News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/12

Started by Pedro-SCB, 02 de December de 2007, 00:00

Previous topic - Next topic

Pedro-SCB

Manuel Machado quer «dar sequência» à boa exibição europeia


O Sp. Braga regressa ao campeonato como anfitrião do Marítimo, este domingo, depois da excelente exibição no jogo com o poderoso Bayern, que terminou empatado a um golo. Manuel Machado quer «dar sequência» no campeonato ao bom desempenho na Taça UEFA.

«Reconhecemos que realizámos uma partida exponencial em termos exibicionais», disse o treinador dos arsenalistas, apostado agora em «dar sequência» e «confirmar» o desempenho no jogo de quinta-feira, mantendo sempre «altos níveis de concentração e motivação».

No entanto, não se adivinha fácil a missão do Sp. Braga frente ao Marítimo. «Estamos separados na classificação apenas por uma vitória», lembra Machado, para quem os verde-rubros são uma equipa «bem montada e bem dirigida».

No que respeita à lista de convocados, o destaque vai para o regresso de José Manuel, ausente no jogo com o Bayern por estar a contas com uma gripe, por troca com Hussaine.

Bruno Tiago, Baylón e João Tomás, lesionados, e César Peixoto, por castigo, não defrontam o Marítimo. Apesar de ter apresentado algumas queixas no treino de ontem, Paulo Santos integra a lista de convocados e deve manter a titularidade.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani;

Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Anílton, Rodriguez e Frechaut;

Médios: Roberto Brum, João Pinto, Castanheira, Andrés Madrid, Vandinho e Stélvio Cruz, Jorginho e José Manuel;

Avançados: Wender, Jaílson, Linz e Lenny.

==================================================================

Salvador recusou 1,5 milhões por Matheus


O elevado rendimento de Matheus no V. Setúbal já suscitou o interesse de muitos clubes, mas até ao momento só os romenos do Cluj apresentaram a António Salvador uma proposta concreta pelo extremo contratualmente ligado ao Sp. Braga até 2009.

Um milhão e meio de euros não foram, no entanto, suficientes para convencer o líder da SAD a vender o passe do brasileiro, mas A BOLA sabe que o Cluj ainda não deu o negócio por encerrado.


in abola

Pedro-SCB

Zé Manel implica saída de Hussaine
PAULO SANTOS RECUPEROU POR COMPLETO

   
            
Zé Manel, recuperado de uma gripe, é a novidade na lista de convocados do Sp. Braga para o jogo de amanhã com o Marítimo, o que implicou a saída de Hussaine.

O guarda-redes Paulo Santos, que durante o treino de ontem apresentou algumas queixas resultantes do jogo da Taça UEFA, está totalmente recuperado, devendo manter a titularidade.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani.

Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Anílton, Rodriguez e Frechaut.

Médios: Roberto Brum, João Pinto, Castanheira, Andrés Madrid, Vandinho e Stélvio Cruz.

Avançados: Jorginho, Zé Manel, Wender, Jaílson, Linz e Lenny.


in record

Pedro-SCB

Zé Manuel de volta


O regresso do avançado Zé Manel, recuperado de uma gripe, é hoje a novidade na lista de convocados do Braga para a partida de amanhã, às 21h15, com o Marítimo, da 12ª jornada da Bwin Liga. O regresso de Zé Manel, que falhou a recepção ao Bayern de Munique para a Taça UEFA, implicou a saída de Hussaine, chamado para o jogo com os germânicos, que terminou empatado a uma bola. O guarda-redes Paulo Santos, que na sexta-feira, durante o treino, apresentou algumas queixas resultantes do jogo da Taça UEFA, está totalmente recuperado e faz parte da lista de convocados, devendo manter a titularidade. César Peixoto, que não foi opção para o jogo com o Bayern de Munique, também não é para a recepção ao Marítimo, uma vez que cumpre um jogo de castigo. Lista de convocados: Paulo Santos, Dani, João Pereira, Paulo Jorge, Anílton, Rodriguez, Frechaut, Roberto Brum, João Pinto, Castanheira, Andrés Madrid, Vandinho, Stélvio Cruz, Jorginho, Zé Manel, Wender, Jaílson, Linz e Lenny.

=================================================================

Manuel Machado diz que a equipa quer dar continuidade à boa exibição diante do Bayern


O treinador do Braga, Manuel Machado, afirmou que a sua equipa quer dar sequência ao bom jogo realizado anteontem com o Bayern de Munique, no jogo de amanhã com o Marítimo, da 12ª jornada da Bwin Liga. Reconhecendo que o Braga realizou "uma boa partida frente ao Bayern de Munique" - empate 1-1 na terceira jornada do Grupo F da Taça UEFA - Manuel Machado referiu: "Agora é importante dar-lhe sequência, confirmando o que fizemos há dois dias". O técnico do Braga considerou que o Marítimo é "uma boa equipa, que teve um excelente arranque no campeonato" e lembrou que o embate de amanhã oporá duas equipas "separadas por apenas dois pontos na classificação", ou seja, "por apenas uma vitória". Depois de receber o Marítimo, o Braga viaja terça-feira para a Grécia, onde quinta-feira defronta o Aris de Salónica, para Taça UEFA, regressa a Portugal na madrugada de sexta-feira e, sábado, já viaja para a Madeira onde, domingo, defronta o Camacha para a Taça de Portugal. Comentando este cenário, Manuel Machado afirmou: "É um ciclo de jogos importantes que a equipa tem que fazer. São doze jogos num mês e é um desafio que temos pela frente". Apesar das dificuldades, o técnico garante que o Braga quer "dar uma boa resposta", porque a equipa pretende "prosseguir na Taça UEFA, na Taça de Portugal" e aproximar-se "dos lugares da frente do campeonato".


in ojogo

Pedro-SCB

Sp. Braga: Zé Manuel está recuperado e foi convocado


Zé Manuel recuperou da síndrome gripal e foi chamado por Manuel Machado para o embate entre o Sp. Braga e o Marítimo, na 12ª jornada da Bwin Liga. O extremo português ocupa o lugar de Hussaine na convocatória.

César Peixoto cumpre castigo e não faz parte da lista, ao contrário do guarda-redes Paulo Santos, que recuperou das queixas apresentadas na ressaca do empate com o Bayern de Munique (1-1), na fase de grupos da Taça UEFA.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani;
Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Anílton, Rodriguez e Frechaut;
Médios: Roberto Brum, João Pinto, Castanheira, Andrés Madrid, Vandinho e Stélvio Cruz;
Avançados: Jorginho, Zé Manel, Wender, Jaílson, Linz e Lenny.

==================================================================

Sp. Braga: Manuel Machado quer dar «continuidade» à boa actuação na Taça UEFA
   

Manuel Machado quer dar continuidade à boa exibição realizada frente ao Bayern de Munique. Para isso, o técnico do Sp. Braga espera uma boa resposta dos seus atletas diante do Marítimo, em partida a realizar no domingo e a contar para a 12ª jornada da Liga Bwin.

«O Sp. Braga realizou uma boa partida frente ao Bayern de Munique e agora é importante dar-lhe sequência, confirmando o que fizemos há dois dias», referiu o treinador na antevisão à recepção aos insulares.

«O Marítimo é uma boa equipa que teve um excelente arranque no campeonato. Estamos separados por apenas dois pontos na classificação, daí a enorme importância deste encontro».

Depois do jogo com o Marítimo, o Sp. Braga parte na terça-feira para a Grécia, onde dois dias depois defronta o Aris Salónica. Mas o ciclo de viagens não acaba aí. Na madrugada de sexta os minhotos regressam a casa e partem no sábado para a ilha da Madeira, onde defrontam o Camacha para a Taça de Portugal no domingo.

«É um ciclo de jogos importantes que a equipa tem que fazer. São doze jogos num mês e é um desafio que temos pela frente. Queremos dar uma boa resposta, porque a equipa pretende prosseguir na Taça UEFA, na Taça de Portugal e aproximar-se dos lugares da frente do campeonato», rematou o técnico.


in maisfutebol

Pedro-SCB

MACHADO QUER MANTER RITMO «EUROPEU»


O treinador do Sp. Braga afirmou ontem que a sua equipa quer dar sequência ao bom jogo realizado com o Bayern de Munique, na partida de hoje com o Marítimo.

O técnico dos «arsenalistas» considerou que o Marítimo é "uma boa equipa que teve um excelente arranque no campeonato" e lembrou que o embate de domingo oporá duas equipas "separadas por apenas dois pontos na classificação", ou seja, "por apenas uma vitória". Depois de receber o Marítimo, o Sp. Braga viaja terça-feira para a Grécia, onde quinta-feira defronta o Salónica, para Taça UEFA, regressa a Portugal na madrugada de sexta-feira e, no dia seguinte, viaja para a Madeira onde, domingo, defronta o Camacha para a Taça de Portugal. Comentando este cenário, Machado afirmou: "É um ciclo de jogos importantes que a equipa tem que fazer. São doze jogos num mês e é um desafio que temos pela frente".
O regresso do avançado Zé Manel, recuperado de uma gripe, é a novidade na lista de convocados. O regresso de Zé Manel implicou a saída de Hussaine, chamado para o jogo com os germânicos, que terminou empatado a uma bola. O guarda-redes Paulo Santos, que anteontem apresentou queixas resultantes do jogo da Taça UEFA, está totalmente recuperado e faz parte da lista de convocados, devendo manter a titularidade. Convocatória: Paulo Santos e Dani; João Pereira, Paulo Jorge, Anílton, Rodriguez e Frechaut; Roberto Brum, João Pinto, Castanheira, Andrés Madrid, Vandinho e Stélvio Cruz; Jorginho, Zé Manel, Wender, Jaílson, Linz e Lenny.


in onortedesportivo

Pedro-SCB

Manuel Machado pretende dar sequência à exibição do jogo com o Bayern diante do Marítimo. 


Depois da fantástica exibição diante do Bayern de Munique, Manuel Machado pretende que o Sporting de Braga apresente o mesmo nível frente ao Marítimo esta noite em Braga.

O técnico arsenalista considera que o objectivo é a vitória, o que a acontecer significa a ultrapassagem do Marítimo na tabela classificativa da LigaBwin.

O jogo entre o Sporting de Braga e o Marítimo realiza-se amanhã às 21:15 horas no Estádio AXA e refere-se à 12.ª jornada da Liga Bwin.


in antenaminho

Pedro-SCB

Contas para acertar


Dobrada mais uma página europeia com estrondo, pois não é todos os dias que se empata com o Bayern - quase a roçar a vitória -, o Braga retoma o Campeonato com a clara intenção de acertar contas; umas actuais, outras "antigas". A quatro pontos do terceiro lugar, os minhotos só pensam em vencer para encurtarem distâncias, o que significará ultrapassar o Marítimo na classificação, e podem contar com o aconchego do seu lar, onde há duas jornadas golearam o Sporting (3-0), antes de António Caldas ter passado o testemunho a Manuel Machado, na sequência da saída de Jorge Costa. Sem perderem há três jogos consecutivos, incluindo para a UEFA, os visitados parecem atravessar o melhor momento da presente temporada, em claro contraste com a equipa madeirense, que vem de uma derrota caseira com a Naval, mas aguardam cheios de cautelas o adversário que há um ano lhes impôs, no mesmo recinto, uma humilhante goleada (4-1). Cansados, mas orgulhosos pelo jogo sensacional de quinta-feira, os arsenalistas jogarão então de calculadora em riste e, provavelmente, refrescados no meio-campo, com Madrid e João Pinto. Apesar de Carlos Fernandes já se encontrar restabelecido de um problema muscular, Frechaut deverá manter-se a titular, na condição de lateral-esquerdo.

Ricardo Esteves fora de combate


Confirmou-se o pior cenário para Ricardo Esteves. O lateral-direito queixou-se do adutor direito na passada terça-feira e não recuperou a tempo de se integrar na lista de eleitos para o compromisso de logo à noite. Assim, o defesa maritimista junta-se aos também lesionados Olberdam e Fábio Felício no leque de indisponíveis. Fábio Felício, refira-se, cumpre já a derradeira etapa do seu programa de recuperação, devendo regressar ao lote de opções no próximo encontro, frente ao Sporting.

Equipas prováveis

Estádio Municipal de Braga
21h15|Sporttv1
Árbitro
Paulo Costa [AF Porto]
Assistentes
Bertino Miranda + João Silva

Braga
Treinador Manuel Machado
1 | Paulo Santos GR
47 | João Pereira LD
3 | Paulo Jorge DC
2 | Rodriguez DC
17 | Frechaut LE
23 | Madrid MD
5 | Roberto Brum MD
7 | Jorginho AD
10 | João Pinto MO
15 | Wender AE
29 | Linz AV
-
12 | Dani Mallo GR
22 | Anilton Júnior DC
89 | Stélvio Cruz MD
88 | Vandinho MO
14 | Castanheira MO
18 | Zé Manel AD
20 | Jaílson AV

Em perigo de exclusão
Nada a assinalar

Excluídos
César Peixoto (5º amarelo)

Marítimo
Treinador Sebastião Lazaroni
26 | Marcos GR
21 | Briguel LD
3 | Ediglê DC
4 | Antoine DC
6 | Evaldo LE
15 | Wênio MD
10 | Bruno MD
28 | Marcinho AD
48 | Djalma AE
8 | Mossoró AV
9 | Makukula AV
-
1 | Marcelo GR
17 | Gregory DC
5 | Edder LE
14 | Fernando MD
18 | Luís Olim AE
7 | Kanu AV
16 | Bruno Fogaça AV

Em risco de exclusão
Ricardo Esteves, com quatro amarelos

Excluídos
Nada a assinalar

===================================================================

Zé Manel de regresso


O regresso de Zé Manel foi a principal novidade na convocatória de Manuel Machado para a recepção ao Marítimo. Vítima de uma virose gripal, o extremo ficou de fora do jogo com o Bayern de Munique e acaba por ser um trunfo extra para o embate desta noite.

Paulo Santos na baliza


Não obstante ter trabalhado à parte do grupo, em virtude de ter sofrido um traumatismo lombar no jogo de quinta-feira, Paulo Santos deverá ser o dono (habitual) da baliza do Braga. O guarda-redes entrou, sem espanto, na convocatória e estará apto a jogar.

===================================================================

Manuel Machado
"Jogo exponencial será para repetir"



No mundo da publicidade, a última impressão conta muito junto dos consumidores. Em caso de satisfação, poucos são os que optam por experimentar outros produtos, e, nesta altura, os adeptos do Braga estão claramente rendidos à equipa, como consequência do bom jogo que fez diante do Bayern de Munique. "Reconhecemos que realizámos uma partida exponencial em termos exibicionais, pelo que é importante dar sequência. Esse, agora, é o grande desafio da nossa equipa: confirmar o que fizemos há dois dias", propôs Manuel Machado, apontando claramente à vitória no jogo com o Marítimo. Para que tudo corra bem no duelo desta noite, o treinador recomenda à equipa "altos níveis de concentração e motivação", ao mesmo tempo que alerta para a distância mínima que separa as duas equipas na classificação. "Esta uma boa oportunidade para esbatermos a diferença em relação ao nosso adversário, pois vamos actuar no nosso estádio", observou. Descrevendo o Marítimo como "uma equipa bem montada e dirigida", que dificilmente perdeu ânimo depois do percalço da última jornada, Machado fez ainda questão de desenterrar o jogo da época anterior, que redundou numa derrota inesperada (4-1), para despertar a equipa.

Mergulho no ciclo louco


Até ao fim do ano, o Braga está metido numa série frenética de jogos. Liga, Taça UEFA, Taça de Portugal e até Liga Intercalar parecem querer mexer com a tranquilidade do grupo arsenalista, mas Manuel Machado entende que não há motivo para histeria. "O grau de dificuldade é elevado, mas vamos tentar ser constantes em termos de rendimento. É um ciclo interessante, e fizemos o trabalho indicado para recuperar o número máximo de jogadores", defendeu.

Camacha hoje à lupa


Adversário do Braga na Taça de Portugal, o Camacha será esta tarde observado por Manuel Machado em Moreira de Cónegos e representa o fim de uma semana extenuante. Os minhotos voltam a treinar já amanhã de manhã, voam para a Grécia na terça-feira à tarde, treinam no recinto do Aris na quarta e regressam a Portugal na quinta, logo após o jogo com os gregos, para retomarem os treinos logo no dia seguinte, sem direito a folgas, até domingo...

===================================================================

INQUÉRITO ONLINE
REALIZADO NOS DIAS 30 de NOVEMBRO E 1 DE DEZEMBRO



Após o empate com o Bayern de Munique, como estará o Braga frente ao Marítimo?


Cansaço nas pernas não é o mesmo que descida de produção para os participantes no inquérito de O JOGO. A maioria entende que o embate com o Bayern de Munique fez bem ao Braga do ponto de vista psicológico e, por isso, acredita que a equipa se apresentará fortíssima na recepção ao Marítimo. Em campo se verá, então, qual será a reacção.

Melhor


64%

Pior


13%

Igual


23%

Nº de participantes: 523


in ojogo

Pedro-SCB

Manuel Machado: «Ciclo interessante é um grande desafio»
TÉCNICO MOTIVADO PARA CHEGAR AO TOPO

   
            
Manuel Machado não se assusta com o ciclo de jogos que se avizinha. Depois dos empates em Leiria e com o Bayern Munique, o técnico só pensa em dar sequência ao seu arranque positivo no comando técnico do Sp. Braga.

"A grande questão passa mesmo por saber se vamos dar sequência aos jogos qualificados que fizemos. Ojogo com o Bayern foi exponencial, pelo que precisamos de manter todos os níveis num patamar elevado para dar consistência àquilo que temos vindo a produzir", comentou, motivado para um Dezembro realmente intenso: "Há sempre uma margem de erro quando se fala do futuro. O ciclo que vamos ter pela frente é interessante e é grande desafio para todos nós, dado que queremos dar constância aos resultados que vêm de trás."

Com respeito pelo adversário de hoje, Manuel Machado avisa que a intenção é ultrapassar os insulares já hoje. "O Marítimo teve um arranque um pouco melhor que o nosso, mas as classificações só são válidas à 33.ª jornada. Neste momento estamos separados por uma vitória e esperamos esbater imediatamente essa diferença", explicou, assumindo os elogios devidos ao grupo de Sebastião Lazaroni.

"A equipa do Marítimo está bem montada e é bem dirigida. Teve um percalço na última jornada ao perder em casa com a Naval, mas não perde por aí tudo o fez no passado."


in record

Pedro-SCB

Longa maratona de jogos termina à beira do Natal


Manuel Machado espera que os jogadores mantenham os bons níveis de motivação e concentração

Dezembro perfila-se como um mês de altas rotações para o Sporting de Braga. A formação de Manuel Machado embarca, hoje (21.15 horas, Sport TV1), numa maratona de seis jogos, com dois decisivos da Taça UEFA pelo meio - Aris de Salónica (fora) e Estrela Vermelha (casa). O ciclo termina a dois dias do Natal, com a recepção ao Boavista, referente à 14.ª jornada da Liga. O treinador Manuel Machado considera que o seu conjunto está perante "um ciclo interessante e motivador".

Depois da boa resposta oferecida no duelo com o Bayern, disputado na quinta-feira (1-1), "o grande desafio" dos bracarenses, na visão do treinador, passa por "confirmar" aquilo que a equipa fez no jogo da Taça UEFA, mantendo os níveis de concentração e motivação". Trata-se, de facto, de um bom momento para medir o pulso à capacidade de resposta do plantel. Compreensível quando se percorre o calendário do Braga até ao Natal. A equipa voa, depois de amanhã, para a Grécia, onde defrontará o Aris de Salónica, na quinta-feira. Regresso após o jogo, directo to ao hotel, e, no sábado, partida para a Madeira, uma vez que, no dia seguinte, os minhotos entram em cena na Taça de Portugal, frente ao Camacha. Na sexta-feira da próxima semana, a equipa volta à Liga, deslocando-se à Mata Real. Cinco dias depois, o Estrela Vermelha visita a pedreira, e, antes de comerem o bacalhau, os arsenalistas ainda terão de medir forças, em casa, com o Boavista, na 13.ª jornada do campeonato.

Descanso único

Com tão longo caminho para desbravar, o plantel terá de esperar duas semanas para saborear uma folga, o que deverá acontecer apenas no dia 15, após o desafio com o Paços de Ferreira.


Convocados Braga Paulo Santos, Dani, João Pereira, Paulo Jorge, Anílton, Rodriguez, Frechaut, Roberto Brum, João Pinto, Castanheira, Andrés Madrid, Vandinho , Stélvio, Jorginho, Zé Manel, Wender, Jaílson, Linz e Lenny. Marítimo Marcelo, Marcos, Van der Linden, Perez, Evaldo, Fernando, Ediglê, Gregory, Briguel, Bruno, Wénio, Luís Olim, Marcinho, Kanu, Márcio Mossoró, Makukula, Bruno Fogaça e Djalma.


Camacha indisponível

para adiar jogo da Taça

Tendo em conta a sobrecarga de jogos, o Braga tentou, junto do Camacha, o adiamento da partida de domingo (15 horas), referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. A ideia, no entanto, não colheu junto do clube madeirense.


Frechaut não se treinou mas seguiu para estágio

Frechaut não se treinou ontem, devido ao falecimento de um familiar, mas está convocado e deverá ser titular na esquerda da defesa, até porque César Peixoto se encontra castigado.


Paulo Santos pronto para manter estatuto

O guarda-redes voltou, ontem, a evoluir sem limitações, após toque sofrido no jogo europeu, mantendo a titularidade no embate com os maritimistas.


Torneio de toques durante o intervalo

À atenção dos malabaristas quem estiver mais tempo sem deixar cair a bola, regressa a casa com uma camisola oficial do Braga. O torneio de toques decorrerá durante o intervalo do jogo desta noite.


in jn

Pedro-SCB

A "receita" do Bayern frente ao Marítimo


O treinador do Sporting de Braga, Manuel Machado, quer ver hoje a sua equipa, frente ao Marítimo, com a atitude e o desempenho que teve no encontro da passada quinta-feira, com o Bayern de Munique.


in diariodominho

JotaCC

SP. BRAGA-MARÍTIMO, 2-1 (Wender 56', Linz 90'+3; Makukula 46')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA

   
      
      
23.11 - FINAL DA PARTIDA.

90'+3 - GOLO DO SP: BRAGA. Linz, oportuno, aproveita uma defesa de recurso de Marcos na sequência de um canto.

90' - Quatro minutos de compensação.

89' - CARTÃO AMARELO PARA PAULO JORGE (já regressou ao jogo, mas visivelmente debilitado), por protestos tal como já sucedera com João Pinto e João Pereira.

89' - João Pinto cabeceia fraco. Marcos recolhe sem dificuldades.

85' - CARTÃO AMARELO A JOÃO PEREIRA, igualmente por protestos.

84' - CARTÃO AMARELO A JOÃO PINTO, por protestos.

81' - Sp. Braga também está reduzido a 10 jogadores, pois Paulo Jorge saiu para receber assistência.

80' - Excelente trabalho de João Pinto, a cruzar para Jorginho que cabeceia ao lado.

75' - Frechaut remata forte mas ao lado da baliza.

74' - SUBSTITUIÇÃO NO MARÍTIMO. KANU entra para o lugar de Márcio Mossoró.

69' - CARTÃO VERMELHO PARA MAKUKULA, por acumulação de amarelos. Desta vez, a falta não parece ter justificado acção disciplinar.

67' - Makukula trabalha bem na zona de penálti e remata rasteiro, mas Paulo Santos consegue desviar para canto.

66' - Novo livre para o Marítimo. Desta vez, é Wénio a atirar por cima.

64' - Livre contra o Sp. Braga. Ediglê remata muito por cima da baliza.

63' - SUBSTITUIÇÃO NO MARÍTIMO. Sai Djalma e entra LUÍS OLIM.

60' - SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA. Sai Wender e entra VANDINHO.

56' - GOLO DO SP. BRAGA. WENDER, na recarga a um cabeceamento de Jaílson, que Marcos só conseguiu desviar contra a barra.

54 - CARTÃO AMARELO a MAKUKULA, por falta dura sobre Jorginho.

53' - Makukula volta a cabecear na pequena área, mas desta vez sai fraco e à figura de Paulo Santos.

49' - SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA. Sai Andrés Madrid e entra JORGINHO.

49' - Wender remata, mas Marcos (que tinha saído de forma um pouco precipitada) defende para canto.

46' - GOLO DO MARÍTIMO. Excelente trabalho de Djalma na esquerda, que cruza para a cabeça de Makukula. O ponta-de-lança internacional português não perdoa e abre o marcador.

22.22 - REINÍCIO DA PARTIDA.

---------------------------------------
A primeira parte foi demasiado monótona. O Sp. Braga denotou falta de ideias para ultrapassar a estratégia defensiva do Marítimo. Os insulares criaram a melhor oportunidade do jogo, mas, de resto, pouco mais fizeram do ponto de vista ofensivo

----------------------------------------
22.05 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE.

45'+1 - Wender coloca na área mas Linz chega atrasado.

40' - CARTÃO AMARELO a WÉNIO, por empurrar Wender, atrasando a marcação de um livre.

38' - Livre contra o Sp. Braga. Bruno atira por cima da barra.

36' - Sp. Braga reagiu e reequilibrou a partida, mas não tem conseguido criar oportunidades de golo.

32' - SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA. JAÍLSON entra para o lugar do lesionado Zé Manuel.

31' - Jaílson vai recebendo instruções de Manuel Machado.

29' - Zé Manuel lesiona-se e tem de deixar o relvado.

28' - Marcinho cabeceia mas a bola sai ao lado do poste.

23' - Marítimo tem mais posse de bola e agora também consegue ser mais perigoso.

21' - Grande defesa de Paulo Santos. Djalma ganha a linha, cruza e Marcinho remata, com o guardião dos bracarenses a socar a bola para cima da barra.

18' - Zé Manuel dispara à entrada da área descaído para o lado direito, mas a bola sai por cima da baliza de Marcos.

16' - Ambos os conjuntos mostram, até ao momento, uma qualidade defensiva invejável.

10' - Brum remata de muito longe e muito ao lado.

9' - Primeiro canto do desafio... contra o Sp. Braga. Sem consequências.

5' - Início de jogo morno. As equipas parecem demasiado receosas.

21.19 - INÍCIO DA PARTIDA. SAI O SP. BRAGA.

---------------------------------------------
BWIN LIGA - 12.ª JORNADA

SP. BRAGA-MARÍTIMO

Estádio AXA, em Braga
Hora: 21:15
Árbitro: Paulo Costa (Porto)

SP. BRAGA

Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodríguez, Frechaut; Roberto Brum, Andrés Madrid e João Pinto; Zé Manuel, Linz e Wender

Suplentes: Dani, Jorginho, Castanheira, Anilton, Jaílson, Stélvio e Vandinho

Treinador: Manuel Machado

MARÍTIMO
Marcos; Briguel, Ediglê, Van der Linden e Evaldo; Bruno, Wênio e Mossoró; Marcinho, Djalma e Makukula

Suplentes: Marcelo, Edder Perez, Fernando, Gregory, Luís Olim, Kanu e Bruno Fogaça

Treinador: Sebastião Lazaroni

Record


JotaCC

Vitória sofrida do Braga ante o Marítimo

O Braga derrotou esta noite o Marítimo, por 2-1, no penúltimo jogo da décima segunda jornada da Bwin Liga, uma vitória muito sofrida e conseguida já nos descontos. Com este triunfo, os bracarenses subiram ao sexto lugar, com 18 pontos, por troca precisamente com o Marítimo, que mantém os 17. Na primeira parte pouco futebol se viu, com o Marítimo a suster sem grandes dificuldades o ataque bracarense e a alvejar várias vezes a baliza de Paulo Santos, sem contudo criar muitos problemas. O segundo tempo começou praticamente com o golo do Marítimo, mais um de Makukula (o sexto do campeonato), após bom trabalho de Djalma na esquerda do ataque madeirense, concluído de cabeça pelo internacional português. Dez minutos volvidos o Braga empatou, por Wender. João Pereira marcou um livre para Jailson, que entrara ainda na primeira parte a substituir o lesionado Zé Manuel, a atirar para defesa de Marcos. Na recarga, o brasileiro não falhou. Aos 68', Makukula foi excluído da partida, por acumulação de cartões amarelos, numa lance com Paulo Jorge. Dois minutos antes, Makukula poderia ter feito o 2-1 para os madeirenses, mas Paulo Santos defendeu muito bem o remate do avançado do Marítimo. Competia naturalmente ao Braga, em superioridade numérica e a jogar em casa, procurar o golo da vitória, o que viria a conseguir já nos descontos, por Linz, numa recarga a um cabeceamento de Rodriguez que Marcos defendera após canto apontado por João Pinto.

O Jogo

JotaCC

Manuel Machado sublinha «justiça» da vitória, Lazaroni aponta o dedo à arbitragem

Em declarações à flash interview da SporTV, Manuel Machado, técnico do Sp.Braga, mostrou-se contente com o resultado e a exibição da sua equipa e defendeu que Makukula deveria ter sido expulso mais cedo. Já Sebastião Lazaroni centrou o seu discurso nas críticas à equipa de arbitragem.

Manuel Machado (treinador do Marítimo):

«O Marítimo esteve melhor na primeira meia-hora. Deixámos o Bruno organizar o jogo mas depois o jogo ficou dividido. Mas reentrámos mal e sofremos logo um golo. A reacção que tivemos foi excelente. O Makukula devia ter sido expulso antes, por agressão ao Paulo Jorge. Foi expulso mais tarde e depois disso só deu Braga. Chegámos justamente ao golo da vitória e estamos num lugar mais condizente com os nossos objectivos. Saio contente com o resultado e com a exibição».

Sebastião Lazaroni (treinador do Marítimo):

«Voltaram acontecer factos alheios ao futebol, que determinaram a vantagem para uma das equipas. Houve decisões que prejudicaram a melhor equipa em campo. É revoltante, mas temos que manter a tranquilidade. Estou preocupado com as expulsões. Têm sido decisões esdrúxulas e erradas».
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

João Pereira (Sp. Braga): «Há muitos jogos e pouco descanso»



João Pereira, defesa do Sp. Braga, em declarações à SporTV após a vitória por 2-1 frente aoMarítimo:

«Tivemos pouco tempo de recuperação, mas demos a volta por cima na segunda parte. Há muitos jogos a fazer e pouco tempo de descanso, mas o nosso técnico vai gerir a nossa equipa da melhor forma».
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sp. Braga-Marítimo, 2-1 (crónica)




O Sp. Braga ultrapassou o Marítimo no assalto à zona europeia, garantindo um triunfo suado em tempo de compensação. Linz, que brilhara no vistoso empate com o B. Munique, voltou a desatar um nó apertado, garantindo três pontos ao cair do pano (2-1).

Os insulares estavam mais perto do objectivo e deram passos seguros na primeira etapa, com o calculismo virtuoso das suas unidades ofensivas, mas a equipa da casa cresceu e beneficiou da expulsão de Makukula para acelerar sem limites, rumo à vitória.

Os arsenalistas voltavam a abrir as portas do seu palco, ainda sentindo o cheiro da noite europeia, em que se agigantou para garantir uma igualdade frente ao Bayern de Munique, daquelas já a caminhar para o triunfo. No regresso à realidade nacional, Manuel Machado promoveu a rotatividade que entendeu necessária, face ao desgaste físico, mas ficou a perder nas mudanças. Stélvio, Vandinho e Jorginho foram para o banco, motivando as entradas de Madrid, João Pinto e Zé Manuel.

O Marítimo apresentava-se no Minho com a missão de superar a derrota caseira frente à Naval (0-1), sintoma de um ciclo menos positivo dos insulares. A presença de Bruno no onze, após dois jogos de castigo, servia de garantir para a estabilidade da equipa. Assim foi. Com Wénio a segurar João Pinto e o português a marcar o ritmo de jogo, os insulares lograram fazer pressão alta sobre o adversário e provocar alguns embaraços ao longo da etapa inicial.

Makukula no epicentro de todas as emoções

Manuel Machado procurou corrigir algumas deficiências ao intervalo, já depois de ter perdido Zé Manuel por lesão, mas sentiu-se impotente ao assistir ao golo do Marítimo, por intermédio de Makukula. Apesar da falta de clarividência ofensiva, o Sp. Braga conseguiu chegar ao empate, na sequência de um lance de bola parada. O tento de Wender motivou os locais, enquanto os insulares iam perdendo energias. Aquele trio de apoio a Makukula vive da inspiração mas não transpira em doses suficientes.

O avançado luso-congolês não conseguiu escapar aos holofotes e, depois de uma entrada sobre Jorginho que poderia ter motivado a sua expulsão, acabou por regressar aos balneários num lance em que Paulo Costa parece ajuizar mal. O jogador do Marítimo embrulha-se com Paulo Jorge e vê o segundo amarelo. Onze contra dez a partir do minuto 68.

Nota condenatória para a despedida dos adeptos do Sp. Braga a Makukula. Nada justifica a recordação de hábitos antigos, de manifestações racistas sem sentido.

A formação arsenalista carregou sobre o adversário, já com João Pinto em crescendo, e lançou algumas ameaças sobre a baliza de Marcos, que se foram multiplicando até ao período de compensação. Já para lá do minuto 90, Roland Linz transformou a intensa pressão em golo, após cabeceamento de Rodriguez para defesa incompleta de Marcos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sp. Braga-Marítimo, 2-1 (destaques)

Linz
Quinto golo na Liga portuguesa, comprovando o bom momento do avançado austríaco recrutado ao Boavista. Marcara dias antes, no empate frente ao Bayern Munique, e voltou a motivar a festa no palco arsenalista, com um desvio providencial em tempo de descontos. Deciviso.

Djalma
Bela surpresa, este médio ofensivo de 20 anos, que tem vindo a conquistar o seu espaço na equipa secundária do Marítimo. Com Sebastião Lazaroni, foi sendo lançado aos poucos e conquistou finalmente a titularidade na Liga portuguesa, causando imensos estragos pelo flanco esquerdo. O jovem angolano foi moendo o juízo a João Pereira e, no arranque da etapa complementar, assinou mais uma bela obra, permitindo a Makukula inaugurar o marcador.

Wender
Merece honras de destaque pelo golo apontado, pleno de oportunidade, mas não teve vida fácil na noite de Braga. Procurou carrilar jogo pelo seu flanco esquerdo mas debateu-se com a abnegada oposição de Briguel, que foi vencendo grande parte dos duelos. Redimiu-se na etapa complementar, surgindo no local certo para restabelecer a igualdade, após defesa de Marcos a cabeceamento de Jaílson. Saiu pouco depois, com queixas.

Paulo Santos e Marcos
Não regressaram a casa com a missão plenamente cumprida, mas fizeram os possíveis e mesmo impossíveis para ir aguentando o nulo. O guarda-redes do Sp. Braga foi o primeiro a brilhar, desviando um remate de Marcinho, na etapa inicial. O brasileiro do Marítimo completou uma defesa idêntica, após cabeceamento de Jaílson, mas desta feita teve de resignar-se perante a recarga certeira de Wender. Viria a assistir ao mesmo filme ao cair do pano, desta feita com Rodriguez a cabecear e Linz a emendar. Ingrato. Dois dos melhores nesta posição, na Liga portuguesa.

Bruno
Regressou ao onze do Marítimo depois de dois jogos de castigo, motivados por uma agressão completamente condenável a Flávio Meireles. O seu génio, o seu bom génio, faz falta para garantir estabilidade ao meio-campo da formação insular, como foi possível comprovar em Braga. Lúcido, capaz de alterar o filme de jogo com um, dois passes, Bruno assumiu o seu papel cerebral e demonstrou, uma vez mais, que não é preciso correr muito para estar em todo o lado.

João Pereira
É um dos melhores laterais na arte de explorar o seu corredor. Incansável a percorrer o flanco, fundamental na fase de maior assédio do Sp. Braga, merece referência pela abnegação, ainda assim insuficiente para apagar as dificuldades sentidas frente a Djalma, enquanto o angolano andou pelo relvado.

Makukula
Sexto golo do internacional português em doze jornadas. O possante avançado travou um duelo intenso com Paulo Jorge, essencialmente físico, mas até beneficiou da falta de oposição para inaugurar o marcador, com um cabeceamento certeiro após cruzamento de Djalma na esquerda. Desgasta os adversários e não se poupa a confrontos, vendo por isso um cartão amarelo ao minuto 54, por falta a meio-campo. Aliás, nesse lance, Makukula poderia ter sido expulso, uma vez que a entrada sobre Jorginho foi completamente despropositada. Aspecto a rever. Veria a cartolina encarnada pouco depois, por acumulação.

Mais futebol



JotaCC

Braga bate Marítimo nos descontos

O Sp. Braga venceu em casa o Marítimo por 2-1 e ultrapassou a formação madeirense na classificação. O avançado austríaco Linz marcou o golo da vitória já no períodos de compensação.

Os golos só apareceram na segunda parte e foi a formação de Sebastião Lazaroni a conseguir a vantagem, por intermédio de Makukula logo aos 46 minutos.

Wender marcou o golo do empate aos 55 minutos e a vitória para a equipa de Manuel Machado só chegou no quarto minuto de compensação, com Linz a aproveitar bem na recarga para fazer o golo.

O Sp. Braga, que vem de uma boa exibição (1-1) frente ao Bayern de Munique para a Taça UEFA, soma a segunda vitória consecutiva para a Liga, alcançando o sexto lugar com 18 pontos conquistados em 12 jogos.

Epois de um bom início de época, o Marítimo está no sétimo lugar com 17 pontos e nos últimos sete jogos só conseguiu uma vitória.

A bola