News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

F.C.Porto vs S.C.BRAGA --» Comentários durante e no fim do jogo

Started by Bvna, 12 de January de 2008, 15:15

Previous topic - Next topic

sol

Meus amigos: esperei uns dias para digerir bem (mais) esta derrota para vir dar aqui a minha opinião de forma mais calma. Fui ao Porto e desde logo posso afirmar que os únicos bracarenses dignos desse nome estiveram comigo nas bancadas do Dragão. Mais uma belíssima invasão, que espero que continue nas próximas épocas, mas que só se manterá se formos de facto lá PARA VENCER e não para fazermos figura de coitadinhos, porque se for para isso prefiro ficar e ver o jogo na televisão.
Eis os meus destaques:

- Atitude abúlica, quase adormecida, de uma equipa que vai à casa do campeão e líder "para ganhar"...

- Estranhíssma disposição da equipa em campo. Durante muito tempo parecia só haver lado esquerdo

- Mais uma PÉSSIMA exibição do nosso sector defensivo, sobretudo de PAULO JORGE, cujas experiência e obrigações enquanto CAPITÃO fariam supor muito mais. QUANDO AOS 14m JÁ SE PERDE POR DOIS, não há M. Machado que resista, e esta é a verdade

- Exibição muito apagada daquele que para mim tem sido um dos melhores deste Braga: Jorginho. Medo de marcar ao "patrão"?

- Más opções na hora de efectuar substituições

- Como aspecto mais positivo destacaria Miguelito. Não esteve particularmente bem, contribuiu até para que tivessemos sofrido um golo, mas vê-se que há ali muita técnica e inteligência, que é aquilo que mais aprecio num jogador.


Este já passou, agora só temos que pensar no próximo, e esperar que hoje haja um empate entre sadinos e espanhóis.
Força Braga, ainda há muito chão para correr!

Na poente de vermelho e branco!

Vlad

Confesso que quando vi o onze inicial fiquei abismado. Como é possível abdicar da dupla que mais tem dado consistência defensiva ao nosso futebol?!? Brum/Frechaut!!! Não sabia da indisponibilidade de Frechaut... Mas mesmo assim, não gosto quando os treinadores, por causa de uma única ausência, alteram toda uma equipa. Não gosto, não acho bem e nunca fui muito com adaptações. A equipa, bem ou mal, já estava a ganhar rotinas e os próprios jogadores já sabiam como funcionar entre si. Parece-me evidente que quando entramos em campo com um elemento estranho à equipa como Miguelito a médio/extremo esquerdo, o Wender a mudar-se para o lado direito, Jorginho de volta ao meio e o Vandinho mais recuado... não estamos a falar do mesmo Braga que já não perdia há uma série de jogos. Por causa da ausência de Frechaut... acabamos por mexer 4 posições em 11. Já parecíamos o sporting quando andava sem centrais... recuava o miguel veloso, o moutinho para o ligar do m. veloso, o romagnoli para o lugar do moutinho, o izmailov para o lugar do romagnoli, etc, etc...  Por causa de um mexe-se em toda uma equipa?
Agora... podemos discutir como solucionar a ausência de Frechaut, sem mexer na estabilidade da equipa que tinha vindo a jogar. Não é fácil, pois não. Frechaut, para além de vir a fazer uma excelente época, não é um jogador fácil de substituir. Juntamente com Madrid, é o único médio capaz de se encaixar no meio dos centrais em situações de maior aperto, e é isso que dá mais consistência defensiva ao Braga. Sem Madrid e sem Frechaut, na minha opinião, teria que recorrer a Brum para esse lugar. E para o lugar de Frechaut entrava o Castanheira. Assim:

P. Santos

J. Pereira     P. Jorge     Rodriguez     Fernandes

Brum   
    Castanheira

Jorginho     Vandinho     Wender

Linz

Não é que ache que Jorginho renda muito encostado ao flanco, ou que Vandinho seja um bom n.º 10, mas era assim que a equipa vinha a jogar.
Admito a preferência de Machado por Miguelito em relação a C. Fernandes, mas nunca o colocaria a médio/extremo esquerdo. Para além de que, Miguelito não parecia (de todo) actuar como um mero substituto de Wender. Miguelito era um polícia de Bosingwa. Como se não bastassem todas as alterações já antes mencionadas, ainda estávamos a funcionar sem um médio ala esquerdo com capacidade defensiva e ofensiva, mas apenas com um guarda-costas ao lateral portista... Tudo isto, ainda para mais, com a notável falta de ritmo que Miguelito denotou (e eu acho que ele é um bom jogador).

M. Machado jogou à Jesualdo, isto é. Em jogos grandes, lembrou-se de inventar. Jesualdo fazia-o a miúde em Braga e no porto também (principalmente contra os tubarões da LC). Parece que estes treinadores gostam de tirar o coelho da cartola antes de jogos importantes. Normalmente dá barraca.

O golo prematuro (após um erro defensivo) foi um tiro no pé para o Braga. O porto pôde, a partir daí, gerir o jogo a seu bel prazer.
No decorrer do jogo até percebi a entrada de Peixoto para o meio. A equipa começou a jogar melhor. Peixoto tem qualidade de passe, longo ou curto, e tem um bom tiro. Mas a verdade é que se esgota muito depressa em termos físicos. Neste momento não é um jogador com o qual se possa contar para um jogo de 90 minutos. Resta saber se esse momento ainda chegará esta época...
O que não percebi foi a substituição de Linz por Jaílson. Nem tanto pela entrada deste último, mas sobretudo pela saída do nosso avançado mais perigoso ainda com meia hora para jogar!!!! Não teve sentido nenhum.

Estou convencido que, ainda assim, se fazemos o 2-1 nas duas únicas oportunidades que tivemos (Linz e Jaílson), eles (o porto) eram capazes de tremer e intranquilizar-se como equipa. Resta saber se seríamos capazes de aproveitar isso... mas falhámos os golos. também falhámos quase todos os cruzamentos (sem pressão), e também nos cantos. Uma vez... va lá que não vá. Mas várias??? treinai *****!!! E concentrai-vos !!!!

Resta dizer que o porto não jogou muito, nem precisou. Apenas aproveitou bem as nossas falhas. Sofremos 4 golos após 4 erros defensivos. Podem dizer que todos os golos são erros defensivos bla bla... Mas os 4 que sofremos do porto são mesmo erros/ofertas ao adversário.  O primeiro, erro infantil de Miguelito que fez com que o porto nos apanhasse em contrapé. O segundo é de rir/chorar... num centro do meio campo para a área, um único jogador portista a entrar, tudo parado a assistir... Centrais, médios, guarda-redes...
O terceiro é apenas fruto do facilitismo que a nossa defesa deu aos avançados portistas. Nem lhes demos que fazer. O quarto é um erro absurdo do Vandinho. Inadmissível. Até podíamos estar a perder 15-0... mas aquela displicência não é profissional.

Parabéns... à massa adepta do SCB presente do dragão! Mais uma vez em grande número! Segundo me disse quem viu o jogo pela tv... nem uma única vez as câmara de televisão nos filmaram!!! FILHOS DA *****!!!!!!!
Quanto ao Braga, melhores dias virão!!
Precisamos de um médio/ala direito bom!!!!
Força Braga!!!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

sol

Quote from: Vlad on 14 de January de 2008, 10:58


Resta dizer que o porto não jogou muito, nem precisou. Apenas aproveitou bem as nossas falhas. Sofremos 4 golos após 4 erros defensivos. Podem dizer que todos os golos são erros defensivos bla bla... Mas os 4 que sofremos do porto são mesmo erros/ofertas ao adversário.  O primeiro, erro infantil de Miguelito que fez com que o porto nos apanhasse em contrapé. O segundo é de rir/chorar... num centro do meio campo para a área, um único jogador portista a entrar, tudo parado a assistir... Centrais, médios, guarda-redes...
O terceiro é apenas fruto do facilitismo que a nossa defesa deu aos avançados portistas. Nem lhes demos que fazer. O quarto é um erro absurdo do Vandinho. Inadmissível. Até podíamos estar a perder 15-0... mas aquela displicência não é profissional.

Parabéns... à massa adepta do SCB presente do dragão! Mais uma vez em grande número! Segundo me disse quem viu o jogo pela tv... nem uma única vez as câmara de televisão nos filmaram!!! FILHOS DA *****!!!!!!!
Quanto ao Braga, melhores dias virão!!
Precisamos de um médio/ala direito bom!!!!
Força Braga!!!

Olha que no 4º golo o P.Santos não fica nada bem, MESMO NADA BEM na fotografia, uma vez que é um passe seu para muito perto da área, e para um colega (Vandinho) que estava bastante pressionado. E se vires com atenção, no 1º golo dos morcões, aquela bola também está na sua zona de acção, e ele deixa-se ficar à espera não sei de quê. Concorrência DE PESO para a  baliza precisa-se, urgentemente. Aliás, concordo na íntegra com o Pedro Ribeiro: estas desconcentrações têm sido, sistematicamente, a morte do Braga. Aquele golo em Coimbra perto do fim do jogo ainda me está aqui atravessado...    *****!

Quanto à televisão, é como de costume. O que vale é que nós sabemos quanto valemos e quanto temos crescido em entusiasmo e em adeptos. A nossa curva esteve simplesmente brilhante! Não deu para aguentar todo o jogo, mas também a levar abadas destas...  não há entusiasmo que resista.

Na poente de vermelho e branco!




Bvna

Quote from: Vlad on 14 de January de 2008, 10:58

M. Machado jogou à Jesualdo, isto é. Em jogos grandes, lembrou-se de inventar. Jesualdo fazia-o a miúde em Braga e no porto também (principalmente contra os tubarões da LC). Parece que estes treinadores gostam de tirar o coelho da cartola antes de jogos importantes. Normalmente dá barraca.

Sabes o que é? É quererem ser eles a ganhar o jogo com essas invenções. Já o António Oliveira tinha essa mania.

Carvalhinha

Quote from: sol on 14 de January de 2008, 11:21
Quote from: Vlad on 14 de January de 2008, 10:58
O quarto é um erro absurdo do Vandinho. Inadmissível. Até podíamos estar a perder 15-0... mas aquela displicência não é profissional.

Parabéns... à massa adepta do SCB presente do dragão! Mais uma vez em grande número! Segundo me disse quem viu o jogo pela tv... nem uma única vez as câmara de televisão nos filmaram!!! FILHOS DA *****!!!!!!!
Quanto ao Braga, melhores dias virão!!
Precisamos de um médio/ala direito bom!!!!
Força Braga!!!

Olha que no 4º golo o P.Santos não fica nada bem, MESMO NADA BEM na fotografia, uma vez que é um passe seu para muito perto da área, e para um colega (Vandinho) que estava bastante pressionado.

Podes crer, sol! Aquele quarto golo foi sem dúvida por culpa do Paulo Santos! Ele não tinha nada de mandar a bola para o Vandinho, sabendo que estavam jogadores do FCP ali por perto. Chutava a Europass para a frente e não tinha de se preocupar mais. Enfim, foi um jogo mesmo para esquecer.

Sobre a transmissão da SPORTV, mostraram imagens dos adeptos do nosso Braga... uma só vez.

Vlad

Quote from: sol on 14 de January de 2008, 11:21
Quote from: Vlad on 14 de January de 2008, 10:58
O quarto é um erro absurdo do Vandinho. Inadmissível. Até podíamos estar a perder 15-0... mas aquela displicência não é profissional.

Parabéns... à massa adepta do SCB presente do dragão! Mais uma vez em grande número! Segundo me disse quem viu o jogo pela tv... nem uma única vez as câmara de televisão nos filmaram!!! FILHOS DA *****!!!!!!!
Quanto ao Braga, melhores dias virão!!
Precisamos de um médio/ala direito bom!!!!
Força Braga!!!

Olha que no 4º golo o P.Santos não fica nada bem, MESMO NADA BEM na fotografia, uma vez que é um passe seu para muito perto da área, e para um colega (Vandinho) que estava bastante pressionado.

É verdade que o passe do P. Santos foi precipitado e arriscado pelo facto de o Vandinho estar a ser pressionado de perto, mas é exactamente por isso que o Vandinho não tinha nada que tentar sair a jogar em frente à nossa baliza!!!!!!!!!!!!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

bata

Na minha opinião antes do jogo comechar já estavamos a perder, pois colocar o Miguelito do lado do avião do bosiwgua, foi um erro capital e falei nesta situação antes do jogo começar, para não dizerem que depois do jogo é facil fala, e se repararem o porto praticamente canalizou o seu jogo por esse lado, ou o jesualdo não fosse raposa velha. Depois as substituições a meu ver foram muito fracas, ao contrario da maioria dos criticos, a mais acertada para mim foi a saida do Linz, por troca com o Jailson, mas depois voltou ao mesmo com a entrada do J. Tomás, quanto á do César Peixoto, ainda estou a tentar compreender, pois ele é muito bom a fazer piques apenas quando o arbitro apita para o final do jogo, é uma vergonha de jogador que não tem respeito pela camisola que representa.
Quanto ao resultado final é de uma enorme injustiça, a vitoria é just, mas por numeros super exagerados.
Mais uma vez os camelos dos seguranças não sabem organizar e faltam sempre lugares para os Bracarenses.
Foi uma pena, mas o campeonato ainda vai a meio.

Viva o SC BRAGA!!!
FORÇA GVERREIROS DO MINHO!!!

ric

Para mim, tudo isto é futebol....

Um erro aos 4m (o jogo começa com o apito do arbitro) e um golo sofrido...Ainda mal refeitos do golpe, logo outro. Qual a equipa do mundo que poderia aspirar a muito mais ao perder aos 18m com o Porto no seu est´+adio?

Não discuto as opções do MM embora não concorde com elas. São de treinador. Deve -tenho a certeza - saber muito mais do que eu. Mas , regra geral, as invenções ou pagam-se caro ou fazem a diferença. Neste jogo...pagaram-se caro...senão estavamos aqui a discutir a necessidade de segurar MM mais 10 anos !!!!!!!!!

MM teve as suas ideias. Aplicou-as. O Braga perdeu e pronto. Que lhe sirva de lição e sobretudo que tente não fazer escapar as inumeras possibilidades que se lhe aparece. Mais uma vez mostramos no Dragão que estamos lá para discutir o resultado só que desta feita só nas bancadas se sentiu isso... infelizmente... e lá vamos continuando a dar tiros no pé qdo deviamos aproveitar o "descanso portista" para o desbaratinar...

Siga a ronda...e até Amadora (este sim , o JOGO DO ANO!!!!!!!)

Arsenalista

A minha opnião relativamente a este jogo segue a direção do ultimo jogado em Coimbra, e de muitos outros realizados esta época, temos uma defesa muito fraquinha, muito permissiva mesmo, já o digo desde o inicio da época, temos jogadores no quarteto defensivo que não estão a render o mesmo que em outras épocas, o Paulo Jorge é disso exemplo! e temos outros que nunca renderam muito nem no presente nem no passado, caso do Carlos Fernandes, temos que arranjar soluções para estas posições.
O primeiro já está à vista, Miguelito, vamos dar tempo ao homem e não queimá-lo logo no primeiro jogo que corre mal.
Depois falta um ou dois centrais de qualidade para picar os que já lá estão!
De resto a equipa parece equilibrada, isto é do meio campo para a frente...
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

Dracul

Foi a minha estreia no Dragão... e que estreia!
Quanto ao jogo, agora mais a frio, quase todos têm culpa. O FCP tem uma grande equipa, mas sofrer quatro golos daquela maneira, não lembra nem ao diabo.
O MM tem alguma culpa, tanto no onze inicial como nas substituições; acho que inventou um bocado.
Curioso que, no jogo da primeira volta, todos criticaram o Dani pelos golos que sofreu. Neste jogo e depois de ver os golos na TV, acho que o P. Santos tem grande culpa no primeiro e no último. Apesar de eu o achar um dos melhores guarde-redes portugueses, penso que esteve mal. Se fosse com o Dani, nem quero imaginar as críticias que por aqui se escreveriam.
De positivo, apenas o estádio dos morcões, que é simplesmente fantástico... e funcional, a começar pelos acessos e a acabar no bar, onde se pode comer mais do que  os bollycaos, batatas fritas e cachorros mafiosos do nosso estádio.
E com televisão e pessoal competente a trabalhar.


pauloA5

Principal erro: colocar o Miguelito a titular no meio-campo em vez do Frechaut.
Outros erros não menos fundamentais: perda de bola infantil do Miguelito no 1º golo; substituição de Linz; duplo erro infantil no 4º golo.

jam

Para min só existiram dois grandes problemas no dragão.1º a falta de caracter dos nossos jogadores ,não mostaram vontade nunhuma em querer mostar qualquer tipo de oposição ao porto 2º as opções da MM para min foram péssimas , mas esperemos que tenha servido de exemplo e que no proximo jogo possamos  ver que mudou alguma coisa
Força Braga
OBS: acho que o noso presidente não deve ter razão de queixa do apoio que demos no dagão .Mas enfim acho que merecemos mais reipeito por parte dos jogadores e também por parte do nosso presidente
Mostrem na taça

Olho Vivo

Quote from: Vlad on 14 de January de 2008, 10:58
Confesso que quando vi o onze inicial fiquei abismado. Como é possível abdicar da dupla que mais tem dado consistência defensiva ao nosso futebol?!? Brum/Frechaut!!! Não sabia da indisponibilidade de Frechaut... Mas mesmo assim, não gosto quando os treinadores, por causa de uma única ausência, alteram toda uma equipa. Não gosto, não acho bem e nunca fui muito com adaptações.



Para mim, a chave do desequilíbrio que a equipa mostrou esteve de facto na ausência de Frechaut. O nosso plantel apenas dispõe de dois homens com capacidade para jogarem a par de Brum, com este mais vocacionado para pautar jogo e o seu parceiro com uma missão mais posicional, de cobertura e eventualmente de auxílio ao eixo da defesa. São eles Frechaut e Madrid. A todos os restantes médios falta inteligência táctica, leitura de jogo (eventualmente até qualidades físicas) para exercer essa função - nem Stélvio, nem Vandinho, nem Castanheira são capazes de o fazer. Discordo também da tua ideia de que Brum o pudesse fazer. Brum é um jogador de qualidade, com grande entrega, mas que joga num raio de acção relativamente limitado. Não tem capacidade física para ser um "bombeiro", acorrendo constantemente a compensar companheiros, quer no meio-campo quer, caso seja necessário, no eixo da defesa.

Será isto sintoma de desequilíbrio do plantel? Neste caso, não creio. Não é normal termos dois jogadores com a mesma função específica lesionados em simultâneo. Para além disso, basta atentar o que aconteceu ao nosso último adversário quando faltou uma das suas pedras chave. Não podemos ter dois pesos e duas medidas quando avaliamos as equipas. O Porto pode actuar na máxima força - sobretudo com o seu meio-campo de sempre. Nós não o pudemos fazer...

Dito isto, de que soluções dispunha MM? Ou mantinha a disposição habitual, alterando apenas um nome - alguém para o lugar de Frechaut - ou, pensando nas qualidades de Bosingwa (volto a dizer, o elemento mais desequilibrador desta equipa do Porto) e nas características (sobretudo físicas) de Wender, introduzir um elemento com outra capacidade (teórica) de bloqueio a Bosingwa, libertando a posição 10 para um homem mais ofensivo (fosse ele Wender, fosse ele Jorginho). A minha opção teria sido a mesma de MM - embora, com a ressalva da condição desportiva de Miguelito. Invenção? Não. Nós já jogámos assim nesta temporada, com MM: foi na Grécia, frente ao Aris, com César Peixoto sobre a esquerda e Wender e Jorginho em constantes trocas posicionais (entre a ala direita e a posição 10).

Para mim a única alternativa credível teria sido a alteração do esquema táctico apresentado, com a inversão do triângulo do meio-campo (cabendo aí a Vandinho como interior-esquerdo fechar o flanco libertando Wender de excessivas preocupações defensivas). O problema seria sempre quem exerceria o papel de trinco - neste caso com redobradas exigências tácticas. Não creio que houvesse disponível ninguém com essa competência...

Acresce a tudo isto uma agravante: é que o Porto não manteve o seu esquema táctico habitual. Não sei se pelo facto de Jesualdo ter percebido a nossa debilidade sem Madrid e sem Frechaut (a ausência anunciava-se no dia anterior ao jogo), a verdade é que o Porto preferiu jogar "manco", sem ninguém especificamente ocupando o lugar deixado vago por Tarik. Seria suposto Lisandro jogar sobre essa zona e entrar depois em diagonais para a faixa central. Não foi assim (pelo menos por sistema). Lisandro jogou a par de Adriano trocando constantemente de posições e recuando bastas vezes para compensar quem saía do meio-campo para ocupar o espaço vazio à direita (a maioria das vezes, Lucho) - com Quaresma, embora partindo da esquerda, com liberdade para se infiltrar por outras zonas. Ora isso exigia que alguém, lateral ou trinco, compensasse no eixo da defesa onde os nossos centrais jogavam 1x1 frente aos avançados portistas. E foi por aí que os nossos problemas se avolumaram. A nossa equipa pareceu surpreendida e não conseguiu acertar marcações. Sem um médio com capacidade para apoiar os centrais, exigia-se que Carlos Fernandes se assumisse como terceiro central obrigando ao recuo de Miguelito na faixa, de modo a que o nosso meio-campo pudesse jogar um pouco mais liberto e mais adiantado, como é vocação dos jogadores que nele alinharam de início (Brum, Vandinho e Jorginho). Não foi isso que aconteceu. Mantivemos a defesa a quatro: Carlos Fernandes pareceu sempre atarantado porque o adversário que era suposto aparecer na sua zona não estava lá: aparecia ora um ora outro. No eixo, os nossos centrais debatiam-se frequentemente em duelos individuais (1x1) frente a Adriano e Lisandro. É assim que sucede por exemplo o segundo golo: Lisandro recua no terreno, arrastando consigo Rodriguez, enquanto P.Jorge encosta em Adriano, sem ninguém a compensar - sem o acompanhamento atempado de Brum, Meireles factura com facilidade.


Evidentemente que há um erro individual grave que condiciona todo o jogo: a perda de bola de Miguelito que permite o contra-ataque imediato iniciado por Bosingwa com a nossa equipa apanhada em contra-pé. Paulo Jorge poderia fazer melhor? Talvez. Mas o terreno que Lisandro lhe ganha resulta do facto de termos perdido a bola em terreno proibido em lance aparentemente sem qualquer perigo para a nossa baliza.

Teria sido tudo diferente se esse lance não resulta em golo? Talvez. O Porto é uma equipa que joga no erro do adversário, que não gosta de ter a bola no pé, prefere que o adversário tenha a iniciativa de jogo, aproveitando qualquer erro para sair a grande velocidade para o contra-ataque. Nas palavras de MM, um modelo de equipa pequena. E é, de facto. Como já o era em Braga. Tal como é o modelo que MM quer aqui implementar. A diferença neste caso, faz-se na qualidade dos jogadores e na eficácia. É importantíssimo para estas equipas marcar primeiro. Garantida vantagem no marcador, tudo se torna mais fácil...


Quanto às alterações durante a partida, aí sim, não as entendo - a menos que houvesse problemas físicos com os jogadores que saíram. Admitiria que MM quisesse preservar Miguelito como lateral mais ofensivo numa altura da partida em que já perdíamos por 2-0. Mas MM diz isto:

"O Miguelito tem pouca rotina de jogo. Estando a perder 2-0, poderia ter tirado o Miguelito e não o Carlos Fernandes, mas sendo óbvio que o Miguelito não está ao seu nível, sei que vai crescer e voltar a ser o jogador interessante que já foi."

Isto é uma falta de respeito para com Carlos Fernandes. Poderia ter dito que preferiu uma opção mais ofensiva. Agora, dar a entender que manteve Miguelito para que este ganhe mais ritmo de jogo, nem a brincar! Ritmo de jogo ganha-se a jogar na Liga Intercalar e não num jogo com esta responsabilidade, com uma hora de jogo por fazer! Espero que não seja o que parece e que Carlos Fernandes não seja uma vez mais injustamente sacrificado.

Quanto à saída de Linz... incompreensível (caso não tenha sido por lesão)... Não me vou repetir...


Considero que algumas críticas que aqui li relativamente aos defesas centrais são injustas. O problema esteve sobretudo ao nível da estrutura da equipa - e do falhanço do meio-campo em providenciar o apoio necessário. É difícil assacar culpas directas aos centrais nos lances dos golos: talvez P.Jorge pudesse ter feito mais no lance do primeiro golo mas a falha, grave, é de Miguelito que dá aso a um lance rápido de contra-ataque que apanha a linha defensiva em contra-pé e permite que Lisandro ganhe posição frente a Paulo Santos; o lance do segundo golo é fruto das deficiências estruturais da equipa (os centrais estão na marcação aos dois pontas-de-lança e ninguém compensa as entradas dos médios (no caso a falha é de Brum); o terceiro golo é uma vez mais um lance ráipdo (lançamento longo) em que, nessa altura compreensivelmente (era necessário arriscar), estão dois avançados para dois defesas (e nesse caso é sempre um risco acrescido); o quarto golo é uma irresponsabilidade inaceitável - P. Santos não está isento de culpas mas não se admite a Vandinho tamanha displicência. Digo isto em relação aos centrais para que não fique a ideia de que com outros centrais a história teria sido diferente. Não. A derrota teve a ver com insuficiências estruturais da equipa (eventualmente ocasionadas pelas ausências de Frechaut e de Madrid) e pela meia-surpresa táctica que o Porto apresentou para a qual não nos mostrámos preparados - ou pelo menos não mostrámos capacidade de adaptação.


Esta é a hora de verdade para o técnico. A equipa melhorou bastante com a sua entrada - e não estou a falar de resultados. Mas é necessário saber como reage o plantel às primeiras adversidades e como o técnico será capaz de o gerir - e também, não menos importante, como gerirá ele a relação com o presidente (que não tem grande paciência para as derrotas) e com a pressão dos adeptos (sempre prontos a despachar cada técnico à primeira derrota que aparece). Por mim, segue até ao fim da época. Está agora na hora de provar que merece a renovação de contrato.

Satmar

Meus amigos, tive de esperar quase dois dias para conseguir dar a minha opinião.Foi duro ver o Braga ser derrotado por aqueles números. Mas fui lá com fé e não é por isso que desistirei. Acredito que foi apenas um acidente de percurso. Ganhar Domingo é importantíssimo.todos a puxar para o mesmo lado.
Força Braga!!!

disco infiltrator

Bem,


Não entendo alguns dos comentários, sinceramente.

Podem não ter gostado da exibição mas querer despedir um técnico por perder no dragão contra o fcp?

O SCB melhorou bastante nas épocas mais recentes mas nunca poderemos exigir que vença uma equipa como o fcp. Por muito que custe alguns, o resultado normal para o SCB é perder no Dragão e por uma diferença mais ou menos dilatada. Ganhar no dragão é para nós um resultado que fica na memória e para mais tarde recordar. Mas será sempre uma excepção à regra.

Não podemos comparar o orçamento do fcp com o nosso.
Não podemos comparar o nosso plantel ao plantel do fcp. Nunca nem faz qualquer sentido comparar.
Não podemos comparar a mentalidade e experiência da equipa do fcp com a nossa.
Não podemso comparar o nome que o fcp tem no mundo e o nome que o SCB tem.
Não podemos comparar a formação das camadas jovens no fcp com a nossa.
Não podemos comparar a massa adepta do fcp com a nossa.
Não podemos comparar o treinador do fcp com o nosso MM.
Não podemos comparar o estádio do fcp com o nosso.
Não podemos comparar a direcção e profissionalismo de toda a estrutura do futebol que se observa no fcp
Não podemos comparar o peso, competência e influência do presidente do fcp com a incompetência do nosso presidente.

Nós somos de outro campeonato e teremos que ter os pés no chão. Não podemos nunca crucificar jogadores ou treinadores por terem perdido contra uma equipa muito superior à nossa. Temos que incentivar e tentar de vez em quando fazer umas gracinhas contra os chamados 3 grandes que têm orçamentos 10 vezes superiores.
Enquanto este fosso que existe no futebol português continuar, não poderemos exigir mais.

Logicamente que adoraria ter visto o SCB vencer mais uma vez o fcp no dragão. Seria uma festa! Mas não podemos exigir isso nem falar em despedimentos por esta derrota. Temos que exigir empenho e profissionalismo mas não vitórias contra equipas com orçamentos da Champions League.

Vamos mas é incentivar este treinador e os jogadores para eles mostrarem o que valem pois ainda não o fizeram.






Vlad

Quote from: Pedro Ribeiro on 14 de January de 2008, 16:30
Quote from: Vlad on 14 de January de 2008, 10:58
Confesso que quando vi o onze inicial fiquei abismado. Como é possível abdicar da dupla que mais tem dado consistência defensiva ao nosso futebol?!? Brum/Frechaut!!! Não sabia da indisponibilidade de Frechaut... Mas mesmo assim, não gosto quando os treinadores, por causa de uma única ausência, alteram toda uma equipa. Não gosto, não acho bem e nunca fui muito com adaptações.



Para mim, a chave do desequilíbrio que a equipa mostrou esteve de facto na ausência de Frechaut. O nosso plantel apenas dispõe de dois homens com capacidade para jogarem a par de Brum, com este mais vocacionado para pautar jogo e o seu parceiro com uma missão mais posicional, de cobertura e eventualmente de auxílio ao eixo da defesa. São eles Frechaut e Madrid. A todos os restantes médios falta inteligência táctica, leitura de jogo (eventualmente até qualidades físicas) para exercer essa função - nem Stélvio, nem Vandinho, nem Castanheira são capazes de o fazer. Discordo também da tua ideia de que Brum o pudesse fazer. Brum é um jogador de qualidade, com grande entrega, mas que joga num raio de acção relativamente limitado. Não tem capacidade física para ser um "bombeiro", acorrendo constantemente a compensar companheiros, quer no meio-campo quer, caso seja necessário, no eixo da defesa.



Quote from: Vlad on 14 de January de 2008, 10:58

Agora... podemos discutir como solucionar a ausência de Frechaut, sem mexer na estabilidade da equipa que tinha vindo a jogar. Não é fácil, pois não. Frechaut, para além de vir a fazer uma excelente época, não é um jogador fácil de substituir. Juntamente com Madrid, é o único médio capaz de se encaixar no meio dos centrais em situações de maior aperto, e é isso que dá mais consistência defensiva ao Braga. Sem Madrid e sem Frechaut, na minha opinião, teria que recorrer a Brum para esse lugar.


Pedro,

Na ausência de Frechaut e Madrid (estamos de acordo que apenas estes dois são capazes de se intrometer no meio dos centrais), e mantendo aquele sistema (que foi o que MM fez)... quem escolherias para fazer essa posição? Repito, mantendo este sistema e sendo um dado adquirido que é com um médio defensivo a apoiar os centrais que a equipa fica mais equiliobrada. Excluíste Stelvio, Vandinho e Castenheira dessa tarefa (e eu concordo e também o fiz). Sobra... Brum. E foi isso que eu sugeri, ainda que como um recurso face às ausências dos outros dois. Brum em vez de Frechaut, com castanheira ligieramente mais subido e mantendo a estrutura na frente : Wender, Vandinho, Jorginho.

Acho que seria a mudança menos radical e menor, face à equipa que vinha ganhando algumas rotinas e consistência.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Vlad

Quote from: Pedro Ribeiro on 14 de January de 2008, 16:30
A minha opção teria sido a mesma de MM - embora, com a ressalva da condição desportiva de Miguelito. Invenção? Não. Nós já jogámos assim nesta temporada, com MM: foi na Grécia, frente ao Aris, com César Peixoto sobre a esquerda e Wender e Jorginho em constantes trocas posicionais (entre a ala direita e a posição 10).

Em relação à "invenção"...

Quote from: Vlad on 14 de January de 2008, 10:58
Confesso que quando vi o onze inicial fiquei abismado. Como é possível abdicar da dupla que mais tem dado consistência defensiva ao nosso futebol?!? Brum/Frechaut!!! Não sabia da indisponibilidade de Frechaut... Mas mesmo assim, não gosto quando os treinadores, por causa de uma única ausência, alteram toda uma equipa. Não gosto, não acho bem e nunca fui muito com adaptações. A equipa, bem ou mal, já estava a ganhar rotinas e os próprios jogadores já sabiam como funcionar entre si. Parece-me evidente que quando entramos em campo com um elemento estranho à equipa como Miguelito a médio/extremo esquerdo, o Wender a mudar-se para o lado direito, Jorginho de volta ao meio e o Vandinho mais recuado... não estamos a falar do mesmo Braga que já não perdia há uma série de jogos. Por causa da ausência de Frechaut... acabamos por mexer 4 posições em 11.

É apenas neste aspecto que me refiro. Qualquer solução que o treinador ache indicada, eu aceito. Mas acho que este jogo era importante, até pelo adversário que era, e até pela jornada que foi. Os dois vitórias defrontam-se, o marítimo perdeu, o belenenses aproximou-se (ou talvez não...), sporting e benfica perderam pontos. Apesar de ser no dragão e defrontarmos o campeão nacional, esta jornada poderia ser proveitosa. E sim, acho qque um resultado positivo teria sido possível. Difícil? Com certeza, mas possível... mas sem efectuar grandes alterações à estrutura que o Braga vinha apresentando. Aliás, a simples ausência de Frechaut (com indisponilibilidade de Madrid) já seria por si só uma grande transformação. Não era preciso acentuar mais tudo isto metendo o Miguelito a médio ala esquerdo, o Wender do lado direito, o recuo de Vandinho, o novo deslocamento de Jorginho para o centro  Aainda que este seja o seu lugar natural e onde goste mais de o ver jogar, não era aí que o tinha vindo a fazer. Aliás, o seu entendimento com J. Pereira estava a ficar cada vez melhor. Note-se que J. Pereira só apareceu  a cruzar e a ir à linha quando Jorginho regressou à direita. Com Wender do seu lado, nunca se viu.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Olho Vivo

Quote from: Vlad on 14 de January de 2008, 17:00
Repito, mantendo este sistema e sendo um dado adquirido que é com um médio defensivo a apoiar os centrais que a equipa fica mais equiliobrada. Excluíste Stelvio, Vandinho e Castenheira dessa tarefa (e eu concordo e também o fiz). Sobra... Brum. E foi isso que eu sugeri, ainda que como um recurso face às ausências dos outros dois. Brum em vez de Frechaut, com castanheira ligieramente mais subido e mantendo a estrutura na frente : Wender, Vandinho, Jorginho.

Acho que seria a mudança menos radical e menor, face à equipa que vinha ganhando algumas rotinas e consistência.


Quote from: Pedro Ribeiro on 14 de January de 2008, 16:30
Discordo também da tua ideia de que Brum o pudesse fazer. Brum é um jogador de qualidade, com grande entrega, mas que joga num raio de acção relativamente limitado. Não tem capacidade física para ser um "bombeiro", acorrendo constantemente a compensar companheiros, quer no meio-campo quer, caso seja necessário, no eixo da defesa.



Brum jogaria sempre como um dos homens do duplo-pivot. A questão não tem a ver com a táctica mas com as características dos jogadores. Não considero que Brum seja talhado para os duelos directos individuais a que estaria obrigado caso lhe coubesse a ele compensar no eixo da defesa - falta-lhe robustez física e rapidez de reacção (vide lance do segundo golo em que é batido pela entrada de Meireles). É um jogador que ocupa bem os espaços, que é abnegado e que faz uma boa gestão da posse de bola mas que tem um raio de acção relativamente limitado. Não creio que tivéssemos no plantel uma boa solução para o acompanhar (à falta de Frechaut e de Madrid em simultâneo).

Esta lacuna seria menos perceptível se o Porto jogasse como habitualmente, num 4-3-3 clássico. Mas não. Com Lisandro a jogar praticamente a par de Adriano, ficamos em sérias dificuldades. A solução, com os jogadores que tínhamos disponíveis (e mesmo com os que estavam em campo) seria a compensação ser feita por Carlos Fernandes (que se assumiria como terceiro central permitindo a Rodriguez jogar nas sobras), recuando Miguelito para uma posição de defesa-médio. Penso que fomos apanhados de surpresa pela nuance táctica que o Porto apresentou e não conseguimos a necessária adaptação - facto agravado por um golo logo no dealbar da partida perfeitamente evitável que ditou um jogo à feição da forma de jogar preferida do Porto (e das equipas de Jesualdo) - à espera do erro do adversário.

Olho Vivo

#218
Quote from: Vlad on 14 de January de 2008, 17:19
(...) mas sem efectuar grandes alterações à estrutura que o Braga vinha apresentando. Aliás, a simples ausência de Frechaut (com indisponilibilidade de Madrid) já seria por si só uma grande transformação. Não era preciso acentuar mais tudo isto metendo o Miguelito a médio ala esquerdo, o Wender do lado direito, o recuo de Vandinho, o novo deslocamento de Jorginho para o centro  Aainda que este seja o seu lugar natural e onde goste mais de o ver jogar, não era aí que o tinha vindo a fazer. Aliás, o seu entendimento com J. Pereira estava a ficar cada vez melhor. Note-se que J. Pereira só apareceu  a cruzar e a ir à linha quando Jorginho regressou à direita. Com Wender do seu lado, nunca se viu.


Qualquer alternativa, como tu dizes, implicava grande alteração na nossa forma de jogar porque qualquer jogador que substituísse Frechaut não tem as características necessárias para desempenhar de forma semelhante as mesmas funções. O mesmo não diria se houvesse Madrid disponível.
Mas repara: tu próprio apresentas um esquema que implicaria uma alteração estrutural da equipa. A entrada de Castanheira para uma posição mais adiantada face a Brum corresponderia praticamente a um regresso ao 4-3-3 de Jorge Costa (em que nenhum dos homens do meio-campo jogava de perfil) - já não falando na falta de sentido de colocar Castanheira como titular quando a sua saída era já um dado adquirido (como aliás a sua ausência do banco de suplentes atesta). Para além disso, creio que Castanheira (já?) não tem capacidade para grandes andamentos - pelo menos nas actuais circunstâncias (talvez o empréstimo lhe faça bem, embora considere que seria sempre um jogador útil para lançar em determinados momentos de algumas partidas).

Alterações profundas, haveria sempre, assim sendo. Considero que a equipa inicial que apresentámos era uma das possibilidades mais fortes até porque, como disse, já fora testada numa partida anterior de responsabilidade (na Grécia, frente ao Aris). O que aconteceu foi que a equipa não revelou adaptabilidade para reagir ao facto do Porto jogar com uma verdadeira dupla de avançados - optando por jogar "manco". A verdade é que também não houve grande tempo para adaptações - oferecemos um golo logo aos  cinco minutos que alterou os pressupostos da partida.


NOTA: tenho dúvidas até relativamente ao papel que MM reserva para Miguelito. Qual é a alternativa a Wender no actual plantel? César Peixoto? Não creio - penso que a ideia de o experimentar numa posição mais central (como número 10) pode ter pernas para andar. Penso que Miguelito vai ser utilizado mais vezes na posição que em que (não) jogou no Dragão - aliás essa era a sua posição de origem, tendo sido posteriormente adaptado a lateral...

pparaiso

Uma coisa que não entendi foi a "suposta" lesão de Frechaut. Das duas uma: ou Frechaut não estava em condições de jogar e aí não deveria estar no banco de suplentes (lembro que convocamos 19 jogadores ficando Castanheira de fora), ou se estava em condições deveria ter jogado, por tudo que já foi dito!
MM optou pela terceira opção: deixou Frechaut no banco por opção técnica, (recorde-se que Frechaut chegou a fazer exercícios de aquecimento no primeiro tempo aquando da lesão de um jogador nosso) mexendo no equilíbrio defensivo da defesa, preocupando-se mais com Bosnigwa do que com a dupla atacante do FCP.