | Paulo Santos GR

47 | João Pereira LD

3 | Paulo Jorge DC

2 | Rodriguez DC

13 | Carlos Fernandes LE

16 | Pablo Contreras MD

89 | Stélvio Cruz MD

88 | Vandinho MO

7 | Jorginho MO

29 | Linz AV

99 | Matheus AV

12 | Dani GR

25 | Miguelito LE

5 | Roberto Brum MD

21 | César Peixoto MO

18 | Zé Manel AD

15 | Wender AE

20 | Jailson AV


Meia centena de adeptos

Para variar, não há notícia de alguém se ter aventurado de automóvel até Bremen. No avião fretado pelo Braga voaram 45 adeptos, incluindo os líderes das principais claques, mas é provável que amanhã surjam mais portugueses (emigrantes) no Weserstadion.

Bilhetes para a final amanhã à venda


Aconteça o que acontecer ao Braga nos 16 avos-de-final da Taça UEFA, quem quiser assistir à final da prova já poderá comprar a partir de amanhã os bilhetes. Os interessados terão de se inscrever no sítio da UEFA e aguardar pelos resultados de um sorteio.

30 mil no Weserstadion

A casa do Werder Bremen não vai encher, mas os 30 mil adeptos previstos para o jogo desta noite vão certamente criar um ambiente infernal. Como se não bastasse, o frio será mais um inimigo para o Braga, pois ontem à tarde o mercúrio não passava dos seis graus.


Thomas Schaaf
"Hugo Almeida já está connosco no hotel"

Já regressado à Alemanha, depois de uma viagem-relâmpago a Portugal para participar no funeral do avô, Hugo Almeida é a dúvida do Werder Bremen. Depois de uma longa ausência, motivada por um castigo de três jogos, o ponta-de-lança está finalmente às ordens de Thomas Schaaf, mas não é certa a titularidade. "Teria sido melhor se tivesse trabalhado connosco, mas já está com a equipa no hotel. Amanhã [hoje] veremos se está em condições", testemunhou o técnico do Werder Bremen, que se manifestou razoavelmente documentado sobre o adversário luso. "O Braga é uma equipa muito compacta, ofensiva e rápida. O Linz marca muitos golos, e o Roberto Brum é praticamente o patrão da equipa", exemplificou. Por tudo isto, Schaaf vai pedir "grande concentração" aos jogadores. "Queremos melhorar, sobretudo na finalização", apontou.


Manuel Machado
"Clima é bom na equipa"

Nem o balneário do Braga pegou fogo, nem ninguém desertou do grupo às ordens de Manuel Machado. Até Hugo Almeida sabe disso, mas o treinador não gostou que o avançado do Werder Bremen tivesse pintado um cenário de crise em torno da equipa minhota. "O Hugo Almeida não sabe do que está a falar. Por vezes, ficcionam-se alguns problemas pela Imprensa. Sempre que há mudanças, há resistências que se manifestam. Foi assim com o Vandinho e com o César Peixoto, de uma forma inusitada, mas também nunca me referi a ninguém em particular", alegou. Subtraídos esses dois episódios, Machado conclui que "tudo tem corrido com normalidade" desde que assumiu o comando técnico da equipa. "Apenas houve desconcentrações nalguns jogos. O clima é bom, e esses casos pontuais foram rapidamente sanados", assegurou.

Esclarecimentos à parte, Manuel Machado prometeu contrariar o temível ataque do Werder Bremen e logo através do seu ponto mais fraco. "São o melhor ataque da Bundesliga, mas também têm uma defesa permeável. O Werder Bremen tem um modelo de equipa grande, com grande poder ofensivo e grandes índices físicos. Apesar de tudo isto, julgo que são um pouco permeáveis em termos defensivos, pelo que vamos tentar contra-atacar com o objectivo de fazer golos, tentando assim perturbar o seu pendor ofensivo", expôs, admitindo ao mesmo tempo uma possível mudança no desenho táctico da equipa arsenalista. "Para além da estrutura habitual do Braga, trabalhámos alternativas. Vamos tentar um bom resultado e levar a resolução da eliminatória para Portugal", repetiu. Como a grande força do Werder Bremen "é o seu colectivo", o treinador quase consegue alhear-se da "qualidade" de Diego, atirando-o para um segundo plano calculado.

Um empate ou uma derrota "por uma margem tangencial, com golos", serão sempre "bons resultados" para Manuel Machado, e nem o facto de o Braga não ganhar há dois meses parece preocupá-lo. "O que interessa é que o Braga ainda só perdeu um jogo nesta edição da Taça UEFA. É isso que valorizo", defendeu.


José Cruz, psicólogo

"Os jogadores estão automobilizados"

Licenciado em Psicologia pela Universidade Estatal de Moscovo, José Cruz jamais esquecerá quando foi chamado de urgência por Alberto Pazos na véspera da final da Taça de Portugal com o Benfica. O objectivo do treinador galego, que havia sucedido a Fernando Castro Santos, seria aplicar uma injecção de psicologia positiva nos jogadores do Braga, mas o psicólogo percebeu que estava ali a mais. Por mais receios ou desinteligências que imperassem no balneário, a equipa já estava em plena velocidade de cruzeiro rumo ao destino traçado. "O Karoglan e o Barroso logo disseram que não era necessária qualquer conversa. Senti que os jogadores estavam automobilizados", recorda. Por coincidência, este antigo colaborador de Manuel Cajuda acha que o mesmo se verifica no actual plantel do Braga. "É verdade que não ganham há algum tempo, mas a equipa tem capacidade para se automotivar", assegura.

Em contagem decrescente para o jogo com o Werder Bremen, José Cruz compara a equipa arsenalista a "um saco de gatos, onde todos arranham", porque "as coisas têm corrido mal", mas não precisa de recuar muito no tempo para encontrar uma imagem bem diferente. "O Braga não levou nenhuma abada do Bayern e só não ganhou por influência do árbitro. Digo até mais: o Zé Manel não é pior extremo do que há um mês, nem o Wender perdeu velocidade", exemplificou.

Já sobre as propaladas descidas do presidente do clube ao balneário, José Cruz considera-as pouco recomendáveis. "Os dirigentes já têm muito com que se ocupar. Quando um presidente vai ao balneários, muitas vezes é sinal de que não está satisfeito com o treinador", avalia.


Muitos repórteres

Os alemães não brincam em serviço, e essa imagem saltou à vista da comitiva arsenalista que aterrou em Bremen: mesmo à saída do "charter", estava um batalhão de repórteres, fotógrafos e técnicos de imagem ávido de motivos de reportagem. Melhor marcador do Braga e conhecedor da língua alemã, Linz foi o mais requisitado pelos "media" germânicos, que se fartaram de fazer perguntas para compreender os problemas do Braga a que se referiu Hugo Almeida.

Vereadora na vez de Mesquita

Retido em Portugal devido a afazeres profissionais, Mesquita Machado, o presidente da Câmara de Braga, não viajou para a Alemanha, mas fez-se representar pela vereadora do Desporto e Educação, Palmira Maciel. O Conselho de Administração da SAD voou em peso, e entre os ilustres não faltou, como habitualmente, o presidente da AF Braga, Carlos Coutada.

O fim das renovações

No seguimento do processo negocial com Matheus, a SAD do Braga resolveu congelar todas as renovações que tinha em vista fazer. Farto de chantagens e pressões, às quais garante "não ceder", António Salvador anunciou que só irá pensar no futuro da equipa no termo da época. "A SAD não vai renovar com ninguém até ao fim da época, pois há objectivos a cumprir", declarou, desvendando depois que chegou a prometer a Matheus uma melhoria do seu salário na ordem dos 50 por cento".




O JOGO

JotaCC

Regresso europeu em missão complicada

Quase dois meses depois da última vitória, curiosamente no último jogo disputado na Taça UEFA, a 19 de Dezembro do ano passado, ante o Estrela Vermelha, o Braga regressa hoje ao palco europeu, e logo para jogar no terreno de um dos grandes candidatos à final da prova. O Werder Bremen, actual segundo classificado do campeonato alemão, que no domingo passado empatou no estádio do líder Bayern (1-1), é um teste complicado para a equipa minhota, que tentará garantir no "Weserstadion" um resultado que lhe permita encarar com optimismo o jogo da segunda mão destes 16 avos-de-final, marcado para a próxima semana, no Minho.

Sem ganhar há seis jogos, Manuel Machado está em busca de respostas e preparou um esquema diferente do habitual para esta partida, assumidamente mais defensivo, à procura de travar a força atacante do Werder, uma equipa que já marcou 44 golos nos 19 jogos realizados esta época na Bundesliga (melhor registo da prova). O técnico minhoto assumiu que a prioridade dos bracarenses é não sofrer golos e, depois, aproveitar eventuais espaços que surjam no meio-campo e defesa dos germânicos, para tentar marcar em contra-ataque.

"O Werder Bremen usa um modelo de equipa grande, que investe muito em termos ofensivos, mas que também sofre muitos golos. Temos de tentar travá-los com eficácia a nível defensivo, para depois procurarmos contra-atacar. Se o conseguirmos, iremos desestabilizar o adversário", afirmou o treinador minhoto na antevisão que fez ontem ao encontro, traçando o desenho do que será um bom resultado para o Braga "Um empate será bom e perder pela margem mínima com golos da nossa parte também será. Claro que somos ambiciosos e, se pudermos alcançar algo mais, iremos fazê-lo".

A presença do central Contreras no meio-campo, com o objectivo específico de vigiar o brasileiro Diego, será uma das novidades do onze minhoto, tal como a titularidade do jovem Stélvio, que dará músculo a um meio-campo obrigado a responder à força germânica, e que desta vez contará com quatro unidades, com Jorginho no apoio aos avançados. No ataque, a dúvida reside no jogador que fará companhia a Linz. Wender e Matheus são as opções do técnico arsenalista, faltando saber se Machado irá apostar na experiência do primeiro ou na velocidade do segundo, que ontem esteve no centro das atenções devido ao difícil processo de renovação do contrato. "Temos trabalhado alternativas ao sistema táctico habitual e é uma dessas variações que iremos utilizar neste jogo. Estou, sobretudo, preocupado com a forma colectiva como joga o nosso adversário, que nesse aspecto é superior ao Bayern de Munique".

Terceiros na Champions

No Werder Bremen, que transitou para a UEFA depois do terceiro lugar obtido no Grupo C da primeira fase da Liga dos Campeões, a expectativa reside no possível, mas improvável, regresso ao onze do português Hugo Almeida, que não tem jogado na Bundesliga devido a castigo. O avançado, que esteve nos dois últimos dias em Portugal devido à morte do avô, regressou à Alemanha a tempo da partida, mas ainda não deverá ser desta que irá regressar às opções iniciais do treinador Thomas Schaaf.
      
Salvador furioso com agente de Matheus

António Salvador não perdoa


A polémica relacionada com a renovação do contrato de Matheus marcou a partida da comitiva minhota para Bremen. António Salvador, presidente da SAD arsenalista, não escondeu a insatisfação com o desenvolvimento do caso e ontem revelou pormenores do processo, atirando-se de forma violenta a José Almeida, o empresário do extremo brasileiro. "Esse indivíduo mandou-me um SMS a dizer que, se o jogador não renovasse até ontem, por 30 mil euros por mês, não viajaria para a Alemanha. O jogador está aqui... Não sei se mudou de ideias porque deve estar a ser iludido por um senhor que deve ser um doente mental. Se fosse empresário, estaria a representar o irmão, um grande jogador que está num grande clube e que é representado por um grande senhor do futebol europeu", afirmou Salvador, referindo-se ao facto de Almeida ser irmão de Nani, estrela do Manchester United, cujo agente é Jorge Mendes.

Na referida SMS, a que a comunicação social teve acesso, pode ler-se que o empresário exige 15 mil euros líquidos por mês e 100 mil euros na mão para renovar o contrato.

O dirigente revelou que o empréstimo de Matheus ao Setúbal foi interrompido com a promessa de que o extremo veria o salário aumentado em 50%, negando ter recebido propostas do estrangeiro para a transferência do brasileiro. Salvador disse ainda que, até ao final desta época, nenhum jogador do plantel renovará contrato porque "há objectivos para cumprir" e mostrou confiança para o jogo de hoje "Esta equipa está habituada a grandes jogos e vai fazer tudo para conseguir um bom resultado".


Ecos de Bremen



Sport TV1 transmite partida em directo

A partida de hoje à noite entre o Werder Bremen e o Sp. Braga será televisionada para Portugal pela Sport TV1, após acordo obtido ontem, ao início da noite.



Quatro graus e 30 mil no estádio



Ao contrário do que acontece em Portugal, na Alemanha o frio aperta. À hora do jogo, os termómetros não ultrapassarão os 4 graus. Mesmo assim, estarão cerca de 30 mil pessoas no estádio do Werder.



Linz em destaque entre os alemães

Roland Linz foi o jogador do Braga mais procurado pela imprensa alemã na chegada a Bremen. O internacional austríaco desfez-se em entrevistas, falando de um jogo em que tentará aumentar a conta pessoal de golos na UEFA, que já vai em cinco.


JN
      


JotaCC

Empresário de Matheus ameaçou não deixar o jogador viajar para a Alemanha

O empresário de Matheus mandou uma mensagem a António Salvador ameaçando que o futebolista não viajava para a Alemanha se não renovasse contrato com o clube. "Deve ser um doente mental", acusou o líder do Sp. Braga.

Arenovação de contrato de Matheus com o Sporting de Braga — o actual vínculo termina em 2009 — emperrou, dado o desencontro de verbas apresentado pelo representante do jogador e a SAD do Braga.
António Salvador ficou bastante irritado com as declarações de José Almeida, empresário de Matheus, a alguns jornais, dando conta que o atleta foi "enganado" para regressar a Braga.

O presidente da SAD do Braga foi duro, directo e não poupou críticas ao empresário. "Não é por recados nos jornais que o Braga vai tomar qualquer medida em função daquilo que está delineado na SAD. Ainda hoje (ontem) um empresário vem no jornal a dizer que a SAD enganou um jogador, mas a SAD do Braga nunca enganou um jogador e não engana ninguém. O passado e presente mostram o quanto este clube é respeitado e respeita os seus profissionais. Só uma pessoa doente mental pode dizer uma coisa dessas. Ele diz que tem uma mentalidade holandesa, se essa é a sua mentalidade os holandeses devem proibi-lo de entrar na Holanda. Um indivíduo que manda uma SMS (mensagem) a dizer que se o jogador não renovasse contrato até ontem (terça-feira), por 30 mil euros por mês, não viajava para a Alemanha. O jogador está convocado e está a viajar. Não sei se o jogador mudou de ideias, deve estar a ser iludido por um senhor que nem empresário é. Deve ser um doente mental, pois se não fosse, o irmão dele que é um senhor jogador e está num grande clube (Nani) nem por ele é representado, mas sim por um grande empresário, esse sim um grande senhor do futebol europeu", atirou Salvador.

O presidente da SAD do Braga, antes de entrar no voo para a Alemanha, disse que ainda não tinha falado com Matheus e mostou-se convicto que o jogador vai dar o seu melhor, alheio a toda a celeuma.
Salvador deu a conhecer ainda quais as condições que tinham sido propostas pelo Sp. Braga. "Ele (Matheus) quando regressou de Setúbal foi-lhe transmitido que a SAD iria melhorar o contrato em 50% daquilo que ganhava, para trabalhar com vontade e essa melhoria seria feita". Atirando-se ao empresário, "foi ele quem disse ao jogador para renovar contrato com o Braga por três anos e ter um vencimento de 30 mil euros por mês. Esse senhor não deve andar na realidade do futebol português, pois não deveria iludir o jogador dessa maneira. Mandou-me uma SMS a dizer: até 2.ª feira se não houver uma resposta o jogador não viaja com a equipa, sem ter uma resposta positiva da renovação do contrato. Isto é uma chantagem e a SAD do Braga não vai entrar nisso", conferiu o presidente da SAD arsenalista.



As "estrelas" também se abatem

O Sp. Braga joga esta noite (20h30 locais - 19h30 em Portugal) uma cartada importante na Taça UEFA, com os olhos nos oitavos-de-final da competição. O Werder Bremen apresenta-se como um adversário de respeito, mas é sempre possível deixar mossas para discutir a eliminatória em Braga.

O Sp. Braga está apostado em apagar os últimos maus resultados, com um brilharete nas competições europeias, mantendo acesa a esperança em garantir um lugar nos oitavos-de-final da Taça UEFA. Esta noite, em Bremen, trava o braço-de-ferro com uma das melhores equipas a actuar na Bundesliga. O Werder Bremen é o segundo classificado da prova, logo atrás do Bayern de Munique. Conta com uma equipa recheada de "estrelas", como Diego — ex-jogador do FC Porto — recentemente eleito o melhor jogador a actuar no campeonato alemão, e ainda Daniel Jensen e Boubacar Sanogo, outros  nomes de respeito, além do português Hugo Almeida, que hoje não será titular.

Mas as "estrelas" também se abatem. A missão dos arsenalistas passa, sobretudo, por deixar mossas na formação alemã, com o intuito de manter a eliminatória em aberto para o jogo da 'segunda-mão', em Braga.
Sem João Tomás e João Pinto, por opção do treinador, a formação bracarense apresenta-se quase na sua máxima força, agora com Contreras — reforço de Inverno — a assumir um papel preponderante na equipa. O internacional chileno deve actuar à frente da defesa, assumindo o papel de deter as investidas ofensivas do Bremen, sobretudo nas bolas que passam pelos pés do brasileiro Diego.

Pelo que o treinador do Bremen deixou entender, é certo que não vai facilitar no embate desta noite. Se, por um lado, os bracarenses querem fazer tudo para manter a eliminatória em aberto, já os alemães apostam em resolver já hoje esta ronda, apesar do último domingo terem disputado um jogo de desgaste superior, dado o confronto com o Bayern de Munique (1-1).
Há dois factores, ainda, a ter em conta para este embate. Em primeiro lugar a capacidade de resposta da equipa bracarense, numa altura em que os resultados são pouco animadores. A última vitória do Braga aconteceu quase há dois meses, precisamente num jogo da Taça UEFA, frente ao Estrela Vermelha.

A favor do W. Bremen reza ainda o factor casa, esperando-se um estádio quase cheio, mais de 30 mil espectadores, a puxarem pela equipa alemã. E recorde-se que na presente época o Werder Bremen apenas perdeu um jogo em casa, na Champions Leage, com os gregos do Olimpyakos (1-3), tendo, todavia, vencido os colosso espanhol Real Madrid por 3-2.

Manuel Machado: "Queremos levar a eliminatória para Braga"

O Sp. Braga tem alternativas à estratégia habitual, depois dos ensaios nas últimas semanas, a preparar o jogo com o Werder Bremen. Mas Manuel Machado não abriu o jogo, no discurso, quanto à aposta que vai fazer para o duelo desta noite.
O treinador do Sp. Braga tece rasgados elogios à forma como os alemães actuam, mas também aponta defeitos. "O Werder Bremen tem uma das defesas mais permeáveis, sendo uma equipa de grande potencial quer a nível nacional como internacional. Este Bremen apresenta o modelo de uma equipa 'grande', com grande pendor ofensivo e índices físicos de atletas diferenciado, com jogadores numa média de 1,90 m", constatou, na conferência de imprensa de antevisão do jogo".

E afinal, como é possível fazer frente a este adversário? "Sendo eficaz e prático defensivamente, obstando a que esse factor possa fazer mossa, e tentando contra-atacar, pois se fizermos golos poderemos controlar a acção ofensiva do adversário", constatou. "Não vou dizer qual a equipa, mas é sabido que para além daquilo que é a estrutura normal do Sporting de Braga, trabalhamos alternativas e dentro dessa gama de possibilidades, uma será a escolhida para tentar um bom resultado e levar a eliminatória em aberto para Portugal", conferiu Manuel Machado, realçando que a importância em alcançar um empate, ou derrota tangencial, para depois discutir a passagem aos oitavos-de-final da Taça UEFA, no jogo em Braga.

Manuel Machado recusou, sequer, qualquer atenção especial sobre Diego, advertindo que o colectivo do adversário vale pelo seu todo. "A equipa do Bremen é muito mais um colectivo que a própria equipa que lidera o campeonato alemão neste momento (Bayern de Munique). Para mim, é mais preocupante a força do colectivo do que uma ou outra personalidade sem qualquer tipo de desprezo para o jogador referenciado (Diego). Tenho preocupação com o belíssimo colectivo do Bremen e a sua dinâmica ofensiva", salientou.
Manuel Machado assegurou, ainda, que a equipa tem dado uma boa resposta nas provas europeias, apesar de não ganhar há dois meses na Liga portuguesa. "Mas ganhou dois e empatou três com equipas de grande dimensão e isso é que valoriza", frisou, referindo-se à campanha nas Taça UEFA.

CM

JotaCC

MANUEL MACHADO SABE O QUER EM BREMEN
TUDO PARA MANTER A ELIMINATÓRIA VIVA

Empatar ou perder com golos marcados são, de acordo com Manuel Machado, bons resultados para o Sp. Braga trazer hoje de Bremen. Roland Linz também acredita na passagem à próxima fase da Taça UEFA.


Na conferência de Imprensa realizada ontem que serviu de antevisão ao jogo com a equipa alemã onde pontificam os bem conhecidos Diego e Hugo Almeida, o treinador dos «arsenalistas» garantiu espírito de ambição, mas admitiu que o empate ou a derrota tangencial com golos "são bons resultados". No mais, Manuel Machado desfez-se em elogios à formação teutónica: "O Werder Bremen apresenta um modelo de equipa grande, com grande pendor ofensivo e de índices físicos elevados. Por isso, teremos de ser eficazes, práticos na defesa e tentar contra-atacar".
Por seu turno, Roland Linz atribui favoritismo a «Diego e companhia», mas mantém-se optimista relativamente à passagem à próxima eliminatória: "O W. Bremen é favorito, mas nós temos uma equipa forte e temos boas hipóteses de seguir em frente".
À partida para terras alemãs, António Salvador, ainda no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, garantiu que os «arsenalistas» tudo farão para trazer um bom resultado de Bremen, contudo, as declarações do presidente do Sp. Braga foram dedicadas ao empresário de Matheus, José Almeida: "Li num jornal que a SAD enganou um jogador. A SAD nunca enganou nenhum jogador, nunca engana ninguém. Só um doente mental é que diz aquilo".
Salvador disse ter recebido um SMS do agente do jogador a informá-lo de que "se o Matheus não renovasse contrato até ontem [segunda-feira], por 30 mil euros por mês, não viajaria para a Alemanha. Ele foi convocado, está aí e nada foi alterado. Não sei se foi o jogador que mudou de ideias".
Sempre no mesmo tom crítico, o líder bracarense afirmou que "o jogador Matheus) deve estar a ser iludido por um senhor que nem empresário é. Deve ser doente mental. O irmão dele (Nani), que é um senhor jogador, está num grande clube e nem é representado por ele

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Matheus envolvido em polémica entre empresário e presidente do Sporting de Braga

O presidente do Sporting de Braga acusou esta manhã o empresário de Matheus de chantagem no processo de renovação do contrato do avançado. O representante do jogador não aceita a acusação.

Matheus continua envolvido numa polémica. O empresário do jogador, José Almeida, terá ameaçado recentemente que o atleta não viajaria para a Alemanha com o plantel se não fosse acertada a alegada revalidação de contrato feita na transição do Vitória de Setúbal para o Sporting de Braga.

Esta terça-feira de manhã o presidente do Sporting de Braga, António Salvador, acusou o empresário de estar a fazer "chantagem" no processo de renovação contratual e de estar a "iludir o jogador".

Em declarações à Antena 1, José Almeida rejeita as acusações e afirma que apenas quer defender o jogador que representa.

O empresário afirma que Matheus "não está satisfeito", porque pensava que iria ser aumentado após a transferência para o clube minhoto, o que até agora não terá acontecido.

De qualquer forma, José Almeida garante que o contrato com o Sporting de Braga é para cumprir até ao final, mesmo com as propostas já feitas pelo Sion, da Suíça, e pelo PSV Heindoven, da Holanda.

Segundo José Almeida, ambos os clubes ofereciam um milhão e meio de euros, enquanto que o Braga queria dois milhões.


RTP

JotaCC

«É o quarto grande do futebol português»
HUGO ALMEIDA E DIEGO APRESENTARAM MINHOTOS
   
Não brilharam em Portugal, mas na Alemanha, e mais concretamente no Werder Bremen, encontraram espaço e oportunidades para o fazer. Agora, até já são dois dos jogadores em maior destaque no adversário de hoje do Sp. Braga.

Hugo Almeida e Diego conhecem bem a equipa que vão defrontar e, por isso mesmo, não esperam facilidades. Confessam que Thomas Schaaf não os procurou com o intuito de o ajudarem a dissecar a equipa arsenalista, mas já não dizem o mesmo em relação aos companheiros de equipa.

"O clube fez várias observações. O treinador está bem documentado e por isso não nos pediu ajuda. Em contrapartida, os nossos colegas já nos questionaram várias vezes sobre este adversário", confessou Hugo Almeida a Record, numa história que Diego nos confirmou, acrescentando a resposta que os companheiros receberam: "Dissemos-lhes que o Sp. Braga é o quarto grande do futebol português e isso chegou para que entendessem o elevado grau de dificuldade que vamos encontrar nesta eliminatória."

Excelente jogo

Em traços gerais, Hugo Almeida e Diego passaram aos colegas uma mensagem de alerta, pois sabem que a qualidade do adversário não é equivalente ao nome pouco sonante que a equipa portuguesa tem na Europa. "Quando estive no FC Porto pude constatar as dificuldades que o Sp. Braga cria a qualquer equipa", recordou o internacional brasileiro.

"Nenhuma das equipas atravessa o seu melhor momento, mas creio que vai ser um excelente jogo, com muito futebol de ataque de parte a parte", perspectivou, por outro lado, o ponta-de-lança português.

Em todo o caso, Hugo e Diego estão em sintonia no que diz respeito às ambições que têm nesta prova: "O ano passado caímos nas meias-finais. Agora, queremos vencê-la."



Atacar com duas lanças
JAÍLSON E MATHEUS PARA CAUSAR ESTRAGOS   

Ao poderoso e extremamente mecanizado 4x4x2 do Werder Bremen, o Sp. Braga vai responder com um... 4x4x2. Segundo Manuel Machado, o adversário – é o melhor ataque da Bundesliga com 44 golos, mais 10 que o líder Bayern – tem "grande pendor ofensivo, revelando-se um colectivo muito forte e com elevado porte atlético".

Destacada a principal característica, o técnico dos minhotos alertou para a existência de uma defesa "permeável", reportando-se objectivamente ao facto de o conjunto de Thomas Schaaf, no 2.º lugar da Bundesliga, ser uma das piores defesas com 31 golos. "Temos de ser eficazes e práticos para contra-atacar e fazer mossa", explicou.

Boa resposta com o Aves


É neste contexto que se enquadra o teste que fez com o Aves, ao colocar Jaílson e Matheus na frente de ataque com resultados interessantes. A dupla eleita era esta, faltava ontem saber se continuava a ser dada como certa a titularidade do extremo que regressou de Setúbal e está envolvido num processo conflituoso entre a SAD e o seu empresário. Mas tudo indica que a aposta se vai manter e Matheus e Jaílson serão mesmo as setas apontadas à baliza de Wiese.

2.º classificado de luxo

Ao perder em Munique, o Werder deixou a liderança isolada para o Bayern, mas Machado continua a considerar o oponente de luxo, deixando até de lado as suas individualidades. "Mais do que qualquer jogador, e sem estar a menosprezar a qualidade do Diego ou de outro qualquer, preocupa-me mais o colectivo e a sua dinâmica ofensiva", explicou, preparado para decidir a eliminatória em Braga: "Um empate com golos deixa tudo em aberto, mas somos ambiciosos e vamos procurar ganhar. Não poderá ser de outra maneira."

RECORD

JotaCC

Almeida reencontra velhos conhecidos-

O jogo entre o Werder Bremen e o Sp. Braga, dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, vai colocar o ponta-de-lança Hugo Almeida perante velhos conhecidos.

• O internacional lusitano pode defrontar três antigos colegas de equipa no seu primeiro embate diante de uma equipa portuguesa, depois de ter deixado o FC Porto, em 2006.

• Hugo Almeida jogou ao lado de Carlos Fernandes, Zé Manuel e João Pinto na temporada de 2004/05, quando esteve emprestado pelos portistas ao Boavista.

• O Bremen qualificou-se para os 16 avos-de-final ao terminar em terceiro no Grupo C da UEFA Champions League, enquanto o Braga chegou ao fim da fase de grupos da Taça UEFA em segundo do Grupo F.

• Os dois clubes nunca se defrontaram nas competições europeias.

• O Bremen efectuou dois jogos perante adversários portugueses, quando jogou com o FC Porto na fase de grupos da UEFA Champions League 1993/94. Perdeu no Estádio das Antas, por 3-2, e saiu goleado do Weserstadion por 5-0.

• Nessa altura, Thomas Schaaf, actual treinador do Bremen, estava a terminar a carreira de futebolista e no encontro da segunda mão, de má memória para os germânicos, esteve no banco de suplentes. Schaaf é famoso por ser um homem de um clube só, tendo conhecido apenas uma casa desde que chegou ao Bremen, com 11 anos, a 1 de Julho de 1972.

• O empate em casa (1-1) ante o FC Bayern München, na fase de grupos desta edição da Taça UEFA, foi o terceiro jogo dos minhotos diante de adversários alemães. Nos outros dois, empatou um e perdeu outro, tendo a derrota surgido na única partida em solo germânico, com o FC Schalke 04.

• O Braga mudou de treinador desde o início da fase de grupos, tendo Manuel Machado rendido Jorge Costa devido ao decepcionante desempenho da equipa na Liga portuguesa.

• Até à vitória, por 2-0, frente ao FK Crvena Zvezda, no último jogo da fase de grupos, o Braga não venceu os três encontros anteriores das provas europeias.

• A segunda mão vai jogar-se em Braga, a 21 de Fevereiro. O vencedor terá pela frente a equipa que levar a melhor na eliminatória entre o Rangers FC e Panathinaikos FC, nos oitavos-de-final, agendada para 12 e 13 de Março, sendo que disputa a segunda mão no seu reduto.

UEFA

JotaCC

Sporting de Braga quer trazer hoje da Alemanha um resultado que lhe permita discutir em casa a eliminatória da taça UEFA.     




O Sporting de Braga joga esta noite na Alemanha, a primeira partida dos dezaseis avos de final da taça UEFA contra o Werder Bremen.

O jogo começa às sete e meia desta noite contra uma equipa onde jogam o internacional luso Hugo Almeida, e o brasileiro que já jogou no Futebol Clube do Porto, Diego.

Na conferência de imprensa antes do jogo, ontem ao princípio da noite na Alemanha, o técnico do Sporting de Braga, Manuela Machado disse que o ponto forte dos alemães, é o seu colectivo.

Mas acredita que a fragilidade que apresenta no sector defensivo, pode beneficiar o Sporting de Braga que vai jogar em contra-ataque, e que conta no onze inicial com o defesa chileno Contreras, recentemente contratado pelos minhotos.

O Sporting também joga hoje para os 16 avos-de-final da taça UEFA recebe em Alvalade os acessíveis suíços do Basileia.

ANTENA MINHO

JotaCC

Bracarenses defrontam hoje o Werder Bremen
Sp. Braga quer abrir a porta da eliminatória

O Sporting de Braga quer fazer hoje, em Bremen, na Alemanha, um resultado que lhe permita discutir a eliminatória no Estádio AXA. Este foi o sentimento transmitido pelo seu treinador, Manuel Machado, em terras alemãs. O encontro tem transmissão televisiva, às 19h30, na SportTV1.

DM

JotaCC

Machado feliz com um empate

Manuel Machado, treinador do Sp. Braga, mostrou-se ontem confiante para o desafio dos 16 avos-de-final da Taça UEFA frente aos alemães do Werder Bremen, segundo classificado da Bundesliga.

Questionado sobre o resultado que consideraria positivo para a sua equipa no encontro de hoje, em Bremen, Manuel Machado assumiu "o empate ou uma derrota tangencial com golos do Sp. Braga, uma vez que manteria a eliminatória em aberto para a segunda mão. O técnico minhoto deixou, porém, a garantia que a sua equipa está na Alemanha "com vontade de realizar um bom jogo e conseguir um resultado positivo".

"Somos ambiciosos e se podermos fazer algo mais não vamos enjeitar essa possibilidade", prosseguiu o técnico dos bracarenses, ciente da grande mais valia do adversário.

"O Werder Bremen apresenta um modelo de equipa grande, com forte pendor ofensivo e de índices físicos elevados, mas relativamente permeável em termos defensivos. Por isso, teremos de ser eficazes, práticos na defesa e tentar contra-atacar, pois se fizermos golos vamos conturbar a acção do adversário", observou.

Já Roland Linz, um dos jogadores em principal destaque no Sp. Braga, atribuíu o favoritismo à equipa alemã, mas reconhece que os minhotos poderão ter uma palavra a dizer. "Se estivermos ao nível do jogo com o Bayern Munique, na fase anterior da competição, penso que poderemos discutir a eliminatória no jogo da 2.ª mão em nossa casa", garantiu.

"Demonstrámos no jogo com o Bayern [1-1], a melhor equipa da Alemanha e uma das cinco melhores da Europa, que podemos ombrear com qualquer adversário", começou por lembrar o avançado austríaco, na projecção ao jogo desta noite.

Assumindo que os "arsenalistas" ficariam "satisfeitos com um empate com golos", Linz assegurou que a equipa poderá vencer na Alemanha se estiver "num dia sim". "O Werder Bremen é uma equipa forte e tem em Diego [antigo jogador do FC Porto] um talento enorme", frisou.

SALVADOR ATACA AGENTE DE MATHEUS

O presidente da SAD do Sp. Braga, António Salvador, criticou ontem as declarações do empresário do brasileiro Matheus, José Almeida, que dissera que o clube tinha enganado o extremo no processo de renovação.

"Li num jornal que a SAD enganou um jogador. A SAD nunca enganou nenhum jogador. O passado e o presente dizem quanto o clube é respeitado e sabe respeitar os profissionais", começou por afirmar o líder dos arsenalistas, acrescentando: "Só um doente mental é que diz aquilo."

António Salvador disse que José Almeida enganou o extremo brasileiro: "Ele andou a iludir o jogador e foi-lhe dizer para renovar contrato por três anos e por 30 mil euros por mês." O presidente do Sp.Braga acredita, ainda, que este episódio não vai "afectar o grupo" antes do jogo com o Werder Bremen.

DIEGO MATA SAUDADES...

"É bom reencontrar um representante do futebol português, do qual guardo boas lembranças", disse o médio do Werder Bremen, ex-jogador do FC Porto

SCHAAF NÃO VAI FACILITAR

O treinador do Werder Bremen, Thomas Schaaf, deixou ontem a garantia que a sua equipa não vai subestimar o Sp. Braga no jogo desta noite, no Wesertadion

CORREIO DA MANHA

JotaCC

#11
Taça UEFA : Sp. Braga e Sporting no regresso à Europa


O Sp. Braga e o Sporting entram em campo esta quarta-feira para a primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA. É o regresso das competições europeias depois de dois meses de interrupção, que pode seguir AO VIVO no Maisfutebol.

O Sp. Braga, que chega a Fevereiro ainda vivo depois de ter passado as primeiras rondas e a fase de grupos, tem teste de fogo na Alemanha, na visita ao Werder Bremen de Hugo Almeida e Diego, segundo classificado da Bundesliga. O Sporting, em estreia na Taça UEFA depois do terceiro lugar na Liga dos Campeões, recebe o Basileia de Carlitos, com ambição assumida de ir longe na Europa.

Com o Benfica a entrar em campo apenas na quinta-feira, hoje há mais portugueses em campo. Desde logo o Panathinaikos de José Peseiro, que visita o Glasgow Rangers. O AEK Atenas de Manu e Geraldo, a outra equipa grega em prova, recebe o Getafe, numa altura em que o treinador Serra Ferrer foi despedido. O Everton de Manuel Fernandes visita de resto o SK Brann.

Jogos da 1ª mão dos 16 avos-de-final:


Quarta-feira

Zenit S. Petersburgo-Villarreal, 17:00
Galatasaray-Bayer Leverkusen, 17:45
AEK Atenas-Getafe, 18:00
SK Brann-Everton, 19:00
Werder Bremen-Sp. Braga, 19:30
Anderlecht-Bordéus, 19:45
Marselha-Spartak Moscovo, 19:45
PSV-Helsingborgs, 19:45
Rangers-Panathinaikos, 20:00
Sporting-Basileia, 20:45

Quinta-feira

Aberdeen-Bayern Munique, 18:00
FC Zurique-Hamburgo, 19:30
Rosenborg-Fiorentina, 19:45
Bolton-Atletico Madrid, 20:00
Slavia Praga-Tottenham, 20:00
Benfica-Nuremberga, 20:45


Sp. Braga: Machado e Linz procuram um golo em Bremen



Manuel Machado e Roland Linz fizeram a antevisão do embate com o Werder Bremen, na Alemanha. O treinador e o avançado acreditam que a equipa pode marcar no reduto do adversário, nesta quarta-feira, garantindo uma vantagem importante para o encontro da segunda mão dos 16-avos-de-final da Taça UEFA.

O confronto com o Bayern de Munique serve de motivação. «O Bayern é a melhor equipa alemã e uma das melhores cinco da Europa. Contra eles, mostrámos o que podemos fazer. Aqui, poderemos ficar satisfeitos com um empate, se marcarmos um golo. Mas, num dia bom, também poderemos vencer. Se conseguirmos um bom resultado, temos grandes possibilidades, uma vez que somos uma equipa forte em casa», acredita Linz.

«Vamos estar concentrados na defesa e teremos respeito por jogadores como o Diego, que é muito importante para o futebol do Werder Bremen. Somos muito ambiciosos e queremos fazer tudo para marcar um golo aqui», reforçou o técnico Manuel Machado, acrescentando: «Até ao momento, só perdemos um jogo na Taça UEFA e esperamos manter o registo dessa forma».

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Linz perto do troféu de melhor marcador

O austríaco Roland Linz está na corrida ao título de melhor marcador da Taça UEFA. O avançado já apontou cinco golos na prova e está apenas a um de Luca Toni (Bayern), Henrik Larsson (Helsinborg) e Razak Omotoyossi (Helsinborg). Numa entrevista à revista austríaca News, Linz fala do gosto especial que sente ao defrontar equipas alemãs - foi júnior do Munique 1860. "Conheço bem o futebol alemão e dá-me muito gozo jogar contra equipas alemãs. Vou fazer tudo para marcar ao Werder Bremen." A revista destaca o avançado do Braga como a nova coqueluche da selecção austríaca, comparando--o a Hans Krankl, antigo goleador do Rapid de Viena e do Barcelona, para muitos o melhor jogador de sempre do país.

O Braga quer apagar no jogo desta noite (19h30) com o Werder Bremen, na Alemanha, o percurso oscilante na Liga portuguesa e reforçar o sonho de uma presença nos quartos-de-final da Taça UEFA. Foi com essa ideia que Manuel Machado antecipou, ontem à tarde, o confronto e deixou a garantia de um Braga capaz de conseguir "um resultado positivo" frente à equipa de Diego e Hugo Almeida.
Pediu "espírito ambicioso" e "muita concentração" aos jogadores no jogo com o segundo classificado da Bundesliga. O adversário "é de peso". Mas o Braga "quer apagar as exibições menos conseguidas" e resolver a eliminatória na segunda mão. "Espero um Braga capaz de trazer um resultado positivo. O que é positivo? O empate ou uma derrota tangencial com golos do Braga, uma vez que manteria a eliminatória em aberto para o segundo jogo com o Werder Bremen", disse o treinador. "Tentaremos porque somos ambiciosos."

O Werder Bremen, para Machado, "apresenta um modelo de equipa grande, com grande pendor ofensivo e índices físicos elevados". Mas "também é relativamente permeável em termos defensivos". Por isso, o Braga vai apresentar um meio-campo com mais força e uma estratégia de contra-ataque. "Teremos de ser eficazes, práticos na defesa e tentar contra-atacar. Se fizermos golos, vamos conturbar a acção do adversário."
No "onze", Contreras deve jogar à frente da defesa para vigiar Diego. Matheus deve sair da ala esquerda para dar o lugar ao extremo Wender. João Pinto, por lesão, e João Tomás, por opção, não viajaram.
O presidente do clube, António Salvador, também acredita na equipa: "O Braga está bem e tem uma equipa habituada a grande jogos, como demonstrou frente ao Bayern de Munique. Pode discutir o resultado com qualquer adversário."
A única dor de cabeça que Salvador leva a Bremen é a renovação de Matheus. Criticou o empresário do jogador [José Almeida, irmão do futebolista do Manchester Nani], acusando-o de "chantagem" e de ser "doente mental" na condução do processo. "É um indivíduo que manda uma SMS, que tenho aqui para vocês [jornalistas] verem. Disse que se o Matheus não renovasse até ontem por 30 mil euros /mês, não viajaria para a Alemanha. Isso é chantagem."
O presidente do Braga revelou que a SAD "tinha prometido melhorar o contrato de Matheus em 50 por cento do que ganhava" e que o jogador "anda iludido por um senhor que nem empresário é". O episódio, diz, não só congela as negociações para a renovação de Matheus como leva a SAD bracarense "a não renovar com nenhum jogador até ao final do campeonato".



Diego tem boas recordações do futebol português

Depois de ter chegado à meia-final (com o Espanyol) na época passada, o Werder Bremen quer ir o mais longe possível nesta edição da Taça UEFA, novamente conduzido pela "maestro" Diego, o jogador mais influente e mais cobiçado da equipa. Por isso, os jogadores do Werder Bremen só falam de um triunfo sobre o Braga. O número 10 brasileiro está na melhor forma, a equipa vem de um empate motivador frente ao líder Bayern de Munique e já pode contar com o avançado Boubacar Sanogo, recém-chegado da Taça das Nações Africanas (CAN).
"Temos o dever de ganhar a Taça UEFA, até pela decepção que foi a nossa participação na Champions. Estou engasgado com aquela meia-final contra o Espanyol, quando éramos favoritos e perdemos por 3-0", disse Naldo. O central brasileiro, principal referência da defesa do Bremen, foi o primeiro a mostrar optimismo para a recepção ao Braga. Uma vitória hoje "é muito importante" porque "não podemos mais bater na trave e vamos entrar com toda a disposição desde o primeiro minuto. A torcida pode cobrar a vitória que vai ter a resposta em campo".
O médio brasileiro Diego foi no mesmo sentido. "Esperamos um jogo difícil, mas vamos confiantes numa vitória, porque temos o objectivo de vencer a Taça UEFA", disparou o internacional brasileiro, a pensar numa "boa exibição em casa" que permita ao Werder Bremen "ficar "na boa" e tranquilo no jogo de volta em Braga". Diego, que aparece em destaque em todos as publicações alemãs e nas agendas de clubes como a Juventus ou o Barcelona, não deixa de sublinhar o que representou o empate a um golo com o líder do campeonato, o Bayern. "Aumentou a nossa motivação para este jogo europeu. Logicamente que estamos muito mais motivados para pegar o Braga."
O regresso à titularidade do avançado Boubacar Sanogo, que tem sido sinónimo de três pontos quando joga a titular, também foi comentado por Diego. "Estamos mais fortes com ele [Sanogo], pois é um jogador muito importante para o nosso ataque", salientou o ex-jogador do FC Porto, que jogará no apoio ao costa-marfinense e também a Rosenberg, num Bremen que gosta de jogar em 4x4x2.
A passagem pelo FC Porto e a saída na era do treinador holandês Co Adriaanse não chegou para o brasileiro voltar as costas ao futebol português. Pelo contrário: "É muito bom reencontrar um representante do futebol português." E garantiu que, apesar dos problemas, até guarda "boas lembranças do campeonato português".
O único confronto do Werder Bremen com equipas portuguesas aconteceu em 1993/94 contra o FC Porto e acabou com vitórias por 3-2 nas Antas e por 5-0 em Bremen. M.R.D.
A estrela brasileira Diego quer uma vitória para o Bremen "ficar "na boa" e tranquilo no jogo de volta em Braga"

O PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga e Sporting com adversários desiguais na Taça UEFA

Sporting e Sporting de Braga deparam-se hoje com adversários desiguais na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA em futebol, recebendo em Alvalade os acessíveis suíços do Basileia e defrontando na Alemanha o inconveniente Werder Bremen.
ver jogosver jogos
O considerável atraso no campeonato para o bicampeão e líder FC Porto, obriga o clube lisboeta - que tem Vukcevic e Romagnoli em dúvida - a manter viva a ''chama europeia'', perante um nome pouco sonante na Europa, mas que lidera a liga suíça e tem ao seu serviço o médio luso Carlitos.

O Braga defronta o poderoso Werder Bremen (no qual alinha o avançado português Hugo Almeida), segundo colocado do campeonato alemão, mas os minhotos até têm esta época boas recordações de equipas germânicas, pois já empataram (1-1) na recepção ao Bayern de Munique.

Quinta-feira é a vez do Benfica entrar em acção na segunda prova continental de clubes, ao receber no Estádio da Luz o Nuremberga, dois dias depois de o clube alemão ter apresentado Thomas von Hesen como novo treinador, em substituição de Hans Meyer.

LUSA

JotaCC

Sp. Braga quer surpreender em Bremen

Bracarenses acreditam que podem surpreender os poderosos alemães
O Sp. Braga quer seguir em frente e fazer história na taça UEFA. Em Bremen, os "arsenalistas" acreditam terem capacidade para fazer um resultado positivo e discutir na "pedreira" a passagem à próxima ronda da competição.
Concentração e contra-ataque mortífero são as armas a utilizar.

RTP

JotaCC

WERDER BREMEN-SP. BRAGA, às 19:30
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
      
TAÇA UEFA - 16 AVOS-DE-FINAL

WERDER BREMEN-SP. BRAGA

Weserstadion, em Bremen
Hora: 19:30
Árbitro: Georgios Kasnaferis (Grécia)

(Equipas prováveis)

WERDER BREMEN
Wiese, Pasanen, Mertesacker, Naldo e Tosic; Baumann, Jensen, Borowski e Diego; Rosenberg e Sanogo

Suplentes: Vander, Owomoyela, Hunt, Mesut Ozil, Kruse, Harnik e Hugo Almeida

Treinador: Thomas Schaaf

SP. BRAGA
Paulo Santos, João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes; Contreras, Stélvio, Vandinho e Jorginho; Jaílson e Matheus

Suplentes: Dani Mallo, Miguelito, Brum, César Peixoto, Wender, Zé Manel e Linz

Treinador: Manuel Machado

RECORD

JotaCC

WERDER BREMEN-SP. BRAGA, 3-0 (Naldo 4', Jensen 27', Hugo Almeida 90'+4 gp)
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
      
21:22 - Fim de jogo no Weserstadion.

90'+4 - Golo do Werder Bremen, por Hugo Almeida.
O avançado português remata para o centro da baliza e supera Paulo Santos. Talvez por respeito à equipa portuguesa, internacional português é contido na comemoração do golo.

90'+ 3- CARTÃO AMARELO para CARLOS FERNANDES, por causa da alegada falta no penálti.

90'+ 3 - O árbitro grego, erradamente, assinala uma grande penalidade para o Werder Bremen, por uma suposta mão na bola de Carlos Fernandes. O lance é perfeitamente normal.


90 ' - Segunda parte terá três minutos de compensação.

82' - CARTÃO AMARELO para STÉLVIO, por falta sobre Jensen.

79' - Hugo Almeida remata forte num livre ensaiado, Paulo Santos defende para a frente e Rosenberg quase faz o 3-0, com o guarda-redes bracarense a evitar o pior mais uma vez.

78' - SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA: sai Jorginho e entra JAÍLSON.

78' - CARTÃO AMARELO para PAULO JORGE, por falta sobre Rosenberg.

74' - SUBSTITUIÇÃO no WERDER BREMEN: sai Diego e entra OZIL.

73' - Diego, após uma série de dribles dentro da área, é derrubado por Rodríguez. O árbitro nada assinala e o médio brasileiro protesta com alguma veemência.

71' - Linz remata de forma acrobática e assusta Wiese, com a bola a passar muito perto do poste esquerdo do guardião do Werder Bremen.

68' SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: sai Matheus e entra WENDER.

62' - SUBTITUIÇÃO no SP. BRAGA: sai Contreras e entra STÉLVIO.

59' - SUBSTITUIÇÃO no WERDER BREMEN: sai Hunt e entra BOROWSKI.

54' - Carlos Fernandes remata de muito longe, com força, mas o disparo não leva perigo a Wiese.

48' - Após um cruzamento preciso de Rosenberg da esquerda, Hugo Almeida, sem qualquer marcação, cabeceia ao lado e perde grande oportunidade para o Werder Bremen.

20:32 - Começa a segunda parte.

-----------------------------------------------------------------------------

O Sp. Braga, com erros atrás (os dois golos do Werder Bremen foram consentidos) e na frente (dois penáltis desperdiçados), deu autênticos tiros no próprio pé no Weserstadion. Não sofrer mais golos e marcar pelo menos um é o grande objectivo bracarense para a segunda parte.

----------------------------------------------------------------------------

20:16 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE.

45'+1 - Bom remate de Linz da entrada da área, mas a bola bate na malha lateral.

45' - Primeira parte terá um minuto de acréscimo.

42' - CARTÃO AMARELO para CONTRERAS.

40'- Hugo Almeida supera Paulo Santos (que volta a errar) nas alturas, mas o cabeceamento sai sem direção.

36' - Jorginho substitui Linz na execução da grande penalidade, mas o resultado é o mesmo, com Wiese a fazer nova defesa e a manter o marcador em 2-0.

35' - CARTÃO AMARELO para WIESE, pela falta no lance da grande penalidade.

35' - Novo penálti para o Sp. Braga, por falta do guarda-redes Wiesen sobre Matheus. O juiz grego errou mais uma vez, pois também não houve qualquer falta.

27' - Golo do Werder Bremen, por Jensen.
A defesa do Sp. Braga falha colectivamente e o médio da equipa alemã, completamente desmarcado em zona frontal e com um remate bem colocado no canto esquerdo de Paulo Santos, aumenta o marcador no Weserstadion.

23' - Jorginho faz um remate traiçoeiro (espécie de chapéu) de fora da área, mas Wiese defende para canto.

21' - No lado esquerdo, Matheus faz um centro com cara de remate, mas Wiese defende sem qualquer problema.

17' - Rosenberg, após uma iniciativa individual pela direita, remata para uma boa defesa do guardião bracarense.

16' - O Werder Bremen quase amplia o marcador quando Mertesacker, de cabeça, acertou o poste direito de Paulo Santos.

10' - Linz falha a grande penalidade, mas também há muito mérito do guarda-redes Wiese, que acertou a escolha do canto.

9' - CARTÃO AMARELO para FRITZ, pela falta sobre Linz que resultou no penálti.

9' - Penálti para o Sp. Braga, quando Linz cai na área após uma disputa com Fritz. O árbitro grego Georgios Kasnaferis ajuizou mal o lance, já que não houve falta.

4' - Golo do Werder Bremen, por Naldo.
Num livre ensaiado, o central brasileiro, um especialista neste tipo de lance, remata com muito efeito e Paulo Santos falha redondamente, limitando-se a ver a bola entrar na sua baliza.

19:30 - Começa o jogo.

------------------------------------------------------

TAÇA UEFA - 16 AVOS-DE-FINAL

WERDER BREMEN-SP. BRAGA

Weserstadion, em Bremen
Hora: 19:30
Árbitro: Georgios Kasnaferis (Grécia)

WERDER BREMEN
Wiese, Owomoyela, Mertesacker, Naldo e Baumann; Fritz, Jensen e Diego; Hunt, Rosenberg e Hugo Almeida

Suplentes: Vander, Vranjes, Borowski, Mesut Ozil, Tosic, Klasnic e Sanogo

Treinador: Thomas Schaaf

SP. BRAGA
Paulo Santos, João Pereira, Paulo Jorge, Rodríguez e Carlos Fernandes; Contreras, Frechaut, Vandinho e Jorginho; Linz e Matheus

Suplentes: Dani Mallo, Roberto Brum, César Peixoto, Wender, Zé Manel, Stélvio e Jaílson

Treinador: Manuel Machado

RECORD

JotaCC

Braga falha duas grandes penalidades e perde, naturalmente...

O Braga entrou mal e pode mesmo ter comprometido a eliminatória ao perder na Alemanha, frente ao Werder Bremen, por 3-0, em jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA. Duas grandes penalidades falhadas, por Linz, aos dez minutos, quando o conjunto bracarense perdia por 1-0 e, caso concretizasse, tinha mais que tempo para se reencontrar, e depois o mesmo filme, quando Jorginho voltou a permitir a defesa ao guarda-redes contrário, falhando nova grande penalidade aos 36 minutos, com o resultado em 2-0 para a equipa alemã. Com tudo ainda em aberto, o Braga procurou equilibrar a partida no segundo tempo, mas não logrou obter oportunidades significativas para alterar o resultado e acabou mesmo por encaixar um terceiro golo, sobre a hora, aos 90 minutos, por intermédio de Hugo Almeida, curiosamente na transformação de uma grande penalidade, esta sim bem marcada.

O  JOGO

JotaCC

Taça UEFA: Sp. Braga desperdiça dois penalties e perde em Bremen

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira em Bremen, por 3-0, e tem vida complicada na Taça UEFA. Num jogo em que desperdiçou duas grandes penalidades, a equipa portuguesa só se pode queixar de si própria.

O Werder Bremen entrou na partida praticamente a ganhar. Manuel Machado tinha apostado num meio-campo de contenção, com Contreras, Frechaut e Vandinho, mas a estratégia sofreu um duro revés logo aos quatro minutos. Naldo, na sequência de um livre indirecto, inaugurou o marcador.

O Sp. Braga tinha então de reagir e logo aos dez minutos dispôs de uma soberana oportunidade para restabelecer a igualdade. Roland Linz «cavou» uma grande penalidade mas depois, na conversão, permitiu a defesa de Tim Weise.

O erro acabaria por sair caro à equipa portuguesa. Mertesacker ainda acertou uma vez no poste, aos 16 minutos, mas dez minutos depois o Bremen marcou mesmo o segundo. Hugo Almeida cruzou da direita e até pegou mal na bola, mas esta, depois de um desvio em Fritz, foi parar aos pés de Jensen, que rematou à entrada da área e dilatou a vantagem.

As contas bracarenses complicavam-se mas logo depois o árbitro grego iria dar à equipa portuguesa nova oportunidade para marcar um golo que podia ser muito útil para as contas finais da eliminatória. Georgios Kasnaferis entendeu que Matheus foi travado por Tim Wiese mas o guarda-redes alemão, para se «vingar», decidiu defender a segunda grande penalidade (36m). Primeiro tinha sido Linz a desperdiçar, desta feita foi Jorginho.

Só faltava mesmo um final assim...


Com duas grandes penalidades desperdiçadas, a equipa do Sp. Braga apercebeu-se que já não podia esperar grande coisa da partida. Depois de, na etapa inicial, a partida ter sido disputada a um ritmo elevado, a etapa complementar foi mais calma.

O Werder Bremen controlou as operações e geriu uma vantagem que até podia ter sido dilatada. Hugo Almeida teve duas ocasiões para fazer o gosto à cabeça (48 e 70m), mas na primeira falhou o alvo e na segunda permitiu a defesa de Paulo Santos.

Manuel Machado trocou Contreras por Stelvio (62m) e lançou Wender (68m) e Jailson (78m) nos lugares de Matheus e Jorginho, mas o Sp. Braga pouco fez no segundo tempo para merecer um golo que esteve por duas vezes à distância de onze metros, na primeira parte, e que tanto jeito tinha dado.

E se a conjuntura já não era favorável, com duas grandes penalidades desperdiçadas a lamentar, só faltava mesmo um penalty a favor do Werder Bremen em período de descontos. Carlos Fernandes tocou com a mão dentro da área e Hugo Almeida fez o terceiro golo, que deixa o Sp. Braga praticamente fora da Taça UEFA. Pode mesmo dizer-se que a equipa arsenalista foi eliminada nas grandes penalidades...logo na primeira mão.



Manuel Machado lamenta penalties desperdiçados



Manuel Machado considera que a derrota em Bremen (3-0), em jogo da primeira mão dos dezasseis-avos da Taça UEFA, se fica a dever às duas grandes penalidades desperdiçadas pelo Sp. Braga. O técnico dos arsenalistas considera que a sua equipa fez por merecer um resultado diferente, não fosse esse desperdício.

«O resulto dificulta muito a passagem, mas no futebol está sempre tudo em aberto. Sofremos o primeiro golo na sequência de um lance de bola parada, a trinta metros da baliza, em que se podia ter feito alguma coisa mais. Tivemos dez cantos contra três do adversário. Tivemos três ou quatro momentos dos quais resultam duas grandes penalidades. Não concordo que a equipa tenha acusado o peso do jogo. Não fossem as falhas ao nível da concretização, na concretização das grandes penalidades, e a equipa podia ter trocado completamente o resultado», disse o técnico no final da partida.


Taça UEFA: resultados e marcadores

O Sp. Braga perdeu esta quarta-feira em Bremen, por 3-0, enquanto o Sporting vence, em Alvalade, ao intervalo, o Basileia, ambos em jogos a contar para a primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA. É o regresso das competições europeias depois de dois meses de interrupção, que pode seguir AO VIVO no Maisfutebol.

O Benfica entra em campo amanhã, na Luz, frente ao Nuremberga.


Jogos da 1ª mão dos 16 avos-de-final

Esta quarta-feira:

Zenit-Villarreal, 1-0
(Pogrebnyak, 63)

Galatasaray-Bayer Leverkusen, 0-0

AEK-Getafe, 1-1
(Blanco, 90) (De la Red, 86)

Brann-Everton, 0-2
(Osman, 59; Anichebe, 88)

Werder Bremen-Sp. Braga, 3-0
(Naldo, 4; Daniel Jensen, 26; Hugo Almeida, 90, g.p.)

Anderlecht-Bordéus, 2-1
(Polak, 79; Mbo Mpenza, 90) (Jussiê, 69, g.p.)

Marselha-Spartak Moscovo, 3-0
(Cheyrou, 62; Taiwo, 68; Niang, 70)

PSV Eindhoven-Helsingborg, 2-0
(Simons, 7, g.p.; Lazovic, 33)

Rangers-Panathinaikos, 0-0

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Bracarenses comprometem eliminatória


O Sp. Braga perdeu por 3-0 na Alemanha, diante do Werder Bremen, e comprometeu a permanência na Taça UEFA, em jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final. Noite para esquecer dos arsenalistas, que desperdiçaram duas grandes penalidades...
ASF
O Werder Bremen entrou forte e chegou ao golo logo aos quatro minutos, através de Naldo, na sequência de livre, com culpas para a defesa bracarense e em particular do guarda-redes Paulo Santos, mal batido. Sem nada ter feito para o merecer, a equipa portuguesa desfrutou de soberana oportunidade para restabelecer a igualdade aos 10 minutos, mas Linz falhou uma grande penalidade... que deixou muitas dúvidas.

O Bremen mandava no jogo e os seus avançados gozavam de amplas liberdades... Aos 15 minutos, livre marcado por Diego e desvio de cabeça ao poste da baliza de Paulo Santos. Só a partir dos 20 minutos os bracarenses esboçaram reacção digna de registo, ganharam vários cantos consecutivos, mas sem arte e engenho para chegar ao golo. Ao invés, os alemães faziam o 2-0, aos 26 m, por intermédio de Jensen, mais uma vez sem marcação.

Um Sp. Braga desconcentrado, num jogo que até parecia ao seu alcance, dispôs de mais uma grande penalidade aos 36 minutos e mais uma vez não conseguiu convertê-la. Desta vez foi Jorginho a falhar, mas a «culpa» deve ser repartida com o guarda-redes Wiese, que esteve na origem do castigo máximo, por derrube a Matheus que não vislumbrámos.

Logo no início da segunda parte, Hugo Almeida falhou o terceiro golo dos alemães, ao cabecear para fora. Esperava-se uma reacção mais consistente dos bracarense, mas ela surgiu frouxa e sem oportunidades claras de golo. Apenas uma vez o perigo rondou a baliza de Wiese. Os técnicos mexeram nos «onzes», mas a toada de jogo manteve-se. Até final, foi o Bremen a criar as melhores situações de golo, com realce para Hugo Almeida, cabendo-lhe fixar o resultado final (3-0) ao cair do pano, também na marcação de uma grande penalidade, cometida por Carlos Fernandes. Forçada, mais uma vez, porque o defesa bracarense saltou com um adversário e não pareceu que tivesse intenção de jogar a bola com o braço.

Nota negativa, portanto, para o árbitro grego, ao assinalar três grandes penalidades que deixaram muitas dúvidas.

Em futebol tudo é possível, até mesmo o Sp. Braga dar a volta à eliminatória, no seu reduto. Mas que as contas ficaram muito complicadas depois deste resultado desnivelado na Alemanha, lá isso ficaram...

Weserstadion, em Bremen

Árbitro: Georgios Kasnaferis (Grécia)

WERDER BREMEN – Wiese; Owomoyela, Naldo, Mertesacker e Fritz; Jensen, Baumann e Hunt (Borowski, 59 m); Rosenberg, Diego (Ozil, 74 m) e Hugo Almeida.

SP. BRAGA – Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes; Frechaut, Contreras (Stélvio, 62 m) e Vandinho; Jorginho (Jailson, 78 m), Linz e Matheus (Wender, 67 m).

Ao intervalo: 2-0

Golos: 1-0, Naldo (4 m); 2-0, Jensen (26 m); 3-0, Hugo Almeida (90 m, de grande penalidade).

Resultado final: 3-0~

Cartão amarelo a Fritz, Wiese, Contreras, Paulo Jorge e Stélvio.


«Está sempre tudo em aberto» (Manuel Machado)

Manuel Machado, técnico do Sporting de Braga, reconheceu que a sua equipa cometeu «erros fatais», mas ainda acredita que «está tudo em aberto» para o segundo jogo.

«Um resultado que dificulta muito a passagem à eliminatória seguinte. Mas, nestes jogos a duas mãos, está sempre tudo em aberto», comentou Manuel Machado no final da partida com o Werder Bremen (3-0), na Alemanha.

Numa leitura do jogo, o técnico dos arsenalistas acrescentou: «O Sp. Braga não esteve assim tão mal, mas cometeu erros que acabaram por ser fatais. No cômputo dos 90 minutos, a minha equipa esteve num plano de razoabilidade.»

A BOLA