News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 18/01

Started by Olho Vivo, 18 de January de 2008, 01:17

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Matheus deixa Setúbal depois da deslocação a penafiel para a taça da liga e sadinos viram-se para dentro

Solução dos pobres: desenrascar

Por Miguel Cardoso Pereira

MATHEUS vai regressar ao Sp. Braga . O Vitória não tem dinheiro para substituto e vai remediar-se com o que tem, vai despejar mais água na sopa.

Foi Matheus quem manifestou intenção de ficar até ao jogo em Penafiel, dia 23, para a Taça da Liga, para dar última ajuda a um clube que muito lhe deu também.

A vontade bracarense de levar o extremo para casa era, contudo, difícil de contrariar. Ainda que não exista no contrato de empréstimo uma cláusula que permita interromper o negócio a meio, na reunião de ontem entre o presidente do Sp. Braga, António Salvador, e o presidente sadino Carlos Costa valeram argumentos fortes dos bracarenses.

Questão diplomática

Um desses ases é claro: o Sp. Braga colocou três jogadores este ano no Bonfim — além de Matheus, Eduardo e Filipe Gonçalves —, pelo que seria difícil ao Vitória fazer finca-pé e segurar o jogador. Estava em causa uma questão diplomática, o relacionamento entre clubes. Um laço que poderia ser desatado por uma posição extremada.

De qualquer forma, Carlos Costa não terá dado ponto sem nó. Da parte do Vitória as explicações serviram apenas para dizer que os interesses do clube ficaram assegurados. Mas admite-se, por exemplo, que este negócio tenha ondas de choque no início da próxima época, talvez com privilégios cedidos aos sadinos na lista de dispensados dos minhotos. Para já, é claro que quem ficou a ganhar foi o Sp. Braga, que ficou mais forte e deixou o V. Setúbal, que até está à sua frente na Liga, mais fraco.

in A BOLA

Kilo

Contreras já treinou ontem


Um dia depois de ter assinado pelo Braga, o central Contreras treinou ontem de manhã com o plantel às ordens de Manuel Machado, mostrando que está pronto para começar a jogar de imediato, embora ainda não seja opção para o jogo de depois de amanhã com o Estrela da Amadora (15 horas), na Reboleira, a contar para a 5.ª eliminatória da Taça de Portugal.

O internacional chileno, que se comprometeu com o clube bracarense até ao final desta época, depois de ter rescindido o contrato que o ligava ao Celta de Vigo, participou mesmo na "peladinha" realizada pelo plantel, juntamente com os outros centrais arsenalistas (Paulo Jorge, Rodriguez e Breno Silva), mas só será apresentado hoje aos sócios.

No treino de ontem, João Pinto e Zé Manuel mostraram estar cada vez mais perto da recuperação das lesões que os afastaram da competição nas últimas semanas, ao contrário de Andrés Madrid, que ainda demorará mais algum tempo a regressar às opções de Manuel Machado.

No mercado, a SAD minhota continua à procura de reforços, e a novidade poderá ser o regresso imediato de Matheus ao plantel. O extremo foi emprestado pelo Braga ao Setúbal até ao final desta temporada, mas os bracarenses estão interessado em antecipar o fim da cedência, tendo em conta as excelentes exibições realizadas pelo jogador brasileiro na equipa sadina.


in JN

Olho Vivo

Salvador negociou com V. Setúbal o fim da cedência

Matheus está garantido

Por Pascoal Sousa

CONFIRMADO. Matheus está de volta ao Sp. Braga. António Salvador conseguiu ontem anular o empréstimo do brasileiro ao V. Setúbal. No próximo dia 24, o extremo já estará sob as ordens de Manuel Machado.

Quase dois anos após ter sido lançado na I Liga por Jesualdo Ferreira (suplente utilizado no empate 1-1 entre Sp. Braga e E. Amadora, a 12 de Fevereiro de 2006), Matheus está de regresso a casa. Numa negociação relâmpago, António Salvador negociou ontem em Setúbal o fim do empréstimo do brasileiro ao Vitória.

Carlos Costa, presidente do emblema sadino, terá acautelado os seus interesses, embora nenhuma das parte admita a existência de contrapartidas, falando-se, antes, de uma excelente relação institucional que terá facilitado o acordo.

Matheus despede-se do Vitória no próximo dia 23, quando a equipa defrontar, em Penafiel, a formação local para a segunda jornada da Taça da Liga. Melhor marcador desta competição, como quatro golos, o extremo brasileiro vai ainda disputar o desafio da Taça de Portugal entre sadinos e leirienses, que se disputa amanhã.

Após estes compromissos, junta-se ao plantel bracarense com perspectivas de criar alicerces no lado direito do ataque, depois de ter ganho estatuto e experiência no Beira-Mar, na época passada, e V. Setúbal, na primeira metade da actual temporada. Por outro lado, a SAD vai accionar a cláusula de renovação automática (até 2011) do contrato do extremo.



Tão feliz como triste

Matheus dividido

Matheus está feliz por um lado.

«É bom saber que o Sp. Braga tem reconhecido o trabalho que tenho feito. Fico contente por isso e motivado para regressar e tentar ajudar», admite o brasileiro. Mas Matheus está infeliz por outro lado. «Vou deixar o Vitória e sinceramente nem sei muito bem explicar o que sinto por isso. Quis fazer pelo menos mais dois jogos, este com o U. Leiria, para a Taça, e depois tentar ganhar ao Penafiel para a Taça da Liga, para ajudar a colocar o Vitória na final da prova, o que seria histórico. E eu quero ficar na história do Vitória», deseja.



Bremen: capitão recuperado

Frings volta a jogar depois de lesão grave

Enquanto Diego é esperado em Bremen na próxima terça-feira, Torsten Frings (31 anos) vai fazer amanhã num torneio indoor em Desseldorf o seu primeiro jogo pelo Werder Bremen, adversário do Sp. Braga na Taça UEFA, após dez semanas de ausência devido a uma lesão no joelho.

«Fiz toda a preparação e sinto-me bem. Se tivesse a mínima dúvida, não ia correr riscos,» diz Frings, que não joga desde o 27 de Outubro. Frings espera conquistar um de três títulos esta época. «Prefiro o campeonato mas se pudermos ganhar a Taça UEFA tanto melhor.


in A BOLA

A.COSTA

#3
Recusou o Besiktas à espera do futuro
J.F./J.C.L.

Contreras é, aos 29 anos, um dos emigrantes mais bem-sucedidos do futebol chileno, o que não quer dizer que a sua notoriedade esteja, por estes dias, nos níveis mais elevados, tudo por culpa de uma noitada no decurso da última edição da Copa América, que decorreu na Venezuela. Contreras, segundo relatos da Imprensa chilena, terá comemorado, juntamente com mais quatro jogadores, entre eles Rodrigo Tello, com muita bebida a passagem aos quartos-de-final da prova. A consequência desse acto irreflectido foi a expulsão da concentração, decidida pelo seleccionador Nélson Acosta, e a suspensão por 20 jogos da selecção nacional. Desde então, Contreras tem vivido longe das convocatórias - soma 41 internacionalizações -, mas os problemas extrafutebol continuaram em Vigo, já que foi acusado pelos responsáveis do clube de, juntamente com "o grupo sul-americano" do Celta de Vigo, participar em festas pela noite dentro. Depois de seis anos no clube galego, Contreras anunciou que queria sair no final da presente temporada, quando terminava o seu vínculo, e logo começaram a surgir notícias do interesse de vários clubes, entre eles o Besiktas, de Istambul, que, a ter sucesso, reuniria o defesa com o seu companheiro de selecção Tello, que na pré-época abandonou o Sporting. Contreras recusou, enquanto esperava o que o futuro lhe reservava, sabendo que, enquanto permanecesse no Celta de Vigo, seria sempre uma segunda escolha para López Caro. Por alturas do Natal, uma conversa com o técnico fê-lo acreditar que a renovação lhe seria proposta no ano novo, mas a irritabilidade de López Caro após nova derrota em Tenerife acelerou a saída do clube do chileno, farto de uma Direcção que o olhava de lado e o culpava de tudo o que socialmente acontecia fora do clube e de um treinador que não lhe reconhecia o valor nem a experiência acumulada em sete anos de futebol europeu. O Braga pode vir a ganhar com tudo isso.

Apresentação é hoje a estreia terá de esperar

Como sempre acontece nestes casos, Pablo Contreras teve um primeiro dia em Braga cheio de solicitações, participando de manhã, durante cerca de uma hora e meia, na sessão de trabalho, para à tarde começar com a bateria de exames médicos da praxe. Hoje, pela manhã, completa os exames - ainda que tenha apresentado os que fez recentemente em Espanha -, após o que, perto da hora de almoço, será apresentado como o mais recente reforço da formação arsenalista. Segue-se, à tarde, novo apronto, em mais uma etapa de conhecimento mútuo. Contratado para ser uma mais-valia na defesa arsenalista, Contreras, para já por razões processuais, terá de esperar pela entrada, na FPF, do seu certificado internacional para jogar. Pelos regulamentos, desde que tal sucedesse até às 14h00 de hoje, poderia jogar domingo, mas é muito pouco crível que isso venha a suceder.


Machado puxa pelos avançados

Os últimos dois jogos foram penosos para a equipa do Braga que, nos confrontos frente à Académica e FC Porto, encaixou sete golos. Se Manuel Machado pretende suprir esta pecha na defesa, outra faculdade o técnico tenta aperfeiçoar. No treino de ontem, foi possível observar uma particularidade: a do treino específico realizado pelos avançados do Braga. Enquanto decorria a pelada, João Tomás, Linz e Philco alternavam, cada um deles, sequencialmente e a ordem era uma: rematar à baliza.

Apesar de Linz ser o melhor marcador dos bracarenses, com oito golos, João Tomás e Philco ainda não puderam festejar qualquer remate certeiro na baliza dos adversários. Aliás, este último nunca foi convocado para jogos oficiais dos minhotos. Já João Tomás "procura" um lugar na equipa titular depois da lesão sofrida que o afastou dos relvados durante alguns meses.


João Tomás

"Falta recuperar forma e confiança"
MELO ROSA

Um bom profissional nunca desarma. Está sempre pronto para superar momentos menos bons. É este o sentimento, mais do que óbvio, expresso por João Tomás, que, apesar de não ser titular nos últimos tempos, encara "com normalidade" uma situação invulgar. Por uma razão muito simples. "Estive afastado muito tempo devido a problemas físicos; tenho de recuperar a forma, a confiança, e estes jogos [como o de anteontem em Leça, com o Leixões] servem para isso mesmo."

João Tomás garantiu estar "a cem por cento". Apresenta, no entanto, um argumento: "Depois de estar quase quatro meses parado por causa de duas lesões, não é de um dia para o outro que se adquire todo o ritmo competitivo. Uma coisa é estarmos a cem por cento; outra, completamente diferente, é adquirirmos o ritmo, a confiança, a normalidade de jogar, e isso consegue-se com competição."

Do plano individual para o colectivo, afinal o mais importante, como fez questão de sublinhar. "Claro que não estávamos à espera de uma derrota por números tão claros" como a sofrida no Dragão. Como esse jogo "pertence ao passado", agora há que pensar no jogo da Taça, domingo, na Amadora. "Temos de encarar o futuro próximo como sempre fazemos: jogo a jogo. E este com o Estrela vai, de certeza, exigir muito de nós, se quisermos continuar na Taça. Temos de nos preparar bem para ultrapassar este obstáculo complicado", reconheceu.

"Ele sabe que conta com concorrência"

João Tomás fala como procura chegar ao golo: sem rodeios. "Não me incomoda nada", disse sem pestanejar, a propósito do bom momento que atravessa Linz. "Quem sai beneficiado é o Braga", acrescenta o ponta-de-lança, valorizando mais o aspecto colectivo. "Estou confiante, porque as coisas têm corrido bem e, até ao jogo do Dragão, também estavam a correr bem à equipa e esperemos que continuem assim; será bom para todos", confidenciou.

Outro exemplo de objectividade e frontalidade. "Ele sabe, desde o início, que pode contar com concorrência", avançou. E também desta vez não deixou de sustentar a resposta: "Só não contou com a minha concorrência, quando estive magoado. Estamos os dois disponíveis para ajudar, e no fim disto tudo contamos que o Braga saia beneficiado."

"Estar no Europeu não é um sonho"

João Tomás regressou à Selecção Nacional em Junho, quando Luiz Felipe Scolari lhe deu a oportunidade de participar num jogo particular no Kuwait. O ponta-de-lança diz que estar no Europeu, que se realiza entre 7 e 29 de Junho na Suíça e Áustria, "não é um sonho", mas antes "um resultado de uma época".

Com o mesmo realismo que evidenciou em cada questão, João Tomás reconheceu estar em desvantagem em relação à concorrência. "Sei que perdi praticamente metade da temporada. Espero, no entanto, voltar a jogar, assim como também conto regressar às boas exibições e aos golos para poder ser opção na Selecção Nacional como fui antes de me magoar", rematou.

Baylón e Madrid fizeram treino condicionado

Com Baylón e Madrid a fazer treino condicionado, Manuel Machado dispõe de mais qualidade para preparar o jogo na Reboleira, depois de Zé Manel e João Pinto terem concluído o respectivo processo de recuperação física a que estiveram sujeitos no últimos mês. Assim sendo, e depois do treino de ontem ter sido público, o técnico minhoto vai trabalhar hoje à porta fechada, numa sessão para ultimar detalhes para o importante jogo de domingo. Com Breno e Contreras já integrados, apenas Miguelito, dos reforços, poderá ser utilizado frente ao Estrela, um cenário que, a avaliar pelo que ensaiou no treino de ontem, não é totalmente descabido.


INQUÉRITO ONLINE
WWW.OJOGO.PT

P | Contreras chega para ser o patrão da defesa do Braga. Quem vai ser o "sacrificado"?
Quem respondeu ao inquérito não tem dúvidas: Contreras vai conquistar um lugar no eixo da defesa bracarense. Tanto assim é que não recusaram expressar a sua opinião sobre quem poderá sair do onze inicial. No quadro global de respostas, uma maior percentagem de cibernautas aponta o capitão Paulo Jorge como o "sacrificado".
 

REALIZADO NOS DIAS 16 E 17 DE JANEIRO

VALORES EM PERCENTAGEM
 

RODRIGUEZ: 37
PAULO JORGE: 63


"OJOGO"



Matheus triste por deixar Sado
C.L.

O avançado Matheus, que o Braga cedeu por empréstimo ao Setúbal, vai regressar antes do prazo previsto, ou seja, ainda este mês. Tudo ficou acertado ontem entre os clubes, que hoje, em comunicado, vão explicar os contornos deste "volte-face". O JOGO sabe que o atleta ainda irá representar o Setúbal nos dois próximos jogos (Leiria e Penafiel), regressando depois ao Minho. Esta foi uma imposição de Matheus como forma de retribuir o apoio e carinho dispensados.

A O JOGO, Matheus revelou o seu estado de espírito. "Por um lado, sinto-me satisfeito por reconhecerem o meu trabalho e por voltar ao clube que apostou em mim. Por outro, fico triste por deixar, em Setúbal, uma verdadeira família. Aqui, fui muito feliz, fiz muitos amigos e fui sempre muito bem tratado por todos. Levo o Vitória no coração", frisou.

A saída de Matheus não deverá implicar a cedência de algum atleta ao Setúbal. Os sadinos garantem, porém, a permanência de Eduardo e Filipe Gonçalves e uma eventual compensação financeira.


"OJOGO"
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC

Porta de saída reaberta para Rodriguez
ENTRADAS DE CONTRERAS E BRENO SILVA DETERMINANTES
 
       

Com a contratação, quase simultânea, de Contreras e Breno Silva, volta a ficar entreaberta a porta da saída para Rodriguez.

Sondada em Dezembro por vários clubes ingleses, a SAD não avançou com o negócio por não ter alternativa consistente no plantel, para formar dupla com Paulo Jorge, mas logo tratou de procurar reforços credíveis, que garantam a transição pacífica do sector.

Apesar da intenção de adiar a venda de Rodriguez para o final da época, António Salvador está já em posição de ceder à tentação dos milhões (no caso, libras) que acenam de Inglaterra. Sendo certo que o Newcastle já saiu de cena, o Everton ainda não terá desistido de contratar Rodriguez, apesar da entrada posterior do Charton na corrida pelo internacional peruano do Sp. Braga.

RECORD

A.COSTA

#5
João Pinto, Madrid e Zé Manel de volta

O plantel bracarense iniciou ontem a preparação do jogo com o Estrela, para a Taça de Portugal. Os avançados João Pinto e Zé Manel já estão operacionais para a visita de domingo à Reboleira. O argentino para lá caminha... 


Miguel Machado

O  regresso aos trabalhos do Sp. Braga ficou ontem marcado pela reintegração, no plantel, do trio maravilha formado por João Vieira Pinto, Zé Manel e Andrés Madrid, que estavam lesionados há já algum tempo.
Uma boa notícia para o treinador Manuel Machado, que iniciou ontem de manhã, na 'pedreira', a preparação do jogo de domingo, na Reboleira (15 horas), com o Estrela da Amadora, a contar para a quinta eliminatória da Taça de Portugal.

No entanto, dos três, o médio argentino regressou ainda com algumas reservas, fazendo apenas corrida e treino condicionado. Madrid não deve, assim, ser opção válida para o jogo com os tricolores. Já os avançados João Pinto e Zé Manel treinaram em pleno, mas à procura ainda dos melhores índices físicos, após prolongada ausência. Pelo que, é prematuro afirmar que são mais duas cartas no baralho de Manuel Machado para o jogo da Taça, prova onde o Sp. Braga alimenta sempre fortes aspirações. Contudo, não deixam de ser boas notícias para a equipa arsenalista, numa altura onde vem ainda à memória o descalabro no Dragão.
Com estas três recuperações, no boletim clínico figura agora apenas o nome do médio Bruno Tiago, que já treina integrado no plantel, mas ainda muito limitado.
O plantel treina hoje, pelas 15h30, numa sessão a decorrer à porta aberta.


CORREIO DO MINHO
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC

Contreras já treinou e hoje é apresentado

O defesa chileno Pablo Contreras realizou, ontem, o primeiro treino pelo Sporting de Braga e hoje será apresentado em conferência de imprensa.

DM

JotaCC

Sporting de Braga oferece dez mil bilhetes a seis escolas do concelho para o jogo com o Belenenses     


O Sporting de Braga lançou uma forte campanha para encher o Estádio nos oito jogos que faltam até ao final da temporada. O primeiro passo foi oferecer dez mil bilhetes a seis escolas do concelho para o jogo com o Belenenses.

Ontem Jaílson, Paulo Jorge e Ricardo estiveram na Escola de Palmeira, enquanto que João Pinto e César Peixoto deram uma sessão de autógrafos no Colégio D. Diogo de Sousa.
Carlos Mangas, elemento do markting dos arsenalistas, explica o objectivo desta campanha


Por sua vez, o director do Colégio D. Diogo de Sousa, Cândido de Sá, mostrou-se bastante satisfeito.

Hoje, ao final da manhã, é a vez da Escola do Cávado. Na próxima semana a operação de charme do Sporting de Braga continua nas Escolas de Real e da Veiga e no Colégio Nossa Senhora da Graça.

ANTENA MINHO

JotaCC

Contreras entusiasmado em Braga

Pablo Contreras, central chileno de 30 anos hoje apresentado como jogador do Sp. Braga até final da época, atribui ao reconhecimento internacional do clube minhoto a decisão de rumar à cidade dos Arcebispos.

«A proposta do Sp. Braga foi a mais objectiva que recebi. Podia ter ido para outros clubes, mas optei pelo Sp. Braga porque é uma equipa reconhecida a nível internacional, nos últimos anos», disse Contreras, juntando: «Vou ter a possibilidade de continuar a mostrar o meu futebol em Portugal e na Europa».

Contreras chega a Braga depois de rescindir contrato com o Celta Vigo, onde era pouco utilizado, juntando-se a Miguelito e Breno Silva no lote dos reforços da equipa minhota.

A BOLA

barreto

salvador esta de parabens pela decição de trazer o matheus de volta para o braga, pois o matheus e um grande jogador e com esa decição ele esta a corigir uma grande besteira que fizeram quando emprestaram o matheus

A.COSTA

Matheus vai regressar ao Sp. Braga ainda durante este mês de Janeiro. O extremo brasileiro esteve emprestado ao Vitória de Setúbal, mas as boas exibições levaram os bracarenses a antecipar o regresso. Antes da despedida faz ainda dois jogos pelo emblema sadino, com a União de Leiria para a Taça de Portugal e com o Penafiel para a Carlsberg Cup.

Ficha de Matheus

No dia 24 de Janeiro o jogador apresenta-se no Minho, para começar a trabalhar às ordens de Manuel Machado, que conta com o jogador para lutar por um lugar nas competições europeias, sendo que uma das equipas que está nessa posição nesta altura...é o Vitória de Setúbal.


MAISFUTEBOL

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC

Contreras: "apostei no Braga"


O Sporting de Braga pode ser uma boa "montra", pensa o chileno Pablo Contreras
Contreras, defesa central chileno, reforço do Sporting de Braga, diz ter apostado no clube porque "aqui posso mostrar o meu valor, quer em Portugal, quer na Europa" e apenas promete "sacrifício e esforço".

RR