News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Formação ou "olheiros" ?

Started by ric, 01 de February de 2008, 17:37

Previous topic - Next topic

ric

aqui há uns dias estava a falar com um responsável de uma modalidade amadora de um grande clube. No caso o atletismo.
Falavamos do Maratona e das sua meia dúzia de atletas que chega desde há alguns anos para ganhar títulos. E ganhar títulos , antes do mais, traz dividendos para patrocinadores e glória para os clubes.
esse clube fez e está há alguns anos a fazer um investimento enorme em infraestruturas e logistica. Contrata médicos, equipas de enfermeiros e recuperadores fisicos e tem uma série de técnicos que trabalham com cerca de 2 centenas de miudos(as). Este clube tem, como séniores masc e fem , uma vintena de atletas e de vez em quando "bicam" uma 2º ou 3º posição nacional. Claro que o maratona ou a conforlimpa limpam o 1º...

esse meu amigo, confidenciou-me que se calhar a aposta do clube deveria ser na captação de valores FEITOS ou com grande progressão. o investimento na aquisição desses atletas  - com cerca de 16 a 18 anos - ronda os mil a 2 mil euros. O salario é outra questão. mas esta verba da transferencia é bastante inferior ao custo envolvido com a formação do referido atleta.

este é um caminho que pode vir a acontecer em breve e o panorama desportivo nacional pode mudar radicalmente. Quem serão os fazedores de campeões de amanha? será que teremos instituições só para formação para terceiros? Vaçerá a pena apostar na prata da casa se não pagam a despesa que dão? Não valerá a pena contratar para ganhar?
Um patrocinador dará mais fácilmente 10 mil euros para a formação ou para ter uma atleta de gabarito em determinado clube e com visibilidade e ...a ganhar?
Será que por aqui não passará a responsabilidade da escola como entidade formadora e os clubes como entidade únicamente desportiva e competitiva?

que acham?

GanDhi

#1
Pois relamnte..No nosso caso acho que nao estamos a tirar proveito da nossa formaçao..tinha-mos que mudar muita coisa..Comparado aos jogadores que veem ja feitos e saiem daqui pra outros clubes,ganhamos muito mais do que em apostar na nossa formaçao..
É o que ja disse e volto a dizer a nossa formaçao infelizmente é uma grande treta e agora com a academia vamos ver se nao vai ser dinheiro pa deitar fora..Porque fazer academia e a formaçao ficar como esta é um desperdicio..

braga2007

É uma questão um pouco complexa. Temos que ver que um jogador aos 16 ou 18 nunca estará "feito". Apenas atingem a maturidade profissional aos 25 anos. Por isso apostar em jogadores jovens de outros clubes, tem sempre o seu risco, por muito que apareça um empresário a dizer que ele é bom e tal. Através da Academia poderemos formar nós os própios craques, temos depois é que ter uma  boa política de protecção dos talentos, para evitar que aqueles que há partida sejam os com mais potencial, saiam para outros clubes, sem terem rendido aquilo que custou a sua formação. Provavelmente comprar um jovem sairá mais barato do que as despesas gastas na sua formação, mas isso não é certo e aqui temos que avaliar a situação de amor e dedicação ao clube, que os formados por nós terão, o bviamente, mais assimilada. E acredito que uma boa formação pode trazer bons frutos, pois há clubes que tinham grabndes equipas formadas por jogadores que eram "seus".

Manuel Pereira

A questão dos custos de formação e de os trutas levar os melhores sem contrapartidas já é velha.

Os Salesianos  acabaram com a sua escola de formação de hóquei em patins que foi das melhores do país porque lhes levavam os melhores sem lhes deixarem nada, não lhes pagando a formação.


Saudações braguistas.

Augusto Gomes

Temos que recrutar de multiplas formas, designadamente de jovens brasileiros, mas escolhidos por quem sabe e com caracteristicas mais "europeias" como serão os jogadores do sul do Brasil (Rio Grande do Sul - Porto Alegre).Também o mercado africano não pode ser descurado.

Mas temos que tentar apostar em jovens que, depois de juniores,  possam integrar e crescer no futebol senior do clube ou de outros clubes com potencial.E aí é que está a dificuldade...

FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

GanDhi

Primeiro que tudo isso tinha-se que nao ter medo em se apostar nos jovens portugueses...
Mas aqui prefere-se o estrangeiro...

fut

Já tive oportunidade de escrever que em primeiro lugar devíamos cativar quem, tendo qualidade, está no nosso clube. Escrevo isto porque se tem assistido nos últimos anos a uma debandada dos nossos melhores atletas da formação para os ditos grandes. Ainda ontem me diziam que o nosso capitão dos iniciados vai para o Porto e até já se terá despedido e entregue o material uma vez que deixou de ser convocado. Entretanto outros dois atletas preparam-se para sair.
Sou, por isso, de opinião que antes de mais têm de ser criadas condições para os que cá estão; não basta falar em academias e coisas de género, sobretudo em período eleitoral.
Por exemplo o Porto tem um protocolo com um colégio onde estudam os atletas da formação. É impossivel fazer isso em Braga? Gasta-se assim tanto dinheiro?

Kramer

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=928216&div_id=1442

Miguel Ruben, promessa do Trofense, vai treinar no AC Milan

Será que ninguém do Braga viu este jovem?

Eu compreendo, Trofa fica muito longe do Braga e as deslocações são muitos difíceis é mais facil ir para o Brasil, Argentina  ou para África..

\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

fmrabit

Quote from: fut on 18 de February de 2008, 19:43
Já tive oportunidade de escrever que em primeiro lugar devíamos cativar quem, tendo qualidade, está no nosso clube. Escrevo isto porque se tem assistido nos últimos anos a uma debandada dos nossos melhores atletas da formação para os ditos grandes. Ainda ontem me diziam que o nosso capitão dos iniciados vai para o Porto e até já se terá despedido e entregue o material uma vez que deixou de ser convocado. Entretanto outros dois atletas preparam-se para sair.
Sou, por isso, de opinião que antes de mais têm de ser criadas condições para os que cá estão; não basta falar em academias e coisas de género, sobretudo em período eleitoral.
Por exemplo o Porto tem um protocolo com um colégio onde estudam os atletas da formação. É impossivel fazer isso em Braga? Gasta-se assim tanto dinheiro?
O SCBraga tem à alguns anos um protocolo com um colégio onde estudam? os atletas da formação, chama-se Externato Carvalho Araujo.  O problema das saidas para o Porto não é do Braga, pois os responsáveis da formação fazem tudo para segurar os jovens, só que os pais quando ouvem falar do interesse do Porto, já não querem mais conversa com o Braga e sonham com uma reforma antecipada à custa do rebento, só que na maior parte dos casos nenhum chega a gozar os dividendos.

tony21

Quote from: Kramer on 15 de March de 2008, 13:57
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=928216&div_id=1442

Miguel Ruben, promessa do Trofense, vai treinar no AC Milan

Será que ninguém do Braga viu este jovem?

Eu compreendo, Trofa fica muito longe do Braga e as deslocações são muitos difíceis é mais facil ir para o Brasil, Argentina  ou para África..



esse puto já assinou contrato com o Milan? Ainda vais vê- lo a jogar no trofense ( 3ª divisão)

Lacoste

Quote from: tony21 on 15 de March de 2008, 16:27
Quote from: Kramer on 15 de March de 2008, 13:57
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=928216&div_id=1442

Miguel Ruben, promessa do Trofense, vai treinar no AC Milan

Será que ninguém do Braga viu este jovem?

Eu compreendo, Trofa fica muito longe do Braga e as deslocações são muitos difíceis é mais facil ir para o Brasil, Argentina  ou para África..


esse puto já assinou contrato com o Milan? Ainda vais vê- lo a jogar no trofense ( 3ª divisão)
Para mim nem interessa se já assinou ou não, o que interessa é que teve que vir para aqui olheiros do Milan para o ver e nenhum clube de Portugal o ter descoberto primeiro...

Machado_87

Quote from: Magic Braga on 04 de February de 2008, 04:44
Primeiro que tudo isso tinha-se que nao ter medo em se apostar nos jovens portugueses...
Mas aqui prefere-se o estrangeiro...

Este é o grande problema  :-\
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre

Augusto Gomes

Mas alguém acredita que o jogador  não está referenciado por clubes portugueses?

Mas quem resiste ao Milan?

Ou ao Sporting, onde os pais dos putos julgam que de lá só saiem Cristianos Ronaldos e Figos?
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Kramer

Quote from: Lacoste on 15 de March de 2008, 16:56
Quote from: tony21 on 15 de March de 2008, 16:27
Quote from: Kramer on 15 de March de 2008, 13:57
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=928216&div_id=1442

Miguel Ruben, promessa do Trofense, vai treinar no AC Milan

Será que ninguém do Braga viu este jovem?

Eu compreendo, Trofa fica muito longe do Braga e as deslocações são muitos difíceis é mais facil ir para o Brasil, Argentina  ou para África..


esse puto já assinou contrato com o Milan? Ainda vais vê- lo a jogar no trofense ( 3ª divisão)
Para mim nem interessa se já assinou ou não, o que interessa é que teve que vir para aqui olheiros do Milan para o ver e nenhum clube de Portugal o ter descoberto primeiro...

A questão é mesmo essa.
Porque razão não há mais prospecção na zona do minho por parte do Braga? Ficará muito dispendioso acompanhar as equipas da região? Não haverá uma ou duas pessoas que possam acompanhar os campeonatos dos mais jovens?
Ou os jovens que chegam ao Braga é só por cunhas e conhecimentos?Se assim for não vale apena apostar numa academia.
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

Kramer

Quote from: Augusto Gomes on 15 de March de 2008, 18:35
Mas alguém acredita que o jogador  não está referenciado por clubes portugueses?

Mas quem resiste ao Milan?

Ou ao Sporting, onde os pais dos putos julgam que de lá só saiem Cristianos Ronaldos e Figos?

Se vamos pensar assim o melhor é fechar as camadas jovens e ficar só com a equipa principal. O Braga tem é que se adiantar a esses clubes e proporcionar boas condições ao jovens.Se o Braga começar a ser visto como um clube que cria bons jogadores não haverá problema em atrair jovens para o clube.
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

fjmp_scb

É perciso alargar o nº de olheiros.

Penso que neste momento há uns 5 olheiros.

É perciso melhorar esta situação.
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

Augusto Gomes

"Ou os jovens que chegam ao Braga é só por cunhas e conhecimentos?Se assim for não vale apena apostar numa academia."

"Se o Braga começar a ser visto como um clube que cria bons jogadores não haverá problema em atrair jovens para o clube."

KRAMAR

Quanto às cunhas, elas sempre existirão e para os pais dos putos haverá sempre razões obscuras para que os seus filhos sejam preteridos...Mas os "bons" valores vêm sempre à tona...

Alguns também se perdem e são recuperados noutros lados...O Eduardo, proveniente de Mirandela, também parece que foi rejeitado em Guimarães, vindo a ressurgir mais tarde em Braga...E também há erros de perspectiva...

Quanto à sustentação do recrutamento, este só pode ser eficaz com a construção da Academia, que recolherá em regime de internato rigoroso os putos com potencial, aí sim provenientes de todo o país (e estrangeiro, claro), e garantindo tranquilidade aos pais.Mas também têm que sair valores firmes do recrutamento senão a motivação (dos pais...) desaparece...

Mas, até já nem me lembro do nome do último valor saido das camadas jovens, apesar do forte investimento dos últimos anos...Mas eu é  que sou esquecido...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Lacoste

#17
Quote from: Augusto Gomes on 15 de March de 2008, 19:11
KRAMAR
KRAMER! ;D

Caro Augusto Gomes sempre que queira citar alguém tem ali um botão para fazer isso.

"Citar uma Mensagem

Para responder a uma mensagem citando-a, pode clicar no botão Citar na mensagem pretendida e adicionar a sua mensagem à citação ou clicar no botão Responder seguido de Inserir Citação da mensagem pretendida no 'Resumo do Tópico' em baixo, mas tenha em conta que:

    * Ambas as opções adicionam um link para a mensagem original mostrando o nome do autor e a data e hora da mensagem, enquanto que a 'tag' citar do Código Bulletin Board apenas adiciona a citação sem estas informações adicionais.
    * Você pode também manter ou adicionar o atributo do 'autor' independentemente da função de Citação, tal como está demonstrado na Ajuda do Código Bulletin Board do SMF mais abaixo."

Abraço.

Kramer

O que é necessário é criar condições para os jovens e acho que a academia é um meio para conseguir isso. Mas além da academia temos que apostar na prospecção.

Quanto ás cunhas não sei se há  não estou dentro do assunto, mas o que se ouve é que há, se é um mito não sei.
É verdade que os bons valores aparecem, mas outros valores são perdidos durante este processo e outros são perdidos por má avaliação das suas potencialidades.

Quanto a valores saidos das camadas jovens tivemos o P.Jorge, o Cícero..mas não me estou a lembrar de outros nos últimos tempos  :( 
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

Augusto Gomes

Quote from: Lacoste on 15 de March de 2008, 19:17
Quote from: Augusto Gomes on 15 de March de 2008, 19:11
KRAMAR
KRAMER! ;D

Caro Augusto Gomes sempre que queira citar alguém tem ali um botão para fazer isso.

"Citar uma Mensagem

Para responder a uma mensagem citando-a, pode clicar no botão Citar na mensagem pretendida e adicionar a sua mensagem à citação ou clicar no botão Responder seguido de Inserir Citação da mensagem pretendida no 'Resumo do Tópico' em baixo, mas tenha em conta que:

    * Ambas as opções adicionam um link para a mensagem original mostrando o nome do autor e a data e hora da mensagem, enquanto que a 'tag' citar do Código Bulletin Board apenas adiciona a citação sem estas informações adicionais.
    * Você pode também manter ou adicionar o atributo do 'autor' independentemente da função de Citação, tal como está demonstrado na Ajuda do Código Bulletin Board do SMF mais abaixo."

Abraço.
Quote from: Kramer on 15 de March de 2008, 19:23
O que é necessário é criar condições para os jovens e acho que a academia é um meio para conseguir isso. Mas além da academia temos que apostar na prospecção.

Quanto ás cunhas não sei se há  não estou dentro do assunto, mas o que se ouve é que há, se é um mito não sei.
É verdade que os bons valores aparecem, mas outros valores são perdidos durante este processo e outros são perdidos por má avaliação das suas potencialidades.

Quanto a valores saidos das camadas jovens tivemos o P.Jorge, o Cícero..mas não me estou a lembrar de outros nos últimos tempos  :( 


Obrigado Lacoste, mas vamos ver como fica a coisa...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!