News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O momento da Braga-SAD segundo Camilo Lourenço

Started by Olho Vivo, 07 de February de 2008, 15:32

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Aqui fica a visão do jornalista/economista Camilo Lourenço (publicada no Record) sobre o actual momento do nosso futebol e dos problemas que se colocam à gestão de António Salvador. Não é que sejam questões que não tenhamos já aflorado aqui, mas sendo uma pessoa exterior ao clube, com uma visão desapaixonada da situação, não posso deixar de sublinhar a proximidade da minha visão com uma série de observações que são feitas.



Comentarei em pormenor mais tarde...

Braguinha

eu por acaso à bocado li o artigo...e devo dizer que concordo com o que aí foi dito, aliás é algo que tenho vindo a dizer..

- Salvador a nível financeiro é fantástico...a nível desportivo, os resultados não são tão positivos.

E então se formos a olhar a este entra e sai de treinadores...a coisa é mesma má.

Fala aí que um dos pontos fracos é tb a gestão da comunicação....a ver se com a entrada de josé marinho a coisa mude, e alguém ponha tento na lingua de alguns jogadores.

há que rever a gestão desportiva, de facto...somos o 4º plantel nacional com o maior orçamento...isto dá que pensar meus caros...esta época vamos a meio, e quase todos os objectivos já se foram ..não pode ser.

ric

este artigo é - no meu entender - uma visão realista do Braga.
a questão é que a "hora é do Braga".
1º porque se quer e quiz tornar o 4º grande
2º porque assumiu a vitoria numa competição
3º porque evoluiu desportivamente muito
4 porque tem tido lucro em anos consecutivos
5 porque realizou boas vendas e óptimas compras

Desta conjuntura, pede-se MAIS ao clube. Mas é evidente que o tombo tb pode ser grande se não se aproveita as oportunidades para ganhar, para aparecer nos lugares cimeiros, para ser falado na impressna , para ver o seu nome projectado.

Segundo o que li, a "tal falta de comunicação" não será prenchida com o tal )?= jose marinho. Ele será um homem do futebol ou da SAD para o fuetbol. O que me parece que o camilo disse é que falat a opção pelo caminho mais certo para se "vebder o Braga". A sua imagem e a interacção com os adeptos e com a região. ter melhor iamgem é ser-se reconhcido e ser-se reconhecido é ter apoiantes, afinal a razão de ser do futebol. e como não temos mecenas que de um curto leque de apoiantes , se torna um clube gigantesco , temos mesmo que crescer utilizando uma base cada vez maior de suporte.

Sempre disse que a Hora é do Braga. porque tem vindo a ganhar e é nesta conjugação de intersses que as colectividades se projectam. Quem era o porto há 20 anos atras? Um mero clube regional  para nao dizer da cidade. Hoje, fruto de vitórias (claro) mas essencialmente fruto de uma comunicação eficiente de luta clara com o centralismo de Lisboa ganhou adeptos, criou causas, defendeu-as... fundiu-se com a cidade e com a região. E depois, com as vitórias criou uma auréola mais nacional...

Zezinho 3005

Nao posso afirmar com toda a certeza,mas axo que o Maritimo tem um orçamento superior ao nosso,e que o nacional e a academica tambem tem um orçamento similar ao do braga.

J

Quote from: ric on 07 de February de 2008, 18:04
este artigo é - no meu entender - uma visão realista do Braga.
a questão é que a "hora é do Braga".
1º porque se quer e quiz tornar o 4º grande
2º porque assumiu a vitoria numa competição
3º porque evoluiu desportivamente muito
4 porque tem tido lucro em anos consecutivos
5 porque realizou boas vendas e óptimas compras

Desta conjuntura, pede-se MAIS ao clube. Mas é evidente que o tombo tb pode ser grande se não se aproveita as oportunidades para ganhar, para aparecer nos lugares cimeiros, para ser falado na impressna , para ver o seu nome projectado.

Segundo o que li, a "tal falta de comunicação" não será prenchida com o tal )?= jose marinho. Ele será um homem do futebol ou da SAD para o fuetbol. O que me parece que o camilo disse é que falat a opção pelo caminho mais certo para se "vebder o Braga". A sua imagem e a interacção com os adeptos e com a região. ter melhor iamgem é ser-se reconhcido e ser-se reconhecido é ter apoiantes, afinal a razão de ser do futebol. e como não temos mecenas que de um curto leque de apoiantes , se torna um clube gigantesco , temos mesmo que crescer utilizando uma base cada vez maior de suporte.

Sempre disse que a Hora é do Braga. porque tem vindo a ganhar e é nesta conjugação de intersses que as colectividades se projectam. Quem era o porto há 20 anos atras? Um mero clube regional  para nao dizer da cidade. Hoje, fruto de vitórias (claro) mas essencialmente fruto de uma comunicação eficiente de luta clara com o centralismo de Lisboa ganhou adeptos, criou causas, defendeu-as... fundiu-se com a cidade e com a região. E depois, com as vitórias criou uma auréola mais nacional...
Muito bem,está tudo dito  ;)

Olho Vivo

#5
Algumas citações que me parecem importantes:

"António Salvador é um bom gestor da parte financeira/negócios. Mas, tal como acontece com outros dirigentes, não domina a parte desportiva. Se a isto somarmos o seu feitio "interventivo", que o leva a envolver-se em áreas que deviam estar nas mãos de profissionais especializados, percebe-se muita coisa."

"[C]omeça a ser difícil justificar que, com aquele orçamento [o quarto maior da Liga], não tenha ganho nenhum troféu."

"[N]ão há clube que resista a tanta mudança de treinador."

"[A] performance do V.Guimarães, regressado da Liga Vitalis e com "menor orçamento, mostra que o Sp.Braga podia (e devia) fazer melhor."

"Quais as soluções que Salvador devia implementar? Criar espaço para um verdadeiro director desportivo, a quem devia entregar o relacionamento com o treinador e a gestão do balneário; implementar uma verdadeira política de comunicação do clube."

"[A] entrevista de César Peixoto é inadmissível..."

"O clube precisa de reforçar a sua implantação no meio empresarial da região e criar uma identidade própria (algo que o V.Guimarães já tem), que o tornem elemento central da sociedade bracarense."



Para que estas soluções que o Camilo Lourenço aponta tenham sucesso, será necessário da parte de António Salvador um exercício de grande humildade. Não basta o reconhecimento de que a gestão desportiva e da comunicação do clube deve ser profissionalizada. É preciso que António Salvador saiba dar espaço às pessoas a quem essas funções sejam entregues - e que o sejam efectivamente. Não bastam os títulos "director desportivo" ou "director de comunicação". É preciso que essas pessoas tenham real autonomia, que a SAD efectivamente delegue poderes - e isso implica confiança. Infelizmente, tenho sérias dúvidas que António Salvador seja homem para isso. Como se vê relativamente ao marketing, quando as decisões são a doer (vide preços para o Braga-Werder Bremen), a SAD decide contra aquilo que parecia ser uma alteração no bom sentido da política de marketing do clube, retirando-lhe boa parte da sua credibilidade...

Sublinho também aquilo que me parece uma evidência (embora, em vista das opiniões expressas neste fórum, não pareça): as declarações de César Peixoto são inadmissíveis. Sendo ou não pública a acção da SAD, deve pelo menos ser perceptível pelo resto do plantel que não é admissível que a autoridade do técnico seja desafiada da forma que César Peixoto o fez  - Peixoto, as olhos do plantel não pode passar impune...

A última frase que citei resume bem aquilo que alguns de nós vimos dizendo, qual disco riscado (remetendo também para o texto do Luís Freitas Lobo no Jornal do clube): devemos construir uma identidade própria e essa deve ser a prioridade do clube. Se, como diz o Camilo Lourenço, ainda a não temos, é um tanto estúpido que as decisões da SAD sejam tomadas como se essa identidade fosse um dado adquirido (e.g., política de preços)...

JORGEXINA

#6
A menos que as coisas mudem muito o, AS não vai conseguir levar o S.C.Braga ao patamar que todos nós cremos, por uma simples razão, não tem visão suficiente para tal!!! Quem não percebeu certos erros até aqui, não vai conseguir perceber nunca... A 1ª cai qq um, a 2ª só cai quem quer a 3ª só cai quem é burro!!! Quanto ao MKT teve uma aparente evolução, mas apenas aparente, pois nas questões de fundo as prioridades são as mesmas (não por culpa do Dir. MKT, pq agora tem trabalhado bem)!
Desconfio que está mudança é análoga as que as empresas privadas fazem com a responsabilidade social, o clube está a tentar passar uma imagem de clube socialmente responsável, mas na realidade essas politicas são apenas MKT de vendas.. Um clube como o S.C.Braga quantos jogos de beneficência fez nos últimos anos? Iniciativas para ajudar os mais desfavorecidos?! Até o SuperBraga faz mais que o clube...  Visitas a Hospitais, orfanatos... só por convite/organização de entidades externas do clube (parece que vão fazer um frete)!!! Isto tudo, ajudaria e muito na aproximação do clube a cidade, mas parece que quem não quer saber da cidade é o Clube, e como maior instituição da cidade devia cumprir os seus deveres cívicos com muito mais empenho!!!
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

JORGEXINA

E desconfiou que quando acabar está fase menos boa (que espero que pra breve) as politicas da sad vão voltar a mais do mesmo... Qd pode xula, quando precisa fazem-se de barateiros, como na uefa B.Munique Vs Estrela Vermelha! Quando as pessoas queriam ir, não deixaram e depois veio exigir que as pessoas fossem qdo o clube precisava. Assim não vão cativar ninguém..
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

JR1287

Quote from: jorgexina on 07 de February de 2008, 19:25
Um clube como o S.C.Braga quantos jogos de beneficência fez nos últimos anos? Iniciativas para ajudar os mais desfavorecidos?! Até o SuperBraga faz mais que o clube...  Visitas a Hospitais, orfanatos... só por convite/organização de entidades externas do clube (parece que vão fazer um frete)!!! Isto tudo, ajudaria e muito na aproximação do clube a cidade, mas parece que quem não quer saber da cidade é o Clube, e como maior instituição da cidade devia cumprir os seus deveres cívicos com muito mais empenho!!!

Para criar a tal identidade na cidade, que deveria ser pelo menos regional, passa muito por aqui: o Braga é que tem de ir atrás da cidade e da região, e não pode ficar parado à espera que a região venha atrás dele... tem de se esforçar por ser bem visto e, principalmente, querido das populações.

Quanto ao tal marketing, também me parece que é um pouco fogo de vista... dou um exemplo: na sequência das visitas que o Braga fez a escolas de Real, os alunos (aliás, até foram 4 alunas) de outra escola sita em Real não contemplada com aquelas visitas, decidiu contactar o Braga, para aferir da disponibilidade de alguns elementos do plantel lá se deslocarem. Dirigiram-se ao 1º Maio, há cerca de 3 semanas, expuseram a sua pretensão, e responderam-lhes que quem tratava disso era o Sr. (agora não me lembro o nome), mas que este só lá estava às segundas-feiras; na segunda-feira seguinte, deslocaram-se novamente ao 1º Maio, mas o tal sr. não estava, nem apareceu nesse dia; telefonaram mais tarde nessa semana, e nunca o tal Sr. lá apareceu nessa semana. Na passada segunda-feira estava tudo fechado (uma pontezinha dá sempre jeito...), pelo que telefonaram ontem, quarta-feira, para ver se o tal Sr. lá estava; responderam-lhes que não, que só estava à segunda-feira, para experimentar na próxima semana.
Claro que elas estão a esmorecer... e vão acabar por desistir...
Quanto ao tal Sr., que pelos vistos é o responsável, e a única pessoa a tratar do assunto, fica 3 semanas sem aparecer, o processo pára, e fica tudo na mesma - é só fogo de vista ou não??? (e se repararem, depois das iniciativas antes do jogo com o Belenenses, não se fez mais nada! - o que é natural: o responsável não aparece!!!...)

Enfim...

filipescb

mas alguem me sabe dizer qual o orçamento real do Braga para esta epoca?

Manuel Pereira

#10
Eu também li (por mero acaso) o artigo em questão.

Até parece que o jornalista é frequentador assíduo do superbraga.com e resolveu à sua maneira resumir algumas dos pontos de vista e das preocupações aqui manifestas.
Mas como por certo não leu mais satisfeito fico por ter visto aquilo num jornal lisboeta.

Só espero que o staf do presidente também tenha lido, lho tenha mostrado e a direcção esteja a reflectir sobre o(s) Assunto(s).


Saudações braguistas.

Geresiano

O Departamento de Marketing do nosso clube está com um fulgor nunca antes visto. As iniciativas têm sido várias e contínuas. As visitas às Escolas são tratadas no Estádio AXA e não no 1º de Maio. As visitas têm sido tratadas de dentro para fora (com critérios e não à sorte) e não de fora para dentro. No entanto, se chegar alguma solicitação por parte de Escolas será estudada, como está acontecer com um pedido de uma Escola de S. Lázaro. De Real não chegou qualquer solicitação. O pedido pode ser feito por mail. Mas, como facilmente se comprenderá, até ao fim do campeonato há mais 7 jogos em casa, incluindo o próximo com o Setúbal. Ora, visitando 5 ou 6 Escolas antes de cada jogo, concluir-se-á que não é possível, este ano, levar as Escolas todas da cidade. Há ainda Escolas de fora, onde se deve apostar, já que queremos um clube como símbolo de uma região. Logo, devemos sair da cidade.
Depois do jogo com o Belenenses, ao contrário do que está referido em cima, as iniciativas continuaram. Já foram atletas ao Externato I. D. Henrique, a Ruílhe; à B2,3 de Vila Verde; amanhã, 6ª feira, de tarde, o Contreras, o Stélvio e o Zé Manel vão à B2,3 de Gualtar; e para a semana, 4ª e 6ª feira, de tarde, serão visitadas a Calouste GulbenKian e a B2,3 de Prado. Houve já um sorteio para 5 viagens à Alemanha e vários dias, antes do sorteio, destinados à angariação de sócios, em vários pontos da cidade, e brevemente haverá uma conferência de imprensa para serem apresentadas as iniciativa a desenvolver até ao final da época. Tenho muita pena de ver asneiras escritas e mentiras. Criticar por criticar é fácil. Apresentar propostas válidas é mais difícil. Parece-me também de bom senso que de um momento para o outro não se peça o céu. Tudo demora o seu tempo! Se todos colaborassem o clube cresceria muito mais. Como? Já é sócio? Então arranje, pelo menos, mais outro. Ainda não é? Então inscreva-se como sócio. Dei apenas um exemplo. E podia dar muitos mais. Vou-me ficar por aqui. Viva o SCB!

Olho Vivo

Quote from: Geresiano on 07 de February de 2008, 22:52
O Departamento de Marketing do nosso clube está com um fulgor nunca antes visto. (...) Criticar por criticar é fácil. Apresentar propostas válidas é mais difícil. Parece-me também de bom senso que de um momento para o outro não se peça o céu. Tudo demora o seu tempo!


Parece-me que estás a falhar o alvo. Eu não questiono a competência e o dinamismo de quem está nesta altura no departamento. A questão é: qual a importância que a SAD e nomeadamente António Salvador atribui ao seu trabalho? Que apoio oferece? Sobretudo, que autonomia concede?

E quando vejo, por exemplo, que a política de preços não se altera em consonância com as alterações que se sentem a outros níveis, tenho a sensação de que a aposta na mudança no que diz respeito à relação do clube com as gentes que são o seu potencial de crescimento não é para valer, não vale um cêntimo de esforço...

A questão aqui é da capacidade (e vontade) de quem lidera para delegar competências...

tony21

Quote from: Geresiano on 07 de February de 2008, 22:52
O Departamento de Marketing do nosso clube está com um fulgor nunca antes visto. As iniciativas têm sido várias e contínuas. As visitas às Escolas são tratadas no Estádio AXA e não no 1º de Maio. As visitas têm sido tratadas de dentro para fora (com critérios e não à sorte) e não de fora para dentro. No entanto, se chegar alguma solicitação por parte de Escolas será estudada, como está acontecer com um pedido de uma Escola de S. Lázaro. De Real não chegou qualquer solicitação. O pedido pode ser feito por mail. Mas, como facilmente se comprenderá, até ao fim do campeonato há mais 7 jogos em casa, incluindo o próximo com o Setúbal. Ora, visitando 5 ou 6 Escolas antes de cada jogo, concluir-se-á que não é possível, este ano, levar as Escolas todas da cidade. Há ainda Escolas de fora, onde se deve apostar, já que queremos um clube como símbolo de uma região. Logo, devemos sair da cidade.
Depois do jogo com o Belenenses, ao contrário do que está referido em cima, as iniciativas continuaram. Já foram atletas ao Externato I. D. Henrique, a Ruílhe; à B2,3 de Vila Verde; amanhã, 6ª feira, de tarde, o Contreras, o Stélvio e o Zé Manel vão à B2,3 de Gualtar; e para a semana, 4ª e 6ª feira, de tarde, serão visitadas a Calouste GulbenKian e a B2,3 de Prado. Houve já um sorteio para 5 viagens à Alemanha e vários dias, antes do sorteio, destinados à angariação de sócios, em vários pontos da cidade, e brevemente haverá uma conferência de imprensa para serem apresentadas as iniciativa a desenvolver até ao final da época. Tenho muita pena de ver asneiras escritas e mentiras. Criticar por criticar é fácil. Apresentar propostas válidas é mais difícil. Parece-me também de bom senso que de um momento para o outro não se peça o céu. Tudo demora o seu tempo! Se todos colaborassem o clube cresceria muito mais. Como? Já é sócio? Então arranje, pelo menos, mais outro. Ainda não é? Então inscreva-se como sócio. Dei apenas um exemplo. E podia dar muitos mais. Vou-me ficar por aqui. Viva o SCB!
Vai preparar as reuniões de CT colega. Viva o ENORME

SimpLe-Kid

Acho que isto veio ao encontro ao que eu já disse assim como outros foristas.

O Salvador é um grande homem de negócios, mas não percebe nada de futebol.
Os sucessos que teve enquanto presidente foi a sua grande capacidade negocial apoiado a um homem que era um autêntico poço de futebol, ou seja, Jesualdo Ferreira. Mas desde que saiu Jesualdo nunca mais acertamos com a componente desportiva, ficamos apenas com a vertente financeira. Aí entra a estrutura desportiva que será necessário.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Olho Vivo

Camilo Lourenço acaba de abordar os temas  que toca neste artigo no programa "Pontapé de saída", na RTPn. Sobre o nosso clube, repetiu que após o crescimento dos últimos anos, a SAD não pode continuar a ser gerida de forma "paroquial". Mais, nas palavras dele, terá conversado com Salvador ontem, confrontando-o com estas situações a propósito da entrevista-resposta de César Peixoto. Defendeu como se percebe do seu artigo a existência de um director desportivo com autoridade e autonomia para gerir a relação entre a SAD e o plantel - um plantel cheio de "prima-donas" (cito). Repetiu novamente a necessidade de melhorar a comunicação no clube de forma a aprofundar a sua ligação com a cidade, ainda incipiente, pelo menos por comparação com o vizinho V.Guimarães...

O programa é repetido amanhã, à... 1 da manhã...

Pé Ligeiro

Camilo Lourenço, economista que muito aprecio, traça em poucas palavras a realidade nua e crua daquilo que tem sido o Braga nos últimos anos. De facto é por demais evidente que o rumo que as coisas têm tomado não é o melhor a vários níveis. Por um lado, ao serem contratados ou mantidos muitos jogadores "idosos", cria um problema adicional a qualquer treinador que é o de ter que lidar com pessoas a quem já não é nada fácil incutir espírito de conquista e espírito de disciplina e cujo rendimento já deixa muito a desejar. Por outro, esses mesmos jogadores inflacionam o orçamento da SAD de tal forma, que se esta aposta falhar, quem vier atrás que feche a porta, pois não vai ser fácil no futuro fazer o movimento inverso em termos salariais. Depois a questão da gestão da imagem tem andado claramente pelas ruas da amargura. A somar a isto há a relação com os sócios e adeptos - tem sido muito fraca.
A parte que tem tido bons resultados, tem sido a financeira, onde o saldo entre compras e vendas é claramente positivo. Está na altura de dar o salto e ir mais além. Há uma série de indícios que nos auguram um futuro risonho, mas não podemos desperdiçar as oportunidades...
BRAGA SEMPRE MAIS!

A.COSTA

Quote from: Pedro Ribeiro on 07 de February de 2008, 23:40
Camilo Lourenço acaba de abordar os temas  que toca neste artigo no programa "Pontapé de saída", na RTPn. Sobre o nosso clube, repetiu que após o crescimento dos últimos anos, a SAD não pode continuar a ser gerida de forma "paroquial". Mais, nas palavras dele, terá conversado com Salvador ontem, confrontando-o com estas situações a propósito da entrevista-resposta de César Peixoto. Defendeu como se percebe do seu artigo a existência de um director desportivo com autoridade e autonomia para gerir a relação entre a SAD e o plantel - um plantel cheio de "prima-donas" (cito). Repetiu novamente a necessidade de melhorar a comunicação no clube de forma a aprofundar a sua ligação com a cidade, ainda incipiente, pelo menos por comparação com o vizinho V.Guimarães...

O programa é repetido amanhã, à... 1 da manhã...


Falou curto e grosso, bem à maneira de 1 economista. Falou bem e espero que António Salvador receba as suas mensagens, tantos os rasgados elogios como os defeitos mais notórios da sua gestão.

Uma boa forma de aprofundar a ligação do SCBraga com a cidade e a regão seria tratar os jovens de uma outra forma, não os obrigando a pagar o mesmo que os adultos, quando se trata de colocar à venda bilhetes para o importante (espera-se) jogo contra o Werder Bremen em Braga. Em especial aqueles jovens que aderiram ao SCBraga e que devem ser fidelizados, o que não se consegue com medidas cegas como esta.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

fmrabit

Defendeu como se percebe do seu artigo a existência de um director desportivo com autoridade e autonomia para gerir a relação entre a SAD e o plantel - um plantel cheio de "prima-donas" (cito). Repetiu novamente a necessidade de melhorar a comunicação no clube de forma a aprofundar a sua ligação com a cidade, ainda incipiente, pelo menos por comparação com o vizinho V.Guimarães...

   Nada disto é novidade, aliás penso que brevemente irá acontecer com a já falada entrada de Carlos Freitas para director desportivo e de José Marinho para a comunicação.
   

Olho Vivo

Quote from: fmrabit on 08 de February de 2008, 00:02
Nada disto é novidade, aliás penso que brevemente irá acontecer com a já falada entrada de Carlos Freitas para director desportivo e de José Marinho para a comunicação.   

A verdadeira questão é se a SAD (e em particular António Salvador) acredita mesmo nestas alterações e como tal dará autoridade e autonomia a quem exercerá (no papel) estas funções. É que o perfil do presidente não parece encaixar bem a delegação de funções. Porque se for para termos mais dois quadros com o título de director mas que tenham que pedir autorização ao presidente por tudo e por nada... mais vale estar quieto!