News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 28/12

Started by JotaCC, 28 de December de 2007, 09:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

Manuel Machado
"Tive de criar normas e regras disciplinares"



Coleccionador de pseudónimos absolutamente únicos, como o "homem do pau de marmeleiro", "o professor das horas livres" ou "o criador do machadês", Manuel Machado conquistou em pouco tempo os adeptos do Braga. Algo impensável para muitos, pois durante muito tempo esteve sempre conotado com um inimigo chamado Guimarães. Depois de uma má experiência na Académica, onde falhou o objectivo europeu - especialidade que o notabilizou ao serviço do Guimarães e Nacional -, o técnico voltou ao Minho para substituir Jorge Costa e, qual penso rápido, estancou em três tempos as principais feridas da equipa. Se alguém não cumpria horários ou simplesmente reivindicava um lugar na equipa sem o merecer, Machado depressa estabeleceu os limites, ao mesmo tempo que fez o que bem sabe: tornar o Braga num perigoso camaleão táctico.

PERGUNTA | Em menos de um mês, conseguiu quatro empates e quatro vitórias para o Braga, em jogos do Campeonato, Taça UEFA e Taça de Portugal. Foi um arranque quase perfeito?
RESPOSTA | Quando cheguei, o Braga tinha pela frente um ciclo de jogos complicado e bastante intenso. Normalmente, as equipas portuguesas ressentem-se de jogar a meio da semana, mas continuamos de pé no Campeonato, na Taça UEFA e na Taça de Portugal. Só o empate com o Boavista não estava nas previsões. Chegamos à conclusão de que conseguimos um ciclo melhor do que os anteriores, somando sete pontos. Esta ligeira melhoria pode ser vincada, se vencermos a Académica, pelo que, no cômputo geral, estamos perante um ciclo positivo.

P | Trabalhou a equipa em que aspectos, no sentido de melhorá-la?
R | Antes de mais, este núcleo de jogadores do Braga tem um passado muito positivo. Só que andou abaixo do objectivo no primeiro terço da prova, e a Direcção do clube entendeu que teria de fazer mudanças no plano técnico. Tive de fazer uma radiografia à equipa e, mediante os resultados, fiz reajustamentos em dois planos, embora sem fazer uma revolução. A nível interno, criei algumas normas para serem cumpridas, desde o cumprimento de horários até à disciplina geral do grupo. Tudo regras inerentes a qualquer grupo de trabalho. Sem ordem e disciplina, não é possível ter rendimento.

P | Alguns jogadores chegavam frequentemente atrasados aos treinos?

R | Havia pequenas coisas nada condizentes com profissionais que trabalham na indústria do futebol. Por isso, tivemos de reajustar algumas coisas que estavam em desacordo com o meu pensamento; agora, tudo funciona com fluidez. Já no plano técnico, fiz outras coisas, rectificando o posicionamento da equipa em campo e até alterando a sua estrutura táctica. Passámos do 4x3x3 para o 4x2x3x1, e tudo isto acabou por resultar bem.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Lidar com estrelas não é bicho-de-sete-cabeças"


Não foi propriamente um balneário amotinado aquilo que Manuel Machado encontrou quando chegou a Braga. Teve de ser duro nas primeiras semanas, por vezes grosso, mas depois voltou a paz. "O que se passou com o João Pinto ultrapassa-me no tempo; com o Vandinho, tudo se resolveu facilmente. O que havia era apenas uma anormalidade em questões de regras. Agora, há verticalidade. Toda a gente é igualmente responsabilizada, embora tendo funções diferenciadas. Cada um deve saber estar no seu lugar. Quando o grupo percebeu isso, tudo passou a funcionar melhor. Admito que todos querem jogar, mas em simultâneo é impossível", alega, garantindo que nunca sentiu problemas em relacionar-se com as estrelas arsenalistas. "Isso não é um bicho-de-sete-cabeças. Cada jogador tem a sua personalidade, mas, se houver um critério de justiça, as coisas resolvem-se", explica.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Vínculo continua a ser de seis meses"


Apesar de não ter perdido nenhum jogo até ao momento, Manuel Machado continua a (curto) prazo em Braga. A renovação poderá estar ao virar da esquina.

P | Após a saída de Jorge Costa, a SAD do Braga procurou no mercado um técnico de craveira internacional e até chegou a negociar com Emerson Leão. Tem sentido o peso dessa responsabilidade; este é o maior desafio da sua carreira?
R | Ser treinador do Braga é um grande desafio, mas os clubes também não são metas, são etapas. Um dirigente com quem trabalhei teve dificuldade em entender isso. Nada é definitivo na nossa vida. Os contratos são feitos no tempo e o meu vale por meia época. Mais não é do que uma etapa da minha carreira, mas posso equacioná-la em termos de grandeza. Tendo por base o que o Braga já fez neste novo milénio, este clube é apetecível para qualquer treinador, da mesma forma que é muito alto o grau de exigência. Esta casa cresceu muito e atingiu um patamar elevado em termos organizacionais, com uma logística já muito próxima dos três grandes e até dos grandes clubes europeus.

P | Já foi abordado no sentido de prolongar o seu contrato?
R | Não.

P | E se essa oportunidade surgir?
R | Por que não? O Braga é um clube aliciante para qualquer treinador nacional e estrangeiro. Mas ainda temos muito tempo pela frente.

P | Que metas estabeleceu com o presidente António Salvador?
R | Disse-me que pretende fazer do Braga um clube mais próximo dos três grandes e mais afastado dos outros clubes que lutam pelos terceiro e quarto lugares, como o Guimarães, Marítimo, Nacional, entre outros.

P | E sobre a conquista de um troféu não falaram?
R | O Braga já tem alguns troféus; não me falou disso. Falou-me de objectivos gerais.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Novo campeão só dentro de 40 anos"


P | Quando é que o Braga poderá bater-se por um título?
R | A história diz-nos que tal objectivo é possível de 40 em 40 anos. A fazermos fé nos números e partindo do princípio de que o Boavista venceu o campeonato em 2000/01, só dentro de algumas dezenas de anos é que tal voltará a acontecer. No entanto, o futebol também é fértil em surpresas. O FC Porto tem sido o clube mais produtivo do nosso futebol e Benfica e Sporting continuam a ser os seus concorrentes directos. Ainda na época anterior ficaram muito próximos em termos pontuais. Por tudo isto, é difícil entrar na luta pelo título.

P | Concorda que é mais difícil ser treinador do Braga do que ser treinador do FC Porto, Sporting e Benfica?

R | Não concordo, nem discordo. Apenas conheço os problemas do Braga, nunca estive do outro lado. Do outro lado apenas posso especular.

P | Alguma vez esteve próximo de treinar um grande?
R | Gostava que no futebol se valorizasse quem é competente. Só que nem sempre isso acontece. Eu vou fazendo o meu percurso, o melhor possível. Se um dia me abrirem essas portas, será óptimo. Caso contrário, paciência.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Claro que ri com os Gato Fedorento"


P | Quando é que soube que tinha sido o alvo de uma rábula dos Gato Fedorento?
R | Estava em viagem e não vi. Quando cheguei ao Porto recebi mensagens dos meus filhos, que tinham visto e se tinham rido com o assunto. Pude ver depois no YouTube e deram-me o DVD, que vou guardar porque achei muito engraçado.

P | E riu-se?
R | Ri, claro que ri. É evidente que em dezenas de horas de discursos não é difícil encontrar um conjunto de chavões, de posturas, de termos, de frases que de alguma maneira tracem um pouco o perfil. E que quando é apanhado como eles o fizeram, com algum humor, é interessante.

"O Wender tem muita piada..."


P | Pelo menos originou uma nova palavra no léxico português: o manuelmachadês... Acha que isso faz sentido?

R | [Risos] Não faz nenhum sentido. Eles apanharam-me por ali, mas se tivessem feito uma pesquisa mais profunda podiam ter apanhado um discurso muito mais bruto, entre aspas, mas foram para uma parte mais erudita da terminologia que normalmente uso. Fica o convite para que façam uma pesquisa mais profunda para apanharem a outra face da moeda [risos]. O meu discurso é normal, não o cozinho. Se calhar isto é fruto de 26 ou 27 anos de docência, porque muitas vezes chegam os pais de um aluno e não podemos dizer-lhes que o menino é burro. É preciso encontrar um texto alternativo... O discurso usado noutra vertente da minha vida profissional ficou um pouco mais erudito.

P | Já aconteceu algum jogador não o compreender?

R | Não. Tenho sempre o cuidado de perguntar aos jogadores, não se me compreenderam mas se me fiz entender. Normalmente entendem.

P | No treino seguinte ao "tesourinhos deprimentes" houve sorrisos no balneário, brincaram consigo?
R | Há sempre um jogador ou outro que tem piada. O Wender tem muita piada e sei que fez alguns comentários.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Hussain é assunto da SAD"


P | Como vai ser o Braga a partir de Janeiro?
R | Como é sabido, não fui eu que opinei durante a construção do actual plantel do Braga. Genericamente tem qualidade, mas alguns sectores foram descurados. Registei desacertos no bloco defensivo e é nesse sentido que a direcção do clube está a trabalhar, de modo a podermos ter um plantel mais uniforme. Os laterais não têm dobras. Na direita apenas temos o João Pereira; na esquerda, apenas temos o Carlos Fernandes, pois no meu entendimento o César Peixoto tem um perfil de jogador de ataque. Já na zona dos centrais, as dobras que temos não estão ao nível do exigido, daí que precisamos de mais um central ao nível do Rodriguez e do Paulo Jorge.

P | Tem garantias de que Miguelito (Benfica) e Alex Bruno (São Paulo) estão contratados?

R | Não tenho nenhuma garantia nesse sentido. Dentro das possibilidades do clube, tenho a certeza de que vão dar o melhor possível.

P | Na eventualidade de Linz partir, tem debaixo de olho alguma opção para o ataque?
Um clube com esta organização tem sempre referenciados diversos jogadores para todas as posições. E o passado ilustra precisamente isso. O Braga tem sido um clube vendedor nas últimas épocas e o rendimento da equipa nunca foi perturbado.

P | Contratado no começo da época com o estatuto de jogador de craveira internacional, Hussain perdeu o estatuto de titular consigo. É o fim da linha para o extremo catari?
R | Não sei se será para dispensar; essa questão será resolvida pela entidade patronal. Mas isso explica-se facilmente. Ao adiantar o Peixoto fiquei com mais um jogador para as alas, daí que alguém terá de sair, de modo a mantermos um equilíbrio de dois jogadores por posição.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Salvo de eventuais arritmias


Nem mais, nem menos. Sempre que defronta o Guimarães, o coração de Manuel Machado bate invariavelmente "igualzinho", mas não esconde que aprecia fazê-lo, daí que amanhã vá para o banco no duelo com os vitorianos, a contar para a Liga Intercalar. "O importante desta rivalidade é a emergência de dois clubes numa região pequena", observa o treinador, que aguarda o embate com o Werder Bremen, para a Taça UEFA, com um entusiasmo idêntico. "São clubes com outros potenciais, mas é possível ultrapassá-los. Há sempre maneira de deitar abaixo um porteiro da discoteca que pesa 90 quilogramas e mede 1m90", exemplifica.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Miguelito assina hoje até 2011


Estão reunidas as condições necessárias para Miguelito se transferir para o Braga a título definitivo. O Benfica aceita abrir mão do jogador na condição de passar a pagar menos do que inicialmente ficou estipulado (500 mil euros) quando adquiriu o passe do ex-bracarense Luís Filipe e o clube minhoto até já acertou com o lateral-esquerdo um contrato válido por três épocas e meia, o que significa que vestirá a camisola arsenalista até 2011. O defesa regressou ontem ao Norte para alinhavar com o presidente da SAD, António Salvador, os termos do seu novo contrato e, em princípio, será hoje oficialmente apresentado, tornando-se assim no primeiro reforço de Inverno do Braga. Resolvido este caso, a sociedade desportiva voltará a atacar o mercado no sentido de recrutar um lateral-direito, dois centrais e, eventualmente, um avançado, sendo certo que Edgar (FC Porto) está referenciado. De partida estão Hussain e Jair Baylón, que tanto poderão rodar noutros clubes, como rescindir por mútuo acordo. Já o esquerdino Castanheira é desejado pelo Leiria, mas não é certa, por enquanto, a sua saída.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inquérito online

Tendo sido pouco utilizado no Benfica, irá Miguelito acrescentar qualidade à equipa do Braga?


Ainda antes da sua chegada ao Braga, os adeptos já estão de braços abertos para o receber. Miguelito, cedido pelo Benfica, é encarado como um reforço de qualidade para um plantel envolvido em três frentes - Campeonato, Taça UEFA e Taça de Portugal -, e que não tem muitas opções para os corredores laterais da defesa.

SIM 68%

NÃO 32%

Número de participantes: 492.

Realizado nos dias 26 e 27 de Dezembro


o jogo

JotaCC

Miguelito na entrada e quatro na porta de saída



Miguelito vai assinar um contrato de três anos e meio com o Sporting de Braga, vinculando-se ao clube minhoto até 2011. Os arsenalistas foram rápidos a atacar o mercado de Inverno, garantiram o esquerdino e continuam empenhados na contratação de um defesa-central, enquanto começam a desenhar o emagrecimento do grupo que iniciou a temporada 2007/08. Em Janeiro, quatro jogadores deverão conhecer nova camisola.

O defesa Miguelito desloca-se, hoje, a Lisboa, para rescindir com o Benfica, dando seguimento a um acordo previamente celebrado entre os dois clubes. O esquerdino, que se reencontra com Manuel Machado, técnico com o qual trabalhou no Nacional da Madeira, poderá apenas ser apresentado na próxima semana, mas está garantida a sua passagem para o Minho.

Ligeira a abrir a janela de transferências de Inverno, a SAD bracarense redirecciona as miras para a aquisição de um defesa-central. O mercado brasileiro é, nesta primeira fase, filão a explorado para solucionar as debilidades do eixo da defesa. Alex, defensor do São Paulo que, em 2007, actuou, por empréstimo, no Botafogo, seria alternativa perfeita caso as exigências financeiras não estivessem a complicar a conclusão do empréstimo. Apesar de inesperados entraves, em Braga, acredita-se que o impasse será ultrapassado a qualquer momento, mas há alternativas em carteira.

Segurar Rodríguez e Linz

Com a porta de entrada aberta a Miguelito e entreaberta a Alex, é inevitável que a de saída também fique escancarada, sem que isso signifique que a SAD do Braga vai vender as jóias mais procuradas, como Linz e Rodríguez, jogadores que a estrutura directiva não pretende abrir mão antes do final da época, apesar das propostas tentadoras. O plantel vai, mesmo assim, emagrecer, sendo que a dieta incidirá sobre elementos pouco utilizados e que podem valorizar-se noutros clubes, como o jovem central Vítor Hugo, o guarda-redes Ricardo.

Ontem, entretanto, o plantel regressou ao trabalho, ainda sem Linz, Rodríguez e Roberto Brum, jogadores autorizados a apresentarem-se mais tarde.

jn

JotaCC

Miguelito vai para o Sp. Braga
CAMACHO NÃO CONTA COM O LATERAL-ESQUERDO

   

Miguelito vai ser contratado pelo Sp. Braga em definitivo. A notícia é avançada pelo site "Maisfutebol", que faz referência a uma reunião a ter lugar ainda hoje entre António Salvador, presidente dos bracarenses, e Carlos Gonçalves, empresário do jogador, para acertar o tempo de contrato que irá vincular o lateral-esquerdo em definitivo ao clube minhoto.

Miguelito tem mais dois anos e meio de contrato com o Benfica, mas não faz parte das opções de Camacho.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Manuel Machado: «Assumi que vamos estar na Europa»
APROXIMOU OS BRACARENSES DE BENFICA E SPORTING

   

RECORD – Soma oito jogos sem perder divididos em três competições, e na Liga quase conseguia o mesmo número de pontos (11) de Jorge Costa com metade de jogos (4). Melhor era impossível para se estrear em Braga?
MANUEL MACHADO – É sempre possível fazer-se melhor. Todavia, e atendendo a que se tratava de um ciclo de nível elevado e motivador, parece-me interessante. Na UEFA empatámos dois jogos e ganhámos um, o que redundou na materialização do objectivo proposto; na Taça de Portugal vencemos e continuamos em prova; e na Liga penso que poderíamos ter feito um pouco melhor em matéria de pontos. Aceitando o empate em Leiria, pois estivemos abaixo do que poderíamos ter feito, fica um amargo de boca relativamente ao jogo com o Boavista. Merecíamos mais dois pontos.

R – Foi considerado um ciclo ambicioso, quando pelo passado recente do clube deveria ser encarado com normalidade?

MM – O Sp. Braga tem um passado de três/quatro anos que indicia o que está subjacente à questão. Depois de três temporadas brilhantes, na de 2006/07 flutuou um pouco mas acabou por se qualificar para a UEFA, e este início de época não foi, de facto, condizente com aquilo que é o passado recente do clube. Pelo passado, não devia ser um ciclo de dificuldade mas sim de normalidade, mas se olharmos ao passado recente, especialmente ao primeiro terço da época, o ciclo era um obstáculo maior e ultrapassá-lo com algum sucesso foi importante.

R – Exceptuando esta ligeira crise, sente que o clube tem assimilado uma cultura de vitória?
MM – Julgo que sim. Este Sp. Braga tem um conjunto de jogadores de grande qualidade e reúne condições para fazer um bom colectivo. Havia coisas que estavam fora dos eixos? Não se revolucionou nada, simplesmente reajustaram-se comportamentos e processos técnicos. Na conjugação dessas duas grandes áreas temos uma equipa mais eficaz e a pontuar de forma mais regular. É o início de um caminho que permite antever uma segunda volta melhor que a primeira.

R – Faltava disciplina no grupo e organização ao nível da organização técnico-táctica?

MM – Cada treinador tem o seu pensamento sobre o jogo e em momento algum tenho de estar a tecer críticas ou emitir opiniões ao trabalho dos outros colegas. O que encontrei não era propriamente aquilo que coincidia com o meu pensamento; por isso, e sem revolucionar, tratámos de colocar em prática uma nova forma de estar no terreno: implementámos as regras de comportamento que são inerentes a qualquer profissional e no campo passámos do 4x3x3 para o 4x2x3x1. Quando cheguei, fiz uma radiografia à equipa e aos jogadores e seguiu-se um caminho que achamos ser o ideal para retomar o trilho certo. Felizmente estamos a aproximar-nos dos lugares a que o clube nos últimos anos sempre almejou.

R – A mensagem da nova ordem custou a entender? Presumo que pela primeira vez um jogador criticou publicamente as suas escolhas?
MM – Está a referir-se ao Vandinho, mas é um assunto encerrado. Ele estava descontente com o grau de utilização que tinha, mas depois reconheceu que não procedeu da melhor maneira. Hoje, está à vista o seu rendimento. Fruto do investimento que fez no trabalho, houve o reconhecimento de quem dirige, pois a sua utilização tem sido mais frequente. Tem sido titular e está num patamar muito melhor. Foi assim com o Vandinho, será com qualquer outro. Comigo, joga-se segundo o mérito e a necessidade do colectivo. Julgo que há um entendimento genérico da minha forma de estar e quando a estrutura é vertical e as pessoas entendem que todos têm os mesmos direitos mas com competências diferenciadas, só podemos estar no bom caminho.

R – Pegou num grupo de qualidade mas sem rumo?
MM – Não há muito para divagar: o plantel é, de facto, de grande qualidade. Há um grupo central que tem vindo a transitar e que já deu provas de ter capacidade para alcançar objectivos de nível elevado. Era, como disse atrás, uma questão de reajustamentos e as coisas também entrariam nos eixos em matéria de resultados. Os princípios estão entendidos por todos e, com disciplina, ordem e trabalho, acredito numa segunda volta mais eficaz.

R – Tal como na temporada passada, o Sp. Braga pode virar o campeonato com 25 pontos se vencer em Coimbra. Em contrapartida, Sporting e Benfica, equipas que na época passada se qualificaram para a Champions, não estão tão regulares. Isto facilita as contas do Sp. Braga numa perspectiva de Liga dos Campeões?
MM – Esse é o cenário real. Está em aberto a possibilidade de uma equipa, que não uma das tradicionalmente consideradas "grandes", poder almejar por um desses lugares e a leitura pontual deixa realmente aos interessados essa luta. Vem aí a reabertura do mercado de transferências e será necessário aguardar pelos reajustamentos que os primeiros sete classificados vão fazer. A introdução de dois/três jogadores de qualidade pode alterar profundamente o perfil e a capacidade de qualquer das equipas. O Sp. Braga tem como objectivo permanecer nos lugares europeus e não me foi pedido que seja através do 2.º ou do 4.º, o importante é que esteja. Assumi que o Sp. Braga estará na Europa, e se não o conseguir classificarei de insucesso o meu trabalho.

R – É mais prudente que Linz, que não considera o Sp. Braga inferior a Sporting e Benfica?

MM – O desempenho do Sp. Braga, apesar de não ter sido tão brilhante como no passado, revela uma diferença pontual mínima. Apesar do estatuto de Sporting e Benfica, tecnicamente o nosso grupo aproxima-se, à data de hoje, em termos de qualidade, a qualquer dessas equipas. Vamos aguardar pelos reajustamentos do mercado.

R – Sente pelo menos que tem um lugar na UEFA minimamente controlado?

MM – Não. V. Guimarães, que está a fazer uma bela carreira, V. Setúbal e Belenenses lutam connosco pelos mesmos objectivos, para além dos três crónicos concorrentes. Não é sensato dizer que temos algo conquistado, temos isso sim potencial para trabalhar e, eventualmente, fazer valer os nossos argumentos, para na 30.ª jornada termos assegurado um dos cinco primeiros lugares. Foi-me dito pelo presidente António Salvador que o Sp. Braga, para além das suas permanentes metas europeias, tende a marcar uma posição de aproximação aos três clubes considerados grandes e de distanciamento daqueles que normalmente, e legitimamente, se querem posicionar como o 4.º grande.

R – O Sp. Braga tem o sétimo melhor ataque da competição com 15 golos, mas só conseguiu marcar dois nos primeiros 30 minutos. Deste detalhe estatístico pode-se aferir alguma falta de segurança ou autoconfiança?
MM – Não me parece. Nos jogos que orientei, a eficácia ofensiva foi razoável, mas prefiro fazer emergir outra questão: os golos sofridos. Essa é de importância maior e na Liga, em quatro partidas, sofremos apenas um golo, com o Marítimo. Se o Sp. Braga mantiver esta eficácia defensiva, que era tradicional nas boas épocas do prof. Jesualdo Ferreira, tem capacidade para concretizar, dado que dispõe de bons jogadores de características ofensivas. Na conjugação desses vectores vai conseguir, por inerência, mais pontos, bons resultados desportivos e melhores classificações.

record



JotaCC

Miguelito no Sp. Braga até 2011

O ex-benfiquista Miguelito deverá ser confirmado nos próximos dias como atleta do Sporting de Braga até 2001. Quem continua vinculado aos arsenalistas é o guarda-redes Eduardo — ao serviço do Setúbal — que renovou o contrato por quatro anos.

diario do minho



JotaCC

#4
ABC- Boa Hora nos dezasseis-avos-de de final da Taça de Portugal em andebol ditou  o sorteio     


O ABC vai defrontar o Boa Hora nos dezasseis-avos-de de final da Taça de Portugal em andebol.

O sorteio realizado, esta tarde, em Lisboa, determinou ainda que o ISAVE recebesse o Empregados do Comércio, formação que, tal como o Boa Hora, milita na primeira divisão nacional, a principal competição organizada pela Federação de Andebol de Portugal.

Francisco de Holanda-Santana e Ac Fafe- Avanca são os outros jogos das formações minhotas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Primeira jornada de 2008 da Liga Portuguesa de Futebol abre com Académica - Sp. de Braga     


A primeira ronda da Bwin Liga do ano 2008, 15ª e última da primeira volta do campeonato, inicia-se na sexta-feira, dia 04, às 20h30, com o jogo entre a Académica e o Sporting de Braga.


Neste jogo, o Sporting de Braga não vai poder contar com João Pereira que foi suspenso por um jogo pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, por ter completado uma série de cinco cartões amarelos.

No sábado, dia 5, o Benfica defronta o V. de Setúbal e o Sporting, o Boavista. O FC Porto recebe a Naval, no domingo às 20h15. Também no domingo, o V. de Guimarães desloca-se ao campo do E. da Amadora.

antena minho

JotaCC

SP. DE BRAGA
MIGUELITO ASSINA POR TRÊS ANOS E MEIO



Miguelito vai jogar no Sporting de Braga até 2011. O acordo válido por três anos e meio foi alcançado entre o jogador e o clube minhoto, numa reunião entre o empresário Carlos Gonçalves e o presidente bracarense António Salvador. O lateral-esquerdo tinha dois anos e meio de contrato com o Benfica e vê agora prolongado por mais uma época o contrato com os bracarenses. Para que Miguelito comece a trabalhar em Braga e reencontre o treinador Manuel Machado falta apenas que António Salvador ultime com Luís Filipe Vieira detalhes referentes à transferência, facto que deve acontecer até ao dia de hoje. Depois de formalizado o acordo entre os clubes, Miguelito será oficialmente apresentado como o primeiro reforço dos bracarenses na reabertura do mercado de Inverno.

onortedesportivo

João-Braga

"Reforços que vêm para ajudar são bem-vindos"
O "capitão" do Sporting de Braga vê com bons olhos a chegada de novos elementos ao plantel. Paulo Jorge deixa um alerta: "Os reforços que vêm para ajudar são sempre bem-vindos".


O mês de Dezembro, por norma, é propício a agitação do mercado futebolístico. E em especial, no Sporting de Braga, onde nos últimos anos tem-se vivido um cenário de alguma agitação, com entradas e saídas de jogadores. A tradição mantém-se, o que já não afecta os jogadores que estão há muitos anos ligados ao emblema arsenalista. É caso do "capitão" Paulo Jorge.

O jogador deixa uma mensagem de incentivo aos futuros companheiros de equipa. "Se o Braga contratou atletas, serão bem-vindos. Se vêm para ajudar o grupo a melhorar são bem-vindos", alertou o atleta do clube arsenalista, sem especificar os nomes dos jogadores que estão para chegar ao Sporting de Braga. Para já, o ex-benfiquista Miguelito é o único reforço confirmado no plantel do Sporting de Braga.

O central arsenalista enalteceu o comportamento da equipa e está esperançado em crescer ainda mais no ano de 2008. Paulo Jorge aponta como meta principal  a conquista do quarto lugar, tendo como objectivo o apuramento para as competições europeias, mas não fecha as portas a um eventual apuramento para a Li-ga dos Campeões. "O  Braga está mais estabilizado, a lutar por onde deve estar", realçou em comparação com o início do campeonato.

Paulo Jorge realça que "o campeonato está muito equilibrado e difícil", "mas temos feito uma boa sequência de jogos. Tivemos algum azar de empatar no último jogo (Boavista), mas esperamos  fazer melhor do que fizemos na primeira volta. Queremos colocar o Braga onde ele mereçe, que é lutar pelo quarto lugar e olhar sempre para cima", realçou o jogador do Braga, com ambição renovada.



Miguelito certo em Braga
Aí está o primeiro reforço do Sporting de Braga no período de inverno. António Salvador garantiu a contratação de Miguelito (Benfica) a título definitivo. O jogador vai assinar contrato válido até 2011.


Negócio fechado. Miguelito vai ser jogador do Sporting de Braga. O atleta acertou ontem a sua desvinculação do clube da Luz, uma vez que não constitui opção para Camacho, e rapidamente acordou o seu regresso ao Norte, para jogar na equipa do Sporting de Braga. A transferência do atleta ficou consumada, depois de uma reunião entre António Salvador e Carlos Gonçalves, empresário do jogador.

A presença do atleta em Braga está prevista, apenas, para a próxima semana, sendo certo que o reencontro com Manuel Machado é um dado adquirido, depois de ambos terem trabalhado no Nacional da Madeira na época 2005/06, antes da transferência de Miguelito para o Benfica.
Com a chegada de Miguelito a Braga, aumentam as opções do treinador no que diz respeito a jogadores para o lado esquerdo.

Miguelito será concorrente directo de Carlos Fernandes, ambos actuam como laterais esquerdos. E não se ficam por aqui as opções de Manuel Machado para essas posições, uma vez que no plantel dos arsenalistas consta ainda o nome de César Peixoto que habitualmente alinha como lateral esquerdo, embora com a chegada de Manuel Machado ao comando-técnico do Sporting de Braga César Peixoto alinhe numa posição mais adiantada no terreno.
O interesse do Sporting de Braga no jogador que estava no clube da Luz intensificou-se esta semana. Chegou a ser ponderada a possibilidade do jogador transferir-se para Braga a título de empréstimo, mas António Salvador conseguiu segurar o jogador a título definitivo.

O dossier de reforços não se fica por aqui. Está em aberto a possibilidade do Braga adquirir, ainda, um reforço para a posição de central e um outro para o meio-campo. O clube arsenalista tem referenciado o brasileiro Alex Bruno, atleta que esteve em destaque no Botafogo (Brasil). Mas esta possibilidade só será real caso se confirme a saída de Alberto Rodriguez. O internacional peruano tem sido alvo de abordagens por vários clubes europeus, essencialmente de clubes ingleses, e caso venha a deixar Braga a alternativa passará por Alex Bruno.

in CM

JotaCC

#7
Eduardo prolonga contracto com o Braga


Boas exibições em Setúbal na base do novo acordo
Eduardo, guarda-redes brasileiro emprestado pelo Braga ao V. Setúbal, chegou a acordo com a direcção bracarense para prolongar o seu vínculo contractual. As boas exibições que o guarda-redes tem rubricado em Setúbal, levaram os responsáveis bracarenses a prevenir o futuro segurando o atleta.

RTP

JotaCC

Alterações na 15.ª jornada da Liga portuguesa

A 15.ª jornada da Liga portuguesa irá arrancar na próxima sexta-feira, dia quatro de Janeiro, com o Académica - Sp.Braga, às 20h30, no jogo que marca o regresso do campeonato após a paragem de Natal e Ano Novo.

Esta jornada irá apenas terminar na segunda-feira, dia sete de Janeiro, com a realização do Belenenses - Nacional, às 19:45, no Restelo.

Programa da 15.º jornada:

Sexta-feira, 04 Jan:
Académica - Sporting de Braga, 20:30(SportTV1)

Sábado, 05 Jan:
Vitória de Setúbal - Benfica, 19:15 (SportTV1)
Boavista - Sporting, 21:15 (TVI)

Domingo, 06 Jan:
Paços de Ferreira - União de Leiria, 16:00
Marítimo - Leixões, 16:00
Estrela da Amadora - Vitória de Guimarães, 18:00 (SportTV1)
FC Porto - Naval, 20:15 (SportTV1)

Segunda-feira, 07 Jan:
Belenenses - Nacional, 19:45 (SportTV1)

A BOLA

JotaCC

Académica-Braga abre a 15ª. jornada

A 15.ª jornada da Bwin Liga arranca sexta-feira, 4 de Janeiro, com o Académica-Braga, às 20h30, com transmissão pela Sport TV 1. PROGRAMA - Sexta-feira, 4 de Janeiro, 20h30 (Sport TV 1). Sábado, 5 de Janeiro: Setúbal-Benfica, 19,15 horas (Sport TV 1); Boavista-Sporting, 21,15 horas (TVI). Domingo, 6 de Janeiro: Paços de Ferreira-Leiria, 16,00 horas; Marítimo-Leixões, 16,00 horas; Estrela da Amadora-Vitória de Guimarães, 18,00 horas (Sport TV 1); FC Porto-Naval, 20,15 horas (Sport TV 1). Segunda-feira, 7 de Janeiro: Belenenses-Nacional, 19,45 horas (Sport TV 1).




OJOGO