News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 17/12

Started by JotaCC, 17 de December de 2007, 09:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

Vira à moda do professor



A derrota diante da Naval acelerou o divórcio que se desenhava no descontentamento dos adeptos pelos resultados entre Braga e Jorge Costa, cessando no centro do país uma "promoção" que já vinha da época anterior, como resultado de igual desfecho negativo uns quilómetros mais a sul (Leiria) quando a equipa era treinada por Rogério Gonçalves. A escolha recaiu então em Manuel Machado e, a avaliar pelo pulo qualitativo que acrescentou ao futebol dos arsenalistas, aliado aos resultados averbados, a aposta parece, agora que o Natal está à porta, ganha. Eliminados na Taça da Liga, nas outras frentes, os minhotos parecem, finalmente, mostrar credenciais para discutir os resultados e, além de ter já conseguido intrometer-se na luta pelos lugares de topo, a qualificação para os dezasseis-avos da Taça UEFA está à sua mercê, numa escalada de ambição e de voracidade que só aconteceu quando o 4x2x3x1 que o técnico insiste em aperfeiçoar no onze se instalou no íntimo dos jogadores.

Na UEFA, o Bayern de Munique e o Aris Salonica sentiram na pele a ousadia dos homens de Machado, não conseguindo melhor que dois empates idênticos (1-1) e, na Taça de Portugal, uma equipa com jogadores menos utilizados, foi também capaz de seguir em frente diante do modesto, mas aguerrido, Camacha. Nesta linha que se pretende de continuidade, Estrela Vermelha e Boavista surgem como os próximos candidatos a vítimas, num final de ano que deixará toda a gente com um sorriso nos lábios, já que os objectivos de estação estarão plenamente consumados. Tudo isto, de realçar ainda, com lesões de jogadores importantes pelo meio, casos de João Tomás (que ainda não se estreou na era Manuel Machado), Madrid ou João Pinto.^

Quadro de resultados


I Liga

11ª jornada - Leiria-Braga 0-0
12ª jornada - Braga-Marítimo 2-1
13ª jornada - Paços de Ferreira-Braga 0-2

Taça UEFA
3ª jornada - Braga-Bayern Munique 1-1
4ª jornada - Aris Salonica-Braga 1-1

Taça de Portugal
4ª eliminatória - Camacha-Braga 2-3

Total: 3 vitórias e 3 empates
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chuva de Linz ou o vício de marcar golos em série



Problemas com o seleccionador austríaco Josef Hickersberger têm mantido Linz longe das convocatórias da selecção que está a preparar-se para receber e disputar o Euro'2008, mas esse detalhe em nada tem afectado o comportamento em campo do socialmente discreto avançado austríaco. Entre jogos para a I Liga e da Taça UEFA, soma dez golos na sua contabilidade particular, revelando-se também aqui uma aposta ganha para uma equipa que, por força das lesões das restantes opções do plantel, tem tido em Linz a única opção para ser o homem mais avançado em campo. O sucesso tem sido tanto que o goleador que chegou no início da temporada do Boavista ocupa actualmente o terceiro lugar da lista dos melhores marcadores e, feitas as contas aos minutos de jogo que leva cumpridos na I Liga (878), constata-se que Linz marca golos a cada 146 minutos, um registo muito agradável e, mais ainda, prometedor para o que resta da época. Não admira, pois, que Linz tenha mercado à porta.

Regresso sem surpresas


O treino de sábado de manhã mostrou que a partida da véspera, em Paços de Ferreira, não provocara danos na equipa, antecipando um cenário optimista para Manuel Machado que tem dois dias para preparar o jogo decisivo com o Estrela Vermelha no que toca ao apuramento para a fase a eliminar da Taça UEFA. A coxear num determinado período da segunda parte, o médio Roberto Brum sofreu uma contusão numa coxa, mas nada de impeditivo de que possa hoje surgir a treinar integrado. A sessão está agendada para as 17h00 e, tirando os lesionados que já vêm da semana passada, é expectável que os restantes estejam ao dispor da equipa técnica, o que pode fazer reaparecer, por exemlo, Madrid no lote das opções. Do mal o menos para uma equipa forçada a ver de fora talentos como João Tomás e João Pinto.

Nem diz ter proposta


Nem é um jogador dentro e fora do relvado e as quatro temporadas que passou em Braga deixaram-no bem evidente até ao dia em que o técnico Jorge Costa, lhe deixou claro que não contava com ele para a presente temporada, encerrando definitivamente a sua ligação ao emblema minhoto. Actualmente no Paraná Clube em processo de discussão de renovação contratual, conta a imprensa local que o central brasileiro, confrontado com a intenção do clube paranaense de só aceitar continuar com ele no plantel se aceitar baixar o ordenado, acenou com vários convites, entre eles do... Braga. Um cenário de todo descabido, mas que mostra que Nem continua a ler jornais portugueses e sabe que a equipa minhota busca um central no seu país.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INQUÉRITO ONLINE


REALIZADO NOS DIAS 15 E 16 DE DEZEMBRO


Deve o Braga tentar contratar um lateral-direito em Janeiro, para ser alternativa a João Pereira?


Os leitores de O JOGO online aconselham Manuel Machado a jogar pelo seguro e a precaver-se com um segundo lateral-direito de qualidade assim que o mercado de transferências reabrir. Uma votação que espelha, também, a preocupação, que deve ter uma equipa que quer ser de topo, de possuir dois jogadores de qualidade para cada posição.

SIM
63%

NÃO
37%

Nº de participantes: 228

o Jogo

JotaCC

#1
ABC derrotou o F. C. Porto e é cada vez mais líder

O F. C. Porto não resistiu ao melhor ataque do ABC

OABC é cada vez mais líder no campeonato da Liga de Andebol. Venceu, ontem, em Braga, o F. C. Porto, por 23-21, num encontro que fica marcado pela intensidade e equílibrio. O Belenenses ganhou ao Águas Santas (26-24) e, beneficiando da derrota dos dragões, encurtou a diferença para o segundo classificado.

No jogo grande da 15.ª jornada, o F. C. Porto deslocou-se a Braga determinado a derrubar os minhotos e a tirá-los do primeiro lugar . Quem assistiu aos minutos iniciais acreditou que isso ia mesmo acontecer, só que a vitória acabou por sorrir à formação da casa, que soube gerir muito bem o jogo quando estava em superioridade númerica, explorando algum desnorte da equipa comandada por Carlos Resende.

Os dragões entraram muito melhor no jogo do que o ABC, que esteve privado do lateral esquerdo Luís Bogas, e conseguiram uma vantagem de quatro golos de diferença (6-2). A defesa coesa dos azuis e brancos criou bastantes dificuldades ao ABC que cometeu algumas falhas técnicas no ataque. Nesta fase de pouca eficácia dos minhotos, o lateral Hugo Rocha, sobressaiu-se e foi amortecendo a diferença. Aliás, depois do acerto defensivo inicial, o F. C. Porto teve algumas dificuldades em travar os remates de primeira linha.

Ao intervalo, o resultado era de 13-14, favorável à equipa visitante, a qual, só deixou de comandar a partida aos nove minutos do segundo tempo (17-16). A partir daqui, o ABC esteve sempre à frente do marcador, tendo que aguentar a pressão de um F. C. Porto determinado e cheio de vontade de vencer que acabou por ser "traído" por exclusões em momentos chave. Momentos que a equipa bracarense soube aproveitar bem, gerindo o marcador, acabando por vencer o jogo por 23-21.

Entretanto, no outro encontro de maior interesse da jornada, o São Bernardo, que apesar de ao intervalo estar a ganhar (15-14), foi incapaz de repetir a proeza da primeira volta e foi derrotado, em Aveiro, pelo Benfica (26-24) ABC23



ABC 23 F. C. Porto21

Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga. Árbitros Rui Machado e Paulo Jorge.



ABC Carlos Ferreira e Ivo Silva José Rolo, Jorge Rodrigues, Tiago Pereira, Vladimir Zelenovic (4), Alberto Basto, Dario Andrade (8), Carlos Matos (2), José Costa (1), Hugo Rocha (6), Eduardo Ferreira, Eduardo Gaifém (2), Fábio Magalhães. Treinador: Jorge Rito.



F. C. Porto Hugo Laurentino e Ricardo Candeias; Bosko Bjelanovic (2), Shiarei Kavalenka, Álvaro Rodrigues (3), Jorge Ribeiro, Filipe Mota, Manuel Arezes, Eduardo Filipe (1), Pedro Solha (1), Tiago Rocha (1), Ricardo Moreira (7), Carlos Martingo (7). Treinador Carlos Resende.



Ao intervalo 13-14.

JN

JotaCC

Um mandato devotado à criação da Academia
SONHO PRESTES A CONCRETIZAR-SE DEMOVEU SALVADOR DA VONTADE DE RESIGNAR
 

Em consonância com a reeleição da semana passada como presidente do Sp. Braga, António Salvador verá sufragado quinta-feira (19,30, no auditório do Estádio Axa), pelos accionistas da SAD, o seu projecto de "cimentar a posição de quarto grande nacional, manter o estatuto europeu e estender o projecto à região Minho, congregando mais sócios e mais parceiros".

Mesmo sem fazer promessas, não escondeu aos sócios dois desejos íntimos: "Queremos ver o Braga campeão e construir, neste mandato, uma academia desportiva de referência em Portugal, na Europa e no mundo". Mais que perseguir o sonho eterno do título, foi a criação do viveiro de jogadores a meta de que convenceu Salvador a correr por um novo mandato de 3 anos, após impasse de dois meses em que não surgiram alternativas. "Fico por paixão ao clube e por dever de consciência, porque no universo dos sócios não há gente com coragem para assumir responsabilidades", vincou no discurso de posse.

Mar de vendas

Para trás fica a herança da gestão de sucesso na compra e venda de jogadores, que aliou a recuperação financeira à criação de equipas valiosas e competitivas. Uma dinâmica de negócio escorada na parceria com a Gestifute de Jorge Mendes que, em apenas três anos (entre os defesos de 2004 e 2007) superou os vinte milhões de euros de receita de vendas de jogadores. O filão que veio do Dínamo moscovita (Cícero, Luís Loureiro e Jorge Luiz) deu frutos, mas também as vendas ao Sporting (João Alves, Wender e Abel) e Maiorca (Nunes). No trajecto iniciado com a saída de Quim para o Benfica - em pacote com a última parte do passe de Tiago - até o "veterano" João Tomás rendeu 1,25 milhões de euros pelo empréstimo ao Al Arabi do Qatar.

Em contrapartida, as aquisições de jogadores orientaram-se pela norma do "custo zero" ou investimentos residuais. A compra mais cara, Linz, pouco superou o milhão de euros e ainda permitiu liquidar débitos antigos do Boavista. E o austríaco já está – com Stélvio e Rodriguez – na lista dos próximos negócios!

Record

JotaCC

LINZ JUNTA-SE A MAKUKULA NO SEGUNDO LUGAR
O avançado do Sporting de Braga Linz juntou-se ao marítimista Makukula no segundo lugar da lista de melhores marcadores da Liga Bwin, depois de ter assinado o tento inaugural da vitória da sua equipa em Paços de Ferreira, no jogo que abriu a 13.ª jornada.


Os dois jogadores contabilizam agora seis golos, numa jornada em que Makukula ficou em branco. Quem voltou a facturar foi o portista Lisandro, que ao fechar a contagem no Dragão, cimentou a liderança da lista, aumentando para 11 o número de golos marcados no campeonato nacional. O marítimista Fogaça entrou juntou-se ao lote de marcadores com três golos, depois do tento marcado ontem ao Sporting.

Lisandro (FC Porto) 11
Makukula (Marítimo) 6
Linz (Braga) 6
Matheus (V. Setúbal) 5
Nuno Gomes (Benfica) 5
Lito (Académica) 5
Fajardo (V. Guimarães) 4
Kanu (Marítimo) 4
Edinho (V. Setúbal) 4
Liedson (Sporting) 4
Cardozo (Benfica) 4
José Pedro (Belenenses) 4
Mateus (Estrela) 4
Quaresma (FC Porto) 4
Marcelão (Boavista) 3
João Paulo (U. Leiria) 3
João Moutinho (Sporting) 3
Marcelinho (Naval) 3
Rui Costa (Benfica) 3
Rodriguez (Benfica) 3
Fogaça (Marítimo) 3

onortedesportivo

João-Braga

Trabalhar para o Estrela Vermelha
A formação do Sp. Braga regressa hoje ao trabalho tendo em vista a preparação para o encontro frente ao Estrela Vermelha a contar para a Taça UEFA.

Depois de terem gozado a folga concedida pelo técnico Manuel Machado, os atletas do Sporting de Braga refressam hoje ao trabalho tendo em vista o jogo com o Estrela Vermelha de Belgrado paa a Taça UEFA.
Após a vitória, por 2-0, sobre a formação do Paços de Ferreira, no Estádio da Mata Real, a equipa minhota volta ao trabalho com um objectivo presente na mente de todos os jogadores bracarenses: trabalhar com o intuito de preparar o grupo para uma vitória frente à equipa sérvia.

O regresso ao trabalho está, assim, marcado para as 17 horas, altura em que o plantel se reúne para começar os trabalhos, sendo que à mesma hora o técnico bracarense e um jogador fazem a habitual antevisão ao próximo encontro.
A sessão de trabalho, agendada para as 18 horas, é aberta sócios, adeptos e simpatizantes do clube e realiza-se no relvado principal do Estádio AXA.

A nível clínico o quadro  do Braga não apresenta novidades sendo que João Pinto, Zé Manel, Baylón e Bruno Tiago continuam a realizar trabalho específico para recuperarem das lesões.
O próximo adversário do Braga na Taça UEFA, a equipa do Estrela Vermelha, não foi além de um empate a uma bola no terreno do Vojvodina Novi na última jornada do campeonato sérvio.

in CM

Pedro-SCB

Mais uma vitória da paixão e uma prenda de Natal antecipada


Num jogo que colocou frente a frente os dois primeiros, o F.C.Porto comandou a partida durante 40 minutos. Até que apareceu a habitual crença do ABC, que resolveu dar uma prenda de Natal ao público que encheu o pavilhão.
   

O ABC venceu ontem o F.C. Porto por 23-21, em jogo da 15.ª jornada da Liga Halcon. Num jogo muito equilibrado, que o F.C.Porto comandou durante 40 minutos, acabou por vir ao de cima a garra e paixão que os campeões nacionais sempre colocam em campo, nomeadamente quando jogam perante o seu público. Ontem, o pavilhão encheu, e todos os que marcaram presença devem ter saídos satisfeitos com o espectáculo proporcionado e felizes com a prenda de Natal antecipadamente recebida.

Entrou melhor o F.C.Porto que começou por deixar no banco Eduardo Filipe e Bosko Blejanovic. Do lado do ABC, Luís Bogas, a contas com uma lesão que o vai afastar por um mês, ficou de fora a torcer e a sofrer com aquela má entrada da sua equipa. A meio do primeiro tempo, a vantagem dos portistas era clara (5-10). Mas, suportado pelo público, o ABC aguentou aquele primeiro embate e foi para o intervalo a perder por margem tangencial, depois de Jorge Rito já ter colocado em campo Tiago Rocha, que  fez os quatro últimos minutos.

O F.C.Porto volta a entrar melhor no segundo tempo, mas rapidamente o ABC empata a partida (16-16, aos 37 m.). Pouco depois o ABC passou para a frente aos 39 m. (17-16), mas ainda não seria o arranque definitivo. Que só viria a acontecer aos 47 m.

Aí, definitivamente, o ABC tomou conta do jogo, com Hugo Rocha em excelente momento e Carlos Ferreira a defender um livre de sete metros já no final do encontro, 'selando' uma vitória que o público que encheu o pavilhão, pelo apoio à equipa da casa, bem mereceu. O jogo, esse merecia uma melhor dupla de arbitragem. Para que a vitória soubesse melhor a quem ganhou e a derrota fosse melhor digerida por quem perdeu.


in correiodominho

João-Braga

Vladimír Hrinák arbitra Sp. Braga-Estrela Vermelha
JOGO MARCADO PARA QUARTA-FEIRA

      
O Sp. Braga-Estrela Vermelha, marcado para quarta-feira, vai ser arbitrado pelo eslocavo Vladimír Hrinák.

Hrinák terá como assistentes os compatriotas Tomas Mokos e Vlastislay Laskovsky. Richard Trutz será o quarto árbitro.

O Sp. Braga precisa de ganhar para garantir a passagem aos 16 avos-de-final da Taça UEFA.

in Record

João-Braga

Eslovaco apita decisão do Sp. Braga

O eslocavo Vladimír Hrinák foi o árbitro nomeado para dirigir o jogo do Sp. Braga com o Estrela Vermelha, esta quarta-feira, relativo à quinta e última jornada da fase de grupos da Taça UEFA.

Hrinák será coadjuvado pelos seus compatriotas Tomas Mokos e Vlastislay Laskovsky, tendo Richard Trutz como quarto árbitro.

O Sp. Braga está obrigado a somar os três pontos para garantir a qualificação para os 16 avos-de-final da Taça UEFA. O Estrela Vermelha, sem qualquer ponto ao cabo de três jogos, vem à Cidade dos Arcebispos para cumprir calendário e tentar deixar uma boa imagem no adeus às competições europeias.

in ABOLA

João-Braga

«Vamos dar o máximo» (Vandinho)
Vandinho garante total empenhamento dos jogadores do Sp. Braga para o jogo de quarta-feira com o Estrela Vermelha, decisivo para a qualificação para os 16 avos-de-final da Taça UEFA. «Vamos dar o máximo», afiança o brasileiro.

«O pensamento de todos é o mesmo e vamos dar o máximo para conseguir o nosso objectivo», assegurou, assumindo que o embate europeu domina o pensamento de todo o plantel desde o apito final na vitória em Paços de Ferreira.

Para Vandinho, os jogadores do Sp. Braga são «ambiciosos» e estão habituados a lidar com a «pressão». «É normal para nós. A administração da SAD e os adeptos cobram porque sabem aquilo que podemos fazer», explica, rematando: «Jogue quem jogar, todos vamos dar o nosso melhor em prol da equipa».



«Prioridade é ganhar» (Manuel Machado)
Manuel Machado define como prioridade para o Sp. Braga «ganhar o jogo» com o Estrela Vermelha, que pode garantir o acesso aos 16 avos-de-final da Taça UEFA, relegando para segundo plano os números do triunfo.

Recorde-se que os arsenalistas terão de vencer por dois golos de diferença, para não ficarem dependentes do desfecho do jogo entre Bayern e Aris, as outras duas equipas na corrida pela qualificação - o Bolton já está apurado.

«A prioridade é ganhar o jogo. Se o pudermos fazer por números de maior evidência, melhor será. Mas o que nos preocupa são os três pontos. Estou convencido de que o Sp. Braga seguirá em frente se vencer o jogo», afirmou Manuel Machado, na projecção ao jogo com a formação sérvia.

O Estrela Vermelha, último classificado do Grupo F sem qualquer ponto, e por isso sem hipóteses de se qualificar, não vai ser um adversário fácil. É o treinador dos minhotos quem deixa o alerta.

«Este tipo de situação tem sempre duas leituras: poderemos ter um adversário que já não tem objectivos e que poderá ser menos competitivo, mas pode também dizer-se que o adversário não terá o peso da responsabilidade e que se apresentará desinibido, criando dificuldades maiores a quem tem o peso psicológico e a obrigação de vencer», sustentou, rematando: «Espero um adversário muito complicado, porque tem qualidade, é a melhor equipa do futebol sérvio».

in ABOLA