News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Politica Desportiva do actual SCBraga

Started by xpt_nautilus, 15 de December de 2007, 14:03

Previous topic - Next topic

xpt_nautilus

Atenção não tenho intenção de, com este tópico, criar qualquer tipo de atrito para/com a direcção do SCBraga, mas sim apresentar alguns números relativos à actual politica de contratação de jogadores que o SCBraga tem revelado pela mão do seu presidente, António Salvador. Factos são factos e costuma dizer-se que contra eles não há argumentos. Apenas pretendo promover uma salutar discussão entre todos os que são adeptos do SCBraga. Como já o disse, factos são factos e um facto inegável e indesmentível é a saudável saúde financeira que o clube atravessa, que tem vivido sobretudo das vendas de activos bem como do crescimento desportivo que verifica atraindo para o clube patrocinadores mundialmente conhecidos. Para alem da evolução positiva da nossa contabilidade outro facto associado a esta direcção são os resultados desportivos. Desde que tomou posse António Salvador, o SCBraga nunca ficou de fora das competições europeias (exceptuando 2003 que por razoes óbvias não conta), conseguiu a melhor marca de pontos e vitórias de sempre e ainda atingir os oitavos de final da Taça UEFA, ou seja igualar o melhor registo de sempre nesta competição. Resumindo uma rigorosa politica financeira e resultados desportivos impares para o nosso clube são as notas de maior mérito da actual direcção encabeçada por António Salvador. Estes factos não os quero contestar ou retirar mérito, apenas quero referir um outro lado da direcção Salvador(a). Este não é nem deve ser considerado um lado melhor ou pior, é apenas um outro lado. Talvez seja o lado menos explorado, sobretudo porque tanto os resultados financeiros como desportivos, mantém este tema afastada da realidade.

Para mim o crescimento de um clube e da sua equipa de futebol, baseiam-se em três premissas a saber:
- Uma direcção estável e cumpridora das suas obrigações;
- Um bom treinador;
- Um plantel sólido e consistente.

Nestes cinco anos de mandato de Salvador, apenas vivemos uma ligeira crise directiva que terminou anteontem com a mais que esperada re-eleição de Salvador. Ou seja, a direcção é estável. Nunca vivemos problemas de falta de salários ou jogadores ameaçarem rescindir contractos. Em poucas palavras a primeira premissa para o crescimento verifica-se.

Sobre a segunda premissa, podemos abordar a questão de algumas perspectivas. Em cinco anos (2002/2003 até 2007/2008) tivemos 8 treinadores. Estes são fáceis de enumerar, Castro Santos, Jesualdo Ferreira, Carvalhal, Rogério Gonçalves, Jorge Costa, António Caldas e Manuel Machado. Dito assim, parece que somos um cemitério de treinadores. Nem por isso, Castro Santos foi demitido, Jesualdo ocupou o cargo durante 3 anos e meio, Carvalhal quis sair, Rogério e Jorge Costa são incapazes. Sobra Caldas que interinamente realizou 2 jogos e agora temos Manuel Machado que esperamos volte a por a equipa na rampa de lançamento. Não acho que sejamos um cemitério de treinadores, mas fica a sensação que a margem de manobra que se tem no clube é pouca, sobretudo quando os resultados não aparecem imediatamente. Mesmo assim neste periodo, o Porto e o Benfica tiveram 5 e o Sporting 4. Mas eu falava em serem bons e assim as escolhas nem foram más, se voltarmos a descontar o Rogério Gonçalves e o Jorge Costa.

Actualmente creio que as duas primeiras premissas são verdadeiras, por isso passemos à terceira.

Para se ter um plantel sólido os jogadores tem de jogar juntos há alguns anos, não necessita de ser uma década, mas 3/4 anos por exemplo. Atente-se no caso do actual campeão europeu em título, o ACMilan. Aquela equipa joga junta há mais de 5 anos. Pois bem, depois de 5 anos à frente dos destinos do SCBraga apenas 3 jogadores se mantêm no clube, Paulo Jorge, Castanheira e Wender (pelo meio 6 meses em Alvalade). Significativo! Eu sei que nessa época (2002/03) ficamos em 14º lugar e que também já vendemos o Quim, mas isto não retira em nada o que quero dizer. Durante este período entraram para a equipa principal do SCBraga, qualquer coisa como 83 jogadores. Li algures que em 21 anos à frente dos Manchester United, Alex Fergunsson contractou cerca de 65 jogadores. Também sei que não podemos enjeitar propostas de alguns (poucos) milhões de euros que oferecem pelos nossos jogadores, mas será que há mesmo necessidade de contratar tanto homem? Atenção, aqui também inclui os jovens lançados durante as diversas épocas. Para mim, só vale a pena contratar algum jogador para uma posição carenciada da equipa ou então um jogador que entre de caras no onze da equipa e assim tornar a equipa consistente, caso contrario julgo ser um investimento mal feito. Os números apresentados indicam que em cada época entram no nosso clube 17 jogadores e saem outros tantos. Isto é para mim muito preocupante. Para além do mais dos 83 jogadores contratados, 33 estiveram no plantel no máximo um ano, casos houve em que apenas 6 meses estiveram. Um jogador, tal como toda a gente necessita de tempo para se adaptar as novas necessidades, aos novos métodos e a um novo meio em que se insere e 40% dos jogadores contratados não tiveram esse tempo. Este é para mim o aspecto mais significativo da actual gestão desportiva do SCBraga. Muitas respostas podem ser dadas para este fenómeno, mas a que me parece mais credível é a inexistência (tanto física como qualitativamente) de um departamento de prospecção no SCBraga, levando a que o clube fique refém de empresários ávidos de fazer dinheiro. Por exemplo no actual plantel, constituído por 28 atletas, 17 são novos na equipa.

Por vezes procuramos razoes para o facto do SCBraga ainda não ter conseguido dar o salto e se aproximar ainda mais dos 3G do nosso futebol, mas possivelmente porque procuramos respostas de uma forma superficial e leviana e esquecemos que este fluxo de jogadores é um aspecto importantíssimo nos resultados desportivos. A estabilidade ou tranquilidade é fundamental para o sucesso que se busca. O reforço de uma equipa deve-se fazer pontualmente e não constantemente como se tem feito até aqui. Actualmente o SCBraga necessita de um defesa esquerdo e um central, vejamos como fará a nossa direcção relativamente a isto.

Outra vertente que quero abordar é a formação e aposta em jovens formados no nosso clube. Agostinho Oliveira, homem da casa e conceituado treinador juvenil, disse que apostar em jovens é faze-los sentir que há margem de manobra, ou seja que podem falhar que mesmo assim o clube acredita neles e no seu valor. Mais os jovens são por natureza instáveis e necessitam de tempo e estabilidade para amadurecerem tanto ao nível psicológico como técnico. Se isto acontecer o jovem atleta terá mais confiança e aumenta as possibilidades de êxito enquanto jogador. Desde 2003 o clube lançou 18 jogadores da cantera, sendo que até à extinção da equipa B foram lançados 14. Desses, muitos foram sendo emprestados até os seus vínculos terminarem, outros penam por escalões secundários na vã espera de uma real oportunidade na equipa que os formou e tanto investiu neles. A equipa B que creio que teria de acabar até 2008/2009, era muito importanto pois garantia um espaço de crescimento e maturação que só agora voltam a encontrar com a Liga Intercalar. Por isso a considero tão importante no actual panorama do futebol de formação do SCBraga, agora os jovens tem um local de contacto inicial e necessário com as exigências do futebol profissional e moderno. Ali perder até pode significar evoluir. Numa altura em que tanto se fala e discute sobre um Academia do clube, creio ser necessário mudar as mentalidades reinantes para que daqui a 10 anos não estejamos a ser confrontados com os mesmos dados, pois nestes últimos anos só um jogador foi realmente aproveitado das camadas jovens, Paulo Jorge. Só valera a pena partir para um investimento de tal ordem se depois se tiver a coragem de lançar e apostar nos jovens formados.

Hesitei bastante antes de lançar este topico de discussão, mas espero que seja encarado como um debate que visa fazer crescer um pouco mais o SCBraga e tambem este espaço de troca de ideias que é o SuperBraga.

JORGEXINA

Completamente de acordo, apesar de termos sempre resultados positivos acho que desperdiçamos muitos milhões em contratações falhadas... E lembrem-se que as contratações a custo zero não existem, pagamos de qq maneira ou em prémio de assinatura ou em salários mais altos mais as comissões dos empresários inerentes a qq transfrencia... Fazem-do bem as contas desperdiçamos muito dinheiro
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

fjmp_scb

Quote from: jorgexina on 15 de December de 2007, 16:18
Completamente de acordo, apesar de termos sempre resultados positivos acho que desperdiçamos muitos milhões em contratações falhadas... E lembrem-se que as contratações a custo zero não existem, pagamos de qq maneira ou em prémio de assinatura ou em salários mais altos mais as comissões dos empresários inerentes a qq transfrencia... Fazem-do bem as contas desperdiçamos muito dinheiro

Isso mesmo  ;)
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

JotaCC

Quote from: fjmp_scb on 15 de December de 2007, 16:47
Quote from: jorgexina on 15 de December de 2007, 16:18
Completamente de acordo, apesar de termos sempre resultados positivos acho que desperdiçamos muitos milhões em contratações falhadas... E lembrem-se que as contratações a custo zero não existem, pagamos de qq maneira ou em prémio de assinatura ou em salários mais altos mais as comissões dos empresários inerentes a qq transfrencia... Fazem-do bem as contas desperdiçamos muito dinheiro

Isso mesmo  ;)

Concordo em parte mas tambem ganhamos muito dinheiro por ex: João Tomás no Katar , Kim , Luis Loureiro, Nunes entre outros e erros nas contratações todos os clubes cometem.

1

Quote from: jorgexina on 15 de December de 2007, 16:18
Completamente de acordo, apesar de termos sempre resultados positivos acho que desperdiçamos muitos milhões em contratações falhadas... E lembrem-se que as contratações a custo zero não existem, pagamos de qq maneira ou em prémio de assinatura ou em salários mais altos mais as comissões dos empresários inerentes a qq transfrencia... Fazem-do bem as contas desperdiçamos muito dinheiro

Se disseres 1 clube que não faça vários erros de casting por época eu faço-me já sócio dele  ;D ;D ;D ;D (mentira não troco o Braga por nada)

Gambit

Infelizmente, em Portugal usa-se muito a rodagem de plantéis! É raro o clube que não tem 10 saídas e 15 entradas de jogadores por época... Assim sendo, é muito difícil construir uma equipa para médio/longo prazo, não havendo estabilidade para os treinadores que se conseguem manter 2 épocas num clube. Sim, porque também os treinadores não aguentam muito tempo no mesmo clube. A impaciência dos adeptos e/ou dirigentes, faz com que esta situação seja já uma tradição nacional.
Por outro lado, há para aí tanto estrangeiro de qualidade duvidosa e outros de quem não duvida mesmo nada. Pergunto eu: porque não se aposta em futebolistas portugueses? Há tantos que estão a ser sub-aproveitados à conta desta política de compra de jogadores estrangeiros por catálogo... Não interpretem isto como xenofobia. Nada tenho contra os estrangeiros... desde que contribuam para melhorar o nosso país, neste caso, o futebol!
Quanto à aposta nas camadas jovens, desde que se aposte nos jovens que têm valor para estar no clube e não naqueles que têm padrinhos e, também, haja uma política de promoção e aposta na prata da casa no plantel sénior, tenho a certeza que poderia/poderá ser benéfica, não só para o clube como para a selecção nacional.

Reis

Primeiro que tudo:

"Seja bem vindo quem vier por bem"

2.º

O benf***, neste ano investiu em 30 novos jogadores e sairam 9...
O por**, entraram 24 e sairam 12...
o ....
o ....

Isto só para dizer que mais de metade é a fundo perdido, mas no caso do Braga é o custo dos ordenados...
Imaginem se fossemos dos tripeiros... Diego... Fabiano...
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Olho Vivo

Não fazia ideia de onde colocar isto, nem sei se merece alguma credibilidade mas cá vai:

CARLOS FREITAS JÁ É DO

SPORTING... DE BRAGA


O administrador e gestor de activos da SAD do Sporting, Carlos Freitas, não perdeu tempo. Ainda nem sequer saiu oficialmente do clube de Alvalade e já tem contrato assinado com o Sporting de Braga. Pelo que conseguimos apurar, Carlos Freitas vai começar a trabalhar oficialmente para o clube minhoto como director desportivo, a partir do próximo dia 1 de Fevereiro.

Mas, o homem já está a trabalhar e como diz o velho provérbio popular, a dois "carrinhos", ou seja, está a tratar do novo ponta de lança para o Sporting e ao mesmo tempo a fechar negócio com dois reforços para o seu novo patrão.

Dada a rapidez com que Carlos Freitas se transferiu do Sporting de Lisboa para o Sporting de Braga, já se pode perceber melhor, agora, alguns dos negócios, meio esquisitos, que o gestor de activos do clube de Alvalade fez com o clube minhoto.
Digam-me agora que o grande amor de Freitas era o Sporting.

http://blogdabola.blogspot.com/2008/01/carlos-freitas-j-do-sporting.html


Repito, admito que não haja credibilidade nisto (o blog pertence, ao que parece, ao ex? jornalista Marinho Neves) mas, a ser verdade, como é que isto se inscreve na política desportiva do clube? Não é verdade que já temos um director desportivo, aliás, recém-entrado (Rui Casaca)?

NOTA: Já agora a última especulação (fresquinha) do mesmo blogue dá conta da contratação de Makukula pelo Benfica. É interessante ler a "estória" da sua entrada na Luz porque dá conta do "modus operandi" típico dos metralhas nestas situações (http://blogdabola.blogspot.com/2008/01/makukula-vai-ser-jogador-do-benfica-o.html).

jaimec

xpt_nautilus : parabéns pelo belo texto, onde enumeras factos com os quais concordo de fio a pavio . Porém, há situações incontornáveis, como termos de vender jogadores ... de 6 em 6 meses temos que estar preparados para perder um ou mais, dos nossos melhores jogadores .Facto !
Daí resultam as necessidades de prospecção .Tendo em conta que o futebol é negócio e uma S.A.D. tem de apresentar resultados, a necessidade de resultados a curto-prazo é imperiosa .Por isso, acho que fazeres uma comparação com o Manchester não é justa .Ganhando regularmente há espaço para respirar ... o mal é que em Braga não se ganha um título assinalável há 42 anos !! Queremos ganhar .
Daí as fornadas de jogadores a custo zero ( desses todos que mencionas, a quantos é que tivemos de comprar o passe?), já com alguma experiência noutros clubes, experiência essa que os nossos jovens atletas não tinham cá em Braga .Se calhar, se fosse como tu dizes, os  resultados seriam melhores a longo-prazo ... mas não sei se seria possível no SCB !

Olho Vivo

#9
A propósito de política desportiva...


CARLOS FREITAS É O "MAIOR"

(...) "Sendo assim, o Sporting esteve sempre bem servido e não havia qualquer motivo para o administrador sair [ironia] - reforçamos - e ir para o Braga. Contreras já entrou pela mão do administrador Freitas, um jogador muito cobiçado por vários clubes espanhóis e para o Sporting trouxe Tiuí, um ponta de lança que custou, só metade do passe, 650 mil euros e que na última época marcou 3 golos. Isto quer dizer que Tiuí factura 400 mil euros por golo. Tudo bem." (...)

http://blogdabola.blogspot.com/2008/01/carlos-freitas-o-maior-terminou-ontem.html


A propósito de prospecção...

Li também hoje, na edição impressa do Record, que Aloíso seguiu para África, onde acompanhará a CAN, em missão de prospecção. Gostaria de perceber isto: Aloísio está no nosso departamento de prospecção apenas porque não se conseguiu acordo de rescisão (na altura da saída de Jorge Costa) ou é um elemento que permanecerá na estrutura por algum tempo? É que se é a primeira hipótese, não faz grande sentido estar a contribuir para o acumular de informação valiosa por parte de um técnico que com toda a certeza na próxima temporada ingressará nos quadros de outro clube onde beneficiará desse trabalho de observação. Do meu ponto de vista, um departamento de prospecção deve ser constituído preferencialmente por um quadro de recursos humanos estável...

david


Li também hoje, na edição impressa do Record, que Aloíso seguiu para África, onde acompanhará a CAN, em missão de prospecção. Gostaria de perceber isto: Aloísio está no nosso departamento de prospecção apenas porque não se conseguiu acordo de rescisão (na altura da saída de Jorge Costa) ou é um elemento que permanecerá na estrutura por algum tempo? É que se é a primeira hipótese, não faz grande sentido estar a contribuir para o acumular de informação valiosa por parte de um técnico que com toda a certeza na próxima temporada ingressará nos quadros de outro clube onde beneficiará desse trabalho de observação. Do meu ponto de vista, um departamento de prospecção deve ser constituído preferencialmente por um quadro de recursos humanos estável...
concordo contigo que um clube de tope deve ter um quadro de recursos humanos estável e competente, mas neste caso o Aloísio no final do can tem que apresentar um relatório detalhado sobre os jogadores observados

Olho Vivo

Quote from: david on 17 de January de 2008, 18:11
concordo contigo que um clube de tope deve ter um quadro de recursos humanos estável e competente, mas neste caso o Aloísio no final do can tem que apresentar um relatório detalhado sobre os jogadores observados


Não é isso que está em questão. É evidente que ele terá que apresentar um relatório. Mas a questão é que se quem está no departamento de prospecção entra e sai ano após ano, no fundo estamos (também) a trabalhar para outros clubes na medida em que um observador leva consigo a informação que acumulou no período que por aqui passou. Neste caso, se é certo que Aloíso terá de apresentar um relatório no final da CAN, se for libertado (como parece que será) no final da temporada, levará consigo o conhecimento, a informação que acumulou nessas observações.

O que está aqui em causa é a estabilidade do departamento de prospecção (se é que existe). Relegar para a prospecção um dos adjuntos da anterior equipa técnica porque não se chegou a acordo com ele, como se fosse uma despromoção, diz bem da importância que é atribuída à função...

Elvis

O hiato de Carlos Freitas após ter deixado o Sporting pode não durar muito. O ex-administrador leonino para o futebol é uma hipótese forte para reforçar a estrutura da SAD do Sp. Braga.

António Salvador e Carlos Freitas conhecem-se bem e o acordo pode estar por dias. O presidente arsenalista pretende que o clube continue a crescer e quer dotar-se dos melhores.

Carlos Freitas tem experiência acumulada e domina bem o mercado de jogadores. Para Freitas, a experiência arsenalista vem mesmo a calhar, depois da mágoa com que abandonou Alvalade. A confirmar-se a mudança, o Braga ganha um reforço de peso.
                                                                                                                            
                                                                                                                                                       In Record
[url="http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b"]http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b[/url]

DiogoEA

Quote from: Elvis on 17 de January de 2008, 18:25
O hiato de Carlos Freitas após ter deixado o Sporting pode não durar muito. O ex-administrador leonino para o futebol é uma hipótese forte para reforçar a estrutura da SAD do Sp. Braga.

António Salvador e Carlos Freitas conhecem-se bem e o acordo pode estar por dias. O presidente arsenalista pretende que o clube continue a crescer e quer dotar-se dos melhores.

Carlos Freitas tem experiência acumulada e domina bem o mercado de jogadores. Para Freitas, a experiência arsenalista vem mesmo a calhar, depois da mágoa com que abandonou Alvalade. A confirmar-se a mudança, o Braga ganha um reforço de peso.
                                                                                                                            
                                                                                                                                                       In Record

Basta a noticia ser dada pelo record que já nem acredito nela!