News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM - o tolo e o dedo

Started by cardoso, 16 de January de 2008, 22:51

Previous topic - Next topic

cardoso

Abriu a "caça". Magos da bola, heróis antes da guerra, aparecem por todos os lados como cogumelos trazidos à pressa por esta humidade toda que invadiu o país. No Sporting apareceu um jogador com nome esquisito, rotulado de craque, de quem se espera o tal milagre. Ao Benfica até chegou um atleta com nome parecido com refrigerante, saído não se sabe bem de onde, que pode até ser mais um barrete, mas fará as delicias dos jornalistas adeptos dos trocadilhos. No Porto nada de novo: candeia que vai à frente ilumina tanto que não precisa de mais petróleo.
Quem não esteve com rodeios foi o Belenenses, que foi buscar o salvador da Pátria noutros tempos, Meyong, e mal chegou logo fez a diferença: seis pontos de uma assentada (pena para o Belenenses é que foram perdidos e não ganhos). Ainda alguns adeptos azuis não estavam refeitos da alegria de ver o Gil na Liga Vitalis e já lhes caía em cima a vingançazinha talvez sagrada: quem com regulamentos mata, com regulamentos morre, lá diz o ditado (ou se não diz, devia dizer). Mais ainda: o regresso intempestivo, quase brutal, do craque Meyong teve ainda a virtude de fazer com que os dirigentes e adeptos azuis descobrissem que tinham no meio deles um incompetente: o pobre Janela que, de repente, passou a mau da fita, crucificado na praça pública (televisão) para redimir os pecados de quem, afinal, não conhecia os "tais" regulamentos.
E no S. C. de Braga? Também por cá, começaram as novidades e já temos com que entreter as conversas da Arcada. Um craque dispensado pelo Benfica até já foi titular, embora infelizmente não tenha dado grande resultado. Agora temos um jogador muito experiente de quem se diz ser capaz de colmatar a possível saída de Rodriguez. Bem, devo dizer que me preocupam bem mais as lacunas actuais do que as lacunas futuras.
Mas o chamado mercado de Janeiro, com todas as movimentações que acarreta leva-me a pensar numa palavra-chave para o sucesso: estabilidade. Na semana passada reflectimos sobre a autoridade. Mas se este é um aspecto importante no sucesso desportivo, penso que a estabilidade é um dos mais determinantes. No Braga tem havido estabilidade ao nível directivo mas o mesmo já não se pode dizer do plantel e da equipa técnica. Em relação a Janeiro de 2007, mantêm-se na equipa titular apenas três ou quatro jogadores. Quanto a treinadores é o que se tem visto desde a saída de Jesualdo Ferreira. E o pior é que esta dança de treinadores acarreta consecutivas alterações no plantel, uma vez que os modelos de jogo implementados por diferentes técnicos exigem jogadores com perfis diferenciados. Assim, é normal que com as mudanças de técnicos assistamos a estas vagas constantes de jogadores dispensados e contratados. Todos nos lembramos da altura em que a famosa equipa de Jesualdo que por pouco não conquistou um terceiro lugar começou a claudicar quando começou a sangria de jogadores.
Penso que não há sucesso sem estabilidade e as chicotadas psicológicas acrescidas destas "movimentações de mercado" pouco ou nada contribuem para o tal crescimento desportivo, o tal salto, que tanto desejamos para o nosso clube. É claro que reconheço a necessidade de, neste momento, adquirir jogadores. Mas, nisto como em tudo, é preciso pensar um pouco mais à distância: a médio e a longo prazo. Diz o ditado que quando o sábio aponta para a lua, o tolo olha para o dedo. Espero que, o mais depressa possível, comecemos a olhar para a lua.

Olho Vivo

Quote from: cardoso on 16 de January de 2008, 22:51
E no S. C. de Braga? Também por cá, começaram as novidades e já temos com que entreter as conversas da Arcada. Um craque dispensado pelo Benfica até já foi titular, embora infelizmente não tenha dado grande resultado. Agora temos um jogador muito experiente de quem se diz ser capaz de colmatar a possível saída de Rodriguez. Bem, devo dizer que me preocupam bem mais as lacunas actuais do que as lacunas futuras.
(...)
Penso que não há sucesso sem estabilidade e as chicotadas psicológicas acrescidas destas "movimentações de mercado" pouco ou nada contribuem para o tal crescimento desportivo, o tal salto, que tanto desejamos para o nosso clube. É claro que reconheço a necessidade de, neste momento, adquirir jogadores. Mas, nisto como em tudo, é preciso pensar um pouco mais à distância: a médio e a longo prazo. Diz o ditado que quando o sábio aponta para a lua, o tolo olha para o dedo. Espero que, o mais depressa possível, comecemos a olhar para a lua.

Não sei se percebi mal mas parece-me que te contradizes um pouco. É importante que a actuação da SAD no presente tenha em contas as lacunas previsíveis no futuro. Exactamente para evitar soluções de emergência a meio da temporada e privilegiar a estabilidade no que diz respeito ao rendimento desportivo. Por exemplo, quando é público e notório que este ou aquele jogador de primeira linha é cobiçado por outros clubes, sempre defendi que a solução imediata deve já estar no plantel. Por isso, penso que tão importante quanto suprir lacunas actuais (do plantel) é prevenir lacunas futuras. Porque todos sabemos que o crescimento desportivo que obtivemos nestas últimas temporadas é financiado em grande medida pelas mais-valias obtidas nas transferências de jogadores. A solução não é chorar porque nos vemos obrigados a vender; é antecipar essas situações e termos no plantel as soluções para essas inevitáveis saídas - com jogadores já perfeitamente adaptados, identificados com o modelo de jogo da equipa e conhecedores dos cantos da casa.

Pensar a médio/longo prazo é ter consciência da nossa real dimensão. É ver para além das paixões epidérmicas do adepto. É perceber que, sem crescimento ao nível da massa adepta (e com ela da nossa capacidade de gerar receitas "regulares"), não é possível sair deste círculo vicioso - ou pelo menos tornarmo-nos menos dependente destas "movimentações de mercado". É preciso "investir" no crescimento humano do clube, "ir buscar o adepto a casa"; não ficarmos a lamentar que as pessoas não fazem a sua "obrigação" (apoiar o "seu" clube) mas sim ir ao encontro delas - se Maomé não vai à montanha...

Mas mais: há situações em que algumas transferências, se bem que possam ocasionar "turbulência desportiva" no imediato, têm efeitos "estabilizadores" no futuro. Transferências por valores invulgares para os nossos parâmetros (na ordem dos 5 milhões, por exemplo) contribuiriam para afastar a cobiça alheia, pelo menos nos "moldes habituais"; deixariam a mensagem de que não vale a pena usarem dos métodos habituais, acenando com o costumeiro pacote "esmola + 1 ou 2 mancos", para que um dos nossos atletas saia...

Coisa diversa é a escolha dos técnicos: nesse plano, penso que a nossa gestão não tem sido boa. Aí sim, falta estabilidade... mas também falta paciência quer por parte de responsáveis directivos (mais grave) quer por parte de adeptos (que nos últimos tempos parece que se habituaram a pedir a cabeça do técnico à primeira derrota que surge).

ZGANDULO

Parabéns Cardoso pela crónica e quero felicitar também a análise quase profunda e muito directa do Pedro Ribeiro!!!

Palavras para quê...
Está tudo dito acerca de.
;)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Joh

Quote from: ZGANDULO on 18 de January de 2008, 01:12
Parabéns Cardoso pela crónica e quero felicitar também a análise quase profunda e muito directa do Pedro Ribeiro!!!

Palavras para quê...
Está tudo dito acerca de.
;)

Muito bons os dois..
Estabilidade e o que precisamos..Na minha modesta opinião

JotaCC

Realmente muito boa analises tanto do Cardoso como do Pedro cada um no seu ponto de vista para chegar a uma conclusãodevemos todos "remar" para o mesmo lado tanto direcção ,jogadores e adeptos porque só assim se consegue estabilidade.

Mafalda

Confesso que não conhecia o provérbio, mas já está no livrinho. ;D
Se bem se lembram a estabilidade que Jesualdo teve para trabalhar deu os seus frutos, houve paciência. Mas o que se esgotou, a meu ver, foi a paciência dele aquando da debandada de jogadores importantes para o seu sistema de jogo. É muito bom quando nos acenam com UEFA'S e até Champion's, mas e a "paciência" para  manter os jogadores que são chave?? É uma faca de dois gumes.

Porque depois temos o caso do Madrid: jogador imprescindível, valorizado pelo Jesualdo e cobiçado por muitos e agora???

É verdade que não tivemos paciência com os treinadores e agora estamos a pagar.
Mas também é verdade que os jogadores não vêm só a pedido de treinadores, não vamos ser ingénuos.

Haja estabilidade para se trabalhar e criar um plantel à altura das nossas reais ambições, mas haja também quem projecte este nosso Clube à altura do que estes sócios merecem. E mais não digo!

Mafalda

Augusto Gomes

"Bem, devo dizer que me preocupam bem mais as lacunas actuais do que as lacunas futuras. " CARDOSO

"Não sei se percebi mal mas parece-me que te contradizes um pouco. É importante que a actuação da SAD no presente tenha em contas as lacunas previsíveis no futuro." PEDRO RIBEIRO

Penso que não há contradição entre os que ambos dizem sobre as lacunas...

Cardoso, aliás, subscreveria na integra o que o Pedro Ribeiro referiu, tendo apenas manifestado uma maior preocupação pelas lacunas actuais (porque eventualmente supríveis neste mês) comparativamente às futuras, que podendo ser resolvidas mais tarde, não significam que possam ser alijadas no presente...Mas futebol é, principalmente, o momento...

Quanto ao resto, como se depreende pelas recentes investidas no Forum, Pedro Ribeiro continua uma fera...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

cardoso

O Augusto em grande parte já respondeu por mim. De facto, a contradição é apenas aparente. o que eu quero dizer é isto: houve erros na construção do plantel. Houve contratações falhadas. É a minho opinião e desculpem não dar exemplos mas não quero apontar o dedo a jogadores nossos. Por outro lado houve dispensas que me custam imenso a perceber; não quero dizer que foram mal dispensados - quero dizer apenas que não entendo.
Estas situações (erros de casting e dispensas) provocaram lacunas e disparate seria eu dizer que não as quero ver supridas. Mas, ao mesmo tempo, defendo a construção de um plantel que dê garantias de continuidade. Para isso é necessário apostar em jogadores jovens e com margem de progressão. Por outro lado é preciso deixar de apostar em emprestados principalmente de qualidade duvidosa.
É claro que é impossível manter uma equipa-base durante épocas seguidas; e logo no caso do Braga que continua a depender de receitas extraordinárias! Mas o que defendo não é isso, é um "nucleo-duro" de jogadores, uma espinha dorsal sólida.
Por outro lado, a questão do treinador é essencoial mas temos de nos deixar de experiências. Por exemplo, agora, entendo como um disparate equacionar a saida de M. Machado.

Mafalda, quem dera que fossem só os treinadores a escolher jogadores; tão importantes ou mais que eles são os empresários. Mas parece-me nítido que muitas das dispensas são provocadas pelas mudanças de treinador, levando ao agravamento da instabilidade.

ZGANDULO

Certamente que o negócio do Rodrigez já está no ar...

Quanto a novas contratações futuras poderemos pensar em Eduardo, Matheus e um ou outro dos nossos emprestados que estejam em boa forma.
Necessitamos de vender bem o Madrid, com muita pena minha, mas para isso terá que jogar para mostrar o que realmente joga e para isso o nosso treinador terá que emendar erros drásticos, tal como emendou o Jesualdo, deixando-se de amizades no plantel porque os jogadores amiguinhos dele jogando quando não merecem provocam controvérsias no balneário, logo o rendimento da equipa cai em descalabro...
Não refiro o R.Brum mas vocês sabem de quem estou a falar... ::) ;D ??? ;D

Venham os próximos capitulos e venha a estabilidade para as vitórias para o lugar a que pertencemos!!!

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Mafalda

Claro que sim, Cardoso, só falei nos empresários pq é uma realidade, mas a mudança constante de treinadores agrava a situação de instabilidade e a entrada e saida de jogadores. Nada disto é benéfico. Até pq esta "janela" de Janeiro devia ser aproveitada para colmatar alguma lacuna e não revolucionar um plantel, mas enfim...
E não podemos pensar em mudar de treinador, precisamos mesmo de estabilidade.

Mafalda