News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SALVADOR ZANGADO

Started by JotaCC, 19 de December de 2007, 23:06

Previous topic - Next topic

Warrior of Minho

O objectivo perdido
FERNANDO ROLA


Salvador tem atingido quase todos os objectivos a que se tem proposto desde que assumiu a presidência do Braga, mercê de uma postura muito própria mas quem nem sempre é agradável, socialmente falando. Colocando-se a questão em termos desportivos ou financeiros, é indiscutível o êxito, comprovado pelo equilíbrio financeiro que a SAD (e o clube) atingiu e pelas sucessivas qualificações para as competições europeias - onde faz boa figura - sempre pela via do campeonato, o que significa classificações acima do quinto lugar... Tudo isto, contudo, é uma espécie de antítese do que se passa no plano social, onde a acção da equipa de Salvador, simplesmente, não consegue resultados, deixando presidente à beira de um ataque de nervos, como aquele que, no final do jogo de anteontem, o levou a dizer que, com adeptos como os do Guimarães, lutaria pelo título. Dir-se-ia um desabafo de momento se não fosse a reedição de uma cena já vista. E peca pela escolha infeliz do alvo. Os adeptos são produto (ou mesmo espelho) do clube e não o contrário. Cabe ao clube criar condições - todas as condições - que privilegiem a adesão dos simpatizantes. Os resultados desportivos são fundamentais, mas não chegam. Deverão ser acompanhados por incentivos que levem a uma verdadeira identificação entre adeptos e clube - que existe, de facto, em Guimarães. É um trabalho de paciência e, sobretudo, de inteligência. A hostilidade, neste caso, é mais do que uma perda de tempo...

in ojogo
Orgulhosamente Bracarense!

Taipense

Eu sou de Guimarães, mas sócio do clube que melhor nos representa no Minho: "O GRANDE S.C.BRAGA".
Esse senhor, que tanto fala dos outros clubes, poderia com eles aprender e ver como é que fizeram para em dois anos quase duplicaram o seu número de associados. Jogos com bilhetes para acompanhantes, preços de bilhetes para público a 5€, etc... quem vai uma vez, vai a segunda e começa a gostar é normal que depois continue, e não se esqueça também de criar condições para quem vai ver os jogos, principalmente estacionamentos. Quem não é da cidade de Braga vai de carro.  Em Guimarães estaciona-se a algumas dezenas de metros do estádio. No estádio do Braga para estacionar o carro é uma grande dor de cabeça e as voltas que se dão.
É preciso saber cativar os adeptos, esse senhor sabe é criar problemas aos adeptos mandando umas bocas baratas como são essas afirmações. Se calhar se estivesse calado conseguiria cativar mais gente, mas como é um fala barato e gosta de se mostrar. No final do jogo com o Porto ou noutros resultados negativos nada diz, mas quando se conseguem resultados positivos, gosta de mostrar que também faz parte. Nós os Bracarenses isso já sabemos, agora tenha cuidado com o que diz e se não é capaz de dizer algo, peça a alguém que lhe escreva o discurso antes de dizer asneira. PARABENS BRAGA E VAMOS CONTINUAR ...


Elvis

Quote from: Taipense on 21 de December de 2007, 09:38
Eu sou de Guimarães, mas sócio do clube que melhor nos representa no Minho: "O GRANDE S.C.BRAGA".
Esse senhor, que tanto fala dos outros clubes, poderia com eles aprender e ver como é que fizeram para em dois anos quase duplicaram o seu número de associados. Jogos com bilhetes para acompanhantes, preços de bilhetes para público a 5€, etc... quem vai uma vez, vai a segunda e começa a gostar é normal que depois continue, e não se esqueça também de criar condições para quem vai ver os jogos, principalmente estacionamentos. Quem não é da cidade de Braga vai de carro.  Em Guimarães estaciona-se a algumas dezenas de metros do estádio. No estádio do Braga para estacionar o carro é uma grande dor de cabeça e as voltas que se dão.
É preciso saber cativar os adeptos, esse senhor sabe é criar problemas aos adeptos mandando umas bocas baratas como são essas afirmações. Se calhar se estivesse calado conseguiria cativar mais gente, mas como é um fala barato e gosta de se mostrar. No final do jogo com o Porto ou noutros resultados negativos nada diz, mas quando se conseguem resultados positivos, gosta de mostrar que também faz parte. Nós os Bracarenses isso já sabemos, agora tenha cuidado com o que diz e se não é capaz de dizer algo, peça a alguém que lhe escreva o discurso antes de dizer asneira. PARABENS BRAGA E VAMOS CONTINUAR ...





É  msm isto..... :P
[url="http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b"]http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b[/url]

lininho

...no final do jogo de anteontem, o levou a dizer que, com adeptos como os do Guimarães, lutaria pelo título. Dir-se-ia um desabafo de momento se não fosse a reedição de uma cena já vista. E peca pela escolha infeliz do alvo. Os adeptos são produto (ou mesmo espelho) do clube e não o contrário. Cabe ao clube criar condições - todas as condições - que privilegiem a adesão dos simpatizantes. Os resultados desportivos são fundamentais, mas não chegam. Deverão ser acompanhados por incentivos que levem a uma verdadeira identificação entre adeptos e clube - que existe, de facto, em Guimarães. É um trabalho de paciência e, sobretudo, de inteligência. A hostilidade, neste caso, é mais do que uma perda de tempo...

vá lá que alguem, que não nós os "braguistas", vê isto com olhos de ver.
ainda ontem no café, um indivíduo dizia que o salvador é que tinha razão e tal e que os "bracarenses" são todos assim e assado, aproveitando a minha deixa, por estar a jogar às cartas numa sala sem televisão à hora em que jogava a lampionagem e estar os do "carinhoso braguinha" dizer vai, vai, chuta chuta, e eu ter mandado a boca do salvador.
como tal indivíduo é bracarense (nascido em braga) eu disse-lhe que a boca do salvador também era para ele, ao que ele me respondeu que não, ele é portista e toda a gente sabe.
então respondi-lhe que era isso mesmo, o salvador queixa-se é dos que nasceram em braga e não apoiam o braga, não dos sócios, pois esses estavam lá.
em menos de 4 frases para um lado e 4 frases para o outro, já o salvador era parvo pois não podia mandar nos sentimentos das pessoas e coisa e tal, sendo que os demais parceiros das cartas sempre foram dizendo que as declarações do salvador lhes passaram ao lado, que ainda são do tempo em que só havia 3 clubes, que na altura deles jogavam à bola nos clubes de bairro equipados à metralha (leia-se lagarto-verde), sendo que o filho de um deles era lagarto-verde e agora, como estes não ganham, passou a lagarto-azul (sim porque dragões não existem e o bicho não passa dum lagartito sem tique de língua).

O TÓTÓ DO salvador QUE TENHA JUÍZO E QUE VEJA A EVOLUÇÃO DOS JOGOS AOS DOMINGOS DE MANHÃ NOS CAMPOS DA RODOVIA E TIRE DAÍ AS DEVIDAS CONCLUSÕES.
zé: futuro capitão. 8-)

Arsenalista

Mas porque razão se está a "bater" tanto nas palavras do Salvador? Ele apenas pretende despertar consciências, ainda à pouco tempo um treinador de um dos estarolas disse que a sua equipa tinha que jogar à porto, também com o intuito de despertar a sua equipa, e não vi tanta revolução como estou a ver agora.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

pr_braga

Quote from: Braguinha on 20 de December de 2007, 00:03
O sr. Salvador em vez de reduzir ao preço dos bilhetes como forma de chamar gente, deveria de puxar pela sua cabecinha e arranjar métodos eficazes para aumentar ao número de sócios e com isto chamar todos os bracarenses ao estádio...

Contratem alguém com capacidade de gerir o Markting do clube...gastasse dinheiro em tanta coisa no nosso clube, tb se podia gastar nisto.

E isto É UM INVESTIMENTO QUE TEM RETORNO


Isto de culpar os associados pela pouca afluência, só disfarça a má gestão do Sr. Salvador e da SAD, em relação aos aspectos de markting do nosso clube.

Digamos que é mesmo isto!!eu já aqui referi que dava umas aulinhas de Marketing ao sr salvador!! ;D ;D

pr_braga

Quote from: Taipense on 21 de December de 2007, 09:38
Eu sou de Guimarães, mas sócio do clube que melhor nos representa no Minho: "O GRANDE S.C.BRAGA".
Esse senhor, que tanto fala dos outros clubes, poderia com eles aprender e ver como é que fizeram para em dois anos quase duplicaram o seu número de associados. Jogos com bilhetes para acompanhantes, preços de bilhetes para público a 5€, etc... quem vai uma vez, vai a segunda e começa a gostar é normal que depois continue, e não se esqueça também de criar condições para quem vai ver os jogos, principalmente estacionamentos. Quem não é da cidade de Braga vai de carro.  Em Guimarães estaciona-se a algumas dezenas de metros do estádio. No estádio do Braga para estacionar o carro é uma grande dor de cabeça e as voltas que se dão.
É preciso saber cativar os adeptos, esse senhor sabe é criar problemas aos adeptos mandando umas bocas baratas como são essas afirmações. Se calhar se estivesse calado conseguiria cativar mais gente, mas como é um fala barato e gosta de se mostrar. No final do jogo com o Porto ou noutros resultados negativos nada diz, mas quando se conseguem resultados positivos, gosta de mostrar que também faz parte. Nós os Bracarenses isso já sabemos, agora tenha cuidado com o que diz e se não é capaz de dizer algo, peça a alguém que lhe escreva o discurso antes de dizer asneira. PARABENS BRAGA E VAMOS CONTINUAR ...



Grande Taipense!! ;)

nunnu

vejam no que dá:

Resultado do Inquérito de ojogo online

1.   A que se devem as fracas assistências nos jogos do Braga em casa?

Falta de interesse dos adeptos 30% 

Bilhetes demasiado caros 53% 

Maioria dos jogos são transmitidos pela TV 17% 


        Total de votantes: 586

PAF

Quote from: Arsenalista on 21 de December de 2007, 10:34
Mas porque razão se está a "bater" tanto nas palavras do Salvador? Ele apenas pretende despertar consciências, ainda à pouco tempo um treinador de um dos estarolas disse que a sua equipa tinha que jogar à porto, também com o intuito de despertar a sua equipa, e não vi tanta revolução como estou a ver agora.

E as reacçôes a esse comentário foram a s melhores!!! Mas também aquilo é um aprendiz de treinador! O Braga tem que jogar á Braga, Tem que ter adeptos à Braga e mais nada!
o SLB tem que jogar á SLB, um clube que tem 20campeonatos e 2taças dos campeoes tem que jogar à porto? E com o comentário despertou a equipa, perderam com o Belenenses!

O Presidente do Braga é a mesma coisa, com este comentário afasta público, o meu imão ontem a 1ªcoisa que me disse foi"ouviste o que aquele cromo disse?" Se diz mais uma dessas um dia destes começo é também a ficar em casa, e ele que vá buscar adeptos a guimarães!

Pelo artigo atrás escrito vê-se que até quem está de fora já percebeu que o problema não é das pessoas, falta o clube perceber isso!

Apenas_Braga

Vamos vêr as coisa tal como elas são:

1. O Sr. Presidente Salvador, embora o compreenda, pecou por mais uma vez fazer a comparação com outro clube (não por ser esse ali para os lados de Fafe e Cabeceiras), mas sim por fazer uma comparação com outro clube, não faz sentido nenhum

2. O problema são as pessoas, reparem que o Braga tem 16.000 associados, metade´são isentos e a outra metade são pagantes.

3. Ora, no estádio estariam aproximadadmente 90% de associados PAGANTES, e mais alguns borlistas

4. No jogo com o Belenenses houve uma grande campanha, ENTRADAS GRATUÍTAS, e tivemos 30.000 a apoiar o BRAGA

5. Se nesse mesmo jogo o bilhete custasse 1€, será que enchiamos o estádio ? estou convicto que não

6. Quer contra o Bayern (20€) quer contra o Estrela (8€) esteve lá a mesma gente, logo não venham para aqui dizer que os bilhetes eram caros ou baratos

7. O que é preciso é FAZER UMA CAMPANHA DE SENCIBILIZAÇÃO A FAVOR DO S.C. DE BRAGA, por todo o concelho de Braga.
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

ric

Quote from: Arsenalista on 21 de December de 2007, 10:34
Mas porque razão se está a "bater" tanto nas palavras do Salvador? Ele apenas pretende despertar consciências, ainda à pouco tempo um treinador de um dos estarolas disse que a sua equipa tinha que jogar à porto, também com o intuito de despertar a sua equipa, e não vi tanta revolução como estou a ver agora.

porque jogar á porto significa ganhar. E isso todos querem!
agora não vi comparações com adeptos adversários...

BRAGA FOREVER

Não sei quem escreveu este texo que estava no mais futebol,mas gostei bastante. ;)

"Sou sócio do SCB, sou de Braga e tenho familia em guimarães. Conheço bem as duas realidades.
1º: Guimarães quando mete 20.000 no estadio os sócios não pagam bilhetes suplementar e podem levar a mulher e os filhos grátis. Em Braga os sócios c/ lug anual, pagaram 20 Eur c/ Bayern e 8 Eur C/ E.Vermelha. Barato nao é ?!!?
2º: O Estádio do guimar. está no mesmo sítio onde existia o velhinho estádio do VSC, dentro da cidade. O nosso estadio fica dentro de uma pedreira gelada nos arredores de Braga. Não existe sequer um café num raio de 1 Km e depois de estacionar o carro é preciso andar uma maratona pra lá chegar. Por isso não é de estranhar que muitos sócios, pincípalmente os mais idosos deixassem de ir ao estadio.
3º: Depois guimarães só tem um centro comercial e um castelo, por isso não admira q 80% da população vá ao estadio. Nao ha mais q fazer. Ainda por cima de borla ... Com estas condições o Sporting de Braga tinha sempre 40.000 fervorosos adeptos. Feliz Navidade"
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

PAF

#132
Quote from: Apenas_Braga on 21 de December de 2007, 14:57
Vamos vêr as coisa tal como elas são:

1. O Sr. Presidente Salvador, embora o compreenda, pecou por mais uma vez fazer a comparação com outro clube (não por ser esse ali para os lados de Fafe e Cabeceiras), mas sim por fazer uma comparação com outro clube, não faz sentido nenhum

2. O problema são as pessoas, reparem que o Braga tem 16.000 associados, metade´são isentos e a outra metade são pagantes.

3. Ora, no estádio estariam aproximadadmente 90% de associados PAGANTES, e mais alguns borlistas

4. No jogo com o Belenenses houve uma grande campanha, ENTRADAS GRATUÍTAS, e tivemos 30.000 a apoiar o BRAGA

5. Se nesse mesmo jogo o bilhete custasse 1€, será que enchiamos o estádio ? estou convicto que não

6. Quer contra o Bayern (20€) quer contra o Estrela (8€) esteve lá a mesma gente, logo não venham para aqui dizer que os bilhetes eram caros ou baratos

7. O que é preciso é FAZER UMA CAMPANHA DE SENCIBILIZAÇÃO A FAVOR DO S.C. DE BRAGA, por todo o concelho de Braga.

O caro e barato também está relacionado com  adversário, como já referi para mim era mais caro os 8€ do estrela que os 20€ do Bayern, só que com 16€ fui eu e o meu irmão.
Nos 2jogos não esteve a mesma gente de Braga, há uma diferença que deve andar perto das 1500pessoas (correspondente aos adeptos do Bayern). E estamos a falar dos sócios, não do púlico em geral, que nos 2jogos teve uma presença muito residual, pois os preços no jogo do Bayern eram impossiveis no jogo com o Estrela apesar de normais não motivaram as pessoas.
Achas que neste jogo mesmo com bilhetes á borla o EMB enchia? Tenho 99% de certeza que não, não vi motivação nenhuma nas pessoas para ver o jogo, mesmo aqueles que ás vezes consigo convencer a ir ao EMB noutros jogos neste não se mostraram disponiveis, e nem teve a ver com frio ou chuvaou coisa parecida!Ao contrario do Jogo com o Bayern que logo após o sorteio algumas até mostraram algum entusiasmo que o preço dos bilhetes afastou.

Tal como se se pagasse 1€ no jogo do Belenenses também não teria enchido, nem perto disso, porquê? Porque as pessoas já teriam que comprar um bilhete, estar em filas, e teria que pagar, palavra que logo à partida tem uma conotação negativa!
Um bom exemplo são os 600mil na  Red Bull, se se pagasse 1€ já nem 100mil estariam lá... é a mente das pessoas a funcionar.

Tou agora numa junta de Freguesia numa reunião de desempregados, não é a primeira que há cá, mas até hoje nunca esteve a sala tão cheia, e estamos a falar de 5/6freguesias da aldeia, tão talvezs mais de 100pessoas, ou seja, uma centena de familias em que pelo menos um dos membros está desempregado, só nesta zona!
Esta é uma realidade que o Salvador com os seus milhões nem deve fazer ideia que existe!

Joh

Ele desta vez desiludiu-me muito...Espero que nao volte a acontecer

bata

Que me desculpem alguns foristas, mas o A.S. tem razão em grande parte daquilo que diz, não em tudo, mas em boa parte. è muito fustrante quando tu estas a fazer um grande trabalho e o teu patrão, amigo, pai, filho, etc não o reconhece. Penso que essa é a principal fustração do homem e ai ele tem toda a razão do mundo, pos não venham com desculpas de frio, chuva, preços altos, preços baixos, estádio longe, etc, pois para mim isso é desculpa para um grande comodismo de grande parte dos bracarenses que nem se dão ao trabalho de deslocar ao estádio. É de lamentar num jogo desta importancia com preços muito acessiveis ter 8000 pessoas? Em jogos da caracaca este ano já tivemos muitos mais SÒCIOS a ver o SC BRAGA, porque será que ficaram no sofa?
São respostas que nunca vao ter respostas concretas, mas que parece-me que cada vez os adeptos apoiam o SC BRAGA, pois antes 10 minutos de terminar o jogo de quarta, já várias centenas de pessoas abandonavam o estádio, como é possivel issso com o jogo em aberto?

Temos que acordar a cidade para apoiar o SC BRAGA.

Viva o SC BRAGA!!!
FORÇA GVERREIROS DO MINHO!!!

Joh

Quote from: bata on 21 de December de 2007, 17:26
Que me desculpem alguns foristas, mas o A.S. tem razão em grande parte daquilo que diz, não em tudo, mas em boa parte. è muito fustrante quando tu estas a fazer um grande trabalho e o teu patrão, amigo, pai, filho, etc não o reconhece. Penso que essa é a principal fustração do homem e ai ele tem toda a razão do mundo, pos não venham com desculpas de frio, chuva, preços altos, preços baixos, estádio longe, etc, pois para mim isso é desculpa para um grande comodismo de grande parte dos bracarenses que nem se dão ao trabalho de deslocar ao estádio. É de lamentar num jogo desta importancia com preços muito acessiveis ter 8000 pessoas? Em jogos da caracaca este ano já tivemos muitos mais SÒCIOS a ver o SC BRAGA, porque será que ficaram no sofa?
São respostas que nunca vao ter respostas concretas, mas que parece-me que cada vez os adeptos apoiam o SC BRAGA, pois antes 10 minutos de terminar o jogo de quarta, já várias centenas de pessoas abandonavam o estádio, como é possivel issso com o jogo em aberto?

Temos que acordar a cidade para apoiar o SC BRAGA.




Viva o SC BRAGA!!!

Acho que nao vi o mesmo jogo que tu entao.... :P

Arsenalista

Quote from: ric on 21 de December de 2007, 15:04
Quote from: Arsenalista on 21 de December de 2007, 10:34
Mas porque razão se está a "bater" tanto nas palavras do Salvador? Ele apenas pretende despertar consciências, ainda à pouco tempo um treinador de um dos estarolas disse que a sua equipa tinha que jogar à porto, também com o intuito de despertar a sua equipa, e não vi tanta revolução como estou a ver agora.

porque jogar á porto significa ganhar. E isso todos querem!
agora não vi comparações com adeptos adversários...
Ok, se calhar havia outras formas de abordar a questão, mas uma coisa ele já conseguiu, foi colocar o problema em discussão, tanto aqui no forum como em muitos cafés espalhados pela cidade, se tivesse dito a coisa com mais cerimónia, se calhar não estavamos aqui a discutir o assunto...

Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

P_Rocha

Boas,

Não concordo quando dizem que o AS está a fazer um grande trabalho no SCB... Um trabalho (qualquer que ele seja) é classificado de "grande" ou "excelente" quando todas as linhas de acção são convenientemente tratadas.
A direcção do SCB a nível financeiro, parece-me estar a realizar um bom trabalho , mas o trabalho de direcção não se reduz a este ponto. Volto a referir que a direcção hostiliza constantemente os seus adeptos o que tem vindo a criar criar verdadeiras cisões no universo braguista. Está na hora de curar estas feridas abertas por declarações infelizes e demagógicas e por uma política de relacionamento com os sócios verdadeiramente vergonhosa!!!!!


Abraços!

disco infiltrator

Quote from: joao coelho on 21 de December de 2007, 08:55
O objectivo perdido
FERNANDO ROLA


Salvador tem atingido quase todos os objectivos a que se tem proposto desde que assumiu a presidência do Braga, mercê de uma postura muito própria mas quem nem sempre é agradável, socialmente falando. Colocando-se a questão em termos desportivos ou financeiros, é indiscutível o êxito, comprovado pelo equilíbrio financeiro que a SAD (e o clube) atingiu e pelas sucessivas qualificações para as competições europeias - onde faz boa figura - sempre pela via do campeonato, o que significa classificações acima do quinto lugar... Tudo isto, contudo, é uma espécie de antítese do que se passa no plano social, onde a acção da equipa de Salvador, simplesmente, não consegue resultados, deixando presidente à beira de um ataque de nervos, como aquele que, no final do jogo de anteontem, o levou a dizer que, com adeptos como os do Guimarães, lutaria pelo título. Dir-se-ia um desabafo de momento se não fosse a reedição de uma cena já vista. E peca pela escolha infeliz do alvo. Os adeptos são produto (ou mesmo espelho) do clube e não o contrário. Cabe ao clube criar condições - todas as condições - que privilegiem a adesão dos simpatizantes. Os resultados desportivos são fundamentais, mas não chegam. Deverão ser acompanhados por incentivos que levem a uma verdadeira identificação entre adeptos e clube - que existe, de facto, em Guimarães. É um trabalho de paciência e, sobretudo, de inteligência. A hostilidade, neste caso, é mais do que uma perda de tempo...

in ojogo


Muito bem! Finalmente alguém de fora explica o que se está a passar. Uma pena o Salvador ser tão limitado e não atinge determinadas coisas....

david

Quote from: BRAGA FOREVER on 21 de December de 2007, 15:30
Não sei quem escreveu este texo que estava no mais futebol,mas gostei bastante. ;)

"Sou sócio do SCB, sou de Braga e tenho familia em guimarães. Conheço bem as duas realidades.
1º: Guimarães quando mete 20.000 no estadio os sócios não pagam bilhetes suplementar e podem levar a mulher e os filhos grátis. Em Braga os sócios c/ lug anual, pagaram 20 Eur c/ Bayern e 8 Eur C/ E.Vermelha. Barato nao é ?!!?
2º: O Estádio do guimar. está no mesmo sítio onde existia o velhinho estádio do VSC, dentro da cidade. O nosso estadio fica dentro de uma pedreira gelada nos arredores de Braga. Não existe sequer um café num raio de 1 Km e depois de estacionar o carro é preciso andar uma maratona pra lá chegar. Por isso não é de estranhar que muitos sócios, pincípalmente os mais idosos deixassem de ir ao estadio.
3º: Depois guimarães só tem um centro comercial e um castelo, por isso não admira q 80% da população vá ao estadio. Nao ha mais q fazer. Ainda por cima de borla ... Com estas condições o Sporting de Braga tinha sempre 40.000 fervorosos adeptos. Feliz Navidade"

estou completamente de acordo, o futebol em Braga esta muito caro, eu com as cotas de novembro e dezembro e os bilhetes para o jogo do Bayern e estrela gastei 52 euros agora façam contas a um casal e filhos..