News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/07

Started by nandes, 25 de July de 2006, 08:25

Previous topic - Next topic

nandes





O jornal A Bola, não disponibilizou notícias do ENORME, na sua edição on-line de hoje



====================================================================



JVP com mais funções

RECUO AO MEIO-CAMPO PARA ENCAIXAR NO 4X3X3 DE CARVALHAL 


Afamado pela superior capacidade de causar desequilíbrios nas costas dos pontas-de-lança – quando não era ele mesmo quem assumia o papel de finalizador-mor – João Vieira Pinto apresta-se para desempenhar esta época funções algo distintas na equipa de Carlos Carvalhal.

Essa é, pelo menos, a conclusão que se pode tirar dos primeiros treinos e do único jogo disputado até ao momento pelos bracarenses. Dentro do sistema táctico herdado da era Jesualdo – o 4x3x3 em que a generalidade da equipa está mais rotinada e que tem sido privilegiado pelo novo técnico – JVP veste a pele de médio-esquerdo, num dos vértices mais adiantados no triângulo invertido do meio-campo.

Mais recuperador

Com um grau de experiência e disponibilidade que lhe permite assumir tarefas que não são de todo estranhas, JVP já percebeu que o posto que agora ocupa no desenho da equipa o obriga a maior trabalho de recuperação, ao lado de Vandinho (ou outro) no apoio directo ao trinco Madrid.

Um esforço que JVP nunca regateou, no Boavista, Benfica ou Sporting. Quem não se lembra de ver JVP desgastar-se na procurar da bola em fases críticas dos jogos, até partir para o ataque? É essa capacidade de luta que, agora de forma mais efectiva, lhe é pedida.

Mais informação na edição impressa de Record



In Record


======================================================================





Castanheira

"Não temos medo das responsabilidades"



O Braga criou mais responsabilidades com os resultados das últimas épocas? Castanheira diz que não, mas logo acrescenta que este plantel enfrenta as responsabilidades sem complexos. Por isso, garante, vai querer "chatear os grandes".

Castanheira quer um lugar na estrutura de Carlos Carvalhal. Apesar da paragem a que esteve sujeito, por força de um traumatismo no pé esquerdo, o centrocampista acredita que ainda vai a tempo de "recuperar os índices físicos" ideais e entrar na guerra por "um lugar na equipa", apesar de admitir que João Pinto é um forte concorrente, uma vez que o ex-boavisteiro tem sido ensaiado amiúde na posição que normalmente ocupa. "Isso só favorece a equipa e é coisa que não me preocupa. A mim cabe fazer o trabalho e esperar que o treinador decida. Sei que se fizer bem o meu trabalho estou a contribuir para o sucesso da equipa, independentemente da opção do técnico recair sobre mim ou outro companheiro", sustentou, acrescentando: "Os concorrentes são todos de peso, mas trabalho para jogar".

O centrocampista está a entrar na 11ª época como sénior dos arsenalistas (esteve três na formação), ou seja, está perfeitamente identificado com a evolução do clube da Cidade dos Arcebispos na última década, mas furta-se a confirmar se este é o melhor plantel de sempre, tal como recentemente referiu o presidente António Salvador. "O Braga tem um excelente plantel, sem dúvida, mas não se podem fazer comparações com anos anteriores, porque de ano para ano as circunstâncias são alteradas. O que posso dizer é que ao longo dos anos vi o Braga crescer, e de uma forma brutal nas últimas épocas", argumentou.

O aumento da qualidade e alternativas no plantel bracarense significará também um crescimento da responsabilidade, que o centrocampista desvaloriza. "Sabemos que formamos um grupo forte, temos uma boa equipa e... responsabilidade existe sempre. O importante é que não temos medo dela. Todos temos consciência do valor desta equipa, que não ver ser fácil ganhar ao Braga, e vamos encarar jogo a jogo com o pensamento na vitória, pois o campeonato é longo e as contas só se fazem no fim. Mas é óbvio que queremos andar a chatear os grandes", enfatizou.
 

De volta aos treinos

Castanheira reintegrou ontem os trabalhos de grupo sem limitações, cerca de uma semana depois de ter sofrido um traumatismo que o impediu de treinar com os companheiros. Castanheira cumpriu o dois aprontos do dia e no final não apresentou qualquer queixa, pelo que está apto a entrar nas contas do treinador. Quem também participou a tempo inteiro na sessão matinal foi o central Irineu (à tarde fez treino condicionado e trabalho de ginásio), que no dia anterior havia estado ausente com ligeiras queixas físicas.



Paulo Santos já chegou

Paulo Santos chegou ontem ao final da tarde (18h08) ao Centro de Estágio, onde os seus companheiros ainda cumpriam a segunda sessão do dia. Depois de umas merecidas férias, por força da presença no Mundial da Alemanha ao serviço da selecção nacional, o guarda-redes apresentou-se ao trabalho. Em virtude da sessão da tarde estar a decorrer, o internacional arsenalista foi recebido pelo fisioterapeuta Francisco Miranda, que lhe deu as boas-vindas. O mesmo sucedeu pouco depois com o técnico Carlos Carvalhal, que chegou junto à linha lateral para com ele trocar duas palavras, e pouco depois conversou alguns minutos com o director-executivo, Artur Monteiro. Paulo Santos aguardou junto à linha lateral pelo final do apronto e à saída dos companheiros foi cumprimentado por quase todos os que transitaram da época passada. Hoje será o primeiro dia de trabalho para o guarda-redes bracarense. É uma dura alteração de hábitos em relação aos últimos dias, mas tem que ser...
 

Pedro Costa e Davide fizeram ecografias


Pedro Costa, que se lesionou ainda em Braga, deslocou-se ontem à Cidade dos Arcebispos para se submeter a uma ecografia aos gémeos da perna esquerda, cujo resultado apenas hoje será conhecido. O polivalente lateral tem feito tratamento e, recorde-se, a paragem poderá situar-se em mais três semanas, uma vez que as suspeitas apontam para uma rotura. Quem também se deslocou a "casa" foi Davide, para uma ecografia de despiste à face anterior da coxa direita. O ala-direito já treinou à tarde, ainda que o tenha feito com alguns condicionalismos.
 

Zé Carlos e Maciel  à parte de manhã

Zé Carlos e Maciel não trabalharam com os companheiros durante a sessão matinal. Os dois brasileiros efectuaram treino específico, como forma de gestão do esforço físico a que estão a ser sujeitos na pré-temporada. À tarde cumpriram a sessão sem condicionalismos.
 

Jogo com o Melgacense

O Braga vai efectuar hoje à noite o segundo jogo de preparação. O embate está marcado para as 21h00, no Centro de Estágio de Melgaço, e o adversário é o Melgacense, que disputa a Divisão de Honra da AF de Viana do Castelo.
 

Frechaut papá

Frechaut foi ontem de manhã pai pela segunda vez. O futebolista foi autorizado a abandonar o estágio logo a seguir ao almoço do passado domingo (a tarde era de descanso) e a apresentar-se só hoje de manhã para poder assistir ao nascimento da filha (já tinha um filho), que se chama Teresa. Frechaut vai apresentar-se hoje em Melgaço, em princípio, a tempo de participar no apronto matinal.
 

Dispensados já treinaram

Cândido Costa, Sidney, Jaime, Rodrigo Dantas, Paulo Monteiro, Miguel Oliveira e Pedro Queirós, os seis futebolistas colocados no mercado pelo arsenalistas, começaram ontem a treinar, sob a orientação de João Cardoso, nos relvados de apoio do novo municipal.




In O JOGO



==============================================================================





Paulo Santos está de volta após o Mundial


Na véspera do segundo jogo particular (hoje, ante o Melgacence, às 21 horas), o plantel do Braga cumpriu ontem mais duas sessões de treino, num dia em que a temperatura em Melgaço baixou e facilitou a vida aos jogadores. Depois de uma manhã em que os atletas trabalharam durante quase duas horas, a tarde ficou marcada pelo regresso de Paulo Santos, que ontem terminou as férias depois de ter estado presente no Mundial. O guarda-redes chegou ao Alto Minho durante o treino da tarde e foi recebido com entusiasmo pelo companheiros.

O médio Frechaut foi o grande ausente do dia, já que se deslocou ao Porto para assistir ao nascimento da filha Teresa. Davide foi a Braga, juntamente com Pedro Costa, para ser submetido a uma exame médico, mas regressou rapidamente a Melgaço. Maciel e Zé Carlos treinaram à parte de manhã (ver texto em baixo) e à tarde foi a vez de Irineu ser poupado por Carlos Carvalhal. Castanheira integrou, pela primeira vez, os trabalhos sem limitações, tendo afirmado que está recuperado da lesão que o impediu de treinar desde o início da pré-época. "É sempre complicado ficar de fora numa altura em que todos os jogadores procuram a melhor forma, mas espero recuperar rapidamente o tempo perdido. Sei que se fizer um bom trabalho, estarei a contribuir para o sucesso da equipa", referiu o médio, que está a iniciar a 11.ª temporada como sénior no clube.



Maciel e Zé Carlos agrediram-se


Zé Carlos envolveu-se com Maciel         


Maciel e Zé Carlos desentenderam-se, junto a uma carrinha do Sporting de Braga, no momento que o plantel arsenalista gozava algumas horas de folga no dia de anteontem. De viagem, para um passeio fora de Melgaço - onde se encontra o grupo de Carlos Carvalhal em estágio - e que teve a cidade espanhola de Vigo como paragem final, dois dos mais sonantes reforços da equipa para esta temporada trocaram algumas palavras azedas antes de passarem à agressão física. Descontrolados, a zaragata deu "forte e feio", chegando para partir uma das janelas do veículo.

Segundo o JN apurou, o roupeiro Joca, motorista improvisado do transporte, terá sido alvo de uma forte repreensão pela SAD bracarense, desconhecendo-se a sanção de que poderá ser alvo. Para já, ontem nem sequer marcou presença no hotel. Apesar de tudo, os dois atletas terão expresso um pedido desculpa ao treinador, pelo sucedido, admitindo-se que o mesmo tenho sido realizado frente ao grupo de trabalho.

O caso deixou agastado o presidente António Salvador mas fez-se, desde logo, uma jura de silêncio o episódio será negado por todos, até ao fim, a título de um propalado bom ambiente de trabalho.


In Jornal de Notícias



===============================================================================


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL