News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME - DIA 11/01/2008

Started by filipecos, 11 de January de 2008, 03:03

Previous topic - Next topic

filipecos

Manuel Machado
"Com respeito e ambição será possível ganhar"

M.R./J.C.L.


Manuel Machado não tem dúvidas. Um jogo "no terreno do bicampeão nacional e líder da Liga só pode ser de grau de dificuldade máximo". O respeito pelo adversário de amanhã à noite não evita que o treinador do Braga acredite na possibilidade de repetir a proeza de há dois anos, quando os bracarenses, na altura orientados por Jesualdo Ferreira, derrotaram, por 3-1, o FC Porto no Dragão. "O imprevisto é a grande riqueza do futebol. Independentemente dos cenários que se possam traçar, é sempre possível um resultado positivo, neste ou em qualquer outro jogo, mesmo que o estatuto dos adversários seja diferente", defendeu.

Para procurar contrariar a superioridade do FC Porto, o Braga apresentar-se-á "com elevados índices de confiança", diz Manuel Machado. "Tem vindo a recuperar no sentido de estar na posição que tem sido sua em épocas anteriores e não perde há dois meses [desde 3 de Novembro, com o Leixões]. Por isso, e tendo respeito, jogará com ambição, o máximo de concentração, sabendo que um erro poderá ser fatal."

Erros como os que, anormalmente, foram cometidos em Coimbra, diante da Académica, não podem ser repetidos, acrescenta. "O segundo e o terceiro golo são passíveis de serem impedidos. A falta de concentração nesses momentos acabou por ser altamente penalizante. Recuperar o que o Braga vinha fazendo é o que está na nossa mente."

Mais ideias de Manuel Machado na antevisão da visita à casa do comandante. "O campeonato continua em aberto. Apesar de reconhecer que é substancial a vantagem sobre o adversário mais directo, nove pontos, sabendo-se que ainda há 45 pontos para jogar, não é líquido de que o FC Porto seja já campeão. E sei que os jogadores, técnicos e dirigentes do FC Porto têm consciência disso mesmo e estarão na máxima força para também tentarem ganhar."

Uma última análise para abordar a ausência de Tarik. "Tem um determinado perfil. Será diferente sem ele e será também eventualmente diferente a dinâmica de jogo pela troca de A, B ou C. Se meter um ponta-de-lança, e se, por hipótese, o Lisandro for para o lugar do Tarik, com certeza que a mobilidade na zona central do ataque diminuirá, porque o Lisandro é um ponta-de-lança muito móvel; se meterem outro, as coisas ficarão diferentes", observou.

in o jogo

filipecos

Jorginho pregou susto

A aplicação nos treinos por parte dos atletas para mostrar serviço ao treinador, para que ele veja neles uma opção válida para o jogo do fim-de-semana, é tanta que esse afinco, por vezes, acaba por ser penoso. Numa disputa acesa pela bola no treino de ontem, Vítor Hugo atingiu involuntariamente Jorginho no ombro esquerdo, lesionando o seu companheiro de equipa. O avançado ficou estatelado no relvado, com queixas, mas logo foi assistido pela equipa médica e, passados alguns instantes, Jorginho já estava de regresso à pelada: nada de grave. Destaque ainda para Linz, que trabalhou a finalização durante grande parte da sessão. João Pinto, Zé Manel e Madrid continuam a trabalhar à parte, devido a lesões.^


Palavra para Linz

Com oito golos, Linz está a três de Lisandro, o melhor marcador da Liga. O avançado austríaco merece, na opinião de Manuel Machado, "uma palavra de congratulação por conseguir tanto numa equipa de menor potencial".

Para melhor se fazer entender, o treinador do Braga explicou: "É mais complicado um jogador fazer golos pertencendo a equipas como Setúbal, Guimarães, Marítimo ou Braga, que estão ali junto na tabela, do que estando no FC Porto ou no Benfica, que têm normalmente um caudal ofensivo muito maior."

Miguelito está pronto

Manuel Machado reconheceu que Miguelito pode fazer parte do onze. "Está inscrito e tem feito uma época tranquila, atendendo a que, no Benfica, nunca teve lesões que o impedissem de trabalhar. A única questão que se pode colocar é a da adaptação a uma realidade diferente, mas ao fim de duas semanas já se deram passos importantes", argumentou.

Já sobre Breno, central brasileiro, a análise do técnico é bem diferente. "A amostra é pequena, e por isso pouco posso dizer. Vou precisar de duas ou três semanas para perceber o perfil do jogador", reconheceu.

in o jogo

filipecos

Boavista ganhou corrida por Hussain

Colocado por Manuel Machado no lote dos excedentários, Hussain deverá hoje assinar pelo Boavista. Tal como O JOGO avançou, o internacional catarense sempre deu preferência ao clube do Bessa, em detrimento do Leiria, por uma questão de proximidade de Braga, onde continuará a residir, e os termos da cedência já estão acordados há algum tempo. Como a transferência será apenas por empréstimo, tudo leva a crer que o Braga poderá exercer, no final da temporada, a opção de renovação do contrato do avançado por mais duas épocas, conforme ficou salvaguardado no vínculo (válido por um ano) que assinou com os minhotos. De partida de Braga também está o extremo Lenny, que deverá conhecer ainda hoje o seu destino. O Marítimo chegou a ser uma hipótese para o jovem brasileiro emprestado pelo Fluminense, mas o cenário mais certo será a sua transferência para o Paços de Ferreira.

Já o central Anilton Júnior está prometido aos romenos do Pandurii, que também desejam o guarda-redes polaco Kieszek. No entanto, o jogador brasileiro apenas será libertado quando o Braga assegurar a contratação de um novo central. Depois de Breno Silva (ex-Náutico de Recife), que assinou por uma época, com mais três de opção, os minhotos voltaram ao mercado em busca de um defesa de craveira internacional - Alex Bruno (São Paulo) é uma hipótese, e até terça-feira haverá novidades... em definitivo.

Vítor Hugo na II Divisão

Tapado pela concorrência e ainda por se estrear no Campeonato, Vítor Hugo foi cedido ao Maria da Fonte, da II Divisão, Série A, tendo treinado ontem pela última vez em Braga. O central oriundo das camadas jovens do FC Porto vai rodar no clube da Póvoa de Lanhoso (apresenta-se hoje), num quadro de empréstimo, e terá de aproveitar bem os próximos seis meses, de modo a convencer o clube arsenalista a accionar a opção de renovação (mais dois anos) do seu contrato, cuja validade expira no final da temporada. Desejado inicialmente pelo Gondomar, Vítor Hugo ficou com o futuro totalmente decidido a partir da altura em que o Maria da Fonte se comprometeu a suportar a totalidade dos seus vencimentos.

INQUÉRITO ONLINE

P | Voltando a ter João Pereira na equipa, terá o Braga mais argumentos para o jogo no Dragão?
A opinião dos leitores de O JOGO online é clara. A grande maioria dos votantes considera que, com a presença de João Pereira na equipa titular, a equipa bracarense tem mais possibilidades de discutir o confronto com o FC Porto no Estádio do Dragão. Regressado após castigo, o lateral-direito é mais uma opção para Manuel Machado no jogo de amanhã.

REALIZADO NOS DIAS 9 E 10 DE JANEIRO


VALORES EM PERCENTAGEM

SIM: 68
NÃO: 32

in o jogo

filipecos

Castanheira certo na Académica


Castanheira vai mesmo jogar na Académica até ao fim desta temporada, por empréstimo do Braga, tal como o JN avançou no fim-de-semana passado. O médio, que tem contrato com o clube minhoto até 2010, aceitou a proposta do emblema de Coimbra, onde poderá jogar regularmente, o que não aconteceu nos últimos tempos em Braga.

Apesar de ser um elemento importante do plantel arsenalista, por ser o jogador que há mais anos está no clube, Castanheira não tem lugar entre as primeiras opções de Manuel Machado, pelo que a solução encontrada foi a saída, rumo a uma equipa cujo treinador, Domingos Paciência, já mostrou vontade de contar com os seus serviços. O médio transmontano irá juntar-se ao plantel dos "estudantes" no início da próxima semana.

Resolvida está, também, a cedência do jovem Vítor Hugo, que será emprestado até ao final da época ao Maria da Fonte, clube que compete na Série A da 2.ª Divisão. O central terá, assim, oportunidade de rodar, numa equipa vizinha dos bracarenses, o que permitirá um acompanhamento mais próximo por parte dos responsáveis arsenalistas.

Dos jogadores que estão de saída do plantel às ordens de Manuel Machado, faltam apenas definir os casos de Lenny e Hussain, que deverão rumar ao Paços de Ferreira e ao Boavista, respectivamente. Recorde-se que a janela de transferências de Inverno fecha daqui a três semanas, no dia 31 de Janeiro.

Quanto ao treino de ontem, não se registaram novidades no que diz respeito a lesões, já que Andrés Madrid, João Pinto, Zé Manuel e Bruno Tiago continuam em recuperação dos respectivos problemas físicos e são baixas confirmadas para o jogo de amanhã com o F. C. Porto. Hoje, o plantel bracarense faz mais um treino de manhã (10 horas), seguindo-se a divulgação da lista de convocados para a deslocação ao Dragão.

in JN

filipecos

A herança de Jesualdo
Jesualdo Ferreirareencontra amanhã o Braga, onde relançou a carreira de treinador

Apassagem de Jesualdo Ferreira pelo Sporting de Braga continua bem viva. Nos amigos que deixou na Cidade dos Arcebispos, no rosto vencedor da equipa bracarense, nos jogadores recuperados para os grandes palcos, como é o caso do guarda-redes Paulo Santos, ou na capacidade de descobrir estrelas nas catacumbas dos escalões inferiores, que enchem os cofres da SAD minhota, a exemplo de João Alves. O ciclo de três anos foi, contudo, profícuo para ambas as partes Jesualdo Ferreira relançou a carreira no Minho, é, hoje, um técnico campeão e não falta tudo para ser bicampeão...

O professor reencontra-se, amanhã, com o clube que o empurrou para os maiores sucessos da carreira. O contrário também se aplica - mais um duelo entre o Sporting de Braga e o F. C. Porto, de Jesualdo Ferreira, treinador que esteve na génese da segunda vida dos bracarenses, nos últimos anos instalados na liderança do campeonato dos pequenos. Quando António Salvador, presidente do Braga, contratou Jesualdo Ferreira ao Benfica, em Abril de 2003, poucos imaginariam um casamento tão perfeito e profícuo. Salvador continua a liderar uma SAD modelo em termos de rigor e gestão, Jesualdo mostra-se na Liga dos Campeões, mas, entretanto, os arsenalistas já conheceram cinco treinadores em pouco mais de dois anos.

Será o reencontro com o antigo clube especial para Jesualdo Ferreira? No campo desportivo e profissional, seguramente apenas mais um jogo. O profissionalismo esmaga o sentimento, mas há ligações profundas ao emblema minhoto que o técnico portista dificilmente esquecerá. António Salvador acabara de assumir a presidência da SAD quando abriu as portas a Jesualdo. Uma decisão polémica - já que Carlos Carvalhal, revelaria mais tarde, tinha tudo acertado para entrar no clube -, porém, perfeita. De então para cá, a equipa que lutava para escapar à descida transformou-se no quarto grande de Portugal. O técnico salvou os minhotos da descida em 2002/03, e, nas três épocas seguintes, conseguiu um quinto e dois quartos lugares. Na campanha 2004/05, a duas jornadas do fim, o Braga ainda tinha hipóteses de chegar ao título.

Maldita Europa

A única pedra no sapato reside nas participações europeias. O Braga só conseguiu marcar posição na Europa após a saída do treinador campeão nacional. Este terá sido, aliás, um dos motivos que precipitaram a separação. António Salvador chamou-lhe "fim de ciclo" e quis mudar de rumo, depois de uma relação de três anos marcada por altos e baixos, gerida da melhor forma por ambas as partes. A personalidade do treinador do F. C. Porto contribuiu, decisivamente, para a estabilidade que não mais existiu em termos de liderança técnica no clube bracarense. "É um homem de diálogo, que respeita e se faz respeitar", avalia Jorge Sequeira, doutorado em Psicologia do Desporto.

Jorge Sequeira entrou para a estrutura do futebol profissional no arranque da época 2003/04 e saiu três meses antes de Jesualdo Ferreira. O sucesso alcançado pelo professor ao serviço dos dragões não o espanta "A sua cientificidade escasseia no futebol. Socorre-se de uma metodologia de treino exigente, mas que agrada aos jogadores". A postura austera, imagem de marca no banco, é pura concentração. "É simpático e alegre", explica.

Para alguém com a formação de Jorge Sequeira, é fácil identificar traços de personalidade indispensáveis ao êxito "Jesualdo consegue gerir com grande eficácia as situações de tensão inerentes a um grupo de trabalho".

Uma grande partida

Na época de todos os sonhos bracarenses, 2004/05, Jesualdo Ferreira conseguiu vencer, pela primeira vez, na casa do seu actual clube. Os minhotos visitaram o Dragão a 30 de Janeiro de 2005. Venceram, por 3-1. A derrota ditou a saída de Victor Fernández. O último treinador despedido pelo F. C. Porto. Depois, veio José Couceiro e saiu no final do contrato (nessa mesma época), enquanto Co Adriaanse vai pagar por ter abandonado pelo próprio pé, após a conquista de um campeonato. Do conjunto arsenalista que fez a festa naquela noite fria do primeiro mês de 2005, Paulo Santos, Vandinho, Wender e João Tomás, todos titulares, ainda se encontram na Cidade dos Arcebispos. Paulo Jorge e Castanheira não saíram do banco. Amanhã, estarão do outro lado, a tentar repetir a maldade do professor - uma tradição recente de pregar partidas aos grandes, mais uma herança do consulado de Jesualdo.

in JN

filipecos

"Grau de dificuldade máximo"

Machado diz que o Braga merece os parabéns pelo que tem feito


Sem derrotas desde que chegou ao comando do Braga, Manuel Machado prepara-se para aquele que considera ser o jogo mais complicado da temporada, amanhã à noite (21.15 horas, SportTV 1), com o F. C. Porto, no Estádio do Dragão.

"Defrontar o bicampeão nacional e líder da tabela classificativa, no seu próprio terreno, é uma tarefa com um grau de dificuldade máximo. Vamos jogar com respeito e com o máximo de concentração, para não cometermos erros que serão fatais, mas também com ambição, procurando marcar golos, pois só assim poderemos vencer", afirmou o treinador da equipa bracarense, que soma dez jogos consecutivos sem perder, nove deles sob a orientação de Machado.

O técnico minhoto prometeu um Braga sólido no Dragão, capaz de lutar pelos três pontos e de complicar a vida à equipa de Jesualdo Ferreira. "Teremos o Braga possível, com índices de confiança muito elevados, e que tem conseguido, gradualmente, recuperar posições na classificação que têm sido suas nas épocas anteriores. Penso que merecemos os parabéns pelo que fizemos nos últimos dez jogos", referiu Manuel Machado, elogiando o F. C. Porto pela "excelente campanha realizada até agora", mas acrescentando que, apesar da larga vantagem dos dragões sobre toda a concorrência, o título ainda não está entregue "O campeonato continua em aberto porque ainda há 45 pontos para disputar na segunda volta".

Para o treinador arsenalista, o Braga terá de entrar em campo com o objectivo bem claro de chegar ao golo, pois só assim será possível vencer. "Quem quer ganhar, tem de marcar, e nós vamos ao Dragão com o pressuposto de vencer. Nesse aspecto, este não será um jogo diferente dos outros, pois nesta casa há um pensamento permanente de vitórias", indicou Machado, reconhecendo ao mesmo tempo a qualidade do adversário "Trata-se de uma equipa muito forte, independentemente de ter passado dias melhores ou menos bons. O F. C. Porto é uma formação de valor reconhecido a nível nacional e internacional, lidera a classificação na Liga, e não se pode colocar em causa o seu valor".

Questionado sobre os três golos sofridos no encontro da passada sexta-feira com a Académica (3-3), o treinador do Braga disse que, defensivamente, a sua equipa terá de regressar rapidamente à consistência apresentada nos nove jogos anteriores ao de Coimbra "Mostrámos sempre grande solidez defensiva nessas partidas e necessitamos apenas de voltar a fazer o que vínhamos a fazer".

Recorde-se que, antes da deslocação a Coimbra, o Braga tinha sofrido apenas um golo em cinco jogos da Liga portuguesa (quatro sob o comando de Manuel Machado e um ainda com António Caldas no banco), marcado por Makukula na visita do Marítimo ao Estádio AXA, numa partida realizada a 2 de Dezembro, em que os bracarenses estiveram a perder, mas acabaram por ganhar, por 2-1.

in JN

filipecos

Anilton conformado com a saída
APÓS SER INFORMADO DO INTERESSE DOS ROMENOS DO PANDURII

   
A oficialização, pela SAD arsenalista, do interesse do Pandurii (clube da Roménia, orientado pelo português Joaquim Teixeira) em assegurar os empréstimos de Anilton e Kieszek até final da época, foi acolhida com reacções distintas por parte dos jogadores.

Colocado perante as dificuldades de ganhar um lugar na defesa titular, avolumadas com a contratação de Breno Silva e da intenção de recrutar mais um central, o brasileiro revelou-se conformado perante a opção que vinha sendo aventada há alguns dias e deverá mesmo deixar a equipa na próxima semana.

A situação de Kieszek afigura-se mais problemática face ao investimento do polaco em conseguir alcançar a titularidade no Sp. Braga. Depois da demorada recuperação de uma complicada fractura no pulso, a saída para o penúltimo classificado do campeonato romeno não é atractiva, numa altura em que voltou à competição e vem mostrando qualidades na Liga Intercalar.

A aguardar uma definição final da SAD permanecem ainda os casos de Castanheira e Lenny. Vitor Hugo foi cedido ao Maria da Fonte, da 2.ª Divisão.

in Record

Olho Vivo

MANUEL MACHADO assume ambição frente ao campeão

Difícil mas para ganhar

Por ANTÓNIO CASANOVA

MANUEL MACHADO afia o verbo e assume abordagem destemida no jogo de amanhã à noite. A intenção do Sp. Braga é declarada e passa pela busca do triunfo, anuncia com todas as letras o treinador do Sp. Braga, indiferente e nada amedrontado com os registos de excelência apresentados pelos portistas. Os dragões são líderes confortáveis? É um facto, mas ainda não são campeões. Os dragões só cederam um empate em casa? Sim, confirma-se, mas também os bracarenses não perdem há dez jogos, lembra o técnico minhoto no sublinhar perfeito da ousadia prometida para o Dragão.

— Que Sp. Braga surgirá no Dragão?

— Vamos enfrentar o bicampeão nacional e actual líder da tabela classificativa, no seu próprio terreno, e o jogo é de grau de dificuldade máxima. Apresentaremos o Sp. Braga possível, um Sp. Braga que apresenta índices de confiança elevados, que vem, de forma sequente, a recuperar a posição que tem sido sua nos últimos anos, que não perde há 10 jogos. Por isso, com respeito pelo adversário e máxima concentração para não cometer erros, porque estes serão fatais, o Sp. Braga será no Dragão uma equipa ambiciosa.

— O FC Porto, em casa, só não ganhou um jogo esta época. Como contornar realidade tão marcante?

— Quem quer ganhar, tem que marcar golos, pois sem golos o máximo que se consegue é um empate e essa não é a nossa intenção. Vamos ao Porto para ganhar, até porque o jogo do Porto não é diferente dos outros jogos. O desejo é claro: marcar golos para procurar vencer.

— Acredita que a enorme vantagem que o FC Porto possui sobre Benfica e Sporting poderá ditar um excesso de tranquilidade portista?

— Não. Aliás, julgo que o campeonato continua em aberto, apesar de o FC Porto apresentar uma vantagem substancial ao iniciarmos a segunda volta. Em futebol e com 45 pontos ainda para jogar, não é líquido em perspectiva alguma, muito menos matemática, que o FC Porto seja já campeão, por isso é de prever que também eles estarão na máxima força.

Com Tarik, sem Tarik

— A estratégia do Sp. Braga será a do costume ou tenciona inovar?

— O Sp. Braga tem, de facto, formatada uma equipa com história e passado, quer mais longínquo quer recente, que tem dado bons resultados, logo...

— O FC Porto sem Tarik é muito diferente?

— Diferente será sempre porque o Tarik tem um determinado perfil que o seu substituto certamente não possui. No campo dos cenários: se Lisandro for o escolhido para fazer o lugar de Tarik e Edgar ou Adriano actuarem no lugar do argentino, com certeza que a mobilidade portista na zona central da fase de finalização diminuirá, porque o Lisandro é muito móvel. Mas essa será a única diferença...

— Parece-lhe que este FC Porto está tão forte como há alguns meses?

— Parece-me. Que não haja dúvidas: o FC Porto é uma equipa forte, que pode ter um dia menos bom. E é forte tanto a nível nacional como internacional. A prova está na forma clara como lidera a Liga e como chegou aos oitavos-de-final da Champions. Será um erro crasso colocar em causa o potencial do FC Porto.

Tudo é possível

— Há duas épocas o Sp. Braga foi ganhar ao Dragão. Acha que a actual equipa tem potencial para fazer com que a história se repita?

— Em futebol, é sempre possível. O imprevisto ou imprevisível é a grande riqueza da modalidade, razão por que se tornou numa modalidade que congrega tantas atenções no mundo ocidental e Europa, sobrepondo-se a todas as outras. Os exemplos são variados e a história diz-nos que os resultados não estão pré definidos, por mais diferenciado que seja o estatuto das equipas...

— Preocupam-lhe os três golos sofridos em Coimbra?

— Evidentemente, não fiquei contente. Havia um conjunto de 7, 8 ou 9 jogos nos quais ficara bem expressa a nossa solidez defensiva, a impedir que os adversários tivessem marcado tantos golos ou ficassem mesmo a zero e a aqueles dois lapsos, no segundo e terceiro golos, na sequência de lances de bola parada, eram perfeitamente passíveis de ser impedidos. A falta de concentração acabou por ser extremamente penalizante. O objectivo, agora, é recuperar o que de positivo estávamos a fazer.



Elogio ao goleador

Linz merece os parabéns

Manuel Machado abre dois parêntesis para falar de Miguelito e Linz. Do português, o treinador diz que «é uma hipótese para os convocados ou para o onze». Do austríaco há um inevitável congratular pela sua veia goleadora: «Um jogador do V. Setúbal, do V. Guimarães, do Sp. Braga ou Marítimo terá sempre mais dificuldade em conquistar a Bola de Prata, dado que o caudal ofensivo de FC Porto e Benfica é muito maior. Mas a realidade diz-nos que o Lisandro tem 11 golos e Linz oito e isso já é motivo suficiente para lhe endereçar os parabéns.»



Boavista

Hussaine garantido

O Boavista garantiu junto do Sp. Braga a cedência de Hussaine até ao final da época. O extremo era desejado por outros clubes de Liga, mas a proposta do Bessa foi suficiente para convencer os bracarenses e o jogador.


in A BOLA

Olho Vivo

ALEMANHA — BREMEN em mudança

Novo relvado à espera do Sp. Braga

Os jogadores do Sp. Braga vão ter o prazer de jogar num tapete novo quando visitarem Bremen, no jogo da primeira mão dos 1/16 avos-de-final da Taça UEFA, agendado para meados de Fevereiro. Desde quarta-feira, uma empresa está a instalar um novo relvado no Weserstadion. O próximo jogo no novo terreno vai ter lugar dia 31 deste mês, quando o Werder Bremen defrontar o Bochum, no regresso em pleno da Bundesliga.

Entretanto, o Bremen venceu ontem o Friburgo, por 2-0, em jogo da Victoria Cup disputado em Kudu, na Turquia. Os golos foram apontados por Rosenberg, aos 22 e 52 minutos. Mesmo sem oito dos habituais titulares, o Bremen dominou ao longo dos 90 minutos. Só no final do primeiro tempo, tinha rematado 12 vezes, contra apenas uma do Friburgo. Hugo Almeida foi titular, sendo substituído, ao minuto 63, por Klasnic. A final deste torneio vai opor, amanhã, o Bremen ao Schalke, adversário do FC Porto na Champions.

in A BOLA

JotaCC

Gala Anual do ABC distingue personalidades

Os jogadores Carlos Ferreira e Carlos Matos, os treinadores Jorge Borges e Jorge Rito, os dirigentes Aurélia Rebelo e Adílio Alves, os sócios José Silva e Vitor Magalhães são alguns dos candidatos aos 'Troféus J. P. Rodrigues'.
   


O ABC leva a efeito esta noite, no Hotel Turismo, em Braga, mais uma Gala Anual. Durante a cerimónia, que pretende também assinalar a passagem recente do 74.º aniversário, serão atribuídos os 'Troféus José Peixoto Rodrigues', que distinguem o jogador, 'revelação', treinador, dirigente, adepto e equipa que mais se distinguiram na temporada finda. "Mais que o balanço, bem positivo, importará concentrar esforços nas medidas a implementar para o 2008", refere Luís Teles, presidente da SAD. "Filosofia que ganha não se muda... melhora-se! O ano de 2008 - prévio à celebração das bodas de diamante do ABC - será certamente de melhoria na continuidade".

Segundo o presidente do ABC, em mensagem prévia, "a aposta selectiva no fenómeno desportivo, privilegiando a importância da formação; a prioridade à consolidação dos aspectos económicos e financeiros; o reforço da imagem de marca e de todas as parcerias associadas; a prioridade aos sócios na melhoria das condições de acolhimento, informação e convivência no seio do ABC e a requalificação faseada do pavilhão Flávio Sá Leite", são as prioridades da administração para o ano em curso.
Para concretizar todos estes objectivos "é necessário o apoio de todos, sem excepções", alerta Luís Teles.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Linz de pontaria afinada no ataque ao Dragão

O encontro de amanhã entre FC Porto e Sp. de Braga coloca frente a frente os dois melhores marcadores do campeonato. Do lado dos Dragões está Lisandro  enquanto em representação dos minhotos está o avançado austríaco.
   

O avançado do Sporting de Braga, Roland Linz. pauta-se como a grande figura da equipa. É o principal "artilheiro" dos arsenalistas, somando oito golos na sua conta pessoal. Mesmo a nível nacional, destaca-se dos demais concorrentes. Apenas Lisandro Lopez (FC Porto) é capaz de o superar, na lista dos melhores marcadores, com 11 golos facturados. Daí que o jogo de amanhã permite, ainda, um duelo interessante entre os dois artilheiros.

Linz assume-se como um dos principais pilares na equipa do Braga, assegurando a missão de marcar golos, tendo levado a melhor na concorrência directa junto de João Tomás e Jaílson. E daqui vem a prova que o Braga está bem servido de jogadores no ataque, tal como o próprio presidente tinha dito há uma semana, sem necessidade de recurso ao mercado neste período de inverno.

Lisando Lopez (FC Porto) lidera a lista dos melhores marcadores na Liga Portuguesa com 11 golos. Mas, os 8 golos de Linz têm mais valor para Manuel Machado. O treinador do Braga deixou implícito o elogio ao seu pupilo no que diz respeito à capacidade de concretização. "É tão complicado um jogador num Setúbal, Vitória de Guimarães, Braga ou Marítimo, fazer menos alguns golos do que aquilo que é fazer numa equipa como o Porto, Sporting ou Benfica, sendo equipas que têm maior caudal ofensivo.

A realidade é de 11 (Lisandro) para 8 (Linz) e o Linz só merece uma palavra de congratulação, por numa equipa como o Braga conseguir tanto", destacou Manuel Machado. Com oito golos marcados, em 14 jogos, Roland Linz, 26 anos, caminha para superar o seu record. No ano passado, com a camisola do Boavista, chegou a apontar dez golos.
Na época de 2005/06 foi considerado o melhor marcador da Liga Australiana, tendo apontado 15 golos (a par de Sanel Kuljic) ao serviço do Austria de Vienna.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"A riqueza desta modalidade é o imprevisto"


O treinador do Sporting de Braga define o FC Porto como uma equipa "muito forte", mas assegura que "é possível" a sua equipa conquistar pontos no Estádio do Dragão. "Em futebol é sempre possível", disse Machado. O jogo realiza-se amanhã a partir das 21.15 horas.
   

O treinador do Sporting de Braga não poupa elogios ao poderio do adversário de amanhã. "Não temos dúvidas que o Porto é uma equipa muito forte a nível nacional e internacional, independentemente de ter um dia menos bom. É uma grande equipa europeia e mundial", apontou ontem, na conferência de imprensa, Manuel Machado.

Todavia, os argumentos que definem o potencial dos "Dragões" não impede que o Sporting de Braga ambicione a conquista dos três pontos. Já foi possível há três anos... curiosamente, com Jesualdo no comando  dos arsenalistas. "Em futebol é sempre possível", frisou o treinador dos bracarenses. "Essa é a riqueza desta modalidade e por isso ela congrega tantas atenções e se tornou na modalidade, pelo menos no mundo Ocidental e na Europa, a que se sobrepõe a todas as outras. O imprevisto é a grande riqueza desta modalidade. Por isso, dentro dos cenários que se podem traçar, é sempre possível um resultado positivo neste ou noutro jogo, mesmo que os adversários em termos de estatuto sejam muito diferenciados", referiu.

Desta feita, Manuel Machado assume "jogar para ganhar" no Estádio do grau,  não deixando de caracterizar como "um jogo de grau de dificuldade máxima". Certo é, Manuel Machado também tem trunfos para lançar sobre o relvado. "Vamos ter o Braga possível nesse jogo, ou seja, um Braga que tem indicies de confiança muito elevados e tem vindo de forma a sequente a recuperar a posição que tem sido sua nas épocas anteriores. Não perde há mês e meio, ou seja, dez jogos, e com respeito nos pressupostos mencionados, teremos o máximo de concentração para não cometer erros que possam ser fatais. Teremos os indicies de confiança em alta e com ambição", focou.

"Temos de marcar golos para tentar ganhar..."

Desenganam-se aqueles que pensam que a postura do Braga, no jogo de amanhã, passará por defender o empate. O treinador quer mais e, para tal, há que fazer golos na baliza do adversário. Por isso, jogar à defesa, está fora de questão. "Em todos os jogos, quem quer ganhar tem de marcar, sem golo o máximo que se consegue é um empate e essa não é nossa intenção. Vamos ao Porto no pressuposto comum de ganhar o jogo e o jogo do Dragão não diferente dos outros jogos. Vamos tentar marcar golo para tentar ganhar e isso é uma permanente", disse o professor.
Posto isto, não se perspectivam alterações na estratégia dos arsenalistas. "O Braga tem formatado um sistema, com bons resultados e, por isso, em termos estratégicos como tácticos conjugaremos a tal ambição e confiança", frisou Manuel Machado

O adversário do Sporting de Braga pauta-se como o líder destacado na Liga Bwin, gozando de uma vantagem de nove pontos sobre o segundo classificado. Ainda assim, na óptica do treinador dos minhotos nada está resolvido no que diz respeito à questão do Campeão. "Julgo que o campeonato continua em aberto, apesar de reconhecer que o Porto tem uma vantagem substancial no início desta segunda volta, com nove pontos para o seu adversário mais directo. Estão por jogar ainda 45 pontos e não é líquido, muito menos em matemática, que o Porto já é campeão. Os jogadores do Porto têm consciência disso e estarão na sua máxima força para tentar ganhar este jogo", constatou..

CM

JotaCC

Braga sem medo de jogar no Dragão

O técnico do Sporting de Braga sabe que a sua equipa vai, amanhã, jogar no terreno do líder FC Porto, mas isso não o impede de pensar que é possível discutir os pontos no Dragão. Ainda no Braga, Castanheira tem tudo acertado com a Académica, Hussaine está "às portas" do Boavista, e Vítor Hugo já é do Maria da Fonte.

DM

JotaCC

ABC em festa... realiza hoje a sua Gala Anual    


O ABC leva a efeito esta noite, no Hotel Turis-mo, em Braga, mais uma Gala Anual, um momento único na vida do clube.

Durante a cerimónia, que pretende assinalar igualmente a passagem recente do 74.º aniversário, serão atribuídos os 'Troféus José Peixoto Rodrigues', que distinguem algumas das personalidades que mais se evidenciaram na temporada finda.

Os jogadores Carlos Ferreira, José Costa e Carlos Matos; os treinadores Jorge Rito, Jorge Borges e Paulo Marques; os dirigentes Aurélia Rebelo, Adílio Alves e Pedro Albuquerque, são alguns dos nomeados.

Para o ano que se avizinha, o presidente Luís Teles traça como prioridades a requalificação faseada do Pavilhão Flávio Sá Leite; o reforço da imagem de marca e de todas as parcerias associadas, dando prioridade à consolidação dos aspectos económicos e financeiros.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Futebol: Sporting de Braga - Castanheira vai ser emprestado à Académica



A notícia é da Agência Lusa e está a ser avançada esta noite.

O médio Castanheira vai ser emprestado pelo Sporting de Braga à Académica de Coimbra até ao final da época.

Castanheira já chegou a acordo com os estudantes, mas a cedência deverá ser oficializada nos próximos dias pelo Sporting de Braga, com o qual o médio tem contrato até ao fim da temporada de 2009.

Com 30 anos, Castanheira é o mais antigo jogador do Sporting de Braga, ao qual chegou em 1996/97, e avança agora para sua primeira experiência fora do clube arsenalista, uma vez que tem sido pouco utilizado em Braga.

Hoje, o treinador da Académica, Domingos Paciência, assumiu, em declarações à TVI, a vontade de contar com Castanheira e o avançado brasileiro Edgar, do FC Porto.

Além de Castanheira, o extremo Hussain, titular nos primeiros jogos do Braga, sob comando de Jorge Costa, e pouco utilizado por Manuel Machado, também vai ser emprestado e o seu destino deverá ser o Boavista.

O Sporting de Braga oficializou hoje a cedência do jovem central Vítor Hugo ao Maria da Fonte, da Série da II Divisão, até final da temporada.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Futebol: Pedro Proença nomeado para dirigir o F.C.Porto-Sp.Braga     


O árbitro lisboeta Pedro Proença foi o nomeado para dirigir o jogo da 16ª. jornada da Liga bwin entre o FC Porto e o Sporting de Braga, agendado para o próximo sábado a partir das 21,15 horas, no Estádio do Dragão.

No que diz respeito aos restantes encontros da ronda, realce para a nomeação do portuense Paulo Costa para o Benfica-Leixões, enquanto Paulo Baptista, de Portalegre, estará no Sporting-Académica. JOGOS E NOMEAÇÕES (16ª. Jornada): Paços de Ferreira-Marítimo, João Ferreira (Setúbal); Benfica-Leixões, Paulo Costa (Porto); FC Porto-Braga, Pedro Proença (Lisboa); Boavista-Leiria, Elmano Santos (Madeira); Estrela da Amadora-Nacional, Carlos Xistra (Castelo Branco); Académica-Sporting, Paulo Baptista (Portalegre); Belenenses-Naval, Augusto Duarte (Braga); Vitória de Setúbal-Vitória de Guimarães, Jorge Sousa (Porto).

antena minho

JotaCC

Pedro Proença apita o FC Porto-Sporting de Braga
O lisboeta Pedro Proença foi designado para arbitrar sábado o jogo em que o líder FC Porto recebe o Sporting de Braga, na 16ª jornada da Liga portuguesa de futebol, foi hoje comunicado.

Para a recepção do Benfica, segundo classificado, ao Leixões, igualmente no sábado, a Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesea de Futebol Profissional nomeou Paulo Costa, do Porto, enquanto Paqulo Baptista, de Portalegre, estará domingo no Sporting-Académica.

Árbitros nomeados para a 16ª jornada:

LIGA:

- Sexta-feira, 11 Jan:

Paços de Ferreira - Marítimo, João Ferreira (Setúbal).

- Sábado, 12 Jan:

Benfica - Leixões, Paulo Costa (Porto).

FC Porto - Sporting de Braga, Pedro Proença (Lisboa).

- Domingo, 13 Jan:

Boavista - União de Leiria, Elano Santos (Madeira).

Estrela da Amadora - Nacional, Carlos Xistra (Castelo Branco).

Académica - Sporting, Paulo Baptista (Portalegre).

Belenenses - Naval 1º de Maio, Augusto Duarte (Braga).

- Segunda-feira, 14 Jan:

Vitória de Setúbal - Vitória de Guimarães, Jorge Sousa (Porto).

LIGA DE HONRA:

- Domingo, 13 Jan:

Beira-Mar - Vizela, Artur Soares Dias (Porto).

Penafiel - Freamunde, Paulo Paraty (Porto).

Olhanense - Desportivo das Aves, Marco Ferreira (Madeira).

Estoril - Gil Vicente, Hugo Miguel (Lisboa).

Trofense - Fátima, Bruno Paixão (Setúbal).

Feirense - Santa Clara, Paulo Pereira (Viana do Castelo).

Rio Ave - Gondomar, Rui Costa (Porto).

Varzim - Portimonense, Duarte Gomes (Lisboa).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Manuel Machado reconhece «grau de dificuldade máxima»

O técnico do Sporting de Braga, Manuel Machado, admitiu que defrontar o FC Porto neste momento é um jogo de «grau de dificuldade máxima».

Manuel Machado reconheceu que não é a melhor altura para defrontar «o bicampeão e líder da tabela classificativa no seu próprio terreno», defendendo que será «um jogo de grau de dificuldade máxima».

No entanto, o técnico recordou que a sua equipa «também tem índices de confiança muito elevados e que tem vindo gradualmente a recuperar a posição que tem sido sua nas épocas anteriores».

Diário Digital / Lusa

JotaCC

UEFA vai discutir alargamento da fase final


O relatório está feito e, por isso, o alargamento das fases finais dos Europeus vai ser discutido a 31 de Janeiro em Zagreb (Croácia), no congresso da União Europeia de Futebol (UEFA). Feito por consultores externos, o relatório que será apresentado aos delegados analisou os efeitos do alargamento das actuais 16 selecções até um máximo de 24 equipas.
William Gaillard, porta-voz da UEFA, diz que foram estudados vários modelos, bem como o impacto na fase de qualificação. "Se aumentarmos o número de selecções na fase final do torneio, podemos tornar menos interessante a fase de qualificação. Por isso, todos estes factores foram levados em conta", disse Gaillard. Um alargamento reduzirá ainda, segundo a AFP, as hipóteses de pequenos países organizarem a prova porque precisarão de mais estádios, hotéis e centros de treino para as selecções.
A UEFA já anunciou que qualquer mudança no formato da competição não acontecerá antes do Euro 2016. Suíça e Áustria são co-organizadores do Euro 2008 (Portugal é um dos 16 apurados), modelo que será aplicado no Euro 2012, com a organização partilhada pela Polónia e Ucrânia.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Miguelito deve estrear-se


Maior não significa melhor no discurso dos responsáveis do Sp. Braga. Por isso, Manuel Machado avisou ontem que ia lutar pela vitória no Dragão. O treinador reconheceu que defrontar o FC Porto "será um jogo de dificuldade máxima", pelo poderio e qualidade da equipa orientada por Jesualdo Ferreira. Mas não deixou de elevar a fasquia, avisando que o Sp. Braga "tem os níveis de confiança altos".
"Enfrentar o bicampeão e líder da tabela classificativa no seu próprio terreno é, de facto, um jogo de grau de dificuldade máximo. Mas tudo é possível, porque o Sp. Braga tem vindo gradualmente a recuperar a posição que tem sido sua nas épocas anteriores", afirmou Machado, depois de confrontado com o registo de 10 jogos sem perder. "Vamos jogar com ambição e concentração para não cometermos erros que podem ser fatais. O pressuposto é ganhar", avisou.
O avanço que o FC Porto leva sobre os concorrentes directos é irrelevante para o treinador. Machado não acredita em excessos de confiança por parte do adversário e não quer ouvir falar da fraca prestação frente à Naval. "Apesar de haver uma distância de nove pontos entre o primeiro e o segundo lugares, o campeonato continua em aberto. Há 45 pontos em disputa", observou, para acrescentar: "Não é líquido que o FC Porto seja já campeão, pelo que nos vai criar muitas dificuldades".
João Pinto, Madrid e Zé Manuel, todos lesionados, não se treinaram ontem e devem falhar a chamada ao Dragão. Em contrapartida, o lateral-
-direito João Pereira já está disponível, depois de um jogo de castigo. Miguelito, reforço de Inverno dos minhotos, poderá estrear-se. A confirmação foi dada pelo próprio treinador: "Tecnicamente, o Miguelito está ao seu nível. É um jogador que se equaciona em termos de convocatória e de "onze"".

o publico

JotaCC

Castanheira emprestado à Académica
CONTRATO COM ARSENALISTAS ATÉ 2009
   
Castanheira vai jogar na Académica por empréstimo do Sp. Braga até final da temporada. A informação foi avançada por fonte do clube minhoto à Lusa e reforça as declarações de Domingos Paciência, que à TVI, manifestou a vontade de o ter como reforço.

O médio, que tem contrato com os arsenalistas até 2009, já chegou a acordo com os "estudantes", mas a cedência deverá ser oficializada nos próximos dias.

Castanheira, 30 anos, é o mais antigo jogador do Sporting de Braga, ao qual chegou em 1996/97, e avança agora para sua primeira experiência fora do clube, uma vez que tem sido pouco utilizado.

Além de Castanheira, o extremo Hussain, titular nos primeiros jogos do Braga, sob comando de Jorge Costa, e pouco utilizado por Manuel Machado, também vai ser emprestado e o seu destino deverá ser o Boavista.

O jovem central Vítor Hugo foi emprestado ao Maria da Fonte, da Série da II Divisão, até final da temporada.


record

JotaCC

Sp. Braga: Miguelito chamado para jogo com FC Porto

O lateral esquerdo Miguelito, reforço do Sporting de Braga proveniente do Benfica, estreou-se hoje em convocatórias de Manuel Machado, que o chamou para a visita do líder FC Porto, sábado, na 16ª jornada da Liga de futebol.
Contratado pelo Sporting de Braga no início de Janeiro, Miguelito faz assim a sua estreia depois de ter falhado o encontro com a Académica, enquanto João Pereira, titular em todas as outras partidas , regressa após cumprir um jogo de castigo em Coimbra.

De resto, a convocatória é semelhante à do jogo passado, registando ainda a saída do jovem Vítor Hugo, que foi emprestado ao Maria da Fonte, da Série A da II Divisão Nacional.

A litsa conta ainda com as presenças de Castanheira e Anílton Júnior na convocatória, dois atletas que deverão sair para Académica e Pandurii (Roménia), respectivamente, mas que ainda entram nos planos de Manuel Machado.

O encontro entre o FC Porto e o Sporting de Braga disputa-se a partir das 21:15 de sábado, no Estádio do Dragão, com arbitragem do lisboeta Pedro Proença.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani Mallo.

Defesas: Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes, Anílton, Miguelito e João Pereira.

Médios: Roberto Brum, Castanheira, Frechaut, César Peixoto, Vandinho e Stélvio Cruz.

Avançados: Jorginho, João Tomás, Wender, Jaílson e Linz.

LUSA

JotaCC

Sp. Braga: Miguelito estreia-se nos convocados com o F.C. Porto
   

O defesa-esquerdo Miguelito, contratado ao Benfica no mercado de Inverno, estreia-se nas convocatórias de Manuel Machado para o jogo com o F.C. Porto, a contar para a 16ª jornada da Bwin Liga. O defesa falhou o jogo com a Académica, do passado fim-de-semana, e acompanha João Pereira que, após cumprir castigo, também figura na lista do treinador bracarense.

Castanheira e Anílton Júnior ainda entram na convocatória, depois de terem sido dados como transferíveis, respectivamente, para a Académica e o Pandurii (Roménia).

O jogo, que se realiza no sábado no Estádio do Dragão, inicia-se às 21.15 horas e é dirigido pelo árbitro Pedro Proença.

Convocados
Guarda-redes: Paulo Santos e Dani Mallo;
Defesas: Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes, Anílton Júnior, Miguelito e João Pereira;
Médios: Roberto Brum, Castanheira, Frechaut, César Peixoto, Vandinho e Stélvio Cruz;
Avançados: Jorginho, João Tomás, Wender, Jaílson e Linz.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sp. Braga: Vítor Hugo no Maria da Fonte, Lenny próximo do P. Ferreira



O Sp. Braga emprestou o jovem Vítor Hugo ao Maria da Fonte, confirmou esta quinta-feira o clube. O jovem defesa-central, das escolas de formação bracarenses, vai rodar até ao final da época na equipa da II Divisão, também ela do distrito de Braga, procurando ganhar ritmo competitivo na transição para o futebol sénior. Vítor Hugo pouco tem sido opção na formação principal do Sp. Braga.

Outro caso próximo de se resolver prende-se com o brasileiro Lenny. O extremo, contratado ao Fluminense no início de época, não entra nas contas de Manuel Machado e está por isso muito perto de se transferir para o P. Ferreira. O empresário do jogador, António José Carnaval, esteve esta quinta-feira em Paços de Ferreira a negociar com a direcção pacense, devendo nos próximos dias concluir a transferência.

maisfutebol

JotaCC

Estreia de Miguelito e regresso de João Pereira entre os convocados

Miguelito estreou-se hoje em convocatórias de Manuel Machado, que o chamou para a visita do líder FC Porto, amanhã, na 16ª jornada da Bwin Liga. Contratado pelo Braga no início de Janeiro, Miguelito faz assim a sua estreia depois de ter falhado o encontro com a Académica, enquanto João Pereira, titular em todas as outras partidas, regressa após cumprir um jogo de castigo em Coimbra. De resto, a convocatória é semelhante à do jogo passado, registando ainda a saída do jovem Vítor Hugo, que foi emprestado ao Maria da Fonte, da Série A da II Divisão. A lista conta ainda com as presenças de Castanheira e Anílton Júnior na convocatória, dois atletas que deverão sair para Académica e Pandurii (Roménia), respectivamente, mas que ainda entram nos planos de Manuel Machado. O encontro entre o FC Porto e o Braga disputa-se a partir das 21h15 de amanhã, no Estádio do Dragão, com arbitragem do lisboeta Pedro Proença. Lista de convocados: Paulo Santos, Dani Mallo, Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes, Anílton, Miguelito, João Pereira, Roberto Brum, Castanheira, Frechaut, César Peixoto, Vandinho, Stélvio Cruz, Jorginho, João Tomás, Wender, Jaílson e Linz.

o jogo

JotaCC

Miguelito estreia-se nos convocados
PARA A DESLOCAÇÃO AO ESTÁDIO DO DRAGÃO
 

O lateral esquerdo Miguelito, reforço proveniente do Benfica, estreou-se hoje em convocatórias de Manuel Machado, que o chamou para a visita ao líder FC Porto, sábado, na 16ª jornada da Liga.

Contratado pelo Sporting de Braga no início de Janeiro, Miguelito faz assim a sua estreia depois de ter falhado o encontro com a Académica, enquanto João Pereira, titular em todas as outras partidas, regressa após cumprir castigo em Coimbra.

De resto, a convocatória é semelhante à do embate anterior, registando ainda a saída do jovem Vítor Hugo, que foi emprestado ao Maria da Fonte, da Série A da II Divisão.

A lista conta ainda com as presenças de Castanheira e Anílton Júnior na convocatória, dois atletas que deverão sair para Académica e Pandurii (Roménia), respectivamente, mas que ainda entram nos planos de Manuel Machado.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani Mallo.

Defesas: Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes, Anílton, Miguelito e João Pereira.

Médios: Roberto Brum, Castanheira, Frechaut, César Peixoto, Vandinho e Stélvio Cruz.

Avançados: Jorginho, João Tomás, Wender, Jaílson e Linz.

record


JotaCC

Miguelito convocado para o Dragão

A chamada de Miguelito, primeiro reforço de Inverno do Sp. Braga, proveniente do Benfica, é a principal nota de destaque da lista de convocados para a partida deste sábado diante do FC Porto, no Estádio do Dragão.


 

O esquerdino, que a meio da semana defrontou o Penafiel em jogo da Liga intercalar, estreia-se assim em jogos oficiais nos eleitos de Manuel Machado, nos quais não entram João Pinto, José Manuel, Bruno Tiago e Andrés Madrid, todos devido a lesão.

Em relação à última convocatória registe-se ainda o regresso de João Pereira, após ter cumprido castigo, levando à saída do jovem Vítor Hugo, entretanto cedido ao Maria da Fonte.

Eis a lista de convocados:


Guarda-redes: Paulo Santos e Dani;

Defesas: João Pereira, Anílton, Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes, César Peixoto e Miguelito;

Médios: Roberto Brum, Frechaut, Sélvio, Castanheira, Vandinho e Jorginho;

Avançados: Wender, Jaílson, João Tomás 

a bola