News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/12

Started by Pedro-SCB, 22 de December de 2007, 00:00

Previous topic - Next topic

Pedro-SCB

Benfica com Nuremberga; Sporting defronta Basileia; W. Bremen no caminho do Sp. Braga


Benfica-Nuremberga, Sporting-Basileia e Sp. Braga-Werder Bremen. Foi este o resultado do sorteio para as equipas portuguesas envolvidas nos 16 avos-de-final da Taça UEFA.

Contas feitas, são três os adversários alemães no caminho das equipas portuguesas nas provas europeias, isto porque o FC Porto vai medir forças com o Schalke 04 nos «oitavos» da Liga dos Campeões.

Vamos, então, a uma análise sobre os oponentes de Benfica, Sporting e Sp. Braga nos 16 avos-de-final da Taça UEFA.

Nuremberga – Terminou o Grupo A na segunda posição com sete pontos, atrás do Everton (de Nuno Valente), que somou por vitórias os quatro jogos disputados. Ocupa um modesto 16.º posto na Bundesliga, com 15 pontos em 17 jornadas. O Benfica parte como claro favorito para uma eliminatória que reedita o embate de 1961/62, então nos quartos-de-final da Taça dos Campeões Europeus (derrota na Alemanha por 1-3 e vitória na Luz por 6-0), numa época em que os encarnados se viriam a sagrar bicampeões ante o Real Madrid.

Basileia – Foi segundo no Grupo D com oito pontos, menos dois que o Hamburgo. É líder no campeonato suíço, com 39 pontos em 18 jornadas. Conta nas suas fileiras com o extremo Carlitos, ex-Benfica. Adversário que se adivinha complicado, mas ao alcance do Sporting.

Werder Bremen – A equipa alemã, onde alinha Hugo Almeida, ocupa a segunda posição no campeonato germânico, com 36 pontos (os mesmos do líder Bayern). Terminou o Grupo C da Liga dos Campeões na terceira posição, atrás de Real Madrid e Olympiakos. Sorte madrasta para o Sp. Braga, que terá pela frente uma das equipas mais fortes do actual panorama do futebol europeu, comandada pelo nosso conhecido Diego.

Benfica e Sporting disputam a primeira «mão» em casa, a 13 ou 14 de Fevereiro, enquanto o Sp. Braga inicia a eliminatória como visitante. Os jogos da segunda «mão» estão agendados para o dia 21 do mesmo mês.

Sorteio dos «oitavos»

Para além do sorteio dos 16 avos-de-final, já são conhecidos igualmente os possíveis adversários das equipas portuguesas nos «oitavos». Assim, o Sporting cruzar-se-á com o vencedor da eliminatória que opõe o Atlético de Madrid (de José Castro, Maniche e Simão) ao Bolton (de Ricardo Vaz Tê); o Benfica defrontará o AEK (de Geraldo e Manú) ou o Getafe; o Sp. Braga terá pela frente Panathinaikos (treinado por José Peseiro) ou Rangers. Os jogos disputam-se a 6 e a 12/13 de Março.

====================================================================

«O Sp.Braga foi o menos beneficiado» (Manuel Machado)


O técnico do Sp.Braga considera que a sua equipa foi a «menos beneficiada» dos clubes portugueses presentes nas competições europeias, visto que o sorteio ditou como adversário os alemães do Werder Bremen.
Manuel Machado

«O Sp.Braga foi o menos beneficiado, pelo menos em teoria, no sorteio de hoje na medida em que nos saiu uma equipa que lidera, em parceria com o Bayern, o campeonato alemão, que é uma das Ligas mais competitivas do futebol europeu e mundial. Foi várias vezes campeão alemão, está de forma permanente na Liga dos Campeões e agora por força do terceiro lugar caiu para a Taça UEFA. Tem poderosos argumentos para chegar à ponta final desta competição», afirmou Manuel Machado.

===============================================================

«O Sp.Braga é uma das grandes equipas de Portugal» (Hugo Almeida)


O avançado Hugo Almeida analisou o jogo do Werder Bremen frente ao Sp.Braga, na Taça UEFA, e defende que a equipa portuguesa é uma das melhores da Liga lusa, mas alerta os «bracarenses» que o objectivo dos alemães e pelo menos chegar à final da competição.

«O Sp.Braga é uma das grandes equipas de Portugal e tem lutado com os «grandes». Passou uma fase menos boa e agora está outra vez a dar frutos e isso tem se visto no grupo da Taça UEFA, onde conseguiram empatar em Braga com o Bayern», afirmou Hugo Almeida, em declarações à Antena1.

Embora conheça o valor dos «arsenalistas», o avançado português revela a ambição do Werder Bremen: «vamos fazer o nosso trabalho e marcar golos para conseguirmos passar. Queremos marcar e não sofrer é esse o nosso objectivo. Dar tudo o que temos para chegar à final da UEFA e vencer a competição.»

=================================================================

Rui Casaca reconhece favoritismo do Werder Bremen



O dirigente do Sp.Braga admitiu que o Werder Bremen é uma das equipa «mais fortes» da presente edição da Taça UEFA, pelo que os «arsenalistas» vão enfrentar muitas dificuldades para seguir em frente nas competições europeias.

«É das mais fortes. Também não havia muita escolha. Vamos agora ter que nos preparar e trabalhar bem para alcançarmos o resultado que pretendemos», afirmou o assessor do Sp.Braga, Rui Casaca.

Depois de terem enfrentado o Bayern na fase de Grupo da Taça UEFA, os «bracarenses» têm novamente que fazer frente a uma das melhores equipas da «Bundesliga».


in abola

Pedro-SCB

Benfica e Sporting com vida facilitada, fava saiu ao Braga


Benfica e Sporting não se podem queixar do sorteio da Taça UEFA, já que defrontam Nuremberga (Alemanha) e Basileia (Suíça), Respectivamente, enquanto o Braga vai à Alemanha defrontar o Werder Bremen de Hugo Almeida e Diego, na primeira mão dos 16 avos de final da competição.
O Atlético de Madrid, que se qualificou parta esta fase graças a um golo de Simão Sabrosa, vai ao terreno do Bolton, enquanto o Everton, de Nuno Valente, defronta o Brann. Já o Panathinaikos, de José Peseiro, tem pela frente o Glasgow Rangers.
Os jogos da primeira-mão estão marcados para 13 ou 14 de Fevereiro.
Entretanto, as equipas portuguesas já sabem quais os adversários dos oitavos-de-final, caso passem esta eliminatória. Assim, o Benfica defronta o vencedor do AEK-Getafe, o Sporting encontra ou Bolton ou Atlético de Madrid enquanto o Braga pode ter de medir forças com Glasgow Rangers ou Panathinaikos.
Jogos dos 1/16 da Taça UEFA: Aberdeen-Bauern de Munique; AEK Atenas-Getafe; Bolton-Atlético de Madrid; Zenit-Villarreal; Galatasaray-Bayern Leverkusen; Anderlecht-Bordéus; Brann-Everton; Zurique-Hamburgo; Glasgow Rangers-Panathinaikos; PSV Eindhoven-Helsingborg; Slavia de Praga-Tottenham; Rosenborg-Fiorentina; Sporting-Basileia; Werder Bremen-Braga; Benfica-Nuremberga; Marselha-Spartak de Moscovo.

================================================================

Braga resignado com sorteio


Os responsáveis do Braga estavam conformados com o sorteio da Taça UEFA, que colocou o Werder Bremen no caminho dos Arsenalistas. António Salvador, presidente do clube minhoto, disse apenas que "o que interessa é o próximo jogo e tentar passar a eliminatória".
Já Rui Casaca, assessor dos bracarenses, concordou que a equipa alemã é uma "das mais fortes". "Também não havia muita escolha. Vamos agora ter que nos preparar e trabalhar bem."

================================================================

Manuel Machado quer terminar com vitória um ciclo de oito jogos num mês


O treinador do Braga, Manuel Machado, atribuiu hoje grande importância ao jogo de depois de amanhã, com o Boavista, da 14ª jornada da Bwin Liga, porque encerra um ciclo complicado para a sua equipa. Manuel Machado, que falava em conferência de imprensa no Municipal de Braga, antes de mais um treino, estabelecia um paralelo entre a partida com os axadrezados e a eliminatória da Taça UEFA com o Werder Bremen, afirmando que "o jogo com o Boavista é muito mais interessante que o do Werder Bremen, porque está já no horizonte" do clube. Atribuiu ainda grandes responsabilidades à sua equipa na partida com os portuenses "porque vem de uma acumulação de muitos jogos" - foram oito num mês – "mas felizmente com sucesso, e este é o último desse lote". Bem ao seu estilo, lembrou o ditado popular que diz que "o rabo da cabra é sempre o mais difícil de esfolar", alertando assim para o grau de dificuldade que a sua equipa vai encontrar frente à de Jaime Pacheco. "O Boavista vem de uma vitória e tem um técnico que torna as suas equipas muito competitivas", disse Manuel Machado, perspectivando "um jogo difícil no domingo" para o Braga. Comparando o que cada uma das equipas tem feito na presente temporada, o técnico diz que "o Braga está mais forte, mas nos 90 minutos, muitas vezes, esses pressupostos que são uma realidade logo desaparecem". Recusando viver de euforias, devido ao bom momento que a equipa atravessa, e sobretudo ao feito europeu, concretizado na passada quarta-feira, com a vitória sobre o Estrela Vermelha (2-0) que levou o Braga aos 16 avos-de-final da Taça UEFA, Manuel Machado diz que "a gaveta da UEFA está fechada, está encerrada até Fevereiro, e no imediato é o campeonato" onde quer melhorar. "Vamos ser humildes, concentrados, para que esta parte final do ciclo seja realizada com êxito e possamos ter um Natal tranquilo", sublinhou.


in ojogo

Pedro-SCB

Sporting-Basileia, Benfica-Nuremberga e W. Bremen-Sp. Braga
SORTEIO DOS 16-AVOS-FINAL

         
      
Jão são conhecidos os adversários de Sporting, Benfica e Sp. Braga nos 16-avos-de-final da Taça UEFA. Os leões discutem a eliminatória com o Basileia, as águias defrontam o Nuremberga e os arsenalistas jogam com o Werder Bremen.

O Sporting, caso se qualifique, encontrará nos oitavos-de-final o vencedor do encontro entre os ingleses do Bolton, de Ricardo Vaz Té, e o Atlético de Madrid, de Maniche, Simão e Zé Castro.

Por seu turno, o Benfica pode defrontar nos oitavos-de-final o AEK de Atenas, de Geraldo, ou os espanhóis do Getafe.

Se conseguir a qualificação para os oitavos-de-final, os "arsenalistas" disputarão a eliminatória com os escoceses do Glasgow Rangers ou os gregos do Panathinaikos, treinados por José Peseiro.

Os jogos da 1.ª mão dos 16-avos-de-final realizam-se a 13 e 14 de Fevereiro e os da 2.ª a 21 do mesmo mês.

16-avos-final

Aberdeen- Bayern Munique
AEK Atenas-Getafe
Bolton-Atlético Madrid
Zenit-Villarreal
Galatasaray-Bayer Leverkusen
Anderlecht-Bordéus
Brann-Everton
FC Zurique-Hamburgo
Glasgow Rangers-Panathinaikos
PSV Eindhoven- Helsinborg
Slavia Praga-Tottenham
Rosenborg-Fiorentina
Sporting-Basileia
Werder Bremen-Sp. Braga
Benfica-Nuremberga
Marselha-Spartak

Oitavos-de-final

Anderlecht-Bordéus / Aberdeen-Bayern Munique
Glasgow Rangers-Panathinaikos / Werder Bremen-Braga
Bolton-Atletico Madrid / Sporting-Basileia
Galatasary-Bayer Leverkusen / FC Zurique-Hamburgo
AEK Atenas-Getafe / Benfica-Nuremberga
Rosenborg-Fiorentina / Brann-Everton
Slavia Praga-Tottenham / PSV-Helsingborg
Marselha-Spartak Moscovo / Zenit-Villarreal

==============================================================

Machado: «Jogo com o Boavista é mais interessante»
TREINADOR NÃO COMENTA WERDER BREMEN

   
            
O treinador do S. Braga, Manuel Machado, recusa euforias pela qualificação da equipa para os 16 avos-de-final da Taça UEFA e atribui mais importância ao jogo deste domingo frente ao Boavista do que ao do Werder Bremen.

"O jogo com o Boavista é muito mais interessante que o do Werder Bremen, porque está já no horizonte", afirmou o técnico, perspectivando um "jogo difícil".

Manuel Machado confere muitas responsabilidades aos jogadores porque se trata do encerramento de um ciclo importante: "A equipa vem de uma acumulação de muitos jogos, felizmente com sucesso, e este é o último desse lote", disse.

O treinador sublinhou ainda que "o Braga está mais forte" mas alertou que "nos 90 minutos, muitas vezes, esses pressupostos desaparecem".

Quanto ao feito europeu e ao adversário, Manuel Machado escusou-se a comentários: "A gaveta da UEFA está encerrada até Fevereiro. No imediato é o campeonato. Vamos ser humildes e concentrados para que esta parte final do ciclo seja realizada com êxito e possamos ter um Natal tranquilo".

==============================================================

Rui Casaca: «Não havia muita escolha»
WERDER BREMEN PREOCUPA MAS HÁ CONFIANÇA

   
            
O Sporting de Braga volta a ter novo adversário alemão na Taça UEFA. Depois do Bayern Munique, desta vez é o Werder Bremen, equipa que foi "relegada" da Liga dos Campeões e onde actua o português Hugo Almeida.

"É das mais fortes. Também não havia muita escolha. Vamos agora ter que nos preparar e trabalhar bem", referiu Rui Casaca, assessor para o futebol dos bracarenses.


in record

Pedro-SCB

Machado diz que o Braga «não deve entrar em pânico» diante do Bremen
   

Manuel Machado, treinador do Sp. Braga, manifestou-se conformado com o sorteio dos 16 avos de final da Taça UEFA que colocou o Werder Bremen no caminho da equipa minhota, reconhecendo que sua equipa foi «a menos beneficiada», mas também deixou claro que está determinado em seguir em frente.

«Vamos defrontar um dos líderes do campeonato alemão, um dos mais competitivos da Europa, uma equipa que tem um longo passado internacional e está há três anos consecutivos na liga dos Campeões, caindo agora para a Taça UEFA», começou por destacar o treinador em conferência de imprensa que teve lugar no Estádio Municipal de Braga.

No entanto, Manuel Machado considera que «defrontar o Werder Bremen não deve ser um factor aterrorizante», nem o Braga «deve entrar em pânico». «É um desafio de grande dificuldade, sabemos que a porta é estreita, mas temos o desejo de seguir em frente», acrescentou.

Manuel Machado insistiu na tecla de que o Braga «tem aspirações de continuar a em prova» e que a equipa já conta com «alguma aprendizagem feita no jogo com o Bayern Munique», com as devidas diferenças, uma vez que agora se trata de uma «eliminatória duas mãos».

O Sp. Braga joga o primeiro jogo, a 13 ou 14 de Fevereiro, na Alemanha, antes de receber a equipa de Hugo Almeida, a 21 do mesmo mês, em Braga.

===============================================================

Hugo Almeida diz que o Sp. Braga «é a quarta melhor equipa de Portugal»
   

O próximo passo do Sp. Braga europeu será dado em direcção a Bremen. Nessa cidade alemã, terra do poderoso Werder, os minhotos defrontarão o português Hugo Almeida, um dos nomes mais sonantes dos actuais segundos colocados da Bundesliga.

Em conversa com o Maisfutebol, Hugo Almeida reagiu com cautela aos ditames do sorteio, discordando que o Sp. Braga terá poucas hipóteses de seguir em frente.

«Não podemos pensar que somos favoritos. Se entrarmos para o campo com essa impressão, podemos dar-nos mal», sublinha o antigo jogador do F.C. Porto, que encontrou no Werder o clube perfeito para evoluir como ponta-de-lança.

Sobre a formação agora orientada por Manuel Machado, Hugo Almeida não tem dúvidas em considerá-la «a quarta mais forte do futebol português».

«O Sp. Braga não começou bem a temporada, mas tem vindo a evoluir e está muito bem agora. O empate que conseguiram frente ao Bayern de Munique prova que merecem estar na Taça UEFA. Já não tremem nestes jogos», explica.

=================================================================

Werder Bremen: presença europeia assídua com Hugo Almeida à cabeça


Presença assídua na Liga dos Campeões dos últimos anos, o Werder Bremen tem sido também constante no desempenho alternando entre os oitavos-de-final da Champions e a relegação para a Taça UEFA.

Foi esta última condição que aconteceu este ano à equipa alemã e o Sp. Braga acabou por calhar com, provavelmente, o mais forte dos seis possíveis adversários para os 16-avos-de-final da Taça UEFA. É que longe vão os tempos em que o único confronto com portugueses (em 1993/94) acabou com vitórias por 3-2 na Antas e 5-0 em Bremen para o F.C. Porto.

A equipa do português Hugo Almeida é um dos conjuntos mais temidos em prova, habituado a um campeonato bastante competitivo e com um plantel poderoso para lutar pelo título na Alemanha e estar num patamar mediano no plano europeu (ainda mais longe está a Taça das Taças ganha em 1991/92 e não é um favorito a vencer a Champions, mas aparece no lote seguinte).

Hugo Almeida é o jogador que mais diz aos portugueses, mas também Diego e ainda Carlos Alberto recordam as passagens pelo F.C. Porto. O avançado português e o nº 10 brasileiro são, no entanto, os que mais têm influído numa equipa que conta com vário outros como Wome, Vranjes, Mertesacker, Frings, Klasnic ou Sanogo.

São muitos os argumentos do Werder que têm mantido a equipa com presença europeia respeitável nas competições europeias, onde na época passada chegou às meias-finais da Taça UEFA depois de ter começado na Liga dos Campeões.

Esta época começou da pior forma a nível de argumentos perdendo Miroslav Klose para o Bayern, mas nem isso impediu o conjunto de Bremen de chegar à pausa de Inverno lado-a-lado com a equipa de Munique no primeiro lugar da Bundesliga.

O campeonato germânico é o que regressa mais tarde e o Werder só voltará a jogar a 3 de Fevereiro (11 dias antes da primeira mão com o Sp. Braga). Se tanto tempo parado pode ser bom para fortalecer os panzers ou prejudicial para o ritmo é o que a equipa portuguesa vai saber na próxima ronda da Taça UEFA.

Plantel do Werder Bremen:

Guarda-redes:
1-Tim Wiese, 33-Christian Vander e Nico-Stéphano Pellatz;

Defesas:
2-Sebastian Boenisch, 3-Petri Pasanen, 4-Naldo, 5-Pierre Wome, 6-Frank Baumann, 7-Jurica Vranjes, 8-Clemens Fritz, 13-Dusko Tosic, 15-Patrick Owomoyela, 16-Leon Andreasen e 29-Per Mertesacker;

Médios:
10-Diego, 20-Daniel Jensen, 22-Torsten Frings, 24-Tim Borowski, 31-Kevin Artmann e 38-Amaury Bischoff;

Avançados:
9-Markus Rosenberg, 14-Aaron Hunt, 17-Ivan Klasnic, 18-Boubacar Sanogo, 19-Carlos Alberto, 23-Hugo Almeida, 28-Kevin Schindler e 34-Martin Harnik.

=================================================================

Sp. Braga: «Werder Bremen era um dos mais fortes do pote», analisa Casaca
   

O Werder Bremen não era o adversário mais desejado pelo Sp. Braga, que garantiu um lugar nos 16 avos da Taça UEFA, após vencer o Estrela Vermelha, mas foi a equipa alemã do português Hugo Almeida que lhe calhou em sorte. Após o sorteio desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, Rui Casaca, director desportivo do clube minhoto, não escondeu que preferia outro oponente.

«Penso que era das mais fortes do pote [3], mas não podíamos escolher. Vamos ter de nos preparar bem, como sempre temos feito», comentou o dirigente.

Rosenborg, PSV, Marselha, Rangers e Slavia Praga eram as demais possibilidades do pote 3. O Werder Bremen é, actualmente, o segundo classificado da Bundesliga, com 36 pontos, em 17 jogos, os mesmos do líder Bayern Munique.

=================================================================

Taça UEFA: reencontros em perspectiva para os «oitavos»


Os três clubes portugueses envolvidos na Taça UEFA Sporting, Benfica e Sp. Braga  já conhecem o que lhes espera nos oitavos-de-final da competição caso tenham sucesso nos 16 avos.

O Sporting, caso supere o Basileia de Carlitos, irá voltar a encontrar um clube com, pelo menos, um português: o Bolton de Ricardo Vaz Tê ou o Atlético de Madrid de Simão, Maniche e Zé Castro.

O Benfica, por seu lado, em caso de sucesso com o Nuremberga, também poderá ter pela frente um jogo de reencontros com o AEK de Moretto, Manduca, Geraldo e Manú. A alternativa será o sensacional Getafe de Espanha.

O Sp. Braga, com a missão mais difícil diante do Werder Bremen de Hugo Almeida, não tem jogos com outros jogadores portugueses em perspectiva, mas poderá encontrar o Panathinaikos de José Peseiro, caso a equipa orientada pelo treinador português ultrapasse os escoceses do Glasgow Rangers.

Combinações dos oitavos-de-final:
Anderlecht-Bordéus vs Aberdeen-Bayern Munique
Glasgow Rangers-Panathinaikos vs Werder Bremen-SP. BRAGA
Bolton-At. Madrid vs SPORTING-Basileia
Galatasaray-B. Leverkusen vs FC Zurique-Hamburgo
AEK-Getafe vs BENFICA-Nuremberga
Rosenborg-Fiorentina vs Brann-Everton
Slavia Praga-Tottenham vs PSV Eindhoven-Helsingborg
Marselha-Spartak-Moscovo vs Zenit-Villareal

==================================================================

Taça UEFA: Benfica e Sp. Braga com alemães e Sporting com suíços


Sp. Braga-Estrela Vermelha (foto LUSA/João Abreu Miranda)   Sp. Braga-Estrela Vermelha (foto LUSA/João Abreu Miranda)

Ficou definido esta sexta-feira o quadro dos 16-avos-de-final da Taça UEFA, com as três equipas portuguesas a viajarem à Alemanha e à Suíça.

O Benfica defrontará o Nuremberga, enquanto o Sp. Braga vai medir forças com o Werder Bremen de Hugo Almeida e o Sporting jogará com o Basileia de Carlitos.

Jogos dos 16-avos-de-final da Taça UEFA:

Aberdeen (Esc)-Bayern Munique (Ale)
AEK (Gre)-Getafe (Esp)
Bolton (Ing)-At. Madrid (Esp)
Zenit (Rus)-Villarreal (Esp)
Galatasaray (Tur)-Bayer Leverkusen (Ale)
Anderlecht (Bel)-Bordéus (Fra)
Brann (Nor)-Everton (Ing)
Zurique (Sui)-Hamburgo (Ale)
Glasgow Rangers (Esc)-Panathinaikos (Gre)
PSV Eindhoven (Hol)-Helsingborgs (Sue)
Slavia Praga (RChe)-Tottenham (Ing)
Rosenborg (Nor)-Fiorentina (Ita)
SPORTING (POR)-Basileia (Sui)
Werder Bremen-SP. BRAGA (POR)
BENFICA (POR)-Nuremberga (Ale)
Marselha (Fra)-Spartak Moscovo (Rus)

Benfica e Sporting jogam primeiro em casa nos dias 13 ou 14 de Fevereiro. O Sp. Braga jogará a segunda mão no seu terreno no dia 21 do mesmo mês.


in maisfutebol

Pedro-SCB

DIEGO E HUGO ALMEIDA REGRESSAM A PORTUGAL
MACHADO SEM MEDO DO WERDER BREMEN



Manuel Machado mostrou-se conformado com o sorteio dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, que ditou um confronto com o Werder Bremen, mas também determinado em seguir em frente.


Em conferência de imprensa, realizada no «Municipal» de Braga, Manuel Machado reconheceu que a sua equipa foi, "em teoria, a menos beneficiada com o sorteio", comparando com os adversários que calharam a Benfica e Sporting, respectivamente Nuremberga e Basileia. "Vamos defrontar um dos líderes do campeonato alemão, um dos mais competitivos da Europa, uma equipa que tem um longo passado internacional e está há três anos consecutivos na Liga dos
Campeões", frisou o técnico dos «arsenalistas». Porém, acrescentou, "defrontar o Werder Bremen não deve ser um factor aterrorizante". "É um desafio de grande dificuldade, sabemos que a porta é estreita, mas temos o desejo de seguir em frente", sublinhou. O sorteio ditou que a equipa «arsenalista» meça forças primeiro no terreno do Werder Bremen (13/14 Fevereiro), sendo o segundo duelo em solo bracarense (21 Fevereiro).
No âmbito da Liga Bwin, o técnico dos minhotos atribuiu grande importância ao jogo de amanhã com o Boavista. Machado atribuiu grandes responsabilidades à sua equipa na partida com os portuenses, "porque vem de uma acumulação de muitos jogos" – foram oito num mês – "mas felizmente com sucesso, e este é o último desse lote".
Bem ao seu estilo, lembrou o ditado popular que diz que "o rabo da cabra é sempre o mais difícil de esfolar", alertando assim para o grau de dificuldade que a sua equipa vai encontrar frente à de Jaime Pacheco. "O Boavista vem de uma vitória e tem um técnico que torna as suas equipas muito competitivas", disse Machado, perspectivando "um jogo difícil".
Comparando o que cada uma das equipas tem feito na presente época, o técnico diz que "o Braga está mais forte, mas nos 90 minutos, muitas vezes, esses pressupostos que são uma realidade logo desaparecem". "Vamos ser humildes, concentrados, para que possamos ter um Natal tranquilo", sublinhou.


in onortedesportivo

Pedro-SCB

Mais alemães para Benfica e Braga; Suiços para Sporting


Benfica enfrenta Nuremberga, Sp.Braga encontra Werder Bremen de Hugo Almeida e Sporting defronta Basileia de Carlitos...

O Sporting e Benfica tiveram hoje um sorteio favorável para os 16 avos-de-final da Taça UEFA de futebol, enquanto o Sporting de Braga terá a tarefa mais complicada, quando defrontar o Werder Bremen.

O Sporting, vice-campeão nacional de futebol, defrontará os suíços do Basileia e, caso se qualifique, encontrará nos oitavos-de-final o vencedor do encontro entre os ingleses do Bolton, de Ricardo Vaz Té, e o Atlético de Madrid, de Maniche, Simão e Zé Castro.

Por seu turno, o Benfica defrontará a equipa alemã do Nuremberga, actual antepenúltima classificado da Bundesliga, podendo, nos oitavos-de-final, encontrar o AEK de Atenas, de Geraldo e Manu, ou os espanhóis do Getafe.

Apesar de ser a única equipa que fecha a eliminatória em casa, ao Sporting de Braga calhou a "fava" do sorteio, uma vez que vai defrontar o segundo classificado da Liga alemã, o Werder Bremen, em que actuam os antigos "dragões" Hugo Almeida, Diego e Carlos Alberto.
Se conseguir a qualificação para os oitavos-de-final, os "arsenalistas" encontrarão os escoceses do Glasgow Rangers ou os gregos do Panathinaikos, treinados por José Peseiro.


in rr

Pedro-SCB

Sorteio da UEFA dita cimeira luso-alemã


Três clubes alemães e um suíço (da parte alemã) estão no caminho dos clubes portugueses. Na Champions, o FC Porto regressa a Gelsenkirchen, onde foi campeão europeu, para defrontar o Schalke. Na Taça UEFA, o Benfica defronta o Nuremberga, o Sporting enfrenta o Basileia e ao Sp. Braga saiu a fava: o Werder Bremen.


TAÇA UEFA

16 AVOS-DE-FINAL


Aberdeen (Sco) - B. Munique (Ale)

AEK Atenas (Gré) - Getafe (Esp)

Bolton (Ing) - Atlético Madrid (Esp)

Zenit (Rús) - Villarreal (Esp)

Galatasaray (Tur) - B. Leverkusen (Ale)

Anderlecht (Bél) - Bordéus (Fra)

Brann (Nor) - Everton (Ing)

FC Zurique (Suí) - Hamburgo (Ale)

Gl. Rangers (Sco) - Panathinaikos (Gré)

PSV Eindhoven (Hol) - Helsingborg (Sué)

Slavia Praga (Rep) - Tottenham (Ing)

Rosenborg (Nor) - Fiorentina (Itá)

SPORTING (Por) - FC Basileia (Suí)

Werder Bremen (Ale) - SP. BRAGA (Por)


BENFICA (Por) - FC Nuremberga (Ale)

Marselha (Fra) - Sp. Moscovo (Rús)

OITAVOS - DE - FINAL

Anderlecht-Bordéus / Aberdeen-B. Munique

G. Rangers-Panathinaikos / W. Bremen-Sp. Braga

Bolton-Atlético Madrid / Sporting-Basileia

Galatasary-B. Leverkusen / FC Zurique-Hamburgo

AEK Atenas-Getafe / Benfica-Nuremberga

Rosenborg-Fiorentina / Brann-Everton

Slavia Praga-Tottenham / PSV-Helsingborg

Marselha-Sp. Moscovo / Zenit-Villarreal

- Os jogos da primeira mão estão agendados para 13 e 14 de Fevereiro e os da segunda para 21 do mesmo mês.


in correiodamanha

Pedro-SCB

Sorteio ditou adversários da Taça UEFA
Benfica-Nuremberga, Sporting-FC Basileia e Sp.Braga-Werder Bremen



Benfica, Sporting e Sporting de Braga já conhecem os respectivos adversários dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, cujo sorteio se realizou hoje em Nyon, na Suíça.

O Benfica defronta o Nuremberga, da Alemanha, o Sporting joga com o FC Basileia, da Suíça, e o Sporting de Braga tem pela frente o Werder Bremen, também da Alemanha.

Os encarnados jogam fora a «primeira mão», a 13 ou 14 de Fevereiro, e o Nuremberga vai ao Estádio da Luz a 21 do mesmo mês.

O mesmo acontece aos bracarenses, que visitam o conjunto alemão a 13 ou 14 de Fevereiro e recebem o Werder Bremen dia 21.

Os "leões" têm a «primeira mão» em Alvalade a 13 ou 14 de Fevereiro e deslocam-se à Suíça dia 21.


in jn

Pedro-SCB

Sorteio da Taça UEFA: Benfica-Nuremberga, Sporting-FC Basileia e Sp. Braga-W. Bremen


O Benfica defronta o Nuremberga, da Alemanha, nos 16 avos-de-final da Taça UEFA de futebol. O Sporting defronta o FC Basileia e o Sporting de Braga vai jogar contra o Werder Bremen.

O Benfica visita o conjunto alemão a 13 ou 14 de Fevereiro e recebe o Nuremberga a 21 do mesmo mês.

Os "leões" e os bracarenses visitam e recebem os seus adversários nas mesmas datas.

Pode dizer-se que o Sporting e o Benfica tiveram um sorteio favorável, ao passo que o Sporting de Braga terá a tarefa mais complicada.

O Sporting, vice-campeão nacional de futebol, defrontará os suíços do Basileia e, caso se qualifique, encontrará nos oitavos-de-final o vencedor do encontro entre os ingleses do Bolton, de Ricardo Vaz Té, e o Atlético de Madrid, de Maniche, Simão e Zé Castro.

Por seu turno, o Benfica poderá, nos oitavos-de-final, encontrar o AEK de Atenas, de Geraldo, ou os espanhóis do Getafe.

Apesar de ser a única equipa que fecha a eliminatória em casa, ao Sporting de Braga calhou a "fava" do sorteio, uma vez que vai defrontar o segundo classificado da Liga alemã, em que actuam os antigos "dragões" Hugo Almeida, Diego e Carlos Alberto.

Se conseguir a qualificação para os oitavos-de-final, os "arsenalistas" encontrarão os escoceses do Glasgow Rangers ou os gregos do Panathinaikos, treinados por José Peseiro.


in publico

Pedro-SCB

Sortes diferentes


Os três representantes portugueses na Taça UEFA conheceram esta sexta-feira os respectivos adversários nos 16 avos-de-final da prova. Assim, o Benfica vai medir forças com o 1. FC Nürnberg, ao passo que o Sporting defronta o FC Basel 1893. O Sp. Braga vai discutir a passagem à fase seguinte com o Werder Bremen.

Alemães no caminho
Os "encarnados" vão defrontar os alemães do Nuremberga, depois de terem deixado a UEFA Champions League. Os germânicos, comandados por Hans Meyer, terminaram a época passada na sexta posição da Bundesliga. O Sporting, por seu lado, vai jogar com o Basileia, onde actua o português Carlitos, evitando assim nomes mais sonantes. Um nome sonante foi exactamente o que calhou em sorte ao Braga, já que os "arsenalistas" vão discutir a passagem à fase seguinte com o Werder Bremen de Hugo Almeida.

Encontro de portugueses
Nos restantes confrontos dos 16 avos-de-final, destaque para o embate entre o FC Bayern München e o Aberdeen FC, enquanto o Club Atlético de Madrid (onde alinham Simão, Zé Castro e Maniche), vai encontrar o Bolton Wanderers FC. O PSV Eindhoven medirá forças com o Helsingborgs IF, ao passo que ACF Fiorentina irá defrontar o Rosenborg BK. Já o Tottenham Hotspur FC de Ricardo Rocha discute a passagem à próxima eliminatória com o SK Slavia Praha.

Calendário
Os jogos da primeira mão dos 16 avos-de-final estão agendados para os dias 13/14 de Fevereiro, ao passo que os desafios relativos à segunda mão têm lugar a 21 do mesmo mês. As datas precisas dos jogos, bem como os horários e estádios, serão confirmados no dia 7 de Janeiro. O sorteio dos oitavos-de-final fica também acertado esta sexta-feira, numa fase em que não existirão cabeças-de-série. Os encontros desta fase disputar-se-ão nos dias 6 e 12/13 de Março.


in uefa

Pedro-SCB

Andebol: ABC vence selecção de Angola em jogo-treino     


O ABC venceu esta tarde a selecção de Angola por 32-20, em mais um apronto de preparação da formação angolana, que se encontra a estagiar em Portugal.

Mesmo sem os lesionados Luís Bogas e José Costa, e Vladimir Zelenovic, o campeão de Portugal impôs-se com naturalidade, num jogo onde Jorge Rito, no segundo tempo, colocou em campo diversos jogadores juniores.

================================================================

No último jogo oficial do ano para o Sporting de Braga, Manuel Machado antevê um jogo dificílimo, porque o rabo do peixe é parte mais dificil de esfolar


No último jogo oficial do ano para os arsenalistas, o Sporting de Braga recebe o Bovista, no próximo domingo.

Manuel Machado, técnico do Braga adivinha um jogo dificílimo, porque o rabo do peixe é parte mais dificil de esfolar.

Sporting de Braga- Boavista está marcado para as 20h15m no Estádio AXA, num jogo a contar para a jornada 14 da Liga Bwin

================================================================

Werder Bremen é o adversário do Sporting de Braga nos 16 avos-de-final da Taça UEFA. 


FC Basel, Werder Bremen e Nuremberga vão ser os adversários de, respectivamente, Sporting, Sporting de Braga e Benfica nos 16 avos-de-final da Taça UEFA.
O destino dos clubes portugueses foi decidido esta manhã de sexta-feira, em Nyon, na Suíça, num sorteio que ditou igualmente que leões e águias joguem primeiro em casa, enquanto os bracarenses começam fora.
Jogos dos 16 avos-de-final da Taça UEFA:
Aberdeen (Escócia) – Bayern Munique (Alemanha)
AEK Atenas (Grécia) – Getafe (Espanha)
Bolton (Inglaterra) – Atlético Madrid (Espanha)
Zenit São Petersburgo (Rússia) – Villareal (Espanha)
Galatasaray (Turquia) – Bayer Leverkusen (Alemanha)
Anderlecht (Bélgica) – Bordéus (França)
Brann (Noruega) – Everton (Inglaterra)
Zurich (Suíça) – Hamburgo (Alemanha)
Glasgow Rangers (Escócia) – Panathinaikos (Grécia)
PSV Eindhoven (Holanda) – Helsingborg (Suécia)
Slavia de Praga (Rep. Checa) – Tottenham (Inglaterra)
Rosenborg (Noruega) – Fiorentina (Itália)
Sporting (Portugal) – Basel (Suíça)
Werder Bremen (Alemanha) – Sp. Braga (Portugal
Benfica (Portugal) – Nuremberga (Alemanha)
Marselha (França) – Spartak Moscovo (Rússia)


in antenaminho


Pedro-SCB

Taça UEFA: 1/16 de final definidos


Benfica, Braga e Sporting já conhecem os respectivos adversários para os 1/16 de final da Taça UEFA. O Sporting defrontará o Basileia, enquanto Sp. Braga e Benfica defrontam equipas alemãs: Bremen e Nurnberg respectivamente.

O sorteio foi azarado para os bracarenses, que irão medir forças com uma das equipas mais poderosas da Alemanha, mas a boa exibição realizada diante do Bayern ainda na fase de grupos da competição poderá moralizar os comandados de Manuel Machado para derrotar a equipa de Hugo Almeida. Já Benfica e Sporting têm a vida mais facilitada já que defrontam equipas bem ao seu alcance, o que abre boas perspectivas para a presença das duas formações portuguesas nos oitavos-de-final da prova.

Em caso de qualificação para os oitavos de final, o Braga irá defrontar o vencedor da eliminatória entre Rangers e Panathinaikos, o Sporting irá encontrar o vencedor do confronto entre Bolton e Atlético de Madrid, enquanto o Benfica defrontará AEK ou Getafe.

Destaque ainda para os confrontos entre Bolton e Atlético de Madrid de Maniche, Simão e Zé Castro, Zenit vs Villarreal, Galatasaray-Leverkusen, Rangers-Panathinaikos e Rosenborg-Fiorentina. Eis todos os jogos sorteados, com a primeira mão a ser disputada a 13/14 de Fevereiro e a segunda a 21 de Fevereiro:

Aberdeen-Bayern
AEK Atenas-Getafe
Bolton-Atlético Madrid
Zenit-Villarreal
Galatasaray-Leverkusen
Anderlecht-Bordeaux
Brann-Everton
FC Zurich-Hamburg
Rangers-Panathinaikos
PSV-Helsingborg
Slavia Praha-Tottenham
Rosenborg-Fiorentina
Sporting-FC Basel
Bremen-Sp. Braga
Benfica-FC Nurnberg
Marseille-Spartak


in zerozero

Pedro-SCB

Benfica e Braga jogam com alemães, ao Sporting "tocou" os suiços.


Nos 16-avos-de-final da Taça UEFA as águias defrontam o Nuremberga, os leões discutem a eliminatória com o Basileia e os arsenalistas jogam com o Werder Bremen.

Os jogos da 1.ª mão realizam-se a 13 e 14 de Fevereiro e os da 2.ª a 21 do mesmo mês.

16-avos-final


Aberdeen- Bayern Munique
AEK Atenas-Getafe
Bolton-Atlético Madrid
Zenit-Villarreal
Galatasaray-Bayer Leverkusen
Anderlecht-Bordéus
Brann-Everton
FC Zurique-Hamburgo
Glasgow Rangers-Panathinaikos
PSV Eindhoven- Helsinborg
Slavia Praga-Tottenham
Rosenborg-Fiorentina
Marselha-Spartak
Sporting-Basileia
Werder Bremen-Sp. Braga
Benfica-Nuremberga


in rtp

Pedro-SCB

Adversários na Taça UEFA


Benfica defronta o Nuremberga, Sporting o FC Basileia e o Sporting de Braga o Werder Bremen

Já são conhecidos os adversários das equipas portuguesas na Taça UEFA. O Benfica defronta o Nuremberga, o Sporting o FC Basileia e o Sporting de Braga o Werder Bremen.

O Sporting, vice-campeão nacional de futebol, defrontará os suíços do Basileia e, caso se qualifique, encontrará nos oitavos-de-final o vencedor do encontro entre os ingleses do Bolton, de Ricardo Vaz Té, e o Atlético de Madrid, de Maniche, Simão e Zé Castro.

O Benfica defrontará a equipa alemã do Nuremberga, podendo, nos oitavos-de-final, encontrar o AEK de Atenas, de Geraldo, ou os espanhóis do Getafe.

O Braga é a única equipa que fecha a eliminatória em casa, vai defrontar o segundo classificado da Liga alemã, o Werder Bremen, em que actuam os antigos "dragões" Hugo Almeida, Diego e Carlos Alberto.

Se conseguir a qualificação para os oitavos-de-final, os "arsenalistas" encontraram os escoceses do Glasgow Rangers ou os gregos do Panathinaikos, treinados por José Peseiro.

A primeira mão dos 16 avos-de-final joga-se a 13 ou 14 de Fevereiro e a segunda a 21 do mesmo mês.


in sic/Lusa

JotaCC

Manuel Machado
"Diz o povo que é o rabo a parte mais difícil de esfolar"



Para Manuel Machado, as alegrias resultantes da vitória sobre o Estrela Vermelha já pertencem ao passado, e, paredes meias com o comentário ao sorteio do próximo adversário na Taça UEFA, tratou de maximizar a importância do confronto que se segue no caminhos da equipa arsenalista. "Será um jogo dificílimo para nós, pois surge após a acumulação de muitos jogos com relativo sucesso. É o último desse ciclo, e, como diz o povo, o rabo é sempre a parte mais difícil de esfolar." E continuou. "Cabe-nos jogar frente a uma equipa com um técnico que a faz muito competitiva", salientou o técnico arsenalista.

Depois foi levantada a questão do moral da equipa e da eventual vantagem de que os minhotos possam desfrutar nesse particular, um cenário que o treinador não recusou, mas em que aproveitou para deixar um alerta: "O Braga, moralmente, está mais forte que o Boavista por força do que se passou no último mês, mas os 90 minutos de um jogo de futebol diluem por vezes essa realidade, e ela até chega a desaparecer."

E prosseguiu com recados para o interior do balneário: "Os jogadores do Braga são profissionais e, na maioria dos casos, experientes e por isso sabedores de que não há que viver do último resultado, senão vão ter problemas no próximo jogo."

Voltando ao discurso de contenção de alegrias exacerbadas em resultado das conquistas no futebol internacional, Manuel Machado fez finca-pé ao garantir que "a Taça UEFA é janela fechada, e é na Liga" que agora pensa, "em atenção à tentativa de melhorar a classificação no primeiro terço da tabela". Continuando o seu raciocínio, disse: "Teremos de continuar a ser humildes, concentrados e a dar o melhor do ponto de vista físico para que o final de ciclo seja tranquilo."

Invertendo a leitura dos efeitos do jogo de quinta-feira, nomeadamente se a equipa se iria apresentar desgastada, ou se, em razão disso, o técnico admitia mexer no onze na recepção aos axadrezados, Machado recordou o passado recente para lembrar que "não tem havido necessidade, por inferioridade física, de fazer alterações, e o que tem havido nesse capítulo é pontual." E concluiu: "No domingo, acredito que vai ser o mesmo. Estou ainda em fase de avaliação; amanhã [hoje] espero ter uma noção mais exacta sobre a real condição física dos jogadores, de forma a poder apresentar a melhor equipa."
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Não intimida nem nos provoca pânico"


Apesar de considerar ter sido o Braga, do grupo de equipas portuguesas ainda envolvidas na Taça UEFA, a que "menos beneficiou com o sorteio", Manuel Machado não atira a toalha ao chão. "É verdade que é líder na Bundesliga, a par do Bayern de Munique, com um longo passado internacional, que internamente já foi campeão e que há três anos e que disputa a Liga dos Campeões, mas a nossa maneira de estar diz-nos que o Werder Bremen não tem de ser intimidatório nem de nos provocar pânico." E continuou: "Pelo contrário, há que crescer e ser ambicioso e ir para tentar fazer o melhor resultado possível." "A porta até pode ser estreita, mas queremos seguir em frente na competição", sublinhou o técnico minhoto, que não vê, na eliminatória a disputar com os alemães, em Fevereiro, semelhanças com o jogo disputado com o Bayern, frisando o cariz diferente dos dois momentos em que a prova se disputa, já que a agora é a eliminar e não por pontos. ^
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dar prática ao aprendido


Primeiro foi o Bayern, segue-se o Werder Bremen, dois colossos do futebol alemão a que Manuel Machado espera dar troco, baseando-se, para tal, na recente experiência ganha pelos jogadores no confronto com a equipa bávara. "Trata-se de uma equipa com um potencial semelhante ao do Bayern, contra quem não nos saímos mal, vamos ver se a aprendizagem tem efeitos práticos para a eliminatória que aí vem."
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hussain e Jair Baylón são candidatos a sair


O treino de ontem da formação arsenalista, além da ausência de João Pinto e de Zé Manel, ainda a recuperar de lesões e com prognóstico de regresso adiado até... Janeiro, registou outra dupla ausência: a do catarense Hussain e do peruano Jair Baylón, autorizados pela SAD a anteciparem em três dias a partida para férias - os restantes jogadores só estão autorizados a fazê-lo apenas no final do jogo com o Boavista, domingo à noite -, num sinal que deixa perceber que Manuel Machado poderá não contar com eles para o que resta da temporada. Hussain seguiu para a Bélgica, onde passará o Natal junto da família da mulher, em Bruxelas, enquanto Baylón já está em Lima para fazer o mesmo. Apesar de as expectativas apontarem para a não-continuidade dos dois futebolistas a trabalhar em Braga a partir de Janeiro - aguardam-se propostas -, ambos regressam no dia 27.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na peladinha para deixar de... coxear



O treino de ontem deixou todos quantos assistiram ao treino nos relvados secundários do Estádio AXA de olhar espantado, quando Bruno Tiago foi autorizado a participar na peladinha que ocupou cerca de meia hora de trabalho dos não-titulares diante do Estrela Vermelha; a excepção foi Paulo Jorge, que, por estar castigado, não poderá defrontar o Boavista. Ainda a coxear, o jogador que fez uma dupla fractura no estágio em Billerbeck fez toda essa parte específica do treino, que mais não é do que a forma encontrada pela equipa médica de forçar o jogador a deixar de coxear. Já sem dores, a questão permanece bem vincada no caminhar do atleta, daí se ter investido neste "detalhe" da sua recuperação, por forma a que, no prazo avançado de seis meses, possa voltar a jogar.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vítor Hugo engrossou lista de lesionados


O jovem central Vítor Hugo engrossou ontem o lote dos jogadores que estão sob os cuidados do departamento médico, dado ter-se queixado de uma mialgia na coxa direita, tendo ficando no Estádio AXA em tratamento. Zé Manel e João Pinto juntaram-se ao tratamento e trabalho de ginásio, num dia em que Manuel Machado fez treino diferenciado, com os titulares na Taça UEFA a fazerem um treino ligeiro, saindo ao cabo de 40 minutos, no momento em que os restantes jogavam uma peladinha em campo curto. O plantel volta a reuniu-se hoje de manhã para o último treino.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Europass já rola no AXA


Com estreia marcada para Domingo, a nova bola da I Liga - a Europass - já rola nos relvados de treinos do Estádio AXA para a indispensável adaptação às características da bola criada para o Euro'2008. Uma adaptação que vem da semana passada, mas que não é automática
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INQUÉRITO ONLINE


A questão foi levantada há dias por António Salvador, e a resposta está longe de ser unânime, já que, nas "razões" reveladas no inquérito de O JOGO online, a questão tem várias facetas, com o preço dos bilhetes a representar mais de metade dos motivos, sobrando um terço para a falta de interesse dos adeptos. Razões para a SAD pensar.

P | A que se devem as fracas assistências nos jogos do Braga em casa?

REALIZADO NOS DIAS 20 E 21 DE DEZEMBRO


VALORES EM PERCENTAGEM


Falta de interesse nos adeptos: 32
Bilhetes demasiados caros: 51
Maioria dos jogos são transmitidos pela TV: 16


Nº DE PARTICIPANTES: 733


o Jogo

JotaCC

Hussaine antecipou as férias


O extremo Hussaine já não participou no treino de ontem do Braga, pois foi autorizado pela SAD a viajar para a Bélgica, onde passará o Natal com a família. O jogador do Qatar, que não tem sido opção de Manuel Machado nos últimos jogos, ficará, naturalmente, de fora na partida com o Boavista. Jayr Baylón, que continua a recuperar de uma lesão, também já partiu para o Peru, onde gozará alguns dias de férias.

Depois do jogo de amanhã, o restante plantel bracarense terá direito a três dias de descanso, voltando ao trabalho na quinta-feira à tarde. Alguns jogadores serão utilizados no próximo sábado, na partida em atraso da Liga Intercalar com o Guimarães, estando também já marcado outro jogo desta competição para 2 de Janeiro. Para o Braga, o campeonato regressará no dia 4, uma sexta-feira, com a deslocação ao estádio da Académica.

No treino de ontem, que foi mais ligeiro para os jogadores utilizados no jogo com o Estrela Vermelha, Manuel Machado voltou a não poder contar com os lesionados Zé Manuel e João Pinto, que só voltarão aos relvados daqui a algumas semanas.

Bruno Tiago participou na sessão e até jogou na peladinha, mas ainda com visíveis limitações, tendo sido possível observar que o médio português ainda está longe do regresso à competição, depois da grave lesão sofrida durante o estágio de pré-temporada, na Alemanha.

JN

JotaCC

#16
Hugo Almeida: «Braga é o quarto melhor de Portugal»
AVANAÇADO DO WERDER BREMEN ELOGIA MINHOTOS
     
   
Hugo Almeida é o jogador do Werder Bremen que melhor conhece o Sp. Braga, pelo que se mostra bastante cauteloso quanto à eliminatória da Taça UEFA: "É conveniente que se saiba que o Sp. Braga tem uma excelente equipa e na minha opinião é, neste momento, o quarto melhor de Portugal no nível de futebol praticado."

Comparando os dois conjuntos, o ponta-de-lança português considera que os arsenalistas "têm sido mais regulares, apesar de o Werder Bremen estar mais bem classificado. O Sp. Braga possui jogadores que se conhecem há bastante tempo e conseguem, durante largos períodos do jogo, actuar de forma quase automática. Não será fácil nem para o Werder Bremen nem para o Sp. Braga", referiu ainda o avançado.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Manuel Machado sem medo
TÉCNICO DIZ QUE O BREMEN NÃO DEVE SER "INTIMIDATÓRIO OU ATEMORIZANTE"
   

"Dos três clubes portugueses envolvidos da UEFA, o Sp. Braga foi o menos beneficiado." Sustentada em comentários de especialistas, a reacção de Manuel Machado é elucidativa sobre a apreensão causada pelo nome de um Werder Bremen que ostenta um "longo passado internacional e, a nível interno – numa das mais fortes Ligas do Mundo, que já venceu várias vezes – lidera em igualdade pontual com o Bayern Munique".

Os "argumentos de peso" deste habitual cliente da Liga dos Campeões não alteram, apesar de tudo, a forma de estar da sua equipa.

"O facto de o adversário se chamar Bremen não deve ser intimidatório ou atemorizante quando entrarmos em campo. Pelo contrário, terá de servir para a equipa crescer, ser ambiciosa e ir, no terreno de jogo, tentar desempenhar o seu papel o melhor possível", destacava o mister dos minhotos, acrescentando a aprendizagem que resultou do recente confronto com o Bayern: "É um momento distinto da competição

record

JotaCC

Indesejado Werder Bremen no caminho dos arsenalistas

O Werder Bremen é o adversário do Sporting de Braga nos 16 avos-de-final da Taça UEFA, de acordo com o sorteio da prova realizado ontem em Nyon, na Suíça. Depois do Bayern de Munique, agora é a vez da equipa de Hugo Almeida e Diego jogar na "pedreira".

diario do minho

Pedro-SCB

SÓ O SPORTING ESCAPOU AOS ALEMÃES


O Sporting foi a única equipa portuguesa presente no sorteio de ontem da UEFA a escapar a um confronto com a Bundesliga, ao calhar-lhe em sorte o Basileia, da Suíça, nos 16-avos-de final da Taça UEFA. FC Porto (defronta o Schalke 04 nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões), Benfica (Nuremberga) e Braga (Werder Bremen) foram incluídos numa cimeira luso-alemã marcada para a próxima fase das competições europeias, em Fevereiro de 2008.

Na Liga dos Campeões, o Schalke 04 vai proporcionar ao FC Porto o regresso a um palco onde construiu umas das mais importantes páginas da sua história, com a vitória na Liga dos Campeões em 2004, sob o comando de José Mourinho - no Aufschalke Arena de Gelsenkirchen, agora rebaptizado de Veltins Arena por razões de sponsorização.

E na equipa do Schalke 04 há quem tenha assistido bem de perto à proeza dos dragões em 2004. É o caso do jovem guarda-redes Manuel Neuer: "Fui um dos apanha-bolas nessa final. Estou contente por defrontarmos o FC Porto, mas não devemos subestimá-los. Ficaram à frente do Liverpool na fase de grupos."

Vice-campeão alemão e presença regular nos lugares de topo da Bundesliga no últimos anos, o Schalke 04 é, no entanto, um adversário que permite à equipa de Jesualdo Ferreira olhar com optimismo para a passagem aos quartos-de-final da Champions, sobretudo atendendo a que o campeão nacional conseguiu escapar ao Arsenal (enfrenta o Milan no duelo que se afigura como cabeça de cartaz da eliminatória) e também, noutra escala de perigo, ao Roma ou ao Lyon.

O FC Porto tem ainda a (teórica) vantagem, assegurada por ter terminado o seu grupo em primeiro, de resolver a eliminatória em casa, a 5 de Março. O jogo da primeira mão, em Gelsenkirchen, é a 19 de Fevereiro.

Na Taça UEFA, as equipas alemãs que se cruzam no caminho dos portugueses, nos 16-avos-de final, proporcionam reacções diferentes. Se o Nuremberga, antepenúltimo na Bundesliga, permite ao Benfica olhar com optimismo para os oitavos-de-final, já o Werder Bremen (actual co-líder da Liga alemã, com o Bayern de Munique), dos ex-portistas Diego, Carlos Alberto e Hugo Almeida, apresenta-se como uma gigantesca tarefa para o Sp. Braga. O Benfica joga primeiro em casa, o Sp. Braga fora (ambos a 14 de Fevereiro, com a segunda mão a 21).

O Sporting ficou fora desta cimeira, mas vai ao cantão germânico da Suíça defrontar um Basileia (primeira mão a 13 de Fevereiro em Alvalade e segunda a 21 na Suíça) que tem dominado o pouco expressivo futebol suíço nos últimos anos (ganhou três dos últimos cinco campeonatos e lidera o actual).

Caso marquem presença nos oitavos-de-final, os portugueses jogam com: Benfica-AEK Atenas/Getafe; Sp. Braga-G.Rangers/Panathinaikos; Sporting-Bolton/At. Madrid.|


in dn

Pedro-SCB

Sorteio generoso


O sorteio da próxima fase das competições europeias, realizado ontem em Nyon (Suíça), na sede da UEFA, foi benevolente para três dos quatro clubes portugueses ainda em prova, concretamente FC Porto, Benfica e Sporting, calhando a fava ao Braga, que terá de defrontar o temível Werder Bremen, segundo classificado do campeonato alemão, em igualdade pontual com o líder Bayern de Munique.

Destaque para o facto de o sorteio ter colocado três equipas alemãs no caminho das portuguesas, sendo o outro adversário proveniente da Suíça. Desta forma, no entanto, os representantes de Portugal podem sentir-se felizardos por evitarem clubes espanhóis, italianos e ingleses. O sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões ditou o regresso do FC Porto a Gelsenkirchen, estádio do Schalke 04... de boa memória para os portistas, pois foi lá que conquistaram o seu último troféu europeu.

Quanto à Taça UEFA, competição na qual, a partir dos 16 avos-de-final, passam a competir três equipas portuguesas (o Braga qualificou-se directamente, o Benfica e o Sporting foram repescados da Liga dos Campeões), os minhotos são os que tiveram pior sorte.

Depois de ter enfrentado o Bayern de Munique na fase de grupos, o Braga ficou com a fava e voltará a defrontar uma equipa forte da Alemanha, o Werder Bremen, onde actua o internacional português Hugo Almeida, além dos ex-portistas Diego e Carlos Alberto.

Também da Alemanha vem o adversário do Benfica, o Nuremberga, equipa modesta que atravessa dificuldades no campeonato alemão, ocupando os lugares de descida. O único adversário de clubes portugueses não proveniente da Alemanha é o Basileia, da Suíça, rival do Sporting. Apesar de não ser uma equipa de topo e de ser, teoricamente, das mais acessíveis no sorteio que ontem teve lugar, o emblema onde actua o português Carlitos terminou a fase de grupos da Taça UEFA com a defesa menos batida e lidera o campeonato do seu país.

Cruzamentos com portugueses

No caso de os três clubes nacionais presentes na Taça UEFA se qualificarem para a fase seguinte, é previsível que encontrem portugueses como adversários. O Sporting pode vir a defrontar o Bolton (de Vaz Té) ou o Atlético de Madrid (Simão, Maniche e Zé Castro); o Benfica o AEK de Atenas (Manu e Geraldo) ou o Getafe; e o Braga o Glasgow Rangers ou o Panathinaikos (José Peseiro). Na Champions, o FC Porto também pode vir a ter compatriotas pela frente.

============================================================

Crónico candidato ao título


O Werder Bremen é um dos históricos do futebol alemão, apesar de os seus principais sucessos terem surgido apenas a partir no início dos anos 80, altura em que Otto Rehhagel, actual seleccionador da Grécia, assumiu o cargo de treinador.

Desde o início do século XXI, o conjunto do Norte da Alemanha tem sido uma crónico candidato na luta pelo título alemão, sendo que o último foi conquistado em 2004. Esta época, pensava-se que a saída do goleador Klose para o Bayern de Munique iria afectar o rendimento a equipa, mas a verdade é que o Werder Bremen tem reagido bem, ocupando a liderança da Bundesliga, em igualdade pontual com a equipa bávara. Na Liga dos Campeões, a terceira posição no Grupo C, atrás do Real Madrid e Olympiacos - somou apenas seis pontos, fruto de vitórias caseiras diante dos "merengues" e da Lázio -, relegou a equipa para a Taça UEFA. Naldo, Diego, Sanogo e Hugo Almeida são as referências da equipa.

A única vez que o Werder Bremen defrontou uma equipa portuguesa foi em 1993/94, frente ao FC Porto, na Liga dos Campeões. Na altura, os "dragões" venceram os dois jogos: 3-2 nas Antas e uns inesquecíveis 5-0 em Bremen.


Diego é o "cérebro" da equipa


O Werder Bremen é uma equipa bastante ofensiva, que se costuma apresentar num sistema táctico 4x3x1x2. O excelente entendimento entre o tridente ofensivo, composto por Diego, Sanogo e Hugo Almeida, é uma dor de cabeça para qualquer adversário - só estes três jogadores marcaram 35 dos 61 golos do Werder Bremen esta temporada, em todas as competições. Os lances de bola parada são outra das principais armas dos alemães, que contam, nas suas fileiras, com vários jogadores com mais de 1,90 m. A receita para ultrapassar o Werder Bremen é jogar com a bola junto à relva e ao primeiro toque.

FIGURA
Hugo Almeida sinónimo de golo



Depois de um ano de adaptação ao futebol germânico, o antigo avançado do FC Porto aproveitou da melhor maneira a saída de Miroslav Klose para o Bayern de Munique para se afirmar na equipa de Thomas Schaaf. Está a realizar a melhor temporada da sua carreira - já marcou 11 golos no Werder Bremen e dois na Selecção Nacional.

PLANTEL
NOME | nacionalidade | IDADE | altura-peso



Guarda-redes

Wiese alemã 26 1,93-91
Vander alemã 27 1,95-90
Pellatz alemã 21 1,91-80

Defesas
Fritz alemã 27 1,83-81
Pasanen alemã 27 1,87-86
Owomoyela alemã 28 1,87-84
Naldo brasileira 25 1,98-89
Mertesacker alemã 23 1,98-90
Tosic sérvia 22 1,81-78
Wome camaronesa 28 1,81-81

Médios
Jensen dinamarquês 28 1,80-73
Borowski alemã 27 1,94-84
Baumann alemã 32 1,87-81
Frings alemã 31 1,82-80
Diego brasileira 22 1,74-76
Carlos Alberto brasileira 23 1,79-82
Vranjes croata 27 1,86-77

Avançados
Hunt alemã 21 1,83-73
Klasnic croata 27 1,86-82
Rosenberg sueca 25 1,85-80
Hugo Almeida portuguesa 23 1,91-93
Sanogo costa-marfinense 25 1,88-82
Mosquera colombiana 19 1,92-82


in ojogo