News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

E.AMADORA vs S.C.BRAGA (Sexta 01/02 às 20h30 Sport Tv) --» Lançamento do jogo

Started by 2378, 25 de January de 2008, 18:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

Quote from: Pedro Ribeiro on 31 de January de 2008, 14:47
MATHEUS ENTRE OS 18 CONVOCADOS

Manuel Machado convocou Matheus para defrontar o Estrela da Amadora, em jogo da 18ª jornada da BwinLiga. Rodriguez regressa aos eleitos depois de cumprir um jogo de suspensão. Madrid, João Pinto e Bruno Tiago, ficam de fora da convocatória, estando  entregues ao Departamento Médico. 

1- Paulo Santos

12 – Dani

2 – Rodriguez

3 – Paulo Jorge

7 – Jorginho

9 – João Tomás

15 – Wender

16 – P. Contreras

17 – Frechaut

18 – Zé Manel

20 – Jaílson

21 – César Peixoto

25 – Miguelito

29 – Linz

47 – João Pereira

88 – Vandinho

89 - Sélvio Cruz

99 – Matheus

in scbraga.com

Carlos Fernandes e Brum de fora por opção!!!

Não sei em que condições físicas estará Carlos Fernandes, mas quem viu Miguelito jogar ontem na Trofa, não pode deixar de ficar admirado com a ausência daquele.

Em relação a Brum, sendo surpreendente a ausência da convocatória, há que dizer que voltou a estar francamente mal na partida de ontem da Taça Intercalar.

Até o Brum de fora tem sido dos melhores excepto no ultimo contra o Belenenses mas de titular para não convocado, o Brum neste momento é melhor que o Stelvio enfim só espero que o MM tenha razão e que a gente ganhe o jogo

JotaCC

Matheus nos convocados
PAULO SANTOS EM DÚVIDA   

Manuel Machado integrou Matheus, que jogou a primeira metade da Liga no V. Setúbal, na lista de convocados para o encontro com o E. Amadora.

Para Lisboa, segue também na comitiva Paulo Santos, embora ainda no esteja a cem por cento por causa da gripe, que ontem o impediu de participar no treino.

Os arsenalistas acreditam que amanhã já estará totalmente recuperado.

Olho Vivo

Quote from: cardoso on 31 de January de 2008, 15:45
Mas já agora, Pedro,  diz-me: na tua opinião porque é que o Jaílson tem lugar cativo?

A minha opinião é diferente da que faz aqui (quase) a unanimidade. Não acho que seja um jogador para ser titular da nossa equipa, pelo menos enquanto Manuel Machado continuar a apostar no esquema táctico habitual (4-2-3-1). Mas não me parece que seja um jogador sem utilidade. Em minha opinião, é um jogador que dá sempre jeito ter no banco, porque permite variantes tácticas que não são habituais já que mais nenhum dos avançados de que dispomos tem as suas características: mobilidade, apetência para cair sobre os flancos abrindo espaços para as entradas dos médios e dos extremos em trocas posicionais, capacidade para segurar a bola e tabelar em terrenos mais recuados. Para além disso, tem excelente impulsão e um bom jogo de cabeça...

Dito assim, até parece o melhor do mundo. O que lhe falta? Falta-lhe saber definir o último toque, o que distingue verdadeiramente os craques dos jogadores medianos. Por exemplo, se te recordares da última partida frente ao Belnenses 8em que ele entra nos minutos finais), conseguiu uma excelente penetração sobre a meia esquerda, rodando bem sobre o adversário e ganhando aí alguns metros (um dos seus melhores movimentos), mas depois quando foi preciso definir (rematar ou fazer o passe de morte), deslumbrou-se e... nem uma coisa nem outra. Falta-lhe por vezes a noção do tempo de passe e nessas situações desperdiça alguns bons movimentos que consegue fazer...

Quando estamos a perder, e o treinador quer tornar a equipa mais ofensiva, é útil termos um jogador que saiba jogar como um segundo avançado - que é, para mim a vocação dele. Jogar com Linz e Tomás, em minha opinião é muito complicado (por sistema), porque são jogadores pouco compatíveis, que jogam ambos no mesmo espaço (de finalização). Nessas circunstâncias, Jaílson parece-me útil.

Já me parece questionável quando Jaílson é lançado para o flanco direito - papel para o qual não tem qualquer vocação (mas o problema é também de falta de soluções do plantel)- ou para o papel de ponta-de-lança (único) - também não é um finalizador, nem tem capacidade para se bater só com os centrais contrários. Mas isto são opções erradas do técnico ou debilidades do plantel: não se pode recriminar um jogador quando lhe é pedido que jogue em funções para as quais não está talhado. Já dei este exemplo aqui: o que tem jogado Jorginho nos últimos tempos? Pouco, certo? É mau jogador? O problema é que o plantel não tinha ninguém para a posição em que ele vem jogando. Agora, finalmente, temos Zé Manel disponível (que não me agrada particularmente, mas... adiante) e... outra adaptação (Matheus ou Wender).

Satmar

Parece-me que o caso do Brum é de mera explosão física.....jogou, jogou , jogou porque andou 10 jornadas sem ser convocado. Agora, PUMMMM. Já agora, aquelas voltinhas dele, hummmmm. Carlos Fernandes de fora é que não dá para perceber. Mas enfim, desde que certas pessoas criticam na bancada nascente o Jorginho porque não presta e o Paulo Jorge porque é fraco....já espero tudo. Miguelito tem estado a subir, mas com muita falta de confiança, sem força no um para um. Carlos Fernandes é de longe mais defesa esquerdo do que Miguelito, ainda para mais sabendo que Matheus ou Wender pouco ou nada defendem. A ver vamos, ochalá esta minha boca se cale amanhão pelas 22.15H. Sempre fiel e a puxar por ti Braga. Dá-me um fim-de-semana com alguma alegria, dá-me a tua vitória.
Força ENORME!!!

Warrior of Minho

Quote from: Satmar on 31 de January de 2008, 17:11
Parece-me que o caso do Brum é de mera explosão física.....jogou, jogou , jogou porque andou 10 jornadas sem ser convocado. Agora, PUMMMM. Já agora, aquelas voltinhas dele, hummmmm. Carlos Fernandes de fora é que não dá para perceber. Mas enfim, desde que certas pessoas criticam na bancada nascente o Jorginho porque não presta e o Paulo Jorge porque é fraco....já espero tudo. Miguelito tem estado a subir, mas com muita falta de confiança, sem força no um para um. Carlos Fernandes é de longe mais defesa esquerdo do que Miguelito, ainda para mais sabendo que Matheus ou Wender pouco ou nada defendem. A ver vamos, ochalá esta minha boca se cale amanhão pelas 22.15H. Sempre fiel e a puxar por ti Braga. Dá-me um fim-de-semana com alguma alegria, dá-me a tua vitória.
Força ENORME!!!

O Wender nao defende????
Nao vê os mesmos jogos que eu!!!!
Orgulhosamente Bracarense!

cardoso

Quote from: Pedro Ribeiro on 31 de January de 2008, 16:07
Quote from: cardoso on 31 de January de 2008, 15:45
Mas já agora, Pedro,  diz-me: na tua opinião porque é que o Jaílson tem lugar cativo?

A minha opinião é diferente da que faz aqui (quase) a unanimidade.

Mas quase me convenceste ;)
que na não é extremo-direito, concordo totalmente. Como segundo ponta acho que tem muito para aprender. Além dessa questão do ultimo toque parece-me que tem uma movimentação em campo pastosa e previsível.
falas-me nesse lance com o belenenses e eu falo-te do golo: a desmarcação do Linz só é possivel porque o Tomás arrasta consigo um central e deixa o outro ameio do caminho. Não sei se o Tomás e o Linz serão assim tão incompativeis... olha que o Rui Aguas e o Magnusson fizeram uma bela dupla num estarola qualquer, assim como o Tomás com um outro ponta que agora não me lembro o nome, no mesmo estarola.

cardoso

Satmar:
o Wender não defende???????
eu não acho nada disso. Acho que esse Wender era o do primeiro ano em que cá chegou, armado em estrela.

Arsenalista

O Wender pode ter muitos dias maus, que depois acaba por compensar com boas exibições ou lances decisivos, é um pouco irregular, mas não o podemos acusar de não defender.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

papapremios

Olho Vivo

Quote from: cardoso on 31 de January de 2008, 17:54
falas-me nesse lance com o belenenses e eu falo-te do golo: a desmarcação do Linz só é possivel porque o Tomás arrasta consigo um central e deixa o outro ameio do caminho. Não sei se o Tomás e o Linz serão assim tão incompativeis... olha que o Rui Aguas e o Magnusson fizeram uma bela dupla num estarola qualquer, assim como o Tomás com um outro ponta que agora não me lembro o nome, no mesmo estarola.

É evidente que a presença de dois pontas-delança de peso na área pode criar dificuldades. O lance do golo frente ao Belenenses é um bom exemplo - eu próprio o referi na minha crónica do jogo. A questão é que para jogar com dois avançados tão "posicionais" é preciso uma outra estrutura da equipa. Na Liga alemã, jogar com dois avançados tão "pesados" é vulgar. Mas as estruturas típicas das equipas são o 3-5-2 ou um 4-3-1-2 (caso do Werder Bremen, por exemplo), i.e., é necessário ter muita gente com capacidade defensiva no meio campo para suportar a presença de dois jogadores que "só" finalizam...

No caso que apontas do Benfica (na altura de Mourinho), com Tomás e Van Hoojdonk (que "levou" no velhinho 1º de Maio 3-1, numa exibição soberba de Luís Filipe), a equipa tinha jogadores de meio-campo de grande pulmão e com poder físico e um dos alas (que jogava sobre a esquerda - Maniche) jogava numa posição mais interior com a missão de auxiliar os dois médios-centro (se não me engano Meira e Calado) e fazer a ligação defesa-ataque.

Isto para dizer que para jogar por sistema com Tomás e Linz, a meu ver, é necessária uma estrutura para a qual não temos jogadores que a sirvam. O nosso meio-campo tem muito pouca capacidade física e pulmão, é lento nas transições. Se já no actual sistema isto é tão evidente... Num outro sistema (4-4-2 clássico ou com três centrais), essas fragilidades (que actualmente são visíveis) seriam exponenciadas.

E se é verdade que frente ao Belenenses a presença de Tomás foi decisiva para libertar Linz no lance do golo, a verdade é que naquele momento o golo "caiu do céu", quando a equipa parecia perdida e impotente para mudar o rumo dos acontecimentos. A mudança do esquema não trouxe qualidade de jogo...

mafia1

Boa tarde alguns gaijos metem-me um noijo pá. Chegou um gaijo já querem por o nosso capitão de fora só espero é que o gaijo não festeje o golo dele este fim de semana. Estás pessoas não dou nenhum valor ao nosso capitão por chegar um gaijo novo querem logo que ele fique de fora não sei como isso é possivel mas temos pessoas destas no fotebol, acho que já está na altura de olhar mais para ele e com mais atenção. Nem que viesse um gaijo da selecção Brasileira capitãoi e sempre capitão.

JORGEXINA

Quote from: mafia1 on 31 de January de 2008, 19:33
Boa tarde alguns gaijos metem-me um noijo pá. Chegou um gaijo já querem por o nosso capitão de fora só espero é que o gaijo não festeje o golo dele este fim de semana. Estás pessoas não dou nenhum valor ao nosso capitão por chegar um gaijo novo querem logo que ele fique de fora não sei como isso é possivel mas temos pessoas destas no fotebol, acho que já está na altura de olhar mais para ele e com mais atenção. Nem que viesse um gaijo da selecção Brasileira capitãoi e sempre capitão.
Totalmente de acordo!!! Já para não dizer que estamos a falar do nosso melhor central!!
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

BRAGA FOREVER

Só há mesmo um engano nesta convocatória:Em vez de sair o Brum,deveria ter saido o Vandinho,mas enfim...

A Minha equipa para regressar aos triunfos é esta,e só falta mesmo o Brum ou o Madrid ;) no lugar do Stélvio.

Paulo Santos

João Pereira          Pablo Contreras          Rodriguez          Miguelito

Frechaut           Stélvio Cruz

Jorginho

Matheus                                                                                              Wender

Linz
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

cardoso

Quote from: Pedro Ribeiro on 31 de January de 2008, 16:07
eu próprio o referi na minha crónica do jogo.

eu reparei e achei piada porque foste o único forista a referir isso.
Eu penso que um sistema de jogo para o qual poderiamos avançar sem grandes rupturas seria um 4.4.2 com dois médios defensivos de grande poder de reuperação e capazes de desempenhar tarefas defensivas como seria um Madrid e um Vandinho em boa forma, de maneira que Vandinho pudesse fazer uma posição que, em posse de bola seria um nº 10 recuado, como fazia muito bem no início da época. Os outros dois médios seriam alas, rápidos e bem entrosados pelos laterais. Seria difícil adaptar Wender e Matheus a estas tarefas? Isto exigiria muito ao tal "miolo", pois além de apoiar os centrais teriam de muitas vezes dobrar os laterais. Mas daria à equipa uma dinâmica ofensiva tremenda. Seria um Braga sempre para ganhar. Isto impediria esta pastelice que temos visto de 3 jogadores no meio, a jogar a passo, a fazerem marcação uns aos outros, com um nº 10 que tem de descair à direita por não termos lá extremo, um wender constantemente a ter de vir atrás porque o defesa esquerdo é um buraco e o Linz a tocar viola lá na frente porque não mais nada que fazer.
Isto tinha, obviamente de ser mecanizado e não usado como recurso como foi na sexta passada em que, como dizes, o golo caiu do céu.

nunes o bracaro

Quote from: papapremios on 31 de January de 2008, 18:26
O árbitro é o nosso "amigo" Lucílio Baptista.
NÑNNNNÃAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

É o gatuno mais caseiro que conheço..

Só espero estar enganado..

Braga 4' ever

JotaCC

Manuel Machado: "Espero que não haja tantos imponderáveis como no jogo para a Taça"

O treinador do Braga espera que não haja "tantos imponderáveis" na Reboleira, amanhã, no jogo de abertura da 18ª jornada da Bwin Liga, como há 15 dias, quando a equipa minhota foi eliminada da Taça de Portugal pelo Estrela da Amadora. Hoje, após o treino, Manuel Machado falou ainda da necessidade que o Braga tem de regressar às vitórias - a última aconteceu em Paços de Ferreira (2-0), em Dezembro - numa altura em que o ciclo de jogos vai voltar a "apertar", com a disputa de mais uma eliminatória da Taça UEFA. "Neste jogo espero que não aconteçam tantos imponderáveis como da última vez. O jogo da Taça ficou marcado por uma penalidade marcada cedo, uma lesão e uma exclusão que nos obrigou a jogar mais de uma hora com dez. Espero que corra tudo dentro da normalidade", disse Manuel Machado, a propósito da partida com o Estrela da Amadora. Rejeitando qualquer ideia de "tira-teimas" neste encontro entre Estrela e Braga, Manuel Machado reconheceu antes a importância dos três pontos para a sua equipa, que já não sabe o que é vencer há cinco jogos. "É mais um jogo com valor igual aos outros, são três pontos importantes que estão em disputa e queremos ganhá-los. Partimos com ambição e sabemos da necessidade de ganhar esses três pontos", disse. É que, reconheceu, depois da Amadora "segue-se um ciclo difícil", e o Braga tem de "transformar os resultados que têm sido medianos em resultados mais positivos". Nos últimos quatro jogos para o campeonato, o Braga apenas perdeu um (4-0 no Dragão), tendo empatado com Boavista (0-0), Académica (3-3) e Belenenses (1-1), razão pela qual Manuel Machado diz que "é preciso vencer" para que "o Braga se mantenha suficientemente perto dos lugares que dão acesso à UEFA". O Braga, que no último jogo empatou em casa com o Belenenses (1-1), soma 24 pontos e é sétimo classificado, enquanto o Estrela da Amadora, que conseguiu o mesmo desfecho frente à Naval, na Figueira da Foz, é 12º, com 17 pontos.

A.COSTA

Surpresa para mim o ROBERTO BRUM não ser chamado para o jogo. Tem sido um dos melhores. Estranho, para quem vê o VANDINHO arrastar-se em campo há bastante tempo.

Espero que as escolhas resultem, que é o mais importante.

Já agora que o MATHEUS foi convocado espero que a nossa equipa seja mais ofensiva e competente.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

mágicoBRAGAallez

É para comer a relva!!! e ganhar também.  ;D

Como diz aquele jovem do programa "Vai tudo abaixo"... ACABOU-SE A MAMA TODA!

Olho Vivo

Quote from: cardoso on 31 de January de 2008, 20:59
Eu penso que um sistema de jogo para o qual poderiamos avançar sem grandes rupturas seria um 4.4.2 com dois médios defensivos de grande poder de reuperação e capazes de desempenhar tarefas defensivas como seria um Madrid e um Vandinho em boa forma, de maneira que Vandinho pudesse fazer uma posição que, em posse de bola seria um nº 10 recuado, como fazia muito bem no início da época. Os outros dois médios seriam alas, rápidos e bem entrosados pelos laterais. Seria difícil adaptar Wender e Matheus a estas tarefas? Isto exigiria muito ao tal "miolo", pois além de apoiar os centrais teriam de muitas vezes dobrar os laterais. Mas daria à equipa uma dinâmica ofensiva tremenda. Seria um Braga sempre para ganhar. Isto impediria esta pastelice que temos visto de 3 jogadores no meio, a jogar a passo, a fazerem marcação uns aos outros, com um nº 10 que tem de descair à direita por não termos lá extremo, um wender constantemente a ter de vir atrás porque o defesa esquerdo é um buraco e o Linz a tocar viola lá na frente porque não mais nada que fazer.
Isto tinha, obviamente de ser mecanizado e não usado como recurso como foi na sexta passada em que, como dizes, o golo caiu do céu.
Ao contrário do que dizes, isso seria uma alteração radical! E não creio que tenhamos jogadores para jogar dessa forma. Isso seria mais um 4-2-4 do que um 4-4-2 clássico. No 4-4-2, os dois médios centro devem ter grande intensidade de jogo e um raio de acção muito alargado. Para isso precisam de grande capacidade física (pulmão) e de rapidez nas transições defensivas. Não temos nem um para amostra. o único que tínhamos era o "velho" Vandinho. Mas esse, lamento dizer, já não existe - e essa é uma das razões para as dificuldades de construir uma equipa equilibrada deste conjunto de jogadores. Por outro lado, os alas que temos são avançados por vocação e formação e não médios. Quando atrás alguém dizia que Wender não defende,não seria exactamente isso que queria dizer. Mas o que é verdade é que lhe falta o pulmão para fazer o corredor como se exige a um médio ala. E quase todos os alas que temos padecem do mesmo problema. Se não é uma questão de pulmão é uma questão de vocação - jogadores como Matheus e Zé Manel ainda que partindo das faixas devem jogar mais próximos da baliza. Num 4-4-2, exigindo-se-lhes ficarem "amarrados" às alas, creio que ficam demasiado distantes do seu potencial. Mesmo no actual 4-2-3-1, creio que essa questão se vai colocar.

O nosso grande problema é a falta de intensidade de todos os homens de meio-campo. A insistência de Manuel Machado em Vandinho reside aí a meu ver - ele precisa realmente de alguém com as características que o Vandinho (digo eu) já teve. Do seu ponto de vista, o seu menor fulgor físico será apenas uma fase transitória. Eu francamente tenho as minhas dúvidas. Vandinho tem 30 anos e o seu futebol sempre viveu da intensidade que punha em jogo...

Se avaliarmos os restantes médios, chegamos à conclusão que, mesmo no actual sistema, nos falta alguém com capacidade nas transições: Brum joga num espaço relativamente reduzido porque evidentemente não tem velocidade para recuperar no momento defensivo; Stélvio tem grande capacidade física mas joga sempre ao mesmo ritmo (com a agravante de fruto da sua inexperiência lhe faltar algum sentido posicional); Madrid e Frechaut têm grande cultura táctica mas são muito mais eficazes nas funções de médio mais defensivo (posicional) do que nas transições. Daí que, do meu ponto de vista, não seja possível fazer deste plantel a máquina de ataque que os adeptos esperam, tal a vulnerabilidade a que estaremos sujeitos, expostos aos contra-ataques adversários, especialidade que faz escola nas equipas portuguesas - isto com o tão ansiado trio Wender, Jorginho, Matheus nas costas de Linz. Já o disse várias vezes, seria preciso um ala com outra intensidade e outra vocação para equilibrar uma equipa que joga com dois homens a meio-campo tão pouco "intensos". Os alas que temos são, todos eles, extremos típicos de um 4-3-3...

Veremos como funcionarão as coisas, mas não tenho grande confiança de que as coisas melhorem com este figurino...

Legião

Vou logo ver o nosso Braga à Amadora. Alguém sabe o preço do bilhete? Tou a pensar comprar já lá no estádio
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva