News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Retirados 6 pontos aos pasteis??

Started by Kilo, 14 de January de 2008, 14:56

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

#20
Desfenestração

Rui Santos, no "Tempo Extra", deu a cacha: o Belenenses podia perder pontos devido à utilização ilegal de Meyong. Confirmou-se: o jogador não podia mesmo alinhar no jogo com a Naval 1.º de Maio. Embora o presidente do clube figueirense mais tarde tivesse dito que já sabia que tal podia acontecer, mais alguém sabia que seria assim mas não avisou o Belenenses. Resultado, 6 pontos perdidos, o clube do Restelo atirado para a boca do aspirador da classificação e metido mais uma vez num imbróglio jurídico. Não deixa de ser curioso verificar que Cunha Leal, ex-director executivo da Liga, surja agora a afirmar que o Belenenses não devia ser penalizado porque agiu de boa fé e recebeu da Liga autorização para tal. A memória dos homens é curta ou então Mateus é apenas uma marca de vinho português essencialmente para exportação.

O que aconteceu ao Belenenses podia ter acontecido a qualquer outro clube. Ao Gil Vicente, por exemplo. Só que mais uma vez Liga e FPF lavam as mãos como Pilatos. O Belenenses devia saber que Meyong já tinha feito jogos oficiais por dois clubes esta época. Quero crer que não sabia e só por isso utilizou o jogador, que até marcou um golo.

O Belenenses, por seu lado, resolveu o caso da forma mais simples e corrente: correu com o seu director desportivo, Carlos Janela. Reparem que disse director desportivo e não director administrativo. E despediu-o mesmo antes de ser conhecido o resultado do recurso a apresentar. Alguns adeptos apoiaram a decisão dando uns pontapés nas costas de Janela enquanto ele abandonava o Restelo, anteontem. Assim, é fácil. Por muitos menos aquele que se dizia o salvador foi pregado a uma cruz e aí morreu de asfixia.

O Mundo, afinal, não mudou tanto como isso.
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
Data: Quarta-feira, 16 Janeiro de 2008 - 22:56

IN JORNAL RECORD


Eu acho que o que o articulista pretendia dizer era DEFENESTRAÇÃO, que significa: lançar violentamente de uma janela para a rua;  ;)
BRAGA SEMPRE MAIS!

Elvis

Era bm Feito nao sei cm nao tao na 2º liga ja é a segunda vez que fazem isto.....Ja deviam tar la a algum tempo....q cabras....metem-me um nojo...
[url="http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b"]http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b[/url]


Kilo

Belenenses: direcção demite-se em bloco


   ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

david

bem feito, só é pena não irem parar a liga vitalis

Carvalhinha

Têm a mania que são os maiores... e só fazem asneiras.
O lugar desse clubzeco seria na Liga Vitalis!

SimpLe-Kid

#26
Ainda por cima são mentirosos. Agoram andam a dizer que foram enganados pelos espanhóis... eu não percebo porque foram meter o Guimarães neste assunto.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Bvna

Quote from: SimpLe-Kid on 18 de January de 2008, 14:18
Ainda por cima são mentirosos. Agoram andam a dizer que foram enganados pelos espanhóis... eu não percebo porque foram meter o Guimarães neste assunto.

Que estranho...eles é só amor uns com os outros e agora zangam-se? Deve ser um arrufo de namorados... ;D

Ana Cunha

Depois do que "fizeram" ao Gil Vicente... mostrando tanto conhecimento das leis e afins... só me posso rir com tudo isto. A pena só peca por escassa. Não se deve cuspir para o ar e aqui está a prova disso.

fjmp_scb

Ganharam aos gilistas, agora pagam.

Assim estamos mais á vontade.
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

braga2007

"Pela boca, morre o peixe" como se costuma dizer. Ficaram tão incomodados com o Mateus, e agora fazem o mesmo. A moral.

DiogoEA

6 pontos? deviam era ir para a 2ª e promoviam o GIL, foi indecente o que fizeram, pasteis, nao perdeis pela demora!

Elvis

Quote from: buna on 18 de January de 2008, 15:31
Quote from: SimpLe-Kid on 18 de January de 2008, 14:18
Ainda por cima são mentirosos. Agoram andam a dizer que foram enganados pelos espanhóis... eu não percebo porque foram meter o Guimarães neste assunto.

Que estranho...eles é só amor uns com os outros e agora zangam-se? Deve ser um arrufo de namorados... ;D


O Ano Passado culparam  o Gil Vicente este ano é o guimerdaes.......A Federãçao que mande de uma vez esse clubezeco de bosta para a Vitalis ou Para a 3º

[url="http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b"]http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b[/url]

Olho Vivo

CONTORNOS LEGAIS DE UM PROCESSO QUE pode dar muitas voltas

CASO MEYONG: O que pode salvar o Belenenses

Por NUNO PERESTRELO

MAL a bomba estoirou, o Belenenses parecia irremediavelmente condenado a ver ser-lhe retirada a vitória no jogo com a Naval e perder mais três pontos, como punição por ter utilizado o camaronês Meyong em jogos oficiais. Nos últimos dias, no entanto, vários especialistas têm apresentado argumentos que turvam a análise inicial. Francisco Cunha Leal e José Guilherme Aguiar, antigos directores-executivos da Liga, defendem que o clube do Restelo tem razão. E, em Belém, prepara-se uma fortíssima defesa jurídica. Regulamentos que não contemplam este caso concreto, análise do espírito das leis da FIFA e um alegado erro processual da federação são os trunfos dos azuis.

São dois aliados de peso na luta que o Belenenses vai travar para não ser punido pela utilização de Meyong frente à Naval — jogo da 16.ª jornada da Liga, que terminou com a vitória dos azuis por 2-1. Os dois últimos directores-executivos da Liga, José Guilherme Aguiar e Francisco Cunha Leal, analisaram o processo Meyong e, a A BOLA, defendem que o Belenenses pode, à luz dos regulamentos em vigor em Portugal, utilizar o camaronês, mesmo tendo este jogado por dois clubes em Espanha.

Depois do jogo, rebentou o que parecia ser uma bomba. Os regulamentos da FIFA dizem que nenhum jogador pode alinhar por três clubes numa época desportiva. Os regulamentos da liga portuguesa também. Só que o que parecia claro — o Belenenses perderia o jogo e seria punido com a perda de mais três pontos — pode afinal não o ser.

Defende José Guilherme Aguiar que o Regulamento de Competições da Liga (artigo 34) se refere apenas a transferências entre clubes portugueses. «Conheço o artigo 34 do regulamento de transferências e entendo que se aplica apenas no âmbito das competições nacionais. Não é evidente que este ponto do regulamento da FIFA tenha sido transposto para a ordem jurídica portuguesa. No meu entender não foi e lembro-me sempre do exemplo dos jogadores desempregados: a FIFA diz que podem inscrever-se fora dos períodos de transferências e na nossa Liga não. É um regulamento que não está totalmente transposto para ordem jurídica portuguesa», explica Guilherme Aguiar. Informado de que a FPF terá transcrito os pontos em causa do regulamento da FIFA em comunicado oficial, o ex-director-executivo considera que o mesmo poderá não ser válido: «Só é possível alterar os regulamentos por deliberação da Assembleia Geral, o que não foi o caso.»

Castigo sem crime

Ainda que a Comissão Disciplinar da Liga venha a considerar o Belenenses culpado, pode não ter maneira de aplicar o castigo. A explicação é, também, de José Guilherme Aguiar: «O artigo 60 do Regulamento Disciplinar não exprime inequivocamente a ilicitude e os factos ilícitos têm de aparecer inequivocamente expressos [ndr: à luz da Constituição portuguesa e da lei penal, o Regulamento Disciplinar teria de referir que um futebolista não podia actuar em dois clubes estrangeiros e ainda num português na mesma época desportiva]». Perante isto, Guilherme Aguiar acredita que «o Belenenses terá razão» e aponta como culpada a federação espanhola: «Quando emite o certificado internacional de transferência, se jogador estiver impedido de representar o clube que o contrata por período superior a um mês, tem de transmiti-lo obrigatoriamente à congénere portuguesa». Apesar de entender que o Belenenses cometeu uma «negligência grave», o antigo director-executivo da Liga não admite um cenário de repartição de culpas. E explica porquê: «Ou há ilícito disciplinar ou não há. Não há meio ilícito. Não é possível haver repartição de culpas».

O erro da FPF

Versão bem mais simples do processo tem Cunha Leal, que foi o director-executivo da Liga até à eleição de Hermínio Loureiro, actual presidente. Na sua opinião, não há margem para dúvidas: Meyong pode jogar pelo Belenenses até que a Federação anule a inscrição do camaronês. «O Belenenses não pode ser punido. A FPF licenciou o jogador e licenciar significa qualificar para participar em competições oficiais. Não há licenças para treinar!», explica, indo, aliás, ao encontro do artigo número 8 do Anexo 3 do Regulamento de Transferências da FIFA, segundo o qual as federações estão, pode ler-se, «proibidas de pedir um certificado internacional para permitir a um jogador participar em jogos de treino». Ou seja, a FPF só poderia ter pedido o certificado internacional de Meyong para que o camaronês jogasse na Liga, nunca para se treinar. «Não fazia sentido a FPF inscrever jogadores e os clubes terem de andar a averiguar se eles jogaram no Nepal em dois clubes. O que interessa é o registo — passaporte — do jogador e se a federação tinha dúvidas, teria de esclarecê-las. Se no passaporte está referido que o jogador esteve inscrito por dois clubes, a FPF tem de perguntar à federação espanhola se ele jogou pelos dois clubes e, verificando o caso, não pode emitir o número de licença, tal como fez.»

in A BOLA


Enfim... nada que não esteja à espera...

Carvalhinha

A FPF anda a dormir... e os outros, claro, aproveitam!
Enfim, sempre a safarem-se estes azuis & brancos.

braga2007

Tanta publicidade e ao fim parece que nada aconteceu. Como é possível ainda não terem retirado os pontos ao Belém? Mais preocupante será perguntar se alguma vez tal será feito. Não me parece.

Ana Cunha

Enfim, eu bem que disse... há clubes que têm as costas muito, mas memso muito quentes! Eu queria ver se fosse com outra equipa. É a justicinha saloia que temos.

Elvis

Quote from: Ana Cunha on 28 de January de 2008, 13:15
Enfim, eu bem que disse... há clubes que têm as costas muito, mas memso muito quentes! Eu queria ver se fosse com outra equipa. É a justicinha saloia que temos.

O q qeremos nos é lisboeta...... :-\  Bem pode acontecer isto 20 x q nao vai pa segunda mas se fosse ca do norte ja tavam na 3º

[url="http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b"]http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b[/url]

braga2007

Azuis têm 5 dias úteis para contra-argumentar
CLUBE JÁ RECEBEU ACUSAÇÃO PELA UTILIZAÇÃO DE MEYONG

A Comissão Disciplinar da Liga já notificou o Belenenses com a acusação que imputa responsabilidades ao clube pela utilização do camaronês Meyong no encontro com a Naval, dispondo os azuis de cinco dias úteis para contra-argumentar as alegações.
Cabral Ferreira, presidente da SAD, confirmou hoje, depois da reunião do Conselho Geral, que a recepção do documento a "pedir os comentários do Belenenses" e mostrou-se confiante num desfecho favorável.
O processo instaurado pela Comissão Disciplinar da Liga surgiu depois de uma queixa apresentada pela Naval 1.ª de Maio, tendo prestado declarações o ex-director desportivo Carlos Janela e o próprio Meyong.
Segundo os regulamentos da FIFA, um jogador pode ser inscrito em três clubes numa temporada, mas apenas é permitido que actue em dois. Meyong representou o Albacete até Dezembro, mas iniciou a Liga espanhola no Levante, actuando durante 12 minutos na 1.ª jornada, no embate com o Maiorca.
No entanto, o "passaporte" enviado pela Federação Espanhola à Federação Portuguesa de Futebol tem apenas o registo do Albacete e a indicação "transferência para Portugal".

In RECORD
 

Será que isto vai andar, finalmente, para a frente?

GanDhi

O problema é que na ficha dele nao consta um dos clubes que ele representou o levante ou o outro espanhol que agora nao me recordo..E isso poderá safar o Belenenses que argumenta agora que a culpa é da federaçao espanhola e como nao esta na ficha ele parece que pode jogar porque é como so tivesse representado um clube até a data..Tristeza...